quinta-feira, 27 de novembro de 2014

GUEST POST: "QUE BIXETE VOCÊ JÁ COMEU?"

Um guest post da PoliGen, o grupo de estudos de gênero da Politécnica da USP. Sim, não só há cada vez mais mulheres nas engenharias, como cada vez mais mulheres feministas.

Que banheiros públicos não têm paredes brancas, nós sabemos. Na Escola Politécnica (USP), seus sanitários são ocupados por vários assuntos, de perguntas contra ou a favor da greve, até desenhos, os mais variados possíveis. Mesmo perguntas filosóficas já encontramos: ¨Você já existiu hoje?¨, em um feminino da elétrica. Infelizmente, nem tudo é engraçado ou reflexivo nesse ambiente; chegou ao nosso conhecimento mais uma forma de desrespeito e ataque às mulheres: a violência de listá-las, classificando-as segundo seus atributos físicos, inclusive citando supostos fatos de suas vidas sexuais.
Em vários banheiros, o mesmo cenário se repete: contornando desenhos pornográficos que beiram a agressão sexual, perguntas sobre as estudantes e outras pessoas do sexo feminino que frequentam o ambiente politécnico -- “Você comeria a …?”, “E as bixetes 2014?”, “Quais as bixetes mais gostosas?” -- são seguidas de citação nominal das meninas. E a agressão não para por aí. São inclusas informações e comentários, do tipo com quem a moça em questão se relacionou ou não (inclusive detalhes sexuais), se seu corpo é aceito pelo machista que a citou (se ele acha sua bunda quadrada, por exemplo).
Mais do que qualquer banalidade descrita nessas paredes, essa listagem tem um cunho machista e ultrajante, porque objetifica a mulher, a reduz a um mero corpo que existe para o bel-prazer masculino. Além disso, há a característica humilhante dessa atitude -- a menina se torna referência fácil para comentários entre os homens, difamação essa que transborda o banheiro, afinal, as conversas estão na sala de aula, nos grupos de estudo, nos centros acadêmicos, enfim, nos locais comuns que as mulheres frequentam.
Novamente o ambiente politécnico se coloca como sexista e opressor. Não é difícil lembrar de vários outros casos -- várias provas de vários Integrapoli's*, a Barraca do Tapa**, e, para além de eventos, o próprio dia a dia, com piadas e outras provocações vexatórias, inclusive por parte dos professores. 
Nem mesmo o hábito de fazer listas é algo novo -- um grupo de homens, principalmente da Engenharia Mecânica, faz até mesmo uma tabela eletrônica há algum tempo, também citando nominalmente as meninas, dando detalhes de suas vidas sexuais (quais parceiros conhecidos elas já tiveram) e as classificando (para casar, só sexo, só sexo anal, etc).
Vale lembrar que, há cerca de um ano, houve uma tentativa de estupro no prédio da produção, sendo sua sindicância abafada e o caso “esquecido”. Essa ocorrência trouxe debates superficiais sobre segurança no campus pautados na hipótese de que o agressor não pertencia à comunidade politécnica (ou mesmo uspiana), e a questão da violência de gênero não foi de fato levantada. 
A verdade é que, como está comprovado atrás de cada porta de banheiro, o machismo existe dentro da faculdade, em suas salas de aula, em seus banheiros e dentro da cabeça de muitas e muitos. E o  machismo que faz os autores das pichações se sentirem no poder para objetificar as mulheres é o mesmo machismo que faz com que mulheres sejam estupradas todos os dias.

* O Integrapoli é uma tradicional gincana da Escola Politécnica que ocorre todos os anos, com objetivo de promover a integração entre estudantes. Ela consiste de várias provas, muitas delas de caráter machista e opressor, que variam ao longo dos anos mas mantém esse mesmo tom. Exemplos de algumas provas já ocorridas: "construir uma metralhadora de elásticos a ser testada em uma bixete de biquíni ao vivo"; "gravar um vídeo com um 'cumshot surprise' (vídeos em que um aluno ejacula em uma mulher sem o consentimento dela)"; "bixete colocando uma camisinha com a boca em uma banana"; "bixete de menor biquíni".
É importante dizer que essa gincana se apresenta como uma grande oportunidade de bixetes e bixos se integrarem aos seus CA's, o que aumenta a pressão sobre as bixetes para submetê-las às provas, pressão essa que se manifesta explicitamente ou não, seguindo a mesma lógica de sempre: naturalizar as opressões ("é só uma brincadeira").
** A Barraca do Tapa era uma tradicional barraca da festa junina da Poli. A ideia da barraca era que uma mulher pagasse para dar um tapa na cara de algum homem da barraca. Para incentivá-las a participar, os homens da barraca lançavam às mulheres que passavam expressões como "gorda nojenta", “preta fedida”, “puta”, dentre muitos outros termos, explicitando o caráter totalmente opressor da "brincadeira".

64 comentários:

B disse...

Que nojo...só de olhar as fotos dessas gincanas já me dá engulho!

PS: vamos manter o debate focado no assunto do post, nos desabafos em relação ao assunto? Se vier um troll/mascu, se a Lola aceitar (não sei pq insiste em aceitar, é dar a atenção que querem) não alimentem os trolls. Eu canso de falar aqui: dão mais atenção aos mascus do que às mulheres que aqui desabafam...

Bom, meu trote na faculdade foi só tinta, essas coisas. Acho chato, não é minha praia, mas cada um, cada um. Agora esses nojos de gincanas da Poli...não sabia que não tão escroto!

Anônimo disse...

O ambiente universitário é horrível, o quem de veterano passando a mão nos peitos das bixetes durante essas "festas" não dá pra contar!

Mas olha o tipo de resposta que recebo quando reclamo do machismo:

Uma coisa que aprendi é que praticamente nenhuma mulher realmente acredita nesses papos. Quase toda mulher heterossexual deseja ardentemente um homem emocionalmente forte com quem elas possam se sentir seguras. É uma necessidade biológica básica, primitiva, assim como nossa necessidade é colocar nossos Michael Phelps para nadar em direção ao maior número possível de úteros diferentes.

O que me faz sentir pena delas é que elas são biologicamente incapazes de se expressar de maneira lógica e compreensível para nós homens quando se trata de suas emoções. Não peça para uma mulher dizer o que ela realmente *precisa* em um homem: ela não irá conseguir dizer! Ela sente, mas não consegue expressar em palavras (por isso nunca tivemos uma filósofa sequer de renome na história da humanidade). Se conseguissem dizer, os homens ajustariam suas condutas na hora, e não haveria tanta miséria e sofrimento como há nessa era do feminismo.

Eu acho o feminismo parecido com a mulher casada que vive enchendo o saco do marido que faz tudo que ela quer: quanto mais submisso ele é mais ela é agressiva, talvez para forçar que o macho interior dele, do qual ela necessite tanto, saia para fora (lembre-se que ela não é capaz de dizer "eu preferiria que você fosse mais masculino"). Repare que esses "movimentos" estão cada vez mais agressivos e neuróticos (vide Marcha das Vadias!). Mas surre uma dessas "feministas" na cama e elas se apaixonarão por você na hora.

Anônimo disse...

Ai, cara, quem faz isso deve ter idade mental de cinco anos. Fala sério. É esse o tipo de universitário do nosso país? Medo do futuro.

Lucas Pin disse...

Anon das 14:45, precisa dizer que esse discurso é extremamente machista? Acho que se a pessoa fala isso pra você, só por um milagre daria pra mudar a cabeça dela.

Quanto ao post em si, dependendo da brincadeira e se for consensual não vejo nenhum problema de acontecer, veja bem, CONSENSUAL e não sob pressão. Quanto a comentar sobre a beleza das garotas isso é absurdamente normal e não só normal pra homens, mulheres fazem isso o tempo todo (comentando a beleza dos homens), agora a parte escrota é gerar um relatório da vida sexual da pessoa, ai sim é triste.

Anônimo disse...

muito bom o post, obrigada! isso tudo é muito grave. para além da vida universitaria (e do horror descrito no post), senti vontade de comentar (coisa que raramente faço, apesar de estar sempre por aqui) por causa da coisa das "notas" dadas pelos alunos homens às alunas mulheres.

isso me fez lembrar uma experiência muito chata que tive quando era adolescente, ai pelos 14 anos. estava no onibus, voltando pra casa sozinha, sentada no banco, e de repente comecei a ouvir dois rapazes, da minha idade ou talvez um pouco mais velhos, conversando. o assunto? eles estavam dando notas para todas as mulheres que conheciam. eles falavam alto, obviamente nao estavam nem um pouco envergonhados de agir assim, pelo contrario. "e a fulana de tal da academia"? "ah, pra essa eu dava um 7, porque (aqui uma descriçao desumanizadora e degradante)". "e a fulana do 3° B?". "ah essa dai é 9, blablabla".

e eu ouvindo aquilo, achando horrivel, deprimente, me sentindo julgada como aquelas meninas. e de repente um deles pergunta: "e essa dai atras" (no caso, eu!). "ah, pra essa ai eu dava sei la, uns 4. de pena". "(risadas do outro) é isso mesmo, de pena".

eu me senti muito mal, tanto pelo conteudo do comentario em si, quanto pela gratuidade daquela agressao. cara, eu nem conhecia aqueles infelizes! eu nem perguntei nada!! que atitude mais escrota.
lembro que passei o resto do dia triste, e que nunca mais aquilo saiu da minha cabeça. a gratuidade e a maldade desse tipo de fala. hoje, 21 anos depois, ainda me lembro daquele dia em que fui julgada por duas pessoas que nunca tinha visto e que nunca mais verei; entao é claro que isso me afetou. me lembro da vergonha, da raiva, da tristeza de me sentir feia, rejeitada. tudo isso por quê? porque eles eram homens numa sociedade patriarcal, e eu uma mulher.

Adriana

Anônimo disse...

E so antes que eu me esqueça, anônimo das 14h45, vai te danar. você e tua ignorância crassa. "nunca tivemos uma filósofa sequer de renome na história da humanidade", cara, como tu é imbecil (e desinformado). machista!

Adriana

Anônimo disse...

realmente são horriveis esses comentários mas as mulheres fazem o mesmo, no banheiro da escola que estudei e da minha facul as moças escrevem sobre os caras, inclusive o tamanho do membro. mas isso nunca é mencionado, conveniente d+.
vcs esquecem que as pessoas são mal educadas, nós mulheres tbm.

Anônimo disse...

Poli e FMUSP, formando engenheiros Emersons e Abdel Massihs desde sempre.

B disse...

Eu aguentei calada ANOS de comentários sobre a minha feiura. CALADA. Se hoje em dia dois caras comentassem da minha aparência como fizeram com a Adriana, daria um murro na fuça deles. E não me reclamem!

Anônimo disse...

é muito conveniente como vc lola, sempre omite os comentários que demonstram que as mulheres tem atitudes iguais as dos homens, pq outro motivo omitiria o que eu escrevi sobre os banheiros da minha escola e facul ?
se vc realmente quisesse combater o machismo mostraria que mulheres fazerem isso tbm é errado, não apenas quando o homem que ataca.
seu blog já foi muito melhor, agora é só uma propaganda do que vc acha, sem dar direito de idéias serem discutidas.
boa noite.

Anônimo disse...

Seu machismo gritou aqui.

Anônimo disse...

Os LOOSERS necessitam degradar as mulheres para tentar se sentir menos patéticos na vida miserável deles...
Da mesma forma que o coitado limitado das 14:45, são seres dignos de pena, acho que se cada vez mais tratarmos como escória esses tipinhos, vai chegar uma hora que eles irão entender que não passam de um nada, que para se sentir menos débeis (o que obviamente nano funciona, regredindo a maturidade de um moleque mal educado de 12 anos) precisam menosprezar uma mulher.

Anônimo disse...

Bom...acho que nunca entrei num banheiro que "permitem" pichações que não estivesse escrito 'fulano tem pau pequeno'..e ai, isso é violação? Sim, o cara teve algo ítimo exposto pro publico. Aconteceu com um amigo meu uma vez..entrei no banheiro de uma balada que frequentavamos e tava lá o nome dele(incluindo o sobrenome) e o tamanho do membro e o tempo que demora pra ejacular..contei pra ele e ele ficou mal sim..eu voltei e apaguei. Acho que feminismo tem que ser uma luta pela igualdade portanto não é só as pichações sobre as mulheres que tem que acabar mas sim a idéia que a sociedade tem que é ok exibir a intimidade alheia .

Anônimo disse...

Diva

Pra Anônimo mascu-misógino, e escroto das 14:45

Vei nem sei de onde começo a responder as incontáveis MERDAS que escreveu, mas, vou tentar...
Desde quando um sujeito como vc "reclama do machismo"! Seu depoimento inteiro mostra que além de ser um completo ignorante, imbecil é um MENTIROSO!!
NUNCA que um sujeitinho deprimente como você é contra o machismo se justamente um sujeito mal caráter como vc se beneficia dele!!

Outra coisa, seu argumento RIDÍCULO de "nenhuma mulher realmente acredita nesses papos. Quase toda mulher heterossexual deseja ardentemente um homem emocionalmente forte com quem elas possam se sentir seguras. É uma necessidade biológica básica, primitiva, assim como nossa necessidade é colocar nossos Michael Phelps para nadar em direção ao maior número possível de úteros diferentes"
Primeiro: pega tua generalização, faz um rolinho e enfia no TEU rabo(sim sou mal educada somente com misógino escroto e imbecil como vc!)!!
Segundo: quem te deu o "poder" pra saber o que TODAS as mulheres pensam seu babaca?!! Você nem deve saber o que a tua obre mãezinha pensou quando pariu um traste como vc!
Sim, tem mulheres validadoras mas estas são moças que receberam uma PÉSSIMA educação que enfiou nas cabeças delas que elas não são seres humanos importantes e sim "coisas".
Terceiro: o que o grande nadador Michael Phelps(que até que eu saiba NÃO é machista e não precisa pagar uma mulher pra ela ficar com ele, diferente do teu caso!) tem a ver com esta merda de afirmação?!
Sobre o "me faz sentir pena delas é que elas são biologicamente incapazes de se expressar de maneira lógica e compreensível para nós homens quando se trata de suas emoções", meu caro, a ÚNICA mulher neste Mundo que vc deve sentir pena é a senhora tua mãe!!
Você é médico, ou psicólogo por acaso? Duvido que seja algum, mas, o que eu sei que vc não passa de um MERDA!!!

CONTINUA...

Anônimo disse...

Diva

pra o mesmo anônimo escroto que mandei mensagem anterior...

Outra questão foi a de não existir(supostamente) mulheres filosofas, aí vai: Enheduana, Lopamudra, Temistocléia, Melissa, Aristocleia, Hipárquia de Maroneia, etc, uma lista EXTENSA!! Elas não ficaram tão famosas quanto seus colegas homens, mas seus manuscritos são importantes pra toda Humanidade!
Miséria e sofrimento existem SIM, em países misóginos como: Índia, Congo, Afeganistão, Quênia, Irã,etc, países MISERÁVEIS onde mulheres não são respeitadas e em compensação são sociedades extremamente precárias!
Não somos nós que supostamente não conseguimos dizer o que queremos dos homens(homens de verdade, não mariquinhas como você!), são "certos homens" que fingem ignorar não só o que mulheres esperam dele, mas, como uma sociedade inteira espera deles!
"Macho interior"?! kkkk, vc mostra em seu depoimento que entende MUITO MAIS de homem do que de mulher(será que atrás das garotas de programa com quem vc sai, afinal só elas pra aturar um homenzinho do teu tipo, vc não é um grande ENRUSTIDO?!).
Ser macho, ser masculino(como falou) NADA tem a ver com tratar mulher como: lixo, objeto, coisa, bicho, etc, entendeu ou quer que eu desenhe?
Os movimentos são agressivos e neuróticos por causa de homens imbecis como vc não por causa de homens legais!
Vou te explicar o seguinte..
Quando eu era casada com meu primeiro marido, um mascu escroto tipo vc, nos primeiros meses aceitava as traições e agressões dele porque tive uma educação machista e conservadora. Quando pedi ajuda de amigas e percebi que NÃO precisava dele pra nada, comecei a trai-lo com um cara maravilhoso(que inclusive meu ex achava que o cara era gay). Este meu amante era um homem gentil(ele casou com outra mulher, mas, também toquei minha vida e casei de novo), nunca me agrediu e sempre me tratou bem se preocupando em me dar prazer.
Experimentei BDSM com ele, e fiquei mas na posição de dominadora do que dominada.
Mas, a questão é a seguinte. TRAÍ, CHIFREI com gosto um traste machista que só me fez infeliz!
E tb soube que muitas mulheres preferem ser dominada, mas, mesmo em posição passiva as mulheres NÃO são "surradas" como diz! É um jogo, uma brincadeira de casal.
A mulher sendo feminista ou não pode curtir BDSM qualquer que seja o papel no jogo, mas, quando se trata de "surra" como falou, isso é sem consentimento, É CRIME!
Homem que bate em mulher é COVARDE, isso faz de vc um.
Outra, só não desejo que tenha uma FILHA(pq vc merece todo machismo vomitado de volta em vc) pq um LIXO como vc devia ser automaticamente estéril pra não repassar seu ódio, recalque, e preconceito para seres indefesos!
Passar bem, seu idiota mal amado e enrustido!!

Diva

Patty Kirsche disse...

É, o jeito é não pegar os carinhas da Poli... Repassem.

Kittsu disse...

Engraçado que em todos os banheiros em que já vi algo escrito, eu não lembro de ter lido nada sobre comentar da performance sexual, corpo ou relacionamentos dos homens. Nada do tipo "fulano tem pauxão/pauzinho/whatfuckingever".

Mas chamando meninas de putas, vagabundas, etc etc etc isso eu vejo toda vez. Em banheiro feminino. Mulheres condenando comportamentos de outras mulheres. Sempre.

Aline J disse...

16:46, olha aqui:

IUZOMISMO, definição: Querer desviar a atenção dos problemas femininos para dar lugar aos problemas masculinos quando não é o assunto.

Entendeu ou é burro demais? No post de estupro sobre homens, a gente fala SÓ de estupro de homem. Quando o assunto é MULHER, fala só de mulher.

Aliás, curioso: quando aparece uma notícia que um homem é estuprado, nunca vejo comentário de mulher dizendo "hahaha isso acontece o tempo todo com a gente", ao contrário do que eu vejo aqui nos comentários do blog feitos pelos caras. Sempre tem um homenzinho de merda querendo atenção quando o post não fala sobre ele.

EU não tento diminuir o sofrimento dos homens quando aparece uma notícia de morte (ou raramente estupro), mas vocês certamente tentam fazer de TUDO para serem o assunto principal em todos os casos.

Anônimo disse...

Anon das 16:46 e qualquer outro que tenha levantado a questão "E us home?", além desse tipo de coisa MUITO raramente acontecer com homens (eu nunca vi nada assim no Ensino Médio, nem na faculdade, em lugar nenhum), um homem não vai ser assediado, ofendido, excluído, xingado e não vai sofrer tentativas de estupro porque esceveram que o cara tem pênis grande (ou pequeno) na porta do banheiro. Vai ficar dois dias chateado e vão esquecer. Pronto. A mulher vai ser perseguida e assediada, talvez até façam algum tipo de campanha contra ela nas redes sociais (casos Amanda Todd e Karina Veiga, pra quem fez questão de esquecer) e sempre vai haver pun**teiros de plantão pra atormentar a moça quando os babacas da latrina finalmente deixarem ela em paz. Falsa simetria, pra variar.

Anônimo disse...

Que gincana é essa? Eles estão mesmo numa universidade?? É sério? Parecem um bando de animais irracionais no cio, deveriam se envergonhar. E´para isso que os pais investem dinheiro a vida toda para estudarem na USP? Pra fazer isso?

Anônimo disse...

ANônimo da 16:46, as mulheres também riscam isso na porta dos banheiros, mas eu desconheço uma gincana feminina com o objetivo de degradar homens. Me mostre uma.

Anônimo disse...

Gente bonita, vcs entenderam que o anon das 14:45 tá repassando uma fala que ela/ele escutou, que a pessoa que realmente falou isso não tá aqui pra ler os comentários, né?

Anônimo disse...

Sou formada em História, mas percebo que as mulheres que optam pela área de exatas, enfrentam muito preconceito.
Conheço mulheres que estão formadas e trabalhando mas aprenderam a impor- se, e não davam a mínima intimidade aos colegas homens

Anônimo disse...

Infelizmente também tem machismo no banheiro feminino :( Na faculdade que eu estudo as portas são cheias de comentários preconceituosos a respeito de lésbicas...

Anônimo disse...

Diva

Ps: quis dizer que muitas mulheres preferem a posição de dominadora, embora outras muitas gostem mais de serem a dominada.
Não importa. BDSM é fetiche consentido e surra é agressão, crime!
Pena que existam tantos como o anônimo imbecil que respondi.

Vie disse...

MANO LE DIREITO! O comentário machista foi uma citação de um conhecido, não a opinião do anônimo das 14h45. Ele só não colocou entre aspas.

Anônimo disse...

não sei se entendi errado, mas o anônimo das 14h45 copiou um texto que recebeu, não foi?! Eu tinha entendido que era uma menina que recebeu essa resposta escrota, mas esqueceu de colocar aspas no texto.

Mas se não for o caso, façam como disse o primeiro comentário, e simplesmente ignorem o troll.

Maicon Vieira disse...

"Aline J disse...

...Aliás, curioso: quando aparece uma notícia que um homem é estuprado, nunca vejo comentário de mulher dizendo 'hahaha isso acontece o tempo todo com a gente', ao contrário do que eu vejo aqui nos comentários do blog feitos pelos caras. Sempre tem um homenzinho de merda querendo atenção quando o post não fala sobre ele."

Não sou esse anônimo aí, nem irei entrar direito na conversa entre vcs dois, mas no seu comentário algo me chamou a tenção: essa parte acima que destaquei. Olha, de fato não há comentários como esse, mas sempre que eu vejo alguma notícia de algum homem foi estuprado, rara eu sei, há piadas por parte dos e das comentaristas.

Anônimo disse...

Uma barraca em que as mulheres pagam para agredir homens é machista e opressora? É isso mesmo?

Ahh, mas eles ficam dizendo grosserias para as mulheres que passam...
Ok, mas ninguém percebeu que a mulher que passar e for ofendida pode pagar pra meter a mão na cara do sujeito que lhe disse qualquer coisa?

Anônimo disse...

Também estou contigo B. Mascus são mascus, só querem trollar mesmo.

Também estudo Engenharia, meu trote foi bem tranquilo, mas o dia a dia é BEM infernal.

Anônimo disse...

Trair homem machista é a melhor coisas que existe. O que tem de amiga minha chifrando esses mascus não está no gibi, afinal, chifre trocado não dói. <3

Anônimo disse...

Aline J :

O feminismo é um movimento em busca da igualdade e justiça para todos ou é um movimento onde só mulheres devem ter voz(homens não devem ter protagonismo: leia posts sobre isto) e que busca apenas igualdade nas situações que a mulher esta em desvantagem e mais direitos para as mulheres ?

Eu sei que vão discordar mas acho que é a segunda opção e não condeno ir em busca de mais direitos para si e para os seus mas não levante a bandeira da igualdade se ela não esta na sua agenda .

Iozomismo ,mansplaning e outros jargões servem apenas para calar quem discorda que o feminismo é a verdade absoluta e incontestável.

PS : e não cola dizer que o feminismo vai se preocupar com as iniquidades que prejudicam os homens quando todas as iniquidade que prejudicam as mulheres forem resolvidas .

Anônimo disse...

Do texto:
"Nem mesmo o hábito de fazer listas é algo novo -- um grupo de homens, principalmente da Engenharia Mecânica, faz até mesmo uma tabela eletrônica há algum tempo, também citando nominalmente as meninas, dando detalhes de suas vidas sexuais (quais parceiros conhecidos elas já tiveram) e as classificando (para casar, só sexo, só sexo anal, etc)".


Isso acontece muito por aqui. O nome de váááárias garotas já foram listados, eles colocam nome e sobrenome, se é gostosa ou não, com quem já transou, se vale a pena repetir a dose etc etc. E determinam em toda a sua sabedoria se ela seria pra casar/ser levada a sério, só pra marmitar, pra ser uma segunda opção (leia-se ser amante) e depois ficam comentando nos laboratórios em alto e bom som sobre isso. Deplorável.

Claro que meu nome apareceu também né, pensava que diriam que eu seria puta, vadia Zzzzzz, mas não! Tava meu nome, sobrenome e período; que eu era "gostosa, arrogante e pra casar". huheueeheu Sério. Como se isso fosse um suuuper elogio, tudo o que eu quero na vida. Fiquei mais fula pelo "pra casar" do que por ser "arrogante". kkkk Pior foram meus amigos que viram e me disseram que "não foi tão ruim assim" e que era pra eu levar isso como elogio. Tipo... Tudo bem ser exposta, se for pra casar então tá beleza. Ah vá. Eu sempre fui muito na minha e me irrito muito com essa ideia de em todo lugar que se convive(trabalho, estágio, aula, academia, barzinho etc) tu ter como se fosse uma 'obrigação velada' de falar se namora, é solteira, se é virgem ou não, com quantos já saiu. Uma das primeiras perguntas, além do nome, o que faz da vida e tal, é sobre o campo amoroso. E não é só por parte dos homens não, as mulheres em geral adoram saber sobre isso. Aliás, pq tanto interesse nisso??? Não entendo e não respondo também, deixo as pessoas sem graça por ter perguntando. Não quero saber quem transa com quem e não quero que saibam da minha vida. Então, quando entrei na universidade fiz muuitas amizades, fui pra muitas festas e ainda vou, mas não digo NADA sobre minha vida amorosa/sexual, e claro que isso gerou altas especulações: que eu era celibatária, amante de algum cara casado, ou poderia ser lésbica. heueh Com o passar do tempo eles chegaram a conclusão de que não sou lésbica, nem saio com alguém casado (não me pergunte porq) e que sou pra "ser levada a sério" seja lá o que isso signifique e ficam nesse mi mi mi. É tudo muito triste, não se pode viver em paz de boas sem ninguém estar fiscalizando tua vida. )=

Anônimo disse...

Muito escroto isso. Af ;;/

Estragadinha disse...

Tem gente descendo a lenha no "anônimo das 14:45" e não se deu ao trabalho de ler o texto inteiro. Este comentário não é do tal anônimo, é uma pessoa postando o tipo de resposta que recebe quando reclama do machismo. El@ está fazendo uma citação. Ainda bem que há @s comentaristas que perceberam isso.
Sobre as pichações.. Cara, como em pleno 2014, século XXI, ainda tem tanta gente achando natural e ok expor a intimidade alheia,inclusive inventando fatos (o porn revenge também grassa em sua forma escrita, nas pichações de banheiro).

Anônimo disse...

Gente, vocês não sabem ler? Essas coisas que a(o) anon das 14:45 disse são respostas que costuma ouvir, não é ela(e) que está dizendo!!! Credo, tem gente que só passa o olho por cima dos comentários e já sai respondendo!

Anônimo disse...

Gente, dá pra ler o comentario da anonimA das 14:45 desde o começo, por favor?

Ela esta repetindo o que houve dos machistas na universidade e nao defendendo essas ideias aqui.

Aline J disse...

Maicon Vieira

Li uma noticia faz muito tempo um cara que foi estuprado tanto, mas tanto por uma ninfomaníaca que ficou machucado. Eu não vou ficar aqui defendendo mulher idiota que faz piada com isso, mas sendo sincera? boa parte dos comentaristas homens diziam:

"que gay"
"isso não é homem, se fosse, gostava"

É nojento. Então sim, pelo que eu já li na internet, é raro uma mulher fazer piada. O que não significa que não existem, claro.

Aline J disse...

20:07

Leia de novo o que eu escrevi e treine interpretação de texto.

Você acha que homem tem que ter protagonismo no feminismo????
HAHAHAHAHAHA
Amigo, desculpa te ferir, mas não devem MESMO. Não é misandria, mas você acharia certo um branco ser protagonista em movimento negro? Um hétero comandando um movimento gay?
Ridículo, não?
Pois é. De modo nenhum sou da turma que acha que homem não PODE participar, porque acho que quanto mais gente querendo ajudar melhor. Mas protagonizar um? Sem chance.

Anônimo disse...

Não seria melhor termos cursos separados entre os gêneros?
Para as mulheres, não seria um sonho, estar em um ambiente livre do assedio constante masculino?

Anônimo disse...

E tem gente que diz que são as feministas que queimam o filme dos homens.
Só observo..

Anônimo disse...

""Uma barraca em que as mulheres pagam para agredir homens é machista e opressora? É isso mesmo?""

Imagina, anon. Os caras que estão recebendo DINHEIRO pra apanhar depois de ofender as mulheres é que são oprimidos...

Anônimo disse...

Eu ia adorar dar na cara deles, mas de grátis.

Anônimo disse...

Vocês mulheres que fazem exatas são guerreiras. Tiro meu chapéu pra vocês. Falo por causa do ambiente, imagino que não deva ser fácil.

Anônimo disse...

Essa coisa de notas... É absurdamente triste. Lembrei-me dos marcantes episódios da minha vida escolar, particularmente na adolescência. Eu sempre fui magrinha, de pouco peito e pouca bunda, então ouvi muita coisa na época sobre ser tábua, feia etc. Bonitas eram as "gostosonas", com o corpo já super desenvolvido aos 14 anos - idade que só então eu fui ter a menarca.

E as listas de beleza que os meninos faziam? Eu sempre ficava lá embaixo, e as meninas que ficavam no 'topo da lista', adoravam a brincadeira.

Hoje, com 27 anos, me acho sinceramente muito mais bonita que booa parte das consideradas "tops" na época pelos meninos. Tenho um corpo delicado e um rosto bonito. Há alguns anos, em uma balada, um desses guris que na época da 8a série me tachou de das mais feias da sala, chegou em mim -- nunca senti tanto gosto em dar um fora. Mas que isso tudo marcou a minha adolescência de uma forma muito negativa, isso com certeza, principalmente pq o meu primeiro namorado "brincava" dizendo várias vezes que eu tinha de por silicone na bunda.

Hoje eu tenho um relacionamento estável, com um homem maravilhoso que jamais ousou colocar qualquer tipo de defeito no meu corpo, mas eu simplesmente não consigo usar calça jeans sem colocar aquelas calcinhas de enchimento desde os 17 anos, que são super constrangedoras na hora do sexo - mesmo que meu noivo saiba e veja que eu uso e ainda faz questão de dizer que eu não preciso disso, que sou linda como sou.

Difícil, viu. E nem venham com essa iuzomice de que homens tbm recebem notas e classificação de nível de beleza pelas mulheres, pq o impacto social e as exigências são bem menores.

Aline XD disse...

Bom, eu sou da engenharia da Poli, e é bem pior do que isso.
Sabe a frase "estupra mas não mata"? É de um politécnico, o Maluf e os politécnicos ainda a usam.
Conheço o caso de uma mulher que tirou 10 numa prova considerada muito difícil e o professor disse "minha prova deve estar muito fácil pra até uma mulher tirar10"
Outro caso de um rapaz que disse "fulana só conseguiu aumentar a nota na revisão porque estava de decote.
Outra coisa, no integrapoli todo ano tem uma atividade voltada a exibiras meninas, lavar um carro de camista branca ano passado, apresentação de cheerleaders esse ano.
Até aí, só participa quem quer, bom, eu participei da lavagemdos carros ano passado e ouvi do centro acadêmico que eu representava para beijar as outras meninas "pra agradar", além de alguns integrantes do centro acadêmico ficarem atrás do carro que estava sendo lavado de calças abaixadas mostrando a cueca.
A foto da banheira no texto refere-se a uma prova surpresa estilo a banheira do Gugu com prostitutas ao meio dia em dia letivo.
Em uma discussão sobre "como as pessoas deviam fazer dieta em vez de quererem que os outros a aceitem" levantei a questão dos distúrbios alimentares, ao que me responderam que era frescura e partiram pro ataque direto: "ninguém se importa com a sua autoestima", bom minha e de nenhuma mulher.
Sobre o ataque no banheiro da produção, procurei a coordenação da escola para perguntar o que havia sido feito, aparentemente "religaram as câmeras de segurança", sobre o integrapoli que deveria ser suspenso, continuou acontecendo, a congregação aprovou uma nota de repúdio, ao que o diretor não publicou e publicamente defendeu a comissão organizadora do integrapoli.
Pra encerrar vou deixar algo que aconteceu comigo semana passada, estava a caminho de uma aula, num corredor movimentado e um rapaz passou por mim e disse no meu ouvido: "gostosa", fiquei em choque, elese afastou rápido e nem consegui ver o rosto dele, desde então tenho medo de andar na minha própria faculdade.

Anônimo disse...

Anôn das 20:21

Você descreveu EXATAMENTE o que penso e o que acontece comigo. Parece que em todo canto que tu vai trocou meia dúzia de palavras fodeu, viramos super amigos que tem q falar com quem tu estais ficando e sobre toda sua história de vida amorosa. kkkkkk

Anônimo disse...

Interpretação de texto e coerência mandaram lembranças.

Beatriz Correa disse...

Hj de manhã, vindo para o trabalho, me dou de cara com uma pichação que dizia:

"(Nome da moça), melhor cuzinho de Cascadura"

E tinha uma época, qnd trabalhava no centro da cidade, q todo dia eu passava por uma pichação enorme q dizia algo do tipo:

"Fulana, filha da puta desgraçada, deu pra todo mundo do Jacarezinho (favela famosa do RJ), tem AIDS e só fode sem camisinha, se eu ver ela de novo eu mato essa vadia"

Não sei se eram as palavras exatas, mas o contexto era esse.
E adivinha? Em uma das ruas MAIS MOVIMENTADAS da zona norte do RJ, em uma parede com mais de 5m (ocupava a parede toda)
Eu passava em frente àquela barbaridade todo dia, e só dps de uns 2 anos alguém tomou a decência de apagar.




Agora, OFF-TOPIC

Lola, o Senado recebeu uma petição que propõe a regulamentação da interrupção voluntária da gravidez pelo SUS.
O link para apoiar a petição é esse:
https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=29984

O apoio só é confirmado qnd acessamos o link de confirmação enviado pro email informado na petição

Anônimo disse...

Mulher sofre preconceito em toda área.

Quando fiz cursinho, um professor (de física, claro) costumava dizer que exatas tem mulher feia/inteligente, biológicas tem mulher bonita/inteligente e humanas tem mulher feia/burra.

Imagina minha cara lá, pronta pra prestar filosofia e saber que somos vistas como lixo...

Carol F. disse...

Vi que aqui nos comentários muita gente já foi agredida na rua com esse negócio de dar nota para as mulheres. Você está cuidando da sua vida e um grupo de meninos ou homens se acha no direito de te julgar em voz alta. Isso já aconteceu comigo também (e com amigas) e eu era adolescente, meio bobinha, fiquei com raiva mas não falei nada. Depois cresci um pouco e descontei toda a minha raiva em homens de um modo geral, meio tipo uma mascu do mundo das mulheres. Hoje em dia to tranquila, é só os caras ficarem na deles, mas não ouço mais nada quieta. Nunca mais.

B disse...

Tiro o meu chapéu pras gurias que estudam nessa Poli, pq tá foda...

Hoje em dia, assim como a Carol F, não ouço mais nada calada. Foram mais de 10 anos sendo saco de pancada na escola. Se hoje um cara vier dizer um ai, vai levar murro na cara e não me reclamem!

Podem rir, mas esse é um dos motivos pelos quais jamais seria professora, tenho trauma e verdadeiro PAVOR de escola, não entraria em uma sala de aula, só ver bando de adolescente ja me sinto mal...

O pessoal que me humilhou no passado, na escola? Quero que se fodam! Um PINGO de "saudade".

Anônimo disse...

No banheiro feminino da minha faculdade não tem um grafiti que seja. No Unisex tem um monte, do tipo "mostra essa b*ceta pra mim* (inclusive meninas já foram atacadas no unisex, infelizmente)

O único grafiti que eu vi num banheiro feminino foi uma vez que a administração colocou um aviso mandando as gurias esconderem os absorventes usados, e alguma feminista escreveu com caneta REMOVÍVEL algum tipo de protesto.

Já nos bares que eu fui encontrei grafitis feministas nas paredes do feminino. "Vamos parar de defender macho escroto e desacreditar as minas", por exemplo. Nada de número de telefone, nem nomes, nem nada assim.

Eu nunca entrei nos masculinos.

Anônimo disse...

vcs esquecem que as pessoas são mal educadas, nós mulheres tbm.

Ué, aí a gente precisa se calar e aceitar que todo mundo é mal educado e viver numa nação em que ninguém respeita ninguém?

Danilo disse...

"Trair homem machista é a melhor coisas que existe. O que tem de amiga minha chifrando esses mascus não está no gibi, afinal, chifre trocado não dói"


Elas se afirmaram como machistas antes mesmo de engatar um relacionamento com um homem machista. Argumento mais fraco do mundo o seu.

Anônimo disse...

Olha, Lola, infelizmente, muitas mulheres estão objetificando os homens.

Já trabalhei num órgão público em que as mulheres comentavam os tamanhos dos órgãos sexuais de alguns funcionários. Quando havia algum caso de ejaculação precoce, então era piada para a semana toda. As mulheres julgavam os homens apenas pelo seu desempenho sexual e pelo tamanho de serus órgãos.


No caso de banheiros públicos, a chefia do Departamento deveria cobrar dos faxineiros uma limpeza constante dos banheiros.

Por fim, devemos alertar a juventude para evitar essas coisas.Diminuir absurdos.


Vc já pensou em vender umas camisetas com mensagens antimachistas ? Seria uma forma de apoiar as mulheres, conseguir fundos e ser recompensada pelo próprio esforço. Se as mulheres tiverem mais iniciativas empreendedoras, vai haver mais dinheiro em mãos femininas.

Ex -Socialista

Anônimo disse...

Em geral, nós homens temos pânico, pavor, horror a sermos chifrados, pois além do prejuízo social, há o prejízo financeiro de gastar dinheiro com filho de outro homem. Somado aos custos de advogados é um problema.

Por causa da chifrefobia, os homens escolhem algumas "pra casar" a ideia é minimizar as chances de levar um galho.

Infelizmente, a sociedade não achou respostas para mudar comportamentos absurdos.

Quando menos e menos mulheres tiverem filhos, mais valorizados serão os seres humanos, pois o estado precisa de pobres para ganhar salário mínimo, precisa de soldados...

Anônimo disse...

O cara que é consciente e amigo das mulheres sempre vai poder ajudá-las a chifrar esses mascus otários.


Ser homem é saber derrotar os concorrentes imbecis e competir de modo inteligente.

Os animais não acordaram para o fato que uma mulher inteligente e bem remunerada é melhor para um casamento do que uma que serve para casar. Pois pode ser meio broxa de tão calma.


Se os jovens pensassem mais em formas honestas de ganhar dinheiro, inclusive com casamento e vasectomia, haveria muito mais milionários no Brasil.

Para casar quero mulher que invista comigo, pode ter sido swingueira viciada em sexo, GP, atriz pornô, pastora, funcionária pública. O mais importante é quanto ela pode colaborar para a construção da riqueza. Um relacionamento tem valor quando as pessoas se ajudam a lucrar mais e mais, monetaria e psicologicamente.


Adoro o dinheiro, ele é minha paixão e minha religião.


Ex- Socialista

Anônimo disse...

Como falaram acima, um ofício à Chefia do Departamento pode solicitar a limpeza das pichações.

Pode-se também encaminhar à Reitoria um pedido punição para todos os trotes(palhaçada). Expulsão.

Jussara disse...

Ué, aí a gente precisa se calar e aceitar que todo mundo é mal educado e viver numa nação em que ninguém respeita ninguém?


Se calar não,mas acabar com a hipocrisia de sempre,basta ver aqui gente negando que mulheres façam o mesmo que esses caras e ainda dizendo que difamar homens não é tão grave como difamar mulher porque supostamente o homem sofre menos ao ser humilhado(não tem como saber isso).
Atacando a babaquice de uma parcela da população e ignorando a outra parcela(mulheres).

Concordo com a anon de 13:31,conheço mulher que trata homem como pedaço de carne também,só importa o dinheiro,se tem pau grande,se é bonito,se é sarado...

Anônimo disse...

Fiz engenharia na Poli, formei ano passado. Lembro, que no 1° dia de aula, em fevereiro de 2008, o pessoal da Atlética já fez uma palestra pra deixar bem claro quem mandava naquele lugar. Os veteranos mandaram todas as meninas sentarem nas primeiras fileiras do anfiteatro. Tive que me separar das únicas pessoas que eu conhecia lá, todos homens, e já senti que estava ali para ser julgada, ao contrário deles. Lembro que uma hora pediram para as virgens levantarem a mão. Quem levantou foi chamada para ir ao palco cantar uma música chula e quem não levantou foi chamada de "safadinha". As veteranas tiveram que cantar a música mais machista e de apologia ao estupro que já ouvi, inclusive que a Medicina USP também canta: "b*ceta eu como a seco, no c* eu passo cuspe, é Poli, é Poli, é Poli USP". Sendo que essa é uma resposta para as outras faculdades da USP que cantam que quem é da Poli tem pinto mole. Eu não era feminista na época, e não entendi pq não me senti acolhida naquele lugar. Nunca me envolvi muito com as atividades de integrapoli/festas nos anos seguintes, pq enfim. Foram 6 anos ouvindo que as politécnicas são muito feias, que não se arrumam, não se maquiam, tem bigode etc. São vistas como decorativas pela maioria masculina, e não como cérebros pensantes. Fiz grandes amigos lá, sabe, mas fico feliz de não ter mais que conviver naquele ambiente machista.

Anônimo disse...

nossa, que exemplo de universidade. Já passou da hora de penalizar mais duramente esses tipos de crimes que certos machos insistem em cometer sobre as mulheres...enojada

Anônimo disse...

Homens machistas geralmente são traídos porque o próprio machismo deles pede isso, só usam dinheiro (que nem tem) para trair mulheres bombadas. Essas mulheres "pra casar" muitas vezes são mulheres interesseiras, pois os próprios mascus preferem que uma mulher seja realmente interesseira para mante-la pelo dinheiro, acham que é o recurso mais fácil. Muitas essas essas mulheres "pra casar" são preconceituosas, fúteis, machistas, racistas, metidas a fanáticas religiosas e faz com o que os mascus acham que ela é perfeita "pra casar". Tem também a exigência pelo tipo "bombada" e "mulher-fruta". No final o macu leva um corno.

Claro que tem mulheres assim tbm, que só querem homens sarados, bombados, ricos e coisa do tipo. Mesmo elas mesmas não sendo nada saradas. Depois reclamam que "homem bonito não presta". Ridicularizam homens que elas não acham "machões" o suficiente. Algumas mulheres tem um jeito de agir parecido com os mascus e acabam alimentando mascus com isso.

Marco disse...

Para quem gosta de bixete...

Pessoalmente nao vejo problema, faz parte da vida de faculdade. Só cai quem quer, como é obvio! Em geral é brincadeira inofensiva, gente há tanta coisa pior para preocupar! Que falta de senso heim