domingo, 28 de junho de 2020

UMA RECEITA FÁCIL E FABULOSA

No final de semana passada, o maridão estava vendo uns vídeos sobre como transformar plantas e verduras em sementes (algo assim), e pedi pra ele escolher e me mostrar um vídeo com alguma receita bacana que a gente deveria tentar (na quarentena, estou gostando bastante de cozinhar).
Ele me mostrou um vídeo que, infelizmente, não sei de onde veio (creio que daqui -- encontrei ao procurar imagens pra ilustrar o post). Eu adaptei um monte, fizemos a receita na quarta, e ficou maravilhoso! Além do mais, rendeu bem -- deu pra quatro dias entre nós dois. Então, anotem aí. Recomendo muito.

CARNE AGRIDOCE
Ingredientes: 500 g de carne (bovina, suína, frango) em tirinhas
6 colheres de amido de milho (mais conhecida pela marca Maizena)
2 cenouras raladas
2 cebolas picadas
2 tomates
1 pimentão
Alho
2 colheres de açúcar mascavo
Meia xícara de shoyu
1 pouquinho de leite (2 colheres de sopa)

Silvinho cortando cebola em Joinville
(foto de uns 15 anos atrás. Hoje ele
não usa mais a máscara. Continua
reclamando por ter que cortar cebola)
Pedi pro maridão comprar meio quilo de carne bovina (patinho, alcatra, contrafilé), porque a receita original recomendava esses cortes. Mas o açougueiro do supermercado queria cobrar R$ 50 por um quilo de carne cortada em tirinhas. É muito caro! Então o maridão trouxe pra casa uns 700 g de picanha suína já temperada. Custou R$ 20. Com uma faca bem afiada que a gente nem sabia que tinha e uma tábua de madeira, ele mesmo cortou a carne em tirinhas (se você comprou uma carne que não vem temperada, tempere um pouco, mas não muito, porque vai bastante shoyu depois). 
Aí tem que misturar cada tirinha numa forma com 4 colheres de amido de milho (4, não 6 -- as duas restantes são pra outra coisa), e fritar com um pouco de óleo ou azeite. Essa primeira parte da receita não ficou muito bonita. A carne com maizena grudou bastante na panela. E se você provar essas tirinhas fritas sem o molho, não fica grande coisa. Eu pensei que já tivesse falhado. 
Mas calma! Reserve essa carne já frita num prato, e use a mesma panela pra fritar as cenouras e cebolas. O que estava grudado no fundo da panela vai soltar um pouco, mas não muito. Acrescente o pimentão, os tomates, o alho. Quando tudo estiver mais molinho, junte meia xícara de shoyu, meia xícara de água, e 2 colheres de açúcar mascavo. Mexa bem. Aí sim quase tudo que tinha ficado grudado na panela vai se desgrudar, e você vai poder sorrir novamente.
Dissolva duas colheres de maizena/amido de milho em duas colheres de leite. Este é um truque antigo para engrossar qualquer molho ou cobertura, e funciona. Despeje no molho, mexa bem, e junte as tirinhas de carne já fritas. Tá pronto! Fica tão bom! 
Servimos com purê de batata (nos primeiros dois dias) e depois, quando acabou o purê, com arroz integral, arroz preto, e arroz sete grãos. 
Pro purê, temos usado um mixer que demos de presente pra minha mãe. O purê fica um pouco líquido demais, mas a vantagem é que não precisa acrescentar praticamente nada. Coloco uma colher de requeijão, um tantinho de nada de manteiga, e temperos (principalmente noz moscada). 
Claro que dá pra substituir a carne por verduras e fazer um prato vegetariano. Mas aí não sei como fica misturar as verduras na maizena. Aliás, não sei se a maizena é um elemento primordial no prato. Se só fritar as tirinhas de carne sem a maizena, será que o prato fica parecido, sem tudo grudar na panela (mas depois desgruda)?
Infelizmente, não tiramos fotos. Comemos tudo. Vamos repetir outras vezes. 
Mãe, se você estiver lendo, na próxima vez te serviremos um prato.

Um comentário:

Ana Luiza disse...

Só pra dizer que, além de devorar os posts, devorei a receita.
Fiz e ficou ótimo. Troquei a Maisena por farinha de trigo. Acrescenta glúten, mas é que eu acho que molho com Maisena parece papa de cremogema. (risos)
Grande beijo, Lola