quarta-feira, 27 de março de 2019

BOLSO E SUA QUADRILHA NÃO SÃO BIPOLARES, SÃO VIS

Emanuelle, professora de História da Arte e pesquisadora em Crítica e História da Arte Contemporânea, terminando o doutorado no Museu de Arte Contemporânea da USP, pediu para chamar a atenção de quem se refere aos milicianos no poder como bipolares.
Diz ela: "Para muitas pessoas pode ser mimimi, mas para quem é portador do transtorno, essa banalização no emprego da palavra tem uma carga pesada, ainda mais quando associada com tudo o que há de pior acontecendo no momento. As pessoas precisam também saber que existe tratamento para a bipolaridade (assim como para outros transtornos), tanto medicamentoso quanto psicanalítico, o que permite que tenhamos uma vida normal, profissionalmente, socialmente e afetivamente. Enfim, obrigada mais uma vez pela contribuição nessa causa".
Compreendo o que Emanuelle diz. Qualquer pessoa que lê o meu blog ou Twitter sabe o quanto eu detesto Bolso e sua famiglia. No entanto, eu não gostava quando chamavam o presidente de "saco de bosta" ou algo que fizesse alusão a sua bolsa de colostomia. Afinal, muita gente precisa usar bolsa intestinal, e tudo que essas pessoas não precisam é de mais preconceito. Isso não equivale a defender Bolso, e sim de não discriminar quem pode ter uma doença (o Robson narrou como foi a difícil adaptação à bolsa; a Jana fez um vídeo explicando por que é um desserviço rir da colostomia de Bolso).
Vamos ouvir a Manu: 
Oi Lola, tudo bem? Te escrevo para fazer um pedido porque você é uma das pessoas que mais admiro, cuja voz ecoa e transforma a visão de tantas outras sobre os mais diversos assuntos. Tenho visto nas redes, principalmente no Twitter, muitas pessoas se referindo aos Bolsonaros e capangas como sendo bipolares, isso quando há recuos de falas e pautas (algo que tem sido muito comum, inclusive).
Creio que as pessoas de fato desconheçam o que é, como se manifesta, como se trata e como se comportam os portadores desse transtorno psíquico tão sério, que inclusive ceifa muitas vidas. Bipolares não são indecisos, não mudam de ideia e intenção à cada 24h e não são incoerentes. Quem está governando sofre na verdade de vários outros transtornos -- vileza, extrema ambição, falta de humanidade, perversidade, etc. Mas o principal deles é o mau-caratismo mesmo. 
Procuramos dentro dessas bolhas virtuais em que vivemos criar núcleos de apoio, de luta e de resistência. São pautas comuns que nos aproximam, mas cada indivíduo em si carrega suas lutas pessoais, que são pesadas também. Nós, os bipolares, assim como todos os outros portadores de transtornos psíquicos, sofremos diariamente com o preconceito. 
Muitos nos vêem como loucxs, não confiáveis, instáveis, sujeitos a realizar qualquer coisa de forma não racional. Esse preconceito muitas vezes está dentro da própria família. 
Não quero agir como uma censora e nem policiar as falas alheias, mas considero importante que as pessoas entendam que psicofobia é também uma forma de preconceito, e ficar comparando a conduta de pessoas tão nocivas à sociedade, ao país e à humanidade com a de bipolares não ajuda em nada o combate a este preconceito, pelo contrário, atrapalha pra caramba. 
Enfim, escrevo para você porque como disse, te admiro assim como sei que tem milhares de pessoas que também te admiram. Orbitam ao seu redor pessoas maravilhosas, que apenas podem estar precisando de alguns esclarecimentos. Se você puder compartilhar este apelo, serei imensamente grata, tanto quanto sou por tudo que aprendi e aprendo com você há pelo menos 10 anos que te sigo. Eu sei que existem temas mais urgentes a se lidar, mas a relevância desse não pode ser desconsiderada, principalmente em respeito àqueles que fazem parte desse grupo.
No mais, muito obrigada, mesmo, por tudo o que você faz, pela sua coragem, força e pelo exemplo de ser humano que me influencia e me incentiva a ser uma pessoa cada vez melhor. Um grande beijo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Vocês amigos sabiam que em 100 dias de governo o bozo fez 81 declarações falsas ou destorcidas? Vejam aqui neste site que checa todas as informações, uma maravilha pra quem deseja saber a verdade sobre esse anormal.
https://aosfatos.org/todas-as-declara%C3%A7%C3%B5es-de-bolsonaro/


Anônimo disse...

" Qualquer pessoa que lê o meu blog ou Twitter sabe o quanto eu detesto Bolso e sua famiglia. " Pois é né? Mas vc, gostando ou não, tem que engolir que ELE SIM, é SEU Presidente, assim como dos 180.000.000 de Brasileiros. Tchau tchau!

Marina disse...

E vc é feio e bobo, 13:42!
Tchau tchau!

Anônimo disse...

O MUNDO lamenta a eleição desse anormal, mas bolsoantas continuam aplaudindo as imbecilidades desse Bozo:

'Mercado pode não estar preparado para incompetência de Bolsonaro', diz Financial Times.

Acho que assim que. Reforma da previdência e a reforma da legislação trabalhista passar, terminando com os poucos direitos que o trabalhador tinha esse bozo vai cair. O Brasil parece que odeia o próprio país, muito triste

titia disse...

Mas quando digo que quero rearrumar a cara desses porras na base da paulada a malvada sou eu...

13:42 se tu chupasse ppk do mesmo modo que chupa do saco do Bozó, talvez até conseguiria trepar de vez em quando.

Tinúviel disse...

Eu SEMPRE penso isso!!! Muito obrigada pelo texto ♥

E anônimo das 13h42, já te apresentaram o google? Em uma busca rápida tu descobre que a população brasileira estimada pelo último censo é de 209.3milhões, daonde tu tirou esses 180, hein?! Burro.

Manu SA disse...

Lola, muito obrigada por conceder um espaço no seu blog para o tema. As imagens escolhidas para ilustrar o post, são também muito importantes, sobretudo a que informa que o transtorno muitas vezes, demora anos para ser diagnosticado. A saúde mental ainda é muito negligenciada no Brasil, o desconhecimento dos sintomas e o preconceito com as doenças mentais, acabam impedindo que as pessoas procurem ajuda. O acompanhamento clínico e terapêutico, permite que sejamos socialmente funcionais e que tenhamos qualidade de vida. Sobre o "bolsa de côco", achei um episódio lamentável, assim como acho todos os outros "apelidos depreciativos" empregados para se referir à família Bolsonaro. Eu divirjo política e ideologicamente deles, os considero seres humanos da pior qualidade, perigosamente nocivos, mas apelar para características físicas e p/ sexualidade, por exemplo, não torna meu discurso combativo mais eficaz, na verdade acredito até que o desqualifique. De qualquer modo, esse é apenas meu ponto de vista. Seguimos na(s) luta(s). Um beijo e + uma vez obrigada!

Anônimo disse...

Quer dizer então que o saco de bosta não pode mais ser chamado de bipolar?

Só faltava essa....

donadio disse...

Olha, acho que é evidente que Bolsonaro e sua quadrilha são "vis"; ninguém que ache assassinatos por encomenda algo elogiável é menos do que vil. Mais importante do que isso, eles são reacionários; apoiam uma ordem social iníqua, em que o trabalho estafante e mal remunerado da grande maioria serve ao ócio muito bem pago de uma elite fútil e inconsequente.

Se eles são bipolares ou não, só um psiquiatra pode dizer. Provavelmente o diagnóstico vai diferir de indivíduo para indivíduo; alguns são, outros não são; doença mental e falta de caráter não são sinônimos, mas também não são incompatíveis. É perfeitamente possível ser bipolar e vil. Em todo o caso, o que os une não é a bipolaridade, é uma prática política.

Mas acho que o que o pessoal anda chamando de "bipolaridade" é a (aparente) extrema inconsequência do grupo no poder, que leva a reviravoltas como a do teste de alfabetização em crianças, à maluquice de considerar Maduro um ditador sanguinário e o Kim (para não falar no rei da Arábia Saudita) um interlocutor válido, ou ao troca-troca de secretários no MEC. Que, de certa forma, lembra o comportamento de um portador de distúrbio bipolar, oscilando da depressão à fúria sem motivo aparente.

Mas obviamente são coisas diferentes. A bipolaridade dos indivíduos decorre de um desequilíbrio neuroquímico; a "bipolaridade" (ou maluquice, ou insanidade, ou "birutice", enfim, a aparente inconsequência) dos bolsoleiros decorre, na melhor das hipóteses, de incompetência; na pior, de cálculo deliberado para destruir as instituições do país e abrir caminho para uma ditadura escancarada. O que é outra maneira de dizer, seria bom se fossem loucos, ou bipolares, ou simplesmente vis ou reacionários. Mas há a hipótese de que sejam, propriamente dizendo, fascistas, não no sentido desgastado em que qualquer autoritário é "fascista", mas no sentido técnico, de "política da ambiguidade", que se propõe a restaurar a ordem por meio da arruaça, e a moralidade por meio da pornografia.

Anônimo disse...

a) Lola diante de tanto retrocesso fiquei feliz ao ver as deputadas Tabata PDT e Fernanda Psol mostrando a incapacidade do ministro da educacao. E a deputada Samia Psol botando o ministro da saude no seu lugar as mulheres serao a resistencia.

n) Gostaria de pedir que vc fizesse um post sobre as deputadas pois temos que duvulgar o trabalho delas

Anônimo disse...

Nojo dessa família inteira de mafiosos (e de todo o resto dessa gangue/quadrilha)
Não tenho a menor vontade de falar sobre esses vermes, só espero que eles desapareçam/sejam destruídos o mais rápido possível e não possam mais fazer nenhum mal a ninguém, o quanto antes melhor.

Cão do Mato disse...

Eu também sempre achei errado esse negócio de falar da bolsa de colostomia do Bozó. Apenas nos iguala à familícia...

Manu SA disse...

Anônimo das 05:51

Poder você pode, chamar a ele ou a qualquer outra pessoa do que vc quiser, ninguém está te impedindo.

Agora, se mesmo ao ler o post vc não entendeu que a associação do termo bipolar à comportamentos que tem muito mais a ver com incompetência, despreparo, interesses escusos em nome do poder, mau-caratismo, maldade e falta completa de noção acerca daquilo que está fazendo, é injusto com as pessoas que realmente sofrem do transtorno, então não há nada mais o que argumentar.

Eu, me coloco no mundo como uma pessoa em estado de evolução contínua, busco me desconstruir cada dia um pouquinho mais, tento enxergar a vida para além da minha bolha individual. Considero toda luta contra injustiças, preconceitos e por igualdade, válidas e dignas do meu respeito. Se contribuir efetivamente em prol de outras causas que não as minhas, estiver fora do meu alcance, eu apenas ouço e aprendo, tento me colocar no lugar do outro, ou seja, pratico a empatia.

O Blog da Lola é um exemplo máximo de que podemos (e devemos) olhar para o lado e reconhecer que existem muitas causas, muitas dores e muitos enfrentamentos. Ter meus direitos assegurados não vale de nada se os direitos dos outros forem ignorados. Eu não luto por uma vida melhor apenas para mim, por um mundo melhor apenas para mim, mas para um mundo igualitário, justo e livre de preconceitos para todos.

Manu SA disse...

Donadio

Pessoas bipolares não oscilam entre a depressão e a FÚRIA sem motivo aparente.
A oscilação é entre estados (que podem durar semanas ou até mesmo meses) de mania, hipomania e depressão.
A mania e a hipomania (que são estados contrários ao da depressão) não têm absolutamente nada a ver com FÚRIA, mas sim com aumento de euforia, de energia e de excitação.

Para quem tiver interesse em saber mais sobre transtornos afetivos, deixo abaixo o link da ABRATA (Associação Brasileira de familiares, amigos e portadores de transtornos afetivos).

http://www.abrata.org.br

Kasturba disse...

Muito relevante e apropriado esse apelo.
Também nunca achei legal fazerem piada ridicularizando a bolsa de colostomia do bozo, assim como fazer piada sobre a facada...

Anônimo disse...

E não gostar equivale a não aceitar ? A Lola deveria fingir que não enxerga o óbvio ?

Os erros do Bolsonaro precisam ser criticados e avaliados de maneira racional ainda mais por causa do cargo que tem. Bolsonaro não pode se portar dessa maneira e achar que todos vão aprovar isso.

As ações dele afetam o país todo, e ninguém deveria passar pano só porque esse homem despreparado e arrogante é presidente.

Anônimo disse...

Não sabe nem qual é a população do país que vive e acha que entende alguma coisa de política... Geografia básica ensina...