domingo, 26 de abril de 2009

DILMA COM CÂNCER

É uma notícia horrível, e só acabei de saber agora, através do Blog da Dilma: a ministra da Casa Civil e provável candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, está com câncer linfático. Ao lado de médicos, ela convocou a imprensa ontem para falar do caso. A simples cena de um político rodeado por médicos já me traz um trauma: Tancredo Neves. Mas Dilma está bem, e foi inteligente em deixar clara sua doença. Como o câncer foi descoberto (através de um nódulo na axila) no seu primeiro estágio, as chances de recuperação são de 90%. Mas ela terá que fazer quimioterapia para garantir que o tumor não volte nos próximos anos. Ela já comunicou que não pretende alterar sua agenda frenética como “mãe do PAC”.
Por enquanto, portanto, nada muda no cenário eleitoral. Dilma continua sendo candidata. Terá a empatia das pessoas. É uma pessoa forte pacas. Mas, claro, estamos falando de câncer. É preocupante.
Se você quiser mandar uma mensagem de apoio a ela, este é o email:
casacivil@planalto.gov.br
Bom, Dilma sempre teve meu voto. Agora tem meus votos de melhoras rápidas.

13 comentários:

Dai disse...

Lolinha, apesar de ser sempre uma notícia punk, isto vem acontecendo com tanta gente, e com pessoas de todas as idades - de três anos para cá foram minha tia (57), uma amiga (29) e uma colega de trabalho (19!) diagnosticadas por esta famigerada doença, felizmente todas conseguiram vencer - que já me considero uma 'quase' habituada a lidar com diagnósticos como este. Não sei se eu estou apenas ficando mais velha, e a medida em que a gente envelhece mais gente a nossa volta vai adoecendo e também morrendo, ou se realmente as pessoas andam mais doentes que em outros tempos. Felizmente ela é uma mulher forte e está confiante (o que conta muito numa recuperação), deve vencer mais essa. Agora, por outro lado, chato aguentar as manchetes dos jornais sensacionalistas. Tipo essa aqui: http://todamidia.folha.blog.uol.com.br/images/9mh264a.JPG. Ou essa: http://todamidia.folha.blog.uol.com.br/images/9g264a.JPG.

Dai disse...

Uma correção! eu escrevo rápido, sou disléxica no teclado e tenho preguiça de revisar. elas foram diagnosticadas com* esta doença.

Alfredo disse...

Eu nem sabia q a Dilma tinah um blog!

Cacá disse...

minha mãe tá com esse cancer também, mas ela descobriu no começo, fez uma cirurgia que removou o tumor todo e agora tá tratando com radioterapia

Cacá disse...

ps: alguém precisa dar umas aulinhas de html pra dilma

Dreamer disse...

Não votarei nela nem em ningúem. Trabalhei de perto e não confio em ninguém, muito menos nela que só defende interesses de pessoas que não merecem, só que essas coisas não aparecem no jornal. Mas sinto muito pela doença.

lola aronovich disse...

Gente boa e querida, apesar do nome, o Blog da Dilma não é da Dilma! Aliás, não tem nada a ver com ela. É do Daniel, o mesmo editor do Desabafo País. Ele e alguns colaboradores começaram o blog no ano passado e cresceram rápido. Ultimamente o blog deles foi reportagem de vários jornais e revistas da mídia tradicional, como Veja, Estadão, Época etc etc. Tá fazendo sucesso, tem muitas visitas por dia... Também existem blogs não-oficiais de outros candidatos (Serra, Aécio, Ciro etc). Mas eles não têm o empenho da equipe do Daniel. E eles não ganham nada com o blog, fazem só por idealismo mesmo. Admiro!

Gabriela Martins disse...

Vi a notícia ontem nos telejornais. Fiquei feliz de saber q foi detectado cedo e que está praticamente curado, e achei excelente da parte dela não esconder nada e abrir o jogo com os eleitores, que aí já impede que pipoquem mil especulações.

Pra variar, numa comunidade do Orkut chamada Fora Lula já tem uma turminha fazendo bolão pra saber quando ela bate as botas...

Flávio Amaral disse...

Muito boa a atitude da Ministra Dilma Roussef de falar da questão com franqueza, sem pieguice e sem autopiedade. Outras pessoas com câncer do mesmo tipo ou de outros tipos puderam testemunhar uma maneira serena e franca de lidar com um diagnóstico que costuma ser cercado de temores e fantasias que nem sempre precisam estar presentes.

Desde o embate sobre o caso do dossiê quando a espúria menção à tortura foi por ela revidada com compostura e elegância, minha simpatia pela Dilma Roussef se ampliou. Faço votos pela recuperação da Ministra e confesso que a atitude dele em relação a este momento vai pesar - e muito - na minha escolha em quem votar no próximo ano. É importante que quem assuma uma função como a presidência consiga ter serenidade, coragem e inteligência nos momentos de crise.

Margot disse...

pois é câncer é uma m... minha vó está com um em estágio avançado :-(

lola aronovich disse...

Um jornalista que tem um blog sobre sua luta contra o câncer no jornal A Notícia, de SC (onde sou colaboradora), escreveu um texto bem legal sobre a Dilma.

Christina Frenzel disse...

Uma grande amiga de nossa família também teve linfoma, e graças a Deus, conseguiu se curar. Hoje já fazem 8 anos do tratamento.
Acho que a Dilma tira de letra, dentro do possível, claro.

beijos

M. Ulisses Adirt disse...

Mesmo se não tivesse seu voto, seria difícil não torcer mto pela melhora.