quinta-feira, 6 de setembro de 2018

A DESTRUIÇÃO DO MUSEU NACIONAL, UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA

Estou indignada e triste com o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio. 
Foram milhões de peças valiosas, únicas, que se perderam para sempre. Penso também nos professores e pesquisadores que viram sua pesquisa de tantos anos ir embora de uma só vez.
É revoltante. E, com a PEC que congela repasse de recursos públicos durante vinte anos, quantas outras tragédias deste tipo iremos ver? Quanto mais do nosso passado virará cinza?
Os reaças não perderam tempo e espalharam toda sorte de fake news
Responsabilizam a esquerda pelo incêndio, inventam mil e uma teorias da conspiração. Responda com a verdade. São eles que são contra a arte e a favor do Estado mínimo. Nessas horas lembro do Tom Jobim: "Não quero fogo, quero água". 
Reproduzo aqui a nota de repúdio do Coletivo Graúna, um coletivo de professoras e professores de Fortaleza.

Nosso pesar diante do incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro -– tragédia que abalou profunda e irreparavelmente a memória da Ciência e da Cultura no Brasil -– nos move no esforço de fazer do luto a luta. 
Há décadas, gestores, pesquisadores e professores que trabalham na UFRJ e no Museu têm denunciado as precárias condições de conservação e manutenção dessa instituição que acabou de completar 200 anos de existência. 
A falta de um sistema de prevenção de incêndio era tomada como anúncio de uma tragédia iminente. O descaso dos sistemas de governança diante do nosso patrimônio histórico, artístico e cultural, agravou-se mais recentemente na cena do golpe que segue em curso, desde o qual as verbas destinadas ao Museu passaram a declinar ainda mais. A tragédia de hoje não pode ser tomada como acidente, mas como resultado criminoso do descaso de um Estado omisso e desinteressado, configurando-se uma violação do direito de uma Nação ao resguardo de sua memória. 
Agora em 2018, o Museu estava sem receber o repasse de verbas necessário e suficiente para uma manutenção segura. Isso já reflete o quadro do abismo para o qual o governo golpista nos empurra, com perdas intensificadas e insustentáveis nos campos da Saúde, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos, como efeito da Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, que autoriza o Governo a congelar por 20 anos os investimentos nesses setores. 
Em tal contexto, o que mais do nosso patrimônio tombará entre chamas? Nosso grito de dor e indignação neste momento não traz de volta 200 anos de história e um patrimônio perdido, onde se abrigavam peças museológicas e conhecimentos distribuídos em diferentes áreas das ciências: história, geografia, arqueologia, paleontologia, botânica, antropologia biológica e social, política, artes, dentre outras. 
Todavia, esse grito alerta para o fato da fragilidade em que se encontram nossas instituições de saber, cultura e memória. Em diferentes regiões do país, temos prédios tombados que por si representam uma memória a ser resguardada e são espaços de preservação e exposição de acervos importantíssimos da Cultura em nosso país, com exemplares de diversas regiões do mundo.  
Não podemos nos calar engasgados em nossas lágrimas. Que essa trágica lição nos mova a recusar o jogo político que, na chamada “ponte para o futuro”, inverte as prioridades sociais da Nação, servindo à acumulação privada e rentista, ao passo em que torna célere o desmonte de nossas conquistas históricas, culturais e sociais, aprofundando desigualdades e injustiças. 
Que sirva de lição também no sentido de nos ensinar e sensibilizar para valorizarmos mais nossos espaços de memória, nossa ancestralidade. Visitemos mais nossos museus e nossos acervos! Exerçamos também nossa responsabilidade educativa como cidadãos e cidadãs!

49 comentários:

Anônimo disse...

Desonestidade vemos por aqui. Tudo é culpa do governo "golpista", antes da Dilma sair da presidência o museu recebia todos os cuidados possíveis, sempre recebiam dinheiro, n é mesmo?
O país estava a mil maravilhas...
A cara de pau dos esquerdistas é impressionante!

Anônimo disse...

Um certo petista disse que se o Lula fosse preso, o Brasil iria queimar...

BLH

mh disse...

Recomendo a nota que analisa a tragédia do Museu Nacional e a tragédia das políticas do neoliberalismo brasileiro, de Renato Pinto Venâncio: "O Museu Nacional e a aritmética da barbárie".
https://www.academia.edu/37345752/O_Museu_Nacional_e_a_aritm%C3%A9tica_da_barb%C3%A1rie

Anônimo disse...

É triste, lamentável. Lembro quando criança eram feitas excursões escolares para o Museu do Ipiranga, de arte sacra, horto florestal, instituto Butantã e eu estudava em escola pública, as professoras e os professores nos incentivavam a ler os enunciados, placas, informações sobre cada peça, móvel, objeto, obra de arte. Isso quando eu residia em São Paulo, atualmente resido no oeste catarinense tem seis anos, mas quando morava em São Paulo, capital, sempre que sobrava tempo ia na Pinacoteca mesmo quando não tinha nenhuma exposição em homenagem a algum país como aconteceu com a Espanha e exposição de pinturas e esculturas de artistas espanhóis, tem o Centro Cultural do Banco do Brasil sempre com algum artista ou momento histórico a ser exposto, porém este tem verba da instituição financeira e o mesmo acontece com a Caixa Cultural e Itaú Cultural. Eu li com indignação comentários vindos até de educadores a mencionar a falta de necessidade de museus, bibliotecas, pois a biblioteca do Maranhão também sofreu um incêndio na mesma data do Museu Nacional no Rio de Janeiro, mas como isso por parte de quem leciona? É absurdo, pois deveriam incentivar, aguçar nas crianças o conhecimento pela nossa história, arte, literatura, mas não, fazem o contrário. Sem história, sem memória e sem educação.

Anônimo disse...

A maioria dessas tantas viúvas do museu que aparecem, nem davam valor de verdade.

Anônimo disse...

É realmente chocante a forma como os monumentos e o patrimônio cultural do país são tratados com descaso pelas autoridades.

É o momento para se rever os privilégios que a lei Rouanet oferece a uma elite de artistas, produtores, curadores etc para enriquecerem enquanto os museus, bibliotecas, monumentos e espaços culturais públicos estão apodrecendo.

Por que uma empresa como a Globo filmes pode captar milhões para produzir filmes comerciais?

Por que artistas consagrados recebem verdadeiras fortunas para realizar shows, dvds que serão vendidos?

Anônimo disse...

O que um museu representa?

Ele representa a história e por onde pisamos até hoje. Manter um museu é para quem respeita nossa herança histórica, um espaço de tradições, conservação e preservação,

Outros, entretanto, acham que a nossa história foi e é o que eles chamam de "materialismo histórico" e que se deve combate-la, ou até apaga-la. Que nossa herança historica é nefasta, é que o bom é pensar no "progressismo" e esquecer o que eles chamam de "cãoservadores" e "retrógrados". Ou seja: Tudo que um museu representa.





Anônimo disse...

Se o espirito que não me engane e se a minha memoria não falhou:

Em 2015, a chapa vencedora da eleições de 2014: Dilma/Temer cortaram do MEC mais de 7 bilhões de reais. E o piro, o lema da campanha era: Brasil, pátria educadora.

Isso é só um exemplo do distúrbio cognitivo do discurso da esquerda: Prega uma coisa e fazem outra.




Anônimo disse...

Espero que o atentado ao bolsolixo seja realmente armação do ''mito'', assim como espero que aquele troll no facebook comemorando o incêndio no museu, tbm seja armação. Estão espalhando que quem tentou matar o babaca era um militante do psol, pois tomara que seja fake news e que a esquerda não esteja envolvida nessa baixaria. Se não, pode ter certeza que é capaz desse babaca ganhar logo no 1º turno.

Anônimo disse...

Quanto comentário demente...

Sergio Amorearteemananaspalavras disse...

Como um profissional da segurança do trabalho estou em contato com um mundo de normas, procedimentos, instruções normativas, resoluções, portarias e notas técnicas. No entanto as legislações que possuem observância legal não são fiscalizadas, sendo notável o descompromisso de muitas empresas, órgãos e instituições com à vida humana e com as possíveis perdas materiais oriundas de um sinistro. Quanto ao atentado relacionado à Jair Bolsonaro acredito que tenha sido a esquerda que o atacou, falo isso sem partidarismo, pois o meu voto não é apequenado por um ideologia, que neste caso deve ser submetida ao que é melhor para o país, para o grande povo. Minha defesa é dedicada à humanidade, natureza, família. Minha noiva, e ao senhor de tudo, Deus.

Sergio Costa disse...

Um voto não deve ser apequenado por uma ideologia, reafirmo as minhas palavras. O Brasil está enfraquecido. A sua vida precisa de todos nós.

Anônimo disse...

Uma universidade que gasta quase seis mil reais por aluno(a), independente de qual graduação ele(a) esteja fazendo, não pode ter coragem de reclamar de falta de recursos. O que falta é gestão. O que falta é o povo brasileiro acordar pra necessidade de parar, hoje, de sustentar escola de graça pra rico. E não adianta falar de PEC de gastos para um problema que eu mesma comprovei cerca de 13 anos atrás, quando passei a frequentar os espaços universitários por conta de trabalho. Quando minha filha disse que queria estudar lá, fiz questão de levá-la para um tour e demonstrar meu ponto do porquê eu não permitiria isso. Literalmente paguei (e bem menos que seis mil reais por mês, diga-se de passagem) para ela não ficar inserida e exposta àquele ambiente.

Anônimo disse...

Compreendo que a ignorancia nao permita que veja a importancia do que foi perdido

Anônimo disse...

13:47 - ô sua mula, o bolçolixo é deputado federal pelo rio de janeiro há mais de 500 anos, o q esse idiota já fez pelo museu?

o museu, na época da dilma, recebia todos os cuidados possíveis e sempre recebia dinheiro SIM, otário

18:39 - o q os "cortes na educação" tem a ver com os investimentos com a CULTURA? seu paspalho - vá se desonesto assim na casa do bolçomerda, babaca

Na época da dilma, a ufrj (q cuida do museu) não passava dificuldades por causa de falta de verbas, quem retirou grosseiramente as verbas pra ufrj foi o temerda, seu animal

18:25 -kkkkk, agora deu, direitebinha câncervador de bosta querendo ensinar pra gente o q é "história", kkkkkkkkk

18:42 - foi armação sim, onde estava o sangue? Agora se realmente aconteceu (o q tenho dúvidas) a ideologia do bolçolixo fdessasalhou porcamente, pq até então ele defendia o uso irrestrito e indiscriminado de armas achando q isso protegeria as pessoas e q combateria a insegurança pública, é... não protegeu nem ele mesmo, trouxa - um bando de segurança armado e isso não foi capaz de defendê-lo de um ataque com faca, imagina se as armas fossem liberadas, ele já estaria assando no inferno à uma hora

Anônimo disse...

Museu é cãoservador e retrógrado? Então DRACARYS!!!!!!!!!

Anônimo disse...

08:14, desejo que vc e sua alma queimem no inferno eternamente.

Anônimo disse...

"o museu, na época da dilma, recebia todos os cuidados possíveis e sempre recebia dinheiro SIM, otário"

Só que não hem...Eu trabalho la perto e o Museu nacional estava caindo aos pedações há anos e anos.

Unknown disse...

Coloca seu nome no comentário. Te desafio,
Bradock da Internet. Comentário de ódio com alcunha de amônio é fácil.

Anônimo disse...

Lola, você viu o mascu que esfaqueou bolsonaro???

Anônimo disse...

Ui, olha como eu tô com medo. Pra começar eu não acredito em inferno. Mas se inferno existir quem vai queimar no inferno é você que deseja que uma pessoa queime no inferno. Eu dei DRACARYS no museu cãoservador, não em pessoas convervadoras seu animal, imundo. Se existir um inferno, no qual a sua cabeça delirante e limitada acredita, é você quem merece queimar dentro dele, seu imundo. Esses direitebas gostam de parecer os santos de Jesus, mas no seu interior são podres. Suas almas estão cheias de violencia, vingança e crueldade, como as dos fariseus. Basta ficarem anônimos que as máscaras caem e eles mostram quem são: lobos com pele de cordeiro.

E pra finalizar o DRACARYS foi o que foi: uma brincadeira que mentes doentias como a sua, anon psicopata, não conseguem entender. Eu não quero que museus queimem porque museus não tem nada a ver com consercadorismo babaca, retrocesso e gente retrógrada, estúpida e psicopata como você. Muitos dos que estão chorando pelo incêndio do museu são esquerdistas, tanto alunos como professores. Então cai fora daqui, com sua mente doentia psicopática. Aqui não é lugar para gente estupida, retrograda e paranoica como você.

Kasturba disse...

Sérgio, com todo o respeito...
Mas se você afirma que seu voto é dedicado ao senhor de tudo, Deus, ele é, sim, apequenado por uma ideologia (no caso, sua religião). Nosso Estado é laico (ou deveria ser).

Anônimo disse...

Seu desafio não foi aceito porque você não é nunca será adversário a altura, coisinha insignificante. Você nem sequer consegue entender a diferença de um comentário de ódio para uma brincadeira ou só se faz de idiota para dar vazão a seus impulsos agressivos e tentar 'desafiar' os outros pela internet.
Não fiz comentário de ódio, qualquer pessoa que tenha pelo menos dois neurônios, o que você não tem, teria percebido isso.
Uso a alcunha de anônimo sempre e jamais a usei para fazer comentários de ódio mas para não ser identificada por pessoas asquerosas como vc e os outros comentadores a quem já respondi. Gente que fala contra supostos comentários de ódio, mas que de fato fazem comentários de ódio. Gente que se faz de santa, mas não passa de lobo em pele de cordeiro. Não Leonardo, O Felino, eu não me identifico, para imbecis limitados, como vocês que nem capacidade para distinguir as coisas possuem. Não me identifico porque sei que interlocutores como vocês, que nem são dignos de serem chamados de interlocutores, não só não são confiáveis, como também são loucos e perigosos. Não me identifico porque tenho PRUDÊNCIA.
Não aceito 'desafios' (rsrsrs faz-me rir) de malucos.

Anônimo disse...

Respondo aos trolls direitebas no seu lugar, anon. Agora deu vontade

Anônimo disse...

"Amônio"? ? ? Q q é isso? AmôniA Sim, existe. Amônio é o marido da Amônia?

Anônimo disse...

Psol jah confirmou que o adelio foi militante do partido.... alem disso, alusoes à esquerda no facebook dele nao faltam...

Anônimo disse...

09:38 - vai ficar só desejando, otário, pq quem vai arder lá eternamente é vc e o bolçolixo, babaca

E realmente é muito engraçado, o cara q esbraveja falácias do tipo: "armas é solução" (sic) -ser dilacerado por uma faca mesmo tendo mil seguranças armados à disposição, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Sobre esse incidente com bolsolixo, tem várias coincidências estranhas que se encaixam perfeitamente em mais um bolsogolpe.

Anônimo disse...

Cabo Daciolo também foi

Anônimo disse...

"Em 5 de julho, Adelio esteve no .38 Clube e Escola de Tiro, o mesmo frequentado por Eduardo e Carlos Bolsonaro, filhos do parlamentar. Ele foi ao local apenas naquele dia e não é filiado à instituição. Qualquer pessoa pode frequentar o clube, mesmo sem estar no quadro de associados. O dono da escola de tiro é amigo da família Bolsonaro há anos. O agressor visitou a unidade de Florianópolis (SC), onde os filhos do presidenciável também faz aulas."

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/pol..

O esfaqueador frequentava o clube de tiro onde os filhos do Bolsonaro frequentam, há dois meses atrás.

Todo mundo já percebeu que são os filhos que manipulam a candidatura do Bolsonaro...

Unknown disse...

Texto gigante no blog, tentando corrigir meu português....
Coragem ZERO.
Pelo menos eu tenho coragem de me identificar, coisa que vc não tem, Bradock de Internet.
No final deve ser sustentado(a) pelo papai wrote paga a Internet e conta da faculdade.

Anônimo disse...

Parabéns por escolherem o novo presidente. O tiro saiu pela culatra, pessoas que não sabiam em quem votar vão votar no mito, vendo o desespero de certas pessoas para impedi-lo de ser presidente.
Ataque com cara de esquerdismo no meio. E como de praxe, a defesa covarde do meliante dizendo que foi Deus quem mandou e querendo fazer o cara se passar por louco.

Anônimo disse...

nem se tivesse levado um tiro o bozo se elegeria

Anônimo disse...

Não é fake news não, é militante do psol fazendo o de costume, atentar contra a democracia.

Será que quando atiraram na caravana do pt você disse que era armação também? Ou acusou a direita?

Hipocrisia pouca é bobagem.

Anônimo disse...

A louca dos comentários não decepciona...

Anônimo disse...

Ó lá ela...

Anônimo disse...

Esse tipo de gente que diz ''não ia votar no bozo, mas só por (qualquer bobagem) agora vou...'', mentiraaaa, essa gente sempre iria votar nele. Muito bolsominion que mentia que iria votar nulo ou branco (ou no alckmin) por vergonha, hj assumiu vez. Bozo não ganhou mais eleitores, alguns enrustidos apenas saíram do armário.

Anônimo disse...

...pq até então ele defendia o uso irrestrito e indiscriminado de armas achando q isso protegeria as pessoas e q combateria a insegurança pública, é não protegeu nem ele mesmo, trouxa - um bando de segurança armado e isso não foi capaz de defendê-lo de um ataque com faca... (sic)

Comento: Ser iluminado das 08:14, o ex-filiado do PSol só o esfaqueou porque sabia que naquele momento ele estava desarmado (apesar dele ter direito a portar uma arma de fogo).

Mesmo os seguranças estando armados, como você mesmo falou, o ex-filiado do PSol não levou nenhum merecido tiro. Isso só corroborar que uma arma é só uma arma.

Pessoas que apoiam Bolsonaro só pregam a violência e querem resolver tudo por meio dela. Engraçado é que o ex-filiado do PSol saiu ileso do meio daquela multidão. Uns tapas mal dados talvez, mas saiu ileso e foi algemado pela polícia e retirado da multidão.

Anônimo disse...

Esse anormal do Bolsonaro não pregava a violência, a pena de morte, misoginia,racismo?
Quem semeia vento colhe tempestade, está na Bíblia.
Recebeu o retorno do que ele mesmo prega
E foi a primeira vez que vi alguém ser atacado com faca e não ficar com sangue nas mãos, pelo corpo, etc
Se ele não tivessse sido atacado o foco das notícias a noite seria: Bolsonaro perde no segundo turno pra qualquer um.

Anônimo disse...

"Nosso Estado é laico (ou deveria ser)."

O anônimo das 11:45 como não somos um Estado laico? Nosso Estado defende ou proibi outras religiões?

Creio que você é ateu, assim como eu, mas laicidade não tem nada haver com o ateísmo.

Anônimo disse...

Lei Rouanet deveria ser só para esses casos. Infelizmente somos o país da esperteza.

Anônimo disse...

Não era só um museu. Era a casa onde viveram D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II. Uma vergonha inominável.

Anônimo disse...

"Sobre esse incidente com bolsolixo, tem várias coincidências estranhas que se encaixam perfeitamente em mais um bolsogolpe." Sherlock Holmes de 7 de setembro de 2018 13:40.

O ex-filiado do PSol estava desempregado, mas estava hospedado em um hotel em Juiz de Fora há mais de dez dias. Quem pagou pela hospedagem?

A policia descobriu um deposito de 350 mil na conta do ex-filiado do PSol durante a investigação. Foi o Bolsonaro quem depositou o dinheiro?

Uma mulher passou a faca para um rapaz e esse a repassou ao ex-filiado do PSOL. E tudo orquestrado pelo Bolsonaro?

Esse vê "nazistas" até debaixo da cama. Kkkkkkkk



Anônimo disse...

...o q os "cortes na educação" tem a ver com os investimentos com a CULTURA? seu paspalho - vá se desonesto assim na casa do bolçomerda, babaca

Na época da dilma, a ufrj (q cuida do museu) não passava dificuldades por causa de falta de verbas, quem retirou grosseiramente as verbas pra ufrj foi o temerda, seu animal"

Comento: Mais uma adestrada: Dilma cortou a verba da Educação e isso sim afetou o Museu Nacional. Afinal a UFRJ destina uma parte do dinheiro recebido para o manutenção do Museu Nacional.

Eis que de repente, só quando o vice-presidente eleito na chapa da Dilma (É 13. Confirma), estabelece um teto de gastos; a instalação elétrica do Museu de repente fica velha e oferecem risco de incêndio ? Os hidrantes ficam sem água e ...

Enquanto o mundo estiver girando, esse tipo de gente não deixará de ser tonta.

Anônimo disse...

16:52 - ô seu bosta

o bolçoanta estava desarmado, mas os 80 jagunços não estavam

prova CABAL de q arma NÃO PROTEGE E NEM RESOLVE PROBLEMAS DE SEGURANÇA PÚBLICA como o "ser iluminado" do bolçolixo (e vc) pensa

Isso só corrobora que uma arma não elimina a violência

e o maluco não é militante do psol, sua mula, ele FOI (F-O-I, no passado, sua anta) filiado ao partido, mas não era e muito menos "é" militante

Pelo contrário, ele é um dos seus: fanático evanjegue, câncervador, alucinado e treinado pela escolinha dos filhos do bolçovômito, panaca

Anônimo disse...

17:32- o corte da educação da dilma NÃO AFETOU as verbas recebidas pela UFRJ, sua mula, não adianta sofismar

A culpa é do temerda sim, e do bolçoanta tb, q aliás

"já foi esFAKEado, vou fazer mais o quê?" - diz o Museu Nacional

Anônimo disse...

Não houve tapas maldados. Os tapas foram bem dados e haveria linchamento de a polícia não tivesse protegido o agressor. Leia menos fakenews.

Anônimo disse...

E a verdade é que este homem não teve nem medo de polícia armada quanto mais ter medo de Bolsonaro armado? Esse episódio mostrou que está protegido por armas, seguranças e até coletes não protegem ninguém de nada.

Anônimo disse...

Eu li que o dinheiro usado na reforma do Maracanã manteria esse museu por 2.400 anos.