segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

NADA DE SE DEIXAR ABATER EM 2019!

Assim como a Mafalda, não votamos nele

Pessoas lindas e queridas, só um postzinho rápido que hoje o dia tá (in)tenso e ainda preciso cozinhar, com a valiosa ajuda do maridão. 
O cara é delegado
Só hoje já fui xingada por um deputado estadual, ameaçada por um delegado da Polícia Civil, e amaldiçoada por uma dúzia de comentários de ódio de um trollzinho qualquer (mandem olhares de desprezo pra ele, que ele acredita em aura e vai ficar dodói). 
Mas não é sobre esses homens ridículos -- todos fãs do fascistoide (o deputado estadual, óbvio, foi eleito pelo partido dele, o PSL, Partido de Salvar Laranja) -- que eu quero falar. Aliás, por que eles estão me atacando? Eles não venceram? Não deveriam estar comemorando, ainda mais hoje? É um fetiche bizarro o deles. Enfim, o que quero com este post é fazer uma minúscula retrospectiva pessoal e desejar a vocês uma ótima virada de ano.
Um assessor de algum dos filhos de
Bolso virou deputado
Politicamente 2018 foi hediondo. Perdemos uma eleição pro candidato mais nefasto do mundo (não é exagero, peguntem pro resto do mundo) que vai jogar o Brasil na lama. O país já está retrocedendo a passos largos com o fim de direitos trabalhistas e o aumento da miséria. A gente que vive no Nordeste percebe a diferença. Tem um monte de pessoas morando na rua, um monte de criança pedindo esmola no sinal. Tinha antes, lógico, mas não tanto assim. Eles vão tentar fazer o Nordeste voltar pra miséria pré-2003. Temos que lutar.
Mas é importante a gente se lembrar -- e lembrar a eles -- que só porque eles ganharam não quer dizer que a Constituição foi rasgada e os direitos humanos acabaram por decreto. Temos o direito à luta e ao ativismo. O fascista chegará ao poder (nunca será meu presidente, não o respeito, não reconheço), mas ainda existem leis. Ameaçar, difamar, bater, matar, continuam sendo crimes. 
Marcelo Valle, outro entusiasta do "mito", foi preso no dia 10 de maio deste ano e agora, no final de dezembro, foi condenado a 41 anos de prisão. Foi uma grande vitória minha e de todas as mulheres (e LGBTs, e negros), porque este é um terrorista criminoso que nos ataca há muitos anos. Minha vida sem dúvida ficou mais tranquila de maio pra cá.
2018 também foi o ano em que a Lei Lola foi aprovada. É uma lei relevante, projeto de lei da deputada federal (reeleita) Luizianne Lins (PT-CE), que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes contra mulheres na internet. Também traz para a jurisdição, pela primeira vez, um termo que é velho conhecido nosso: misoginia. Ainda falta bastante pra lei realmente ser aplicada, mas vamos batalhar pra isso em 2019.
Eu, Silvinho e nossos amigos
dinossauros no Museu de Ciências
Naturais, domingo retrasado,
em Buenos Aires
Pessoalmente, 2018 foi maravilhoso. Todos os anos são. Sério, não me lembro de anos ruins na minha vida. Sou muito privilegiada e tenho tudo que quero. Silvinho e eu vamos caminhando pros 29 anos juntos (em agosto) e tivemos amor e saúde em 2018, que é o que importa, ainda mais agora que estamos mais velhinhos. Este ano não foi tão bom pra saúde da minha mãe, mas ela segue firme e forte, prestes a fazer 84 anos (em maio). 
Em 2018 comecei a dar aula na pós-graduação e conheci novas alunas e alunos incríveis. Continuei a dar aula na graduação pra estudantes que eu gosto tanto. O curso de extensão bateu recordes, com 300 inscritos no primeiro semestre, e 200 no segundo. Adoro a UFC e o que faço, meus alunos, meus colegas docentes, os servidores, todos. 
Eu, Axé e Camila, em
Cuiabá em setembro
Pela primeira vez, dei palestras e participei de eventos nas cinco regiões do país! Além de Fortaleza e Quixadá, estive também em duas cidades do interior do Rio Grande do Norte, Caraúbas e Caicó, e em São Luís. Também fui a São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Manaus (pela primeira vez e amei; espero não ter esquecido nenhuma cidade). Fora isso, conheci pessoas muito especiais em Cuiabá, MT. Fui pra responder um processo de mascu (e vocês ajudaram demais a pagar minha viagem, mil vezes obrigada!), houve conciliação, e até acabou sendo bom pra trazer mais gente boa pra minha vida.
O blog está um pouco abandonado, eu sei. Quero me dedicar mais a ele ano que vem, mas preciso arranjar ânimo. Mais pra frente eu falo dos meus planos pra 2019. Agora tenho que cozinhar!
Pessoas, aproveitem bem o reveillon. Estou torcendo pra que ano que vem não seja tão ruim quanto estamos imaginando que será. Quer dizer, politicamente, não tem como não ser péssimo. Mas que, no âmbito pessoal, pelo menos, seja bom. Vamos lutar e resistir muito. As palavras "não vamos nos deixar abater" ganharam um sentido mais literal de outubro pra cá. Mas nós somos mais fortes que eles. Vamos conseguir!

32 comentários:

Learning to Learn Languages with Cintia disse...

Muito obrigada por tão valioso post, Lola! Te confesso que estava meio desanimada com o que há por vir mas tu me inspiraste a ficar melhor. Feliz 2019 com muita resistência! Bjks!

Anônimo disse...

Eu imaginei que estaria infinitamente mais triste nesse fim de ano, mas por incrível que pareça, não estou. Vou virar o ano sozinha, por escolha própria, e quero meditar e pensar muito no que está por vir. O marido viajou, a família mora em outro estado, então vou fazer uma comidinha pra mim, me sentar no sofá e refletir sobre o ano que vem.
Quem tem ansiedade sabe como é não estar no controle. Estamos começando um ano completamente sem controle. Quem é de esquerda está com mil setas apontadas para si nesse ano que começa, principalmente quem deu sua cara a tapa e militou.
Olha quem estará no planalto. A gente lutou, lutou muito, mas não conseguiu. Que nos sirva de lição. Me afastarei da tv aberta porque audiência para esse chorume eu não vou dar.
Mas agora não é hora de desanimar. Vou cuidar mais de mim, comer melhor e nas horas certas, tentar me divertir mais, ser mais positiva... Não vou mentir, minha depressão atingiu níveis jamais imaginados e essa loucura da eleição foi uma das responsáveis por isso. Desde 2016 a gente não está tão bem.
Então é isso. Sei que eu divaguei um pouco, mas quero que saibam que estamos juntos aqui.
Um abraço. Pense em si.

Raquel disse...

Se Deus quiser, 2019 vai ser bacana, apesar desses pesares. As pessoas boas estão se encontrando e se unindo; o bem tende a vencer a longo prazo 🙂

titia disse...

Força para todos nós porque o ano que vem será punk. Muita força, segurança e amparo pra quem se recusou a ceder ao ódio. Aos fascistas, desejo que todo o mal que quiseram fazer aos outros elegendo essa abominação dantesca volte dobrado para eles. Ao delegado desejo todos os tiros e agressões que destinou aos pobres, ao assessor muitas denúncias de corrupção, ao deputado idem e ao novo troll do blog, desejo uma cana brava igual ao ídolo dele, Marmelo.

E o que quer que venha nesse ano, entrarei nele sendo guiada pelo meu maior lema de vida: FODAM-SE OS MACHOS E O QUE ELES QUEREM!

Morgause disse...

Feliz Ano Novo,Lola e todas as mulheres que lutam por um mundo melhor❤ Estou bem desanimada,mas vamos ter q passar por esses anos de uma forma ou outra. Aqui estaremos 😊

Lena Bauhausen disse...

Que intusiasmo contagiante, muita luz e força nessa caminhada Lola, você é uma referência de mulher forte. 💕

Anônimo disse...

"Tem um monte de pessoas morando na rua, um monte de criança pedindo esmola no sinal. Tinha antes, lógico, mas não tanto assim. Eles vão tentar fazer o Nordeste voltar pra miséria pré-2003."

Faltam poucas horas para o terror da esquerda tomar posse é já vemos os efeitos antes da causa.

Não seria do vice escolhido a dedo o causador disso?

Felipe Roberto Martins disse...

Feliz 2019 Lola! Um dia se puder visite minha Escola, será mega bem-vinda. Abração:).

Anônimo disse...

Feliz ano novo , felicidades para quem quer o bem , e que a lei do retorno atinja essas pessoas malignas que agora estão no poder

Ano Novo abençoado pra quem merece!

Isabelly Duarte Ely disse...

Querida Lola, conheço seu blog há pouco tempo, mas já se tornou o meu favorito! Obrigada por sua existência! Obrigada por presentear à nós, seus leitores, com reflexões tão maravilhosas e pontuais! Assim como você, me mantenho firme na luta! ninguém solta a mão de ninguém! beijos

Anônimo disse...

Sim, Bolsonaro é presidente de todo brasileiro. Assim como também não votei em Lula e ele foi meu presidente, Bolsonaro governará para todos.

Anônimo disse...

Por que eu me deixaria abater?

Anônimo disse...

Queria realmente que essa história de "Bolsonaro não é meu presidente" fosse real. Quem me dera que Dilma não tivesse sido minha presidente.

Anônimo disse...

Resistir é muito importante, que bom que marchamos juntas. Saudades de conversar por aqui, também prometo voltar a ativa nos comentários.

Marcia.

Anônimo disse...

Grande beijo e ótimo 2019 para ti, Lola! Admiração total por sua combatividade e também por sua alegria.
E um grande beijo e ótimo 2019 também para a titia, cujos comentários são sempre tão interessantes.
Força para todas nós!!!
Guidi

Jenn disse...

2018 foi um ano de muita luta, que infelizmente perdemos, mas pelo menos o Marcelo foi preso.
Ótimo 2019 para você e sua família, Lola!
Aproveito para pedir que comente algo sobre a intensificação da guerra às drogas que veremos daqui para frente, como isso afeta os mais pobres, o pessoal das comunidades, e os projetos do Witzel.

Fernanda disse...

Olá. Há muito tempo sigo seu blog. Me ajudou demais. Eu sei que você não está no Facebook mas gostaria que desse uma lida na página que vou deixar o link. É de uma mãe que posta fotos de mulheres vítimas de feminicidio por que perdeu uma filha dessa forma. O fato é que ela anuciou que vai desativar a página devido a muitos ataques. Eu queria que ela fosse apoiada, que alguém se oferecesse pra gerenciar a página, pra ela poder descansar e o trabalho não acabar. fb://page/181542342050486

Anônimo disse...

O Bozo é realmente tosco, vai nos levar ao retrocesso, mas me surpreendi com a primeira dama, essa sim mandou muito bem, fez um lindo discurso em LIBRAS, minha esperança e que ela faça a cabeça do tosco e assim teremos um grande país.

Vamos todas apoiar a primeira dama, acho que a situação não está ruim assim.

Rafael disse...

Ela tem a cabeça feita pelos pastores.

Anônimo disse...

Ainda bem que a Lola fazendo previsão política é uma ótima professora. Quero só ver o que vão dizer se o Brasil prosperar no governo Bolsonaro. Vão fazer o mesmo que os opositores do Lula em relação ao seu sucesso, dizer que foi sorte, cenário internacional etc.

Antes de ficarem desejando o mal do governo Bolsonaro, saiam dos seus apartamentos e do mundo lacrador da NETFLIX e olhem lá fora, tem muita gente pobre que seja qual for o governo, anseia por dias melhores para trabalhar, colocar comida em casa, sobreviver.

Anônimo disse...

Mas ela tem a cabeça aberta, acho que ela protegerá muito as minorias. Gostei muito dessa primeira dama.

Anônimo disse...

Lola na moral, vc estar doente,procure tratamento.

Lola Aronovich disse...

Eu estar bem, obrigada pela preocupação, mascutroll!

Manoela disse...

Eu morro de rir com as respostas sarcásticas da Lola a esses haters. São pessoas infelizes e insatisfeitas com a própria vida que vêm aqui apenas para causar.

Anônimo disse...

Que blog chato...

Anônimo disse...

Então genio, suma e nan volte mais.Desinfeta

titia disse...

09:02 e o palhaço fascista que deixou claro que vai governar pros ricos e ferrar com os pobres com certeza vai resolver esses problemas! Um canalha que tem como objetivo arregaçar o Brasil pro capital estrangeiro, escancarar o rabo pra Trump e acabar com todos os serviços públicos e garantias trabalhistas dos quais os pobres dependem certamente vai proporcionar trabalho, comida e dias melhores pra esses mesmos pobres! (ironia)

Me diz, você é burro assim mesmo, é outro bostinha fascista mal intencionado ou é um bozó arrependido que já percebeu a cagada que fez mas não quer dar o braço a torcer?

Anônimo disse...

O propósito dela é apenas evangelizador. É contra a inclusão, assim como o marido. E está nos esquemas da família. Não vale nada.

Unknown disse...

Continue sempre! Amo esse blog. Estamos juntas! Força e sucesso!

Anônimo disse...

Não acho evangelizador. Achei muito inclusivo para os surdos.

Anônimo disse...

Esses mascus trolls que ficam postando aqui são completamente retardados, acham que tem poder de influenciar ou mudar a opinião de alguém que leia o blog? Vcs são pessoas sem nenhuma importância que não influenciam ninguém, só outros desajustados e doentes como vcs


Moscas da internet, vcs são um lixo inútil, gentalha ridícula. O mundo tem asco da existência de anormais como vcs.

Flora Valls disse...

Lola querida, acho que foi em abril de 2016 que tu esteve no Conexões Globais em Porto Alegre e eu fui muito feliz te ouvir e tirar uma foto contigo, não? Esse ano tu veio de novo? Não fiquei sabendo </3