terça-feira, 11 de setembro de 2018

A PARTIR DE HOJE, VAMOS VER O BRASIL FELIZ DE NOVO

Eu estou super animada, respirando política! Parece que as eleições estão começando agora pra mim!
Primeiro foi ver pelas pesquisas que o atentado contra Bolso até pode ter lhe rendido alguns votos, mas não cortou seu gigantesco índice de rejeição. Segundo o Datafolha de ontem, sua taxa de rejeição (entrevistados que responderam à pergunta "Em quem você nunca votaria para presidente?") subiu de 39% para 43% pós-ataque. Pouca gente previu isso. Em geral imaginávamos que a facada gerasse alguma comoção, alçasse o candidato da extrema-direita para fora do seu limite de votos (entre 20 a 25%), e talvez fizesse quem não gosta dele xingá-lo menos. Não foi isso que aconteceu.
Como explicar esse fenômeno? Bom, pra focar num tuíte humorístico de um internauta, a população ficou p*ta que Bolso não morreu (piada, pessoal, já expliquei que o quero bem vivo pra perder e estar desempregado a partir de janeiro). O site de humor Sensacionalista cravou nosso alívio com esta manchete: "Depois de pesquisa mostrar que Bolsonaro não cresceu, Brasil já respira sem aparelhos". 
O mais provável é que a rejeição a Bolso já estava tão sacramentada que nada iria (ou vai) alterar o quadro. E está segmentada graças a nós mulheres (o grupo fechado no FB Mulheres Unidas contra Bolsonaro já está com 700 mil membras e hoje à noite deve chegar a um milhão, já que há solicitação de 10 mil mulheres por minuto; ontem tinha a metade), jovens, nordestinos, e pessoas com nível superior (esses são os grupos que dão a rejeição mais alta a Bolso). 
Mas não há dúvida que é maravilhoso constatar que o Brasil não é chegado a um fascista. Eu venho dizendo há anos que Bolso não tem chance, e boa parte do pessoal me responde dizendo "Queria ter o seu otimismo", ou "Você falava isso do Trump". E eu sempre dizia que ninguém com um índice de rejeição tão alto consegue ganhar, ainda mais num país em que existe segundo turno (a comparação certa não é com os EUA, mas com Marine Le Pen na França e Geert Wilders na Holanda, duas figuras da extrema-direita que causaram grande estardalhaço... e morreram na praia). 
Hoje o ministro Alexandre de Moraes dará o voto decisivo para desempatar o placar no Supremo Tribunal Federal e decidir se Bolso se tornará réu por racismo por conta do que ele falou contra quilombolas na palestra que ele deu no Hebraica Rio. Só bolsominion para não ver racismo na sua fala:
“Alguém já viu um japonês pedindo esmola por aí? Porque é uma raça que tem vergonha na cara. Não é igual essa raça que tá aí embaixo ou como uma minoria que tá ruminando aqui do lado.” e "Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Nem pra  procriador ele serve mais". O discurso sobre a "fraquejada" ("Eu tenho 5 filhos. Foram 4 homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher") também foi feito lá. 
Bolso já é réu em outras duas ações penais pelos crimes de injúria e incitação ao crime de estupro por ter dito à deputada Maria do Rosário (em duas ocasiões públicas e numa entrevista) que ele não a estupraria porque ela não merecia. 
Minha aposta é que Moraes, conservador que é, decidirá que Bolso não foi racista. De um jeito ou de outro, não muda nada na campanha.
A notícia mais importante do dia, do mês, do ano, é que o PT finalmente oficializará a chapa Haddad e Manu para a presidência. Eu e muita gente estávamos ansiosos e nervosos com a demora. 
Entendo que não se pode abandonar a luta por Lula Livre, entendo que o PT tinha que tentar esgotar todas as alternativas de defesa, entendo que a demora foi importante para provar que ele é um preso político num estado de exceção que desrespeita até determinação da ONU, entendo que os golpistas farão de tudo para tentar incriminar Haddad (ou qualquer outro candidato petista que fosse lançado), entendo que o PT confie no potencial de Lula como maior cabo-eleitoral para transferir os votos para Haddad. Mas não dá mais. Daqui a menos de um mês tem eleição, e o ex-prefeito de SP precisa se tornar conhecido no resto do país.
Outro bom motivo para lançar Haddad e Manu é dar tempo para que Manuela D'Ávila brilhe. No último mês ela tem estado ofuscada, embora tenha participado de todas as atividades da campanha. Mas ela era candidata a vice do vice. Agora será candidata a vice, e que vice! Reaças -- aqueles que se preocupam tanto com machismo -- até agora tentam tachar a aliança de machista, por "submeter" uma mulher a um homem. Ridículo. 
O PT, o maior partido de esquerda da América Latina, não iria lançar um candidato de outro partido de esquerda (como Boulos e Manu) como cabeça de chapa. Qualquer pessoa que tivesse sido lançada como pré-candidata à presidência pelo PCdoB (que não teve candidato próprio em nenhuma eleição desde a redemocratização do país em 1989) estaria na mesma posição de Manu. É uma questão de alianças. 
A oficialização da chapa será agora à tarde em Curitiba, quando os candidatos lerão um pronunciamento de Lula. E agora a campanha começa de fato. Haddad já tinha 9% no Datafolha de ontem, sem ser candidato. Qualquer analista político acredita que ele vai crescer muito. Meu palpite é que a chapa Haddad/Manu chegue ao início de outubro com 32% das intenções de voto nas pesquisas e que Bolso se mantenha como está, com uns 23%. Aí os dois disputam o segundo turno e Haddad vence por 55% contra 45%. Eu posso errar feio, lógico -- Ciro pode crescer mais que Haddad, ou Alckmin pode crescer e tirar Bolso do segundo turno (as duas possibilidades são bem improváveis, a meu ver). Mas estou otimista. A gente vai vencer esse retrocesso das trevas. 
Tem um lado simbólico da chapa Haddad/Manu ser oficializada hoje. É que hoje marcamos os 45 anos da morte de Salvador Allende. Em 1973, no 11 de setembro mais famoso da América do Sul, tropas do general Augusto Pinochet, amplamente patrocinadas pelos EUA, bombardeou a residência do presidente democraticamente eleito Allende e o Palácio de La Moneda, o executaram (ou ele se suicidou, dependendo da versão), e instauraram uma ditadura sangrenta e corrupta que torturou 30 mil pessoas e fez no mínimo 3 mil vítimas. 
Seu governo foi um laboratório para que um grupo de economistas chamados de "os Chicago Boys" pudessem implantar o neoliberalismo. Assim como no Brasil de Temer, todo tipo de direito foi tirado -- o que só acontece em governos que não dependem da aprovação popular (tipo uma ditadura). 
O que isso tem a ver com o Brasil? Ué, tudo. Temos um candidato à presidência que louva Pinochet e demais torturadores e que tem como seu principal economista um seguidor fiel dos Chicago Boys. Não que os outros candidatos de direita não defendam as mesmas políticas econômicas que nos fizeram afundar ainda mais nos últimos dois anos. Boulos está certo: há 50 tons de Temer.
Nas eleições mais conturbadas e ao mesmo tempo mais apáticas (até agora) das últimas décadas, vamos vencer o atraso, o retrocesso, o preconceito, o ódio, o medo. Eu quero ver o Brasil feliz de novo. 

52 comentários:

Anônimo disse...

Vão perder feio no 2° turno. Pode apostar!

Anônimo disse...

Meus Deus!

Ainda tem gente que acredita em pesquisas.

Ainda não entenderam que a pesquisa é só uma ferramenta como formadora de opinião. E que não conseguiram perceber que essa ferramenta não é a soma de várias opiniões.

Mania feia essa dos brasileiros de se arrebanhar.

E o pior é que funciona.

Meus Deus!



Anônimo disse...

Dará tempo?

É uma situação totalmente nova. Realizar transferência de votos em menos de um mês.

Ainda, Lula é o maior nome da esquerda nos últimos 30 anos. Sem discussão. Só que esse personalismo é ruim para a esquerda. As idéias deveriam ser mais fortes, os partidos e organizações deveriam ser maiores que os nomes.

Essa é uma crítica que faço aqui num blog de esquerda. Fora daqui. É Haddad/Manu 100%.

Outro ponto, não gosto dessa pulverização da esquerda. Ciro e até a Marina deveriam estar com Haddad e Manu. A esquerda poderia levar isso no 1 turno e esmagar o "Coiso".

Por fim, acho que o "Coiso" vai ter uma votação alguns pontos maior que as pesquisas mostram no 1 turno. Normal. Uma parcela dos eleitores dele é totalmente envergonhada.

Tem vergonha de falar que votam nele. Sério.

Não declaram para ninguém que votarão nele e vai ser aquele susto.

Calma, ele vai ser esmagado no 2 turno. Por Haddad/Manu.

Anônimo disse...

Continuo preferindo votar no Ciro ou na Marina, mas se houver 2º turno entre Haddad e o dito cujo, claro que votarei em Haddad, apesar de preferir um 2º com Marina/Ciro. A Dilma ganhou do Aécio no 2º turno por muito pouco e a militância do pt as vezes é tão doentia e desonesta quanto a do bolsonaro, o que faz o pt se desgastar e ser um risco em um 2º turno. Não foram apenas ''reaças'' que achavam ridícula a submissão da Manuela a dois homens. Agora é vice do candidato em questão, bom pra ela.

Anônimo disse...

Não sinto o menor interesse de votar num candidato que só assumiu a candidatura faltando 1 mês para as eleições e ainda já faltou uns 3 debates. Só volto em Haddad se for contra bolsonaro, isso se o Haddad for p/ um 2º turno.

Anônimo disse...

Amém!!!

Anônimo disse...

Depois do Eduardo Azeredo e do Paulo Preto, outro político do PSDB foi preso hoje. Além do Maluf, Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, Garotinho... vários de outros partidos! Ainda tem gente que fala em perseguição ao PT!

www.cartacapital.com.br%2Fpolitica%2Fex-governador-do-parana-beto-richa-e-preso

titia disse...

Engraçado que quando é pra falar que o nazipalhaço de estimação deles tem chance de vencer de lavada logo no primeiro turno, pesquisa é a coisa mais séria e eficiente do mundo, quase um oráculo de Delfos, representante fiel de 100% da opinião de todo o povo brasileiro. Quando é pra mostrar que o golpe publicitário não deu certo, o candidato deles continua na lanterna e a maioria não vota nele nem fudendo, pesquisa é só "uma ferramenta como formadora de opinião" e "não é a soma de várias opiniões" (o que é uma pesquisa de opinião, então? Acho que mascu deu tilt).

Pessoal, entendam; não tem conspiração esquerdista, mídia comunista, fraude na urna eletrônica, nada disso. Seu candidato não ganha é porque ele é uma bosta. Aceitem que dói menos.

Anônimo disse...

Pesquisas são mentirosas! Veja nos EUA, onde Hilarry tinha 90% de chance de vencer e perdeu feio pro Trump, que tinha só 10%, segundo as pesquisas. Há muita manipulação e interesse obscuro nessas pesquisas mentirosas!

Lara disse...

Off topic, porém acho importante comentar.

Lola viu essa notícia?

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/11/o-estuprador-que-se-declarou-transgenero-foi-preso-com-mulheres-e-abusou-delas.ghtml

Depois eu sou chamada de TERF, radical, homofóbica etc e tal quando digo que homem que se diz mulher não deve frequentar espaços femininos! Coloco esses abusos na contas dessas "feministas" que querem ser inclusivas, modernas e acabam expondo mulheres por deixar homens frequentar espaços que deviam ser exclusivos de mulheres!

Anônimo disse...

Acho que Haddad perde fácil p/ Bolsonaro em um 2º turno e essa manobra do PT acabou prejudicando o Haddad.

Anônimo disse...

Um senhor conhecido como Zé, foi baleado pelas costas essa noite na comunidade da Rocinha quando andava em sua moto, o fato ocorreu em conseqüência da operação denominada: (Primeiro Mete Bala) A filha de seu Zé de 13 anos disse que o pai estava indo ao banco, para pagar a primeira parcela de um refinanciamento de sua moto. Questionado sobre a operação o comandante informou que a ordem para, atirar primeiro partiu do ministro da defesa (Lucas Ribeiro Ustra) neto do famoso Coronel Ustra, conhecido por comandar seções de tortura durante a Ditadura. Bolsonaro seria um Bom presidente pra quem?

Anônimo disse...

Seria curioso ver a cara dos bolsominions ao ver o Brasil sendo vendido justamente para países onde o aborto é legalizado, através da política neoliberal hard core que o ''mito'' intenciona implantar no Brasil através do ''chiCAGO p/ o Brasil boy''. Mas espero nunca ver isso.

Anônimo disse...

Parece que a Marina subiu nas pesquisas, oba!!

Anônimo disse...

Que pesquisa é essa em que todo mundo tem queda enquanto bolsolixo subiu? Muito estranho.

Flavia disse...

Lola, obrigada por esse post otimista e cheio de esperança. Vou votar no Haddad e na Manu, assim como você e milhões de brasileiros. Torço para que o potencial de transferência de voto do Lula se concretize no Haddad. Pelo bem do Brasil, é 13 nas urnas.

Anônimo disse...

Lola, fui lendo este seu post e meu coração foi se aquecendo... Obrigada!
Estou muito animada com os ótimos políticos que estão se candidatando. No país de Marielle temos muitos e muitos outros indivíduos ótimos se envolvendo na política partidária, assim como ela o fez.
Se eu pudesse, votaria em Haddad, Boulos e Ciro. Mas só pode ser um, então vou de Haddad e Manu.
Um grande beijo.

Anônimo disse...

Hoje, 11 de setembro tbm faz 45 anos do caso Ana Lídia (assim como o caso Aaracelli completou 45 anos em maio). Parece que foram muitos casos de crianças mortas no período da ditadura e todos os casos envolviam suspeitas de homens poderosos e influentes (incluindo poder político) e seus filhos playboyzinhos. Deve ser por isso que até hoje ''não se sabe'' quem foram os culpados.

Débora disse...

Oi Lola faz muitooo tempo nao comento aqui. Eu entendo e respeito a sua opinao, mas eu irei votar no Ciro dessa vez. Gosto muito do Boulos mas naoa cho que o PSOL esteja preparado para a presidencia e o momento e muito critico para "disperdicar" votos. O PT esta muito desmoralizado, inclusive na esquerda. Na minha opiniao, a luta por LULA livre tem que continuar mas acho que ele nunca deveria ter saido candidato e prolongar essa candidatura por tanto tempo foi um desrespeito aos eleitoes. E tambem tem o fato de que sera muito mais dificil pra chapa do Haddad e Manu vencerem no segundo devido a esse movimento antipetista e me da arrepios de pensar aquele que nao deve ser nomeado como presidente. Enfim essa e a minha opiniao sobre tudo isso, se a chapa do PT vencer (o que eu acho muitoooo dificil) espero que nao tenhamos um pais super dividido, o que vai tornar tudo muito mais dificil. Desculpa os erros de pontuacao meu teclado esta com problema :)

Anônimo disse...

Vamos vencer

Anônimo disse...

a) Lola vc viu a pagina de mulheres contra Bolsonaro estamos caminhando para um milhao de mulheres o movimento esta maravilhoso.

b) Vou votar em Haddad e Manu pois acredito que o Bolsolixo e um caminho para o nada.

c) Estou focada no legislativo vou votar em politicos pdogressistas do Psol

Felipe Roberto Martins disse...

Manu inteligente e sensível p/ o século XXI.

Anônimo disse...

Que assim seja!! Precisava de um pouco de esperança...

Anônimo disse...

O sistema norte americano e diferente do Brasil.

Bolsonaro perde porque criancas de 15 anos nao votam

Fernando disse...

O Paulo Guedes também é fundador do Ibope?

https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,pesquisa-ibope-bolsonaro-amplia-lideranca-e-chega-a-26-das-intencoes-de-voto,70002497836

avasconsil disse...

Estou um pouco aliviado com as pesquisas que mostram que a história da facada a Bostonaro não rendeu os votos esperados. Mas continuo apreensivo. Torço e rezo por que ele não ganhe, por uma série de razões (faz elogios à tortura; pretende promover a vingança privada no Brasil, permitindo que particulares se armem pra fazer justiça com as próprias mãos, num retrocesso de conquistas civilizatórias que ainda nem vimos ser plenamente concretizadas no Brasil; é porta-voz do preconceito contra mulheres e LGBTs; quer dar licença à polícia pra matar no Brasil; tem um vice que se referiu às forças armadas, que definiu como os profissionais da violência, como se fossem os capangas particulares do próximo governo, esquecendo-se de que são forças que estão a serviço do povo e não de um governo e da ideologia da opressão pela violência... enfim, a lista é longa). Tenho muita esperança de que ele perca. Mas nunca estive tão tenso numa eleição como estou nesta, e sou uma pessoa bastante tranquila. Apesar da tensão e da apreensão, não vou votar em Haddad. Nada contra ele. Mas acho que não é o momento de o PT voltar à presidência da república. É o antipetismo que está tornando Bostonaro um candidato viável. Se Haddad vencer, o antipetismo o tornará um candidato viável para as próximas eleições. Isso se Haddad conseguir concluir seu mandato. Temo que o mandato dele seja sabotado como o de Dilma foi. O próximo governo vai ser um governo do Centrão . A bancada da bala-bíblia-boi vai emergir dos infernos dessas eleições fortalecida e liderada por Aécio Neves, o novo Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados. O próximo presidente, seja quem for, não vai chegar à presidência com uma votação acachapante . Vai estar nas mãos do Centrão , raposas velhas que já incluíram na lei orçamentária do ano que vem pautas bombas que, pra não serem concretizadas, vão exigir como contrapartida ministérios, cargos de indicação política, verbas... Haddad já chegaria com o peso político de uma dívida de gratidão a ser paga com o indulto a Lula. Até é defensável a justiça desse indulto . Mas no contexto de divisão política em que nos encontramos, custaria politicamente muito caro a Haddad. A reação em parte expressiva da população seria tão colérica, e o uso político dessa cólera pela chamada "mídia golpista" seria tão ardiloso e perigoso, que talvez Haddad perdesse as condições pra governar. E nesse permeio teríamos uma reedição da crise econômica cuja superação ainda está muito distante. Por isso vou votar 13-1, vou votar em Ciro Gomes. Ter levado uma banana de Lula tirou das costas dele um peso que está sobre as de Haddad. Apesar de Kátia Abreu, vou votar nele. Porém, apesar de não ter simpatia política por ela por ela ser uma ruralista, do ponto de vista do pragmatismo ela pode ser importante pra um eventual futuro governo Ciro, por servir de ponte com o Centrão. Estas eleições estão muito focadas no executivo, mais que costuma ser. Estão se esquecendo do legislativo, e não vai haver governo sem ele. Se sabotaram o governo de Dilma a ponto de levá-lo à deposição, poderão fazer isso de novo com um possível governo Haddad. Tenho minhas restrições a Ciro Gomes, mais ainda a Kátia Abreu. Mas acho a candidatura deles menos preocupante que a de Haddad e Manuela .Mas no 2o turno voto em qualquer um menos em Bostonaro. Votaria até em Alckmin ou Marina. Imagina em Haddad. Mas pra o 1o turno caetaneei e cirei.

titia disse...

19:34 o sistema eleitoral americano é totalmente diferente do daqui, anta. Se as eleições de lá fossem como as daqui Hillary teria ganhado.

Ué, Fernando, os fascistas enrustidos aproveitaram o "ataque" ao seu ídolo pra sair do armário e declararem publicamente sua vergonha; isso não significa que o eleitorado do nazipalhaço aumentou. A mesma quantidade de gente que ia votar nele antes do golpe publicitário continua votando nele, com a diferença de que quem antes ainda tinha um mínimo de vergonha de dizer que votava nele agora resolveu dar a cara a tapa. Não, seu palhacinho de estimação não cresceu nas pesquisas, as pessoas que já tinham decidido votar nele antes é que se assumiram fascistas agora.

Anônimo disse...

O centrão odeia katia abreu, os ruralistas odeiam ela pelo fato de ter sido aliada da dilma, ela não vai servir para nada.

titia disse...

Lara é por isso que eu defendo alas ou presídios exclusivos pra pessoas trans. Homens trans, se colocados em presídios masculinos, serão estuprados mesmo que tenham feito inclusive a cirurgia de readequação genital. Mulheres trans também serão estupradas em presídios masculinos. E mulheres trans colocadas em presídios femininos, bom, esse caso aí já deixa claro o problema. Não se pode expor as presas a esse tipo de risco. É preciso sim incluir e respeitar pessoas trans, mas vamos usar o bom senso, se mesmo em presídios separados por sexo biológico ocorrem abusos (embora ocorram bem menos nos presídios femininos que nos masculinos) o que as pessoas acham que vai acontecer se misturarem presidiários cis e trans sem o menor critério? ÓBVIO que isso não vai dar certo. É preciso incluir e respeitar pessoas trans mas temos que fazer as coisas com base no mundo que temos, não no que queríamos que fosse.

Anônimo disse...

Incrível como essa pesquisa eleitoral revelam a realidade. Principalmente se for feita pelo DataFolha.

30 dias antes do pleito, João Dória estava com 6% e Celso Russomanno 25%

15 dias antes da eleições João Doria tinha 16% e o Celso 26%.

Não falem nada para o DataFolha, mas acho que João Dória foi eleito prefeito e logo no 1º turno.

Anônimo disse...

22:07, sim, eu vi e me inscrevi na pagina "Mulheres contra Bolsonaro". Só que também vi uma página antagônica intitulada "Mulheres COM Bolsonaro", criada bem mais recente que aquela, que estava com quase 100.000 inscritas ontem à noite, e crescendo. Não tem jeito, é uma guerra disputada palmo a palmo.

Anônimo disse...

Por acaso nos EUA crianças de 15 anos votam?

Ceci disse...

Anônimo das 09:40

pouco antes da eleição a DataFolha já tinha anunciado o Dória como provável vencedor no primeiro turno. Então não vem com essa de pesquisa errada.

http://g1.globo.com/sao-paulo/eleicoes/2016/noticia/2016/10/datafolha-votos-validos-doria-tem-44-russomanno-e-haddad-16-e-marta-14.html

Anônimo disse...

Em 13 dias o Mulheres contra Bolsonaro já passa de 1 milhão de seguidoras, é um fenômeno da internet.
Tem que ser meio louca ou totalmente sem noção pra votar nesse anormal.
E a passeata desse idiota feita pelo filho Flavioaqui em Copacabana no domingo passado ninguém fala, foi um fiasco, uns 50 ou 70 gatos pingados, eu vi, ninguém me contou. Mas a foto aérea do evento comprova o fiasco, rimos muito

Anônimo disse...

09:47, Trump perdeu pelo voto popular.

Anônimo disse...

Votar no PT ou Boulos não vai dar em nada, prefiro Ciro ou Marina, esses tem chances de quebrar o vô''mito'' no 2º turno. As chances do PT perder no 2º turno p/ o dito cujo, são maiores que ganhar. Correr o risco de ver o monstro ganhar apenas por militância partidária é bobagem. O PT que se reconstrua e procure se renovar, escolheu alguém do mesmo time para vice foi válido, mas muito tardio e a manobra do Lula candidato prejudicou mais que ajudou. Quem sabe num futuro não distante o PT volte como ua fênix, mas agora isso é praticamente impossível.

Anônimo disse...

Que dancinha bizarra foi aquela dos bolsominions? Vergonha alheia! Foi mais ridículo que a dancinha do golpe.

Anônimo disse...

Eu sou mulher. E me inscrevi no grupo do Face "Mulheres com Bolsonaro"! A surpresa será grande em Outubro!

Anônimo disse...

Aqui no Brasil o Bolsolixo e idolo de adolescentes que chamam o traste de mito

Anônimo disse...

Lider com 26 % e liderando rejeiçao

avasconsil disse...

Também acho que a vitória de Haddad facilitaria a vida de Bostonaro. O antipetismo não é forte no nordeste e no norte. Mas é, e muito, no sul e no centro-oeste. No sudeste é um pouco menos em Minas. Mas é fortíssimo em SP, no ES e no RJ, que vota muito em Bostonaro por ser seu berço político . Quanto ao Centrão odiar Kátia Abreu, o ódio é um antes e depois de um(a) candidato(a) ser eleito(a). Se a chapa dela com Ciro vencer, ela estará na situação, com os ministérios, cargos e verbas a que isso pode dar acesso . Os ruralistas e a bancada da bíblia não a hostilizam. Que Deus nos proteja da Família Bostonaro . Se o Bosta pai virar presidente, vai querer fazer um revezamento da presidência da república entre ele e os filhos . Quando perceberem que irão perder no voto, poderão apelar às forças armadas, os profissionais da violência, pra colocar ordem na anarquia, ou seja, não largarem o osso. Se isso acontecer, Lula terá tido uma boa dose de responsabilidade, pois ele preferiu arriscar colocar o país nas mãos da direita e da Família Bosta, a repartir o poder a influência sobre a centro-esquerda com um candidato mais viável que Haddad. Com o apoio de Lula dificilmente Ciro não iria pro 2o turno. Agora talvez não vá é, caso Haddad consiga ir, não acho difícil ele perder pra o candidato que tira suas forças do antipetismo e das facetas mais retrógradas do povo brasileiro .

Anônimo disse...

Sai fora, mascul. Se vc fosse mulher q vota em Bolsonaro, nem estaria aqui.

avasconsil disse...

Errei. Acho que a candidatura da Haddad facilita a vida do abominável. Torna mais fácil uma vitória dele. Ele acabou de levar uma facada nas costas do vice dele, que entrou com uma ação no TSE pra substituir Bostonaro, e antes não consultou nem o partido nem Bostonaro ou a família dele. Mourao, o Temer de Bolsonaro ...

Anônimo disse...

Concordo plenamente contigo. Aliás, feminismo fala sobre mulher, nascida mulher é oprimida por ser mulher desde o nascimento.
Trans tem o movimento Lgbt

Anônimo disse...

Forças Armadas=Profissionais da violência?

Cara Valentina disse...

"Liberals scream at sky on anniversary of Hillary's loss"

https://youtu.be/JnjBoNNIYLY

Anônimo disse...

Eu pensava em anular meu voto nestas eleições, mas mudei de idéia e votarei no Ciro, quanto a senadores, deputados federais e estaduais votarei em pessoas com histórico e vidas regressas íntegras, tem professores, profissionais da área de saúde , porém sei que é provável não ganharem, pois as pessoas trocam votos por favores aí não dá para reclamar dos políticos e ganha também quem tem dinheiro, puxa saco aos montes, empresas de fachada por trás ou familias tradicionais, ou seja, o pai, avô fazem ou faziam parte, exemplo é o ACM neto. Votarei no Ciro para presidente, embora não faça campanha para ganhar as eleições e sim tem até então mostrado propostas, menciona o caos econômico e o que pode se feito na gestão dele caso ganhe as eleições e o povo pouco dá atenção e fica com a guerra petralha X bolsominions. Caso o Haddad seja eleito a oposição contra ele com o congresso movido a interesses escusos, gananciosos o massacrará em 2019 e poderá ser deposto e acontecerá o mesmo com a Manuela caso consiga assumir devido sua inexperiência e fragilidade diante do caos proposital. Caso o Monstronaro assuma? O sentimento de perseguição, assédio será predominante , pois querem acabar tanto seus comparsas como seus seguidores, admiradores tão doentios quanto ele com tudo o que não pareça "normal " aos olhos deles. Estão a ameaçar, acuar nas mídias sociais, imagina caso o Mitolini deles ganhe as eleições o que será? Seremos uma mistura de Afeganistão com pano de fundo cristão com Arábia Saudita. E tem gente que diz, eu não sou petista, ok? Gostaria de arte alternativa? Gosta de rock com letras nada cristãs? Vai ao terreiro de candomblé, umbanda, casa de orações espiritas? Pode ser preparar para a caça aos que não seguem a massa amorfa.

sara disse...

Estou na duvida ciro gomes X haddad. Fala um pouco sobre eles em um post, por favor

Carol disse...

Lola, desculpa vir esvaziar suas esperanças, mas é tarde demais pro Haddad. Como você mesma disse, ele é quase um desconhecido pra boa parte do país e definitivamente não vai ganhar a confiança do povo no pouco tempo que lhe resta. Também há que se considerar a rejeição gigantesca ao PT, algo que não só pode como certamente vai aumentar as chances e os votos do Bolsonaro no segundo turno. Você ainda pode apoiar os candidatos deles para os outros cargos então por favor, pense melhor. Eu realmente não acho que tá valendo o risco.

Carol disse...

Sara, não sou a Lola, mas como escrevi no meu comentário anterior, acredito que o Haddad tenha menos chances contra o Bolsonaro no 2º turno. Não podemos subestimar os votos que ele já tem consolidados, somados ao crescimento nas pesquisas e ao ódio da população contra o PT. Se vale a minha opinião, eu escolheria o Ciro.

Anônimo disse...

A melhor opção contra aquele que não pode ser mencionado é Ciro Gomes. Muita gente mesmo votará na ultra direita para que o PT não se perpetue no poder. Tantos e tantos outros anularao o voto em um segundo turno entre Haddad e o deputado lá do Rio. Votar no PT, hoje, é entregar o país pra extrema direita. PT quase que perdia em 2014 com Lula solto e fazendo campanha pra Dilma desde o início. Em 2016, foi varrido das prefeituras. Não dá pra eleitores do PT reclamarem da vice do Ciro quando na verdade ele só a escolheu por culpa do PT que buscou isolar o Ciro Gomes. Muito provavelmente quem seria a/o vice do Ciro viria do PSB. Mas aí o PT, traindo Marília Arraes e o povo pernambucano resolveu abrir mão da candidatura do governo do Estado em troca do PSB não apoiar Ciro e isolar ele. Por Isso, ele teve que recorrer a uma vice do próprio partido. Vice essa que foi até expulsa do seu partido por ser fiel à Dilma. PT que tem um plano de poder, não de governo ao ficar se aliando a tantas e tantas pessoas que lá atrás chamou de golpista. Único voto útil da esquerda é em Ciro. Que massacra aquele que não pode ser mencionado no segundo turno. Que tem um plano de governo também consistente. PT e a esquerda erraram em 89, ao colocar Lula contra Collor (quando Brizola vencia Collor) e o resultado todos viram : derrota do PT e o que Collor fez. Não errem novamente. Nada contra o Haddad, mas não dá pra brincar e votar em um candidato que conseguiu perder até pra branco e nulo com Lula solto. Não dá pra brincar tendo esse antipetismo. PT no segundo turno é tudo que a extrema direita quer.

Miguel Rude disse...

Apesar de visto como o maluco que está em retiro esperitual, nosso zaratrustra tupiniquim tem muito a falar sobre o economista do bolso e as mudanças de posição do candidato a presidencia, que como foi falado "perderá o emprego" caso não seja eleito
https://www.facebook.com/osvanir.becker.3/videos/717421791925504/