quinta-feira, 5 de março de 2020

VAMOS CULPAR O CORONAVÍRUS, NÃO O CORONÉVÍRUS

Na semana passada a jornalista Vera Magalhães informou em primeira mão que Bolso estava enviando vídeos (com narração do coordenador-geral da Embratur, ou seja, feitos pelo próprio governo!) convocando para manifestações em apoio a ele no dia 15 de março. 
Embora os vídeos não falem em derrubar o Congresso e o STF, só em combater "os inimigos do Brasil", grande parte dos outros convites para participar do ato são explícitos em querer fechar o Congresso. Tanto que o Gabinete do Ódio vem batendo com força em Rodrigo Maia, presidente da Câmara, que tem poder para dar o pontapé inicial num processo de impeachment contra o capetão.
Na mesma semana, Bolso fez uma das suas lives mais patéticas, mentindo na cara dura, dizendo que ele mandou no Whats um vídeo para manifestações de 15 de março de 2015 (por que ele faria isso?!), e desafiando Vera a mostrar os vídeos (que ela já havia mostrado). Os dois vídeos divulgados por ele incluem cenas da facada, de sua recuperação no hospital, e da posse, e o descrevem como "um presidente cristão, patriota, capaz, justo e incorruptível", ou seja, não podem ser de 2015, porque tudo que está nos vídeos aconteceu depois de 2018. 
E no mesmo dia de mais este vexame internacional, tivemos o primeiro caso confirmado de Coronavírus no Brasil. 
O dólar teve mais uma alta e as bolsas despencaram. E quem é o culpado? 
O presidente miliciano que quer dar um golpe de Estado? Não, claro que não! É o Coronavírus!


Sujeitinho competente esse Corona, hein?

Vamos comparar. Em 1989, durante a campanha da primeira eleição presidencial depois da ditadura militar que Bolso ainda defende, o dólar subiu. E quem a mídia culpou? 
O Jornal da Tarde, do grupo Estadão, aquele do icônico editorial "uma escolha muito difícil" 
(entre um miliciano e um professor, entre a barbárie e a democracia!), não teve dúvida: acusou o Lula.
Mas quando é um presidente que defende a mesma agenda neoliberal de aumentar a desigualdade social e proteger os mais ricos, aí os desastres não têm nada a ver com ele!
Como disse uma leitora querida, o Estadão deve estar cheio de receitas deliciosas pra publicar nas primeiras páginas do seu jornal. 
Mas que tal apontar os verdadeiros culpados?

2 comentários:

Anônimo disse...

Para deixar claro no início, considero Bolsonaro um imbecil e estou cada vez mais surpreso com as idiotices que alguém tão capaz como o PG está fazendo como o seu comentário estúpido sobre o câmbio hoje que ele parece olvidar que funciona como um "driver" para o mercado. Muito mais ponderado e profissional no comentário foi o conterrâneo Mansueto Almeida que tratou o crescimento da economia medíocre em 2019 como deve ser tratado.

Dito isso, ainda ressalto que Dilma e Lula em seu segundo mandato começaram e executaram a maior crise econômica do Brasil.

Isto superado, vamos as fatos, trabalho no setor financeiro e, tomando a liberdade de esquecer um pouco da modéstia, tenho formação sólida na área. O que está acontecendo é realmente reflexo do Corona virus, infelizmente, pois a situação é bem mais grave. Vale notar também que já se discute que EUA, as principais economias europeias e China estejam próximas de um fim de ciclo econômico. Nestes momentos o dinheiro sai de mercados especulativos, como o Brasil por exemplo, e são investidos em ativos seguros como dólar, iene e títulos públicos especialmente os t-bonds e t-bills.

Após a contextualização, encerro com a afirmação que a situação pode ser bem mais grave do que esperávamos. Tenhamos serenidade para entender o quão grave é a conjuntura e torcer para que o executivo e legislativo trabalhem para mitigar isto.

Depender da estupidez do Bolsonaro ou da atuação pífia da oposição petista e jogar o país ainda mais no buraco. Rezemos para que apareça o fiel da balança, nem que infelizmente este seja Rodrigo Maia.

Alan Alriga disse...

Já têm um caso de animal que contraiu o coronavírus.

https://youtu.be/868N6mGhp-M