domingo, 9 de outubro de 2011

PALESTRAS PARA MINHA GALERINHA JOVEM

Clique para ampliar e ver todas as atrações

Começou ontem em Fortaleza, e vai até terça, o II Festival Latino-Americano das Juventudes, organizado pelo Juventude da CUT no Brasil. Hoje, das 14:30 às 17, estarei numa mesa sobre internet como política pública da juventude, junto a Gabriel Medina e Alex Capuano. Foi principalmente por causa dessa mesa que realizei a enquete ao lado: pra saber quão jovens são minhas leitoras e leitores. Eu já havia feito uma pesquisa dessas, mas faz tempo, em junho de 2009. Na ocasião, 506 pessoas responderam, e descobri, para minha surpresa, que 27% do meu leitorado tinha 19 anos para baixo; a maior parte, 41%, tinha entre 20 e 30 anos.
Os resultados desta nova enquete não são muito diferentes. A maior mudança é que muito mais gente votou. Desta vez foram 6446 pessoas, quase treze vezes mais gente que dois anos atrás. Agora são só 13% @s leitor@s com menos de 19 anos. ! É muita gente! E pensar que quase cinquenta minileitor@s com menos de 12 anos me leem me deixa muito preocupada! Mas fico muito feliz em poder atrai-los.
Incríveis 60% do pessoal que me lê encontra-se na faixa etária dos 20 aos 30 anos. Ou seja, vocês são uns brotos! (forcei, tá? Essa gíria é mais antiga que eu!). 15% estão na faixa seguinte, dos 31 aos 40. E só 5% é da minha idade, ou seja, entre 40 e 50 (estou com 44 até junho). Acima de 51 anos, 2%. Pode isso? Vocês parecem tão adultos, tão maduros!
Bom, eu já sabia que vocês eram jovens, só não imaginava tanto. Não estou reclamando: sei que a internet é um lugar de jovens pra jovens. E eu sempre me dei muito bem com adolescentes, por exemplo. Dei muita aula de inglês pra fofinh@s de 13 anos! Meus queridos alunos na faculdade têm em média 20, 22 anos, suponho. Super novos também! E até agora nosso relacionamento tem sido ótimo, porque eles são muito receptivos, muito abertos, interessados e divertidos.
Fiquei contente com o convite da Juventude da CUT. Por causa da minha agenda frenética, eles mudaram a data da minha participação duas vezes. É que terça à tarde vou pra SP participar de um evento sobre Consumo e Criança que acontecerá na quarta de manhã. O pessoal da organização prefere falar do evento apenas depois. Prometo anotar tudo que aprender, e comentar com vocês em breve.
E nem contei sobre as duas palestras que dei na Unicamp no final de setembro (veja uma delas aqui; é longa). Foi bárbaro! O pessoal, muito querido, me recepcionou muito bem (a pessoa na foto ao lado é a Renata, uma das poucas com mais de 30 anos por lá). Quase rivalizou com minha acolhida na UnB. Quase! (também adorei a da USP, mas lá o auditório não lotou).
Olha, adoro muito isso tudo: conhecer gente, ser ouvida, trocar ideias. Só que falta tempo. Eu gostaria de ter fins de semana e feriados, essas coisas que as pessoas juram que existem. Mas isso vai ficar pras férias. Chega logo, fim de dezembro!

26 comentários:

joshua disse...

Estou lá.

Somnia Carvalho disse...

Pois é... logo logo eu te dou aquele abraço!

Lolissima, a ideia da enquete e interessante! eu tinha a impressao de quem lia voce fosse a maior parte um pouco mais velha do que a galera que juntou 60%. Isso porque o tema do feminismo por exemplo e outros me pareciam temas em que uma gente tao novinha ainda nao estaria preocupada em discutir. Isso foi bacana de saber!

por outro lado, fiquei pensando tambem que a fase em que eu mais me interessava por politica e questoes assim e tentava me inserir em tudo tambem foi na faixa dos 20 e poucos. Agora e sempre com tanta cautela...

talvez eu copie sua ideia, porque eu tenho uma impressao de que quem le meu blog deva estar numa ou duas faixas acima dos seus leitores, mas e mais uma supocicao baseada apenas nos comentadores.

beijocas

P. P. P. disse...

na governo do PSDB a pagar R$ 54 mil por promover racismo
Crianças da rede pública de ensino em São Paulo receberam material de cunho claramente racista

Governador Alckmin. Teoria incompatível com a prática
O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o governo estadual a pagar R$ 54 mil em indenização por ato de racismo. De acordo com a ação por danos morais, movida pela advogada Maria da Penha Guimarães, uma unidade de ensino distribuiu material pedagógico com conteúdo discriminatório.

http://contextolivre.blogspot.com/2011/10/justica-condena-governo-do-psdb-pagar-r.html

Arlequina disse...

Lola, não se assuste com seus cinquenta mini-leitor@s - eu sei que eu adoraria ter descoberto seu blog com 11 anos, teria feito uma bruta diferença na minha vida (infelizmente você não escrevia ele nessa época =P). Acho que é mais um motivo pra gente ficar de olho nos trolls, mas fora isso...

Niemi Hyyrynen disse...

Nossa Lola que legal que seu blog está atingindo o publico de mini-leitoras! :D

Realmente acho que suas palavras vão fazer uma grande diferença! Se elas estão aqui para te ler, isso já significa muita coisa.

E concordo com a Arlequina, mais um motivo pra gente ficar bem de olho nos trolls.

Anônimo disse...

Não venho mais no blog da Lola. Minha tchurma é outra.

Afinal, não recebo mesada, não frequento boate, não estou na faculdade nem no segundo grau, não fui no Rock in Rio, passei longe do show do Justin Bieber e não tenho mais espinhas.

Vou esperar alguns anos e recomendar o blog para as minhas três netinhas.

Elaine Cris disse...

Apesar de estar tão longe e não poder ir, fico super feliz com acontecimentos como esse em que são discutidos tantos temas importantes.

Dar voz ao lado melhor da força é muito bom nessa época terrível em que se defende tanto o que apelidaram carinhosamente de "politicamente incorreto" (leia-se: preconceito, intolerância, desrespeito, humilhação, sexismo, racismo, homofobia e tudo o que tem de pior na sociedade.)

Fayga Madeira disse...

A jovem aqui, que está na faixa da maioria, vai ter que parar de ler o blog (pelo menos por três semanas), pois tem uma monografia pra entregar hahaha

deseje-me sorte!

depois eu volto e me atualizo,
bjs

Sara disse...

Lola eu já imaginava que grande parte dos que comentam aqui fossem muito jovens, mas confesso que foram em numero maior do que eu esperava, mas isso me deixou feliz, porque da pra perceber que muitos são pessoas conscientes, esclarecidas, até mesmo os seus trolls me divirto muito com eles, mesmo quando eles me xingaram de dragão rrrssss, devem ser muito jovens também, e apesar de eles viverem te xingando percebo que até eles tem um carinho grande por vc nas entrelinhas.
E mesmo que fiquem despejando besteiras nos comentários, só por estarem lendo já devem estar melhorando como pessoas pode ter certeza.

Sara disse...

Xoooooooooooooooora dig din
a Lola vai deletar seu comentario

xoooooooooooooora

Liana hc disse...

49 mini leitor@s

O que vocês estão fazendo aqui crianças? Vão brincar no Club Penguin.


Vou ficar aguardando o post sobre crianças e consumo. Já vi alguns documentários e matérias a respeito e achei bem interessante. É importante que esses trabalhos sejam divulgados.

Sara disse...

Dig din ja retoquei essa semana o meu botox, mas porque vc sente tanta raiva assim da Lola, porque gosta de estar aqui lendo tudo o que ela escreve, se vc não gosta dela porque volta sempre aqui querido?

Sara disse...

to morrendo de medo dig din apavorada mas te confesso não fui eu viu!!!!

Anônimo disse...

vc acha que gosto de estar aqui nesse cafofo!?!?!?

nessa espelunca!!!!

estou COMBATENDO A GRANDE TRAMOIA QUE A LOLA FAZ/PREGA

NÃO GOSTA DA GUERRA MAS ELA SE FAZ NECESSARIA!

QUE EU SALVE UM INDIVIDUO DAS GARRAS DA LOLA JÁ É UMA GRNADE FEITO PRA HUMANIDADE

Sara disse...

Olha dig din eu sei que vc vai me xingar de dragão e filhote de cruz credo , mas quer saber querido eu acho que vc ama a Lola do fundo do seu coração, ela pode pensar diferente de vc e te deixar revoltado, mas com ela vc aprende muita coisa e sabe disso, mesmo que vc fique xingando ela de tudo que é barbaridade o que vc tem é admiração por ela.

Sara disse...

Eu não sei quem fez isso com vc Dig Din, e pra falar a verdade eu acho vc um figurinha carimbada, por mim não deletaria as besteiras que vc escreve, mas a Lola tem direito de fazer isso o blog é dela não meu.

Anônimo disse...

Essa criatura tosquinha é um minileitor. que tristeza. ele é um mini-troll.

Que andam fazendo com essa juventude, hein?

Eu imaginava que a faixa de leitores (que é inclusive a minha!) seria essa. É bom saber que a internet tem facilitado esse tipo de discussão.

Sara disse...

Bom eu acho que vc adora estar aqui nesse "cafofo nessa espelunca"
Se não gostasse não viria sempre.

Sara disse...

HHHaaaaaaaaaaa taaaaa, ta bom dig din eu acredito em vc.
Continue sua luta, mas vc deveria aprender com Flavio Brito que ja tem mais experiência que vc, como ele diz ele ja tem anos de trollagem.

Sara disse...

ta bom meu lindo boa sorte pra vc , bjo na alma !!!!!!!!!!!1

Marcelo Maia disse...

Owww, Lola!!!
Qdo tiver uma apresentação sua como essa aqui em Fortal, avisa ANTES...
Se soubesse com antecedência, certamente teria ido, mas só fui ver agora o seu aviso...
:-(
P.S.: Leio seu blog DIARIAMENTE, portanto, um aviso na véspera já faz mais efeito.

No mais, PARABÉNS por VOCÊ!
;-)

yulia disse...

deixa o troll vagabundo peidar suas postagens. quando a lola voltar, vai apagar tudim.

Giovani HG disse...

Mas não é ótimo que a grande maioria dos leitores sejam jovens?
Os jovens são as cabeças do futuro. Quanto mais cedo lerem seus posts, mais conscientizados estarão.

Anônimo disse...

Eu cresci ouvindo propaganda socialista barata quase todo dia, era isso que os 'mestres' chamavam de educação.
Só depois fui vendo que a coisa não era bem assim, que nao foi o new deal que resolveu a crise de 29, que a mais valia do marx era uma teoria sem sentido, que socialista mata e se acha um santo, entre outras coisas...
Então, é bom mesmo que os mais jovens aprendam essas coisas bem cedo.Pelo menos os que não tem vocação pra idiotas uteis, quanto mais cedo eles entrarem, mais cedo vão sair.

Anônimo disse...

Eu juro que não entendo essas teorias loucas dessas pessoas que vira e meia postam aqui. Alguém aqui está fazendo propaganda socialista? Sinceramente, eu não vi nada disso. hahahaha

Eu só acho que tentar ser politicamente correto e se esforçar pra viver melhor em comunidade, com respeito e amor ao próximo não é nada demais.

Rebecca disse...

Lola, você bem poderia fazer uma palestra aqui no Rio de Janeiro, né? =)

Ia adorar te ouvir!