quarta-feira, 15 de maio de 2019

BOLSONARO, OS ESTUDANTES NÃO TÊM MEDO DE VOCÊ

Os protestos pela educação e contra os cortes determinados pelo governo fascista foram sem dúvida um grande sucesso.
Houve manifestações em nada menos que 173 cidades, incluindo todos os 26 estados e o Distrito Federal. Milhares de jovens, professores, servidores, sindicalistas, pais de alunos, trabalhadores etc tomaram as ruas. A UNE estimou que 1,5 milhão de pessoas saíram para protestar hoje. No Twitter, pelo menos três hashtags dominaram os primeiros lugares dos trending topics durante o dia todo (#TsunamiDaEducação, #TodospelaEducacao, #NaRuaPelaEducação). 
Eu saí cedo para ir à Praça da Bandeira, em Fortaleza, que estava lotada. Partimos de lá em passeata até chegar em frente à Reitoria da UFC. Foi uma delícia cantar na rua "Bolsonaro, vai se f*der, os estudantes não têm medo de você" (outra versão diz "a juventude não têm medo de você". Ambas são lindas). 
Campinas hoje
Não sei se teve mais gente que o Ele Não, no final de setembro do ano passado, que foi a maior mobilização liderada por mulheres na história do país, e que também contou com inúmeras jovens. Mas é certeza que o presidente dos ignorantes sentiu. Ontem ele chegou a ligar na frente de doze parlamentares para o sinistro do MEC, pedindo que o corte fosse cancelado. Pouco depois o governo recuou, chamando os deputados de mentirosos. É assim que Bolso quer aprovar a reformar da previdência -- sem construir bases e atacando possíveis aliados.
No entanto, esse gênio da política e da vida teve a pachorra de chamar os manifestantes de hoje de "idiotas úteis". Vindo dele é elogio. Pois bem, idiota maior da nação, somos nós que vamos te derrubar. Pode marcar aí. Os protestos de hoje foram o começo do seu fim. Tem que ser muito estúpido mesmo pra subestimar a força da juventude. Foram os estudantes que derrubaram Collor. E foram os estudantes que deram a maior lição de resistência à toda esquerda em 2016, quando ocuparam escolas e universidades. 
Fico feliz que não sou a única que pensa assim. Faz uma semana, recebi este texto de Marcos Levi Nunes, educador social, graduando em Filosofia e mestre em Sociologia. No domingo publiquei outro texto dele sobre a importância dos cursos que Bolso quer cortar. Aqui Marcos aposta nos estudantes como a maior oposição contra Bolso. Eu aposto neles também.

O que é mesmo balbúrdia?
Primeiro atacaram as ciências humanas, Filosofia e Sociologia, mas nada fizemos. Depois anunciaram o corte em três universidades e ainda não havia pneus queimados nas veias do Brasil. Logo mais anunciaram que o talho de 30% se estenderia para todas as universidades e não se ouvia o som de uma frigideira sequer. Agora, desmentindo seus próprios anúncios e fazendo jus à sua imoralidade, o governo bolsão anunciou um corte severo em toda a educação, incluindo o ensino fundamental, mas ainda não é tarde! 
Agora eles mexeram em um maravilhoso vespeiro que ocupou mais de mil escolas em todo o país, em 2015-2016. Sim, são estas crianças, adolescentes e jovens -- do ensino fundamental ao médio -- que conseguiram uma das maiores mobilizações das últimas décadas. Descentralizada, impactante e usando a rede social como meio de disseminação de informações, realizaram a “mobilização estudantil exclusivamente secundarista mais bem-sucedida da história” -- o teatrólogo alemão ficaria orgulhoso. 
Aqui surgem as minhas perguntas: e se os estudantes forem tão fortes como foram os caminhoneiros? Já pensaram? Se a adolescente de 14 anos tiver tanto poder, com o livro na mão, quanto o motorista de 60 anos que bloqueia a BR com seu caminhão? Sem gasolina e com os tomates apodrecendo, o país entrou em um “caos” e um ano atrás chamaram exército, cantaram o hino, falaram em “prejuízo na ordem dos bilhões”. Agora, o que os estudantes unidos por todo um país continental podem fazer? 
Chamarão o exército para dar cabo das manifestações? Atirarão dos seus helicópteros contra as cabeças de crianças? Não que eu duvide do modelo carioca, longe de mim, mas fico realmente intrigado como o governo brasileiro irá responder se, de fato, ocorrer uma mobilização em massa dos estudantes no próximo dia 15.
A Greve Nacional da Educação, agendada para a terceira semana de Maio [hoje], pode representar o golpe mais severo contra os desmandos medíocres deste governo tristonho e hediondo. Acontece, inclusive, em data emblemática: o dia 15 de maio marca 45 anos do Massacre do Liceu, em Maalot, quando terroristas pró-palestina invadem uma escola em Israel e matam mais de 20 crianças -- nessa guerra horrenda em que o Brasil passou a se manchar de sangue. O que fará o governo federal com suas crianças aqui? Serão enquadradas na maníaca lei antiterrorismo da gestão passada?
Eu, com minhas ideias, continuo é acreditando na rapaziada. Como filho que ainda alarda um modelo tacanho de política, olho para o frescor, a criatividade e a coragem dessas meninas e meninos e me encho de esperança. Lembro que em 2016 visitei a ocupação em um dos Liceus de Fortaleza. 
Fui a fim de ajudar, querendo compartilhar a experiência adquirida nas construções do movimento social, mas na verdade levei para casa foi uma enorme lição de como mobilizar coletivos. A “meninada” tava toda articulada, com boas estratégias para a definição das pautas, realização de assembleias, efetivação dos encaminhamentos, diálogo com a mídia, cuidado com os espaços, agendas culturais. 
Apesar das contradições e equívocos que existem em todos os locais, há naquela experiência exemplos que representam um caminho que podemos seguir. Se falta nitidez sobre como avançar, quem sabe podemos nos aliar à marcha dessas crianças e adolescentes. 
Quem sabe, neste 2019, possam estar juntos também professores, universitários, mães e pais, para mostrar que nem só de gasolina, isenção para bancos e gasto com parlamentares vivemos. A gente quer sim comida e água, quer também arte, educação, felicidade, balé, mas nasce -- em alguns cantos desse país -- cada vez mais forte uma enorme fome de justiça.

18 comentários:

Anônimo disse...

Adorei "O Conhecimento Destrói Mitos"
Beijos, Lola!

Anônimo disse...

"O Governo não dá educação porque a educação derruba o governo."

Vi bastante essa frase hoje. Estou gostando de ver que a esquerda está mais anarquista.
Só espero que tenham o mínimo de coerência e fiquem contra todo o governo realmente, não só contra esses idiotas inúteis que atualmente estão lá no poder como maioria, mas que a qualquer momento podem (e vão) cair.

Absolutamente ninguém, governo nenhum, vai te dar a educação necessária para derrubá-los.

Anônimo disse...

" Os protestos pela educação e contra os cortes determinados pelo governo fascista foram sem dúvida um grande sucesso"... Sim! Vão ajudar a derrubá-lo da mesma forma que o "Ele não" nas eleições passadas. Parabéns aos envolvidos!

Anônimo disse...

Sério, você ainda acha que anarquismo funciona? Quantos anos você tem, 15?

Anônimo disse...

O que esperar de um cara cuja finalidade na presidência é: a) armar a população; b) tirar radar;c) aumentar os pontos para os infratores no trânsito; d) oferecer ao turista sexual a mulher. Pobre Brasil: em que abismo foi jogado.Ah, muito me admira uma pessoa que não conhece a língua portuguesa, não tem bom senso e não é patriota(subserviente aos EUA) chegar a ser capitão do Exército. Um idiota inútil, total imbecil

Anônimo disse...

Sério, você ainda acha que capitalismo funciona? Quantos anos você tem, 185?

Marina disse...

Lola, foi lindo!!
Mas não sei se o Biroliro cair é a melhor alternativa...Estou aqui incomodada com uma coisa. Se o Biroliro cai, o Mourão assume. O mesmo Mourão que está sendo pintado como o suprassumo da razão, do controle e etc. Tipo, ele está sendo colocado como a antítese da loucura do Biroliro, então ele assumindo e insistindo nessa reforma da previdência, por ex, sendo um poço de bom senso como está sendo pintado, a argumentação contra a reforma tomará um baque. Pq veja, o Biroliro era maluco, mas o Mourão é o senhor da razão e está dizendo q essa reforma é tudo o q o Brasil precisa para voltar aos trilhos.
Está ficando cada vez mais claro pros donos do poder q o Bolsonaro não tem condição de levar nada a cabo. Então, penso q talvez um eventual impeachment dele seja conveniente pros planos da elite começarem a andar, saca?Sei lá, tá me incomodando muito isso e não tô vendo a esquerda discutir esse ponto. O Bolsonaro cair é o q é mais estratégico?Não sei...

Anônimo disse...

Penso exatamente o mesmo, Marina :)

Anônimo disse...

Eu me divirto com um monte de ladrão no Brasil discutindo se vão tirar um cara honesto do poder, hahahahhaa

Anônimo disse...

"Sério, você ainda acha que capitalismo funciona? Quantos anos você tem, 185?"

Vejo que me enganei, devia ser uns 12. O que dizer de alguém que acha que só existem essas duas alternativas...

Anônimo disse...

Fabricio Queiroz pra ministro da Justiça!

Anônimo disse...

Aqui só tem troll...

Lara disse...

DETALHE PARA A LEI ROUANET DAS CLINICAS QUE BOZO JR QUER APROVAR E PREVE ATE 30% DO IR PRA TRATAMENTO DE DROGAS. DETALHE QUE A PESQUISA MOSTRANDO QUE O PROBLEMA DAS DROGAS NA VERDADE É ALCOOL JAMAIS FOI DIVULGADA (FIOCRUZ). DETALHE QUE FIRAN DESTUBADIS '53,7 MILHOES POR ANO PARA COMUNIDADES TERAPEUTICAS DE DEPENDENTES QUIMICOS. AH MAS O PROBLEMA É FALTA DE DINHEIRO NE. O PROBLEMA O PROPRIO BOZO N QUIS OCULTAR... ELE MESMO MOSTROU PQ QUER TIRAR INVESTIMENTO DE UNIVERSIDADE. É PORQUE É CENTRO DE PENSAMENTO. É PORQUE PROTESTA CONTRA ELE.

Anônimo disse...

Adoro conhecer ideias novas sobre maneiras de superação desse sistema falido, quem quiser explicar a respeito da sua alternativa ao capitalismo estou aqui a disposição.

Fernanda disse...

#ELENÃO #ELENUNCA #AGORAVAI

Anônimo disse...

Bozo “cult” mencionou pensamento de Hitler: de que o que interessa são apenas os músculos…

titia disse...

21:28 Mijair Boçalnazi só ganhou por causa dos fake news, da justiça comprada e da raiva dos classistas, racistas e machistas com o tapa de realidade que levaram na cara durante o governo PT - que mostrou na prática que ninguém é naturalmente superior a ninguém. E mesmo com o antipetismo galopante, motivado pelos classe merdia com raivinha do pobre na universidade, pelos enrustidos com raiva dos LGBTs assumidos e dos machistas com raiva das mulheres que não aceitam ser capacho, Haddad teve mais de 40 milhões de votos, quase encostando no Mijair. Mas agora a água bateu na bunda dos classistas e o nazipalhaço vai perder rapidinho seu apoio popular. Já começou a perder, aliás. Como foi que vocês disseram durante a campanha? Chola mais, minion!

E Marina, concordo plenamente com você. Mijair é um completo incapaz em qualquer coisa que se disponha a fazer ou falar, mas Mourão é visivelmente um sociopata organizado. Certamente tem mais habilidade que o atual bufão pra fazer articulações e sabe posar de sensato para os recalcados antipetistas. Pelo menos Boçalnazi é frouxo, incapaz de qualquer articulação política e recua facilmente se pressionado (Maia já está tentando se desvincular dele, isolou os puxa-sacos do PSL no Congresso e está procurando um jeito de sair limpo dessa confusão pra tentar se reeleger).

Mourão daria bem mais trabalho, melhor deixar esse povo burro se foder e aprender a ter consciência de classe com 4 anos de Mijair fazendo merda e passando vergonha, aprendendo a se articular politicamente sempre que ele ou sua corja de sinistros anunciarem algo absurdo demais. Assim, quando o próximo governo progressista assumir (porque depois de merdas liberaloides SEMPRE vem um governo voltado ao social e progressista), os estragos não terão sido irreparáveis. E quem saiba esse povo burro e que se orgulha de ser burro aprenda a ter um pouco mais de consciência política pra evitar essa cagada de eleger um lunático a cada 30 anos.

09:57 nem você mesmo acredita mais nisso, acha que qualquer pessoa que pense com o cérebro vai acreditar?

O desespero dos minions já tá ficando patético. Cada vez menos eles são capazes de esconder que votaram no nazipalhaço porque são tão podres quanto ele e queriam fazer mal a quem consideram inferior...

Anônimo disse...

Os eleitores brasileiros não merecem um bom presidente. Como diz o ditado: "Não se joga pérolas aos porcos". Os brasileiros têm o presidente que merecem, que é o internacionalmente famoso "Golden shower president", e não podem reclamar não! Já vai aumentar cada vez mais o desemprego, a especulação financeira, a desigualdade social, a miséria, a fome, o repúdio internacional, a corrupção dos laranjais e das milícias, e isso é só o começo! Viva as fake news via "Zap"! Seus filhos não terão mais educação, saúde, nem aposentadoria! Comemorem, brasileiros!
Brasileiros: "A barata que escolhe o chinelo"!