domingo, 28 de outubro de 2012

MINHA PALESTRA SOBRE CIBERATIVISMO E FEMINISMO

Eu, Iza, Daiany, Ildete e Ricardo posando pra foto depois da palestra 

Adorei ter ido pra Mossoró. Não foi tão encantador chegar lá em pleno apagão, mas depois tudo correu bem. Na manhã de sexta a Romine apresentou sua monografia sobre o blog Cem Homens (eu estava na banca), e à tarde palestrei sobre o tema proposto pela Dai, Ciberativismo e Feminismo. Todo mundo que conheci na UERN, entre alunxs e professorxs, sem exeção, foi um amor.
Eu tinha falado sobre essa palestra com algumas pessoas no Twitter, que me pediram pra colocar os prints aqui no blog. Bom, deu um trabalhão, mas aqui estão. Lógico que a lista está longe de ser exaustiva, até porque não tenho tempo de seguir muitos blogs. E também não sinto vontade de mencionar (nem bem nem mal) quem fala mal de mim pelas costas. Mas acho que a lista dá uma boa visão do barulhão que nós feministas fazemos na internet. Vamos a elas (desculpem os prints estarem tão pequenos. Por isso coloco o link pra cada blog citado. Foi nessa ordem que fiz a palestra).  
Comunidades feministas no Orkut existem faz um tempão, e atraem milhares de pessoas. Que eu saiba, as comunidades mais conhecidas são a FeF (Feminismo e Feministas), com quase 12 mil membros, e a Feminismo e Libertação, mais radical e fechada. E, só pra gente rir dos machistas, comu de Homens Feministas tem quase 3 mil membros (bem mais que qualquer página mascu).
Eu não tenho Facebook, então conheço muito pouco o que acontece lá. Mas lógico que há dezenas (centenas? milhares?) de páginas feministas no FB. Escolhi esta da Femica - Feministas do Cariri porque adoro o logotipo (o símbolo feminista com um chapeuzinho de cangaceira), e porque é bom pra mostrar que o ativismo não está restrito aos grandes centros do Sudeste. E esta da 8a Ação Lésbica do DF, que escreveu um guest post pra cá em agosto, falando da violência doméstica entre lésbicas.
Confundo o Machismo Nosso de Cada Dia com o Machismo Chato de Cada Dia. Pelo que entendi, o Machismo Nosso só está no Facebook. Conheci suas idealizadoras na palestra organizada pela Marcha das Vadias SP. Elas são responsáveis por esta intervenção inspiradora.
Pra ilustrar ativismo no Twitter, peguei apenas um exemplo, o da Cynara Menezes. Que não está restrito a feminismo. Aliás, nem sei se ela se assume feminista. Mas seu twitter é ótimo, movimentado, com muitxs seguidores.
Há uma série de sites feministas que são agregadores de notícias. Funcionam como uma espécie de clipping sobre assuntos feministas, e são excelentes e necessários. Alguns exemplos são a Agência Patrícia Galvão e o Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria). Obs: A Priscila informa que o Cfemea só tem artigos originais, ou seja, não é clipping.
A Universidade Livre Feminista oferece, além de notícias e livros e textos para baixar, cursos grátis sobre feminismo. E a Marcha Mundial das Mulheres, que fazem um ativismo importante nas ruas, têm sua versão online.
Tive a oportunidade de estar numa mesa ao lado de uma participante do Católicas pelo Direito de Decidir, e desde então virei fã desta organização feminista pró-aborto e pró-Estado laico. Já o ótimo Geledés Instituto da Mulher Negra é referência no ativismo negro.
Há vários blogs coletivos feministas. Talvez o mais conhecido seja o Blogueiras Feministas, prestes a completar dois anos. Acompanhei a criação do blog, e fico agradavelmente supresa que ele se mantenha com atualizações diárias (porque é comum um coletivo começar cheio de entusiasmo e, depois de um tempo, esse entusiasmo esmorecer. Isso definitivamente não aconteceu com o BF). Outro coletivo menor e mais recente é o Machismo Chato de Cada Dia.
Há muitos blogs coletivos feitos para dar suporte ao seu ativismo fora das redes, nas ruas. A Marcha das Vadias pode acontecer apenas uma vez por ano, mas as atividades continuam durante todo o ano. Destaco o Marcha das Vadias DF. O Movimento Mães de Maio é um grupo de mães da periferia de SP que busca justiça para seus filhos, mortos em 2006 por policiais, num massacre que matou cerca de 500 pessoas pobres e negras (parte deste massacre covarde virou filme).    
Não sei exatamente quantas feministas fazem o Slut Shaming, um tumblr bem-humorado dedicado a apontar exemplos de tentativas de "culpar vadias". Ou seja, não faltam atualizações. Já as feministas do Ativismo de Sofá pegaram um termo pejorativo ("isso que vcs feministas da internet fazem é ativismo de sofá!", como se o ativismo cibernético não fosse importante) e transformaram num blog muito bacana.
Toda vez que eu cito o Biscate Social Club, só o nome já rende boas risadas. Embora eu não acompanhe tanto o blog, sei que ele trata do empoderamento através da sexualidade. O Mamíferas não é um blog declaradamente feminista, assim como grande parte da blogosfera materna. Mas não dá pra lidar com temas como amamentação em público, violência obstétrica, parto humanizado, e o direito das mulheres ao próprio corpo sem ser feminista, dá? Há vários blogs de ativismo materno por aí (alguns linkados nos blogs que recomendo), e o Mamíferas é o mais radical, no bom sentido.
O transfeminismo era um tema que raramente entrava na pauta de blogs feministas até pouco tempo, mas hoje está aqui pra ficar. É o feminismo ligado a questões trans*. O blog Transfeminismo traz boas explicações. O Duas Fridas não é bem um blog coletivo (é feito por duas pessoas), mas existe desde 2004. E, como tantos outros, é um blog que foi se tornando feminista com o tempo.
Agora falando de blogs individuais, conheço o blog da Cynthia Semíramis desde que comecei o meu blog, há quase cinco anos. Ela é uma advogada e agora estudante de Ciências sociais em Belo Horizonte, e uma das criadoras do Blogueiras Feministas. A Maria Frô é uma blogueira e tuiteira agitadíssima e influente, ligada a vários movimentos sociais de esquerda.
A principal razão do sucesso do Blogueiras Feministas é a Srta. Bia, que mantém o Groselha News faz um tempão. Outra que foi se tornando mais feminista com o tempo. A Valéria, outra mulher arretada de Brasília, é responsável pelo Shoujo Café, que fala de mangás, quadrinhos e filmes sob um viés feminista.
O Quem o Machismo Matou Hoje e o Maria da Penha Neles são dois blogs mais temáticos, feitos por blogueiras que eu não conheço.  
Que eu me lembre, o Aquela Deborah e A Vida sem Manual começaram na mesma época que meu bloguinho. Como a Deborah é vegana, ela faz algumas ligações muito interessantes entre veganismo e feminismo (e também críticas pertinentes sobre como as universidades devem acolher quem vem das escolas públicas da periferia). A Patricia do Vida fala de vários temas, nem todos feministas. 
O Contos e Notas da Aline surgiu faz pouco tempo, eu acho, mas ela já fez pelo menos um post que circulou por todo canto. O Cem Homens, da Letícia (na realidade, Nadia), existe desde fevereiro do ano passado (eu só descobri em julho de 2011), e mudou muito de lá pra cá. Continua sendo um dos blogs feministas mais acessados.
Maíra Kubik, jornalista e professora universitária na UFBA, escreve (bem) na blogosfera há vários anos, fazendo parte inclusive da grande mídia (Uol), e recentemente mudou de endereço para o território de maíra. Não sei exatamente quando a Feminista Cansada começou, nem quem é ela, mas seu tumblr é incrível. Outro dia ela foi descrita como "uma feminista famosa" e ficou surpresa.
O Como uma Feminista se Sente Quando... é outro jeito de fazer ativismo com poucas palavras e muito humor.
Depois de falar um pouquinho de todos esses blogs, tumblrs, sites, páginas no FB e perfis no Twitter, desandei a falar sobre o meu bloguinho. Mas acho que passei uns dois terços da palestra citando esses blogs que não substituem o ativismo de carne e osso, e que mesmo assim são imprescindíveis pra divulgar o feminismo.
Esta quarta estarei dando uma outra palestra, esta aqui mesmo na UFC. Apareça!

32 comentários:

Vivianne Gomes disse...

Nossa, que bom que postou a lista dos blogs. No dia eu não decorei todos os nomes, nem anotei. haha Vou conferir aos poucos cada um, ótimas dicas. Beijos!

ana disse...

Hey, Lola, você escreveu que as católicas pelo direito de decidir são "anti-estado laico", mas acho que é o contrário, não é? :) Acho que o ponto delas é que a religião de uma pessoa não deve servir de parâmetro para guiar as leis que server a tod@s.

Um abraço!

lola aronovich disse...

É verdade, Ana, é o contrário! Óbvio que as Católicas pelo Direito de Decidir são pró-Estado Laico. Obrigada pela correção, já corrigi.


Vivianne, que bom! Aproveite os links, que são ótimos.

Fatima disse...

Lola, oi. O slutshamingdetectec foi criado pela Fabiane Lima (http://fabianelima.com/). No começo ela achava que ia ser mais um blog obscuro esquecido na net. Mas entao varias pessoas começaram a mandar a ela exemplos de slutshaming e o tumblr cresceu. Aliáas, a Fabiane Lima é uma das pessoas mais maravilhosas que eu conheço.

Unknown disse...

Olá Lola

Que bom que a lista toda está aqui. Anotei alguns, mas como o interesse maior era prestar atenção, alguns passaram em branco e agora estão todos ai. Como eu disse no dia, era a primeira vez que acessava seu blog, mas não a última com certeza. Minha irmã também amou. Parabéns pelo blog suas postagens são maravilhosas, cada uma delas. Estou amadurecendo a ideia de estudar a representação da mulher pela Mídia - em especial a Publicidade - e com certeza estarei por aqui sempre a partir de agora.

Abraço,
Ildete
Mossoró-RN

Anônimo disse...

só pra esclarecer a diferença:

eu acho que os nomes dos 2 grupos sao parecidos pq o Machismo Chato foi criado aqui nos comentarios do seu blog, justamente no post em que voce postou essa foto do anador http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/04/tolerancia-zero-para-intolerancia.html?showComment=1334856833983#c1632923014983959282

acho que na epoca as meninas nao sabiam que ja existia a pagina do "machismo nosso" e devem ter se inspirado na foto. alias, você esta (estava?) no nosso grupo do google, a maioria ali é sua leitora e te elogiou bastante :)

alem dele, a mariana (criadora do grupo) fez o tumblr que vc citou, uma pagina no facebook https://www.facebook.com/MachismoChatoDeCadaDia e ainda um grupo que hoje tem quase 500 membros e é bem movimentado http://www.facebook.com/groups/machismochato

já a pagina do machismo nosso eu nao sei quem modera, nao sei se tem grupo, mas é mais antiga e tem mais de 20 mil likes http://www.facebook.com/OMachismoNossoDeCadaDia

Elaine Cris disse...

Ótimas sugestões, Lola. Um site que também acho que vale a pena é o de Estudos Feministas da Universidade Federal de Santa Catarina, http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/ref.
No mais, adoraria um comentário seu sobre a votação em São Paulo e a virada do Haddad. Abçs

Tais disse...

A Aline é uma linda, fiquei feliz quando a vi na lista <3

Anônimo disse...

Esse vídeo me deixou muito triste. Mais uma vez, bullying covarde contra uma mulher acima do peso. Cada vez mais tenho vergonha de ser "humana". http://www.liveleak.com/view?i=90e_1344466741

Anônimo disse...

Eu costumo ler quase todos esses blogs citados... adoro eles!

Você poderia indicar alguma comunidade brasileira em blogs, sites, tumblrs de apoio a jovens transsexuais? digo isso porque sou um, às vezes tenho maus dias com minha família e não sei onde possa achar gente igual a mim

Rose disse...


NOSSA, eu não sabia que o orkut ainda existia! (brinks).
Sou dessas que vive acessando a maioria dos blogs que vc citou e,quando é possível, participo de algumas mobilizações. Tem muita gente que critica o ciberativismo, dizendo que é muito cômodo, que não resolve nada, blablabla, mimimi e tudo mais. Sugiro que pensem um pouquinho (um tantinho só, vai): se o ciberbullyng mata, o ciberativismo pode mudar e até salvar algumas vidas.
E, se me permite, faltou o
http://jornalismopunheteiro.tumblr.com/ que critica (mas com muito bom humor) a forma que a mídia retrata as mulheres, sexualizando-as.

PS.: Desculpae as derrapadas no português, é que eu e a D. gramática não nos damos muito bem. rs

Valéria Fernandes disse...

Obrigada pela inclusão, Lola. :)

Anônimo disse...

Obrigada por incluir o Transfeminismo Lola!
bjss

Alan Parente disse...

Lola, sobre o que será sua palestra na quarta e onde?

Pili disse...

Impressao minha ou o bule voador também se assumiu feminista?

Gizelli disse...

Lola, nós do Ativismo de Sofá agradecemos a menção. :)

E eu concordo com o comentário sobre a Logo do FEMICA. É uma graça.

Alicia disse...

Lola, porque você ainda não tem facebook? Acho que a maioria das pessoas não mexem mais com o Orkut... e eu não tenho paciência pro Twitter... Mas valeu demais pelas dicas...

Liana hc disse...

Lola, muito bacana essa lista. Ajuda principalmente quem está começando. Alguns sites eu fui conhecer clicando nessa lista que fica aqui mesmo no blog do lado direito. No site das Blogueiras Feministas também tem uma ótima seleção.

Gabriela Alves disse...

Obrigada pela menção, Lola! Nos conhecemos durante o último debate da Marcha das Vadias de São Paulo (da qual também fazemos parte). Confusão devidamente esclarecida! ;)

Roxy Carmichael disse...

deu trabalho, mas valeu muito o esforço lola! obrigadíssima por essa seleção!

Anna disse...

Para aqueles que ignoram o ativismo na internet, deveriam ler sobre a primavera árabe e como o Facebook ajudou a juntar milhares de pessoas que conseguiram tirar um ditador, que já estava há mais de 30 anos, do poder.

Dai disse...

Foi muito bacana a palestra, Lola. Aqui está um excelente resumo para quem perdeu, mas as trocas que o momento proporcionou foram muito válidas. Imagino que suas observações são um prato cheio para quem está - remotamente - pensando num projeto de pesquisa sobre ativismo feminista na Web, acho que muitas ideias correram por ali. Eu mesma adoraria orientar, rs (quando tiver outra orientanda tão corajosa quanto Romine).Mais uma vez agradeço sua gentileza e disponibilidade, e quando quiser voltar, já sabe!

Bruxinha disse...

Adorei e coloquei vários nos meus favoritos. Tks, Lola!

Anônimo disse...

Presente de natal antecipado, veja os IPs dos guerreiros de um real, eu faço parte da equipe de moderação global meu psedonimo é WAR e resolvi revelar os IP's desses retardados loosers.

Batman(william rafael da silva) e lawlyet/terramel (leonardo ribeiro) trabalham em instituição publica.
deixa o governo saber que eles falam mal e humilham a Dilma e lula mas se beneficiam do setor publico.
alguem que é concursado e mantem um site mascu dizendo que a presidenta Dilma merece morrer e que o Lula deveria morrer de cancer, deveria ser exonerado do cargo e preso.

Abaixo os "LOGS da moderação" somente acessivel a moderadores.


Arlindo_Menezes 177.33.68.55 28 Out 2012, 13:44 Mensagem editada “Se conhecesse a Real a história seria diferente.” escrita por “”
Arlindo_Menezes 201.81.7.124 24 Out 2012, 09:00 Denúncia trancada
Batman 201.80.142.30 28 Out 2012, 19:24 Tipo de tópico alterado
Batman 189.107.89.239 22 Out 2012, 11:13 Mensagem editada “Re: [FIXO] E o desenvolvimento, como anda ?” escrita por “”
Clayton 200.242.226.102 25 Out 2012, 13:07 Mensagem excluída
DiomedesRJ 187.67.0.191 25 Out 2012, 07:24 Mensagem excluída
Donnie_Yen 187.14.228.183 28 Out 2012, 14:17 Mensagem excluída
Donnie_Yen 187.15.65.59 25 Out 2012, 07:51 Mensagem excluída
Donnie_Yen 187.15.46.27 18 Out 2012, 12:41 Mensagem editada “Mulheres no Exército - Agora já era...” escrita por “”
Donnie_Yen 187.14.248.50 17 Out 2012, 16:02 Mensagem excluída
EzioAuditore 177.102.2.97 27 Out 2012, 21:13 Mensagem editada “Re: Quadrinhos contra o feminismo” escrita por “”
EzioAuditore 177.102.85.206 27 Out 2012, 15:02 Tópico trancado
EzioAuditore 189.69.192.177 24 Out 2012, 21:53 Mensagem editada “Tibério Graco” escrita por “”
EzioAuditore 177.102.82.72 21 Out 2012, 21:40 Mensagem excluída
EzioAuditore 189.69.195.87 20 Out 2012, 22:35 Mensagem excluída
EzioAuditore 201.13.50.171 18 Out 2012, 15:44 Mensagens fundidas no tópico
EzioAuditore 201.13.49.130 17 Out 2012, 16:03 Tópico movido
Jay 186.220.13.220 20 Out 2012, 23:41 Mensagem excluída
JohnSheridan 200.97.235.80 26 Out 2012, 19:24 Tipo de tópico alterado
JohnSheridan 186.244.14.239 24 Out 2012, 20:33 Endereço de IP banido pela razão ""
JohnSheridan 187.14.134.228 23 Out 2012, 21:54 Mensagem editada “DOUTRINADOR RETURNS !” escrita por “”
JohnSheridan 187.14.131.28 22 Out 2012, 00:39 Mensagem excluída
JohnSheridan 187.14.150.209 21 Out 2012, 19:39 Tipo de tópico alterado
JohnSheridan 189.24.206.132 18 Out 2012, 19:31 Mensagem excluída
lawlyet_w 189.7.39.44 27 Out 2012, 22:34 Usuário banido pela razão "inimigo infiltrado"
Major_Lobo_Honrado 186.212.163.52 28 Out 2012, 21:28 Mensagem editada “Re: Motoristas; Uma das PIORES raças de manginas” escrita por “”
Major_Lobo_Honrado 177.98.35.202 26 Out 2012, 19:24 Mensagem editada “Re: Professora abusa de crianças na China” escrita por “”
Major_Lobo_Honrado 200.195.66.68 26 Out 2012, 12:16 Mensagem editada “Re: A REAL no trabalho” escrita por “”
Major_Lobo_Honrado 177.98.124.163 25 Out 2012, 23:17 Denúncia trancada
Major_Lobo_Honrado 187.58.187.102 25 Out 2012, 20:53 Mensagem editada “Re: [Vídeo] Debate épico entre Esther Vilar e Alice Schwarze” escrita por “”
Major_Lobo_Honrado 177.157.211.33 24 Out 2012, 21:06 Denúncia trancada
Major_Lobo_Honrado 186.212.166.34 20 Out 2012, 05:23 Mensagem editada “Re: Lições de cafajestagem de um cafa nato” escrita por “”
Major_Lobo_Honrado 177.98.124.233 19 Out 2012, 06:50 Mensagem editada “EDR BAHIA” escrita por “”
OTTO 187.23.121.45 28 Out 2012, 19:04 Mensagem excluída
SestoSento 189.33.145.161 26 Out 2012, 21:49 Mensagem excluída
SestoSento 189.62.0.235 24 Out 2012, 09:10 Mensagem excluída
VincentHanna 187.107.212.229 21 Out 2012, 23:34 Mensagem excluída

Anônimo disse...

Um dos Guerreiros de um real usa o nick "Ezio Auditore", da série Assassins Creed.

Esse ñ entendeu o viés feminista que os Assassinos propõe e nem como os assassinos tratam as assassinas como iguais.

Tente outra vez, filho.

Leandro disse...

Mas o que Assassins Creed tem de feminista? O Ezio Auditore que copula com varias mulheres? Assassins Creed é um jogo totalmente másculo.

Leandro disse...

Aliás, Anônimo, uma coisa que eu gostaria de saber é: o que pretende divulgando os IPs dos moderadores do Fórum? Será que na falta de argumentação, em vez de usar a FORÇA D ARGUMENTO vocês preferem usar o ARGUMENTO DA FORÇA, ou seja, como não pode refutar as verdades ditas nos fóruns, pretender calar? Claro, contra fatos não argumentos e como não é possível refutar fatos. Mas continuem a cruzada de vocês.

Priscilla Brito disse...

Oi, Lola. Só uma correção: o site do cfemea não é um agregador de notícias, que faz clipping. É o site institucional, e suas notícias e artigos são todos produzidos pela própria equipe da organização.

Anônimo disse...

Muito obrigada, Lola :)

Vivi disse...

Legal vc fazer esta lista Lola!
Sobre o Mamiferas tenho minhas dúvidas.
Vc acha um blog progressita e feminista?
Certamente a questão do parto, empoderamento, vida saudável é muito importante.
Mas leio ele de vez em quando e alguma coisa me incomoda, mas não consegui formular muito bem ainda.
1° a questão de classe e um certo elitismo "alternativo" é inevitável não perceber.
2° é a questão do feminismo mesmo.
Posso estar enganada, mas as vezes me soa (não só o mamiferas, mas este tipo de ser mulher, mesmo que fugindo dos padrões vigentes) como novas formas de aprisionamento no ser mulher e em ser mãe como uma devoção...
Não sei, qual a sua opinião?
Eu não pude formular bem meu posicionamento, mas é um jeito de ser (mesmo dentro da diversidade do mamiferas por. ex.) que me faz pensar e algo me incomoda neste jeitos alternativos de ser mãe que parece tão restrito a classe média e a mulher como mãe que devota sua existência....
Espero estar enganada e pensar melhor a respeito do quê me incomoda.. Não consigo mesmo ver feminismo em sua maioria..Eu acho que tratar a questão das mulheres não necessariamente é feminismo..não?
abraços lola!!


AngieB disse...

Imensamente feliz com este mundo de informaçao feminista na web.

Cynthia Semíramis disse...

Lola, ficou excelente a sua compilação de blogs feministas! E obrigada pelo link :-)