quinta-feira, 14 de março de 2019

MASSACRE DE SUZANO, UM CRIME ANUNCIADO

Passei quase todo o dia de ontem na rua, trabalhando, em Maceió. Mas, antes de deixar o quarto em que me hospedei, vi um comentário no meu blog, ainda pela manhã: "Grande dia, mas dois heróis morreram". Só aí vim a saber do massacre de Suzano
Ontem dois rapazes, um de 17 anos, outro de 25, invadiram a escola estadual Raul Brasil, em Suzano, SP, e mataram cinco alunos do ensino médio (meninos entre 15 e 17 anos), a diretora e a inspetora da escola. Antes, um deles havia matado o tio, talvez para pegar o carro dele. Depois de toda a matança, ao ouvirem a polícia chegando, os dois se mataram. 
Um horror, e o que eu mais temia: que, com a liberação das armas (uma promessa de campanha de Bolsonaro), com toda a propaganda a respeito de armas de fogo, esse tipo de massacre passasse a ser mais comum no Brasil. 
Eu me lembro como se fosse hoje quando ocorreu o massacre de Realengo, em abril de 2011. Eu estava na UFC, numa sala em que havia TV, e durante o intervalo eu e alguns funcionários assistimos, transtornados, a notícia de que um ex-aluno havia entrado na escola em que estudara alguns anos atrás e matado crianças. Esse tipo de assassinato em massa, embora rotineiro nos EUA, nunca tinha acontecido no Brasil. 
Mais tarde, vi que as vítimas, todas crianças entre 12 e 14 anos, eram dez meninas e dois meninos. Estranhei a discrepância -- por que tantas meninas mortas? Testemunhas disseram que o assassino atirava nas meninas pra matar, e, nos meninos, pra ferir. Mas a mídia até hoje não trata o massacre como um crime de ódio. 
Já naquela época, tentei alertar que aquilo era um crime de ódio cometido por um misógino. Citei vários massacres parecidos nos EUA. Eu já sabia que mascus existiam. Mascu é uma abreviação que criei para masculinistas, que em países de língua inglesa se intitulam MRAs (ativistas pelos direitos dos homens), mas que na verdade são apenas homens frustrados e revoltados que vivem numa realidade paralela (para eles, a sociedade é dominada pelas mulheres, e as grandes vítimas da atualidade são homens brancos e héteros).  
Ontem, oito anos depois de Realengo, quando ouvi falar de Suzano, não tive dúvida que era um crime de ódio. E imaginava quem havia incentivado os assassinos, imaginava qual fórum na internet eles frequentavam. E não deu outra: era mesmo o Dogolachan. 
Este fórum anônimo foi criado por Marcelo Valle Silveira Mello em 2013, pouco depois de sair da cadeia, onde havia passado um ano e três meses, e sido condenado a quase 7 anos de prisão. Ele estava tão furioso que foi expulso de outros chans e começou o seu próprio. Passou os cinco anos seguintes fazendo ameaças, criando novos sites de ódio, planejando como arruinar a vida de seus inimigos, tentando convencer outros a cometerem massacres, e cometendo dezenas de crimes (entre eles pedofilia, terrorismo, associação criminosa etc).
Em maio do ano passado, após cinco anos ininterruptos de impunidade, Marcelo finalmente foi preso novamente. E, em dezembro, foi julgado e condenado a 41 anos de cadeia. 
Só que ele deixou toda uma quadrilha pra trás, e todos os membros da gangue continuam soltos. Um mês depois da prisão, o moderador do chan, André (conhecido como Kyo), deixou uma mensagem dizendo que iria se matar. Ouviu em troca "Leve a escória junto", ou seja, antes de se matar, mate alguém. E foi o que ele fez. Saiu às ruas da cidade onde morava (Penápolis, SP), atirou na nuca de uma moça que nunca tinha visto antes, e se matou. Virou herói entre o pessoal do Dogolachan.
Um pouco depois, o chan migrou para a Deep Web. Eu parei de acompanhar, já que para entrar lá tem que ter ferramentas como TOR, que eu não tenho. Continuei recebendo ameaças de morte e estupro. 
O agradecimento de um dos assassinos a DPR, administrador do Dogolachan, ontem
Entretanto, durante os quatro anos e pouco que li o chan, posso dizer que não houve um só dia em que os membros não fantasiavam com o dia em que teriam acesso livre a armas de fogo. Todos votaram em Bolsonaro, o candidato que lhes prometia isso. Eles sempre falavam em cometer massacres. Suponho que a tragédia de Suzano não seja surpresa nenhuma pra Polícia Federal. 
Que os mascus do Dogolachan iriam comemorar o que aconteceu em Suzano, não havia dúvida. Mas até que ponto eles estão envolvidos? Os atiradores eram frequentadores do chan?
Ontem recebi este email:
"Eu tenho alguns prints que provam que o crime foi premeditado, planejado e anunciado no chan até cinco dias antes do acontecimento, e nenhuma ação da Delegacia de Crimes Virtuais ou da Polícia Federal foi tomada. No dia 7/3 o crime foi anunciado e o sinal de que eles estava prestes a acontecer seria uma música. No dia 11 a música Pumped Up Kicks (que fala sobre Columbine) foi postada junto com uma imagem de dois personagens, onde um deles usa a camiseta com os dizeres 'Natural Selection', a mesma camiseta que um dos atiradores usava no momento do massacre. O atentado ocorreu no dia 13, e o último print é a conversa que os usuários estavam tendo logo depois. Sei que você se importa em denunciar os crimes cometidos pelos chans e eu acho que eles não podem ficar de fora da discussão sobre essa tragédia."
Comemoração: "Temos nossos primeiros atiradores sanctos formados no Dogola"
A "música"
Várias pessoas me enviaram outros prints do chan. 
A explicação do administrador do Dogola
Novos interessados em cometer massacres
Planos e lembranças de Realengo
Quais devem ser os próximos atentados?
Algumas ameaças vem sendo deixadas nos comentários aqui no blog. 

Também me enviaram um print de um email com ameaças a Marie, jornalista da Vice que vem sendo ameaçada pela quadrilha faz tempo. Não sei se o email foi enviado antes ou depois da matéria que ela publicou ontem. 

Agradeço às pessoas preocupadas com a minha segurança, a minha vida. Mas não há muito o que fazer. Eu não vou sair do país. 
A coordenadora pedagógica Marilena,
uma das vítimas. Amada pelos alunos,
ela pedia "mais posse de livros"
Sinto muitíssimo pelas vítimas desta nova tragédia, e me solidarizo com os familiares. Eu não sei o que mais fazer para que a Polícia Federal tome alguma atitude e prenda os demais membros do Dogolachan. E que no mínimo monitore os demais fóruns, porque cada massacre serve como inspiração para novos atentados.
Todas e todos nós que somos pela paz avisamos que liberar as armas era uma péssima ideia. Vamos trocar a cultura da morte, o fetiche por armas, por educação contra o ódio?

101 comentários:

Anônimo disse...

Desde que este governo foi eleito, estamos presenciando uma série de tragédias, acontecimentos e desespero diante da nossa sociedade. Estamos sem chão, sem rumo, sem diretrizes, sem fortalecimento, estamos todos largados e o governo vem causando uma série de transtornos psicológico e sociais dentro da população. Este governo não pode mais continuar e cometendo todos esses absurdos que vem se glomerando na sociedade brasileira. É preciso dar um basta em tudo isso.Impeachment já,

Anônimo disse...

Quem vai parar isso? O STF está amarrado/conivente, congresso nacional vendido, ministro da justiça "deles", a banalização do mal segue a todo vapor. É desesperador... triste demais.

Marlene D disse...

Infelizmente foi aberta uma caixa de Pandora,eles não estão apenas em foros da Deep Web, discurso de ódio estão cada vez mais sendo naturalizado, o revisionismo histórico saiu do YouTube e está se alastrando por escolas e universidades, tempos atrás um apresentador de uma programa com muita audiência aqui no Sul (Pampa Debate) soltou várias pepérol e arrematou com um 'hoje em dia é crime ser branco e hétero'.

Anônimo disse...

Lola, que desespero ler essas ameaças, você estará sempre nos meus pensamentos e preces, vou mentalizar muita, muita proteção pra você.
A PF precisa fazer alguma coisa, pq esses psicopatas nao podem continuar agindo livremente

Anônimo disse...

Todas as tragédias ainda são consequências dos desgovernos anteriores. 4 anos serão poucos para consertar tudo.

Cão do Mato disse...

Bom, dessa vez não dá pra falar em misoginia, já que a maioria das vítimas são homens..

Unknown disse...

Só uma correção, Suzano não fica no interior de São Paulo e sim na grande São Paulo.
Obrigada por compartilhar, nunca tinha ouvido falar nesse grupo e é assustador. E vê que a polícia tem conhecimento e não faz nada é pior ainda. O patriacardo atinge todos nós

Paula disse...

Parabéns pela sua coragem. Teria muito medo de continuar aqui com esse tipo de email que você recebe. Estou chocada com tudo isso, o que leva essas pessoas a pensarem assim ? Como podem viver nutrindo tanta coisa ruim ?
Boa sorte !!,

Anônimo disse...

E continuamos colocando a culpa no PT.
Por que as pessoas não saem de sua redoma do ódio e não recapacitam?
Até quando assistiremos tragédias ocasionados pelo discurso de ódio sem nos compadecermos e nos conscientizarmos?

Carolina disse...

Estou bem aflita com o não monitoramento desses grupos pela PF. Alguns assassinatos podem ser evitados. Parabéns pela coragem Lola, não desmerecendo quem saiu do país nessa época de trevas.

Anônimo disse...

Colocam a culpa no PT e isentam a responsabilidade do atual desgoverno.
Loucura total!

Anônimo disse...

Todas tragédias de 2019 foram frutos de vários anos de descaso, é má fé querer colocá-las na conta do atual governo.

titia disse...

Feliz porque não tenho filhos. E sinto muito pelas vítimas e pelas famílias que não escolheram o ódio e a violência; pelos bozóminions que perderam filhos e parentes não sinto absolutamente nada. Estão apenas colhendo o que plantaram.

09:25 bota uma máscara de Lula e uma camisa do PT numa profissional do sexo e resolve de uma vez esse seu tesão pelo partido.

PHCosta não, a maioria não escolheu o nazipalhaço. 57 milhões de idiotas votaram nele (e eu espero que se fodam muito nesse desgoverno pra aprender), mas juntando os votos de Haddad com os brancos dá 100 MILHÕES de pessoas que NÃO escolheram seu fascistinha de estimação. A maioria não quis nem Boçalnazi nem Haddad - ou seja, a maioria NÃO QUIS esse palhaço fascista de merda na presidência do país. Aceita e chora que dói menos.

E esse porra só foi eleito por legitimar moralmente o ódio doentio que vocês tem pelos outros porque preferem dizer que a culpa dos seus problemas é das mulheres, dos gays, dos negros, de qualquer um a assumir que são uns fracassados de merda por vontade própria. Fico muito feliz que, o dia em que um de vocês levar tiro, tiver leucemia ou bater o carro, meu sangue, minha medula e meus órgãos não estarão lá pra salvar vocês do necrotério. Morram que é o melhor que vocês fazem pelo mundo.

Anônimo disse...

Tão triste ver isso... onde vai parar a humanidade?
Admiro sua força, Lola.

Anônimo disse...

12-14 anos são adolescentes, não crianças. Ele sofria violências quando tinha essas idades da turma do fundão

Anônimo disse...

Visitei esse tal fórum e sinceramente me deu nojo, pelo que eu entendi, os mlk do massacre de Suzano eram usuarios desse lixo chamado dogolachan, vi um user la disse estar surpreso com o que os mlks fizeram, disse que rapidamente aprendeu a mexer com bitcoin e assim comprar armas, são tratados como heróis esses dois pedaços de bosta, agora estão queimando no inferno, cuidado que estão querendo te matar, um falou lá "minha mesada foi cancelada, o ato ficará para o ano que vêm", pelo jeito são mlks sustentados pelos pais, se acham os donos de tudo, temo que mais atos como esse virá a ocorrer futuramente

Iasmim disse...

Ótimk texto! Mas, pelo que eu li em outras fontes, não foram 10 meninas e 2 meninos! E sim 5 meninos e 2 funcionárias! Não?

Unknown disse...

Lola, a conheci pelo twitter e te sigo por ser uma voz feminista e como gosto de debater com amigos sobre vários assuntos, sempre consigo pegar uma fala sua para me embasar de alguma coisa. Não sabia de nada disso que ocorria em sua vida por causa destes "malucos" que são frustrados em sua vida. Me solidarizo com a sua luta e fique com Deus pois não deve ser fácil conviver com isso.

Tinúviel disse...

Iasmin, 10 meninas e 2 meninos foi no caso Realengo...

Sara Carolina disse...

Estou horrorizada...

Anônimo disse...

Ele foi eleito fraudando urnas e por uma parcela de psicopatas doentes mentais como vc

Brega Blog disse...

Colocar essas tragédias na conta de um governo de 70 dias é de uma covardia execrável.

Anônimo disse...

No atentado de realengo foram 10 meninas e 2 meninos, ja no de agora foram mais pessoas, pois alguns dos feridos nao resistiram

Anônimo disse...

Concordo que ocorreu crime de odio. Como evitarmos fomentar o odio nas crianças, que serão jovens cultivadores de mais odio e dispostos a matar. Família ! Cultive a aceitação, aprendamos a aceitar as pessoas como elas são: branca, amarela, cabelo crespo, com espinhas sem espinha. Respeite mais... compreenda mais...

Anônimo disse...

Não acho, este desgoverno promove a violência, acha adequado fazer foto com crianças fazendo a mão de arma. Eles exacerbaram os ânimos, a violência que já era grande agora piorou de vez.

Mas esses mascus asquerosos que comentam aqui acham engraçado isso, dizem que querem fazer "luzl " , pobres imbecis retardados

Anônimo disse...

Bozo promove a violência e nem ele mesmo nega isso, só bozoantas não enxergam .Ou enxergam mas estão interessados em promover a violência, principalmente contra as minorias

Anônimo disse...

Volte para a família dinossauro!

titia disse...

Uau, PHCosta, típico chilique de quem não tem nem argumento nem algo sensato a dizer, e então fica posando de ser superior enquanto bate punheta pra sniper brincando de tiro ao alvo com moradores da favela... brilhante, simplesmente brilhante, acho que nem vou dormir hoje de tanta preocupação com a sua resposta brilhante...

O idiota vota num sujeito que não fez nenhuma promessa além de "Vou liberar arma e foder com a vida de todo mundo que não seja rico, e matar uns índios e favelados aí" mas a odiadora que merece a morte sou eu porque não abaixo a cabeça pra macho merda nem tenho pena de bandido colhendo o que plantou... patético. Não é à toa que só consegue transar pagando.

Claudio Rocha disse...

Agora é hora de posta fotos fazendo arminhas no dia do enterro desses inocentes

Anônimo disse...

Pare de falar bobagens, Lola.

O decreto de liberação de armas ainda não entrou em vigor e as armas usadas no crime não eram registradas.



Anônimo disse...

Fiquei curiosa com a insistente citação ao Zé de Abreu.
Evidentemente que ele não é querido por esse tipo de gente.
Seria um código ?
Seria uma maneira de jogar o BO no.colo dele?

Sobre ontem. Arco e flecha me remeteu ao Kevin. Referência direta.
E Pumped up kicks veio de imediato na cabeça. Ficou ali tocando em segundo plano...
Pesado

Anônimo disse...

a influência maldita que esta família bozo teve sobre os brasileiros é irreversível. o fascismo o ódio, a intolerância... o rastro de sangue só aumentará... aguardem.

Anônimo disse...

O flavio bozoanta continua pregando o armamento da população... Engraçado que um Capitão, cercado de agentes fortemente armados e preparados, protegido por uma multidão de bobos adoradores, NÃO CONSEGUIU impedir um indivíduo de praticar um atentado a faca. Vai querer que uma professora, ou uma cantineira, consiga agir para deter dois indivíduos armados? Vai estudar "garoto do papai".

Anônimo disse...

Isso nunca foi exemplo de família de bem e sao incentivadores dessas ações do colégio, pois quem mandou metralhar desafetos foi essa família se todos seguirem essa ideologia dessa familia teremos mortes em escolas, trabalho e ate na vizinhança ja que sempre aparece desafetos que iremos metralhar.Esses Bozos são uns idiotas mesmo.

Anônimo disse...

Esse Bozolaranja Queiroz usa essa tragédia para fazer a política suja e mediocre que esta acostumado. Aumento da maioridade não vai resolver ou melhor so vai piorar a situacao da criminalidade infantil. Mexer no estatudo do armamento e' muito bom para a industria de armas e seus vendedores, para a população isso não vai resultar em mais segurança ou menos criminalidade. Esse Bozo engana trouxas que vivem de 4 para essa família laranja da extrema-direitopatia.

Anônimo disse...

Essa família bolsonaro é toda de idiotas. Nos EUA se compram armas como se compram batatas nos supermercados... e ainda assim tragédias assim sempre ocorrem por lá... Pelo visto o Brasil vai ficar igual com essa gente governando o Brasil...

Anônimo disse...

Grande parte da responsabilidade por essa tragédia é do Bolsonaro, dos seus filhos e da bancada da bala, que com seus discursos encorajam o uso de armas de fogo! Convivam com isso agora!

Anônimo disse...

Não é que seja culpa do bozo, mas essa é toda a ideologia que ele representa, ele semeia o ódio e tá aí uma colheita.

Anônimo disse...

Fala como se ele tivesse obtido 100% dos votos para presidente. Não foi e dos que votaram, grande parte não é a favor de armar a população. Portanto, muito menos de 50% querem este projeto. Arma de fogo é sinônimo de morte.

Anônimo disse...

''Ele foi eleito no voto popular pra governar 4 anos ele é presidente porque a população escolheu ele. Aceita que dói menos.''
A Dilma também havia sido eleita por voto popular, sem usar caixa dois, e mesmo assim tiraram ela do governo. agora o que legitimiza o seu argumento se ele só é aplicado quando lhe convêm conveniência ?

Anônimo disse...

Lola, existe a possibilidade de que eles não têm NADA a ver com os chans. E aí? Eles gostam da atenção. Por que usariam a palavra do admin, que QUER a atenção para si, em uma explicação que pode ser muito bem forjada? Eles estão conseguindo o que queria, atenção e mídia. Jornalistas deram pra eles tudo o que sempre sonharam.

Rodrigues disse...

Lola tenho muita admiração pela sua postura diante de tanto ódio. Lembre que sua luta passa muita força para todas as pessoas que acreditam nos seus ideais. Sou uma dessas pessoas. Abraços. Força sempre.

Anônimo disse...

Medo. Já programam ataque no Rio Grande do Sul. Tenho duas filhas.

Anônimo disse...

Mas dá pra associar ao racismo, pois as vítimas não eram brancas.

Felipe Roberto Martins disse...

A cidade está em luto, o ar está denso.
É uma tragédia, é algo mais, eu não sei nem explicar com palavras...
Orem por Suzano e cultivemos na teoria e na prática a paz em Suzano, no Brasil e no Mundo!

Abigail disse...

Parece que vc nan leu a reportagem, essas coisas estão acontecendo bem antes do governo atual isso vem acontecendo a muito tempo.

Anônimo disse...

A atitude de amenizar, desviar o foco do ato violento desses dois jovens assassinos suicidas não é novidade. Lamentavelmente pessoas como eles atualmente tem respaldo, estrutura, conivência e munição em breve, pois o Bolsonero e Bolsoneros filhos incentivam a violência, incutem a virulência, intolerância, ira em mentes fracas e com tendência a atrocidades, porém não podemos esquecer, não estão sozinhos, pois junto tem o cambalacheiro metido a filósofo guru e orientador do Bolsonero pai principalmente, existe o músico frustrado, revoltado sem causa a espumar acidez, o Paulo Kaganeira, entre outros, porém são experts em transferir responsabilidades ou dizerem que não tem nada haver. Fácil assim e os bolsomijos eleitores deles ainda passam a flanela laranja para isentar o demente, ops presidente de uma parcela considerável de culpa. O Bolsonero e filhos foram eleitos e tiveram suas candidaturas alavancadas graças a milícia virtual, esta foi a força motriz.

Naive disse...

Lola, você tem que continuar denunciando, enviando isso tudo para a policia, por mais inertes que eles sejam. Não poderão dizer que não foram alertados.

Unknown disse...

Pena que o comentário foi retirado, eu concordo com tudo escrito nele , a besta fera chegou no Brasil é o Bolsonaro , e precisamos fazer uma campanha contra armas de fogo nas redes sociais antes que seja tarde. Chega de violência , ñ é porque o bandido tem arma que o cidadão tem que ter.E arma ñ te livra da violência .

Anônimo disse...

Adivinhem de quem era um dos posts que os lazarentos assassinos psicopatas admiravam: um asqueroso bolsonaro.

Gentalha lixo tem os seguidores que merecem, a escória da humanidade

Anônimo disse...

Eu acho que esse J . Bolsonaro é o anticristo, seus filhos endemoniados também.

Mila disse...

Um dia triste para a família desses adolescentes que nada tinham a ver com a loucura desses dogoleiros.

Aos apoiadores do Bozo lotando essa caixa de comentarios: não se esqueçam, ó cidadãos de bem, que alertaram o mesmo número nas urnas que os assassinos acima.

Anônimo disse...

Adoro quando a Lola volta e limpa os dejetos inúteis que alguns mascuzinhus deixam aqui,o lugar deles é mesmo na terra dos fracos e doentes da cabeça, a deep web

Anônimo disse...

Agora é hora de postar fotos fazendo arminhas no dia do enterro desses inocentes, pensaram os 4 bozoantas, qualquer publicidade é boa pra gente.

Tenho certeza que esses hienas dos bozos pensaram isso

Anônimo disse...

Tu acredita mesmo que o dogola está envolvido? nem eles mesmo estão acreditando, foi um grande bait e graças a dilvugação da grande midia eles vão ganhar mais seguidores, ai sim pode acontecer alguma merda

Anônimo disse...

Eu tenho o costume de tratar o embuste que se diz presidente como Bolsonero, tanto ele como os 1,2 e 3, mas errei e peço desculpas. O sujeito é o Calígula do século XXI , pois é insano, cruel, atroz, devasso, incompetente, tem uma multidão doentia e torpe de idolatras e coloca animais no desgoverno, lembremos que o Calígula romano colocou o próprio cavalo como senador. Pessoas a citar deus por aqui, mas esse deus é cruel, vingativo, contraditório, usurário, sanguinário, melhor ficar longe dele e de sua turba fanática religiosista.

titia disse...

Uau, PHCosta, bela esquete, nada original, o mesmo blábláblá de todo mascu frustrado jurando que não é um, a mesma máscara de bom mocinho, o mesmo juramento de que não é um fracassado punheteiro de porão, a mesma farsa de "sou um ser elevado espiritualmente e só quero seu bem" igualzinho ao que usa quando humilha uma pessoa gorda "por causa da saúde"... a nata da velha cartilha mascu repetida pela milionésima vez pra matar todo mundo de tédio. Já pensou em tentar uma vaga como roteirista do Zorra Total? Talento você já tem.

13:51 cê sabe que quem curte assassinato, matador de aluguel, mentira, roubo, tortura, desvio de verba pública e outras coisinhas do tipo não é Deus, né? Então, tipo assim... se Deus não curte essas coisas, e elas são quem Boçanazi é, pensa bem em quem é que está do lado dele...

Anônimo disse...

O BONDE ANARKIKO DA LOLA CHEGOU, CRIANÇAS! E AQUI NINGUÉM TEME MENINO CRIADO PELA AVÓ E NEM ESQUIZOFRÊNICO COM SINA DE CHARLES MANSON! NA JAULA Q ELE FOI ENFIADO, CABEM MTS MAIS. TAMO JUNTO, LOLA! CORAGEM É NOSSO LEMA!

Anônimo disse...

A única coisa que pode deter uma pessoa má com uma arma e uma pessoa boa com uma arma.
E educação academica nan faz efeito algum em psicopatas. Tanto que a escola atacada e uma das melhores do estado.

Anônimo disse...

PHCosta, a gente pode continuar com esse teu show ao vivo? Q tal?

Anônimo disse...

Kkkkkkkk, agora a PF vai ter que ir atrás deles, sifu esses mascus misóginos, a notícia quando viraliza pede providências, todos juntinho s na celinha do Merdelo:

https://br.financas.yahoo.com/noticias/atiradores-pediram-ajuda-em-forum-extremista-para-planejar-ataque-133337599.html

Anônimo disse...

Lola, pelo seu sobrenome incomum, acho que nos conhecemos há cerca de 40 anos. Joguei vôlei com seus irmãos lá na rede da Garcia D'Ávila. E recentemente almocei com eles no Centro do Rio. Admiro sua bravura na luta que trava pelos seus princípios. Lamento muito pelas ameaças que vem recebendo e pelo lixo humano que gravita aqui nos comentários. Que D*us a proteja desses malfeitores e lhe dê forças para prosseguir em sua missão. Minha admiração e minha torcida positiva. Abraços.

Anônimo disse...

É engraçado ver o quanto de comentário de pessoas claramente ignorantes (no sentido sem estudo e no sentido sem noção também) que acreditam piamente que se as pessoas estivessem armadas a situação teria sido diferente, porquê precisa ter o porte de armas etc.. Se essas mesmas pessoas usassem a cabeça perceberiam que os Estados Unidos tem o porte de armas liberado a muito tempo, e lá já ocorreram muitos mais casos de adolescentes/crianças/adultos ocasionando massacres em massa, e por acaso algum dia ajudou eles a terem o porte livre? Ajudou quando as pessoas entraram armadas em escolas/igrejas/cinemas/baladas? Não, não mudou nada, muita gente morreu mesmo assim. Então parem de disseminar uma idéia que não faz o menor sentido.

Anônimo disse...

A Polícia Federal é incompetente mesmo, se seguidores seus tiveram acesso à essas conversas e tiraram esses prints, é ridículo que a Polícia não consiga fazer esse trabalho. Que tristeza saber que esses malucos seguem livres. p.s. Lola, admiro sua coragem!

Anônimo disse...

Meu nome é Lara. Lola, admiro você e sua coragem. Parabéns por sua voz e por lutar com bravura em campos que a maioria de nós sequer enxerga a existência. Você é um passo em frente. Obrigada.

Anônimo disse...

não pare de escrever, seja forte! te admiro

Anônimo disse...

Um louco agressivo na presidência e logo aglutina todos os loucos , vermes que vivem nos subterrâneos da cidade...!Sao seres anormais, asquerosos, que se vingam porque são rejeitados.

José Alves disse...

De fato o que ocorreu em Suzano é um reflexo da cultura de violência que assola o Brasil mas que sejamos honestos, não começou com o governo Bolsonaro. Já bem antes do governo FHC que aumentou de forma exponencial nos governos progressistas do partido dos trabalhadores que mesmo com a criação do Estatuto do Desarmamento não foi capaz de coibir o tráfico de armas que é o grande responsável pelo auto número de homicídios no Brasil. Comprar uma arma legalizada é demasiado burocrático, não que eu reclame mas o fato é que o problema está nas fronteiras em especial com o Paraguai que é de fácil acesso a quem quiser comprar uma arma. Lembrando que um dos autores da chacina em Suzano tinham um revolver calibre 38 com numeração raspada e que provavelmente foi adquirida com traficantes. O discurso armamentista pode ter alguma influência? Isso nós não saberemos a não ser que apareça algo relacionado...Por tanto eu queria deixar esta mensagem já que você abordou o tema mais para o lado político que no atual momento é equivocada a sua colocação com relação a liberação das armas que não aconteceu. Agora se realmente haver uma facilitação na compra de armas aí pode acontecer o que você disse no seu texto. Ou seja, pode surgir um número maior de ataques como este não só à escolas como a lugares públicos. No mais lamento pelas ameaças que você vem sofrendo e espero que algo seja feito com relação a isso. O que aconteceu com a vereadora Marielle e seu motorista Anderson e o que aconteceu em Suzano não pode se repetir.

Anônimo disse...

Dessa vez o atentado foi um pouco além do cliché dos chans de lulz, falta de namorada ou coisa do tipo. Me parece algo mais profundo e sombrio da personalidade dos dois garotos.
Um deles era jovem demais até para frequentar chans ou fazer parte dessa panelinha channer. Talvez ele só se interessasse pelo lado mais violento dos chans, como a obssessão por assassinatos ou massacres.

Dessa vez foi ato calcado no mais puro sadismo aliado ao narcisismo. A busca pela fama do atentado, ter seu nome marcado para sempre na história e se tornar um ícone a ser idolatrado e talvez até para ajudar futuros jovens que queiram matar. Como em um ciclo macabro de repetição de massacres escolares que me parece não ter fim tão cedo.

Anônimo disse...

To muito surpresa que o Bozo não apareceu falando que se os adolescentes estivessem armados poderiam se defender....

Ou então ele pode repetir a frase preferida dele:" Eu não tenho nada a ver com isso".

Anônimo disse...

Titia, vc disse q a maioria (juntando os votos no Haddad e votos em branco) ñ escolheram o Bolsonaro. Errado! Junte os votos em branco + os votos no Bolsonaro (que teve mais votos que o Haddad) e verá que a maioria, de fato, ñ quis a volta do PT!

Unknown disse...

Como eles mataram né mas infelizmente graças a Deus né o salário do pecado é a morte e eu creio que eles foram direto para o inferno

Anônimo disse...

A internet deu voz aos imbecis e espaços para que pessoas sejam usadas a praticar o mal


Mas não adianta chamar esses infelizes com termos pejorativos. Onde estava a família desses rapazes antes disso? Será que eles recebiam afeto dos pais? Será que eles sabiam das coisas qie eles pensavam?

Eles tinham apoio psicológico?

Como eles eram na escola? Digo isso pois a sede de vingança, a humilhação pública , a depressão e a internet mal usada são um prato cheio pra isso.

Se fossem pegos iam ficar presos por uns meses na infame FEBEM ou numa penitenciária normal e como sabemos isso não ia melhorar muito.

Resta saber tambem como conseguiram esses equipamentos.

Gláucia Ventura disse...

Se você somar os de Haddad, os brancos e nulos verificará que a maioria não quis o seu presidente. Mas este assunto está superado. Agora, importa que os atiradores eram admiradores dele e das armas.

Anônimo disse...

Aos meninos e homens ainda se cobra que 'seja homem' e que quando se mostram acuados são mais menos obrigados a responder com violência por terem medo de se passarem por fracos. Não por acaso quase todos esses sujeitos amoques são homens. Mas bem da verdade tal atentado poderia ser feito com qualquer arma. Teve até um na China de um inspetor de alunos (ou coisa do tipo) que atacou a todos com uma marreta. No fundo também são vítimas.

Anônimo disse...

O problema é numa linha de tiro também há grandes chances de que inocentes sejam atingidos ou usar vítimas como escudos. Ou tu pensa que a vida real é um jogo computador?

Anônimo disse...

Você fala do Paraguai, mas se esquece que o Brasil é um grande fabricante e exportador de armas que deveriam ir para o mercado externo matar outras pessoas, mas são desviadas e vendidas aqui. Além disso tem as armas da policia que são descartadas e vão para o mercado negro. Já os bandidos só fazem a festa porque conseguiram acesso a fuzis e equipamento militar obviente com a corrupção de setores da policia e do exército.

Anônimo disse...

Parece que isso é uma forma de mostrar sua masculinidade. O machismo chegou a suas últimas consequências quando víamos os milhões se jovens soldados literalmente se jogando para a terra de ninguém 'pra morrer que nem homem' em busca de uma 'glória' ridícula como a historia já nos mostrou.

Hoje vemos nos sujeitos amoques como esses e nos jihardistas islâmicos que dispensam maiores comentários. Ali encontram um que acham ser um reduto final do exercicio de sua masculinidade.

Mandar a PF correr atrás e meramente jogar na cadeia não vai melhorar, nem pra eles, nem para a sociedade.

Gal Frente disse...

Peço encarecidamente à administração do blog que mantenha o meu comentário. Afinal, devemos exercer o espírito de igualdade e democracia, não é mesmo? Ou será que democracia, nesse espaço, é só para quem bebe do mesmo discurso político?

Anônimo disse...

Lola, quem financia esses caras? Como esses de Suzano tiveram dinheiro para comprar as armas?

Anônimo disse...

Titia, adoro seus comentários, todos realistas, verdades cruas. Conheci o blog hoje, e estou assustado com tudo isso. A mentora do blog, desejo força nesse tempo difícil.

Flavio disse...

Por favor, para com isso de de apontar o machismo, a escolha politica e afins. Tem influencia? Pode ser, mas vamos ver os fatos. Apesar do achismo nosso, a barbaridade vai continuar a solta, quem poderia resolver isso e evitar estar de braços cruzados. Talvez essa movimentação toda na internet com todo esse achismo só piore o ódio deles. Acho que nos tempos de hoje esta faltando pratica. Espaço pra debater já existe demais. Os caras que podem fazer algo, simplesmente so fazem quando acontece o pior. Tenho nojo não só do governo, mas da policia, de todos que contribuem para isso. A justiça que não existe.

Anônimo disse...

Eles nem tavam escolhendo as vitimas.. no video só tavam pegando quem vinha na frente

titia disse...

Obrigada, 14:52.

E o que você sugere, Flávio? Que todo mundo fique calado esperando que esses maus elementos tenham a boa vontade de não agredir, não estuprar e não matar? Porque se você acredita que isso é a solução, lamento dizer, mas é a que tem sido usada desde que o mundo é mundo e não melhorou porra nenhuma. Dói, mas pra curar feridas sociais é necessário meter o dedo nelas sem dó. Ficar quietinho fingindo que o problema não existe não faz ele sumir, como o racismo, a misoginia e a homofobia estão aí pra provar.

"CORRUPÇÃO DE GOVERNOS DE ESQUERDA", "ABANDONO DOS VALORES DA FAMÍLIA", blábláblá, mimimi, nós machos estamos #xatiadinhos porque os pretos, os pobres, os viados e as vadias não se contentam mais em ser nossos capachos, querem direitos, igualdade, e não veneram mais nossos paus nem nos tratam como seres superiores só porque temos pouca melanina na pele e ganhamos um pouquinho a mais que o porteiro.

Enfim: mimimi de macho babaca mimado que está perdendo o pedestal e não quer descer. Um bando de zeros à esquerda que nunca precisaram fazer nada pra serem considerados especiais e agora estão apavorados porque as pessoas estão acordando. Nenhuma novidade.

Anônimo disse...

Se grande parte da população não querem armas porque o plebiscito do desarmamento de 2005 perdeu?! Olha que foi no governo Lula que foi criado.
https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/em-2005-63-dos-brasileiros-votam-em-referendo-favor-do-comercio-de-armas-17786376

Anônimo disse...

E o ataque em 2011? Foi capa de quem ?
http://g1.globo.com/Tragedia-em-Realengo/noticia/2011/04/atirador-entra-em-escola-em-realengo-mata-alunos-e-se-suicida.html

Anônimo disse...

Na verdade o colega de cima tem uma dose de razão, os sujeitos amoques não dependem de ideologia politica, são um fruto da cultura da violencia. Basta ver o massacre de Nanterre, onde um rapaz recém formado e desempregado entrou na Câmara de Nanterre e matou metade do parlamento antes de se suicidar.

Ele era militante do Partido Verde e participou de ações humanitárias. Tem um artigo do finado Robert Kurz sobre isso.

Estamos a ver essas coisas até em sociedades estáveis como a japonesa e neo-zelandesa.


http://www.obeco-online.org/rkurz100.htm

Syandra Barros disse...

Nossa!Virou um debate político c baixarias.A deep web existe no mundo td.O Brasil precisa de especialistas e da misericórdia de Deus.

Anônimo disse...

Aff... Se liga! No governo da esquerda tambtem teve assassino na escola! O Problema é que a sistema impõea apenas um padrão de sussesso para o pobre que se vc não se enquadra está excluído... Isso tem que mudar. Tem que ser estudado, e respeitar as diferenças para que ninguém se sinta tão isolado a esse ponto, pq pra tirar a vida de alguém e sua própria o indivíduo precisa ter perdido todas suas espectativas e se sente muitas vezes oprimido por que pessoas com menor habilidades que ele estar em mérito por se enquadrar em uma padrão, o que não "Justifica" pra mim, mas que é motivação para outros. É um fenômeno (Negativo) cultural que está começando. Se a esquerda culpa a direita e vice versa e não passamos ter uma educação assistida para apurar o problema. Perderemos mais inocentes. Pq estão mais preocupados com de quem vai ser o poder do que com o cidadão.
Porte de arma sou contra, afinal, a segurança pública e de responsabilidade do estado, com arma e indivíduos capacitados e custeados pelo mesmo. Não pelo cidadão que não será pago por isso e muito menos treinado para tal. Meu povo ainda morre de fome! Teria o pobre condições de adquirir uma arma de forma legal quando as vezes lhe falta comida? Que seria mais favorecido? O Ataque foi em escola particular? Não! Então porte de armas não iria ajudar também... O correto é que se crie também o "Guarda Escolar" e que o povo pare de se dividir para lados e vire de centro! É culpa de vcs todos que escolhem lados e que faz jovens escolherem de qual lado vai ficar! Criando o "Eles" e "Nos" a desvalorização do pensar diferente ou pensar individual. Vcs também apertaram o Gatilho! Deveriam ter vergonha!

Anônimo disse...

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/15/politica/1552684730_810514.html


MP investiga papel de grupos radicais da Internet no ataque em Suzano
O procurador-geral de Justiça do Estado não descarta "ampliar" investigações para tentar desmobilizar estes fóruns

Anônimo disse...

Espero que seja um ponto fora da curva em termos de letalidade, Columbine 13 mortos, sendo que os dois usavam semis (Carabina Hi-Point 995), já em Suzano com um 38, 9 mortos, não vou citar o nome por causa do ECA, mas ao que tudo indica ele ainda deu tiro no parceiro, portanto não sei se pode chamar de suicídio.

Talvez outros casos teria-se como diminuir, mas nesse o garoto é muito eficiente, ele não exitou pelos relatos que ouvi, nem para matar o amigo, é um caso deu "start" nele a melhor coisa é estar longe.

Anônimo disse...

Se fala de Columbine como se fosse o único amoque do mundo, sendo que na Alemanha e em todo o mundo já há casos maiores.

Anônimo disse...

Boa pergunta

Cão do Mato disse...

Quais seriam esses "casos maiores"?

Anônimo disse...

Gostei da entrevista no Fantástico, vc conseguiu mais visibilidade a essa luta contra esses lunáticos mascus e seus chans imundos. Parabéns Lola

Anônimo disse...

Consertar? Liberando as armas? Tem algo errado na tua lógica.

Unknown disse...

Nossa e ser admiradores , significa q o Presidente os mandou fazer esse ato insano por acaso...caiam na real n é culpa nem de direita nem de esquerda. Isso foi falta de familia, falta de caráter, falta de Deus, falta de ser homens de vdd, apesar da pouca idade...eram homens sim e homens com a mente doente por suas incapacidades de se relacionar. Só q eles n sabiam q a dificuldade era culpa deles mesmos. Por n prestarem enquanto se faziam por sadios mentais, eram tão frios e estranhos que que n conseguiram grandes estimas em seus círculos sociais. Aí vem me dizer q foi culpa do Bolsonaro ? Por acaso ele já liberou o armamento? Aaaahh pior q n né. Mas os jovens conseguiram a arma , então me poupe, se poupe e nos poupe. N sou bolsominion como chamam,n votei nele. Mas meu discernimento e visão crítica independem de Governo.

Anônimo disse...

Não fale imbecilidades aqui!

Anônimo disse...

Cara acho seu trabalho foda mas não acho que deveria veicular imagens dos atiradores. Mtos estudos já mostram que por trás ndesse tipo de ataque existe um narcisismo mto forte, e os assassinos desejam essa exposição. Se nunca fossem divulgados nome e imagens dessas pessoas, acredito que o número de ataques seria menor.

Anônimo disse...

Tentando até agora entender o pq da divulgação das fotos e nomes.
a exposição deveria ser 0, e não uma mega exposição, pra esses caras virarem mártires nos chans da vida...

Anônimo disse...

Mta foça pra vc em relação às ameaças que vem recebendo.