quinta-feira, 17 de setembro de 2015

GUEST POST: DINHEIRO, BALADA E MULHER - O QUE O SERTANEJO UNIVERSITÁRIO DIZ SOBRE O FEMININO

O texto a seguir é de autoria da Mila, jornalista e comentarista frequente no blog, que já escreveu um outro guest post, também ótimo:

Antes de tudo, aviso às leitoras e leitores que não se trata de um post para proibir ninguém de ouvir e gostar de sertanejo universitário, apenas de fazer com que as pessoas comecem a pensar sobre os discursos que permeiam a mídia e a cultura brasileira e as músicas que ouvimos (gostando ou não).
Também não negaremos que a presença e a representação feminina em outros gêneros musicais não é problemática: no funk, no pop, no metal (gênero que eu mais escuto), na MPB. Todos mereceriam um post à parte. 
Escolhi falar do sertanejo universitário por ser uma vertente musical nova (anos 2000) que está amplamente presente nas rádios, na televisão, nas ruas. O sertanejo é um dos estilos musicais mais presentes entre os jovens no meio urbano. Já é o objeto de estudos acadêmicos tanto na parte de música, como de fenômeno de marketing, de cultura e de gênero.
Um dos motivos para apelo popular é a presença de artistas e públicos mais jovens, comparados ao público sertanejo romântico dos anos 80 e 90. Como utiliza elementos do rock, do pop e do axé, conseguiu romper os nichos tradicionais. Uma das estratégias de marketing também aposta na sexualização dos cantores. Transformá-los em sex symbols e marcar a performance pela sensualidade também é um dos atrativos para o público. Porém, existem exceções, nas quais os cantores fora do padrão de beleza também conseguem fazer sucesso. 
Uma das primeiras abordagens de gênero em relação à música sertaneja que tive foi numa aula de análise e opinião. O grupo de alunos analisou a música “Camaro Amarelo” (Munhoz e Mariano), que era o hit do momento. 
Eles apontaram um monte de coisas que muita gente tinha passado batido, como por exemplo, que o eu lírico da música ficou feliz com a herança do “velho” por resolver seus problemas com mulher, pois ele pôde comprar um carro de luxo e “escolher” mulher. Então, comecei a notar que o sertanejo universitário gira em três eixos principais: mulher, balada e dinheiro. Inclusive, já há estudos acadêmicos abordando esses três temas.
O dinheiro costuma aparecer no topo desses três eixos, simbolizando destaque e status, chamariz de mulheres e bens de consumo. Se “quem não tem dinheiro é primo primeiro de um cachorro” (“Vem Ni Mim Dodge Ram”, de Israel Novais) é claro  que quem não tem, não “pega mulher”. Nesta música, o personagem conta que conseguiu sucesso com as mulheres depois de adquirir uma Dodge Ram e uma Focker 280, pois a “mulherada ficou louca”. 
História parecida também foi contada em “Camaro Amarelo”, vingança à mulher que o esnobava. De posse de um carro de luxo, o sujeito agora está “doce igual caramelo”.
Mesmo quando o eu lírico da música não tem bens materiais, principalmente carro, exalta-se a capacidade dele de pegar mulheres. Em “Fiorino” (Gabriel Gava), há esse reforço de atrair mulheres mesmo com um carro popular. 
Já em “Lê Lê Lê” (João Neto e Frederico), o sujeito com o “cartão bloqueado”, “limite estourado” e que “não tem carro, tô de carona”, mesmo assim diz que pode fazer o “lê, lê, lê”, uma onomatopeia para atos sexuais.
O dinheiro também significa ir a festas boas e consumir bebidas caras. A balada funciona como meio de afogar as mágoas pegando mulheres ou como lugar fácil para pegação. “Balada”, de Gusttavo Lima, diz que “as mina pira quando a gente chega na balada, fazendo rodinha com copinho de cachaça”. 
A expressão “as mina pira” também é usada na música “As Mina Pira” de Fernando e Sorocaba para se referir a uma festa no “apê do Guarujá” onde as mulheres vão beber e daí vai ficar “fácil de pegar”. 
É constante aparecer situações em que o sujeito vai para a balada como forma de esquecer um relacionamento e se gaba de estar rodeado de mulheres. Em “Beijo me Liga” (Michel Teló), o cara diz que a mulher o esnobou e que agora ele está curtindo a noite. 
Mas o foco não é conquista amorosa como na geração anterior do sertanejo, marcada pelo romantismo e a “dor de cotovelo”. É uma conquista sexual, conforme as onomatopeias e expressões usadas para isso: “Eu quero tchu, eu quero tchá” (João Lucas e Marcelo), "Bará, Berê" (Cristiano Araújo), ou "Lê Lê Lê". 
Em “Chora, me liga” (João Bosco e Vinícius), ressalta-se que o personagem não quer se apaixonar e sim ficar. No entanto, a mulher com quem ele fica se apaixona e chora e implora por seu beijo de novo. 
Em “Dez Mandamentos do Amor” (Eduardo Costa), o personagem da música lista dez mandamentos para “conquistar uma mulher”. Porém, é revelado no final da música que a intenção é apenas sexual, pois ele promete ligar no dia seguinte e deixa a moça esperar.
Divulgação de shows sertanejos
“Mulher”, no sertanejo universitário, também é um conceito restrito. As mulheres objetificadas nas letras estão dentro dos padrões de beleza, conforme podemos ver nos videoclipes sertanejos. Em “Turbinada” (Zé Ricardo e Thiago) a mulher é gostosa por ter seios e bunda avantajados. Já em “Balada Boa” (Munhoz e Mariano), um dos homens, depois de uma noite de balada, acorda ao lado de uma mulher feia e demonstra arrependimento por ter bebido demais.
Há autores que acreditam que consumo, sexo e mulher estão ligados à mudança de contexto social da classe média C. No entanto, é possível ver que o ser humano, mulher, é mais um objeto de ostentação, na mesma categoria que carros, bebidas ou apartamentos. A mulher, assim como em outros gêneros musicais ligados ao conceito de “ostentação” (funk ostentação, alguns tipos de forró estilizado, sertanejo universitário) não está no papel de sujeito e sim no de seguidora.
Há a repetição exagerada e homogênea de velhos preconceitos e paradigmas que não mais condizem com a mulher atual, ou pelo menos com a mulher que trabalha e é independente. Repete-se o conceito de mulher-objeto, fútil, interesseira, que se atrai facilmente por carros ou dinheiro. A mensagem é que o homem que tem recursos materiais pode pagar por essas mulheres e descartá-las, afinal, elas não passam de um produto a ser consumido.

258 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 258 de 258
Anônimo disse...

Verdade seja dita, com dinheiro a conquista amorosa fica bem mais fácil, seja o alvo da paquera interesseiro ou não.

Anônimo disse...

A discussão é interessante, gostei muito dos comentários da Roxy Carmichael e da Mila. Adoro ler sobre o assunto e sobre questões raciais e feministas na mídia e na cultura.
O chato que, como na maioria dos assuntos postados aqui, a discussão acaba debandando pra questão de sexo e quem pode escolher quem e só fica nisso. Pela caixa de comentários daqui às vezes dá a impressão que o feminismo só gira em torno disso.
Enquanto é completamente compreensível que essas discussões aconteçam, até porque é a área onde o machismo é mais explícito e porque sempre vem mascu puxar esses assuntos, eu acho que essa conversa já deu o que tinha que dar faz tempo.
Eu posso até estar falando isso porque, como assexual esse é todo um universo no qual eu não me sinto inserida, mas eu acho que não existe mais necessidade de ficar tentando desenhar pra homem que mulheres tem direito de escolha.

Anônimo disse...

"Não vejo diferenças entre os comportamentos de ambos os sexos, se fossemos observar como a maioria das pessoas se comportam." Muito bem colocado, mas gostaria de chamar atenção para o fato de que a mulher, mesmo que lotando shows desses escrotos e fazendo de tudo pra conseguir uma vaga no camaro deles, são por essência inofensivas aos homens: não existe desrespeito da parte delas para com eles, no máximo podemos dizer que elas são idiotas e perdem a oportunidade de ter pessoas legais ao lado delas. Basicamente, continuam na situação de oprimido ( e por vezes opressoras de outras mulheres) e de objeto. Não acho que a ideia do texto é vitimizar essas mulheres, mas chamar atenção para a misoginia do estilo "musical". Até porque, a mulher sempre foi responsabilizada pelo próprio comportamento e pelo do homem também. Já chega, né?

Dan

Unknown disse...

Eu acho que tem uma questão cultural aí.
Há pessoas com os mais variados níveis de exigência. Para cada produto tem um mercado - e vice-versa.
Quem consome sertanejo tem um nível de exigência muito - mas muito - baixo. Com relação a tudo: a qualidade da música, a qualidade das baladas, a qualidade das pessoas que frequentam essa balada, com o nível de respeito que acha que merece e que precisa ter com os demais. De forma que esse sucesso todo é só a ponta do iceberg de uma decadência cultural.

Uma comparação, pra exemplificar:
Amor e ódio por Fernando e Sorocaba: "Você finge que me odeia mas no fundo paga pau"
Amor e ódio pelos Paralamas do Sucesso: "Às vezes te odeio por quase um segundo, depois te amo mais"
Perceberam a diferença?
Então, façamos nossas escolhas.

Carol Pirlo disse...

Excelente análise. Sempre me veio à cabeça como essas músicas são misóginas. Essa "Dez Mandamentos do Amor" deveria se chamar Dez mandamentos do amor para enganar uma mulher. Fiquei com nojo só de ler a letra. O cara passa a música inteira dizendo como pode enganar uma mulher, ridículo. Aqui em Campinas esse tipo de música bomba entre os jovens da classe média, ou seja, não é só pobre sem instrução que tá ouvindo isso aí.

Mas todos esses comportamentos descritos não são exatamente novos né, há uma insistência masculina em achar que mulher só gosta de dinheiro. Também há uma sexualização exacerbada, parece que tudo é voltado para o sexo, que só o sexo importa. É como se fossem animais eternamente no cio.

B. disse...

"- A maioria dos putanheiros são casados. Sabe aquelas meninas "burras, gostosas e castas" que eles pegam para casar e criar os filhos? Eles traem com as inteligentes, autênticas e charmosas prostitutas."


Que bonitinha, e deve ser o mesmo tipo de feminista que fala em "sororidade" né?
Não, o bom mesmo é ser prostituta do que ser "trouxa que fica lavando e passando em casa", né? Quem mandou não ser empoderada e poderosa como a prostituta né? Afinal, o novo poder é o "poder da pussy", como diria a Valesca Popozuda que tanto idolatram... (ironia)

Anônimo disse...

"Eu que pergunto em que mundo vive.
Olha, a maioria das mulheres do meu círculo trabalham e/ou estudam. Mas conheci MUITAS que mesmo trabalhando queriam homem rico pra PODER PARAR DE TRABALHAR e viver no "bem bom".

Depois quando falo em "santificação de mulheres", não sabem do que falo. Esse comentário ilustra."

A maioria das mulheres do meu mundo (classe média baixa, periferia) trabalha, se sustenta, sustenta os filhos, faz supletivo à noite, estuda pra concurso, estuda pro ENEM, faz faculdade e rala 24hs para ter uma vida melhor, faz bico, fica na fila de madrugada para tentar uma vaga na creche pro filho. Elas não têm tempo para ficar pensando em marido rico e nem estão no círculo social deles para pensar em dar golpe em um. Afinal, parem de viver no mundo da Disney em que plebeias casam com príncipes, pq a realidade é que dificilmente as pessoas se relacionam com outras que não sejam próximas de suas classes financeiras ou educacionais. No meu mundo, as minas da perifa empoderam umas às outras.
Depois quando falo em "feminismo branco de classe média alta", não sabem do que falo. Esse comentário ilustra.

Carol Pirlo disse...

B, acho que esse comentário aí foi de homem. Eles falam tanto quanto as prostitutas são inteligentes e charmosas, mas no fundo tratam como lixo. Eles gostam de falar que fazem com elas as coisas que não fazem com esposas e namoradas, literalmente separando as putas das santas.
São tão hipócritas que não conheço um que ficaria de boa se a esposa ou namorada fosse prostituta. Apresentar pra família ninguém quer né?

Anônimo disse...

Vai se foder. O cara falou a verdade.... e vc acha mesmo q esses sertanejinhis nao pega puta tambem.

B. disse...

"Depois quando falo em "feminismo branco de classe média alta", não sabem do que falo. Esse comentário ilustra."

Querido/a anonimo/a, eu sou de classe média baixa, não presuma que sou rica...to bem longe disso! rsr o que falei são coisas que vi e ouvi. Respeito a sua vivência e gostaria que respeitasse a minha. Acredito que na sua vivência você veja e conheça mulheres que batalham e não tem tempo p/golpes do baú. Como disse no meu comentário que você colou, a maioria das mulheres do meu círculo são parecidas com as que você citou: batalhadoras.
Eu só acrescentei que TAMBÉM existiam aquelas que trabalhavam e ralava, e queriam logo um rico para sustenta-las, uma delas era pobre e negra, e fazia faculdade...

Anônimo disse...

Liga não mano, a maioria desses artistas ai pegam GP. E me diz qual hipocrita q te xingou não casaria sem pensar com eles.

Anônimo disse...

Liga não mano, a maioria desses artistas ai pegam GP. E me diz qual hipocrita q te xingou não casaria sem pensar com eles.

Anônimo disse...

Dan - Nunca,jamais visualizei uma mulher como oprimida por homens!! Muito menos inofensiva! Os dois estão em pé de igualdade, principalmente com relação aos relacionamentos.. Homens e Mulheres podem trair, sacanear, brigar, se vingar, se machucar, etc! A mulher só pode oprimir outra mulher, e nunca um homem? Vale ressaltar que as musicas citadas tambem tem um tom comico! Repare em uma musica citada: "Já não faz muito tempo,Que eu andava a pé, não pegava nem gripe muito menos mulher,Só pegava poeira não olhavam pra mim.Um dia eu decidi: eu vou sair daqui"
Isso não é um homem poderoso e vitorioso!! É um homem rejeitado!
"Quem não tem dinheiro é primo primeiro de um cachorro, O trem era tão feio que nem sobrava osso pra mim"
Um verdadeiro coitado.. Masss algo mudou e ele começou a ficar com mais mulheres! Rsrsrsrs - O que mudou? Talvez o mesmo que leva o neymar , um jogador de futebol qualquer, o velho maroni, e muitos outros que conseguem um dinheirinho ou fama serem valorizados!! Isso não é um discurso generalista ou misogino, pois isso de fato existe! Existe uma base comportamental para isso!! Não estou afirmando que mulheres no geral agem assim, muito pelo contrario.. Mas que ambos os gêneros tem condutas e escolhas que podem levar a essas inferências burras! Não é toda mulher que só se preocupa com dinheiro , e não é todo homem que se preocupa com beleza.. São esteriótipos que acabam se generalizando! Acho que as generalizações de fato não são corretas.. Abraços V

Anônimo disse...

B.

Sem problemas. Mas é que meu comentário foi direcionado aos mascus que vêm aqui chorar pq mulher não pega homem sem carro, sem dinheiro. Eu gosto de pensar que as mulheres são um pouco mais diversas que alpinistas sociais, caso o contrário, não teríamos tantas estudando ou trabalhando. E se você é de classe média baixa, sabe que essas que sonham com marido rico são deslumbradas pelo consumo que uma hora ou outra vão cair na real que não existe o príncipe encantado. Onde uma mina de periferia vai conhecer o homem rico e serão felizes para sempre? Isso só rola na novela. A realidade é que as pessoas costumam se relacionar mais ou menos com quem pertence ao seu círculo social. Só que me cansa quando o feminismo pega o discurso dos mascus e coloca isso como verdade. Pessoas interesseiras - homens e mulheres - são exceções.

As subcelebridades estão aí para provar que há sim mulheres interesseiras, que fazem de tudo pelo dinheiro e fama, assim como homens. Mas pq ninguém fala dos homens interesseiros?

Anônimo disse...

Achei um pouco pesada a colocação do "feminismo branco"..Não existe a possibilidade de planejar a família, não ter tantos filhos que geram despesas, dividir despesas com outros adultos que trabalham, cortar alguns gastos provisoriamente até se estruturar, adiar planos , etc? - (uma casa com dois casais que dividem despesas, ou com 5 pessoas que trabalham, dividem despesas, tem regras de convivência e etc.. Não existe margem para prosperar? Note que o custo de vida varia muito conforme a cidade!Nos grandes centros você paga muito caro mesmo..SP ,RIO , são cidades caras!Mas existem as cidades baratas, e com boa organização do orçamento, poupando,dividindo despesas e etc, alem da casa ter mais conforto, os custos são reduzidos exponencialmente!! Dois beliches não são ideais, mas permitem gerir uma organização melhor, assim como uma melhor gestão do orçamento da casa.. Ou não? Se dois beliches não forem suficientes, talvez 3?) Ter uma fonte de renda(1 salario) e dois filhos pode ser uma situação complexa(no minimo)! Eu conheço a realidade.. Mas isso é decorrência de alguns tropeços na organização também. Eu sou a prova que é possivel mudar essa realidade! Sair da pobreza e melhorar!!! Mas tem que fazer alguns sacrificios! As vezes nascemos já pobres, e não temos culpa disso..(talvez nossos pais tivessem que ter planejado melhor a situação! Por mais que tenhamos amor por eles.. precisamos reconhecer!), depender de politicos para suprir as necessidades de crianças é má idéia!!

Anônimo disse...

Existem muitos homens interesseiros tambem!! As vezes se relacionam com mulheres mais maduras que bancam as contas!! Isso existe tambem.. Nada justifica! Talvez a diferença geral na percepção seja que homens futeis procuram beleza, e mulheres futeis dinheiro!! Mais o inverso acontece.. Homens procurando dinheiro e mulheres beleza! O que é Macu??

Carol Pirlo disse...

V, o problema ocorre quando as pessoas começam a incorporar esse comportamento. Uma coisa é dizer nas músicas, outra é agir assim. Aqui em Campinas, a galera começa a viver esse espírito do sertanejo universitário. Isso é natural, afinal música também tem a ver com estilo de vida (vide o movimento punk, os Little Monsters, o samba). O que é preocupante é quando as pessoas passam a assimilar isto como música. Elas veem o Gusttavo Lima dizendo que pegou 26 numa noite e poxa, "o cara é estiloso, tem grana, olha as minas que ele tá pegando". Todo mundo quer ostentar, acham que tendo carrão, descendo combo na balada eles vão ganhar as mulheres bombadas que tanto querem.
As pessoas estão resumindo suas vidas à ostentação e sexo.

Anônimo disse...

11:13

Vc e outras aqui sempre vem com essa de "a maioria das mulheres que conheço", que provavelmente é um numero ridículo perto das milhões de pessoas que vc n conhece e tentam usar esse argumento para provar q estão falando a verdade.
Eu moro numa comunidade e assim como tem mulher que trabalha, tem aquelas que só correm atrás de homem para serem sustentadas. E isso deve acontecer em qualquer classe, mas n tenho como dizer a porcentagem de quem trabalha ou é interesseira, já q n conheço o mundo inteiro.

Anônimo disse...

13:21 conheço esse discurso do planejamento financeiro. É típico dos jornalistas econômicos da Globo que dizem que as pessoas não tem dinheiro pq não poupam e gastam mais do que têm. Isso aí é mais comum na classe média que adora ostentar sem ter.
Não tem emprego? Muda pra outra cidade, longe dos familiares que não podem te auxiliar em caso de necessidade. Colega, vc só esqueceu que já tem família amontoada em um cômodo, que tá pagando passagem absurda, comendo o básico, comprando fiado pq o filho tá passando fome. Poxa gente, depois quando a gente fala de feminismo branco e de classe média é pegar pesado, é dar piti.

Anônimo disse...

13:42 O que eu falei: Mulheres trabalham e estudam. Interesseiras são exceção. Mas já que é mentira, e meu argumento é inválido, então os mascus estão certos. Mulher é interesseira e honestas são a exceção. Muito legal feminismo que mantém status quo.

Anônimo disse...

Carol, concordo em partes!! Se o cara gasta os tufos de dinheiro em 3 ou 4 fim de semanas, e não consegue nenhuma mulher assim, vai tomar um prejuízo gigante e parar de besteira e graça!! Já cansei de consolar amigo(homem sim) por ter sido traído, sacaneado, etc.. Isso não é uma coisa de gênero!! Mas todos sem exceção escolheram e agiram de maneira um pouco burra.. Valorizaram beleza e coisas superficiais!! Temos um tópico de uma garota que viajaria até a frança para agradar o EX!! Ele tratou ela de maneira evidentemente desrespeitosa! Ela não queria contar a verdade pois já conhecia a figura.. O texto deixa claro isso! As pessoas que ficam um tempo juntos, podem se conhecer.. Um cara que fala o que ele disse pra ela , e age da forma como agiu dificilmente ocultaria essa faceta por tanto tempo!! As vezes as pessoas valorizam beleza, grana e etc.. Esquecem o afeto, caráter ,respeito, confiança e outros aspectos! Terminam chorando!! Tanto homens, quanto mulheres.. Homens não são pedras invulneraveis..rsrsrsrs Tem que mudar os comportamentos de massa!!

Anônimo disse...

Não é papo de jornalista econômico não! Precisa ter renda familiar acima do orçamento!! Existe locação de quartos e muitas opções! Se tiver familia constituida foi uma opção e escolha, e só consegui sair da pobreza assim.. Ajuda muito poupar,economizar, fazer esses "esquemas de jornalistas economicos"! Funciona!!! Mas são as opções.. Não precisa acreditar que é possivel gastar menos que ganha, ou que da pra acumular dinheiro se não quiser!! Cada um tem as suas crenças! Tem pessoas que moram em estilo "republica" fora de SP, gastam menos de 300 reais, com todas as despesas inclusas, incluindo alimentos e etc para morar.. Dependendo de quanto você ganha, vai crescendo ne.. Mais não precisa acreditar, apesar de ser matematico! A coisa varia de situação.. As vezes as pessoas estão enrroscadas com mil contas, financiamento, fatura, filhos, desejos, não querem abrir mão de nada, fazer uma mudança de cidade por conta de mil fatores e etc.. Dai é esperar pelo milagre!! Pra mim ,pra viver precisa de salario e renda, se necessário junta com mais gente! (Renda - Despesas) ... Ninguem ta chamando ninguem de vagabundo que não trabalha, ou dependente e blablabla.. Mas discordo fortemente de não ter jeito! Eu sei que tem

Carol Pirlo disse...

Mas então anônimo, aí é que tá. Ao homem tem uma obrigação (a de provedor) de ter dinheiro, status (aí a gente coloca carrão, grana pra balada etc). Esses dias, me peguei desconstruindo esse discurso em um amigo meu da mesma idade (17). Ele tava se sentindo pra baixo pq chamou uma guria para sair e ele não tinha carro.
Eu: WTF? Vc tem 17 anos, não pode nem ter carro legalmente!
Ele: "Só queria impressionar a menina, ela vai achar que eu sou pé rapado".

Somos adolescentes. Jamais esperaríamos sair com alguém da nossa idade que fosse nos levar pra jantar, sei lá, no Fasano. A menina sabe que ele tem nem idade pra carteira tem, se topou sair com ele, vai sair independente de carro e dinheiro. Então já pensou que os homens se auto colocam essa regra estúpida sem nem perguntar o que as meninas acham?

Anônimos, já pararam para pensar que no fundo estão falando a mesma coisa? Todo mundo está falando que utilitaristas existem, e que isso independe de gênero. Sei que tem gente que odeia a "santificação de mulheres", mas meu entendimento é de que a moça pode estar aparentemente se aproveitando da estrutura patriarcal para se dar bem. Aparentemente pq elas são descartáveis para os machistas, mais um objeto como diz no texto. Eles vão usar essas garotas interesseiras até elas ficarem velhas e depois trocam por mais novas. Esse sistema sim, oprime um gênero (o feminino) como um todo.

Anônimo disse...

Carol- Esse machismo besta de homem provedor está com os dias contados! A realidade econômica inclusive não permite mais isso!! Com toda a certeza, para uma vida a dois o ideal é ter uma mulher independente que trabalhe e colabore. Inclusive isso trás mais recursos para trazer bem estar a um casal por exemplo!! O seu amigo é jovem, deve estar gostando D+ da garota e quer agradar! Parecer mais rico,mais bonito, mais forte,mais velho ou qualquer qualidade que ele pense ser importante, pode ajudar na insegurança dele.. No mas, a maioria dos homens aprendem apanhando algumas coisas, e ele com certeza quebraria a cara. Você foi muito mais sensata que ele!! Realmente não vejo a opressão masculina neste caso.. só se você oprimiu ele com sua inteligencia né;porque parecer algo que não é para agradar os outros, raramente funciona,principalmente a longo prazo.
Não sei o nome da outra garota que falou sobre macus vs não macus, nós contra eles e etc.. Respeito sua posição! Eu acho mesmo que existe uma futilidade por parte dos dois gêneros em alguns aspectos, mas as generalizações são incorretas! Não da pra afirmar como a maioria ou minoria age, pois não temos dados, somente percepções; mas que se os comportamentos fúteis minorassem, essas lendas urbanas iriam perdendo força!(De que a maioria dos homens só ve beleza e sexo, e a maioria das mulheres dinheiro, conforto e bens).. E ser pobre e sair da pobreza não é moleza e nem fácil, e não é gastando, se endividando ,vivendo ou sobrevivendo ,esperando governos ,sociedade, socorro e etc, que se resolve ,na maioria das vezes esta realidade!! É dureza.. Então mesmo sendo um conselhinho de jornalista economico da rede globo, e ser muito passivel de ironia, ainda acho mais útil que fazer o oposto do que este conselho prega! Se for pobre e não poupar , não sacrificar, a realidade vai ser ainda mais difícil! Não tem mágica na dura realidade.. Palavra de quem já esteve lá; mas crenças cada um tem a sua, e a vida também (cada um que viva da forma que achar melhor)

Anônimo disse...

Esses últimos comentários foram do V! Rsrrssr

Anônimo disse...

Carol- Você já pensou que as mulheres mais jovens são extremamente concorridas e o excesso de competição e escassez delas podem afetar homens no geral de maneira negativa??Não é só alegria de trocar por mais jovem não..rsrsrs Isso é superestimar muito a situação do homem! Não tem mulher jovem para todos os homens!! Os que sobrarem tem que optar por mulheres mais velhas que estão solteiras porque podem ter sido abandonadas, como no exemplo citado por você! As mulheres mais velhas não estão fadadas a ficarem sozinhas ou oprimidas..(desde que não sejam extremamente exigentes, ou intocáveis), pois terá muito homem que tambem vai ficar sozinho, pois perdeu a disputa com homens mais velhos e ricos? Será?? Ou os homens mais velhos se perderem a disputa para os mais novos, não tem opção de "troca" por mais novas, tendo que ficar com as mulheres da idade deles! Obviamente que a matematica ilustrada é cheia de variações, mas foi mais pra demonstrar o raciocinio! Nem tudo são flores.. Penso que só falta adequação de espectativas e realidade de ambos os lados! A beleza não dura pra sempre em nenhum dos sexos!! As exigencias devem se adequar a realidade ou teremos de fato um monte de pessoas insatisfeitas e solitarias, pois não dão o braço a torcer para as exigencias!! Talvez priorizar aspectos menos superficiais posso beneficiar ambos os lados , juntando o útil/ agradável e uma melhora da possibilidade de atingir a felicidade, sem tantos atritos e conflitos que a diferença de generos pode gerar!

Mila disse...

V e anônimo

Eu só acho que os últimos comentários estão sendo muito muito fatalistas. Parece funcionar como uma fórmula: pra casar com uma mulher TEM que ser RICO, BOMBADO, WHATEVER. Para a mulher: BONITA, JOVEM. Na real, não precisa de estatística para saber que grande parte da população brasileira está totalmente fora desses padrões. Então, eles não teriam chances nenhuma de relacionamentos? E quanto aos gays, lésbicas, assexuais, pessoas que não querem ter um relacionamento com ninguém, como essa lógica se aplica?
Os relacionamentos são muito mais que isso. Eu, classe média, sei que jamais ficaria com um herdeiro milionário, pois sei que jamais entraria num círculo social deles. Dificilmente também me relacionaria com um homem menos escolarizado que eu pelo motivo óbvio de amigos em comum, lugares que eu frequento etc. As pessoas são diferentes, cheias de nuances, elas não só são um corpo vazio e uma conta bancária. Acredito que a maioria das pessoas procura companheiros, alguém com quem elas possam compartilhar momentos de sua vida, amigos. Talvez seja ingenuidade da minha parte.

Anônimo disse...

Concordo 100% com você mila! Não acho que as pessoas estão fatalmente destinados a um futuro desanimador ou não! Simplesmente a realidade se impõe sobre uns aspectos superficiais cedo ou tarde; a vida tenta ensinar! Só não da pra ficar ignorando e idealizando! As pessoas só tem que ser mais flexíveis e escolher ponderando outros aspectos e priorizando outras coisas! Longe de mim advogar a favor de bonitos ou feios , em causa própria ou não! Sou uma pessoa normal..rsrsrsr; não acho que mulheres são oprimidas apenas!! Eu vejo potencial, inteligência , e inúmeras qualidades nas mulheres; sendo homem e falando obviamente sem hipocrisia ou para massagear egos aqui..não vejo essa fragilidade, vejo a situação em pé de igualdade! As situações apresentadas por algumas meninas tem prós e contras e não se deve ignorar uma parte do raciocínio para que ele justifique uma posição.. A reflexão deve ser honesta apenas! Acho que generalizações ou até posições extremas podem induzir ao erro! A abordagem "matemática" foi para ilustrar a situação proposta apenas , mas não para concluir nada negativo ou fatalista! Concordo com sua posição e talvez não tenha sido claro

Anônimo disse...

Camila, quem não tem argumento nenhum é você. A sociedade era sim mais intolerante com mulheres e homossexuais, mas mulheres faziam sexo sem compromisso SIM, ou você vai dizer que não haviam mães solteiras, mulheres que casavam grávidas de outro homem, entre outras coisas que são prova cabal da existência do sexo sem compromisso. É o mesmo que você dizer que mulheres não traiam, coisa que era e ainda é mais condenável socialmente. Traiam, só não podiam ser descobertas.
Essa história de que as mulheres tinham que namorar homens "rodados" é uma generalização, muitos casavam virgens ou com pouca experiência afetiva/sexual, eram menos "rodados" do que os da atualidade justamente pela pouca oferta de sexo NÃO PAGO. Nem todo homem pagava prostitutas.
Até hoje as mulheres são "OBRIGADAS" a aceitar homens rodados porque acreditam que todos são rodados, o único motivo é a FALTA DE OPÇÃO, mas ovacionaram o David Luiz quando ele defendeu a castidade.
Outro ponto é que de acordo com pesquisas, mulheres gostam de homens experientes para ter aventuras rápidas e homens "quietinhos" para ter relacionamentos duradouros e sérios, ou seja, não fosse o fato da sociedade ser permissiva com homens "rodados", as mulheres também iriam classifica-los com frequência em "para transar" e "para casar". Então, quando você se vangloria das "mulheres não enxergam os homens como objeto que perdem o valor", você não está se vangloriando de uma característica feminina intrínseca, mas da condição social imposta às mulheres, coisa da qual vocês mesmas reclamam. Resumindo este comentário, mulheres namoram homens rodados e não os discriminam amplamente por falta de opção, mas vivem dizendo que não gostam de "homens galinhas".

Anônimo disse...

13:18 perguntou: "por que ninguém fala dos homens interesseiros?"
A resposta é simples: falsa simetria. Ninguém fala que mulheres só querem homens lindos e em forma, coisa com a qual feministas concordam. A quantidade de mulheres interesseiras é exorbitante maior, homens não se importam se as mulheres andam pé ou de carro, ou se o carro dela é lindo, se a mulher que ele vai flertar é "quebrada", mas com isso as feministas aí não concordam por conveniência. Passa uma mulher bem feia em uma "carrão" os homens olham o carro, mas nem vem a mulher. O contrário é diferente. Homem gosta de mulher bonita, não de mulher com dinheiro, salvo raras exceções.

Erres Errantes disse...

O texto é muito pertinente. Há muito tempo eu notava o caráter extremamente machista dessas músicas. Nas letras do sertanejo universitário, mulher é uma coisa, como dinheiro ou automóvel - não é a toa que os três são sempre enumerados juntos, no mesmo nível de objetificação. Uma música que sempre achei horrível é o maior sucesso de Michel Teló, aquela do ai se eu te pego, uma verdadeira apologia ao estupro. Mas, mesmo assim, a maior parte do público desses sertanejo é formada por mulheres.

Anônimo disse...

Hahahahaha o comentário das mulheres tietes inofensivas está completamente equivocado, qualquer artista concorda que as fãs mulheres são muito mais abusadas com ídolos homens (rasgam a roupa, apertam a bunda, invadem quarto de hotel), que fãs homens com artistas mulheres.

Anônimo disse...

Quando eu fazia graduação, eu ia em boate que na quinta-feira era sertanejo universitário, na sexta-feira rock, na maior parte internacional. Na quinta-feira entrada ficava cheia de mulheres lindas, na sexta-feira só tinha homem. Eu ia na sexta-feira com um colega que gostava de rock, nós detestamos sertanejo universitário, mas passamos ir no dia que tocava (quinta-feira), só pra procurar a mulherada, porque no dia do rock mulheres eram uma pequena minoria. Quem gosta dessas músicas "aí se eu te pego, aí, aí, se eu te pego" é mulher mesmo. Funk também, mulheres amam essas músicas e ambientes, muito mais do que os homens, não adianta dizer que não. Cultura do estupro ou não, é disso que massa feminina gosta ahahaha.

Anônimo disse...

Lili

Anônimo das 02:45

Não generaliza! Se toda mulher gosta desses lixos, isso inclui sua mãe né? Kk
Sim, muitas mulheres vão porque foram doutrina das desde pequenas a gostarem de serem tratadas como lixo.
Mas muita mulher gosta de Rock, é só ver o público do Rock In Rio. Quase a metade é de mulher.
Você não sabe o que a "massa feminina" gosta! Você e um babaca que só avalia pelo que viu!
Conheci meu atual marido no Rock In Rio 2013. Meu ex conheci em uma balada sertaneja de mauricinho(eu era adolescente) e foi um merda comigo.
Acredite muitas dessas garotas gostam muitas só vão porque acham que vai achar cara rico pra casar e sustentar elas. Mulher de alto estima e amor próprio não vai pra balada de Funk e Sertanejo. Acho que is país delas tem culpa sim, pq meus pais me deram educação machista e eu ia pra show de sertanejo só porque meu ex marido gostava.
Adoro Rock e fico feliz de ver MUITA menina indo pro Rock In Rio.
Enfia sua arrogância e cagação de regras sobre as mulheres no teu rabo, ok anonimo? Bye

Anônimo disse...

V.

Desconfio que vc seja homem, pra achar que as palavras dessa "música" revelam opressão. O cara fala de mulher como um objeto, não me diga que não percebeu. Eu diariamente atendo homens da classe operária, com empregos desmerecidos pela sociedade, e a maioria esmagadora é comprometida. E é assim que vc pega um machista, pq daí ele alega que as mulheres que ficam com eles são "feias". O cara que reclama que só existe mulher interesseira só enxerga a mulher que se coloca como objeto, é basicamente o tiro saindo pela culatra.
Tanto é falado aqui sobre falsa simetria, e vc vem com essa de que mulher e homem estão em pé de igualdade nos relacionamentos. Ainda é nossa responsabilidade fazer tudo dar certo, nos cuidar "pra segurar o homi", ser boa de cama, ser carinhosa, e agradecer de joelhos só pq o indivíduo não trai e faz a janta (nossa, que sorte da mulher que tem um desse!).
Sobre a mulher objeto ser inofensiva, ela de fato é . Quando consegue o tal playboy que paga as contas dela, costuma aceitar também os abusos, porque se colocou como propriedade. Eu tenho pena? Tenho nada. Mas, vamos começar a questionar um homem que usa do dinheiro pra usar os outros e propagar essa ideia até que ninguém mais questione. Principalmente se essa ideia é objetificar uma parte da população historicamente oprimida.

Dan

Anônimo disse...

Dan- Um dos comentários não foi feito por mim, e é visível a diferença na maneira de se expressar! Provávelmente vai reparar quando for eu...Não vejo essa pressão que você cita na sociedade! Talvez esteja no ambiente que você vive..O gênero parece influir fortemente a opinião sobre os comentários. Essa pressão não deve existir sobre nenhuma mulher ou homem ,de tentar fazer dar certo ,se doar sem contrapartida ,etc.. As pessoas deveriam tentar agradar umas às outras por afeto e carinho, assim como a relação deveria ser recíproca. (O caso citado por você denota desequilíbrio na relação) A situação ilustrada não é exclusividade feminina e acho que normalmente as partes mais inseguras na relação podem se sentir assim, isso inclui homens também. Todos devem dar e receber nas relações, se não receber atenção o problema é do parceiro.. Parceiros que não valorizam seus próprios parceiros devem ser trocados,evitados e preteridos a bons parceiros, independente do gênero. Oferecer afeto e se doar na relação não é um problema, mas escolher o parceiro errado e se conformar com uma situação inadequada sem contrapartida é! V

Anônimo disse...

Oprimidos normalmente são as partes fracas nas relações.. Dinheiro, beleza, poder, fama e etc; podem ser formas de controle sobre o Elo mais fraco! Mulheres bonitas podem manipular homens(objeto) Homens ricos podem manipular mulheres(objeto); ambos podem ser inofensivos por serem fracos na relação. Não tem haver com gênero de sim com os aspectos de "poder de controle" sobre as pessoas! O dinheiro , a beleza , o poder , o status , a fama podem ser usados como mecanismo de controle! Os "alvos" não são dignos de pena como bem explicado por você, pois aceitam serem controlados! ( homens podem ser controlado por dinheiro e mulheres por beleza também!!) V

Anônimo disse...

Lili falou às 12:32: "Se toda mulher gosta desses lixos, isso inclui sua mãe né? Kk". Você é uma analfabeta, eu falei "no dia do rock mulheres eram uma pequena minoria", não disse que não existem mulheres que não gostam de rock. No dia do sertanejo universitário elas eram maioria.
Você fala do "Rock In Rio", sendo que é o único evento de rock que muitas mulheres se lembram e valorizam, muitas vão por causa da festa, não porque curtem rock no dia a dia ou em eventos menores, eventos que eu já fui em várias cidades. Quem fica babando em cantorzinho de sertanejo são as mulheres (não todas, porque tem mulher que detesta). É comportamento predominante, não o único.
Outra estupidez da sua parte é colocar minha mãe na conversa, uma que você não a conhece e ela gosta de MPB, nem sertanejo nem rock, outro motivo porque ela não está aqui para se defender, então se sou babaca você é babaca ao quadrado.
Além de tudo você é burra, não "caguei regra" para mulher nenhuma, eu só falei a verdade: a massa feminina gosta de sertanejo e funk. Se o que eu falei feriu tanto o seu ego, talvez você tenha autoestima baixa.
Vou devolver a agressão: enfie sua falta de educação no seu rabo sua boca suja.

Anônimo disse...

Diva

Anônimo das 23:15

A Lili rebateu bem as merdas que falou.

E ela falou da sua mãe porque vc começou a generalização com o escroto "massa feminina".
Vc cagiu regra em cima de nos sim, pq vc é um burro, arrogante e que se acha dono da razão.
Vc é tão imbecil que repetiu o " massa feminina", sabia que o "massa" é generalizar né?
E se eu falasse a "massa masculina" é tudo estuprador e sempre fazem sexo com mulher embriagada, vc não se sentiria ofendido?
Sabe, eu acho que mulher sem alto estima é a que dá pra um babaca machista, arrogante como vc.
Ela foi educadinha, se ela manda vc tomar no rabo, mando vc tomar no cu mesmo kkk.

Carol Pirlo disse...

23:16 e se interessar apenas pela beleza não é ser interesseiro? Uma mulher bonita sempre traz status ao homem, ela é um trofeu. Às vezes ela é só isso mesmo, um objeto. Interesseiro não diz respeito só a dinheiro. Mascus vivem criticando mulheres utilitaristas, mas eles é q são os mais utilitaristas, querem as mulheres-troféu úteis para satisfazer-lhes o ego.

Anônimo disse...

Serio, esses comentarios estão pessimos. 19:28 sugiro que você saia desse blog e se junte as outros homens que corcordam com a objetificação feminina e culturado e estupro. Esse blog nao é para você.

Anônimo disse...

Olha, estude sobre todas as guerras da humanidade e a anatomia do sexo masculino e verá que existe sim um motivo de todo homem homem ser um estuprador em potencial. As mulheres são vitimas e possum sim direito de desconfiarem, visto que se al go acontecer, El as que serao as "culpadas" pela sociedade.

Anônimo disse...

Anonimo das 19:57, eu não disse que concordo com objetificação de ninguém nem com cultura nenhuma, só falei mais uma verdade, mulheres escrotas como a "19 de setembro de 2015 23:38" só conseguem parceiros sexuais porque existem homens que só pensam com a cabeça debaixo, só veem a mulher como objeto, porque se quisessem mulheres descente elas morreriam vigens. Se você quis interpretar que eu concordo com alguma coisa mesmo sem eu defender tal ideia é um direito de distorcer seu.

Anônimo disse...

Anônimo dɑs 23:38, ɑ mɑssɑ femininɑ gostɑ mesmo de sertɑnejo universitário, eu não fɑlei mentirɑ. Se fɑlɑr ɑ verdɑde é ser mɑchistɑ, então sou mɑchistɑ mesmo. Eu já expliquei o que disse.
Generɑlizɑr todos os homens com estuprɑdores é ɑlgo que vocês já fɑzem, vivem criticɑndo e ɑgorɑ chegɑm cheiɑs de "não me toques"?
ɑnônimo dɑs 23:38, dê grɑçɑs à Deus por existir ɑ objetificɑção femininɑ, se não existissem homens que só pensɑm com ɑ cɑbeçɑ de bɑixo, escrotɑs como você iriɑm juntɑr teiɑ de ɑrɑnhɑ nɑ vɑginɑ, ou no máximo iriɑm trɑnsɑr com outrɑs burrɑs rɑncorosɑs e ɑtrevidɑs como você.

Anônimo disse...

George

Anônimo das 21:56

De boa vc só pode ser viado!!
Não vejo todas mulheres generalizando nos homens, muitas generalizam sim mas nao são "todas" que fazem isso.
Tanto ódio de mulher tanta exaltação de homens!!! Tá claro que vc é viado enrustido.
"Juntar teia de aranha", " homens que só pensam com cabeça de baixo", vc fala com ódio das mulheres e adoração e paixão dos homens.
Pra ser tão agressivo, ignorante e misógino e com tanto ódio de mulher e ogiando tanto is machos tá claro que vc é uma bichona enrustidos querendo atrair outros enrustidos.
Vc só quer cagar regras, ódio e se mostrar i macho que não é.
Um coitado como vc deve ter ódio da própria mãe.
Enquanto as moças supostamente acunulam "teia de aranha, vc acumula " rolas no teu rabo".

lica disse...

Sertanejo é a maior porcaria em termos de letra... e o pior é que o principal público desses shows são as mulheres, cantando em coro essas letras escrotas!!

Anônimo disse...

Anônima

Anônimo encrenqueiro das 20:38

Todos meus ex namorados foram caras bacanas, o UNICO homem machista e mal caráter que já tive na vida foi meu primeiro marido.
"Mulheres decentes" (não "descentes" como estupidamente falou) parece termo do século XIX! Kkk
Se o homem que se envolve comigo pensa só com a cabeça de baixo(o que significa que sou atraente) pior a mulher que se envolve com um homenzinho ridículo como vc, essa coitada não cabeça, amor próprio, alto estima nem sanidade.
Favor sair desse blog se não tiver nada útil pra falar a não ser as merdas que falou à vontade aqui. Se seu objetivo com suas pseudo- teorias machistas era se mostrar muito "macho" desculpe mas vc não conseguiu!

Anônimo disse...

Dinha

Lica essas mulheres são um bando de validadoras, doutrinadas desde a infância e sem amor próprio!

Anônimo disse...

George além de homofóbica analfabeta é extremamente burra ahahah. Que hora eu exaltei algum homem? Que hora eu desmereci as mulheres? Não sabe nem ler. Falei que as feministas que me responderam, generalizam SIM TODOS os homens como machista estupradores misóginos, depois começam com esse mimimimi. Se não fosse os homens objetificadores que só pensam com a cabeça debaixo, elas morreriam virgens mesmo, eles se merecem. Agradeçam a eles por não morrer virgens suas babacas ahahaha.

Anônimo disse...

Lola!

Seu texto acabou de sair em uma página do Facebook!
Foi na página Geografia da Depressão

https://www.facebook.com/GeografiadaDepressao?fref=nf

Anônimo disse...

11:57, eu sou encrenqueiro? Quem começou a agressão foi a Lili e depois a indecente da anonima das 23:38 ajudou, ninguém respondeu nem excluiu o comentário delas não é? Que gracinha do grupinho! Só é agressão quando se quem ataca é o homem. Se me der um tapa vai levar dois mesmo.
George é feminista disfarçada de homem para destilar homofobia, dissimulada babaca. Você me chama de gay mas deve estar louca para dar o cú boneca, seja mais educada que assim vai espantar tudo que tem pênis e vagina. George, pega um vibrador e enfia no rabo, misógino é o pedófilo homofóbico do seu pai.
Anonima encrenqueira das 11:57, você teve um marido ruim porque era igual a ele, você colhete tudo aquilo que você planta. E repito, anônima das 23:38 é indecente mesmo: é grossa, mal educada, burra. Mulheres assim só transam com homens que pensam com a cabeça debaixo, que só querem a boceta, porque se eles pensarem com o cérebro essa indecentes morreriam virgens. Você colhe tudo aquilo que você planta.
E não vou sair da matéria coisa nenhum, me tirem se puderem. Estou salvando todos os comentários.
Tirem as agressões contra mim que eu não respondo mais, estou só exercendo minha legítima defesa.
Saiam vocês analfabetas, homofóbicas, dissimuladas, babacas que só transam porque alguns homens pensam com o pinto.

camila santos disse...

É bonitinho dizer que nada depende do gênero sendo que se isso fosse verdade não existiria machismo , Se isso não dependesse de gênero as mulheres seriam tão estúpidas quanto os homens quando o assunto é o sexo oposto. É bonito dizer essas coisas mas não é real esse argumento não chega em lugar nenhum. 03:45

Unknown disse...

Sem contar que o sertanejo universitário é uma das vertentes que mais intensificam conceitos machistas como o de que mulher que tem diversos parceiros sexuais é a "rodada" (Loubat - Tá rodada) ou de que não se aceita o casamento homossexual (João Carreiro e Capataz - Bruto, rústico e sistemático).

Unknown disse...

Qual o problema?você é obrigada a ouvir?você mesmo não reconhece que as mulheres vão atras de sexo casual com quem tem poder?depois vem falar que os outros que são fiscalizadores?

Anônimo disse...

Camila santos, você tem que definir o que é ser "estupidx", em qual aspecto? Mulheres podem e são certas vezes tão ou mais estúpidas do que os homens quando o assunto é o sexo oposto, se você disser que a mulher não trata o homem como objeto sexual, eu concordo porque a objetificação do homem é pontual, é um clube das mulheres ali, uma rodinha de amigas falando de homens gostosos ali, não é uma coisa amplamente difundida como a "objetificação sexual" da mulher. No entanto, em certas circunstâncias e assuntos podem ser tão ou mais babacas do que os homens.
Só para constar, eu não sou o 03:45 nem nenhum dos que comentou, então não li o comentário dele, mas deixo essa observação.
A pergunta que não quer calar, o eventos precisam das mulheres e se esses eventos são assim terríveis para as mulheres por que elas vão? Elas não se divertem, não sabem o que é melhor para elas?
Como disseram aí, não é comum ver esse tipo de crítica fora de um ambiente feminista.

AIRTON NEREU disse...

Eu gosto de música sertaneja, mas com estas que estão na parada não dá não, os cantores imitam uns aos outros, a gente não sabe quem é quem, a maioria tem a vós fanhosa, será que eles não estão pagando para que essas músicas sejam tocadas? Ainda tem aquele som chato de teclado muito parecido em todas as músicas e quando são lentas também um imita o outro, eles é quem sabem, um dia isso acaba, ninguém fica gostando de bará berê a vida toda.

Anônimo disse...

"que ouço por falta de escolha, não é meu estilo de música"

Me poupe, você não é obrigada a escutar, escuta quem quer, e escolhas tem de monte!

Unknown disse...

Texto fantástico, parabéns!!!
É o que eu sempre disse, esse tipo de música trata mulher como se fosse um objeto, uma coisa que você pode comprar com dinheiro, bebida ou carros, e por incrível que pareça, quem mais da ibope são as próprias mulheres.
Não é todo mundo que aguenta uma verdade dessas esfregada na cara.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 258 de 258   Recentes› Mais recentes»