domingo, 29 de julho de 2012

MEU ÚLTIMO PEDACINHO DE FÉRIAS

Se vc clicar na foto, talvez veja um pontinho. Sou eu

Só pra registrar, porque senao eu esqueço, e também pra divulgar um pouquinho o lugar. Acho que quem é do Ceará conhece bem Taíba, nem que seja só de ouvir falar. Mas eu e o maridão, que só estamos morando aqui em Fortaleza desde o início de 2010, não conhecíamos.
Taíba é um vilarejo situado no município de São Gonçalo do Amarante, a uns 70 km de Fortaleza. No litoral leste do Ceará temos a famosa Canoa Quebrada e a bastante desconhecida e barata Fortim, onde estivemos quinze dias atrás. No litoral oeste, além de Cumbuco (com ondas de afogar Lolinhas; lá eu só entro nas águas da Barra do Cauípe e Lagoa do Banana), tem também Paracuru. É no Pecém, perto de Taíba, que será construído um porto. Logo, toda a região está se expandindo e valorizando rapidamente.
Taíba tem uma boa infra-estrutura, com muitos hotéis e pousadas. Poderia ter mais restaurantes. Numa das praias, Taibinha, há várias grutas. Mas no dia que fomos lá, a pé, não levamos a câmera, então não temos fotos (todas neste post são da autoria do maridão, vulgo Silvinho). Não tive coragem de entrar mais fundo nas grutas porque elas são baixas e nas pedras havia um monte de bichos que me lembraram a cena em que Kate Capshaw tem que enfiar a mão num ninho de insetos no segundo Indiana Jones.
Em vários horários, tanto na praia de Taíba quanto na Taibinha, formam-se piscininhas naturais, ótimas pra deitar e relaxar e ficar lá um tempão.
O por do sol é lindo. Isso é clichê. Qual lugar não tem um belo por de sol?
Caminhando na longa praia à direita, chega-se às grutas e, mais pra frente, ao centro da cidade. Indo à esquerda, bem longe (a gente não foi andando, deve dar uns 3 ou 4 km), chega-se à Barra da Taíba, onde acontece o encontro do mar com uma deslumbrante e enorme lagoa de água doce.
Mais perto da beira da lagoa, a água é transparente, e é possível ver centenas de peixinhos e peixes nem tão pequenos assim. Eu fiquei horas lá e não virei comida de peixe, mas vários encostaram em mim e em pelo menos dois momentos eu senti algo grande passar por baixo dos meus pés.
A lagoa parece ser território dos kite surfistas, mas o lugar é tão grande que há espaço pra todos. Conversei com um kite surfer que dá aulas particulares (70 reais a hora) e descobri que aquele é um brinquedinho caro: a parte principal, de cima, com as cordas todas, custa R$ 2800, a prancha, R$ 1200, e só o troço pra colocar em volta da barriga sai por 400. 
Pensou que fosse um tronco? Não, são sulcos na areia, com a água do mar.
Casal romântico na semana passada. Eu gosto dessa minha cor.
A lagoa em primeiro plano, uma faixa de areia, e o mar ao fundo. Vá lá visitar.


16 comentários:

Unknown disse...

Que lugar bonito, Lola!! E uma graça a foto com o seu marido, bronze ótimo!!

Li S. Nascimento disse...

Oi Lola! Bom retorno a ativa! hehehe
Viu... Queria saber... Não entendo muito de crítica de cinema, mas, meu amorzinho é tão fissurado quanto vc! Queria dar o livro de presenta pra ele... Então ,quero saber. Suas críticas são como as que vc coloca aqui no blog? Do tipo bem humoradas e tal? Pq eu adoro!
.
Beijo!!

Augusto disse...

Linda!

Roxio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaká disse...

Oi Lola!
Tenho uma casa na Taíba (mais perto da barra do que da vila). Adoro. A praia é linda!
As fotos estão ótimas. :)
Vc tem toda razão, a Taíba poderia ter mais restaurantes. E os que tem lá as vezes só abrem no fim de semana.

Cinthya disse...

Querida Lolinha,

o Fortim é mundialmente conhecido pelos fortinenses e familiares que vivem fora. Onde passei algumas férias. Pena que vc não chegou a conhecer a barraca do Encontro que como o nome já sugere ficava em um banco de areia entre o rio e o mar. Aquele lugar era fantástico. Pena que a especulação imobiliária-alguns chamam desenvolvimento-esteja acabando com o lugar =(

Vc envia livros para Austrália?

Beijos

Lorena disse...

Que linda você na foto com o maridão, Lola! Linda foto, aliás, lindo lugar também! Eu e a esposa estamos tentando organizar nossas férias em Fortaleza, em Janeiro... Se der certo, vou querer dicas! Eu sou das tuas, gosto das coisas baratinhas, dos lugares menos badalados, dos paraísos esquecidos...

Beijos e bom restinho de férias!

Ju disse...

Que vontade de ir pra esse lugar!
A foto de vocês tá linda mesmo!

Bela disse...

Cumbuco foi a praia com o mar mais perfeito que já fui *_*. água clarinha não muito fria igual aqui no Rio e ondas perfeitas !

Agora quero ir nessa que vc foi e ainda non fui.

Anônimo disse...

Lola descobri seu blog recentemente e gostaria de saber como faço pra enviar uma história de terror que eu e meu afilhado vivemos...Meu afilhado de 3 anos na época foi abusado pelo pai e quase morto.Eu preciso que as pessoas saibam o que é ver uma criança abusada,que foi levada pra um abrigo de crianças abusadas e o quanto eu lutei e sofri pra proteger essa criança e o quanto eu amo ele.
Lola dói demais,eu não confio em homem nenhum chegar perto do meu afilhado,quando eu digo nenhum é NENHUM mesmo.
Um dia eu deitei na caminha com ele,coloquei uma música no ouvido dele com fones,abracei-o e chorei durante uma hora inteira.
O seu blog é fantástico Lola,nunca pare com esse trabalho tão humanitário que você faz e continue sempre denunciando esses grupelhos de mísoginos,racistas,homofóbicos e pedófilos.

lola aronovich disse...

Anônima das 10:42, por favor, me mande um email: lolaescreva@gmail.com
Pode me contar a sua história de horror... Abração, tudo de bom pra vc.


Bela, Cumbuco é muito bonita, mas no mar de lá eu não entro mais. As ondas são muito violentas, só pra surfista mesmo. Eu fui lá no carnaval e até escrevi um post sobre Cumbuco, só que ainda não publiquei aqui. Vou publicar.

Anônimo disse...

que lugar lindo! e que águas transparentes!
lola, li um artigo interessantíssimo sobre a 'intimidade masculina'. quis compartilhar :)
http://artofmanliness.com/2012/07/29/bosom-buddies-a-photo-history-of-male-affection/
quando os mascus dizem que as feministas odeiam homens, se esquecem que odiamos esses preconceitos que póem sobre eles também!
beijo grande.

Hamanndah disse...

Lola

Amei sua foto com o maridão!

Adoro ver duas pessoas que se amam e se respeitam, e não dominam uma a outra, felizes e com um amor que dá gosto de ver

Adoro, também, quando um mascu que acha que "mulher é para ser dominada e humilhada", "mulher gosta de ser maltratada", "mulher com mais de 40( eu e você, por exemplo) não é mulher, não desperta amor em homens" olharem sua felicidade e SE ROEREM DE RAIVA E FRUSTRAÇÃO.

MASCUS, MORRAM DE RAIVA E DESPEITO!!

Bjs, Lola, adoro você e seu marido, amo ver mulheres felizes com homens legais como ele

Hamanndah.

Sara disse...

Lola só fui conhecer as praias do norte do Brasil este ano, e NUNCA vi nada mais lindo , eu tirei algumas fotos que parecem até q foram fotoshopadas de tão lindas, a cor da agua la em Sergipe onde estive é incrívelmente azul, vc tem muita sorte de estar em um lugar tão maravilhoso, aproveite bastante, junto com seu maridão até eu que não sou nada romantica fiquei um pouquinho quando estive por ai.

Anônimo disse...

todo muy lindo!
congrats!
http://nubroadcast.com/universidad/

Anônimo disse...

Che Lola, el marido que tenés a él hace falta solamente que fuera porteno (con la tílde) para estar completísimo. Por lo menos si puede imitar a com hablan los portenos ya vale mucho. Guardálo bien.