quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

PRIMEIRA ENTREVISTA QUE DEI SOBRE A CONDENAÇÃO DE MARCELO

Reproduzo aqui a entrevista que dei para a Vice na quarta sobre a condenação do mascu Marcelo a 41 anos de prisão. A entrevista saiu um dia antes de eu escrever o artigo pra Intercept Brasil (que eu coloquei aqui no bloguinho, cheio de links e imagens). 
Quem fez as perguntas foi a jornalista Gislene Ramos. A Vice, assim como a Ponte e a Fórum, já publicou diversos artigos sobre mascus. 

Eu e Silvinho em Buenos Aires
na semana passada
VICE: Quais sentimentos passaram por você após a divulgação da pena de 41 anos a Marcelo?
Lola Aronovich: Como estou de férias, não estou acompanhando direito as notícias. Ontem à tarde [penúltima terça] alguém me perguntou no Twitter se a decisão do STF não soltaria o Marcelo, que foi preso pela Operação Bravata em 10 de maio, e já teve quatro habeas corpus negados. Fiquei preocupada e comentei com meu marido que, se Marcelo fosse solto, a primeira coisa que ele faria seria fugir do país, para só depois voltar a fazer tudo que ele sempre fez na vida, que é atacar, ameaçar, difamar pessoas. 
Fora do país ele encomendaria a minha morte (e talvez a do meu marido também), como vinha prometendo havia anos. Depois do jantar, à noite, voltei para a quitinete, e um rapaz passou o link pelo Twitter sobre a condenação de Marcelo a 41 anos. Claro que fiquei muito feliz! Estou sorrindo de orelha a orelha até agora! Mas o alívio maior foi a prisão de Marcelo no dia 10 de maio. De lá pra cá minha vida melhorou bastante.
Em algum momento, ao longo desses anos de ataques e investigações, você teve medo?
Lola: Medo eu nunca tive, sinceramente. Ele e sua quadrilha são muito covardes. Querem nos intimidar com ameaças de morte e estupro. Nas primeiras ameaças às pessoas que a gente ama (como a meu marido e a minha mãe), eu senti um pouco de medo. Mas em seguida vi que eram só mais ameaças vazias. Por outro lado, sou um alvo fácil. Eles sabem meu endereço residencial há 8 anos. Sabem onde eu trabalho. Acompanham as palestras que dou em todo o país. Se eles quisessem me matar, não seria difícil. E não há nada que eu possa fazer. Mas acho que eles sabem que, se me matassem, me transformariam numa mártir (como as milícias fizeram com Marielle), e que eles seriam os principais suspeitos.
Você chegou a perder a esperança de que ele seria punido?
Lola: Foram 5 anos ininterruptos de ataques a mim e a muitas outras pessoas, principalmente mulheres, negros e LGBTs. E ambos me processaram! Dá uma raiva danada ser processada por quem te difama e ameaça de morte. Mas eles fizeram isso só pra incomodar, e quando viram que não teriam chance de ganhar as ações, nem de me forçar a ir a Curitiba ficar frente a frente com eles, desistiram dos processos. Muitas vezes eu perdi a esperança que eles voltariam a ser punidos, mas continuei colaborando com a Polícia Federal, mandando e-mails, prints e links do que eles estavam fazendo. Foi muito compensador saber em maio que tudo que eu enviei foi usado na investigação e na eventual condenação. Tudo que Marcelo criou contra mim (por exemplo, um site horrível em 2015, com meu nome, fotos e endereço) foi usado para sua condenação.
É possível acreditar que a prisão de Marcelo intimide outros misóginos e racistas a não praticarem atos semelhantes?
Figurinha antiga:
comunidade no
Orkut criada por
Marcelo e quadrilha
em 2009
Lola: Acredito que sim. Marcelo existia faz muito tempo na internet, era uma figurinha conhecida nos rincões. Então todos os channers (frequentadores de fóruns anônimos), todos os mascus, sabem muito bem quem ele é. E lógico que eles estão intimidados. Eles achavam que não daria em nada, que seria “feijoada”, um termo que eles usam sempre. A quadrilha que ele comandava, o Dogolachan, fórum que ele criou em 2013, quando saiu da prisão, migrou para a Deep Web pouco depois de Marcelo ser preso novamente, em maio de 2018. Está lá. Ainda há outros membros que devem ser presos e condenados. Mas creio que já ficou evidente que a vida que eles levam não compensa: Marcelo foi condenado a 41 anos, Emerson está foragido na Espanha, André se suicidou em junho (não sem antes matar Luciana, uma mulher que ele nunca havia visto na vida, em Penápolis, SP), e por aí vai. Desconheço o caso de algum misógino que tenha conquistado algo ou que seja feliz. O fracasso os define. A prova disso é que nem mesmo a vitória de um candidato dos sonhos deles os contenta. São eternos infelizes.
O período das eleições foi marcado por diversos casos de ataques racistas e misóginos por eleitores e apoiadores de Jair Bolsonaro . O que você espera para 2019, com a prisão do Marcelo, mas ao mesmo tempo, com uma onda fascista se espalhando no país?
Primeiros apoiadores:
mascus queriam Bolso
presidente já em 2011
Lola: Pois é, como eu disse, minha vida melhorou a partir de maio, quando um sujeito que vivia para arruinar os meus dias foi preso. Mas muitas ameaças e ataques voltaram no segundo semestre, junto com as eleições. Sem dúvida, a presença de um candidato abertamente misógino, racista e homofóbico fez com que muitos homens que pensam igual a ele saíssem do armário. Houve vários ataques no período eleitoral, inclusive algumas mortes. Ativistas e grupos historicamente perseguidos por fascistas ficamos com medo, compreensivelmente. 
Espero que aqueles que se dizem “homens de bem” entendam que a vitória de um presidente execrável, que é piada no mundo inteiro mas um pesadelo para nós, não anula a Constituição, não acaba com as leis, e que eles não ganharam um passe-livre para nos atacarem. O que me causa mais apreensão é que Bolsonaro cumpra sua promessa de liberar as armas. Se isso acontecer, teremos muitos mais casos hediondos de crimes de ódio, como o massacre de Realengo, em 2012. Viraremos um EUA no que eles têm de pior, que é um massacre por semana em alguma escola. Marcelo, que desfilava com uma camiseta pró-Bolsonaro até ser preso, sonhava com o fácil acesso a armas para poder cometer massacres. Ele jurava que iria cometer um atentado terrorista na UnB (onde estudou Letras Japonês por um semestre) há muito tempo, desde a época do Orkut.
Para a luta feminista, o que essa condenação representa? Como se sente agora para seguir em frente com seu trabalho e luta?
Lola: É uma vitória, um reconhecimento do meu trabalho, e me dá mais ânimo para seguir adiante, mesmo sabendo que viveremos um período horroroso e sem precedentes no Brasil. Toda feminista sabe o que é um mascu, um misógino, porque já foi atacada por eles. Saber que não estamos sozinhas, que a internet não é uma terra sem lei, nos dá força.
Que sentimento fica agora e o que você tem a dizer às mulheres que sofrem ataques misóginos na internet?
Lola: O sentimento é de vitória, de força, de garra, de quem não se deixa calar. Gostaria que as mulheres que sofram ataques sejam fortes também, que continuem lutando, que denunciem, que saibam que não estão sós. Em abril foi sancionada a Lei Lola, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes de misoginia na internet. É pouco, mas é um começo para que todos saibam que mulheres merecem ser respeitadas em todos os espaços.

13 comentários:

Anônimo disse...

Lola, não misture esse Marcelo e sua Gang com os 55% de eleitores que acreditaram em um sonho de um Presidente de direita, para tentar colocar o Brasil nos eixos morais e cívicos, após décadas de governos esquerdistas aniquilarem o País, financeiramente e socialmente. Não misture alhos com bugalhos. Ou vc acha que sua tia de 70 anos que sempre foi dona de casa, que defende os valores tradicionais da família, é uma criminosa assim como a gang de Marcelo? Menos, Lola, menos.

Anônimo disse...

Valores morais e civicos? Eu tenho que rir. Kkkkkkkkk. Vcs elegeram pessoas vulgares pittbulls violentos que nao respeitam opinioes contrarias a maioria dos bolsominions que eu conheço sao hipocritas tem amantes nao respeitam pais e etc

Anônimo disse...

Aqui está, nem militares da ditadura suportam o Bozo: Antes de ser deputado profissional, Jair Bolsonaro serviu o Exército brasileiro e deixou uma péssima impressão por lá.

Um dossiê formulado pelo Estado-Maior das Forças Armadas, concluído em 27 de julho de 1990, contém documentos que definem Bolsonaro como “canalha”, “covarde” e “contrabandista”.
Não é à toa que o deputado é conhecido na corporação como “bunda-suja”, o termo usado pelos militares de alta patente — como Geisel — para designar aqueles que não subiram na carreira.

Além de Geisel, quem também não gostava de Bolsonaro era Jarbas Passarinho, tenente-coronel que foi governador, senador e ministro do regime, além de signatário do AI 5.


Anônimo disse...

Citando o que falou Passarinho: “Ele é um radical e eu não suporto radicais, inclusive os radicais da direita. […] O pensamento da direita é um só: o medo, o medo de perder privilégios”.

Jarbas Passarinho ainda fala sobre o atentado a bomba no Exército planejado por Bolsonaro, que, à época, queria aumento salarial: “Foi mau militar, só se salvou de não perder o posto de capitão porque foi salvo por um general que era amigo dele no Superior Tribunal Militar (STM)”.

O ex-ministro da ditadura fala sobre diversos momentos em que presenciou a falta de caráter de Bolsonaro, como o uso do quartel para campanha eleitoral, roubo de projeto de lei e acusações levianas contra colegas.

Anônimo disse...

Esse mascutroll quer defender o Bozonaro? Cria seu site pobre idiota de direita, nem o militar que assinou o AÍ-5 suporta esse asno do Bozoanta.

E vivas a condenação do louco/psicopata/imundo e horroroso do Merdelo, já foi tarde demais. Hoje a PF tem a lei Lola pra agilizar as coisas e prender mais psicopatas

titia disse...

Hahai, viva a Lola e vivam as feministas e os ativistas, e bem feito pro bosta do Marcelo. Vitória para o feminismo e progressismo, e que venham muitas outras.

Eles ainda estão nesse mimimi? Bozominion nenhum votou no nazipalhaço porque acreditava que ele seria um bom presidente, votaram nele porque queriam licença pra serem escrotos e todo mundo sabe disso. Agora só pra dar urticária nos bozós, porque eu sou má mesmo:

https://cartacampinas.com.br/2018/07/peritos-comprovam-que-acusacoes-contra-lula-no-sitio-de-atibaia-tambem-sao-falsas/#at_pco=smlwn-1.0&at_si=5c23d99b9d3491ee&at_ab=per-2&at_pos=0&at_tot=1

E não, eu nunca fui petista. A única vez que votei no PT NA VIDA foi pra barrar o coiso. Mas eu sou má mesmo e quero que vocês sofram, bozós, então tá aí a notícia. Agora encham meu balde de lágrimas que hoje é dia de escalda-pés.

Anônimo disse...

Recife é uma das cidades mais bonitas e visitadas do Brasil, que sorte a sua de morar aí titia! Felicidades pra vc, neste dia com uma notícia tão boa!

titia disse...

Ai, ai, o minion resolveu tentar me ofender... mané, você acha mesmo que vai me ofender me chamando de prostituta? A mais barata e infectada prostituta de rua é mais digna e vale mais do que você. Quer me ofender me chama de cidadã de bem. E acha mesmo que vai me assustar chutando que eu moro na capital pernambucana? Cara, como você é patético! Todo mundo nesse blog já sabe que eu sou pernambucana, fácil demais chutar que eu moro na capital-que, aliás, é a única cidade de Pernambuco que você conhece já que nunca presta atenção na aula. Digo e repito pra você o que eu sempre disse pra macho escroto: FODA-SE. Vá tomar bem no meio do olho do seu cu.

titia disse...

Macho, você é realmente tão patético e desesperado por atenção assim? Que ridículo! Digo e repito bozó: eu teria maior orgulho de ser prostituta se a opção fosse ser sua mãe, ou você. Agora FODA-SE. Não vou mais te dar atenção que eu não bato palma pra maluco dançar.

titia disse...

Para todos os mascus pensando em imitar o molequinho punheteiro aí em cima: toda e qualquer ameaça a minha pessoa, mesmo mentirosa, será devidamente printada e encaminhada às suas mães, chefes e à polícia. Se terminarem como o Marmelo não será por falta de aviso.

Marina disse...

16:53, é aquele ditado que já está ficando famoso, nem todos os eleitores do Biroliro são protofascistas/mascus/preconceituosos ao extremo, mas todo protofascistas/mascus/preconceituosos ao extremo votou no Biroliro.
Aah!Tem tbm aquele outro ditado, diga-me com quem andas que te direi quem és!Podemos atualizá-lo: diga-me em quem votas, etc etc etc etc....

Gabriela disse...

Boa noite Lola, tudo bem? Meu nome é Gabriela, tenho 21 anos.
Conheci você pelo profissão repórter, e consequentemente vi o que esse psicopata fazia com você, eu que já era feminista, te amei e comecei a te acompanhar.. Fiquei revoltada com esse monstro, e ficava triste só de pensar tudo o que você passou na mão dessas pessoas que se escondem atras de um computador. Quando li a noticia de que o Marcelo foi preso, pensei em você na hora, meu dia ficou melhor, e alguma coisa acendeu dentro de mim, que já estava muito desesperançosa desde que o bozo foi eleito.. Por mais que as coisas sejam difíceis, nós, mulheres, temos que lutar até o fim, e se um dia você se sentir triste ou cansada de tudo isso, lembre-se que você é muito importante e que você ajuda e influencia positivamente pessoas como eu, a sempre resistir.

Aline disse...

Lola, oi =D

Eu acompanhei desde o começo essa história do Marcelo.
Feliz que justiça tenha sido feita.