quarta-feira, 10 de novembro de 2021

DOIS BRINQUEDOS, DUAS MEDIDAS

Isso que vi ontem no Twitter faz todo o sentido. Notou como na maior parte das vezes a pessoa que diz que brincar com arma não faz uma criança ficar violenta é a mesma que jura que brincar de boneca faz um menino virar gay?

Já contei a historinha real de um menino de 6 ou 7 anos que brincava de boneca na sua escola progressista, que não separava brinquedos por gênero -- os brinquedos ficavam à disposição e qualquer aluno ou aluna podia pegar. O menino dava papinha pra boneca-bebê, trocava de fralda, essas coisas. Só que seu pai o flagrou fazendo isso e ficou indignado. Perguntou rispidamente ao seu filho: "Quequifoi?! Virou gay agora?!" 

E o menininho calmamente respondeu: "Não, virei pai".

5 comentários:

Jane Doe disse...

(...)"Não, virei pai".

E com certeza um pai melhor que o progenitor bosta dele...

Denise disse...

É uma inversao de valores incrível, né, Lola? Meu filho vai fazer 7 anos em algumas semanas e segue brincando de boneca até hoje. Pro aniversário ele quer ganhar Barbies, a paixao dele há um tempo (problematizo com o padrao das bonecas, mas, enfim, temos outros exemplos de bonecas diversas em casa). Felizmente aqui na Austrália as coisas sao um pouquinho melhores que no Brasil, mas ainda assim os pais dos amigos tem uma certa resistencia quando falo o que meu filho quer ganhar. Já eu acho incrível ele seguir brincando com o que quer mesmo agora mais velho, assim como a irma mais nova, o que me dá um certo conforto de que estou no caminho certo.

Ah, e te mandei um email hoje sobre uma questao similar. :)

Anônimo disse...

Lola, vc viu que conseguiram evitar outro mascu de cometer atentado contra uma escola?
https://www.metropoles.com/brasil/policia-apreende-materiais-de-adolescente-que-planejava-atacar-escola?amp

Kasturba disse...

Com meu filho, fui mais além de simplesmente assumir a postura de "se ele me pedir uma boneca, não vou proibir". Eu mesma já comprei bonecas pra ele, por iniciativa própria. Acho importante para qualquer crianca, mas principalmente para meninos, exercitar esse "cuidar". Digo principalmente pra meninos, porque meninas naturalmente vão ser apresentadas a muitas oportunidades de "cuidar" ao longo da vida, muito mais que meninos. Resultado: agora que tem um irmãozinho, e a coisa mais linda ver como ele interage com carinho e delicadeza com o neném. Adora abraçar, carregar e até dar banho no bebê (obviamente tudo sempre supervisionado). Acredito mesmo que isso é devido aos cuidados com as bonecas que ele tinha.
E independente de qualquer maneira, os brinquedos favoritos dele são veículos. Ele tem carrinhos, caminhões, ônibus, avião, trator, motos, helicoptero... São os brinquedos favoritos dele, e está tudo certo. 90% do tempo brinca com os veículos, e os outros 10% divide entre bonecas, giz de cera, quebra-cabeça, bola, dinossauros, vassourinha, pelúcias... porque todos são brinquedos de criança, e ser livre é a melhor coisa que podemos fazer pela infância.

titia disse...

Uma dica, cara: se sua masculinidade/heterossexualidade/ambas se esvai/em só de encostar numa boneca, é porque você nunca as teve em primeiro lugar...

13:06 excelente notícia, obrigada por postar aqui. Se houver um mínimo de justiça nesse mundo, logo essas pragas serão vistas como as ameaças públicas que são e tratados como tal.