sexta-feira, 9 de outubro de 2020

MONSTROS ALIMENTADOS PELO PATRIARCADO TÊM SOLO FÉRTIL PARA PROLIFERAR

A professora, escritora e feminista Simone Paulino escreveu uma thread curta, mas muito pertinente, respondendo a Paula Simões: "Expliquem a razão pela qual o homem tende a ser grosso com mulher". O que a Simone diz:

Na nossa sociedade patriarcal, o machismo é estrutural. A ideia de masculinidade (que é forjada social e culturalmente) estabelece papéis de gênero, colocando a mulher como o sexo frágil e o homem como símbolo de virilidade. O grande problema é que essa virilidade é eivada pela agressividade, pela ideia de que homens não devem ser emotivos, mostrar sentimentos e que é natural serem grosseiros com suas parceiras, pois, infelizmente, no fundo da construção da subjetividade do masculino está a ideia de que o homem é a medida de tudo e a mulher é o outro, "o segundo sexo", como diria Simone Beauvoir. Logo, a construção social da mulher é de um ser inferior ao homem, o que dá a ele o "privilégio" de ser grosseiro, gritar, tratar com indiferença glacial, ser violento.

Isso é o que alertamos sempre quando falamos de masculinidade tóxica. É preciso estar atento aos sinais para não ser mais uma entre tantas mulheres do nosso país a serem vítimas de violência pelos parceiros, pai, irmão, tio ou pior, vítima de feminicídio. Lembrem-se, nada nasce grande, mas um monstro alimentado pelo patriarcado tem um solo fértil para proliferar, como uma praga.

Digo aos homens: ser sensível com sua companheira não é babaquice, tratá-la com respeito é a estrutura da relação e não considerá-la como um ser inferior, mas como uma companheira, é o início de uma pequena e importante revolução.

17 comentários:

Anônimo disse...

Em 12 páginas de plano de governo, Levy Fidelix (PRTB) não cita as mulheres. É o mesmo caso de Arthur do Val (Patriota), cuja vice é Adelaide Oliveira, que em 38 páginas, não menciona e nem apresenta qualquer proposta às paulistanas.
https://www.brasildefato.com.br/2020/10/09/em-45-paginas-do-plano-de-governo-russomanno-cita-a-palavra-mulher-apenas-uma-vez

Walter Antonio Pereira disse...

Lola, por favor, você tem algum texto seu falando do "macho alpha"? Pode me enviar para wpereira1951@gmail.com obrigado

titia disse...

A masculinidade patriarcal baseia-se exclusivamente na opressão do feminino e não tem outra base além dessa. Por isso os homens ficam "perdidos" quando as mulheres rejeitam os papéis que o patriarcado lhes atribui e, assim, os impedem de exercer opressão sobre elas. É preciso que continuemos rejeitando os papéis que o patriarcado nos atribui até que essa masculinidade baseada em opressão não tenha mais como sobreviver.

Polistyca disse...

Bom..., relembrando algo bem recente, na política também. Observe:
Com a "Copa das Copas®" do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea,
mas aparentemente dominados e encantados!
apenas pelo nome de um só homem [lula]
cujo poder não deveria assustá-los,
visto que é um só (lula --, o vigarista apedeuta).

Anônimo disse...

Revolução de verdade é as mulheres largarem os homens, pararem de se relacionar com homens, seus opressores.

Anônimo disse...

GUIA PARA MENINAS DO SÉCULO XXI
11 de outubro, DIA INTERNACIONAL DAS MENINAS
Instituto Asturiano da Mulher

1) Brinquedos e brincadeiras não têm sexo.
2) Não existem profissões de homens nem profissões de mulheres.
3) Todas as cores são suas.
4) As relações sãs são igualitárias.
5) Você É válida por si mesma.
6) A História das Mulheres abriu caminhos para você.

Anônimo disse...

Td errado

Anônimo disse...

Os problemas emocionais dos homens são muito ruins. Tipo, os caras não mostram afeição e afeto físico como as mulheres porque "isso é gay". Caras mal são tratados com afeição, afetos físicos e elogios; mal por outros caras porque "isso é gay", e nem pelas mulheres por medo de que os caras se interessem por elas e avancem. E os caras normalmente se interessam e avançam porque somos treinados desde muito jovens a pensar nas mulheres apenas sexualmente / romanticamente. Também se espera que você nunca demonstre emoções. Se você foi ferido, dizem que você deve engolir, em vez de aprender a falar sobre isso e processá-lo. Você continua engarrafando as merdas e, mais tarde, descontando nos outros.

A masculinidade tóxica é realmente uma praga na humanidade.

Anônimo disse...

LESBIAN POWER FOREVER!

titia disse...

Polistyca eu queria entender esse tesão ferrado que vocês da direita tem no Lula. Sério, explica isso, por favor. Porque nem os lulistas assumidos falam e pensam tanto nesse cara quanto vocês, é toda hora Lula, Lula, Lula, Lula. Qualquer coisa vocês metem Lula na conversa, qualquer menção a política (mesmo que seja apenas um meme sobre campanha) e pimba, é Lula na cabeça! Acho que nem a mulher dele faça tanto do Lula quanto vocês.

Anônimo disse...

Deve ser alguma tara sexual enrustida desse pessoal, só pode...

Anônimo disse...

Pastora nunca experimentou socialismo:
https://twitter.com/juuh_hyung/status/1317528516456550403

Um aspectro multifacetado das ideologias disse...

Na realidade não adiantaria nada não se relacionar com o homem medio pois quem decide a opressão é quem tem poder! Os multimilhonarios e bilhonarios que sozinhos já tem poderes economicos maiores que paises inteiros na realidade essa pratica seria só mais uma estrategia para dividir homens e mulheres contra os poderosos

Um aspectro multifacetado das ideologias disse...

O lula segue a lógica do diamante só é identificavel por uma caracteristica muito exarcebada.ex você não sabe que um nilista é nilista se ele só defende isso quando é conveniente para ele mas sim você consegue identifica lo como parte de um movimento mesmo quando é algo prejudicial

Um aspectro multifacetado das ideologias disse...

Concordo quanto o diagnostico do problema entretanto a senhorita esqueceu de algo muito importante..essas caracteristicas toxicas são de fato um câncer! Mas afinal por quê elas se perpetuam? Eu digo o por quê! Pois são as mesmas coisas que são usadas para se defender de outros homens o machismo em si se perpetua não para subjugar mulheres mas sim para se defender de outros machos tão nocivos quanto você propio.

Um aspectro multifacetado das ideologias disse...

Realmente é incrivel! A maioria das pessoas acertou no diagnostico mas quanto a resolução do problema estamos com um entrave complicado é como no livro da dialetica do esclarecimento... destruimos os mitos(tabus e ideologias nocivas como o machismo) entratanto ao destruir os mesmo preceitos acabamos por cria outros mitos para substituir esses que destruirmos algo análogo ao que ocorreu no iluminismo destruirmos a natureza boa de deus atribuindo o homen no centro de tudo mas infelizmente para reconstruir o mito pensadores como russout tiverem que defender a intriseca bondade humana com oforma de recontruir o que foi destruido(a bondade vinda de deus).REPITO CUIDADO AO DESTRUIR OS ANTIGOS TABUS E IDEOLOGIA POR VEZES DE ALGUMA FORMA MUITO MISTERIOSA E ESTRANHA RECONSTRUIMOS OS MESMOS TABUS E PRECONCEITOS QUE QUERIAMOS DESTRUIR!(FONTE ADORNO E HORKHEIMER)

Anônimo disse...

https://twitter.com/skepticism_net/status/1236065543364501504

"Deusa Vult"
https://nitter.net/pic/media%2FESdwr57XsAQ78x0.png%3Fname%3Dorig