sábado, 26 de janeiro de 2008

WAL-MART VAI MAL

Já falei que adoro documentário? Sempre acho que aprendo alguma coisa, mesmo que os temas que procuro sejam um tanto limitados. Por exemplo, não tô com muita vontade de ver um dos vários documentários sobre a guerra no Iraque. Nem o favorito ao Oscar, “Out of Sight”. Eu já sou radicalmente contra a guerra sem precisar saber mais estatísticas revoltantes.

Mas é ótimo quando a gente vê um doc que reforça a nossa posição. E põe “reforça” nisso. Eu já tinha ouvido por cima das práticas abusivas de inúmeras corporações, e conheço alguns americanos que se recusam a entrar num Wal-Mart. Agora entendo totalmente o porquê. Ontem assisti ao DVD “Wal-Mart: The High Cost of Low Price” (algo como “O Alto Custo do Preço Baixo”), e é de morrer de raiva. Que a Wal-Mart, a maior empresa americana, explora trabalhadores do Terceiro Mundo, isso é lugar-comum (muitas outras fazem isso, como a Nike. Aliás, recomendo outro doc, “The Big One”, do sempre excelente Michael Moore, em que ele tenta convencer o presidente da Nike a abrir uma fábrica na cidade falida de Flint, Michigan, pertinho aqui de Detroit. Depois de grande insistência, consegue apenas que o presidente doe 10 mil dólares pra uma escola de Flint. Outro doc altamente instrutivo é “A Corporação”, que compara o comportamento de uma corporação – que só visa lucro – com o de um serial killer). A Wal-Mart recebe subsídios da China, Índia e Honduras, entre outros países pobres, para instalar lá suas fábricas. Os empregados trabalham em sistema de escravidão, 14 horas por dia pra receber 3 dólares diários, com capatazes que os intimidam pra produzir ainda mais e mais rápido. Como quem trabalha 14 horas diárias não tem tempo pra mais nada, a Wal-Mart consegue que o governo chinês lhe dê prédios, que a empresa aluga pros funcionários, e que são instantaneamente transformados em favelas verticais. Se o funcionário decide não ficar no prédio, ele tem que pagar aluguel de qualquer jeito. Vem descontado da folha de pagamento, sabe?

É por essas e outras que eu me horrorizo quando vejo estados brasileiros promovendo guerrinhas de incentivo fiscal pra alguma fábrica automobilística se instalar numa determinada cidade...

O doc do Robert Greenwald dá uma boa noção da contribuição que isso traz pro lugar. A Wal-Mart recebe do governo americano mais de um bilhão de dólares em subsídios todo ano. E cada cidade literalmente paga para que a Wal-Mart se instale lá. O município oferece o terreno e isenção fiscal por muitos anos. Esse dinheiro que não entra pra cidade em forma de impostos sai de algum fundo educacional. No caso da Wal-Mart, os efeitos são ainda piores porque, por causa da concorrência desleal (como competir com produtos made in China?), a economia da cidade desaba em poucos meses. Várias empresas locais vão à falência – algumas são lojas com mais de 40 anos, passadas de pai pra filho. Um dos gerentes da Wal-Mart diz que, ao chegar numa cidade, ele passa em frente à concorrência, apostando que tal loja vai fechar em seis meses, essa outra não dura nem quatro... E é o que acontece. O local se transforma numa cidade-fantasma.

Num dos casos, a Wal-Mart recebeu incentivos fiscais de uma cidade durante alguns anos. Quando chegou a hora da empresa finalmente começar a pagar impostos, o que ela fez? Mudou-se pra cidade vizinha! Simplesmente abandonou o prédio e se transferiu pra fronteira. Há um bocado de quilômetros quadrados de lojas da Wal-Mart abandonadas às traças nos EUA. Se elas virassem escolas, poderiam abrigar meio milhão de estudantes.

O doc dá bastante destaque às condições dos funcionários da Wal-Mart nos EUA. Aqui eles não são escravos e ganham mais (7 dólares a hora) que seus colegas chineses, mas há quilos de denúncias de machismo e racismo nas relações trabalhistas. Os empregados são desaconselhados a formar sindicatos. Como o gerente de cada loja precisa reduzir os gastos pra aumentar o lucro todo santo mês, ele (nunca é mulher) contrata pouca gente, faz os empregados trabalharem mais, e mexe no sistema do computador pra reduzir as horas extras que cada funcionário é obrigado a cumprir. É sério!

Os benefícios que a Wal-Mart põe à disposição de seus funcionários são irrisórios. Tem um plano de saúde que, além de não cobrir as doenças, ainda é caro demais (os empregados é que têm que pagar, claro). Logo, a empresa incentiva seus funcionários a pedirem assistência médica e qualquer outro benefício ao governo. Ué, mas o sistema capitalista não prega menos interferência do governo? Não, cada caso é um caso. No caso da Wal-Mart, os cofres públicos gastam US$ 1,5 bi por ano só com os empregados da empresa.

Tem mais: há um monte de roubos, estupros e sequestros (alguns resultam em mortes) nos estacionamentos das lojas da Wal-Mart. Isso porque a empresa só coloca seguranças (em geral quatro, pra uma loja imensa) dentro dos hipermercados. Do lado de fora, é cada um por si e salva-se quem puder. A Wal-Mart até tem câmeras de segurança nos estacionamentos, mas ninguém na cabine olhando essas câmeras.

Após o calvário de denúncias, o doc termina de um jeito otimista, com a vitória de cidadãos em várias cidades americanas que conseguiram barrar na justiça a construção de um Wal-Mart local.

Acho que posso contar nos dedos de uma mão quantas vezes na vida comprei num Wal-Mart. Nem sei se em SC tem algum. Mas sei que o Big foi comprado pelo Wal-Mart um tempinho atrás. Vou começar a boicotar lá também.

9 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Documentários normalmente me deixam revoltadas! Uns porque mostram monstros matando animais, outros porque mostram um babaca querendo se promover às custas do McDonalds... enfim, nunca fico feliz depois que assisto a um.

Mas esse é absurdo! Parece que quanto mais dinheiro um certo grupo de pessoas possui, pior ele se comporta.

Não me lembro de ter entrado numa loja da risonha rede em questão porque o Extra e o Carrefour (que comprou os Big's em São Paulo) normalmente são mais baratos.

lola aronovich disse...

É, a impressão que tive nas pouquíssimas vezes que comprei num Walmart (em SP) é que não era mais barato! Olha, pelo que sei, a Walmart comprou todos os Bigs no Brasil em dezembro de 2005. Ficaria estranho a Wal-mart comprar os Bigs no Sul e o Carrefour, no Sudeste. Todos os supermercados da rede portuguesa Sonae no Brasil foram comprados pela Walmart.

Vitor Ferreira disse...

Lá no Nordeste existe uma rede de supermercados enorme chamada Bompreço, que era da rede Paz Mendonça, que devia ser outra desgraça, e hoje em dia pertence ao Wal*Mart. Eu fui ao Wal*Mart algumas vezes aqui no Hawaii e pelo que vi, não é tão barato, e a variedade de produtos também não é lá essas coisas (pelo menos por aqui). Comida que é bom, só tem porcaria...

Liris Tribuzzi disse...

Lola, na época em que os Bigs viraram Carrefour por aqui (todos eles) houve um boato de que as duas redes tiinham feito um acordo: o Carrefou era mais forte em SP do que o Big e o Big era mais forte no Sul do que o Carrefour. Quase uma troca de lojas.

Agora se isso é verdadeiro, eu não sei. Só sei que todos os Bigs viraram Carrefour...

Liris Tribuzzi disse...

Nada como o santo google:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u97083.shtml

Liris Tribuzzi disse...

Não sei de mais nada!!!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u103363.shtml

Andrea disse...

Caraca!!! Não dá pra imaginar que eles façam uma loucura mesmo com a população! E a parte dos seguranças nos estacionamentos é verdade mesmo, pq nao lembro de ter visto uma viva alma por lá quando fui.

Andrea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Borges disse...

Na verdade aqui no nordeste ninguém é satisfeito com essa rede capitalista que é formada por americanos exploradores tanto funcionário quanto clientes o que eles fazem é um tremendo absurdo todos reclamam de cobranças e descasos por parte da liderança todos os associados estão desmotivados com a empresa inclusive chefe de setores,mais infelizmente o povo abre as portas para esse tipo de exploração sem saber o que está por trás sendo egoístas consigo mesmo (e ñ sei o que tem o brasileiro para se encantar com promessas desses americanos mediocres e egoísta cheios de soberbas e 0,0% de humildade)