segunda-feira, 27 de maio de 2019

BOLSONARO SONHA SER LUÍS XIV, MAS PODE ACORDAR NA GUILHOTINA

Ontem teve bolsominion indo às ruas pedir o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. 
Ah, foram uma minoria? Foi isso que os reaças disseram dos manifestantes que poucos anos atrás exigiam intervenção militar em vez de impeachment. Agora eles não podem mais pedir "intervenção militar" (eufemismo pra golpe de Estado), já que o desgoverno Bolso tem mais militares do que teve o regime militar. E também porque quem adoraria "intervir" é o vice, o general Mourão. 
Um "petista graúdo" que não quis se identificar declarou a uma revista semana passada: “O governo desmorona não por ação nossa. O Bolsonaro se tornou disfuncional para a direita, para os bancos, para os militares”. Mais do que se Bolso cairá, a dúvida passa a ser quando. O apelo do collorido "Não me deixem só" foi uma tentativa do excrementíssimo presidente tentar reverter o quadro.
Não sei como foram as manifestações de ontem. Como esta semana vai ser cheia de trabalho, preparei este post antes. Será que foi muita gente? O capetão ainda tem apoiadores? Como disse o governador do Maranhão Flavio Dino (PCdoB), "Essa manifestação tem tudo para dar errado, mesmo se der certo. De duas uma: ou serão pequenas -- aí politicamente é muito ruim --, ou haverá manifestações importantes, mas com uma pauta contra o Congresso, contra o STF. Portanto, é uma pauta que pode ser entendida como violadora de deveres constitucionais, já que foi o próprio presidente quem convocou". 
Algumas coisas são óbvias: primeiro, que governo e manifestantes vão inflar os números. Eles são experts em fake news. Pegarão as imagens mais lotadas pelo impeachment de Dilma e fingirão que foi tudo isso de gente ontem. Negarão que houve qualquer palavra de ordem anti-democrática. E, lógico, dirão que não foi Bolso que convocou a galera. Que foi tudo espontâneo. Tão espontâneos como os robôs que lançam tags pró-Bolso todos os dias. 
Mais importante ainda do que como foi o apoio a Bolso é como será nosso segundo grande protesto nacional nesta quinta, 30 de maio. Temos que nos mostrar mais numerosos que eles. Mais conscientes e inteligentes, não resta a menor dúvida. Afinal, não tem que ser um gênio pra ser mais esperto que fascistinha que defende um governo que está levando o Brasil à falência.
Publico um texto que o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) escreveu no final da semana passada.
A essa altura dos acontecimentos, resta evidente que o governo Bolsonaro caminha decidido para um fracasso precoce. Não se trata aqui de exercício de futurologia sobre impedimento, renúncia ou golpe, mas de uma inferência a partir das demonstrações dadas e reiteradas.
Ao fazer a opção pela radicalização e estimular um confronto de ruptura, o presidente renova a fé dos mais sectários seguidores da seita bolsonarista, mas se afasta de parcelas cada vez maiores da sociedade, inclusive de seus antigos apoiadores. Não à toa, os tais "protestos a favor", de nítido cariz golpista, provocaram controvérsias entre grupos de empresários, políticos governistas, na própria bancada do PSL e até mesmo entre ministros.
Engolfado por suas próprias crises, todas até aqui autogestadas, Bolsonaro levou o país à paralisia, corroeu grande parte de seu capital político e perdeu, irremediavelmente, a possibilidade de fazer uma maioria política que lhe garantisse um mandato sem sobressaltos. Como não sabe o que fazer nem como fazer, precisa fabricar inimigos internos e externos para legitimar o discurso despótico de um líder cada vez mais isolado e desacreditado. Primeiro foi a esquerda, depois o Supremo, depois o parlamento e o “centrão, depois todos esses juntos e multiplicados.
Como bem apontou, em recente entrevista, o veterano José Sarney, Bolsonaro joga todas as cartas no caos. Assim, em sua compreensão da realidade, receberia do povo -– o que ele chama de povo são seus apoiadores -– um salvo-conduto para concretizar suas tentações autoritárias. Não tem como dar certo.
A bem da verdade, o único amálgama do bolsonarismo não é um projeto do que fazer pelo país, mas do que destruir: a democracia, as forças progressistas, a educação pública, a cultura, o meio ambiente, o que existir de perspectiva de desenvolvimento soberano, os alicerces do Estado nacional. Só que um programa de desconstrução prega para convertidos e não forma maiorias, é limitado e chega uma hora que cansa.
Enquanto o presidente aspira reinar no deserto, o país segue à deriva. A economia recuou no último trimestre, as previsões do PIB foram todas revistas para baixo -– agora se fala em 1,5%, mas o provável é que nem chegue a isso -– e a depressão já aponta no horizonte. O desemprego ultrapassou 13 milhões de pessoas e segue em rota ascendente. A desigualdade de renda se ampliou sensivelmente, os ganhos do trabalho só depreciam e o custo de vida tem aumentado a olhos vistos -– o combustível e o botijão de gás estão aí para não me deixarem mentir.
Obviamente, a draga econômica tem custo político. Não dá para culpar os outros para sempre. Por isso, os movimentos de massas voltaram às ruas. Embora chamados de “idiotas úteis” pelo presidente, os estudantes e professores protagonizaram um levante de respeito contra o governo, na semana passada. Haja “idiota útil”: foram contados em milhão, em mais de 200 cidades. Programam outro encontro para o dia 30 e ainda haverá a greve geral, no 14 de junho.
O clima contra o governo começa a se instalar, como provam as pesquisas de opinião –- em todas, o traço comum é o aumento de ruim/péssimo e diminuição da avaliação do presidente. Os bolsonaristas podem desqualificar o quanto quiserem, mas terão de colocar sob suspeição Datafolha, Ibope, CNT-Sensus, XP-Investimentos, El País e todas as instituições que fizeram sondagens sobre o humor dos brasileiros quanto aos rumos do país. Ainda bem que relinchar, assim como chorar, é livre.
Convocação reaça para ontem.
Se fosse contra corrupção,
estariam pedindo no mínimo
a cabeça de Flávio
A Reforma da Previdência, agenda única do governo para a economia, só não foi para enterrada ainda porque parte do Congresso assumiu, equivocadamente, essa pauta como central. Mas a maioria para aprová-la ainda está longe de ser realidade. Com o povo na rua e o tempo passando, é possível derrotarmos essa atrocidade e preservar direitos sociais importantes.
Da mesma forma, medidas tributárias ora em estudo na Câmara são de iniciativa dos deputados. Na verdade, até agora, tudo o que se movimenta, afora da pauta divisionista de costumes e da indecência armamentista, se faz apesar do governo.
Caindo em desprestígio popular, pouco confiável e imprevisível, indisposto até com as forças que o elegeram e inútil para obter apoio às medidas que assina, Bolsonaro está virando um estorvo para seu próprio governo. Periga ficar como aquele funcionário que, de tanto faltar no emprego, um dia foi mandado embora porque o patrão descobriu que não precisava dele para o serviço.
Bolsonaro tem caráter autoritário e está inebriado pelo poder, julgando-se em missão divina, o que lhe incompatibiliza com a democracia. Pode se perder nos descaminhos da própria soberba e ganância. O presidente que sonha com um absolutismo de Luís XIV, pode acabar tendo o destino de Luís XVI, a guilhotina.

28 comentários:

Anônimo disse...



A) Lola sou sua admiradora adoro os seus textos.

b) Sendo realista as manifestações não foram um fracasso que nós gostaríamos mas não foram o sucesso que eles queriam o Bolsonaro tem uma base de lunáticos fiel a ele.

c) Claro que é ate triste ver pessoas defendendo ditadura tortura e até o fechamento do STF fico feliz em não estar ao lado delas

d) Dia 30 vamos lotar as ruas lutar por uma educação de qualidade

Anônimo disse...

Envergonhando o país como nunca, cara ignorante e despreparado, nunca se viu tanta idiotice e péssimas decisões em tão pouco tempo, um ministro mais ridículo do que outro. Mas para os bozoantas tá ótimo, difícil encarar que esse desgoverno é o pior de todos os tempos.

Dia 30 o povo que pensa e sabe ler e interpretar as notícias vão às ruas. Aí vamos ver esse Bozo de novo xingando a população.

Anônimo disse...

Isso é tudo culpa do médico que trocou o cérebro do nosso presidente por um vaso sanitário.

Anônimo disse...

Apoiador de Bozo é uma raça homofóbica, misógina e potencialmente violenta . Eles mesmos comprovam isso , cambada de antidemocráticos , tão adorando o péssimo governo do Bozo, crescimento zero, a pior previsão de PIB do mundo, desemprego e violência crescente e eles apoiando o armamento da população.

Anônimo disse...

Os bozoantas estavam animados com a possibilidade de comprar um fuzil e poder matar mais moradores de rua, ex mulheres e vizinhos desafetos, deviam ter ido pra passeata só usando preto , a cor certa pq estamos de luto pelo país. Que felicidade não ter emprego nem aposentadoria nem educação nem proteção ao índios e ao meio ambiente! Eles tão adorando o desgoverno do Bozo!

Monalisa disse...

A "manifestação " em favor do excrementissímo foi meia boca como dizem. Não foi um fiasco total, porém não foi a multidão imaginada. O problema é colocarem foto falsa com papa móvel, quer mentir? Faça corretamente e de forma convincente. Quais os tipos nas manifestações de 26/05/2019? Quem sonha em ser senhor ou senhora de escravos do século XXI, cadelas biscoiteiras subservientes de misóginos, quem é sustentado pelos pais e quer o fim de qualquer direito para o povo, templários fãs de pessoas como Brenton Tarrant, Anders Behring Breivik, pobre crasse merdia que se acha rico, hipócritas, falsos moralistas, preconceituosos, racistas, misóginos, religiosistas. Os ignorantes teleguiados por pastores usurários gananciosos e funcionários de folga de empresas como Havan, Ale, Riachuelo, Droga Raia, etc foram obrigados a comparecer com o risco de perder o emprego e sob ameaças. O fiasco total não foi possível devido aos fanáticos religiosistas e funcionários de empresas parceiras do excrementissímo a morrer de medo de perder o emprego.

Lara disse...

O que eu não entendo é porque ninguém começou o processo de Impeachment desse cidadão? Por que a Justiça tão difama pelo dito cujo ainda não cassou a candidatura dele? Por que os partidos de oposição fazem campanha mas não travam as votações? O cara vive de MP e faz e desfaz tudo que quer, e só vejo discurso e protesto contra o mesmo, ação pra valer nada. Até quando isso vai continuar?

Anônimo disse...

No dia 30 terá manifestações de verdade. O Brasil em defesa da educação, dos nossos estudantes, dos nossos professores, das nossas escolas, das nossas universidades, dos nosso hospitais públicos, da nossa Amazônia, da nossa Petrobras, da nossa Eletrobras, do nosso petróleo, do nosso meio ambiente, dos nossos parques e nossas reservas ambientais, dos nossos bancos públicos, do nosso povo e nossa diversidade. O verdadeiro Brasil verde e amarelo nas ruas no dia 30.

Anônimo disse...

O bom de tudo isso é que o senado esta tentando uma PEC que prevê o "recall" do chefe do executivo a partir de 2022.Ou seja, "deseleger" um presidente, um prefeito ou um governador.

Espero que seja aprovada.

Anônimo disse...

"Bolsonaro levou o país à paralisia, corroeu grande parte de seu capital político e perdeu, irremediavelmente, a possibilidade de fazer uma maioria política que lhe garantisse um mandato sem sobressaltos."

Concordo plenamente com a Lola. Bolsonaro deveria ter continuado com a política do toma lá dá cá como nos governos anteriores.
Criado mais uns quatro ou cinco ministérios para barganhar apoio político, colocado a "resistência" nos cargos mais importantes, abrir a chave do cofre, emendas no orçamento e ...

Parece que essa é a politica que escolhemos e que sempre permitimos que nosso politico fizessem.

Um idiota desse pensa que pode mudar isso da noite para o dia.

Anônimo disse...

"A bem da verdade, o único amálgama do bolsonarismo não é um projeto do que fazer pelo país, mas do que destruir: a democracia, as forças progressistas, a educação pública,..."

Bolsonazi vai ter quer fazer muito para destruir a educação. A nossa já uma das ultimas, na ultima década, nas avaliações internacionais do PISA. Piorar mais do que já esta é improvável.

Anônimo disse...

Rezem, mas rezem muito para o Bolsonaro não cair. Esqueceram que quem assume é o Mourão, considerado pelos progressista "um lobo em pele de cordeiro".

Mourão poderá abrir os cofres para aprovar as emendas e reformas necessárias, afinal quem prometeu arrocho fiscal para acertar as contas publica foi Bolsonaro e não o Mourão.

Bolsonaro pode renunciar e ficar ainda sendo "conselheiro" do Mourão.


Anônimo disse...

Previdência ??

COMO É: trabalhador + Estado + empregador contribuem.
GUEDES E BOLSONARO: só você contribuirá.

COMO É: pagamento garantido pelo Estado brasileiro
GUEDES E BOLSONARO: pagamento "garantido" pela rentabilidade do banco privado onde vc confiou seu dinheiro de previdência privada.

COMO É: salário mínimo como retribuição mínima para aposentados e pensionistas.
GUEDES E BOLSONARO: não há valor definido. No Chile, modelo a ser copiado, a aposentadoria e a pensão é de 34% do valor do salário mínimo de lá.

Anônimo disse...

Só confirmando de como será a manifestação do dia 30 de maio.

Interromperem as maiores avenidas das grandes cidades e no horário de maior fluxo. Isso causará uma grande engarrafamento.

Depois é só registrar e espalhar nas redes sociais que o engarrafamento faz parte do manifestação é pronto.

A grande mídia, como sempre, nos ajudará em transformar o engarrafamento como parte da manifestação.

Anônimo disse...

Homem, branco e conservador: o perfil do manifestante pró-Bolsonaro em SP

"A identificação política predominante foi a de direita (76%)"

Surpreza não ser 95%+, o que deve ter de "centrista" e "liberotário" baba ovo de neocon é de se surpreender.

Cabe lembrar que o Capetão Bolsonazi teve mais de 90% dos "brancos" sulistas. E não é exagero chama-lo disto. O David Duke("Mago" da KKK) apoiou Bolsonaro ( https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45874344 ) e basta uma pesquisa rápida pra ver que ele teve parentes que lutaram por Hitler.

Anônimo disse...

Aquele cartaz "esse é o corte que eu quero" da manifestação pela educação me representa plenamente ;)

Marina disse...

16:47, é impressionante como vc é ingênuo. O Bolsonaro é político a mais de TRINTA anos.
Como q pode alguém q acreditar que um cara q "mama nas tetas do governo' a mais de trinta anos é nova política??Acreditar que um cara q tem a família (e ele próprio) envolvida em casos suspeitosíssimos, q vão desde laranjas até assassinatos, esteja interessado em arrumar ou mudar alguma coisa.
Realmente, o ano de 2019 está atualizando as definições de ingenuidade e burrice!

Anônimo disse...

lola, cade a prova contra queiroz??
alguma única prova??
tem alguma escritura assinada pelo queiroz dizendo "eu, queiroz, sou ladrão! estou fazendo rachadinha com o dinheiro dos servidores. Assinado, Queiroz!" ????
algum audio de queiroz dizendo que as movimentações atípicas dele são fruto de roubo????

Eu quero PROVAS! Vamos!!!!!

Queiroz! Guerreiro! Do povo brasileiro!
Queiroz! Guerreiro! Do povo brasileiro!
Queiroz! Guerreiro! Do povo brasileiro!

Queiroz é inocente, lola...

Anônimo disse...

isso às 10:38 só pode ser sátira/sarcasmo/ironia/trollagem ...

Anônimo disse...

https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000959615/atonoriotempedidosdefechamentodocongressoedostfeintervencaomilitar.html

donadio disse...

"O que eu não entendo é porque ninguém começou o processo de Impeachment desse cidadão? Por que a Justiça tão difama pelo dito cujo ainda não cassou a candidatura dele? Por que os partidos de oposição fazem campanha mas não travam as votações? O cara vive de MP e faz e desfaz tudo que quer, e só vejo discurso e protesto contra o mesmo, ação pra valer nada. Até quando isso vai continuar?"

Olha, uma boa maneira de não conseguir as coisas é precipitá-las.

Se puser o impeachment do homem em votação hoje, não passa. E ele sai fortalecido.

Vai ser preciso construir o desgaste dele durante mais tempo.

(Isso vale para os dois lados: a turba bolsonarista furiosa por que o Maia não põe logo em votação a reforma da previdência... e o Maia segurando a votação para ver se consegue uma maioria no plenário.)

donadio disse...

"lola, cade a prova contra queiroz??
alguma única prova??
tem alguma escritura assinada pelo queiroz dizendo "eu, queiroz, sou ladrão! estou fazendo rachadinha com o dinheiro dos servidores. Assinado, Queiroz!" ????
algum audio de queiroz dizendo que as movimentações atípicas dele são fruto de roubo????

Eu quero PROVAS! Vamos!!!!!
"

Algumas coisas são patéticas.

"Provas" só são provas depois de serem julgadas. Queremos que o Queiroz seja julgado. Por que queremos que o Queiroz seja julgado? Por que existem indícios muito sérios de que ele cometeu crimes. A rachadinha já foi confessada; para livrar a cara do chefe, Queiroz assumiu que nomeava os funcionários do gabinete da sua própria cabeça. Teve de assumir isso, por que os indícios são veementes: os funcionários nomeados não compareciam à Assembleia, mas tinham suas folhas de ponto preenchidas como se comparecessem. E sim, isso é comprovado por documentos: já foi demonstrado que esses funcionários não tinham crachá nem se identificavam na portaria da Assembleia, e as folhas de ponto existem e podem ser conferidas. Mas isso é o de menos. O grave é que esses funcionários eram ligados, de uma forma ou de outra, às impropriamente chamadas "milícias", que são quadrilhas de extorsionários e assassinos. É muito provável que essas nomeações visassem permitir lavagem de dinheiro: os funcionários-milicianos obtinham assim um meio de legalizar seus ganhos nas atividades criminosas; em troca repassavam o salário para o chefe. Quanto a isso, ainda é preciso traçar as rotas do dinheiro - mas os indícios são veementes: o Queiroz movimentava quantias incompatíveis com seu salário, sem ter outra fonte de renda comprovada. Isso é documentado: é a movimentação da conta bancária do Queiroz, com quantias enormes e movimentos atípicos. E as ligações do gabinete com milicianos também são documentadas, com fotografias de encontros, requerimentos para homenagem a criminosos, nomeação de parentes de milicianos para cargos nos gabinetes, e agora até mesmo cheques conta a conta de Flavio Bolsonaro preenchidos por uma dessas pessoas.


Não é só por que alguém foi preso e dedurou o Queiroz ou o Flavio para conseguir um abatimento na pena.

O que realmente aconteceu/acontecia, só saberemos quando Queiroz e Flávio Bolsonaro forem julgados. Para eles deve valer o que deveria valer para todos: só serem condenados com provas que efetivamente os vinculem aos crimes e supostos crimes cometidos. E aí não pode ser "ouvi dizer", "disseram que disseram", "tudo leva a crer que", e outras barbaridades que vimos nos julgamentos do Lula. Tudo tem de ser efetivamente provado. Mas para isso ele precisa aparecer - se é que ainda está vivo, essa gente tem o péssimo hábito de matar para "queima de arquivo" - e ser processado e julgado. Até lá, só sabemos que há irregularidades fartamente documentadas e que essas irregularidades envolvem quadrilheiros bem conhecidos, alguns inclusive foragidos da justiça.

Hele Silveira disse...

Anônimo das 8:52, o Donadio não é "alter ego" da Lola. Mas você, COM CERTEZA, é um recalcado invejoso ou invejoso recalcado, tanto faz.

titia disse...

09:12 "vídeo não é editável"? Então o elenco de Vingadores: Ultimato realmente viajou pro planeta do Thanos pra fazer o filme? Ou o de Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar realmente descobriu uma ilha de estrelas no meio do nada só pra filmar? Os gatos realmente são capazes da dançar nas duas patas sozinhos? Conseguem tocar piano também? A Momo que aparece nos vídeos dizendo para as crianças se matarem é uma assombração de verdade?

Aí quando a gente diz que os minions só tem merda na cabeça (se bem que nem isso a maioria tem, é só um vácuo cósmico mesmo) eles choram e acham ruim. Vídeo não pode ser editado... tá faltando vitamina na alfafa desse ser aí...

Ah, e só porque eu gosto de meter no dos minions com areia:

https://diariopb.com.br/lava-jato-reconhece-que-dono-do-sitio-de-atibaia-e-bittar-e-autoriza-venda/

Anônimo disse...

Titia, não aja como se vc não entendesse. É claro que um estúdio profissional pode editar um filme, o que não é o caso de uma foto que qualquer adolescente com painter pode fazer montagem, o fato é que o vídeo e a reportagem são verdadeiros e só poderiam ter sido criados em um estúdio de TV mesmo.

E quanto ao caso do Lula, o MP só autorizou a venda pro imóvel não se desgastar, isso não tira a decisão do juízo sobre ele, o sítio ainda é do Lula só que se fosse esperar até o trânsito em julgado ele ficaria acabado, o MP não reconehce nada além de que é um "pedido “razoável” porque, “até que esta ocorra judicialmente, após o trânsito em julgado, é muito possível que o bem se encontre em estado de deterioração, já que não está sendo habitado ou frequentado pelos proprietários formais”." Sobre ser do Lula,a Juíza Hardt: explica que ele “teve ciência das obras realizadas pela Odebrecht em seu benefício e da sua família, pois: foi informado sobre o seu cronograma por Emílio Odebrecht; visitou o sítio exatamente na data em que foi realizada a desmobilização, quando ainda faltavam alguns acabamentos; e notas fiscais referentes à reforma, entregues a seu advogado e compadre Roberto Teixeira, foram encontradas em sua residência”."

Anônimo disse...

Dia 15, protestos pela educação foram registrados em 222 cidades e todos estados + DF.

Dia 26, apoio ao governo aconteceu em 156 cidade,todos os estados + DF.

Pra quem sabe ler isso basta

Anônimo disse...

Que saudades dos anos Lula, o Brasil era só alegria e o presidente era um estadista, admirado em todo o mundo. Hoje o Bozo só destila ódio, provoca a eversão do mundo e parece que uma nuvem de obscurantismo e retrocesso se abateu sobre o Brasil...

titia disse...

11:29 ah claro, porque o pessoal que fez os vídeos com a Momo dizendo pras crianças matarem os pais obviamente tem imensos estúdios e tecnologia de ponta, assim como o pessoal que faz vídeos com gatos tocando piano. Não existem aplicativos de edição de vídeo que qualquer mula pode baixar e usar pra retocar fotos. E claro que um vídeo da "Globo" conta, não é como se ninguém tivesse alterado vídeos antes e colocado na conta da Globo, né?

https://noticias.uol.com.br/comprova/ultimas-noticias/2018/09/18/video-de-2015-foi-editado-para-parecer-ato-de-apoio-a-bolsonaro-em-brasilia.htm

https://vejasp.abril.com.br/cidades/bolsonaro-manifestacao-foto-mulher-morreu/amp/?utm_source=redesabril_vejasp&utm_medium=twitter&utm_campaign=vejasp&__twitter_impression=true

Como eu já disse: depois que a gente fala que só tem merda na cabeça, o intelijumento chora.

E é incrível o malabrismo que eles fazem pra tentar defender a prisão ilegal de Lula, ao mesmo tempo em que fazem "corrente da fé" por um miliciano com mais provas de ligação com o crime organizado numa única matéria de jornal do que em todo o processo contra Lula.

12:52 fonte: Dr. Lino Zapp, Dr. Mi Kontaro e Dra. Lina Nette, Instituto DataBunda - Estatísticas Confiáveis Extraídas do Reto.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/marcha-da-maconha-junta-mais-manifestantes-que-atos-pro-bolsonaro/amp/

Inteligente não é, mas deveras... não, não é criativo não. É só burro mesmo. Precisam avisar as mães desses minions pra adicionar alfafa na ração deles.