terça-feira, 1 de abril de 2008

COMO TUDO, O FRIO É RELATIVO

Ontem à noite, ao sair da faculdade, deparei-me com um rapaz vestido de short e camiseta. Eu tava com o meu já tradicional casacão, cachecol arco-íris, gorrinho, luvas e três calças. Ele olhou pra mim e eu pra ele. Não foi aquele olhar de “rolou um clima”. Não, se eu pudesse adivinhar o pensamento dele, seria: “Por que ela tá vestida de boneca de neve com esse calor?”. Já o meu pensamento foi algo nas linhas de “Vi num filme que quando a pessoa tá muito drogada não sente nada”. É óbvio que a razão é minha. Talvez ontem não estivesse mais tão frio pras roupas que eu usava. Na realidade, pode muito bem ter sido o dia mais quente dos últimos dois meses. Mas tava uns 8 graus positivos! Celsius! Tudo bem que qualquer temperatura positiva já é lucro, só que 8 míseros graus não é pra sair por aí como quem vai à praia! Ainda é frio pra chuchu. Quando faz 8 graus em Santa Catarina, ninguém fala em outro assunto. É só encontrar um conhecido que o papo que invariavelmente rola é: “Puxa, que frio horroroso que tá hoje, hein? Vou dormir com três cobertores... Topas?” (essa última parte foi minha imaginação fértil). E aqui em Michigan o pessoal sai de short!

Pra mim, é muito interessante ver como esses conceitos abstratos, frio e calor, são relativos. Apesar dos cinco meses consecutivos de puro inverno por aqui – mais gelado que o meu congelador, e isso não é exagero! -, até agora não experimentei a sensação de “estar morrendo congelada à la Shining com mil pedacinhos de gelo perfurando o meu rosto” que experimentei em Moscou. Lá tava 23 graus negativos. Lembro muito bem de duas coisas. Uma é que o maridão não acreditava que pudesse fazer tanto frio. Nosso hotel ficava em frente à Praça Vermelha, e o MacDonald's, que foi nossa salvação nos primeiros dias, ficava logo depois da praça. Como era perto, o maridão, um otimista inveterado (ou invertebrado), achou que dava pra chegar lá numa boa sem colocar gorrinho, cachecol e luvas. No meio do caminho ele parou e, meio imóvel, sem conseguir pronunciar as palavras direito, balbuciou: “Tenho que voltar”. A outra imagem é a de um sorvete de casquinha que alguém tinha derrubado no chão. O sorvete tava inteiraço no chão. Não derretia! Russo não sabe o que é sorvete pingando na roupa.

Em compensação, um amigo nosso da Finlândia, um país que deve ser tão ridiculamente gelado quanto a Rússia, disse que nunca passou tanto frio na vida como quando esteve no Paraná. Não acredito. Assim como não acredito na Andie, uma brasileira super querida que mora em Detroit e contou que uma amiga sua do Canadá mediu a temperatura num dia em fevereiro: 59 graus negativos! Eu insisti com a Andie que essa temperatura não faz nem em Netuno, mas ela não quis saber.

O pessoal do nordeste que lê o blog deve estar acompanhando este papo como quem acompanha dois ETs falando de física quântica em mandarim. Ah, algum dia eu quero morar aí!

17 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

8° e o cara de short? Vai ver era teste de resistência.
Já reparou em alguns filmes, principalmente os da década de 80/90 nas praias de Miami, que tem pessoas de biquini e outras de jaqueta de couro? Sempre achei muito estranho.

Unknown disse...

hahahah, ano passado estávamos em NY em janeiro (o Ig e a Lou, inclusive)e fazia um frio desgraçado muito do filhadaputa , variando entre -10° e -15° celsius (era difícil converter o fahrenheit...).
aí um belo dia fez 0°!
ah, que lindo, todo mundo de sapatinho, camiseta, meia fina saltitando pela rua!!! que felicidade poder se livrar do casacão-michelin, das duas calças sobrepostas e da botina forrada!!!
eu mesma me senti mais leve e feliz e saí com menos roupa, naquilo que é um frio intolerável em SP...mas em NY parecia alta primavera!

(aliás, prazer em conhecer, sou Mariana, amiga do Ig&Lou e antiga leitora tua, mas ainda não me acostumei a comentar, depois de anos só lendo...)

lola aronovich disse...

Oi, Mari, bem-vinda! Prazer em te conhecer. Eh, essa experiencia que vc narra parece esquisita pra quem nunca viu frio de verdade, mas pra quem convive com isso eh comum. Depois de cinco meses de inverno, o maridao acha que 0 grau eh tempo quente! Ele olha pela janela, checa na internet a temperatura (aprendemos que nao da pra sair de casa sem checar antes), e diz: "Ah, hoje ta calor! Nao vou usar cachecol!". E eu: "Zero grau, seu demente! Isso eh frio que doi!". Pra mim, sinceramente, nao faz tanta diferenca -10, 0, ou 8 graus positivos. Eh frio! E eu saio bem agasalhada.
Li, praia aqui eh algo muito estranho! Florida e California parece que ainda vai, porque a temperatura nao eh tao fria. Mas as do norte sao ridiculas. Nao da pra entrar no mar, porque eh gelado. Vento frio. Muitas praias nao tem areia, so pedra. A pessoa vai fazer o que de biquini num lugar assim?

Suzana Elvas disse...

Faz muito tempo eu li uma tirinha do Hagar, O Horrível, que era assim:

(Hagar e Eddie Sortudo, debaixo de uma garoa fininha, chegando num vilarejo inglês):

- Onde está todo mundo?
- Não sei, vamos perguntar pra aquele senhor ali.
- Senhor, onde está todo mundo?
- Ah, meu filho, quando faz esse tempo bom vai todo mundo pra praia!

:o)

lola aronovich disse...

Ha ha, é bem verdadeira essa tirinha! Só pra cair no clichê, a gente não se dá conta de como o Brasil é maravilhoso...

Anônimo disse...

Mal consegui ler...
Não consegui tirar os olhos dessa foto do rapaz usando esse micro shorts apertado. Que costas, bumbum e coxas são esses, Dios mio?

Brincadeira, eu li TUDO. ;)
Lembro de uma amiga da época do colegial que dizia sempre (nos dias mais frios do ano, lógico): Gente, pára de reclamar, (sensção de) frio é (algo) 'psicológico'.

Ela era uma doida, essa menina. Saudades dela... =)

Raquel (NY) disse...

Lola, sou uma das caladinhas que frequenta o blog, mas vou deixar minha timidez de lado pela relevancia do assuto. Meu marido, criado em Findlay, Ohio e acostumado a seis meses de inverno por ano com neve pesada disse que nunca sentiu tanto frio na vida quanto quando morou em Sao Paulo de 2002 a 2005. Eu acredito porque aqui a gente tem aquecimento em casa e em todo lugar onde vai e o frio e seco, enquanto em Sampa o frio e meio umido. Agora espere mais um pouquinho (ate a temperatura chegar a uns 8, 10C) e voce vai comecar a se deliciar com as americanas tipicas (aka Orcas ou Shamus) de shortinho estilo selecao de volei... Um espetaculo de falta de nocao.
Um abraco
Raquel

Anônimo disse...

Bom, vamos a uma opinião de Salvador então hahahaha. Aqui há umas 2 semanas atrás o quando eu saia da facul e o ar condicionado extinguia-se a brisa que vinha era comparada a um ventilador turbo dentro de uma sauna mirando em você, era uma coisa que todo dia me fazia reclamar coisas do tipo "o inferno pode ser mais quente que isso" "o verão não já acabou ?" ...
Já agora, tem uns 5 dias que não para de chover, fica sem chover umas 6 horas do dia, depois chuva pesada então :D, tem que correr e aproveitar para usar os agasalhos e blusas de manga comprida hheaahaha aproveitar a ainda ausencia de necessidade de roupas formais por enquanto.

Lolinha estou meio ausente pq estou atolado de provas até semana que vem, mas ainda assim eu leio hahahaha sabe como é né ? Antes de dar uma estudada a gente sempre tem que fazer tudo que não é necessario só para ficar adiando o inicio do estudo, tem vezes que eu chego ao cumulo de passear pela casa, olhar pela janela, fazer a barba, beber agua 200 x só para passear mais um pouco até que finalmente o estudo se impõe.

Abraços,


AH há uma esperança de eu voltar a comentar mais, aqui ta rolando greve da Policia Civil e parece que a militar anda no mesmo rumo, até sexta deve ser decidido (já ocorreu isso em 2001 e até arrastão no Iguatemi shopping, rolou, pessoas quebrando lojas e carregando fogão na cabeça eahUAehuea, sem noção, mas resumindo aí eu terei todo o tempo em casa trancado para ficar só lendo seus posts Lolinha.

Anônimo disse...

Abstraia o "não é necessario" com relação a ler isso aqui heaueahuea pq os vicios são questão de necessarios.
Hello, I´m Pedro and i´m addicted to Lolinha heauheueahueahuea
:D


Bom isso foi só para sanar o provavel dano a sua auto-estima pelo meu comentario infeliz, esses dias vi que teve um que comentou algo tbm infeliz haha então antes que vc reclame :D.

lola aronovich disse...

Ah bom, Pedrix. Eu já tava com lágrimas nos olhos. Mas agora já secaram. Acabei de ver "Awake" e só pensei em vc!
Ollie, diz pra sua amiga que frio não é psicológico nem a pau! O maridão tenta se convencer disso todo dia, mas não consegue! Ah, a foto eu peguei no google. Não sei se vc notou que, entre explorar corpos femininos e explorar corpos masculinos no meu blog, eu fico com os masculinos! Homem pra objeto sexual!
Raquel, nem vem que eu não acredito no seu marido também! Tá certo que no Brasil a gente não tem aquecimento dentro de casa (e isso eu vou sentir falta - sem dúvida a minha casa em Joinville no inverno é muito mais fria que meu apê aqui), mas ninguém sai não? É só de casa pro carro aquecido pro escri aquecido? Hmmm.... Quer dizer... Não responda! Bom, eu que não tenho carro aqui e preciso me locomover pra tudo que é canto sofro muito com o frio na rua! E Ohio deve ser tão ruim quanto Michigan, né não? Prazer, Raquel, e deixe de ser uma das caladinhas do blog! Deixe de timidez, que o Ricardinho e o Pedrinho já ocupam esse nicho de mercado!

Anônimo disse...

Ruim né ? Fiquei curioso para ver sua critica hahahaha incrivel como Jessica Alba e aquele que faz o médico principal amigo dele, que já fez Crash e tal, conseguiram forçar uma atuação tão ruim né ? A Jessica já é normal, mas tava pior hahaha e o roteiro tinham umas cenas, olha só sei que quando a mãe fez aquilo, eu achei estar assistindo novela hEAUHEau.

Lolinha porque vc não começa um esquema de cotação para os filmes ? Em todo final de critica.
Algo diferente tipo, como vc é chocolotra, pega a imagem de 5 chocolatinhos representando 5 estrelas e por analogia seria o filme pessimo 0 chocolates (algo como não vale a pena deixar de comprar ou se desfazer de nenhum chocolate por isso) se for um excelente 5. Ou uma nota normal mesmo eueahuea já ta bom.

O_O HEUEAHU Agora eu vou viajar, qualquer coisa desconsiderar, meu cerebro esta atrofiado.

lola aronovich disse...

Vc vai viajar, Pedrix? Já viajou? Foi pra onde? Volta quando? Preciso saber por onde anda o meu stalker preferido (ver comentário no post de Sex and the City). Vc vai precisar aguardar pra ver o que eu falo sobre Awake. Sai na sexta (risinho diabólico)! Sobre colocar barrinhas de chocolate ou estrelinhas ou nota ou qualquer cotação pra cada filme, bom, tô tentando fazer isso com as críticas de trailer. Mas pra filme, sei não... Fico com medo que o pessoal só veja a cotação e desista de ler a crítica/crônica. E sempre vai ter aqueles conflitos entre texto e cotação final. Sabe, como a Liris reclamou que, depois de eu pichar Cloverfield, taquei lá um "até que não é ruim"?! Então, eu picho, picho, picho um filme, e aí dou nota 3. Vão querer me linchar.

Anônimo disse...

Caralho, HAHAHAHA, ta atrofiado mesmo, o verbo alí seria "estudar" e não "viajar", acho que na hora eu tava vendo as passagens aereas que estão a preço de banana se achar o dia e acabei literalmente "viajando na maionese" (ainda usam isso ?). Ou seja fica tranquila que o "stalker" esta sempre por perto.

Esperarei ansioso pela critica e quanto a cotação tenho que concordar com isso hahaha.

Esclarecendo para a Lolinha que esta longe, mas ta rolando passagem gol 46 cada trecho, varig 48,...

Vitor Ferreira disse...

Lola, realmente acho que é questão de costume. Quando eu fui pra California tava em torno disso também (8° a 10°) e com o tempo eu fui me acostumando. Quanto a parte do nordeste... Eu tomo banho, saio de casa, pego o onibus pra ir pro trabalho e depois de meia hora já estou todo suado, imundo. Detesto! Deveriam colocar um ar condicionado em cada poste ahahahahahahaha.

lola aronovich disse...

Mas Vitor, aí no nordeste não tem a maior brisa? Que eu me lembro é um tempo agradável que tem aí, não um calorão de matar. Mesmo que seja, prefiro calor ao frio...
E como tá a volta ao Brasil? Se readaptando bem?

Vitor Ferreira disse...

Eu já tô totalmente readaptado ao meu normal de antes. Enquanto a brisa, ela só existe pra quem mora na orla. Quatro quarteirôes depois da praia só tem sol quente rachando o couro. Aqui em Recife as 9 da manhã faz 35°C. Não pergunte quanto faz meio dia... Em Maceió também tá quase assim. Acho que é o aquecimento global. Pelo menos agora tá começando a época de chuva. Eu prefiro andar molhado de chuva do que molhado de suor ahahahhaaa..

Isobel disse...

aqui na minha linda cidade na Bahia (Ipiaú) a uns 200km da praia faz frio de 10º
numa cidade próxima (Vitória da Cosquista) já teve até geada! Geada na Bahia minha gente! O problema daqui é que faz 40ºC verão, 10ºC no inverno, assim não há quem aguente!