Desde a semana passada bastante gente tem me pedido pra escrever sobre a Maisa, jovem de 15 anos que desde criança aparece nos programas do Silvio Santos. Só que não estou acompanhando nada sobre ela.
Ontem Vanessa Cordeiro veio me contar mais um absurdo contra Maisa e eu pedi que ela escrevesse um guest post. E ela escreveu (obrigada, querida!). Vanessa é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em São José dos Campos, SP.
Há mais de uma semana, o Twitter vem comentando assiduamente o momento constrangedor que a estrela Maisa Silva (15 aninhos apenas) viveu durante uma edição do Programa Silvio Santos, exibido aos domingos pela SBT e comandado pelo dono da emissora, Silvio Santos.
Na edição que foi vinculada no dia 18 de junho, Maisa participou do quadro “Jogos das Três Pistas”, game que disputava contra o apresentador de telejornal Dudu Camargo.
Pra quem não está familiarizado com a peça: Dudu Camargo comanda todas as manhãs um jornal do SBT, mesmo tendo apenas 18 anos e NENHUMA formação jornalistica no currículo.
Durante o game, Silvio Santos decidiu perturbar Maisa insistindo na ideia de que a garota deveria namorar Dudu Camargo, já que, de acordo com Silvio, Dudu se trata de um rapaz “inteligente e falante”.
Mesmo vendo o desconforto da colega, Dudu decidiu dar continuidade às “brincadeiras”, fazendo piadas e “se jogando” para ela. Já Maisa (visivelmente constrangida) rebateu todas as insinuações de Silvio e as provocações de Dudu de forma firme e bastante clara, não dando abertura para qualquer interferência dos dois homens ali presentes na sua vida.
As respostas da garota e todo os momentos de seu desconforto podem ser lidos nessa matéria do Huffpost, que também acompanha o vídeo completo do game disponibilizado pelo próprio SBT.
Imediatamente após o programa, uma chuva de comentários sobre o posicionamento da Maisa em relação ao assédio moral (sim, assédio moral) circulou pelas redes sociais, sendo que em boa parte dos comentários as pessoas se mostraram favoráveis à forma como ela tratou toda a situação.
Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
É claro que no meio de tantos comentários de apoio, infelizmente Maisa (lembre-se, 15 anos) também encontrou quem a tachasse de arrogante por supostamente não aceitar ser vitima de uma “brincadeira” de dois homens, maiores de idade, num programa de auditório e transmitido em rede aberta… É, pois é…
Enfim… A repercussão foi tamanha que Maisa resolveu se pronunciar sobre o caso nas suas redes sociais (Instagram e Facebook), e deu um verdadeiro SHOW ao reafirmar seu posicionamento e ainda falar sobre a dificuldade da mulher de se posicionar contra essas situações, sem ser tachada de grossa ou a errada da história:
"Tô começando esse texto dizendo que eu não estou fazendo isso pq estou me sentindo pressionada, ou como se eu devesse explicações, e etc.
Estou fazendo pelas pessoas que têm carinho comigo e se preocupam com meu bem estar.
Minha apresentação no Programa Silvio Santos, do último domingo (18), está sendo motivo de questionamento e ataques nas redes sociais.
Isso é comum, pois vivemos em uma sociedade onde a mulher muitas vezes não tem voz e precisa lutar com situações constrangedoras e brincadeirinhas todos os dias.
Quando uma menina de 15 anos não aceita qualquer brincadeira ou comentário, e se posiciona, causa espanto. E muita gente se sente no lugar de tentar repreender tal atitude como se me conhecessem, ou se fossem meus pais.
Infelizmente as pessoas não conhecem os bastidores. Muito menos minha relação com o Silvio, e com outros colegas de trabalho.
Com certeza, uma parcela dos telespectadores gostariam que eu aceitasse tudo o que aconteceu no programa, como dançar com um rapaz mais velho (mesmo eu NÃO querendo), ou beijá-lo.
Estamos aqui para trazer reflexão: até quando as mulheres vão viver precisando aceitar tudo? Não é não!
Recebi muitas mensagens de apoio, pelo posicionamento e por não aceitar tudo em nome do entretenimento. Eu sou uma adolescente de 15 anos como qualquer outra, me posiciono com as causas necessárias, falo o que penso, sempre mantenho minha educação, tenho o direito de liberdade de expressão, de gostar ou não gostar, e nunca precisei ficar criticando as pessoas nas redes sociais para me sentir melhor.
Agradeço o apoio e compreensão do nosso público, espero que vcs tenham uma ótima noite, muita paz, respeito e menos ódio né?
Eu faço o que amo, pras pessoas que eu amo! Não vou mudar o meu jeito para agradar a ninguém… espero que vocês sempre sejam quem vocês são
Um beijo! Maisa"
Tudo poderia ter terminado ai, com essa resposta MAGNÍFICA da Maisa sobre o assunto, e com Dudu e Silvio cientes de que as atitudes dos dois foram completamente ridículas… mas não.
Toda essa situação que já era de um total absurdo, infelizmente, conseguiu ficar PIOR!
Dudu Camargo, claramente querendo se aproveitar de toda a repercussão do caso (ele confirmou isso durante outra entrevista que fez, mas na Rádio Jovem Pan), decidiu dar continuidade indo até o programa da pessoa que justamente é conhecida por se aproveitar de casos “bombásticos”, com muito sensacionalismo: Sonia Abrão.
No programa de Sonia Abrão que foi ao ar dia 22 de junho (quatro dias após o ocorrido) pela Rede TV, Dudu afirmou que durante o game de Silvio, depois da Maisa comentar sobre a voz dele, Dudu convidou a menina para “dormir uma noite com ele”. A cena, de acordo com ele, foi cortada do programa de Silvio.
A descrição da entrevista do moço a Sonia Abrão pode ser lida neste post do Huffpost e o vídeo dele dizendo que chamou Maisa para dormir com ele, pode ser visto nesse post da própria Maisa no Twitter.
Se não bastava ter assediado moralmente uma adolescente em um programa de TV, Dudu confirmou ainda que a assediou sexualmente!
O assédio sexual pode ser definido como avanços de caráter sexual, não aceitáveis e não requeridos, favores sexuais ou contatos verbais ou físicos que criam uma atmosfera ofensiva e hostil. Pode também ser visto como uma forma de violência contra mulheres ou homens e também como tratamento discriminatório.
O SBT — sabendo disso — ainda editou e excluiu a cena, se omitindo em tomar providencias sobre os fatos.
E pior: na tarde de ontem, em uma matéria publicada pelo jornal Estadão, o jornalista Gabriel Perline afirmou que durante a gravação do “Programa Silvio Santos” que irá ao ar no próximo domingo (dia 02/07), Silvio Santos sabendo de toda repercussão do caso e querendo se aproveitar disso, promoveu um novo encontro entre Maisa e Dudu.
Neste novo encontro, de acordo com o jornalista, Silvio voltou a se intrometer e fez comentários que desagradaram a menina. Ela começou a chorar no palco, e Silvio — vendo a cena — continuou com o discurso.
Maisa, segundo a fonte do jornalista, saiu do palco chorando e não voltou mais à gravação.
Essa postura do Silvio só comprovou e deixou claro o quanto o SBT não se importou com o assédio moral e sexual que a garota sofreu, e ainda tentou realizar um encontro entre o rapaz que a assediou e utilizou a imagem dela pra se promover, com o único intuito de garantir audiência e comentários sobre o programa na internet.
Utilizar-se de um ocorrido desagradável e criminoso (assédio é crime) contra uma CRIANÇA (de novo, Maisa tem 15 anos) para se promover e promover um programa é no minimo asqueroso.
Eu espero — sinceramente — que a família da garota não aceite isso e tome providencias LEGAIS sobre todo o ocorrido!
Além da sororidade que tenho por ela (mulheres, uni-vos!), ainda tenho um carinho especial por tê-la acompanho desde pequena. Ela nasceu na mesma cidade que eu e por isso sempre prestei atenção nela.
Vê-la sofrendo esse tipo de assédio, ser constrangida e utilizada pra promoção, e ainda não vendo nenhuma ação responsável de um adulto para protegê-la, é angustiante e doloroso.
Maisa há muito tempo vem se mostrado uma garota de personalidade forte e que apesar de nova, com opiniões até então espontâneas, seguras e consistentes.
Estar nesse tipo de situação e ambiente, sem que pessoas ao seu redor (e não só pessoas na internet) a apoiem, pode prejudicar o desenvolvimento dela como pessoa, como cidadã, como MULHER.
Espero que medidas sejam tomadas e os responsáveis por causar esse estresse a ela sejam responsabilizados e punidos.
Nem uma menina maravilhosa como essa e nem NENHUMA mulher merece passar por isso!
#EstamosComVoceMaisa
UPDATE em 6/7/17: Continua muito feio o negócio. Dudu parece que vai ganhar um programa. Tudo parece que pode ter sido armado (sem consultar Maísa) para disfarçar que Dudu é gay. Misoginia para encobrir homossexualidade, a gente já viu isso. A produtora que ousou confortar Maísa foi demitida. Tem um bom resumo aqui: