sexta-feira, 29 de julho de 2022

O FIM DO CAPETÃO ESTÁ PRÓXIMO

Claro que este é um desejo, mais do que um fato concreto. Mas é o que praticamente todas as pesquisas vêm medindo há meses, sem grandes alterações.

Anteontem o Datafolha divulgou uma pesquisa mais restrita, apenas com jovens entre 16 a 29 anos em doze capitais brasileiras. O resultado foi uma lavada: 51% votam em Lula (provavelmente pela primeira vez), e só 20% no Coisa Ruim. Ciro ficou com 12%. O índice de rejeição também é uma boa notícia pro petista: Bolsonaro tem 67%, contra 32% de Lula, e 22% de Ciro. 

E ontem à noite saiu a esperada Datafolha, e os números não mudaram quase nada em relação aos da última pesquisa, do final de junho: Lula tem 47%, Bolso 29%, Ciro 8%. Lula tem 52% dos votos válidos, o que indica, mais uma vez, a possibilidade de ganhar no primeiro turno (mas dentro da margem de erro).

O que essa estagnação mostra? Que o "pacote de bondades" (a chamada PEC da Compra de Votos, ou PEC Kamikaze) do pior presidente da história do país ainda não surtiu efeito. Talvez o cenário mude a partir de agosto, quando os mais pobres receberão o auxílio (por enquanto foi só propaganda). Mostra também que o último papelão golpista do Capetão não o fez perder votos.

Muita coisa pode acontecer até 2 de outubro, lógico. A campanha na rádio e TV ainda tem influência e só começa no final de agosto. Todos sabemos que a fábrica de fake news do Gabinete do Ódio vai trabalhar dobrado. Mas o fato é que há pouco tempo, pouco mais de 2 meses, e que a rejeição e desaprovação ao governo Bolso é gigantesca. Além do mais, chegando no final de setembro, muita gente que considera votar em Ciro ou Tebet pode optar pelo voto útil, ainda mais com as patéticas declarações de Ciro, que avisou que não apoiará Lula no segundo turno. É um chute meu: acho que esses 8% do parisiense se transformarão em 4% no dia 2. Então as chances de Lula liquidar as eleições em outubro continuam fortes. 

Reproduzo um texto de Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Vox Populi, publicado pela Carta Capital em meados de julho. É um festival de otimismo, e tem bastante gente que pensa que o bolsonarismo é maior que Bolso e, portanto, infelizmente, não vai acabar junto com ele. Mas gostaria muito que o Coimbra estivesse certo.

No dia 1º de janeiro de 2023, Jair Bolsonaro não será presidente da República. Seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, estará empossado. Supondo-se, naturalmente, que a democracia e a decência sejam preservadas.

Na outra hipótese, o capitão terá passado a ser um simples ditador, sem mandato popular, legitimidade ou autoridade. Talvez mande por algum tempo, abusando de brutalidade e violência, sob o olhar consternado da parte sadia da sociedade brasileira e da comunidade internacional. Os outros poucos ditadores que restam no mundo terão lhe enviado congratulações.

É difícil definir com precisão o tamanho da parcela que ficaria contente em vê-lo ditador. Sabemos que é grande a maioria dos que se oporiam a isso e que, mesmo entre aqueles que hoje dizem votar nele, só uma pequena parcela ficaria ao seu lado (e dos militares) no golpismo.

Nas pesquisas, o capitão tem perto de 35% das intenções de voto em cenário de segundo turno, máximo de apoio que alcançaria. Lula receberia cerca de 65% dos votos válidos (naquela que seria a mais folgada vitória eleitoral de nossa história).

O terço do eleitorado que prefere o capitão divide-se em três fatias, de tamanho parecido. A primeira não avalia positivamente o governo e o considera, na melhor hipótese, como “regular”. As duas seguintes são os 25% que o acham “ótimo” ou “bom”, dos quais apenas a metade o aprova quando são consideradas, uma a uma, as principais políticas. Na economia, somente 7% “aprovam muito” sua atuação. Na saúde, 9%. Na geração de empregos, 8%. E assim por diante. A mais bem avaliada, de segurança pública, é aprovada por 15% dos eleitores, fruto, possivelmente, da ênfase retórica no tema, mas ainda bem abaixo do que recebe como um todo.

Ou seja, salvo para a pequena parcela que, efetivamente, aprova as políticas e as ações do governo, a larga maioria da sociedade o rejeita ou apenas o tolera. E vota em seu nome por ser ele, circunstancialmente, quem expressa sua identidade política e partidária, seu “lado” na política. Dois terços de seus eleitores sabem que é um mau governante e menos de um terço o defende.

As pesquisas chegam a números semelhantes quando estimam quantos estariam dispostos a referendar o golpismo do capitão e seus asseclas. Muitos brasileiros, hoje em dia, levam a sério o discurso antidemocrático que essa gente repete e têm medo que se rebelem contra o resultado das urnas. Mas não chega a 10% a parcela que os apoiaria em um atentado à democracia.

Podemos olhar o que mostram as pesquisas como manifestação do apego da maioria da sociedade a valores democráticos ou como consequência do fracasso administrativo de quem prometeu resultados rápidos na solução dos problemas brasileiros, mas entregou a desorganização e a desmoralização em curso. O fato é que a grande maioria não gosta de Bolsonaro, o considera um indivíduo e um governante de muito má qualidade e não endossa seu golpismo. Por isso, em 1º de janeiro próximo, o capitão vai-se embora, a menos que uma quartelada mal disfarçada o torne ditador.

Ao sair vitorioso no primeiro ou no segundo turno, Lula será o centro do sistema político. Por seu impacto global, a vitória do petista deixará um espaço mínimo, no imaginário e na vida política real, para a turma do capitão. Mesmo preso, Lula contou com o maior partido de nossa história como base para atuar, contrariamente ao capitão, que nada conseguiu construir. Fora do governo, sem perspectiva de poder, será apenas referência para uma corrente de opinião minoritária.

Claro que sempre poderá voltar à Câmara dos Deputados, enfrentando eleições tranquilas, com o voto de militares, policiais, milicianos e autoritários em geral, no Rio de Janeiro ou em outros lugares, pois há gente assim espalhada por aí. Talvez seja esse o seu futuro, até para se proteger da Justiça atrás de um mandato.

O certo é que a extrema-direita brasileira vai procurar, e provavelmente encontrará, alguém mais qualificado que Bolsonaro para representá-la. Sem qualquer capacidade intelectual para discutir e propor ideias, sem liderança moral, sem autoridade política, com a catástrofe de sua passagem pelo governo, Bolsonaro, em muito pouco tempo, nada mais será do que uma memória desagradável.

De 1º de janeiro em diante, o bolsonarismo vai diminuir, um pouco a cada dia. É impossível, hoje, dizer quanto tempo se passará até ser oficialmente proclamado morto. Mas não vai demorar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lola, por favor, não chame mais Bolsonaro de capetão, chame pelo nome dele ou qualquer outro adjetivo, mas não um que recai fortemente com gente que não tem nada a ver com isso. Como satanista, sempre procurei me identificar na internet como tal. Jamais fiz algum mal a alguém, pelo contrário. E resolvi me assumir satanista para quebrar o preconceito sobre essa religião. Volta e meia recebo ataques de pessoas que se dizem progressistas (mas sempre são preconceituosos), dizendo que eu "estou feliz porque há um capeta na presidência, e que eu deveria morrer como ele", isso não é legal. Bolsonaro foi criado na religião cristã, não há indícios algum que ele entrou para o satanismo. Agora que um cristão está no poder e usando argumentos cristãos para governar, e acabou matando muitos no processo, os critãos querem se desvencilhar dessa imagem, então jogam Bolsonaro no colo dos satanistas. Ora, cristãos têm essa defesa do "falso profeta" para se defenderem de erros e mazelas que sua religião pode causar: nunca estão errados, pois se alguém é ruim, esse é um "falso cristão". Então, por favor, pare de tratá-lo como alguém que é diferente dele e de você (pois sei que não és satanista, não sei se és cristã). Que os cristãos possam olhar para si mesmos e fazerem um "mea culpa", pois se algum cristão fazer algo errado, e ser chamado de "falso cristão", então nenhum cristão erra, são todos perfeitos.

Sonho com o dia em que o satanismo for visto como uma religião para que as representações de demônios que tornar pastores heróis, possam ser banidas das igrejas e assim deixar de fazer muita gente fraca parecer um herói.

Por favor, se puder mudar esse comportamento ia me ajudar muito. As pessoas param de xingar outros de xingamentos preconceituosos, então por que não mudar?


Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) Lola não basta eleger um presidente progressistas devemos eleger um congresso progressista para auxiliar o presidente de preferência mulheres progressistas para garantirem nossos direitos. Vamos eleger para o congresso nacional e Samia Bomfim ( Psol) Erika Hilton ( Psol) Thais Ferreira ( Psol) Jandira Feghali ( PC do B) Taliria ( Psol) Juliana Drummond ( Psol) e Andrea Cassa ( Psol)
c) Para a Alesp temos a bancada feminista e Mônica Seixas organizou o coletivo Pretas. Carina Vitral ( PC do B ). Para a Alerj Elika Takimoto ( PT) Renata Souza Dani Monteiro Mônica Francisco Coletivo das Periferias

Jaime disse...

Sabe, Lola, eu também queria muito ter o otimismo do Coimbra, porém não é tão simples. Claro que livrar-se do genocida da presidência e todos os seus cúmplices no governo é o primeiro passo e fundamental, mas o bolsonarismo vai perdurar durante alguns anos mesmo sob outros nomes e disfarces. Algo entre 20% a 30% do eleitorado não é pouca coisa.

O bolsonarismo vai continuar entrando nas casas de milhares de pessoas todos os dias com os "Cidades Alertas" da vida, com apresentadores sensacionalistas vomitando tolices como "Direitos Humanos só protege bandido" e outras afirmações estúpidas do senso comum; o bolsonarismo vai continuar fazendo a cabeça de quem acusa escolas e professores de "doutrinadores comunistas" e também fará a cabeça dos saudosistas da ditadura militar; o bolsonarismo continuará fazendo vítimas no WhatsApp com as fake news e elegendo alguns deputados e vereadores pelo país afora.

Ainda teremos muito o que fazer. Derrotar o genocida nas eleições é o começo de uma longa e difícil luta que ainda precisaremos travar diariamente.

Anônimo disse...

É lindo vocês criando falsas esperanças mas o que vocês devem temer é minha chegada inevitável, e não vai demorar tanto tempo já que a vida dela está na reta final!




Tanto tempo preso nessa forma insignificante de anônimo mas a espera vai vale pena!

Anônimo disse...

16:47... faz logo então, p*rr4! Fica aí ameacando e não dá conta nem de matar uma mosca. Imbecil idiota, muleq7e! Vc é muleque!