sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ISH, OOPS, ETC

Olá, pessoas! Agradeço muito a torcida. Sinto mesmo a vibração de vocês. E acho incrível que vocês estejam acompanhando ansiosas(os) essa novela do concurso. Demorei pra postar aqui hoje porque fui almoçar com a Kaká. Ela me levou pra um ótimo restaurante com lindas sobremesas de chocolate (só que eu peguei peixe no prato salgado, argh!, peixe, pensando que era frango empanado! Isso só pode ser mau agouro). Ela e a Sheila foram uns amores e apareceram lá na UFC quase uma hora e meia antes da prova! Aí ficamos conversando, enquanto eu revisava minhas anotações e me sentia cada vez mais despreparada. A Sheila não pôde ficar pra aula, mas a Kaká ficou.
E gente, sinto anunciar, mas eu não fui bem. Não sei o tamanho do desastre. Espero, tenho fé, que ainda dê pra passar. Mas eu tinha preparado seis transparências, sabe? E devo ter atropelado as primeiras cinco. Eu perdi completamente a noção do tempo, e quando perguntei quanto faltava, me avisaram: vinte minutos! VINTE! Quase metade da aula! E eu só tinha mais uma transparência. Naquela altura eu pensava que faltava, sei lá, cinco minutinhos. Mas não. E aí coloquei todos os meus poderes enrolatórios em ação, porque se eu terminasse antes de 45 minutos, era reprovação imediata (acho). Mas não tem como a banca não ter percebido que eu enrolei um monte (até porque elas estavam acompanhando tudo no plano de aula). Então foi bem horrível, sério mesmo. A Kaká disse não ter reparado que eu enrolei, mas a banca sabe, podem acreditar.
Bom, eu nem acho que estava muito nervosa. Havia vários alunos, a sala estava cheia, mas era difícil fazê-los participar, porque a maior parte nunca havia ouvido falar no Passing ou até no Harlem Renaissance. Eu usei um expediente de “Vamos recapitular o que vimos nas duas aulas anteriores sobre o tema porque tivemos um feriado prolongado no meio e todo mundo tem má memória”. Então falei um tiquinho do Harlem Renaissance, do contexto histórico, e contextualizei o romance. Eu havia calculado que isso daria dez minutos, no máximo. Era uma das seis transparências. Mas realmente não sei quanto deu. Daí passei pro “terço final do livro”. E tratei de três pontos altamente ambíguos. Mas devo ter feito um vapt-vupt com eles. Sem dúvida, meu controle do tempo foi um "que controle do tempo? Existe isso?". Eu tinha praticado um tiquinho no hotel, mas obviamente não o suficiente.
Quando a aula terminou, uma candidata do concurso que não havia passado pra prova didática, mas que é muito simpática, e me perguntou se ela podia ver a aula e eu respondi que sim, claro, por que não?, disse que a aula foi muito boa e que eu passei. Uma aluna (que até fez a gentileza de participar) veio me dizer que adorou, que sou excelente professora e tal. Outra disse que havia visto uma aula de um dos outros candidatos (não sei qual) e que havia sido extremamente monótona e chata, e que a minha voou (hã... é, eu notei). Enfim, o feedback foi bom, mas acho que as meninas só estavam sendo gentis. Tipo: eu suponho que tenha dado pra tirar 7 e passar (ou pelo menos espero), mas não tenho como saber como foram os outros candidatos, e é certeza absoluta que a boa nota que tirei na prova escrita não vai se repetir. Como estava com vantagem de um a dois pontos pra cima do terceiro e quarto candidatos, é só eu tirar 7 e os outros não tirarem muito acima de 8 que eu mantenho meu segundo lugarzinho (a primeira colocação já está garantida pro professor de Roraima).
Ainda há mais uma prova, a de títulos, que não é eliminatória, só classificatória, e não sei como estou nesse quesito. Meu currículo Lattes é superior ao do candidato que é mestre, mas inferior ao dos dois doutores que já são professores universitários há cinco e quinze anos (o de Roraima).
E também, o meu Lattes que a banca tem em mãos tá incompleto, cheio de errinhos. Não vou justificar que a Dilma e o Mercadante tenham mentido sobre o Lattes deles (deviam fazer como Serra e FHC, que já tiraram o Lattes deles de circulação faz um tempão – pra quê deixar no ar, se a pessoa não tem mais nada a ver com a vida acadêmica? Só pra arranjar sarna pra se coçar. O Lattes da Dilma não era atualizado há 8 anos!), mas esse currículo é meio complicado. Não vem com um material de instruções. Eu já mudei o meu diversas vezes, e é sempre na base de comparação com os outros. Por exemplo, eu coloco em “participação em eventos” trabalhos que eu já apresentei em congressos. Mas já vi monte de gente colocar nesse item eventos em que a pessoa só foi como ouvinte. E assim, como isso difere de “apresentação de trabalhos”? No Lattes que eu mandei pro concurso da UFC, eu não tinha nada nesse item de “apresentação de trabalhos”, porque pensava que “participação em eventos” fosse a mesma coisa. Só depois de ver o currículo dos demais candidatos é que troquei algumas coisinhas, incluí outras... Eu não consegui colocar o meu doutorado-sanduíche como parte do meu doutorado normal. E por aí vai. Vocês podem ver que a última atualização foi em 6/7. Ou seja, depois de eu ter mandando o Lattes pro concurso. Meu Lattes já é não é grande coisa, e ele ainda está defasado/errado nas mãos da banca...
Bom, a boa notícia é que o resultado sairá antes do esperado. Estava marcado pra segunda às 18 horas, mas já às 14 horas já estará lá. Muita reza braba de vocês até lá. A presidenta da banca, muito querida, disse que agora era esquecer o concurso durante o final de semana e só voltar a pensar nele na segunda. Ficar reclamando e me martirizando durante dois ou três dias realmente não vai ajudar. Então fazer o quê, né? Vamos aguardar. Sofrendo.

28 comentários:

Anônimo disse...

Tamo aqui na reza!
Tô com muita fé. Bj Fatima/Laguna

Sabrina disse...

Querida Lola,

Para esse concurso é tarde, mas para incluir o período sanduíche no Lattes você vai em
Dados Gerais -> Formação acadêmica/Titulação -> Doutorado -> Sanduíche.

Boa sorte,
beijos

anália disse...

OI, Lola!

Continuo na torcida. Acho importante que vc tenha passado empolgação e que a estrutura da aula tenha sido boa. Quanto a ter terminado mais cedo, acho normal que "alunios eventuais" não tivessem participação tão grande quanto a dos alunos de verdade. Estou botando fé!
Bjs,
Anália

La Mamacita disse...

Minha filha adorada, amada de meu coração,
Mau agouro que nada. Peixinho do marzão de Fortaleza que é pra você ver que até peixe vem a dar as boas vindas. Fe. Fe. Fe. A banca vai saber ver que você tinha ainda muito tema pra dar e que a aula valeu. Empolgação demais, eu diria. Mas eu to louca pra ler esse Passing. Louca. Você tem em casa?
Agora Lolô, relaxa. Vai andar descalça na praia. Respirar fundo na beirinha do mar. Olhar a lua por todos os lugares onda possa estar. Encontrar as estrelas, especialmente Venus. Ops. Venus não é estrela, sei, mas é a que mais brilha. E fica aérea por umas horas, por um dia até. Depois de amanha você compra o Jornal de Fortaleza, Jornal de Domingo, e traz pra a Mamacita. Completo. Com Suplementos e anúncios que é pra ver como é Fortaleza. Tamos na maior reza, como disse a querida Fátima da Lagoa. Beijos mil, amore. La Mamacita

=draupadi= disse...

oitenta milhões na torcida... salve a seleção, digo, salve a lola!
Aff q papo ruim esse de Lattes!!! arghhhh

Tina Lopes disse...

Lola, Mamacita, posso falar? Já passou, nêga, procura casa pra morar. Quando a aula é ruim o povo sai correndo, podiscrê, já acompanhei mais defesas do que gostaria. Certeza, certeza, viu. Mas continuo na torcida. Tenta relaxar mesmo. Bjk.

Bárbara Reis disse...

Lolinha, você arrasa sempre!

Até no video Spoiller sobre a Era do Gelo foi maior legal! :]

Ouça sua Mamacita, super fofa, e vá relaxar e aproveitar o lugar. ^^

Você merece, afinal, depois de estudar tanto.

Beijão!
Estou na torcida/novena hahahha! :D

Anônimo disse...

oi Lola,

olha força viu??? estou torcendo muito por você.
E nao esquenta a banca sabe que essa questao de experiencia na sala de aula é algo gradual, que vem com o tempo...força na peruca!!!
E paroveite o finde ai no calorzinho

bjs,
Carol

Andie disse...

Enrolar a aula faz parte, nao? hehe...Eu nao me lembro de alguma aula que nao dei ficando de olho no relogio pra ver se era pra enrolar ou correr com a falacao.
Mas, como a dona da banca disse, o pior ja passou, neh! Boa sorte, e vou ficar mandando vibracoes positivas! E ficar no suspense ate segunda! :)

Luma Perrete disse...

Tô torcendo por você, Lola!

Nalu A*) disse...

Lola, tô muito na torcida também, viu? Boa sorte, que tudo dê certo. Beijos

Kaká disse...

Eu assisti a aula da Lola e gostei muito. Ela falou de um livro que eu nunca tinha lido e de um movimento que eu não conhecia, e em 45 minutos de aula me deixou muito interessada.
Ela soube inserir assuntos atuais dentro do tema, e assuntos polêmicos no contexto do livro, ficou legal.

Ela disse que enrolou nos 20 minutos finais, mas eu não percebi, foi quando ela estava passando um trabalho para fazer e explicando cada um dos temas sugeridos, assim se ficava sabendo mais sobre o livro e temas que talvez não tivessem sido associados durante a leitura (se eu fosse aluna e tivesse lido o livro). No fim eu fiquei com vontade de ler o livro e escrever o essay.
Não vi os outros candidatos, mas acho que a Lola vai passar sim. :)

Leandro disse...

Lola, eu acho que você adicionou certo o seu estagio de doutorado sanduiche no exterior no seu Lattes, mas da forma que está parece que você fez o doutorado 2 vezes. Acho que o certo seria deletar aquele onde aparece o "com periodo sanduiche em..." e colocar o período do doutorado sanduiche ali na parte que aparece "Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)". Acredito que ficaria certo, mas acho que eles nao devem levar em consideração esse erro :-). Dai ficaria: "Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) (Conceito CAPES 5) .
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Wayne State University(Orientador:Arthur Marotti )."

Patty Martins disse...

Estou torcendo por vc, Lola!!
Vai dar tudo certo!!
bjos

lola aronovich disse...

Então, Leandro, isso que eu queria fazer, colocar o sanduíche como “com período sanduíche em...”. Mas não consegui. Vou tentar seguir as instruções da Sabrina (obrigada, Sabrina!), e ver se dá certo. Anyway, o Lattes que a banca do concurso da UFC tem não fala UMA só palavra sobre o sanduíche. É como se eu não o tivesse feito. Tá vendo como meu Lattes estava errado antes?


Gente, super obrigada pela força! Vai ser um fim de semana difícil...

Helena disse...

boa sorte, lola!
então, sei q não tem a ver com o assunto do tópico, vim aqui indicar um texto sobre maternidade pro seu concurso. eu já tinha indicado um texto desse blog, mas acabei de ler um mais recente q quase me fez chorar. é sobre como ela lidou com o conceito de morte aos 5 anos e como teve q lidar hoje, já mãe, pra explicar pra sua filha de 4 anos. é muito bonito, dá uma olhada lá (depois q vc já souber q passou no concurso, lógico! ) http://manheabaixaosom.blogspot.com/2009/08/duas-historias-sobre-ser-e-ter-crianca.html

beijos!

lola aronovich disse...

Acabei de eliminar o sanduíche do Lattes (porque realmente tava parecendo como se fosse um doutorado em separado), mas não consegui incluir na parte que fala do meu doutorado a linha que vejo em outros currículos “Com período sanduíche em...”. Como faz isso? Segui as instruções, Sabrina, mas achei espaço no “doutorado” pra incluir isso. Não tem nem lugar pra “informações complementares”. Help!


Ah, updatezinho sobre o post. Hoje falei com o maridão por telefone e deu pra entender direitinho onde me perdi na aula. É que ela estava marcada pra começar às 11:30. E não começou às 11:30. Não sei QUANDO começou, não vi no relógio (deve ter sido o nervosismo), mas acho que começou no mínimo 15 minutos atrasada. E aí, durante a aula, quando eu olhava pro meu relógio (o que não era difícil de fazer, já que eu ficava mexendo nas transparências), eu calculava que a aula iria até 12:15, 12:20 (45-50 minutos), NÃO 12:35, 12:40. E por isso fiquei tão chocada quando me avisaram que faltava 20 minutos. Enfim, foi erro meu, eu devia ter recalculado o horário de começar e terminar a aula na base de quando ela começou na realidade, não no que estava pré-estabelecido. Eu fiquei com 11:30 na cabeça!

Anônimo disse...

Lola,
Não esquente não. Relaxe, tente aproveitar o fim de semana, que na segunda-feira tudo se resolve. Fique confiante. Nós aqui continuamos na maior torcida. E conhecendo você, eu sei que toda vez que você diz que não foi bem em alguma prova, você tira um notão! Beijos, Adri, Deniz, Henrique e Blue (eu esqueci da nossa felina suicida no último cometário, sorry!)

Carla Mazaro disse...

Ah, Lola!! Se alguem elogiou sua aula vc deve ter ido bem! pq o que eu já vi de aulas chatas... todo mundo acaba dormindo...
se ninguem estava babando, ou contando as voltas do ventilador vc foi bem!!!

cavaca disse...

vou rezar mesmo para você Lolita.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro disse...

Eu sugiro que você delete o seu doutorado e inscreva-o novamente no Lattes. E daí faça assim, Lola: Vá em Formação Acadêmica, dai em Incluir um Novo Item, e depois escolha Doutorado. Ali no Tipo de Doutorado tem três itens: Normal, Sanduiche e Co-Tutela. Escolha o Sanduíche. Preencha os dados do doutorado ali na primeira parte corretamente: Instituição: UFSC, Curso:... enfim. Depois quando você for rolando a barra vai ter uma parte chamada: Detalhamento. Nesse detalhamento voce vai primeiramente escrever o Titulo da tese e o Nome do seu orientador, e então, abaixo desses 2 itens, vai ter assim: Detalhamento do período sanduíche. Ali você vai poder escrever o seu Orientador na Wayne Univ. e a Instituição na qual você passou o período do seu doutorado sanduiche. Depois termine de preencher os dados referentes à Palavra-chave, área, ... Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só perguntar novamente.
Ps.: Eu estou na torcida por você!!

Emanuella disse...

LOLA!tá passada já!estamos torcendo mt!e enqnt isso relaxa!eu moro em Fortaleza bem perto do campus onde vc fz as provas infelizmente não deu pra ir te assistir mas eu tva cm o pensamento lá!dá um sinal!como a gente faz pra entrar em contato cm vc?ond vai ser o encontro?quero ir!te dizer oi e e boas vindas a Fortaleza!viu?sua Mamacita é mt fofa hein?me empresta ela uns dias?hahaha?bjsssss Manu

Bau disse...

Lola, querida, passou sim, estamos na torcida mesmo! Pode ter certeza que passar, passou! Beijos, linda!!!

Juliana disse...

estamos aguardando (e torcendo) ansiosamente!

Andrea disse...

Vai relaxar um pouco Lolinha. Aproveita ai a viagem. Deixa que a gente se preocupa em fazer umas rezas por aqui! Abração! E boa sorte!!!

aiaiai disse...

pena vc não gostar de peixe, porque eu ia te sugerir encher a cara de frutos do mar. Fortaleza é maravilhosa nesse quesito.
Mas, bom, encha a cara de outra coisa, aproveite esses dias de sol e relaxe.
Continuamos na torcida do que for melhor para você!

Georgia Martins disse...

Depois de tentar uma faculdade de Direito e ter ficado 5 anos parada, decepcionada com a vida acadêmica em geral, eu não poderia estar mais animada.
E você é uma parte super importante disso, porque eu entro aqui, leio o teu blog, e vejo as coisas que vc faz e conquista e o quanto você é inteligente e penso: Putz, será que eu vou conseguir chegar lá também???

CLARO QUE VOU! Eu nunca estive tão empolgada com os bancos escolares. Mesmo fazendo uma faculdade meia-boca (vc conhece, ensino a distância, blablabla), eu sei que quem se faz é muito mais o aluno do que a escola em si, e já fico fazendo planos, sonhando com um Lattes impressive, com uma bolsa de mestrado, etc etc etc...

Você é definitivamente inspiradora. Te desejo todo sucesso do mundo no concurso (sorte é pra quem não se preparou, vc se preparou e tem talento)!!!