segunda-feira, 17 de novembro de 2014

QUEM SERÃO OS CANDIDATOS A PRESIDENTE EM 2018

É muito estranho quando você fica adiando escrever um post sobre algo que vai acontecer daqui a quatro anos e, duas semanas depois, parece que o assunto já está datado. Ou será que, com o final de ano, o pessoal começa a se cansar de política?
Meu tema é sobre quem serão os candidatos a presidente em 2018. Isso, lógico, considerando que o governo Dilma aguente firme até lá, sem sofrer impeachment ou golpe militar (que é o que os reaças rezam aos céus para que aconteça), e que um meteoro não se choque contra o planeta. Se o Brasil e o mundo estiverem vivos daqui a quatro anos, e se este bloguinho ainda existir, vocês podem me cobrar por ter errado todas as análises.
Aécio conseguirá se manter em evidência até lá? Não será fácil: ele não é mais governador, e o governo de Minas não está mais com seu partido, pela primeira vez em doze anos. Agora ele é apenas senador, e, se considerarmos como foi um senador dos mais apagados nos seus primeiros anos (faltando direto e não aprovando nada), custa crer que ele fará algo marcante. 
Além do mais, Aécio está longe de ser o único senador de oposição ávido por holofotes. Ele terá que dividi-los com José Serra e Aloysio Nunes, cotado para se candidatar a governador de SP, se a idade permitir (Aloysio tem hoje 69 anos). 
Alckmin já deixou claro que deseja ser o candidato do PSDB à presidência. Terá que disputar essa indicação com Aécio. Vale lembrar que Alckmin já foi candidato a presidente em 2006. Ele foi o incrível cara que teve menos votos no segundo turno do que no primeiro. É um nome conhecido nacionalmente, mas sem carisma algum. Ninguém fora de SP consegue entender por que os paulistas votam nele. Creio que o PSDB optará por Aécio mesmo. Se ele se comportar direitinho até lá, talvez os eleitores se esqueçam que ele é machista. 
Marina fracassou em 2014. Não foi capaz de levar até o fim da campanha a imagem de representante da "nova política", e, ainda por cima, apoiou Aécio no segundo turno, uma decisão que rachou seu partido, a Rede, e que não pegou bem para alguém que passou todo o primeiro turno dizendo que a população estava cansada da polarização entre PT e PSDB. Além disso, teve poucos votos a mais que em 2010. Se para Aécio será difícil manter-se na mídia até 2018, para Marina pode ser mais ainda. E ela não tem estrutura partidária. Mesmo assim ainda é um nome de destaque. 
Jair Bolsonaro jura que será candidato. Se o PP não lançá-lo, promete o fascistóide, ele procurará um outro partido. Eu acho ótimo que o Brasil tenha um candidato de extrema direita, porque isso divide um pouco o voto dos reaças. E Bolsonaro, apesar de ser um sucesso nas eleições legislativas, não tem a menor chance de se eleger para um cargo executivo (acho que nem para prefeito de alguma metrópole). 
Luciana Genro fez bonito nessas últimas eleições, mas o PSOL ainda precisa crescer muito antes de se tornar uma opção viável. Com dez anos da fundação do partido, segue longe de conquistar um grande eleitorado. Terá cinco deputados federais agora, todos excelentes nomes, mas acho que seu crescimento deve acontecer através de Marcelo Freixo no Rio. Espero que ele se candidate novamente a prefeito em 2016 (ele teve 28% dos votos em 2012), ganhe, e faça do Rio a vitrine do PSOL. 
Michel Temer já anunciou que PMDB lançará candidato próprio em 2018, mas resta saber quem. Temer não tem o menor peso eleitoral, e nenhum dos sete governadores eleitos pelo partido (incluindo aí dois estados populosos, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) parece ter projeção nacional. 
Mas, claro, pode-se dizer o mesmo de vários "presidenciáveis" do PT. Pelo jeito, Lula quer voltar. Ele continua sendo o político mais popular do Brasil, mas, se Dilma não fizer um bom segundo mandato, a força eleitoral de Lula diminuirá consideravelmente. A cada eleição fica mais difícil comparar Lula e Dilma com FHC. Em 2018, terão sido quinze anos desde que o tucano passou a faixa. É tempo demais. Sem falar que, quando FHC morrer (não é torcida, é só que ele já está 83 anos), boa parte dos conservadores irá canonizá-lo. Foi o que aconteceu com Reagan nos EUA. 
Por enquanto, o principal adversário de Lula deve ser sua própria saúde. Ele conseguiu se recuperar de um câncer, mas parece fraco fisicamente. E em 2018 terá 73 anos. 
Nem o PT nem qualquer outro partido tem um nome tão poderoso quanto o de Lula. Se ele não for candidato do PT, quem seria? 
Jacques Wagner, ex-governador da Bahia, que foi capaz de eleger seu sucessor já no primeiro turno (algo que pesquisa alguma previa)? Fernando Pimentel, governador eleito por Minas? Ou outro Fernando, o Haddad, atual prefeito de SP? Aloizio Mercadante e Tarso Genro, pra mim, são carta fora do baralho. Se não conseguem se eleger governadores, não são candidatos fortes pra disputar a presidência. 
Esqueci alguém?
A chance de surgir um personagem novo nesses quatro anos soa minúscula. É uma pena que os partidos tenham tantas dificuldades para renovar seus quadros.
PT tem o governo de cinco estados. PMDB tem sete, incluindo RS e RJ. O PSB encolheu e tem hoje metade dos seis governos estaduais que conseguiu em 2010. O PSDB foi de oito pra cinco. Ainda é dono de SP, mas perdeu um importantíssimo colégio eleitoral que governava havia doze anos -- Minas. DEM segue firme na sua trajetória de desaparecer do mapa: agora não tem nenhum governador. Só por curiosidade, a partir do ano que vem teremos apenas uma governadora: Suely Campos, de Roraima. E nem sei se vale a pena contar, porque ela é do PP, partido fisiológico de direita que abriga Bolsonaro e Maluf.

126 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Lola, você não acha que a Gleisi Hoffmann também é uma possível candidata? Andei pensando nisso... - Vivi.

Carol F. disse...

Eu queria que o Haddad se elegesse governador de São Paulo. O estado está desgovernado há tempo demais.

Danilo disse...

Bolsomito pra 2018! Sonho!

lola aronovich disse...

Gleisi? Nunca, Vivi. Ela foi muito mal agora na última eleição, quando concorreu ao governo do Paraná.
Seria tão bom ter algumas mulheres candidatas, né?

Anônimo disse...

"Ninguém fora de SP consegue entender por que os paulistas votam nele".

Relaxa Lola, até eu que sou Paulista também não consegui entender. ;)

Anônimo disse...

Se o Aécio mesmo dizendo que iria manter o assistencialismo todo, não ganhou, imagine Bolsonaro, que já declarou que pretende fazer mudanças (só não disse quais) no Bolsa Família por exemplo. Aí é que não ganha mesmo, chuto no máximo um terceiro lugar. E acho que o Lula não se candidata mais.

Valéria Fernandes disse...

Lola, nessa conversa toda, só uma coisa me parece certa: o PMDB não lançará candidato próprio, é mais seguro ser comensal de quem quer que ganhe. Ou, única tentativa a meu ver, o PMDB exigirá do PT que se inverta a chapa. Foi o que o PFL, antes de ser DEM, queria que o PSDB fizesse e FHC impôs Serra jogando a PF contra a escolha da Globo e da Veja: Roseanna Sarney. Lembra?

De qualquer forma, esperemos. 2018 não está ali na esquina, não.

Anônimo disse...

Lola, acho que o Alckmin não conseguirá se candidatar pelo PSDB simplesmente porque o PSDB não abrirá mão de lançar Aécio novamente, já que ele teve uma quantidade expressiva de votos. O povo até cantou o hino nacional (sério) quando ele por milagre resolveu aparecer no trabalho... kkk Acho que será Aécio pelo PSDB, Jacques Wagner pelo PT, Bolsonaro com um partido até então desconhecido, e Luciana Genro volta novamente. A minha dúvida é quem o PSB irá lançar em 2018 por que Marina sacramentou seu caixão nessa eleição, é carta fora, hehe.

Anônimo disse...

Ah, Haddad. ):

Anônimo disse...

claro que o psdb não irá abrir mão do menino do Rio né Lola
ficaram emocionados e frustados por quase conseguirem, eles n vão tirar quem quase conseguiu pra colocar um que passou longe hahahaha

adoro seu blog, bjos!

Anônimo disse...

Em 2017 começo a pensar sobre isso, até lá descerão mutas águas.

Anônimo disse...

Alguém aí soube alguma notícia da Sara?

Anônimo disse...

falta mt tempo, nem sei se vou estar vivo amanã

Anônimo disse...

Boatos de que Joaquim Barbosa virá. Eu lastimo muito, mas vejo grandes chances dele ganhar.

Anônimo disse...

Acho que o Lula não encara outra candidatura, mas SE ele se candidatar, os reservatórios transbordarão de tanto choro tucano, ele é apenas Deus em muitas cidades/estados. Essa eleição ficaria no papo pra ele. E olhe que eu nunca fui ao Nordeste, só falo pelo que vejo por perto mesmo, lá o "endeusamento" deve ser 1000x maior.

Unknown disse...

E a Marta? Se ela resolver seus problemas com o PT, não vai de prefeita porque vai ser muito difícil tirar a reeleição do Haddad, mas será que sai pra governadora pelo menos?

Claudio disse...

"sem sofrer impeachment ou golpe militar"

Isso não vai ocorrer por ambos motivos:

1º não tem como derrubar um chefe de estado que tem apoio da maioria;

2º os coxinhas não seguram ovo, são os valentões do teclado;

3º a oposição jamais apoiaria por mais vontade que tenham, pois um dia pode ser eles os 'derrubados'.

Tu acredita mesmo que o 'líder' da oposição conseguirá por 4 anos fazendo isso de uma forma relevante? Já que ele é um dos mais faltosos do congresso.

Lula vence fácil, mas se bolsonaro se candidatar voto nele, pois ele disse uma vez que deveria torturar certos bandidos (sequestradores, homicidas, latrocidas, etc...) para conseguir a verdade sobre os crimes.

Rodrigo disse...

Se o Lula não voltar, o nome mais provável do PT deve ser o Wagner mesmo. E o playboy vai ficar enchendo o saco por um bom tempo (o que ele chama de "oposição firme"), mas é muito estranho que um sujeito que perde em seu próprio estado queira ser presidente.

Enfim, ainda tá muito longe...

Koppe disse...

E se o PR resolvesse lançar o Tiririca?

Anônimo disse...

Lola eu gostaria que surgisse um nome novo, com força Marina para mim foi uma grande decepção. Lula acredito que sua saúde não o ajude, pois os reaças não estão brincando, querem poder, querem diminuir os pobres, negros e mulheres

Guilherme disse...

Se houver apuração secreta de novo,com apenas 22 técnicos escolhidos por Dias Toffoli,ex-advogado do PT e ministro do TSE,sem haver nenhum observador nem do PSDB e nem do PT,é claro que Lula ganha nas próximas eleições.E antes que alguém venha dizer que isso é bobagem de teoria da conspiração,apuração secreta é fraude aqui ou em qualquer lugar do mundo.

Elaine Cris disse...

Em quatro anos muita coisa pode acontecer. Quem sabe os últimos escândalos culminem com a tão esperada reforma política, financiamento público nas campanhas e isso não acabe tendo alguma mudança significativa nessa questão partidária?
Confesso que só votei na Dilma por não ter visto no segundo turno opção melhor (ou menos pior) e me parece que muitos também foram por esse caminho. Acho que essa dobradinha PT e PSDB já está mais que desgastada, deve se desgastar mais e não duvido que Marina (se conseguir se fortalecer e se reinventar) ou uma outra figura que se proponha como terceira via, acabe ganhando destaque, ainda que essa aposta de Lula x Aécio seja quase certa.

Anônimo disse...

Só alguém que não é do Paraná pra cogitar Gleisi Hoffmann. Como senadora ela boicotou o próprio estado, como ministra só fez lambança (e é a maior defensora do "regiome diferenciado de contratação", uma verdadeira imoralidade) e ainda por cima tá no centro da Lava Jato.

Lola, você esqueceu que o PSB (que cresceu muito nesse ano, apesar de ter se dividido no segundo turno) também prometeu candidato próprio.

Vai ser PT, PSDB, PSB, PMDB, Marina Silva, Bolsonaro e Luciana Genro (os três tem mais nome próprio que sigla).
Vai ser uma festa de primeiro turno se isso se concretizar.

André disse...

O PMDB vai lançar um candidato próprio, vai ser vice em mais duas candidaturas e vai ter alguns caciques apoiando informalmente mais uns três candidatos. E, independente de quem ganhe, vai ser da base governista.

Anônimo disse...

Gleisi foi envolvida no escândalo da Petrobrás e não tem colégio eleitoral no Paraná - na verdade o PT sempre foi fraco aqui. Infelizmente ela não sairá.

Eu não vejo como o PT vai conseguir se manter no poder lançando qualquer nome diferente do Lula. O Aécio vai continuar sendo idolatrado pela mídia e a Dilma vai continuar tomando porrada. Um nome desconhecido (para o eleitor comum) só vai trazer mais força para o cheirador de pó.

Anônimo disse...

A aprovação do Haddad na prefeitura de SP, e de apenas 18%, mais baixa ate que a do falecido Celso Pita

Anônimo disse...

4 anos são 4 séculos no contexto da política, mas chutando, acho que a disputa em 2018 será entre Lula, Alckmin e Marina.

O segundo turno será entre Marina(REDE) e Alckmin(PSDB).

Desculpe, mas acho que o PT está com os dias contados. Serão quatro anos de violento desgaste. Se já está essa turbulência nessas primeiras semanas, imagina nos próximos anos.

R. do Anonymous disse...

A rejeição da Gleise Hoffmann foi muito intensa porque ela tentou defender o Eduardo Gaievsk, chegaram até distribuir dinheiro e fazer ameça a família das vítimas. O petista é acusado de 40 crimes sexuais, dentre os quais 26 estupros contra menores de idade, um serial estuprador/pedófilo. Os demais estão relacionados à utilização da máquina estatal para obter favores sexuais. Ele já foi condenado em um e tem mais 16 processos por estupro de vulnerável, estupro presumido e estupro qualificado. Explicando: na lei brasileira não existe crime de pedofilia. E tem coação de testemunha porque ele ofereceu R$ 1 mil para a mãe de uma das crianças e ela aceitou. Só que a polícia interceptou o pagamento e a casa caiu.

Gaievski foi prefeito de Realeza -
PR pelo PT e, no Palácio do Planalto, cuidava das políticas para saúde e para crianças e adolescentes, como a prevenção do crack. Gaievski também ajudou a criar o programa Mais Médicos, que trouxe médicos de Cuba para trabalhar no Brasil.

O filho e um assessor de Gaiewski foram presos quando compravam uma das vitimas, nas diligências apareceu R$ 600 mil não contabilizados e sem origem conhecida.

O tarado está na cadeia e mesmo assim o prefeito de Realeza, Milton Andreolli (PT), continua perseguindo as famílias das vítimas que recusaram retirar as queixas. Entendam bem, várias vítimas sofreram tanta ameaça que retiraram a queixa, ele está sendo condenado pelos guerreiros que não baixaram a guarda.

E o pior de tudo é que a Gleise Hoffmann usou de todo o poder e influência política junto aos delegados, promotores e juízes. Felizmente a moral do partido está tão baixa no Paraná que a pressão do Planalto não surtiu efeito e o serial taradão foi parar na cadeia. Espero que para sempre (até os 75 anos) porque se condenado em todos os processos soma mais de 300 anos e considerando o 1/6 de pena para voltar para casa dá 50 anos garantido.

Eu acho desesperador ver uma mulher brasileira pensando na Gleise Hoffmann como uma opção. Ela é uma opção a presidiária na minha opinião.

Anônimo disse...

anônimo da 17:57

Tem um erro grave na sua afirmação, a Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, ordenada pastora da Assembléia de Deus em 2011, tem garantido no mínimo 20% como futura candidata da Rede Sustentabilidade em 2018, o que é suficiente para eleger uns 30 deputados, alguns senadores e governadores. Mundo pequeno, o deputado estadual de SP José Carlos Vaz de Lima, líder do PSDB, já foi presidente da Assembléia Legislativa de SP, eleito agora pela sexta vez deputado estadual, liderança evangélica. Pouco comentado: o marido da Marina responde um processo federal por um rombo de 44 milhões de reais em projetos fajutos pago pelo governo. Ele foi indicado ao cargo da SUDAM pelo Jorge Viana (PT) governador do Acre. Uma vez o deputado Aldo Rebelo do PCdoB deu um escândalo na Câmara quando era liderança do Lula e descontrolado falou para as câmeras (está no youtube) “Quem fraudou contrabando de madeira foi o marido de Marina Silva, defendido por mim, nesta Casa, quando eu era líder do governo. Quando líder do governo, evitei o depoimento do marido de dona Marina”.

Para quem não sabe o Michel Temer é grão mestre da maçonaria e dizem a muito tempo, antes mesmo de ser eleito, que o Lula faz parte de um grupo maçonico bem discreto chamado "os aquisitores" que domina a política da região do ABC. Os iniciados são reconhecidos por um anel preto na mão esquerda além de sinais e gestos especiais. Faz parte da tradição da teologia da libertação com o anel de tucum. Dos que usam o anel o que diferencia os iniciados pela teologia dos iniciados pelos aquisitores são sinais e gestos secretos. Essa proximidade é o que fez a união tão forte entre o PT e o PMDB com total aprovação da classe burguesa dominante.

Anônimo disse...

Faltou Eduardo Jorge.

Patrick disse...

Meu candidato à presidência em 2018 é Fernando Haddad.

Ele tem características que eu só vi Lula usar com tanta maestria: humildade para mudar de opinião aliada à capacidade para saber ouvir e escolher os conselheiros e interlocutores certos para cada questão ou problema.

Seu governo é "mal"-avaliado pela razões "certas": deu prioridade a quem mais precisa e merece, pedestres, ciclistas, usuários de transporte público e periferia. E montou a máquina municipal mais eficiente de combate à corrupção. Por isso apanha tanto da mídia.

Tem um grande obstáculo pela frente: precisa ser reeleito Prefeito de São Paulo. Se perder, dificilmente terá condições políticas para ser o candidato de 2018.

No sentido contrário, uma vitória em pleno "Tucanistão" seria um handicap de peso à sua candidatura.

Tem um fator favorável: as eleições para prefeito são isoladas, o que dá mais tempo ao horário eleitoral e permite às pessoas que vão votar refletir com mais calma sobre sua escolha, tendo assim chances de reverter o efeito negativo da mídia que lhe acossa diariamente.

Anônimo disse...

Eu sou fã do Marcelo Freixo!Acho que teria muito mais votos que a Luciana Genro, embora também goste dela, para presidente; embora saiba que ele não ganharia.Mas em termos de candidato à presidência pelo PSOL não há nenhum candidato tão bom quanto o Freixo!

Anônimo disse...

Lula será o candidato do PT, porém com um arco de alianças menor, visto que, pela minha tese, quase tudo o que for de centro-direita e direita no Brasil irá apostar na candidatura do PSDB (Aécio). Lula terá 45% dos votos no primeiro turno, e Aécio, 35%.

No segundo turno, Lula irá vencer com cerca de 55% dos válidos.

O PSB não irá lançar candidatura - aposto numa reconciliação com o PT.

Marina Silva será candidata pela REDE, com apoio de partidos medianos, e terá em torno de 15% dos votos.

A Lu Genro sairá novamente como candidata do PSOL - ela está viajando o Brasil fazendo palestras -, e Marcelo Freixo, candidato ao Senado pelo RJ. Aposto na recomposição da Frente de Esquerda. Nesse cenário, poderá chegar a 5% dos votos.

Andam dizendo nas cozinhas por aí que Eduardo Paes sairá pelo PMDB - já dizia Brizola, "como se tivesse categoria para governar um país como o nosso...". É blefe.

Se não ocorrer nenhum imprevisto - morte, amputação, fusão ou criação de partidos etc - o cenário será mais ou menos o seguinte:

1. Lula candidato pelo PT/PCdoB/PROS/PSD/PSB com vice do PT ou PSD.
2. Aécio pelo PSDB/PMDB/DEM/PP/PSC com vice do PMDB.
3. Osmarina pela REDE/PPS/PV/PDT com vice do PDT.
4. A Lu Genro candidata da Frente de Esquerda PSOL/PSTU/PCB.
5. Levy Fidélix.

Bjos, Bárbara.

Leo disse...

Espero que o Lula esteja bem para concorrer em 2018.

Estão falando sobre ele ser Secretário Geral da ONU. Por mais que a ideia me agrade, prefiro que ele seja presidente. Fora ele, acho o Haddad o melhor nome do PT de longe, mas gostaria que ele tivesse uns dois mandatos na prefeitura de SP antes de tentar a presidência.

O meu sonho é ver o Marcelo Freixo presidente, mas o PSOL precisa se fortalecer muito ainda. Aqui no Rio já é bem forte. Espero que se fortaleça em outros estados, elegendo deputados federais e estaduais e mais algumas prefeituras.

B. disse...

Acreditem se quiser, conheço uma guria reaça, assumidamente machista, assumidamente de direita, assumidamente tudo de ruim, que está torcendo fervorosamente pro Bolsonaro ganhar a presidência em 2018. Tenho asco. Como pode existir mulheres com estes pensamentos?

Anônimo disse...

"Tenho asco. Como pode existir mulheres com estes pensamentos?"

E mesmo né, como pode uma mulher pensar por ela mesma, ter suas convicções politicas, e mesmo assim ser feminista?
Moça, feminismo não significa comportamento de manada, com quer vender a esquerda, alias o feminismo, como foi idealizado por suas pioneiras, e totalmente libertário, o socialismo que tenta toma-lo de assalto, e faze-lo massa de manobra.
Comigo não.

Anônimo disse...

Ai Lola, eu paulistana ainda não entendo pq o Picolé de Chuchu conseguiu a reeleição.

Unknown disse...

acho um erro fortíssimo lançar o Lula em 2018. acredito que ele foi um bom presidente e fez história, será sempre lembrado, inclusive agora até a direita o usa como exemplo (por motivos ruins, mas tiveram que parar de ignorá-lo), mas tudo pode ser perdido em uma terceira candidatura e em um possível novo mandato. arrisco dizer que o PT fica mais em risco em colocar o Lula na presidência, e perder esse grande nome que ele se tornou, do que perdendo as eleições com outro candidato. torço para que o partido trabalhe e aposte no Haddad.

precisamos de reforma política urgente, a dificuldade de renovar os políticos, de ter grandes nomes no cenário, também é prova disso.

Anônimo disse...

Tem ainda muito preconceito racial na politica, é difícil lançar candidato negro ate mesmo para o pt. O juiz Joaquim virou "capitão do mato" e o Netinho é espancador de mulheres. Sem falar que o povo brasileiro é tao racista que quando se fala em negros como candidato pensam logo naquele prefeito lançado pelo Maluf nos anos 90. A mentalidade da maioria infelizmente é: "elegemos um negro e ele roubou, então não voto mais em negros", mas continuam sempre votando em candidatos brancos que não param de roubar nunca tbm. Lamentável as desculpas esfarrapadas para justificar racismo.

O pt deixa muita coisa importante passar e faz tudo de ultima hora. Desde que Haddad foi eleito prefeito de Sao Paulo, já era para Lula prepara-lo para uma futura candidatura a presidência e fazer com que ele passasse a ser reconhecido por todo o Brasil. O Haddad é uma figura mais simpática e humilde do que aquele Wagner. Mas se o Lula correr atras ainda da tempo de preparar o Haddad em uma futura candidatura para presidente depois se ele for reeleito para a prefeitura de Sao Paulo. Muita gente já critica o pt por estar no poder federal ha 12 anos mesmo com candidatos diferentes então se o Lula voltar a se candidatar a acusação do pt ser uma suposta "ditadura" pode acabar fazendo sentido e dando um pouco de razão para quem faz essa acusação. Lula se candidatando novamente pode ser um tiro no pé em vez de algo positivo. Então porque não agora investir e apostar em Haddad? Seria um novo nome, uma nova cara para o pt. Apesar da maioria não ter gostado do governo de Wagner na Bahia votaram em Rui porque ele era um novo candidato e se mostrou ser simples, simpático e humilde que não apelou para tanta baixaria durante a candidatura, mesmo sendo do mesmo partido do governo atual, inclusive a campanha de Rui foi um pouco independente e nem teve muito a participação de Wagner. Rui acabou conquistando o povo independente da sigla do pt e do Wagner, que inclusive estavam mais atrapalhando do que ajudando por conta dos escândalos do governo federal. Enquanto Paulo Souto do dem perdeu tbm porque já tinha sido governador da Bahia antes 2x e apelou para muita baixaria ate mesmo envolvendo a decadente revista Veja no meio.
Nao sei se o Haddad teria chances de ser uma versão paulista do Rui. Mas já passou da hora do pt se renovar e uma re-candidatura de Lula não representa renovação.

Gostaria que uma mulher fosse novamente presidenta do Brasil depois da Dilma, mas nesses partidos como psol acho muito difícil a possibilidade de chegar a um segundo turno, mais improvável ainda ganhar. Ate votaria na Lu no primeiro turno, mas acho que não chegaria no segundo. Gostava da Marina na época do pv, mas ela vai precisar recomeçar porque saiu queimada dessa vez. Muitos foram na onda do "já ganhou" do Aécio e foram para o lado dele.

Na Bahia, gostaria que um dia fosse possível uma candidata como a Alice Portugal por exemplo fosse eleita prefeita de Salvador e quem sabe ate governadora do estado.

Voltando ao assunto inicial, gostaria que tivesse mais negros/as exercendo cargos administrativos na politica e que o Brasil tivesse tbm um dia um/a presidente/a negro/a.

Anônimo disse...

Mas o Netinho realmente espancou a ex mulher :\

Anônimo disse...

"Como pode existir mulheres com estes pensamentos?"

Mulheres (adultas) são seres humanos como qualquer outro, mulheres tbm pode ser machistas, racistas, retrogradas, equivocadas, oportunistas, etc. e tudo de ruim que existir e não apenas vitimas passivas. Mulheres como seres humanos com direitos e deveres iguais não tem de serem todas santas, feministas e perfeitas. Mulheres (adultas) não devem ser sempre tratadas como vitimas infantilizadas, influenciáveis, inocentes e ingenuas do machismo-patriarcalismo. As mulheres também devem ser vistas como responsáveis de suas próprias escolhas e seus erros. Por mais que essas decisões possam prejudicar a elas mesmas, as mulheres adultas em geral (salvo algumas exceções) devem sim se responsabilizarem pelas suas ideias e escolhas dos caminhos que escolheram seguir, mesmo que um dia se arrependam depois. E se isso acontecer, que possam procurar e encontrar ajuda, mas não de serem sempre infantilizadas, passivadas e santificadas apenas por serem mulheres.
Nao adianta exigir que todas as mulheres sejam feministas se a sociedade em si é machista e não é só o homem que escolheu sempre fazer parte ativamente dessa sociedade machista, a partir de uma determinada época com mais escolhas algumas mulheres bem estudadas, viajadas tbm fizeram sim essa decisão machista por opção mesmo por acharem mais vantajoso para elas. Por mais equivocado que pareça foi sim escolha delas. Isso deve ser uma mudança em todo ser humano, toda a sociedade deve lutar unida contra o machismo e não apenas as mulheres. Por mais que as mulheres sejam protagonistas contra o machismo, essa luta não deve ser isolada.

B disse...

Anon, acho que tu não entendeu. A guria que citei é assumidamente machista, já desejou o estupro de feministas, como ela vai ser feminista??

Anônimo disse...

Pode apostar em Paulo Hartung, Governador Eleito do ES, tentando a vaga de candidato próprio pelo PMDB. Resta saber se até lá ele vai conseguir, mas os pauzinhos ele já começou a mexer.

Anônimo disse...

Eu apoiaria totalmente o Lula como mentor e padrinho de um novo candidato, mas não nele como candidato novamente. Desse jeito no segundo turno eu votaria nulo, não votaria no psdb, mas em Lula novamente não votaria mais.

Anônimo disse...

Uma mulher pode ser "tudo" de ruim, assim como um homem pode ser "tudo" de bom. Mulheres não sempre anjos e homens não são sempre demônios.

Anônimo disse...

Mas o Netinho realmente espancou a ex mulher :\

Eu sei e todo mundo sabe disso, por isso mesmo que não coloquei como espancador de mulher entre as aspas. Porque realmente aconteceu.

Anônimo disse...

Essa guria machista pode não ter a menor condição de ser uma feminista, mas ela continua sendo uma mulher e como foi dito, ha mulheres de todos os tipos no mundo, ate mesmo misóginas.

B disse...

Acho que não me expressei bem, pq concordo totalmente com @ anonim@ 12h45...Minha pergunta "como pode existir mulheres machistas?) foi meio retorica. Conheço muitas mulheres machistas, todas adultas, escolheram isso...Tu falou em "não vamos infantilizar as mulheres" e concordo 100%. O que mais vejo em comunidades do Face é essa infantilização, até sem querer. "Não existe mulher machista, existe mulher cooptada pela patriarcado". Eu acho errado esse pensamento, como se as mulheres fossem amebas.

Beijos

Anônimo disse...

A sociedade é machista e como a mulher tbm faz parte da sociedade, algumas acabam tendo ideias e pensamentos machistas tbm. Mas isso não significa que uma mulher nunca possa se responsabilizar por essas ideias e toda mulher seja sempre vista como uma "influenciada".

Anônimo disse...

Concordo plenamente!! Deixe o Lula como "mito" e lance alguem novo...o Haddad tambem seria meu candidato. O principal problema seria ganhar no Tucanistao mesmo...sao Paulo.

Anônimo disse...

A nossa sociedade ainda é muito machista sim, mas já evoluiu em muitas coisas também a ponto de varias mulheres já serem bem informadas e com opções na vida que não haviam em tempos mais antigos. Então por isso nem todas as mulheres atuais são sempre umas pobres e inocentes cooptadas pelo patriarcado como eram todas antigamente.

Falando em politica, quanto mais mulheres querendo entrar para a politica, mais teriam opções de candidatas para cargos maiores, administrativos e federais em prefeituras, governos estadual e federal.

Anônimo disse...

Jaques Wagner nem pensar e Lula de novo tbm não, prefiro Haddad. Mas Haddad para ter mais chances precisa lutar por mais popularidade e ser reeleito prefeito de Sao Paulo ainda no primeiro turno.

Anônimo disse...

Quando a Gleisi estava na Casa Civil, cheguei a pensar na "possibilidade Gleisi" também. De fato, se tivesse ganhado a eleição no Paraná, seria um potencial nome. Hoje, no entanto, a chance é próxima de zero. Além do mais, o que se ouve nas cozinhas do poder é que ao Lula não lhe apetece o nome da Gleisi. De qualquer forma, e apesar das denúncias, considero Gleisi uma senadora brilhante, que defende o PT e o governo melhor que ninguém - posto vacante desde os idos 2000/2001 quando Heloísa Helena liderava a oposição ao governo de Fernando Henrique.

Creio que a candidatura de Haddad não se consolide - a não ser que se consiga o fato homérico da revolução, ops!, reeleição, o que, hoje, é improvável, haja vista a epidemia anti-PT e o ódio ao partido inexplicáveis em São Paulo. O mais sensato para o PT seria lançar Marta Suplicy em 2016 e poupar Haddad da derrota. Aposto na vitória de Marta, "melhor prefeita de SP dos últimos 25 anos", cuja imagem está menos vinculada ao PT.

Caso o segundo governo de Dilma tenha melhor aprovação do povo, o PT poderia ousar e ungir, quem sabe, Haddad ou Wagner. Mas fato é que, hoje, o candidato do PT é Lula.

Bjos, Bárbara.

Ceres disse...

Se Wagner for candidato, ferrou-se. Ele é do nível, se não pior, do Aécio. Nenhum professor apoiaria ele. Ele segurou as verbas das universidades pra pagar o carnaval. Os funcionários do estado teve atrasos nos salários todos os anos. Além dele ser um machista assumido,l. Não vi notícia de bater em mulher, mas não duvidaria...

B disse...

"Então por isso nem todas as mulheres atuais são sempre umas pobres e inocentes cooptadas pelo patriarcado como eram todas antigamente."

CONCORDO MUITO!

Anônimo disse...

A Gleisi pode ate ser uma grande defensora do pt, mas o voto não deve ser apenas partidário e sim para candidatos/as que sejam pessoas honestas e se importe com a população e os escândalos que a Gleisi se envolveu foram vergonhosos. Ate hoje muita gente não suporta a marta Suplicy pela forma debochada como ela respondia as pessoas.

Anônimo disse...

ACM Neto é um nome muito comentado aqui no nordeste, talvez não para as próxima eleição presidencial, mas para depois. Só sei que o nome dele tá crescendo, foi criado pra ser presidente, mandaram até pro exterior estudar política.

E Lola vc sabia que o governador de Sergipe é gay assumido? Leva até o namorado pros jantares. Jackson Barreto o nome, do PMDB.

Anônimo disse...

O pt perdeu brincando a prefeitura de Salvador para acm neto. Durante o ano eleitoral o governo estadual do pt na Bahia fez o maior descaso com as greves dos professores principalmente e chegou ate mesmo a pagar 1 milhão de reais para um professor famoso daqui dar aulas para a "elite". Então Pellegrino do pt perdeu para acm neto por conta do comportamento escroto do Jaques Wagner com os professores da rede estadual. Por isso o pt prejudicou a própria eleição para prefeito. Muita gente votou em acm neto por raiva do pt. Apesar disso o democrata é um partido que esta ficando fraco. Jamais votaria em Jaques Wagner para presidente.

Rafael Taranis disse...

Ótima análise Lola!

donadio disse...

O PMDB vai ter candidato próprio em 2018?

Todas as vezes que tentou, foi um fiasco. Não acho que seria diferente em 2018. Por que na verdade não é um partido, é uma federação de 27 partidos estaduais. Enquanto se trata de proteger o poder local de cada um deles, tudo bem, mas apoiarem uns aos outros para presidente, nem pensar, por que colocaria um dos caciques estaduais acima dos outros.

Risco que aliás corre também o PSDB, embora no caso deles a briga seja apenas entre os esquemas de São Paulo e de Minas Gerais. Mesmo assim, se essa tendência regionalista se agravar, não duvido que eles acabem indo de Marina.

Mas quatro anos em política é uma eternidade; claro que uma aliança PSOL-DEM para eleger o Bolsonaro não vai acontecer, mas no mais quase tudo é possível...

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/video.php?v=361088374059505&pnref=story


Lola, você viu isso? Voltei a 5º série...

Anônimo disse...

Haddad ganharia sem muitos problemas se fosse preparado há um tempo anterior a candidatura.

Anônimo disse...

Marina consegue no máximo alguma prefeitura do Acre... E o PSB vai voltar a se aliar ao PT.

Anônimo disse...

O ACM Neto pode até ser popular no nordeste, mas no sul e no sudeste a sigla/dinastia ACM é extremamente mal vista.

Anônimo disse...

O problema da continuidade no poder é o enraizamento da corrupção. Se você permite o mesmo grupo ficar muito tempo no poder os esquemas aumentam e amadurecem. Todo esse esquema do mensalão do Lula e o petrolão da Dilma só apareceram porque a coisa toda ficou muito grande. Ninguém transfere milhões sem ser notado pelo sistema anti-terrorismo complexo montado pelos países do G-20. A corrupção no Brasil efeta os negócios de empresas dos EUA, da Europa, da Ásia, interessa aos outros países também.

Anônimo disse...

Também não confio no sistema eleitoral das urnas principalmente depois de ter aberto meus olhos assistindo o canal do otário. Depois disso meu candidato a Governador perdeu, ou seja, foi tudo fraudado. Isso é Brasil1!!!!1

Anônimo disse...

Na minha opinião Marta Suplicy caiu no meu conceito, olha que o livro de "De Mariazinha a Maria", foi minha bíblia, mas ela atacar o partido neste momento que deve ser de união não foi bom
Mas sonho que no PT, um nasça
Agora afirmo a operação lava a jato, fez ter ainda mais orgulho do meu voto, pois Dilma está lutando e não jogando sujeira para debaixo do tapete

Anônimo disse...

O acm neto só tem popularidade na Bahia, não no Nordeste todo. Nem sei qual a situação do dem fora da Bahia, aqui o partido é considerado nanico e decadente. O acm neto só ganhou a prefeitura porque o povo se decepcionou (com razão) com Jaques Wagner por causa das greves.

Anônimo disse...

Haddad ganharia sem muitos problemas se fosse preparado há um tempo anterior a candidatura.

-

Tbm acho, isso já era para ter acontecido ha pelo menos 2 anos antes.

Anônimo disse...

Mais uma das fundadoras e membros mais tradicionais do PT ameaçando abandonar o barco. Mais um membro acusando a truculência e falta de diálogo do partido.

Luisa Erundina, Heloísa Helena, Sandra Starling, Marina Silva e agora Marta Suplicy...

Todas mulheres de primeiro escalão na política brasileira. Todas consideras integras e idealistas.
Uma delas chamou o Lula de chefe de quadrilha.

É, PT, quem te viu, quem te vê.

Cássia disse...

Sinto muito, mas serei bem egoísta agora: Haddad reeleito prefeito e depois governador do estado. Ele está mudando radicalmente a cidade, tem uma visão política bem diferente do que temos visto, ele pensa o todo. E faz o que deve ser feito, sem se preocupar com a sua popularidade. Torço para que ele seja presidente, mas, por enquanto, prefiro que ele resolva a panaceia que o estado de SP se transformou.

Anônimo disse...

"A chance de surgir um personagem novo nesses quatro anos soa minúscula."
Será? Lembra do Collor? Surgiu como um furacão (e teve o mesmo efeito destrutivo).

Anônimo disse...

AlôôÔ alguém aqui ta acompanhado o que tem ocorrido na PETROBRAS? tem visto as noticias dos ultimos dias?
O governo Dilma já e pato manco, alguém acha que o dá para fazr previsão para 2018?

Maria disse...

Nem mãe Diná para prever o que vai acontecer em 2018. E os comentários são deliciosos. Gleise Hoffmann para candidata a presidência é tudo o que a oposição pediria a Deus.

Anônimo disse...

O pt fez aliança com Collor e Sarney e que foram motivos (ate aceitáveis) para ataques ao pt durante esta eleição. Sempre quando alguém do pt fala mal de Collor, os opositores se lembram destas alianças. A Marta Suplicy mesmo tendo falado mal do Lula, teve seu nome utilizado algumas vezes para eleitores do Aécio atacarem o pt tbm.

Essas alianças bizarras que o pt faz para conseguir mais apoio politico sempre prejudicam o partido em época de eleições, mas o pt nem pensa nisso na hora não é mesmo? O pt sempre acredita cegamente que toda reeleição sera fácil demais apesar de todos os erros do governo. Se enganou bastante dessa vez e sera que isso vai servir de lição ou o pt vai continuar nessa ate aproxima eleição tbm?

Anônimo disse...

Muito bom o post e muito boas as discussões. O que esta prejudicando o pt tbm é a falta de autocritica para corrigir os erros antes do período de campanha eleitoral que prejudicam o governo e o povo. O esquema de corrupção que não cortaram no inicio, fazendo vistas grossas ate virar uma bola neve gigantesca e se tornando um escândalo de proporções internacionais. Obras que só são concluídas faltando 3 meses para as eleições e que acabam sendo (mal) vistas como oportunistas e eleitoreiras. Com esses erros entre outros o pt vai poder continuar com o mesmo discurso de que é tudo intriga "dazelite", vai?
Por conta dos escândalos faltam mais opções de candidatos com nomes fortes nas próximas eleições presidenciais. Ate reeleição de prefeitos pode ser prejudicada e os resultados devem influenciar nas eleições presidenciais.

Acorda pt, por mais que pareça muito distante, 2018 já chegou sim!

Anônimo disse...

Se não fossem os escândalos de corrupção: mensalão+petrolão+Collor de brinde. Nem a oposição mais conservadora e reacionária por mais que procurassem não encontrariam tantos motivos para poder atacar o governo/pt. O próprio pt o fez.
Por mais oportunista que a oposição seja, corrupção é um assunto global, interesse de todos e que afeta a todos.
Então tem de admitir que o pt se passou demais e agora se ainda der tempo e condições, correr atras...

Anônimo disse...

Que bom que o Haddad faz o que deve ser feito sem se preocupar com popularidade, mas para ele continuar fazendo o que deve ser feito vai ter que passar a se importar com popularidade sim para ter chances de ser reeleito.

Anônimo disse...

Os paulistas andam tao desesperados com a situação do estado que estão preferindo o Haddad no próximo governo estadual do que na presidência.

Anônimo disse...

Eu votei no Lula, na Dilma, votaria de novo em qualquer um dos dois, sou anti psdb, etc etc, mas Jacques Wagner não, por favor. Apesar de ser PT ele é truculento e pisa em movimentos grevistas. Não sei por qual milagre Rui Costa foi eleito na Bahia, porque JW era esculachado (e não só pelos reacinhas que costumam esculacham o PT).

Anônimo disse...

Legal essa evolução do feto dizendo que os pró-vida veem todos os estágios como bebês.
Só não esqueça que as feministas adoram pregar a ideia de "um punhado de células", cuja a imagem seria de no máximo um blastocisto de 4 semanas. Um feto de 12 semanas tem 6 cm, sistema digestivo, sistema respiratório, sistema circulatório e sistema nervoso funcionais, se move, tem membros, dedos, unhas dentes e reflexo motor. Ou seja, não é um punhado de células.

Anônimo disse...

"E Lola vc sabia que o governador de Sergipe é gay assumido? Leva até o namorado pros jantares. Jackson Barreto o nome, do PMDB."

O Anastasia também é gay, namora um professor universitário.
Não é assumido, ninguém comenta, mas quase todo mundo sabe. Coisas de Minas Gerais...

Anônimo disse...

Na campanha de Rui para governador, o Jaques Wagner raramente aparecia ou era mencionado, o Rui e sua equipe sabia que Wagner era pura queimação de filme. Estou otimista com o Rui Costa, acredito que ele vai ser um bom governador para a Bahia e tbm será uma prova de fogo para o pt na Bahia. Se ele agir igual a um Jaques Wagner, sabe que o povo não dará mais chances ao pt aqui e o carlismo ainda sonha em voltar triunfante. Tudo agora só depende de Rui e do pt.

Anônimo disse...

Se o Requião não conseguiu, governando um estado muito mais relevante, dificil

Anônimo disse...

Eu quero que o próximo presidente do Brasil chegue com pique de mudança pois o momento da decadência política brasileira , para 2018 contaria com o Aécio Nevea

Anônimo disse...

O PSDB tb tem Beto Richa e Alvaro Dias , mas o Beto não tem o menor nome fora do PR , o Dias ainda aparece mais na oposição , mas é fraco se comparado a outros tucanos... , o Mercadante não se elege em SP justamente pq SP é terra de tucano... , assim como acho q Lula e Dilma teriam dificuldades em eleições paulistas...(só ver q desde 2002 o PT não consegue maioria nesse estado pra eleições presidenciais...),mas eleição nacional é outro nivel...,ainda assim , sem duvidas o Lula é o nome do PT , quanto ao PMDB , não tenho duvidas q devia apostar em Roberto Requião , esse foi ótimo no Paraná...

Anônimo disse...

SE O POVO BRASILEIRO TIVER VERGONHA PORQUE EU ACHO QUE NESSE PAIS O QUE NAO E IDIOTA E LADRA O PROXIMO PRESIDENTE TEM QUE SER O JOAQUIM BARBOSO PORQUE INFELISMENTE O DR ENEIAS ERA UM HOMEM MUITO ESPEÇIAL PARA LIDAR COM ESSE POVINHO DESENFORMADO ELE FOI GOVERNAR EM UM MUNDO MAIS CIVILISADO OS IDIOTAS DO BRASIL NAO ENTENDIA O QUE ELE FALAVA ATE MESMO OS REPORTER DE MERDA DO RODA VIVA

Anônimo disse...

Bolsonario sera o novo presidente do brasil. Ele ate la vai crese de uma forma assutador!! Vai ser o melhor presidente do mundo e sera o anti cristo acredite se quiser!!a era anti cristao começcom bolsonario!! Ele tirara o brasil da queda!!! Ele relmente e um mitoo esperam e vejam!!!

Anônimo disse...

Se a eleição de 2014 já foi do jeito que foi, imagina a de 2018...

Unknown disse...

Jair Bolsonaro é e sera o melhor presidente desse Brasil, ou vc quer que o Lula ganhe e o Brasil se torne comunista!? Pensa bem cara, Jair Bolsonaro sim defendera esse nosso Brasil. As eleições foram flaudadas este ano, em 2018 se Bolsonaro não ganhar com certeza vai ter flaude de novo já que a maior parte do povo Brasileiro o apóia .
#BolsonaroPresidente

Anônimo disse...

Flaude é a fraude cometida pelo Cebolinha? Pergunta séria.

Anônimo disse...

Pior que ta não fica !!! kkkkkkk

Anônimo disse...

Uma pessoa que seria um forte nome no pleito de líder nacional seria o Deputado Onyx Lorenzoni devido ao currículo e ao fato de estar em evidência na mídia relacionado ao petrólão ele tem garra e põe cara a tapa para defender o que o resta de democracia no Brasil ,teria meu voto

Anônimo disse...

Joaquim Barbosa

Anônimo disse...

JOAQUIM BARBOSA VAI SER CANDIDATO PELO PARTIDO NOVO .

Anônimo disse...

Esses socialistas querem mais estado? ou seja , mais poder para os políticos ? são muito burros , socialismo não deu certo em pais nenhum. pois socialismo da aos políticos poder na mídia , empresas , e ate na vida do povo . isso de socialismo ser poder do povo é mentira . os políticos ficam com 50% dos impostos do trabalhador , e seus salários são altos , muita corrupção ... brasil tem muita grana dos impostos . mas os políticos roubam TUDO .... não e´ culpa do capitalismo a nossa miséria e sim dos POLITICOS .. pelo fim do poder do estado .....PARTIDO NOVO vai colocar fim a monarquia que virou o brasil

Anônimo disse...

não entendem pq SP continua elegendo candidatos do PSDB?só verificar a economia do nosso estado e comparar com o restante do Brasil.

Anônimo disse...

Eu votaria com maior prazer se os candidatos fossem: o Joaquim Barbosa pra presidente e a Jornalista Rachel Sheherazade pra vice, ai sim.

Anônimo disse...

Essa lola é de extrema esquerda,sem dúvida.Tomara que morra de fome se o brasil for comunista,algo impossível já que há cidadãos decentes no brasil.

Unknown disse...

BOLSONARO PRESIDENTE 2018

Anônimo disse...

Bolsonário Presidente 2018. Ele é a única salvação para o páis! E para as mulheres que sofrem de estupro.

Anônimo disse...

Mas para lembrar grandes nomes negros são ainda hoje reconhecidos no mundo com por exemplo Nelson Mandela e Martin Luther King.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não adianta nenhum site, revista, jornal ou noticiário de tv comprado, covarde e preconceituoso querer difamar o nome do grande líder do Brasil Jair bolsonaro pois esse cidadão de caráter ilibado e atitudes corajosas será o próximo presidente do brasil pois o nosso maravilhoso e todo poderoso DEUS assim determinará para o bem da grande e esmagadora maioria da população de bem do Brasil e também dos idiotas uteis que apoiam o pt e que não conseguem ver o futuro sombrio que os aguardam se o pt conseguir da continuidade ao projeto de comunismo que ele quer implantar no brasil com o intuito de fazer o que o monstro chamado fidel castro fez com cuba sugando toda a sua riqueza transformando-a em um país miserável e desolado.

Anônimo disse...

Eu desacreditei de todos os políticos brasileiros. Nunca votei no Lula, graças a Deus, pois se estivesse feito isso estaria mais triste e envergonhada. Hoje o Brasil esta um país desacreditado pelas potencias mundiais. Um país onde aconteceu, ou melhor está acontecendo, o maior esquema de corrupção do mundo - nas casas dos TRILHÕES, tudo isso graças ao governo do PT (LULA e DILMA)os piores Presidentes que o Brasil já teve e tem atualmente. Infelizmente o povo Brasileiro não sabem votar, se deixam levar por mídia, não procuram ler ou melhor, conhecer se quer a biografia de um politico. Ver quem é, o que ele ja fez, a vida pregressa, etc. É a vida de um povo, uma nação que está em jogo, é o minimo que se pode fazer. Fico muito triste pela falta de conhecimento do ser humano, tomar decisões sem medir conseguencias, não é Lola? Parece que vc é Petista ou Lulista não é? Deve esta feliz com tudo isso que está acontecendo no país.

Diogo S. disse...

PMDB tem medicas radicais como a PEC PL 4330 lei da terceirização a pec contra aborto, pec para pagar mestrado nas universidades publicas, fora que uma parte apóia o CPMF.
Não acho que o PT vai ter um candidato forte nas eleições 2018 se não for o Lula, o PSDB e claro se entra terá medidas fortes e com certeza o Aécio vira para ser candidato, como a "nova classe media" surgiu na época do lula que também tem uma visão politica mais forte que a Dilma e viaja e fecha e faz novos investimentos, ele tem muitos aliados dentro do pais, só sei que o vice presidente deve ser melhor escolhido, esse Michel Temer e um casaca, o PMDB como aliado do PT quer apenas cargos e mais influencia nesse 2 mandato o PMDB. Caso pt não reverta muita coisa ate final de 2017 e bem provável que mude esquerda entre no Poder, vemos Venezuela e Argentina já tem nova politica. Muita coisa vai mudar.

Anônimo disse...

Seu post está com vários erros conceituais. Primeiro: "Reaça" abreviação informal de reacionário. Reacionário não significa direitista, reacionário é quem quer manter a estrutura como está no momento, ou seja a Dilma, já que ela está no poder.
Segundo: Bolsonaro não é facista, ele já se mostrou favoravel à liberdade econômica, e o fascismo não.
Terceiro: Meu deus... Bolsonaro não é de extrema direita, ele é a favor da estatização de minas.
Quarto: Não faz sentido chamar Bolsonaro de fascista e depois dizer que ele e2de direita. Fascismo está na direita apenas na definição de direita e esquerda da revolução francesa, que é absurda e ultrapassada, por isso ninguém a usa. É claro... não faz sentido algum colocar o fascismo e o comunismo como opostos se você conhece-os minimamente.

Anônimo disse...

Realmente possui erros conceituais e faltou uma figura muito importante e que tem uma visibilidade muito alta no país o ex-governador do Ceará(governador mais votado da história) ex- ministro Ciro Gomes, que acredito que vai ser o Candidato do PDT. Com certeza é o homem mais preparado pra governar esse país.

Anônimo disse...

Lola eu queria assistir um debate político dos três candidatos a presidência para eleição de 2018
Joaquim Barbosa
Lula
Aécio Neves
Seria um bom debate.

ELISA OLIVEIRA e CONSTRUÇÃO CIVIL disse...

Falta de uma opção melhor..meus amigos!

Anônimo disse...

O povo brasileiro não gosta de quem é onesto, e sim de quem tem nome e faz a melhor campanha política; se lançar um candidato onesto, o povo repudia, e prefere o corrupto, porque tem mais nome.

Unknown disse...

Vdd

Unknown disse...

Me chamem de facista, mas não aguento essa política do "tudo pode". Olhem as fichas da maioria desses candidatos, apenas o Bolsonaro tem ficha limpa. E ele me passa uma sensação de paixão quando discursa. Meu voto com certeza seria dele.

Alex Pimenta disse...

Alias, tem que dar uma atualizada neste Post. Aconteceu tanta merda nestes últimos tempos que eu acho que a força que tinha alguns quando você escreveu, já era.

Lula nunca mais, por exemplo. Só se não para sindico do Solares no Guarujá.
Bolsonaro nem vestido de padre.
Eduardo Jorge seria uma boa opção, talvez.
Marina Silva, na minha opinião, não rola. Mas... É forte candidata sim.
Sou coxinha, com muito orgulho. Mas Aécio nem depois do N.A.

Descartando todos os corruptos. Ao que só sobrou Eduardo Jorge mesmo.

Alex Pimenta disse...

Cadê Eduardo Jorge do PV?

Patrick disse...

Cadê Eduardo Jorge do PV?

Tá fazendo comentário machista no face.

Anônimo disse...

Por tudo o que temos visto ainda acredito eu que o melhor caminho para o brasil seria o governo petista!
O Brasil ainda e um pais com grandes desigualdades sociais,precisa de um governo que tenha gestao de inclusao social! Nao vemos isto em nenhuma candidatura de ponta fora Lula ou Marina.
Talvez a candidatura de Ciro Gomes pode ser relevante do ponto de vista que nele nao a maus precedentes, e diga-se de passagem e um homem experiente do ponto de vista politico-social e economico., e tambem um intelectual sem ''sombra'' de duvidas nenhuma! Ciro Gomes poderia ser com certeza o melhor presidente que a Republica possa ter! Oremos para que Deus cuide de nosso pais.

Anônimo disse...

Nossa como profeta vc é melhor entendedor da politica. Estava escrito que a lambança do PT chegaria a cadeia em massa. Não temos candidatos como nao temos eleitores.

Anônimo disse...

Então vc é um dos idiotas desfavorecidos de inteligência culpados desse país estar na merda

Unknown disse...

Vc quer dizer bolsovomito

Anônimo disse...

Tudo um bando de alienados....
Esses candidatos 99% não estão nem aí para as massas..
Dica prestem atenção em Jair bolsonaro ...
Porque a mídia o crítica?
Porque ele não tem chance de se expressar na mídia?
Porque suas frases são mal explicadas para nois o povo..
"Jair não está envolvido em nenhum caso de corrupção."

Francisco Oliveira disse...

Jair Bolsonaro pra 2018 meu voto pra ele tá garantido.

evilduck disse...

Depois de que todos os politicos se queimaram - acredita eu que o boycote de não ir as urnas vai se intensificar - grande parte dos eleitores simplesmente não vai voter (e nem justificar se). Dai vai emerger uma crise politica ainda maior - surgira um vacuo. Este vacuo ja esta se abrindo com a sucessão de Temer ao Throno. Ele pode ate consolidar parte das dividas mas a bagunça politica e a sujeira da lava jato etc. não vai ser enxugada ate la. Ninguem acredita mais em politico - dai vai acontecer o lamentavel ...um governo provisorio (não eleito), ditadura civil, que durara pouco tempo . Sera uma fase de trasisção para a ditadura militar.

E a culpa é desses acima citados.

evilduck disse...

problema do Jair Bolsonaro é que ele pode ate ter um lado bom ou correto.
MAS diante do "esturpro verbal" que ele comete, essa falta de respeito diante qualquer opinião oposta, parecendo uma onza pintada acorrentada, esse lado agressivo dele assusta muita gente e não reparam tanto o que ele fala mas mais como ele se articula !

Porque sabemos quem grito não tem razão e não sera ouvido. Mesma coisa com falta de educação. Muita gente - infelizmente não liga para o conteudo mas mais para a maneira como voce diz.

E ele não é capaz de mudar. Por outro lado - vimos um Donald Trump ser exatamente assim - authentico e sem freios, e venceu... talvez chegou a epoca para politicos assim, no mundo inteiro essas pessoas estão ganhando mais apoio nas urnas pode ter haver talvez com a crisa que se iniciou em 2008 e cujos efeitos perduram ate hoje.
Acho que o PT ja era.
Se o Lula não for preso e tentando de novo ele tera que fazer um novo partido. Tambem o PT era so uma ferramenta para ele. Essa ferramenta quebrou, dai ele arrumara outra.

Unknown disse...

Álvaro Dias !!!

Anônimo disse...

Voto sem dúvida em Álvaro Dias.