quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

GRÁVIDAS QUE SAMBAM, SAIAM DO MEU ASSENTO

O enredo do Salgueiro, escola que acabou ficando em terceiro lugar este ano, foi "Senhoras do ventre do mundo" e tratou de homenagear as mulheres negras.
Houve controvérsias: muita gente reclamou do blackface usado por ritmistas da bateria e também pela comissão de frente, formada por homens vestidos de mulheres negras (por que não ter mulheres negras de verdade na comissão?).
Mas não é sobre isso que eu queria falar. 
No desfile da Salgueiro, seis lindas mulheres negras, grávidas (uma delas, Maíra Freitas, filha do compositor Martinho da Vila, declarou: "Minha mãe desfilou grávida de mim, no Salgueiro. É muito bom dar continuidade à história da minha família, ainda mais nesse enredo"), estiveram no abre-alas da escola. Aliás, todo ano há grávidas no carnaval, seja como rainha da bateriapassista ou porta-bandeira.
Rainha da bateria do X9 paulistano
em 2013
Por incrível que pareça, durante esses dias de folia apareceu um ou outro comentário deste tipo aqui no blog: "Temos que repensar esse direito de prioridade para grávidas... é flagrante que elas podem sim dançar e sambar, então podem pegar filas e ficar em pé no ônibus". O comentário não foi aprovado, porque há limites pra estupidez. Mas depois eu vi no tuíte acima que coxinhas realmente discutiram esse "privilégio" das mulheres grávidas de não pegar (tanta) fila e ter prioridade em assentos no transporte público.
Voltando às fotos do desfile do
Salgueiro em 2018
A lógica reaça, se é que se pode chamar ignorância de lógica, é que, se uma grávida pode dançar, sambar, cantar, se divertir, então por que diabos ela deveria ter preferência na fila ou no ônibus?
Serião: eles comparam fazer algo que se faz poucas vezes por ano, por escolha (sambar grávida), com algo que uma mulher grávida de classe baixa ou média baixa tem que fazer montes de vezes, como andar de transporte público, por obrigação.
Essa "Loira Reaça", que tem um bom número de seguidores no Twitter, pelo menos não esconde que é reaça. Diante dos esculachos que recebeu, ela justificou que não estava falando de todas as grávidas, apenas dessas daí do Salgueiro (por coincidência, todas negras que "não representam" a loira). Mas ela também ganhou muito apoio de seus seguidores igualmente reaças. Quer passar mal? Selecionei alguns tuítes:
- "Depois essas grávidas aí dão um jeito de se afastar do emprego por causa da gravidez mas no carnaval tão tudo de boa desfilando sem problemas"
- "Se não sentarem assim que entram no ônibus, morrem. Agora para pular carnaval, aguentam horas em pé"
- "Isso não é mãe, imagina se dá uma complicação, o bebê pode até morrer. Essas não representam mulher alguma"
- "Grávida precisa ter preferência, não por ela, mas pelo bebê"
- "Nunca vou concordar com grávidas dançando, saracoteando. Acho absolutamente inadequado"
- "Era a ala do Bolsa Família?"
- "Tem uma ou duas aí nessa foto que só pode ter sido engravidada por inseminação artificial, porque 'comer' um bicho feio desse, nem com muita cachaça na cabeça".

Olha, não existe gente mais fascista e desumana do que a galera da direita. E por trás dos comentários, como você pode reparar, está a vontade de controlar o corpo da mulher. O bebê, afinal, não pertence a ela (só depois de nascer -- aí os "pró-vida" gritam pra mãe: "Não pôs no mundo?! Vire-se!"). A mulher é apenas um receptáculo, e este útero de duas pernas deve se comportar "adequadamente" -- sem dançar, sem tomar álcool, sem transar. De preferência sem se mexer, para não atrapalhar a gestação. Mas nada de sonhar em deixar de trabalhar antes do parto ou de tirar licença maternidade depois. Isso é prejuízo pros pobres empresários! O melhor é nem contratar mulher, que sempre "corre o risco" de engravidar...
Mesmo com todos esses pensamentos misóginos e racistas, reaças ainda reclamam quando mulheres priorizam a carreira, ou têm filho mais tarde, ou decidem não ter filho. Afinal, como uma mulher pode não querer realizar sua missão na vida (ser mãe) numa sociedade que tem tanto respeito por ela?!

76 comentários:

Viviane disse...

Parabéns, Lola, este post dialoga muito bem com o anterior! Quando a mulher não quer ter filhos, é criticada; quando quer, também!
Decidam-se, reaças!

Mônica disse...

Olha, antes de reclamar das grávidas esse pessoal deveria reclamar dos idosos. Eu já tomei banda de velhinha q corria bem melhor q eu pra entrar em fila pq a fila normal estava menor q a preferencial.

E uma vez num aeroporto na França vi velhinhos pacientes na fila normal gigantesca e a preferencial totalmente vazia... pq lá a preferencial é pra qq pessoa com dificuldade de locomoção, pode ser até um pé engessado, mas velhinhos lá até com bengala tranquilos na mesma fila enorme de todo mundo pq eles tem educação E orgulho de não precisar de benefícios qnt tem saúde.

A questão é q isso de preferencial passa pela educação do povo e no Brasil essa educação é rara tanto nas pessoas usuárias qnt nas não usuárias.

André disse...

O Michael Phelps nada muito. Não sei porque tem que gastar com colete salva-vidas nos barcos.

Anônimo disse...

Na França é outra estória. Aqui é país de terceiro mundo com péssima qualidade de vida.Um país que nem o Brasil,com ZERO empatia é normal pensar que o idoso ou grávida tem muito mais força e resistência do que outras pessoas. Eu me seguro no ônibus com uma mão SÓ, resistindo freadas e alta velocidade pq sou portadora de deficiência física.Realmente deve ser muito orgulhosa a pessoa nessas condições que não aceita um assento e estou falando do preferencial pq o contrário é impossível.


Kasturba disse...

Também achei muito interessante a conexão desse post e o anterior.
A mulher que não quer ter filhos é egoísta, desalmada, irresponsável. Mas a que está grávida que aguente caladinha as dificuldades desse período, sem exigir nenhuma "regalia", afinal de contas, engravidou porque quis...

Aí depois a reaçada fica chorando e não entende porque cada vez mais mulheres decidem que não querem filhos...

Kasturba disse...

Grávida não deveria sambar porque pode fazer mal pro bebê. Deveria se poupar e descansar, mas nada de tirar licença médica, vai trabalhar porque o empresário não pode ter prejuízo.
Depois que o bebê nasce, é bom esquecer que você é mulher, tem vida social e vontades próprias: Tem que viver em função de cuidar do bebê. Mas se vira pra conciliar bebê e trabalho, porque essa historia de licença maternidade é um absurdo! Ah, e dar peito em público também é um horror!! Vai contra a moral e os bons costumes, ato erótico! Melhor de tudo é não sair de casa mesmo, assim amamenta escondidinha no quarto. Se vira, arranja 3 corpos: Um fica em casa com o bebê, outro sai pra trabalhar, e outro sai pro mercado, pagar conta de banco, etc..
E não pensa que depois facilita não: Tem que ser uma mãe sempre presente. Participar das reuniões escolares, não deixar assistir TV muito tempo, colocar pra dormir cedo, ajudar no dever de casa, preparar comida saudável, levar na consulta do médico, dentista, terapeuta... Mas nada de faltar um dia de trabalho!!! Que absurdo, a empresa não pode ser responsabilizada pela sua escolha de ter filhos!! Dê um jeito. Pedir ajuda pra avó, pra vizinha, contratar uma babá?? Nada disso!! Quem pariu Matheus que o embale...

Como essas mães de hoje em dia são péssimas. Mas pior ainda são as monstras irresponsáveis, egoístas e eternas adolescentes que optam por não serem mães.

.....

É realmente difícil ser mulher...

Anônimo disse...

A questão do idoso é muito diferente nos países desenvolvidos, parece que tudo nos países subdesenvolvidos é pior.

Anônimo disse...

A tal da loira reaça passou a madrugada assistindo desfile de escola de samba? Não gostei de uma ala com blackface dessa escola de samba.

Anônimo disse...

Se a mulher vai trabalhar fora é porque é culpa dela e escolheu mal, quem mandou não escolher um bom partidão que a sustente em casa e pague uma diarista sem ela precisar trabalhar fora? Mulher só escolhe vagabundo e marginal e não quer saber dos homens honrados e trabalhadores que se sacrificam para sustentar a família.

Anônimo disse...

Sobre ceder ou não o lugar para as gravidas fez-me pensar um outro assunto.

Querem coisa mais machista que ceder o assento para uma mulher, ou abri-lhe a porta e carregar as malas, ou puxar a cadeira ou ceder o lugar em transporte publico; e a pior de todas: Mulheres e crianças primeiro.

Quem não entrega a conta primeiramente para os homens? Qual machista não quer socorrer uma mulher quando ela esta em dificuldade? Se for para dividir a conta sairia com as amigas e...

As mulheres já ocuparam seus espaços e são iguais, e não precisam de nenhum cavalheirismo machista medieval disfarçado de gentilezas.

titia disse...

Aahn, deixa ver se eu entendi: por causa de seis mulheres grávidas que desfilaram na avenida sambando por algumas horas (talvez menos), provavelmente depois de consultar um médico, fazer uma preparação física específica, usar sapatos confortáveis e terem socorro médico próximo se necessário, além de estarem num estágio da gravidez avançado o suficiente pra que algum esforço físico extra de curta duração não causa tanto dano quanto, sei lá, correr a São Silvestre aos dois meses... todas as mulheres grávidas devem deixar de ter prioridade nos ônibus e filas? Reaçada, sério, por acaso vocês comeram bosta durante o carnaval?

E por mais que esses inúteis achem que não, ficar em pé parado é bem diferente de se mover a pé. Fiquem uma hora de pé parados num canto, depois deem uma caminhada de uma hora numa pista desimpedida e vejam a qual situação seu corpo reage pior. O corpo humano foi feito pra estar em movimento constante e a gravidez não é uma exceção, gestantes precisam fazer atividades físicas (adequadas, claro) e NENHUM médico vai apoiar essa palhaçada de manter as mulheres grávidas deitadas e imóveis 24 horas por dia, isso vai é fazer mal tanto pra mulher quanto pro bebê. Por que vocês não desistem de tentar se formar pelo google.com e vão estudar pra fazer uma faculdade de verdade, seus vagabundos?

Kasturba disse...

"quem mandou não escolher um bom partidão que a sustente"

Aí se vem uma mulher e diz que quer um marido rico que a sustente, com certeza o mesmo idiota que fez a afirmação anterior, vai dizer que "mulher não presta mesmo, é tudo interesseira e só quer se encostar nos coitados dos homens"...

É como aquela história do menino, do velho e do jumento... Pra reaçada não falar mal de uma mulher, só se ela não existir mesmo...

Anônimo disse...

Que papel mas ridículo: Mulheres negras com seus ventres de grávidas.

Isso só mostra "A Casa Grande e Senzala" onde as negras cativas serviam de escravas sexuais e genitoras de filhos bastados dos senhores de engenho e de outro "senhor" qualquer.

Anônimo disse...

Ceder lugar para uma grávida é diferente de ceder para uma mulher não grávida, pois quando está grávida a barriga da mulher está grande e a mulher está pesada e cansada. O filho não é só dela não, é um homem tbm e se uma mulher deixar de engravidar pq não tem um emprego milionário, uma herança milionária ou não arranjou um marido milionário para só andar de carro particular, táxi ou uber, ela será criticada do mesmo jeito.

De resto, é apenas choro de homem machista que obviamente só atrai mulher machista, logo interesseira. Isso de não querer dividir ou pagar a conta é mentalidade de mulher machista.

O que mascus tem contra a ajudar crianças? Pois o sujeito parece que odeia crianças.

LuMaria disse...

Olha, essas grávidas da escola de samba são bem preparadas, malham desde antes da gravidez etc. Eu cedo meu assento sim pras grávidas que encontro no buzu, mesmo não estando eu no preferencial. Já convivi com muitas grávidas pra saber dos pés inchados, das dores nas costas, do cansaço pelo peso extra... E se não bastar, ainda tem que aturar essa ladainha machista que Kasturba já lembrou aí. Toda minha simpatia e gentileza pra essas mulheres. E inclusive dou lugar pras sambistas também, tou nem aí kkkk.

Anônimo disse...

Ceder lugar para mulher grávida em transporte público não é ''cavalheirismo'' machista medieval, tanto que mulheres não grávidas tbm podem ceder o lugar delas para as grávidas, idosas/os e/ou pne.

Anônimo disse...

Entre uma mulher gestante, uma pessoa idosa ou com problemas de locomoção, qual teria mais prioridade?

Kasturba disse...

Cara, ceder lugar pra grávida não é nenhuma gentileza machista disfarçada de cavalheirismo não.
É questão de saúde, igual ceder lugar pra idoso, pra deficiente. A pessoa está em um estado de saúde debilitado e não tem condições físicas de ficar muito tempo em pé. E se levar um tombo, pode sangrar e o feto morrer, sabia? Assim como se um idoso levar um tombo, pode quebrar os ossos (muito mais frágeis que os de uma pessoa jovem) e nunca mais se recompor. Conheço diversos idosos que ficaram presos o resto da vida em cadeira de rodas ou até na cama por causa de um tombo...

Desejo sempre que pessoas com esse tipo de mentalidade tenham uma vida bem longa, pra sentir na própria pele, quando forem idosos, como é difícil viver em uma sociedade com zero empatia.

Anônimo disse...

Acho que essa tal loira reaça é um homem! Não que uma mulher não possa ser reaça, tem muitas que são, mas os mascus adoram criar fakes de mulheres, principalmente dentro dos padrões deles para legitimar o discurso deles.

Anônimo disse...

Olha só como esses misóginos amam crianças, hein? Não é a toa que amam fetos de plásticos e borrachas.

Anônimo disse...

O tempo médio de um desfile de escola de samba é 1 hr e não pode passar de 01:20 min e mesmo assim quem desfila não fica necessariamente todo o tempo sambando. Depende muito de quando a ala que a pessoa vai sair vai entrar. Nem todo mundo precisa sambar perfeitamente ao desfilar numa escola de samba ou usar sandálias de salto altíssimo, pode muito bem ir caminhando pela ala e mexer os braços, mexer o corpo devagar, sorrir, acenar e cantar o samba enredo, não é nada demais. No caso dessas grávidas, com certeza elas fizeram exames e tinha médicos acompanhando a ala delas. Eu já acompanhei muito desfile de escola de samba no passado, depois deixei.

Prof. Ane Santos disse...

Falta de respeito com a outra pessoa, querem manter os outros em grilhões: no caso da mulher, agir como a sociedade manda, não se divertir, não abortar, obedecer ao marido, etc.
E falta, claro, um mínimo de conhecimento sobre corpo humano para entender que as necessidades são diferentes, basta verificar que (como comentado aqui) se levar um tombo, pode se machucar seriamente, se for grávida se cansa fácil e etc. Acho que este povo que fala assim é: preguiça de pensar + falta de empatia + egocentrismo + ideia distorcida de prioridades sociais...

Anônimo disse...

Grávidas devem sim ficar em casa de repouso, e não sambando. Essa é a verdade. A própria Kasturba disse que o idoso pode correr o risco de levar um tombo, quebrar os ossos. E, um lugar onde acontece muito de as pessoas caírem é enquanto sambam na avenida, poxa liguem a televisão, o que mais se noticia no carnaval é mulatas que acabam levando um tombo, ou algum acidente com carros alegóricos causando vários feridos.

E qual é o problema de responsabilizar a mãe depois que o filho nasce? do tipo "foi você quem pôs no mundo!"... E NÃO FOI MESMO??? ou será que fui eu que coloquei o filho dela no mundo????????

Essa nossa geração atual não suporta assumir responsabilidades mesmo! O mundo é uma festa!!!!!

Anônimo disse...

Em vez de repensar o direito das grávidas nas filas preferenciais, deveria se repensar a presença delas na avenida. Minha irmã é pediatra intensivista e ela falou que todo carnaval tem parto prematuro de gravidas que acharam que era uma boa ideia sambar já de barrigão. São lindos os casos na TV, mas os casos dos hospitais ninguém conta.

Joana disse...

Ô pessoa das 18:58 do dia 15/02... Já passou pela sua cabeça que há muitas mulheres que trabalham fora porque QUEREM? E que muitas destas mulheres que valorizam a realização profissional têm filhos, sustentam a casa, pagam diarista, 100% das despesas e NÃO PRECISAM de homem nenhum que "se sacrifique" por elas? Somos muito capazes, pessoa. E é isso que dói, né? É que não precisamos nem queremos. E o choro, já sabe... é livre, rs.

Joana disse...

Pessoa, a sua desonestidade é vergonhosa... A mulher é responsável desde sempre e se o útero é dela, a gravidez é dela e o filho também, NÃO SE META EM MOMENTO NENHUM, ok? Responsabilize-se pela SUA vida (como se mascu soubesse o que é isso...).

Anônimo disse...

De acordo com o mascu, só mulher bota filho no mundo. Grávidas podem levar um tombo sem nem se quer está sambando de fato, apenas andando pela avenida, já que nem todo mundo realmente samba quando desfila em escol,a de samba e mesmo usando sapatos baixos e com um monte de gente em volta ajudando e acompanhando, mas não levam tombo no ônibus em pé já que ceder um lugar para uma grávida é ''cavalheirismo medieval'' e cheio de gente que não está nem ligando para ela. A tal da loira reaça criou muitos monstros.

Anônimo disse...

Como esses brutamontes são ignorantes e imbecis!

Joana disse...

Então, pessoas, é o seguinte... Ainda não sou mãe mas um dia, pretendo ser. Se engravidar e estiver bem para sambar, EU VOU SAMBAR. Mas se não estiver, óbvio que não vou. Cada pessoa conhece seus limites. Só mascus que pretendem decidir qual é o limite do outro. Mas ninguém precisa dar a mínima importância para papo furado de mascu, nénão?

Anônimo disse...

Cada gravidez é diferente da outra.
Eu tive um problema chamado hiperemese gravidica, me deu um enjôo fortíssimo que eu ficava horas seguidas vomitando e mal parava em pé de tanta fraqueza. E olha que eu não tinha nem barriga direito, fiquei tão, mas tao mal que até pedi demissão.

Só escutava o povo falando que "gravidez não é doença", mas eu nunca estive tão péssima desse jeito, nem doente de vdde. Só saia de casa pra ir ao médico e na maioria das vezes ngm me dava lugar, é revoltante.

Têm mulheres que não sentem quase nada, conseguem até ir à academia; já algumas são obrigadas a fazer repouso total, e há outras tbm que passam muito mal como eu passei. Cada caso é um caso e eu descobri que certas coisas a gente só sabe a verdade qndo sente na própria pele.

É o mesmo caso com idosos, minha mãe com 71 anos tem mais pique que muitos jovens, mas tem pessoas com menos idade que ela e cheias de problemas de saúde.
Sabe é difícil julgar,e na dúvida, não custa nada. Todo mundo pode precisar um dia.

Anônimo disse...

Ótimo comentário. Mas...essa de comparar mulher grávida com idoso e/ou deficiente deixa explícita sua picaretagem ops..má-fé.

Anônimo disse...

Anonimo das 22:31: Eh recomendação médica gravida se movimentar. Ativa a circulação, oxigena, da folego. Muitas gravidas PRECISAM se movietar para melhorar dor nas costas e nervo ciatico!

Ficar em repouso é so em caso de risco pro feto. Mas numa gravidez saudavel não se movimentar é aumentar o risco de saude para o feto, e aumenta inclusive o risco da criança ser obesa. (nem falo dos beneficios para mulher, pq com certeza isso não te importa...)

yara

André disse...

22:31,

1) Se você for o pai então foi você que pôs o filho de vocês no mundo também.
2) Nos melhores países não é só da mãe a responsabilidade pelo filho, nos países não muito bons também não é, mas imbecis fazem vista grossa.
3) Não precisa fingir que está preocupado com a saúde delas, você quer uma de duas coisas (talvez as duas): não ver mulheres negras na TV (principalmente com indícios que estão se reproduzindo) ou extinguir qualquer política social (quiçá o Estado todo).

Anônimo disse...

Fiquei imaginando o ponto de ônibus, uma fila de mulher grávida sambando, quem aguentar fica em pé, quem não aguentar pode sentar... Pelamor...

Marina disse...

Anônimo das 22:31, vc está há anos-luz de poder participar de qualquer tipo de discussão sobre responsabilidade pelas crianças. Mas se vc quiser realmente começar a usar o q tem entre as orelhas, comece responsabilizando, com todo esse seu ódio, tbm os pais. Depois q vc entender essa diferença, talvez consiga se preparar para discutir responsabilidade por crianças, mas t digo só uma coisinha - GERAL cria as crianças. Aliás, procure um vídeo da Hel Molther com exatamente esse título!

Cão do Mato disse...

Ué, mas não eram mulheres negras e pobres? Acho meio difícil que elas tenham tido "acompanhamento médico e preparação física específica"...

Anônimo disse...

Uma coisa que acho estranho é o por que estes mascus reaças(desculpa a redundância) que dizem odiar tanto mulher é tão obcecado por loiras naturais? O Elliot Rodger por exemplo cometeu um massacre e se matou por causa que não conseguiu uma loira natural. Aqui no Brasil, você que os mascus estão dispostos a pagar bem mais por garotas de programa loiras naturais e até planejar viagens caríssimas ao exterior. Não entendo como um ser que odeia mulheres pode ao mesmo tempo fazer isto.

Anônimo disse...

Acompanhamento médico através da escola de samba criatura, não é médico pessoal não. E não é só pessoas negras, pobres, das favelas e que andam apenas de transporte público que participam dos desfiles das escolas de samba não. Pode até ser uma maioria, com exceção de celebridades, mas não são todos não! Tem gente que desfila em escola de samba que tem carro. Vai questionar a loira reaça! Nem todo mundo que desfila nas escolas de samba, fica sambando no desfile. Nem teria como todo mundo ficar sambando enquanto desfila.

Anônimo disse...

A ignorância desses sujeitos se torna pedante de tão persistente.

Anônimo disse...

Tem gestantes que inclusive fazem aulas de dança, é recomendado, a não ser, como já foi explicado várias vezes para os mascustrolls, em casos mais raros no qual o feto pode ter algum problema de saúde, fora isso, é mais do que saudável!

Anônimo disse...

Esse tal ''cão do mato'' tbm é outro ignorante.

Marina disse...

Cão do Mato, vc q tinha recebido o título de menos tosco enre os toscos, declaro q vc acabou de perder esse título. As mulheres podem ser pobres (acredito q são negras está bem claro, né não?), mas a escola de samba com ctz tem como bancar o acompanhamento médico...Ah e sim, uma sigla pra vc: SUS.

Anônimo disse...

Tem sentido sim, a gravida aguenta desfilar, sambar, mas n aguenta ficar de pé no ônibus? E a desculpa é q no samba ela vai porque quer e no ônibus tá o obrigada. Qual a lógica disso. N muda absolutamente nada, o fato de q ela n vai morrer se ficar em pé.

Mulher só quer privilégios.

Anônimo disse...

Lembram dos reaças no ultimo post falando que mulher tinha que engravidar pra manter a população?

E agora não prestam nem pra deixar grávida ter um mínimo de conforto. To achando que não estão preocupados com a população porcaria nenhuma. Querem mesmo é ver mulher sofrer. Só pode.

Cão do Mato disse...

Ha, por favor, né... Parem de forçar a barra...Escola de samba nenhuma banca acompanhamento médico para ninguém... E SUS??? KKKKKKK... É, dá para imaginar: "Dr(a), vou desfilar no carnaval e queria fazer um check up preventivo pra ver se não vou sofrer um aborto no meio da avenida." Rárárárá...

Joana disse...

Vai dormir, mascu das 13:35. Critérios de prioridade são OBJETIVOS. É grávida? Idoso? Pessoa portadora de deficiência? Tem prioridade e ponto. Engula ou passe mal.

Joana disse...

Anon das 13:46, reaças só querem SER DO CONTRA E/OU APARECER. Quando a grávida é da família deles, a conversa muda na mesma hora.

Anônimo disse...

Vocês mesmas se contradizem. Hora dizem que mulher é forte e aguenta tudo que um homem faz e de salto alto. Agora a maior prova esta aí, no carnaval desfilando grávidas com todo vigor. Nem eu conseguiria, talvez, esta façanha. A questão é: se são tão fortes a ponto de tais atos, por que requerer preferência em filas de espera de meros 30 minutos?? E daí que a gente conclui que o negócio da mulher é reclamar, reclamar e reclamar. Pode anotar, vai chegar o dia que a gestante vai requerer é isenção de tudo quanto é obrigação, até de impostos e ainda vão continuar com a sina da mulher: Reclamar, reclamar e reclamar.

titia disse...

13:46 é exatamente isso que eles querem. Só que a reaçada acha que todo mundo é tão burro quanto eles e que se não falarem especificamente "Hurdur queremos é que essas vagabundas sofram mesmo por se atreverem a nascer mulher!" ninguém vai perceber. É ridículo, patético e não enganam ninguém, nem eles mesmos mas os restos merda mal cagada continuam tentando.

Anônimo disse...

Nem carregando um bebê (que os mascus dizem respeitar tanto para aumentar a população e ao idolatrar fetos de plástico, já que odeiam mulheres) uma mulher consegue ser respeitada e ter paz.

Anônimo disse...

Escolas de samba terem médicos disponíveis em casos especiais nos desfiles é super comum e até antigo, não é de hoje! Que sujeitos mais podres e ignorantes! Trolls descarados.

Anônimo disse...

Os misóginos tbm não gostam das mulheres loiras naturais, incluindo o cabelo liso e os olhos claros. Elas são apenas troféus, fetiches de origem racista para exibicionismo. Não são apenas questão de gosto. No caso dos mais eugenistas, as loiras de cu rosa como eles chamam, seriam as parideiras perfeitas para o mascu, seja o neonazista que apenas por ter uma pele branca jura ser da ''pura raça ariana'' ou pardo/negro querendo embranquecer suas futuras gerações.

Anônimo disse...

Esses mascustrolls são doentes!

Anônimo disse...

O pior é que a tal ''loira reaça'' e seus seguidores igualmente loucos resolveram atacar todas as grávidas do país, até as que nem estavam no desfile, só para negar o local preferencial a todas elas em transportes públicos. Isso é doentio, sádico e desonesto.

Anônimo disse...

Concordo com seu comentário, cão do mato.

Anônimo disse...

Lola, não vejo na Europa e nos EUA essa preocupação com a prioridade de grávidas e idosos. Se estiverem necessitados de apoio, as pessoas dão lugar. Se não, assume-se que são humanos saudáveis como quaisquer outros. Uma amiga americana chegou a ficar horrorizadas quando falei sobre a prioridade para grávidas no Brasil: “gravidez é tratada como deficiência?”
Não estou dizendo que a Loira Reaça e seus seguidores não são babacas. Mas há pontos de vista distintos - e humanos - sobre esse assunto.

Joana disse...

Não, mascu das 14:25. Homens é que não aguentam o que uma mulher aguenta. Homem chora por "febre" de 37°, que dirá se engravidasse. E a sua lógica é que está mais furada que escorredor de macarrão. Ora vocês dizem que a mulherada não quer mais ter filho, ora que todas vão engravidar e requerer isenção... Tá feio, viu? Feio pra você.

Kasturba disse...

"a grávida aguenta desfilar, sambar, mas não aguenta ficar de pé no ônibus"...

Que grávida?? Só existe uma grávida?? Se uma (ou seis) grávidas conseguem, então todas necessariamente conseguem?

Pela sua própria lógica:

Assisti um cara correndo uma maratona. O homem consegue correr 42km e depois precisa pegar ônibus pra voltar do trabalho?? Por que não volta correndo pra casa e deixa os ônibus exclusivamente para idosos, deficientes e grávidas?

Homem só quer privilégio.

titia disse...

18:13 então seu negócio é salvar criancinhas inocentes, Dom Quixote dos teclados? Não, não precisa pular na jaula dos leões. Levante a sua bunda murcha e mal lavada do sofá e vá até a comunidade carente mais próxima desenvolver atividades recreativas e educacionais pras crianças. Ou vá a um hospital infantil, doar sangue e medula pra crianças com câncer. Vá a uma ONG contar histórias, fazer limpeza na AACD, ser voluntário num abrigo. O que não falta são maneiras eficazes de salvar crianças inocentes sem precisar bancar o vencedor do Darwin Awards.

Aliás, esses cenários nos quais a macharada machista se coloca como os grandes heróis salvadores de criancinhas inocentes são convenientemente impossíveis; quais as chances dessa fedelhada barbuda que não sai da frente do computador estar passeando pelo zoológico (coisa abominável) e uma criança com pais especialmente ineptos cair na jaula dos leões? Mas cruzar duas quadras e atravessar a rua pra ir arrumar a sala de fisioterapia da AACD - algo real, concreto, ao pleno alcance deles e que precisa ser feito todo dia - é completamente fora de cogitação pra essa trupe desgracenta. É como eu disse antes: o que eles querem é ver mulheres sofrendo. Esses lixos hospitalares não enganam nem a si mesmos mais.

Anônimo disse...

''Outra falácia que vocês disseram é: cada gravidez é um caso... algumas podem sambar.. outras não. É o mesmo que eu falar assim: "Bom, eu bebi cerveja, mas foi só um pouquinho... então, no meu caso eu posso sim ir dirigindo pra casa."

É sério isso? Comparando sintomas e situações de diferentes gestações, de diferentes mulheres com consumir bebida alcoólica e dirigir? Por isso que esse tipo de gente só atrai mulher interesseira, não tem como alguém aguentar um troço desses se não for por dinheiro.

Anônimo disse...

Vou começar uma campanha com cidadãos de bem, agora nos ônibus do Rio de Janeiro não ceda mais o seu lugar para qualquer mulher negra grávida, ela pode ter sambado por 1 hora no desfile da escola de samba e se sambou grávida é pq está muito boa para ficar em pé durante o percurso.

Ezco Musaos disse...

"MENTIRA - VOU ME METER SIM! SE FOR PARA SALVAR BEBÊS INOCENTES, EU ESTAREI SEMPRE LÁ - SE FOR PRECISO ENTRAR NUMA JAULA CHEIA DE LEÕES PARA SALVAR UM ÚNICO BEBÊ INOCENTE, PODEM ESPERAR ME ENCONTRAR LÁ"

---> Diz o lixo humano (=mascu), pra logo depois defecar:

"se o útero é de vocês, então vocês não têm direito a assentos preferenciais, ok? isso não é problema meu."

---> Você não acabou de dizer que faria de tudo para salvar um bebê inocente, seu lixo? Oh bostinha virtual, o que uma mulher carrega no útero? Cadê essa preocupação com o futuro bebê inocente que a mulher carrega? A cada dia me convenço que reacionarismo é sinônimo de terrorismo. Dizer que essãs coisas são doentes mentais é falta de respeito com quem realmente tem problemas desse tipo. Reacionários são um câncer social.

Anônimo disse...

Ô seu burro, nem todo mundo passa pela mesma coisa. Tem gravida que não pode fazer quase nada pq corre risco de perder o bebê, mas já vi grávida até fazendo crossfit! Sabe pq??? Pq cada um tem um organismo diferente!

Por isso sou a favor do aborto mesmo eu sendo mãe! Pq a maioria das pessoas CAGA pras gestantes! E pras crianças tbm. Ngm tá nem aí se vc pode levar uma pancada na barriga dentro do onibus lotado!
É uma sociedade hipocrita de merda. Se não tem nada de bom a falar, cala a boca!

Anônimo disse...

Colega nem tudo que vem da lá de fora quer dizer que é melhor. Algumas grávidas passam muito mal sim, pelo seu comentário acho que nunca passou por isso. Uma gravidez não é igual pra todas as mulheres, e a mesma mulher pode ter gestaçoes diferentes.
E outra, vc anda de transporte público? Em uma cidade grande como SP por exemplo?
Eu ia trabalhar de metro e era um inferno. É como andar numa lata de sardinha LITERALMENTE.

Anônimo disse...

Olha é por isso, que depois que tive um filho, passei a ser a favor do aborto.
As pessoas não têm um pingo de empatia, TODO MUNDO quer dar opinião e acha que sabe o que vc pode sentir ou não!

Eu passei muito mal, já vi amigas que ficaram super bem, mas eu estava mal e não era frescura. Aí vem pessoas que nunca ficaram gestantes na vida insinuando que é frescura pq com "fulana" era diferente. Se a Dona Maria pariu dez filhos e fazia isso e aquilo vc é obrigada a ser igual.

Pois a minha mãe teve câncer, fazia quimio e ia trabalhar. Ela tem uma resistência inacreditável, mas nem por isso eu vou virar pra uma pessoa com câncer e falar que não é nada demais, que minha mãe trabalhava e blá blá blá. Pq eu tenho o mínimo de noção!

Vc tá aí com saúde, vai cair a perna por dar lugar pra uma gestante ou um idoso? Ah vão tomar vergonha na cara!
E não é só por causa de barriga grande não, os primeiros meses de gestação é qndo a mulher mais passa mal, e existe maior risco de perder o bebê.


Anônimo disse...

O fato de não haver acentos reservados exclusivamente para idosos/gestantes, etc em outros países não impede que alguém dê lugar a algum deles caso precisem, sim, tem grávidas que vivem passando mal e nesses casos se precisarem alguém deve ceder o assento, mas se não precisar é outra coisa. Isso foi deixado claro.

Anônimo disse...

Não tem como andar com plaquinha avisando se tá mal ou bem. Passar mal não precisa ser uma situação extrema. Passar mal pode ser qualquer incômodo, um pé inchado, enjôo, dores.

Lógico que numa situação extrema se alguém tá a ponto de desmaiar o povo cede o lugar. Mas de qualquer forma é muito difícil.

Transporte público aqui no
Brasil é um caos, superlotado e dependendo do lugar vc passa horas pra chegar em casa. E vai todo amassado e levando empurrão.

Anônimo disse...

Na Europa, pelo menos na Suíça e Alemanha, existe, sim, lugares reservados para idosos, gestantes e pne. Não é sempre que as pessoas cedem seus assentos e algumas vezes os idosos nem aceitam (porque não precisam). Muitas vezes a distância entre os pontos é pequena e os ônibus são estáveis (não parecem um brinquedo de parque de diversões). Dificilmente há filas preferenciais porque os serviços costumam ser rápidos, o caixa de supermercado é ágil e se a fila começa a crescer um colega é chamado para abrir um caixa novo (que são ocupados sob demanda).

donadio disse...

Ué, que coisa estranha.

Um monte de gente que nunca anda de ônibus - consultores muito bem sucedidos, gente de classe média alta que tem apartamento de cem mil reais, gente que ganha cinco mil reais por mês - preocupadíssimos com ceder lugar a gestantes em ônibus lotados.

Pensei que vocês estivessem ocupados pilotando suas Ferraris e Lamborghinis no engarrafamento do fim da tarde; o que houve? O mecânico da esquina não conseguiu dar um jeito no giclê do Porsche ou da Mercedes?

Zé-ruelice, a gente vê por aqui...

donadio disse...

Essas coisas que não existem no primeiro mundo...

Reino Unido:
http://newsimg.bbc.co.uk/media/images/44473000/jpg/_44473373_pregnant-tube_300.jpg

Itália:
http://c7.alamy.com/comp/GJYM5N/seats-reserved-for-the-elderly-infirm-and-pregnant-women-on-a-vaporetto-GJYM5N.jpg

Japão:
http://c7.alamy.com/comp/B8F3N9/priority-seat-tokyo-narita-airport-nrtrjaa-chiba-jp-B8F3N9.jpg

Canadá ("um dos países mais liberais, economicamente falando, do mundo"):
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQZmtMWshZZwd1UMIfqWn2cScTfo97FpjuzvjNevOQMRxHuH7Yi

Suécia:
http://www.stockholmdirekt.se/_internal/cimg!0/l4a3dw8x5n90hl7w154q4xv69layow6.jpeg

Alemanha:
https://thumbs.dreamstime.com/b/priorit%C3%A4tssitze-37679674.jpg

Anônimo disse...

Pra mim, dependendo do grau de dificuldade de locomoção, a mulher grávida tem prioridade, afinal, tem que se proteger a vidinha delicada que está se formando no sagrado ventre materno

Anônimo disse...

Isso é devido ao pouco valor que se dá á vida hoje em dia. Até de paraquedas tem loca grávida se jogando...nosso país tem mais de 50.000 homicídios por ano...

Anônimo disse...

Alto lá, sou reaça, mas eu daria toda a prioridade a grávida, que gesta seu filho. Não coloqu todos no mesmo saco..cara que não zela por uma gestante, qualquer uma, até essas irresponsáveis que a gente vê até fumando, não é homem.É escória.

Anônimo disse...

De salto alto tu não conseguiria mesmo, kkkk

Anônimo disse...

Cara, que loucura...

Anônimo disse...

Por aí mesmo, Kasturba. E pra vc que, agora, está embarcando nesse novo mundo feminismo -maternidade, tomo a liberdade de te recomendar o blog/Facebook da ativista Anne Rami, o mamatraca.