quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

QUEREMOS JEAN WYLLYS VIVO (E LULA LIVRE)

Ato de solidariedade a Jean ontem, em SP

Hoje ficou escancarado pro mundo que Lula é um preso político. A gente já sabia -- fizeram de tudo para que ele, favorito, não pudesse concorrer às eleições no ano passado --, mas desta vez não restou nenhuma dúvida.
Seu irmão mais velho, Vavá, morreu, vítima de câncer. O velório foi hoje à tarde em São Bernardo do Campo. É um direito de um preso ir ao velório de mãe, pai, irmão, cônjuge e filho, mas a justiça negou, alegando que as aeronaves estavam sendo usadas em Brumadinho. O PT sugeriu pagar um avião para levar Lula e os policiais que o acompanhariam para o enterro. Afinal, até durante a ditadura militar, em 1980, quando Lula esteve preso, ele pôde deixar a prisão para ir ao enterro da mãe.
Enquanto isso, um dos filhos de Bolsonaro encarregou-se de espalhar fake news sobre Lula, dizendo que ele não foi ao enterro de dois meio irmãos em 2004 e 2005, como se fosse a mesma coisa. Lula teve cerca de 20 meio-irmãos por parte de pai, mas não tinha contato com eles. Já Vavá era muito próximo. Pra completar, as teorias conspiratórias da extrema-direita narram que o ex-presidente teria mandado matar seu irmão querido, para poder fazer um comício no enterro.
Quanto medo os reaças têm do Lula, não?
Parece que vivemos mesmo num Estado de exceção. Ontem na Faculdade de Direito da USP houve um belo ato de solidariedade a Jean Wyllys, que na semana passada anunciou que vai abrir mão do seu terceiro mandato como deputado federal e deixar o Brasil em função das inúmeras ameaças de morte que tem recebido.
O ato contou com a presença de Boulos, Haddad, Manu, e Laerte, entre outros. Duas deputadas estaduais recém-eleitas pelo Psol, Erica Malunguinho e Erika Hilton, ambas de SP, fizeram discursos importantes referentes ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, que foi ontem. Malunguinho afirmou estar aliviada com a decisão de Jean, já que "permanecer vivo é o nosso maior ato de resistência". 
No sábado, o Ministério da Justiça de Sérgio Moro divulgou nota dizendo que não há omissão por parte das autoridades e que as ameaças vêm sendo investigadas, e deu como exemplo a prisão de Marcelo Valle Silveira Mello, do grupo Homens Sanctos. Bastante gente de esquerda disse que foi desculpa esfarrapada de Moro e que ele se referia à Operação Intolerância, de 2012. Mas teve gente do Psol que ficou contente, já que foi a primeira vez que o Ministério da Justiça revelou o nome do principal acusado das ameaças de Jean. 
Marcelo e Emerson em
janeiro 2016, em Curitiba
Como eu já disse, uma boa parte das ameaças que Jean recebe vem da mesma quadrilha que me persegue. Nós dois éramos alvos preferenciais de Marcelo desde 2011. A Operação Bravata, deflagrada em maio do ano passado, só prendeu Marcelo, o líder do grupo. Há outros membros que continuam soltos. Em dezembro Marcelo foi condenado a 41 anos de cadeia por vários crimes, inclusive alguns que datam de 2011 e pelos quais ele não havia sido responsabilizado na época. Mas ele deve estar recorrendo, e o processo corre em segredo de justiça, provavelmente porque um de seus muitos crimes envolve pornografia infantil.  
Depois da nota de Moro, Jean, por meio de sua assessoria, mostrou dois novos emails com ameaças a seus familiares. Um email, da "corporação Comando Virtual Marcelo Valle", dizia que Jean podia estar seguro exilado na Europa, mas seus irmãos, não. E colocava os dados pessoais desses irmãos. Os emails decerto vinham com o endereço goec@protonmail e eram assinados por Emerson. Ou seja, o mesmo padrão das ameaças enviadas por email desde o final de 2016. 
As fake news dos bolsominions sobre a saída de Jean continuam a todo vapor, mas suponho que, a esta altura, os babacas não mais duvidam que as ameaças existem e são terríveis. O Psol já anunciou que processará um monte de gente, a começar pelos caluniadores mais graúdos e influentes. 
Hoje o partido lançou um manifesto internacional que reproduzo aqui. Para ver as mais de 500 assinaturas (euzinha entre elas), veja aqui
QUEREMOS JEAN WYLLYS VIVO!
Recebemos, com muita tristeza, a decisão de Jean Wyllys de deixar o país e seu mandato como Deputado Federal. Diante da omissão do Estado brasileiro em garantir segurança e proteção a Jean, esta medida radical é consequência das inúmeras ameaças recebidas e de uma cultura violenta que despreza a vida de LGBTIs brasileiras.
O Brasil é o país em que mais morrem LGBTIs em crimes de ódio, que persegue negras e negros e onde o feminicídio de mulheres cis e trans bate recordes. Já nestes primeiros dias de 2019, choramos o assassinato de Quelly da Silva, travesti assassinada com requintes de crueldade. Outra adolescente, também travesti, foi apedrejada e perdeu 8 dentes. Um mulher lésbica foi assassinada e depois estuprada enquanto trabalhava. Seguimos sem justiça para Marielle Franco. A situação é aterrorizante.
Nosso país é também um dos que mais perseguem defensoras e defensores de Direitos Humanos em todo o mundo. A decisão de Jean Wyllys, em defesa de sua vida, é compreensível e tem nossa ampla solidariedade. É sinal de que a democracia no Brasil está em risco e que a violência ganhou contornos absolutamente inadmissíveis.
Repudiamos a postura de representantes do Judiciário, Legislativo e do Executivo que minimizam a gravidade da situação em que se encontra Jean Wyllys e que, em tom jocoso, assinalam carta branca aos perpetradores destes crimes. Isto apenas amplia a perseguição a LGBTIs, mulheres, negras e negros e aos defensores e defensoras de Direitos Humanos.
Estamos ao lado de Jean Wyllys e o queremos vivo.
A democracia no Brasil está em risco. É fundamental ampla solidariedade a todos os que resistem e defendem os Direitos Humanos.

24 comentários:

Anônimo disse...

" É um direito de um preso ir ao velório de mãe, pai, irmão, cônjuge e filho"... não Lola! Definitivamente não! A lei penal é bem clara quando usa o verbo "poderá", no sentido de ser faculdade do Juiz da Execução Penal autorizar ou não essa saída excepcional, dependendo de um julgamento subjetivo seu, somente. Direito e faculdade não se misturam. Se vc estudasse e passasse a saber mais sobre direito penal poderia entender melhor isso e poderia ensinar melhor suas leitoras.

Rafael disse...

Até quando a esquerda vai ficar contando com o Poder Judiciário?

Anônimo disse...

É ASSIM MESMO QUE COMEÇAM AS DITADURAS.
PRENDEM GANDHI, MANDELA, LULA E OUTROS GRANDES HERÓIS DO POVO POBRE E HUMILDE!!!!!

titia disse...

Que Lula é um preso político todo mundo já sabe, mas foi por culpa dele que a classe média que se acha elite teve que recolher as próprias roupas do chão e lavar os próprios pratos. Ah, foi por culpa dele também que o filho da Cleidinha da barraca de suco entrou na faculdade com o Enzo e a Valentina. E que o dono da loja de iPhones teve que pagar salário decente e direitos mínimos pro empregado, e foi processado quando tentou contratar alguém em regime de semi-escravidão.

Enfim, o grande crime do Lula foi o de dar dignidade e oportunidade aos pobres. E as elites e os classe média burros o odeiam por isso.

É por isso que o sofrimento do brasileiro não me comove mais, a menos que venha de uma criança ou de alguém realmente desamparado. O brasileiro médio é assim mesmo, raso, estúpido e cruel, vive do ódio e tem prazer no sofrimento alheio, mas quer solidariedade e mimo quando a dor é no dele. Por isso quando o crime de Brumadinho aconteceu só fiquei arrasada pelas crianças, pela natureza e pelos animais que sofreram com aquilo. Os idiotas que deram maioria dos votos ao nazipalhaço por mim podem é se foder mesmo, cavaram a própria cova.

21:42 a Lola não precisa 'ensinar' as leitoras porque, ao contrário de vocês mascus, nenhuma de nós é uma imbecil com mentalidade de criança de 5 anos incapaz de digitar "direito de preso ir ao velório" no Google e dar 'enter'.

Anônimo disse...

Se esses mascus inúteis e desocupados não fossem tão burros eles saberiam que um blog pessoal é um lugar para a pessoa se expressar e dar a opinião PESSOAL dela sobre qualquer assunto. Mas a ma- fe dessses caras é imensa e a falta do que fazer maior ainda, então eles não cansam de vir aqui , pobres trolls insignificantes

Anônimo disse...

Não deixaram o lula se despedir do próprio irmão, enquanto isso o assassino dr bumbum, que é um reacionário assumido, foi libertado. E o Jean continua ameaçada.

Anônimo disse...

É bem por aí mesmo, titia.o brasileiro de direita, seja ele rico, pobre ou classe média, é um sujeito frio e egoísta.

Anônimo disse...

Titia, essa imagem representa perfeitamente aquilo que o brasileiro mais odeia:

https://statig3.akamaized.net/bancodeimagens/6m/ib/ib/6mibib52672hvm3sa609ndq49.jpg

Anônimo disse...

O Parlamento Europeu também é golpista?

https://veja.abril.com.br/mundo/parlamento-europeu-reconhece-guaido-como-presidente-da-venezuela/

Anônimo disse...

21:42 valeu pela informação, é muito bom procurar se informar. Mas continuo achando muito injusto e cruel, o Lula não ter permissão de ir ao enterro do irmão que era muito próximo a ele. O deboche e as fake news da familícia bozo em relação a isso só mostra o quanto os bozos são pessoas muito ruins.

Anônimo disse...

Se o Jean continua ameaçado por gente poderosa, é bom ele tomar cuidado até no exterior.

Anônimo disse...

Não só o brasileiro de direita que é egoísta, o de esquerda também, seja rico ou pobre. Vários são alienados, olham e julgam as pessoas de forma preconceituosa, superficial, estereotipada, caricata, fechados em suas panelinhas. Eu votei no haddad no 2º turno e conheço gente que votou no haddad tb e que vira a cara pra mim só pq não sou ''útil'' para os interesses dessas pessoas, seja pq não gosto de encher a cara, ou pq não tenho dinheiro e nem carro. É gente egoísta que diz pelas redes sociais que não solta a mão de ninguém, mas já soltou há muito tempo a mão de muitas pessoas, principalmente pessoas boas e que precisam de ajuda, e só seguram as mãos de quem intere$$a a eles, por mais mau caráter que seja. Continuo preferindo políticos de esquerda e centro e repudiando a extrema direita. Mas não fico me iludindo mais em achar que só pq uma pessoa vota no pt, é obrigatoriamente uma boa pessoa para quem está próximo.

Anônimo disse...

Não me arrependo de ter excluído todos os bozominions dos meus contatos, mas não conto com a ajuda de todo mundo que votou no pt, inclusive parentes próximos. Teve um primo que cresceu comigo e votou no haddad e eu na ingenuidade achei que era uma pessoa que podia contar, que nada. Que decepção.

Anônimo disse...

Titia concordo com você em alguns pontos e a maioria das pessoas lamentavelmente não pesquisam, investigam ou buscam saber mais a respeito de determinado assunto ou pessoa, vão pelo emocional, atualmente se apegam na virulência ou verborragia e como você fico triste pelos animais e crianças, pois a humanidade perdeu o meu respeito e consideração faz tempo. Ajudo ou faço algo por quem realmente quer ajuda ou mudar e não é o caso de seres que rastejam e puxam o saco da politicagem ou qualquer outro tipo de gente endinheirada. Quanto a crasse mérdia? Querem sobra, água fresca, sapato bem folgado nos pés e áudio virulento ou verborrágico no smartphone, pois jornal com letras grandes exige até uma certa atenção e leitura e ler é para fracos ou burros segundo este tipo de ser, geralmente são olavetes, caso sejam do sexo feminino cadelas biscoiteiras em busca de aprovação de misóginos ou bostoneretes, etc...

Anônimo disse...

Anônimo das 13:16 concordo contigo, pois tem muita gente que de diz de esquerda, é "revolucionário(a)", quer mudanças, vai para passeata, isso e aquilo, mas na hora de ir para a periferia, favela, procurar ajudar moradores de rua e pessoas em condições miseráveis são os primeiros a pular fora, menciono isso por experiência própria, pois tem nojo, asco de pessoas nessas condições. É lamentável, mas conheço muita gente assim, durante um tempo na década de 90 fiz parte de um coletivo anarquista e conversávamos com pessoas em situação de rua, andarilhos e para nossa surpresa e dos poucos que ainda faziam algo precisávamos correr para não ser agredidos fisicamente por pessoas de partidos políticos quando era época de eleição(quando não era ano eleitoral sumiam para variar) ou de religiosistas a buscar pessoas para "converter" . Ficamos felizes quando conseguimos tirar da rua uma senhora e ela começou a trabalhar em uma escola da prefeitura na faxina, mas foi preciso meses de conversa com a diretora, coordenadoria, assistência social para convencer a contratar mesmo temporariamente, felizmente esta senhora sabia ler e escrever mesmo com dificuldade, pois só tinha até a segunda série do básico. No fim uma das secretárias da escola gostou do serviço dela, pois era muito caprichosa e até sabia um pouco de costura, tricô e crochê e a mesma passou a fazer uns trabalhos neste sentido em uma confecção de uma parente desta funcionária. Felizmente poucos que tentamos ajudar, apenas uma pessoa conseguiu sair desta condição, tirou documentos, conseguiu um quarto para morar, um trabalho e até se interessou em saber mais de costura, infelizmente muitos desistem de pessoas assim só de olhar, pois o primeiro olhar já dá repulsa em pessoas que se dizem "do bem", "querem ajudar".

Anônimo disse...

Eu votei no Bolsonaro, era bozominion fanático e nada me fazia mudar de ideia.

Até o dia que chegou em Davos e Bolsonaro fez aquele discurso horrível de apenas 5 minutos e então acordei: precisamos de um presidente que saiba falar de igual pra igual com os investidores internacionais para tirar o Brasil da crise.

É difícil para eu admitir isso, mas o Haddad seria o presidente ideal nesse quesito, que é atualmente o mais importante, visto que estamos numa grave crise.

Rafael disse...

O Lula faz um grande governo,mas veja bem, o pobre foi para Universidade e saiu de lá endividado enquanto o dono da mesma bilionário,de que adiantou?De que adiantou o diploma se deve que ganhar "salário de comércio "na loja de iPhone?Ah sim,os tais direitos já estavam assegurados desde 1945,o que o governo Lula fez foi uma bela maquiagem.

donadio disse...

"Mas teve gente do Psol que ficou contente, já que foi a primeira vez que o Ministério da Justiça revelou o nome do principal acusado das ameaças de Jean."

Lola, o Marcelo e o Emerson são dois patifes perigosos. Mas não foram eles que mataram a Marielle Franco, nem foram as ameaças deles que fizeram o Jean Wyllis resolver deixar o país. O modus operandi deles é outro - atiçar outros malucos a cometerem crimes - e implica vítimas de baixa visibilidade. Pra matar deputado federal, que anda de escolta, e cujo assassinato repercutiria internacionalmente, e até mesmo nas primeiras páginas da nossa desmoralizada mídia, é preciso outro nível de articulação. E aí quem pode fazer não é Marcelo nem Emerson, é gente que só o Flávio conhece (e homenageia).

Por isso, a nota do Moro é desconversa. Quem matou Marielle, e quem ameaça Jean Wyllis, são outros criminosos, muito mais perigosos, muito mais organizados, e muito mais passíveis de serem protegidos pelo Ministro da Justiça.

G. disse...

gente, vão processar o Lobão? que gloria. queria saber quem e como ajudar, pois esse ser é o maior mané ameaçador e propagador de fake news do mundo.

titia disse...

10:15 quase no nível da psicopatia.

11:06 sim é. Entenda, filhão: por pior presidente que seja, Maduro foi eleito democraticamente em eleições diretas onde a oposição pôde concorrer, acompanhada por observadores internacionais. O povo PREFERIU Maduro. Acabou. Aceita que dói menos, não é o que vocês dizem pra todo mundo que lamentou a eleição do Salnorabo? E querer derrubar um governo legitimamente eleito pra atender aos seus interesses particulares escusos (como fizeram com Dilma Roussef aqui) é golpe. E quem apoia golpista, golpista é. Ou cúmplice. Aceita que dói menos.

15:07 infelizmente esse tipo de gente colocou seus preconceitos, ignorância e perversidade no poder. Agora só resta assistir os resultados catastróficos que isso trará, como o crime de Brumadinho já demosntrou que vai acontecer.

22:10 é por isso que a gente tem que se manter atento, pesquisar e ir atrás das informações por nós mesmos, voto precisa ser baseado antes de tudo em consciência e conhecimento das competências do candidato.

Anônimo disse...

Até agora nenhuma prova de que as ameaças ao Jean sejam reais... qq um pode falar que tá sendo ameaçado... sair do país, qq um com grana pode, não precisa de motivo especial...

BLH

Anônimo disse...

O demente psicótico anônimo a dar sua "humilde " opinião. Caso uma mulher discorde uma vírgula vira uma vadia, vagabunda, virgem ou não concordar com um doente mental como você é atestado de estupidez, subserviência ou até loucura insalubre. Cadelas biscoiteiras subservientes a misóginos concordarão contigo sem dúvida é são tão doentias como você . Volte a tomar seu clornazepan e fique recluso ao seu mundo que deve ser uma mistura de black mirror com a serbian movie.

Anônimo disse...

Pois é, os eleitores do Bozo são assim, se fingem de idiotas, o próprio Bozo , o onix, o flavio, todos confessam, estão gravados suas declarações imundas e absurdas, seus crimes de caixa 2, de apropriação de salário dos funcionários, de apoio à milícia no RJ, ameaças aos desafetos, etc.
Mas nada disso "convence" os bozoantas. Da mesma forma os e-mails com ameaças nada significam pra eles, isso não é prova, dizem os bozoantas.

Ainda bem que a Polícia Federal tem que obedecer à lei e em face de inúmeras provas já está investigando os que ameaçaram Jean . Isso que importa

donadio disse...

"Até agora nenhuma prova de que as ameaças ao Jean sejam reais..."

Ou seja, o cara tem de levar um tiro, senão...