quarta-feira, 29 de maio de 2019

A TRANSFOBIA NÃO APENAS MATA COMO MATA DA FORMA MAIS CRUEL

Publico este texto da lésbica feminista Luciana, apelido Luthy.

Um médico russo, ao descobrir que a mulher com quem estava se relacionando era trans (veja bem: médico! que deveria salvar vidas, né?), desmembrou o corpo dela e o colocou no forno. A mulher trans era operada, mas isso não interferiu na transfobia e misoginia do médico.
Essa notícia chama a atenção, mas pessoas trans costumam ser assassinadas com requintes de crueldade. Geralmente não são mortas a tiros. Seus assassinos precisam marcar seu ódio com mortes ainda mais agressivas. É comum serem desfiguradas e humilhadas em praça pública, como se fosse uma caça às bruxas.
Quem não se lembra de Dandara? A travesti de 42 anos foi espancada, torturada e morta em fevereiro de 2017 em Fortaleza. À luz do dia. Em público. Doze rapazes a agrediram até a morte, filmaram tudo, e compartilharam o vídeo nas redes sociais. No final, Dandara foi jogada num carrinho de mão. 
Ano passado, graças à mobilização dos movimentos LGBT, cinco dos 12 acusados foram condenados. Dois estão foragidos. 4 são menores. O que os levou a cometer esse ato bárbaro?
Dandara ajudava sua mãe com artesanatos para sobreviverem. Acabou virando um dos símbolos da transfobia por performar feminilidade. Foi morta por ser travesti, só por isso.
Ano passado Matheusa foi assassinada. Queimaram seu corpo. Num ato na Câmara de Vereadores do Rio, uma mulher trans, Joana, lembrou: "os corpos das mulheres trans têm o destino que a minha amiga Matheusinha teve: eles são carbonizados, destroçados, mutilados. É muito nítido o ódio por detrás desses atos, justamente no maior país católico do mundo". Fui ao ato de protesto na UERJ.
Não é mimimi, não é vitimismo. A expectativa de vida de uma mulher trans no Brasil é de 35 anos.
Recentemente um deputado estadual do PSL reagiu a um discurso de Érica Mulanguinho, primeira deputada trans de SP, dizendo que, se uma mulher trans (que pra ele é homem) entrasse num banheiro feminino junto com a irmã ou mãe dele, a tiraria a tapas. Acusado de incentivar a violência contra um grupo que já sofre violência demais, o deputado teve que se retratar. Depois, assumiu que é gay. Mas continua LGBTfóbico, com muito orgulho.
A hipocrisia brasileira pode ser medida nesses dois fatos: é o país que mais mata pessoas LGBT no mundo, e é também o que mais acessa pornografia trans no mundo.
Misoginia e transfobia juntas são uma bomba relógio. Mulheres trans são assassinadas das formas mais chocantes pelo simples fato de existirem. É terrível porque, assim como mulheres cis, mulheres trans e travestis são mulheres e devem ser tratadas com todo o respeito. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Tinha que apagar todos esses comentários com ofensas echeios de ódio histérico desses mascus, uns inúteis que só sabem encher o saco de todos

Anônimo disse...

O que tem de mascutroll desocupado dando suas opiniões inúteis e odiosas em sites feministas não é brincadeira não.

Mas a opinião deles não interessa pra ninguém com exceção de doentes mentais iguais a ele, por isso a raivinha histérica deles

Anônimo disse...

Trans sofrem e muito. A expectativa de vida deles é em média 35 anos. Muitos sao forçados a se prostituir nas ruas, o que é bem pior que prostituição em uma casa de luxo com segurança armado por falta de opções de emprego e são chutados de casa. E pior, quem geralmente sai com eles, é o pessoal da "direita travequeira"/"mgtow federal" que é a parte mais doente dos mascus. Segue comentários de "travequeiros", vou avisando que é uma das coisas mais nojentas que existe.

https://imgur.com/a/5FYzG
https://imgur.com/a/nXV1l

Anônimo disse...

Alguém lembra daquela carta escrita por um procurador federal (não lembro o estado) reclamando que trans querem mais direitos que os outros... lamentável

titia disse...

Mais uma prova de que a homofobia é desejo reprimido, é vontade acorrentada e medo de que os outros enxerguem isso, que o machão é louco pra experimentar um palmitinho. E os mascus que estavam enchendo o saco aqui são mais uma prova disso, todos loucos pra pegar uma mulher trans ou travesti mas sem coragem nem de sair do porão da mamãe e dar um 'oi'.

Anônimo disse...

A verdade é considerada "traição" em um império de mentiras.