terça-feira, 24 de março de 2020

MARIDÃO COM ABSTINÊNCIA DE IR AO SUPERMERCADO TODO DIA

Silvio dentro da boca de um tubarão em museu em Buenos Aires, 2018

Hoje estou muito brava, então vou desabafar. Amanhã publico um post melhorzinho. 
É que Silvinho, vulgo maridão, não está respeitando a quarentena. Eu explico.
Ele adora supermercado. Ama ir a supermercado. Chama de "civilização". Seu único lado consumista se resume a ir a supermercado. Lá ele vê todos os produtos, todas as promoções, e sempre acaba trazendo algo que não precisamos mas que estava em oferta. Se deixasse, ele iria todo dia. E não só a um supermercado, mas a três, porque ele adora comparar preços também. E ele ama frutas. Então até entendo que ele tenha que comprar frutas frescas. 
Mas, né, a gente está numa pandemia. A pior da nossa geração. Até estou fazendo questão de vermos juntos filmes-catástrofes que lidam com doenças contagiosas. Revemos Contágio (de 2011, o que mais tem a ver com o corona) e Epidemia (1995), muito bons. Ontem vimos o coreano The Flu (2013), mas eu não gostei muito e acabei dormindo.
Já estão na lista pra gente ver ou rever: O Sétimo Selo (1957), The Andromeda Stain (1971), Despertar dos Mortos (1978 e 2004), 12 Macacos (1995, me avisaram que tem uma série também), 28 Semanas Depois (2007), Carriers (2009), Ensaio sobre a Cegueira (2011), Planeta dos Macacos: A Origem (2011), O Dia Depois de Amanhã (2004), Eu sou a Lenda (2007), It Comes at Night (2017), The Crazies (2010), Cabin Fever (2002), 10 Cloverfield Lane (2016), The Omega Man (1971), 93 Dias (2016), Cargo (2017), A Estrada (2009), Chernobyl Diaries (2012), Here Alone (2016), Io (2019), e The Rain (2018, série em duas temporadas). Bem antes do corona existir vimos a série The Hot Zone, que não é ruim, mas não é marcante.
Por que estou vendo esses filmes? Porque eu gosto deste gênero de filmes sobre o fim do mundo. Sempre penso: "Se o mundo acabar amanhã ou mês que vem, isso quer dizer que não preciso escrever aquele artigo (e um livro, no momento) que estou enrolando pra escrever?"
Mas acho que, menos conscientemente, eu queira que o Silvinho veja esses filmes pra entender a seriedade do corona. Muitos desses filmes mostram didaticamente como as gotículas de saliva numa tosse ou espirro entram nas bocas ou nos olhos de pessoas próximas. Como um vírus numa superfície pode rapidamente ser transferido pra outra pessoa. 
Silvio é um cara inteligente, joga xadrez -- como todo mundo diz pra usar como sinônimo de inteligência --, e é óbvio que ele sabe de tudo isso. Ele não é um Bolsonaro ou um de seus seguidores acéfalos que chamam o corona de "gripezinha" e acham que o vírus só vai matar velhinhos (como se fosse pouco!). Ele entende a seriedade da crise. Ele mais ou menos entende, eu acho, que ele está no grupo de risco, pois tem 62 anos. Ele sabe que pra minha mãe, que vai fazer 85 anos e mora conosco, pegar o corona seria extremamente perigoso. Mas, ao mesmo tempo, ele não consegue conciliar todas essas informações com o fato de que estamos numa quarentena e que ele não pode mais ir ao supermercado como antes.
O máximo que consegui fazer foi reduzir suas idas ao supermercado para duas por semana. Então hoje ele foi. Entreguei uma listinha com poucos itens (creio que não passava de dez), e minha mãe, uma outra listinha. Falei pra ele ir, se cuidar, não entrar num supermercado cheio, não por as mãos no rosto, comprar o que ele precisasse, planejar, porque só vai ao supermercado novamente na sexta, ir e voltar rapidamente. Ele concordou. Aí sabe o que ele fez?

Foi a três supermercados! Ficou três horas passeando em supermercados, como se a gente não estivesse numa pandemia!
Quando ele voltou, deu a maior bronca. Mas e ele não quis saber. Só respondia "Tá bom, tá bom!", e revirava os olhos, como se fosse o velhinho mais teimoso da face da Terra.
E aí, o que fazer? Expus meu drama no Twitter, e um monte de gente respondeu que com o pai, o avô, o marido, a mãe era igual. Que não conseguiam segurar essas pessoas em casa. 
Alguém sugeriu prender o maridão no porão, uma lenda urbana que mascus inventaram anos atrás. De repente a ideia me pareceu sensata -- exceto que não temos porão. 
Mas eu queria entender o que faz esses caras acharem que não vai acontecer com eles? Que todo mundo é um Jair Bolsonaro, que contamina dezenas de pessoas a sua volta mas não tem o corona (contém ironia: "só a bailarina que não tem")? É só "nascer homem" que causa isso? Isso explica por que homem vive menos, não vai ao médico, não pede direções quando está perdido, não crê que será contagiado numa pandemia? (e, pra piorar, mulheres têm uma taxa de mortalidade inferior aos homens no corona). 
O que vocês sugerem? Sem violência!

14 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, Lola, e como o Silvinho arruma tempo para manter o blogue tão ativo? ;-D

Carla disse...

No que se refere a homens é mais um sintoma do machismo. Homens (ainda que não 100%) às vezes vão mostrar essa face de menino que precisa ser cuidado e nós, mulheres, assumimos o papel de cuidadoras, mesmo sem ver! Até pq, se você não cuida numa hora dessas coloca todo mundo em risco. Mas é verdade!
Em relação aos velhos: não tem nada o que falar não, só teimosia mesmo! 🙄

R054 5TR4D4 disse...

Ali um print de um tweet meu. Que legal!

Alan Alriga disse...

Lola coloque na sua lista de filmes e séries o jogo The Last os US, em muitos canais do YouTube têm a gameplay dele dividido em vídeos de em média 1h cada, somando em média uns 13 vídeos mais uns 3 vídeos da DLC (conteúdo vendido aparte para a empresa lucrar mais), esse jogo é pós apocalíptico e têm uma história tão boa que vai até virar série pela HBO ou Netflix, têm tanto gameplays legendadas e dubladas em português, caso você prefira ver legendado assista o do canal do Alanzoka pois ta uma coisa linda de Jeová.

Também procure pelas gameplays de Resident Evil, e sim os jogos são muito melhores que os filmes. (Daria até para jogar os de PlayStation 1 no seu computador usando um emulador, mas como você usa ele pra trabalhar não vou te recomendar para evitar de pegar vírus)

E sobre o Silvinho só deixe ele ir no mercado as 6h da manhã, pois esse é o horário com menos movimento e vai diminuir bastante o risco de contágio, falo isso por ser exatamente a hora que eu vou no mercado (na verdade vou as 5h30 que a hora que abre aqui).

Take Direto disse...

Para que ver aqueles filmes Lola? A pandemia está na rua... melhor ver outros. Não quero ver 9s da lista nunca mais! Abraços! Obrigado pelo post.

Anônimo disse...

Algo me diz que a Esquerda só está a favor da contenção porque o Bolsonaro e os alienados que fazem a cabeça dele estão contra. Se o Bolsonaro estivesse tomando as medidas corretas, os esquerdistas é que estariam dizendo que é só uma gripezinha e que os trabalhadores iriam morrer de fome.

Essa "sensatez" é apenas para fazer contraponto à insensatez do Bolsonaro.

Anônimo disse...

“Se o Bolsonaro estivesse tomando as medidas corretas”, não seria Bolsonaro. É cada maluco...

Anônimo disse...

Silvinho se cansou da verossimilança dos filmes, e foi procurar alívio na fantasia das ruas.

Afinal, “a realidade não tem comprimisso com a verossimilança”.

Paulo Cunha disse...

Estou com síndrome de Silvinho também. Minhas únicas saídas eram para o mercado, era minha caminhada do dia, hora que eu pensava no que iria cozinhar. Mas aos poucos Flavia foi me convencendo e hoje temos um protocolo de saídas imposto. E a Carla acima matou a charada (descancarada), é do machismo que nos criou...

Anônimo disse...

SUGESTÃO DE MÚSICA PARA PANELAÇO FORA-BOZO:

3º movimento do Concerto de Câmara de György Ligeti.

Bruno disse...

Pior são aqueles jovens que saem às ruas só pra fazer vídeo e filmar os senhores e senhoras que andam nas ruas e depois jogar no whats app pra dizer "olha que irresponsáveis", sem nem saber aonde e por que eles estão saindo. Mas é normal do ser humano não pensar na vida de cada um e só sair filmando em busca de mensagens que elevam o próprio ego. Juro que se encontrar alguém empunhando o celular e apontando pra alguém eu cato o celular. E por favor, gente de esquerda, parem de lamber o Dória e o Witzel, só pra lembrar que São Paulo parou só o comércio!!!! a indústria continua, trabalhadores continuam sendo infectados. Lembrem que a China falou que tinha que PARAR TUDO! Dória não é sensato, Witzel muito menos. Vocês ignoram, que estes ainda mantém trabalhadores andando por aí. NÃO ESTAMOS EM QUARENTENA! A esquerda pega tão leve com a direita que cria tuítes grotescos como o do William DeLucca que escreveu no mesmo tuíte que Witzel, o cara que mandou atirar na cabecinha, agora é um exemplo de direitos humanos. PAREM DE REAGIR AO BOLSONARO! NINGUÉM MAIS RESPEITA O QUE ELE DIZ. Se respeitassem hoje o comércio estava aberto. Comecem a criar pautas de esquerda, hoje o PT propôs um salário pra muita gente e tem mais tuíte de influencer de esquerda sobre Bolsonaro do que sobre essa medida. Se vocês continuarem assim, Dória e outros que elegeram Boslonaro vão abandoná-lo e serão vistos como exemplo.

Anônimo disse...

Caçarolaço contra o helminto:
https://www.youtube.com/watch?v=TCr6hHOk48I

Bruno disse...

Só pra complementar: Ontem, o Jornal Nacional, e outros dias também, não pede opinião para ninguém da esquerda. Só mostram a reação de gente da direita e do centrão. A esquerda sumiu dos noticiários, a oposição virou Dória e Witzel. Vocês que só batem no Bolsonaro esquecem que não adianta só bater no cara, tem que mostrar os líderes da esquerda também. Só quem tá ganhando com isso é a própria direita e o centrão. Precisa AGIR e deixar de só reagir. Ninguém mais se importa com o Bolsonaro, o eleitor que tinha que abandoná-lo já abandonou e agora vão cair no colo do Dória e do Witzel. Reparou como ninguém da imprensa foi entrevistar o Lula? E o Ciro? E o Haddad? Não vê eles nem nos tuítes de influencers de esquerda, só se fala em Boslonaro, Dória e Witzel.

Anônimo disse...

Lola,

Pergunta pro Silvinho se agora ele está jogando no time do coiso.

Espero ter ajudado.