terça-feira, 5 de março de 2019

CARNAVAL DA RESISTÊNCIA FAZ BOLSO SE REVIRAR NO TÚMULO

Indireta da Tuiuti ao parlamentar, hoje presidente, que votou contra a PEC das Domésticas (clique para ampliar)

Eu não vi o desfile das escolas de samba na TV porque -- já contei essa história antes diversas vezes -- não vejo mais desde que a Globo cortou, muitos anos atrás, o desfile da minha escola preferida, Mangueira, sobre deus, quero dizer, Chico Buarque. A Mangueira ganhou com aquele enredo e o desfile não passou na TV! Nunca mais liguei a televisão durante o carnaval.
Mas este vem sendo o carnaval da resistência. Em todo o Brasil, os foliões cantam marchinhas e gritam palavras de ordem contra o governo nefasto. A famigilia Bolso está indignada. Demorou mais de um ano na reeleição de Dilma para que ela fosse xingada na rua. Como, depois de apenas dois meses, o povo manda o capetão tomar no c*?
Ala da Mangueira sobre os quilombos
Hoje acordei tarte e, depois de fazer meu suco verde com aquela arma letal, o liquidificador (eu não tenho porte de liqui mas só uso em casa!), liguei o computador. E o que já estava nos primeiros lugares dos TT do Twitter? #TuiutiNotaZero. 
Nem precisei clicar pra saber que era uma hashtag criada por bolsominions e que, se eles não gostaram, é porque a Paraíso do Tuiuti deve ter feito um desfile incrível. 
Ano passado, quando ainda éramos mais ou menos felizes e não sabíamos, a Tuiuti revoltou um monte de reaças ao chamá-los de "manifestoches". Foi vice-campeã.
Agora em 2019, o enredo "O salvador da pátria" usou a história do Bode Ioiô, vereador em Fortaleza em 1920, para tratar da "peleja entre o bode da resistência e a coxinha ultraconservadora". Obviamente carros alegóricos como o da imagem que abre este post e este com um dos nossos dizeres ("ninguém solta a mão de ninguém") não agradaram os conservadores -- que já odeiam o carnaval mesmo. 
Mas parece que o mais lindo foi o desfile da Mangueira, que já ganhou o Estandarte de Ouro e é uma das favoritas ao título (que seria seu vigésimo). 
Além de homenagear Marielle Franco -- que receberá muitas homenagens na semana que vem, quando se completará um ano da sua execução --, o enredo "História pra ninar gente grande" criticou quem é geralmente pintado como herói no Brasil, caso de Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro I, Princesa Isabel, e os bandeirantes. 
Foi isso que eu aprendi na minha "Escola sem Partido", pelo menos. Na época (anos 80), nenhuma palavra sobre Zumbi dos Palmares, Dandara ou Dragão do Mar. E ainda havia livro que tratava o golpe de 1964 como "revolução". 
E a Mangueira ainda teve mulheres empurrando os carros
Eu me emocionei vendo um vídeo com a comissão de frente. Sério, fiquei arrepiada. 
Agora, imagina o terror que é pra quem idolatra torturador ver um carro alegórico que já vem com as palavras "ditadura assassina". É pro Bolso se revirar no túmulo!
 
UPDATE: Vitória da Mangueira! Com muita justiça!

5 comentários:

titia disse...

Aaaah, nada como terminar a terça-feira gorda com mais uma notícia de que a familícia e seus bolsominions adestrados estão tudo tomando no cu em repetição!

Anônimo disse...

Dá até uma esperança na humanidade, fala sério <3

Anônimo disse...

Lola, depois de encher o peito de esperança vendo a famiglia e comparsas serem expostos e criticados na folia de norte a sul. O menino da quinta série, digo o chefe de estado, posta um vídeo De Golden shower para atacar o carnaval...
O cara ainda não passou da puberdade...

Anônimo disse...

Oi Lola você poderia fazer um post ou colocar junto com alguma matéria no blog a respeito do cambalacheiro metido a filósofo a mendigar dinheiro nas redes sociais ou invés de fazer o que ele e a turba raivosa fanática de seguidores vivem a dizer: chamar cotista, quem recebe bolsa família ou quem trabalha em empregos considerados burros de vagabundo, preguiçoso. Olasno do Caralho não se esforçou o suficiente, vai mendigar nas ruas da Virgínia nos Estados Unidos ou trabalhar de verdade, vai fazer faxina, limpar bueiros. ...

Anônimo disse...

Ô, paneleiro por que estás tão triste?
Mas o que foi que te aconteceu?

Trocou o Temer pelo Bolsonaro,
pagou de otário e se arrependeu!
Trocou o Temer pelo Bolsonaro,
pagou de otário e se arrependeu!

Vem, paneleiro,
sem chororô.

Teu “mito” é fake, vê se agora ocê se toca!
quem mandou acreditar em mamadeira de pipoca?!
Teu “mito” é fake, vê se agora ocê se toca!
quem mandou acreditar em mamadeira de pipoca?!