quarta-feira, 19 de março de 2008

DADOS ESTRANHOS SOBRE UM PAÍS IDEM – PARTE II

Mais estatísticas desencontradas sobre várias coisas nos EUA. Adoro estatísticas! A primeira parte tá aqui.

- Um casamento americano custa, em média, 28 mil dólares. Um especialista fez uma simulação e descobriu que, mesmo cortando o número de convidados pela metade, o custo só cai 15%. Alugar uma limo sai por US$ 750. Contratar um DJ por uma noite, mil.
- Apesar de um terço dos adultos americanos não beber, e dos EUA serem apenas o número 40 no mundo em consumo de alcóol por habitante, os americanos gastam anualmente cerca de 155 bilhões de dólares com bebidas alcoólicas. No Natal, vi uns cartazes avisando que a venda de alcóol está proibida durante todo o dia 25 de dezembro. Um amigo americano não sabia dessa lei e disse que era uma clara violação da divisão entre Estado e Igreja. Mas eu acho que é mais pra evitar que os deprimidos façam besteira (funciona como proibir bebida no Alasca durante aquele mês inteiro sem sol – um ótimo motivo pra se cometer suicídio). No Brasil a venda de alcóol tá proibida nos dias de eleição.
- Número de militares veteranos de guerra que não têm onde dormir, apenas em Washington DC: 2,500. Esse número eu vi numa placa dentro do metrô. E eu acredito. Fomos jogar xadrez num parque em Dupont Circle (que dizem ser o bairro gay na capital), e havia um monte de sem-teto nos bancos da praça. Todos negros. Em todo o país, há 200 mil veteranos de guerra sem teto.
- Segundo o New York Times, apenas quatro países no mundo não têm alguma forma de licença-maternidade. Os Estados Unidos são um dos quatro. Enquanto isso, no Brasil, discute-se ampliar a licença de 4 pra 6 meses. Quem é mesmo o país subdesenvolvido?
- Há mais de 2 milhões de americanos na cadeia. Quase um por cento da população adulta está atrás das grades. Isso custa 44 bilhões de dólares por ano. A média pra se manter alguém preso por um ano é de quase 24 mil dólares por pessoa.
- Nos EUA, todo ano, 4 milhões de mulheres apanham do marido ou namorado num período de 12 meses. Três mulheres americanas são mortas por dia pelo companheiro. E depois tem gente que pensa que o feminismo perdeu sua razão de ser...

2 comentários:

Suzana Elvas disse...

"No Brasil a venda de alcóol tá proibida nos dias de eleição."

Oi, Lola;

Isso não é bem verdade. A lei seca é regulamentada pelos TREs, e assim tem estados em que ela não vigora em momento nenhum - no Rio Grande do Sul ela não vigora desde 1996 (também não tem em Santa Catarina e Mato Grosso) Em outros estados (como Pernambuco, onde o pau come dias antes) normalmente a lei seca entre em vigor quatro dias antes.
Bjs

lola aronovich disse...

Obrigada pela correção, Su! Pensei que fosse uma lei nacional.