sexta-feira, 31 de maio de 2019

CRIANÇAS AINDA POR FORA DA "UBERIZAÇÃO DO TRABALHO"


Clique para ampliar

Adorei esse diálogo. Tudo bem, pode não ter acontecido. Mas quem convive com crianças e ouve o que elas têm a dizer sabe que é totalmente plausível!
Esses dias saiu uma excelente reportagem da BBC sobre a dura vida dos entregadores de iFood, Rappi etc em SP: 
eles trabalham doze horas diárias e pedalam até 80 kms por dia. Motociclistas costumam ganhar o dobro que ciclistas. Quase 12% tem curso superior completo ou pós. 97% é homem. 
Mesmo assim, é claro que a uberização do trabalho é ainda pior pras mulheres.
Mas o que uma criança entende disso? Estar perto de uma pizza quentinha parece mesmo melhor que ser "médico de dente". 
Que essas crianças se mantenham inocentes por muito tempo. Ou que, até que elas cresçam, o que costuma se chamar hoje de "uberização do trabalho" (o emprego cada vez mais precarizado, sem carteira assinada ou direitos trabalhistas) já tenha desaparecido. 
Difícil. A tendência é que, em países pobres como o nosso, os empregos só fiquem piores. E, pra jogar a pá de cal, quem está no poder quer acabar com as universidades. 
O que vai sobrar? Como disse a perspicaz Manuela D'Ávila numa palestra em Fortaleza em março, "Lá fora nos países ricos eles criam o Uber. Aqui nós dirigimos o Uber". E o iFood, Rappi etc. 
E o capitalismo tenta vender isso como grande oportunidade de empreendedorismo, não como trabalho barato. 

13 comentários:

Anônimo disse...

"97% é homem.
Mesmo assim, é claro que a uberização do trabalho é ainda pior pras mulheres"

Se liga Lola.
E como dizer:
A maioria ( quase totalidade) dos mortos foi homem, mas e pior para mulheres...
Mas de 90% dos lixeiros e outros trabalhos insalubres e de homens,mais de 90% de moradores de rua e homem também, homens são 4 vezes mais casos de suicídios...mas a Lola vai dar um jeito de afirmar que tudo isto e pior para as mulheres...

Anônimo disse...

"Motociclistas costumam ganhar o dobro que ciclistas. Quase 12% tem curso superior completo ou pós. 97% é homem."

A mais absoluta verdade. Isso só mostra que diploma não é sinônimo de competência ou de aprendizado.

A escola é como uma religião, faz promessa de salvação ou de um futuro melhor, cria a falsa impressão que uma pessoa com curso superior tenha mais conhecimento que outro que não tenha e isso causa uma certo hierarquia. Pierre Burdier explica esse fenômeno quando cita as disputas pela legitimidade no seu conceito de "campo social".

Formam-se, todo o ano, milhares de: administradores de empresas, advogados, arquitetos, engenheiros, professores e ...por terem 12 ou 15 anos de estudos não querem um trabalho prático. "Não estudei tanto para fazer isso".

Uma coisa é certa, um diploma atualmente só facilitou a trabalho do RH. Exija um curso superior para dez vaga de vendedor, e aparecerão apenas 100 candidatos. Sem esse filtro seriam 1.000.











museusdomundo disse...

A médio prazo não serão mais necessários, visto que os veículos autônomos, que não necessitam de condutores já estão em testes. na Suécia foi testado com sucesso o caminhão sem motorista.Nos metrôs isto já é realidade, a linha 4 do de São Paulo não tem maquinista.

Anônimo disse...

Tudo quando chega ao Brasil além do atraso absurdo, pois em países desenvolvidos que incentivam a pesquisa científica, desenvolvem tecnologia é obsoleto, morto chega por aqui como algo novo, recém descoberto. A precariedade do trabalho e retrocesso nas relações trabalhistas também faz parte. O que é rejeitado na Europa, Estados Unidos, etc aqui é recebido como uma grande novidade para ser colocado em prática. Uma vez colônia de exploração, sempre explorados e isso inclui o povo. O Brasil começou errado desde o "descobrimento " e o que começa errado, não termina bem. O povo aceita tudo de forma passiva e cai em tudo quanto é vigarice, então o resultado é o mais sofrível. O povo brasileiro cai em golpe de bilhete premiado com tantos avisos, esperar o que?

JonataS disse...

Amigo meu que mora em SP e é enfermeiro chega a tirar até R$8.000,00 por mês fazendo entregas de moto, trabalhando de domingo a domingo as vezes até meia noite. Prefere entregar lanches do que trabalhar de enfermeiro.

Anônimo disse...

Pensei que só eu tinha reparado isso

Anônimo disse...

A garantia de emprego formal tende a ser para os altamente especializado e para os sem especialização nenhuma. Os que ficarem no camada intermediaria sofrerão com essa tendência. Isso é um fenômeno mundial.

Quem sabe montar um carro na linha de produção(nível intermediário) ou foi ou será substituído por um robô. Já o empregador dos serviços gerais manterá seu emprego. Os altamente especializados manterão seus empregos com o desenvolverem hardware/software/métodos que visam eliminarem os empregados com média especialização.

Há uma tendencia, cada vez maior, da diferenciação entre o trabalho e o emprego. O primeiro com sendo sendo informal, libertário e sem tutela do Estado, enquanto o outro....

Anônimo disse...

Ele tá entregando o que? Ouro?

JonataS disse...

Ele entrega de tudo, lanches, documentos, etc. Ganha bem porque já conhece os melhores bairros, as melhores rotas e os melhores horários. Além de trabalhar em períodos no qual se recebe bônus (feriados e sábado/domingo à noite). Além disso ele é credenciado pela prefeitura e pode trabalhar nos apps que pagam melhor (que só aceitam fretistas credenciados, profissionais que passaram por cursos, etc).

Anônimo disse...

É Jonatas, tudo mundo pode ganhar 8 mil entregando coisas de moto, "é só querer trabalhar" não é? Pra que direitos ? Proteção ao trabalhador faz o país ir pra trás não é?
Empresariado brasileiro é foda

JonataS disse...

Óbvio que a maioria não vai ganhar nem metade disso. Ele é educado (estudado), diligente e muito dedicado. Ele já me confidenciou que prefere passar num concurso público pra ganhar 5~6 mil na profissão dele (enfermagem) e está estudando para isso.

Anônimo disse...

O PT volta, mas daqui a 4 ou 8 anos, vai receber o país quebrado, sem as estatais para dar apoio a economia, povo empobrecido, previdência destruída (idosos passando fome). A missão de Guedes, é vender os recursos, entregar o "mercado" a grandes corporações, o povo que se exploda, ou seja, tem um poder acima do imbecil do Bolsonaro, que plantou tudo isso...cooptou pessoas inescrupulosas, Moro, Cunha, Temer, Bolsonaro e outros, para fazer o serviço sujo. Quanto ao Bozo...cai fora depois que fizer o "serviço sujo". Fora isso; é tudo MASSA DE MANOBRA...

Luci Sanfer disse...

A fala da Lola está certa. Tem uma matéria no El País falando exatamente sobre como a Uberização prejudica as mulheres (as poucas e mais desesperadas que entram nesse tipo de trabalho).