quarta-feira, 17 de junho de 2020

SOMOS TODOS AROEIRA: GOVERNO NAZISTA PERSEGUE CHARGISTAS

Duas notícias inquietantes, e a meu ver interligadas, fizeram muita gente erguer as sobrancelhas. 
A primeira foi que a Folha de SP e quatro de seus cartunistas têm que se esclarecer criminalmente na Justiça a respeito de cinco charges que criticavam a violência policial no Brasil em dezembro. 
Foi quando uma ação policial durante um baile funk na favela de Paraisópolis causou nove mortes. Cartunistas incríveis como Laerte, Bennet, João Montanaro e Claudio Mor deixaram registrado o seu espanto através de charges contundentes, que publico aqui.
Só que, seis meses depois, uma associação bolsonarista chamada Defenda PM (de SP) considerou as charges "constrangedoras" e interpelou seus autores. Esse pedido de esclarecimento criminal serve como prelúdio a uma ação penal. 
A gente que é de esquerda e constantemente processada sabe que quase sempre esses processos têm como objetivo, muito mais do que ganhar a ação, incomodar e tentar silenciar. No caso, a tentativa é de calar chargistas, que se expressam através de ilustrações.
A outra notícia é que uma charge de Renato Aroeira (com quem compartilhei uma live da TV 247 no sábado; ele é uma simpatia, e muito inteligente) perturbou o governo. Pouco depois de outra declaração criminosa de Bolso -- esta incentivando seus seguidores a invadirem hospitais --, Aroeira fez esta charge brilhante:
A Secretaria Especial de Comunicação (Secom) avisou que Aroeira e o jornalista Ricardo Noblat (o primeiro a compartilhá-la) serão processados por crime de falsa imputação contra Bolso. 
Eu aposto que Bolso vai perder o processo. Afinal, há jurisprudência! Em fevereiro do ano passado, uma desembargadora do Rio decidiu que esta charge -- também do Aroeira -- não ofendia a honra de um sujeito que posa tranquilamente para fotos com nazistas. 
O capetão nazista perderá novamente!
A ameaça de processo criou uma onda de solidariedade para Aroeira, com a tag #SomosTodosAroeira e uma petição pela liberdade de expressão, que já conta com mais de 60 mil assinaturas. 
Vários chargistas criaram cartuns em sua homenagem. Outros reproduziram a charge de Aroeira usando seus próprios traços.
Sem medo, Aroeira também fez uma charge respondendo à ameaça de processo.

Pra mim é inacreditável que tudo bem mandar invadir hospitais (ainda mais em tempo de pandemia!), mas chamar de nazista quem manda invadir hospital dá processo.

6 comentários:

Anônimo disse...

https://twitter.com/Collor/status/1273417383164731392

Tereza Raquel Pugliese disse...

Será que veremos daqui a pouco viaturas parando nas portas das redações e prendendo cartunistas, jornalistas? Carros descaracterizados parando nas portas de redações é atirando bombas? Juízes conservadores tentando calar as vozes dos que insistem em mostrar a realidade? Espero que não! Torço para que acordemos logo desse pesadelo que estamos vivendo, ainda que não seja nada comparado ao da ditadura militar, por isso, talvez, essa angústia, esse medo, de perceber que estamos perto de voltar a um passado recente cheio de amargas cicatrizes

Anônimo disse...

confesso que estou ficando com um pouco de medo de algumas situações como essas, Lola. Ataque a chargistas, invasão de hospital, e posicionamento público contra leis de combate a fake news. Nunca imaginei viver num Brasil assim.

Anônimo disse...

Espero que esta prisão do Queiroz laranja da familícia e o envolvimento do adEvogado da familícia tenha algum resultado e não termine em pizza. O Brasil já não aguenta mais essa máfia da familícia.

Anônimo disse...

Esse Collor tá fazendo gracinha no twitter, esse maldito filho da puta. O Bolsonaro pode fazer a merda que for, mesmo assim eu não vou acha-lo pior que o Collor, pois o Collor foi responsável pelo suicídio do meu pai, que não aguentou perder todo o dinheiro que tava guardando. E quando é questionado no twitter, o desgraçado diz que foi devolvido tudo. Devolvido o rabo dele. Esse verme causou a destruição do meu núcleo familiar.

Fernando lira disse...

Virou bagunça, td 2020,Brasil, e cada loucura e loucos espalhando elas