terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

TUIUTI MANDA SEU FORA TEMER

Muita gente (ok, uma pessoa) me pediu pra falar da escola de samba Paraíso da Tuiuti, que desfilou no domingo no Sambódromo, no Rio.
Não sou a pessoa mais adequada pra falar disso porque, em primeiro lugar, não vi o desfile. Não vejo há vinte anos, desde que a Globo não transmitiu o desfile da Mangueira logo no ano que eu mais quis ver um desfile na vida. Era 1998 e a Mangueira ia homenagear o Chico. Ia não, homenageou. Foi inclusive campeã naquele ano. Mas desfilou às 21 horas do domingo, e a Globo, pra não atrapalhar o Fantástico, simplesmente não passou a Mangueira. Foi a última vez que liguei a TV durante o carnaval.
Mas mesmo que eu quisesse ter visto a Tuiuti no último domingo, eu não poderia. Porque estava em Barra Nova, Ceará, numa pousada sem tevê. E não vou viajar mais no carnaval. É um inferno. Que adianta estar num lugar lindo e deslumbrante se os carros entram com tudo na praia (o que é proibido) e, pior ainda, disputam entre eles quem provoca o barulho mais ensurdecedor com seus asquerosos paredões de som? 
A gente voltou ora casa um dia antes. Fui forçada a ouvir montes de músicas horrorosas, de uma falta de inteligência absoluta. Uma, por exemplo, repetia sem parar "Se você me dizer 'oi', eu vou responder 'oi'", entrelaçada com uma voz que gritava "o melhor do som automotivo". Eu estava pensando: se esse é o melhor do som automotivo, qual seria o pior? Mas não tive que pensar muito tempo, porque a canção seguinte falava de uma mulher traída que matou uma novinha. 
Então eu, sinceramente, estou cansada de carnaval.
Mas felizmente hoje não dependemos do monopólio de uma TV pra ver um desfile. Dá pra ver aqui. A Tuiuti realizou o espetáculo mais político. Aproveitando os 130 anos da Lei Áurea, a escola trouxe o enredo "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?"
Irmão de olho claro ou da Guiné
Qual será o valor? Pobre artigo de mercado
Senhor eu não tenho a sua fé, e nem tenho a sua cor
Tenho sangue avermelhado
O mesmo que escorre da ferida
Mostra que a vida se lamenta por nós dois
Mas falta em seu peito um coração
Ao me dar escravidão e um prato de feijão com arroz

Eu fui mandinga, cambinda, haussá
Fui um rei egbá preso na corrente
Sofri nos braços de um capataz
Morri nos canaviais onde se planta gente

Ê calunga! Ê ê calunga!
Preto Velho me contou, preto velho me contou
Onde mora a senhora liberdade
Não tem ferro, nem feitor

Amparo do rosário ao negro benedito
Um grito feito pele do tambor
Deu no noticiário, com lágrimas escrito
Um rito, uma luta, um homem de cor

E assim, quando a lei foi assinada
Uma luta atordoada assistiu fogos no céu
Áurea feito o ouro da bandeira
Fui rezar na cachoeira contra bondade cruel

Meu Deus! Meu Deus!
Se eu chorar não leve a mal
Pela luz do candeeiro
Liberte o cativeiro social

Não sou escravo de nenhum senhor
Meu paraíso é meu bastião
Meu Tuiuti o quilombo da favela
É sentinela da libertação

A letra é bela e impactante, mas mais poderoso que isso foi a Tuiuti usar o tema para condenar o golpe de 2016, para criticar a reforma trabalhista, a precarização do trabalho e o desmonte da previdência. Uma das fantasias que mais chamou a atenção foi o "manifestoche", ou seja, o brasileiro pato que saiu às ruas para tirar do poder um governo democraticamente eleito e colocar golpistas que só representam 1% da população (a bolsa de valores gosta). 
Pra não restar nenhuma dúvida, no final apareceu um vampiro igualzinho ao nosso presidente em exorcismo. 
A Globo que, assim como o resto da mídia, apoiou o golpe e vende as "reformas" que tiram os nossos direitos de "necessárias", parece não ter se entusiasmado com o desfile da Tuiuti. O Jornal Nacional de ontem dedicou apenas 35 segundos à escola, enquanto as outras mereceram entre 53 e 90 segundos cada. A transmissão ao vivo nem tocou no nome de Temer ou da Fiesp. Aliás, o que mais se ouviu na Globo durante o desfile da Tuiuti foi silêncio.
O carnaval é sempre acusado de ser um dos ópios do povo brasileiro. Por isso, é muito bonito quando esse mesmo espetáculo usa seu poder para criticar, para abalar as estruturas. A Tuiuti certamente conseguiu. 

48 comentários:

Anônimo disse...

#ficatemer

Anônimo disse...

"Que adianta estar num lugar lindo e deslumbrante se os carros entram com tudo na praia (o que é proibido) e, pior ainda, disputam entre eles quem provoca o barulho mais ensurdecedor com seus asquerosos paredões de som?"

Bem vinda ao Brasil Lola, bem vinda ao pesadelo da realidade. Da proxima vez vá a Hell de janeiro, e se deslumbre com as balas perdidas, brigas, e arrastões.

Anônimo disse...

"e o desmonte da previdência"

A previdência vai se desmontar por conta de vocês funcionários públicos privilegiados que não querem largar o osso.
Lola você acha justo uma pessoa se aposentar antes que as outras com salario integral enquanto a maioria se aposenta depois com salario proporcional? Isto sem falar que o absurdo que pagamos em impostos em tudo vai para o ralo de uma funcionalismo publico inchado, corrupto, burocratístico, e quando precisamos de algum serviço em repartição publica da vontade de levar uma jarra de suco de laranja pra ver se da animo no pessoal. Sim porque tamanha má vontade e preguiça só pode ser lombriga não e possível.

lola aronovich disse...

Cara, vc está um tanto atrasado. Já aconteceram algumas reformas referentes à aposentadoria dos servidores públicos. Eu, por exemplo, que ingressei em 2010, não receberei o mesmo reajuste que os servidores que entraram antes de mim (eu não planejo me aposentar como servidora, pois para isso teria que trabalhar no mínimo até os 63 anos e, se tudo der certo, gostaria de parar de trabalhar aos 56). Mas a maior mudança veio em 2013. Hoje um servidor não se aposenta nem antes nem com salário integral. Ele passa a ter o mesmo teto de qualquer contribuinte, que dá um pouco mais de 4 mil reais. Se quiser receber mais, tem que pagar aposentadoria complementar. Além do mais, todo servidor tem que pagar a mais para se aposentar. Nosso desconto é maior. Portanto, antes de falar besteira, tente se atualizar um pouco.
A propósito, o desmonte da previdência vai afetar em cheio o trabalhador comum. Se vc não for dono de plano de previdência privada, não deveria comemorar.

Raquel disse...

Lola, obrigada por comentar. Te adoro! A Tuiuti lavou minha alma como mulher negra. E esse homem que comentou sobre servidores públicos deve ser só mais um pato kkkk ignore

Viviane disse...

As reações dos comentaristas da Globo foram a melhor ilustração da expressão "silêncio ensurdecedor", hahaha!
Sobre o desmonte da previdência, Lola, importante lembrar que o Grupo Globo é dono do plano de previdência MAPFRE. Daí o intere$$e nesse desmonte.

Sandra May disse...

Feliz demais de ver uma postagem como essa num blog. Lavei minha alma com o desfile e enredo da Paraíso do Tuiuti. Sobrevivi pra ver a Globo fazer uns minutos de silêncio pela morte do jornalismo da emissora.
Covarde, covardes. #foratemer golpistas e patos, tomaram uma lição de escola que toma partido, faz o seu papel...arte é o que liberta, arte traz dignidade.
Um abraço, Lola!
Sandra May

Cão do Mato disse...

"A previdência vai se desmontar por conta de vocês funcionários públicos privilegiados que não querem largar o osso."

Meu Deus, mais um idiota que acha que todo servidor público ganha salário de juiz...

Hamanndah disse...

Peru da Sadia.."E Sadia, é saudável"

titia disse...

Eu não assisto desfile, acho uma das coisas mais chatas do mundo, mas vi a transmissão resumida no noticiário da tarde e quase caio pra trás de rir com os manifantoches e o Temeroso Vampirão. Amei. É o que acontece quando alguém é inteligente, consciente e bem preparado: manda a Bobo, o governo corrupto com seus golpistas de estimação e a reaçada paneleira tomar no cu em rede nacional, e ainda GANHA pra isso. Ah, quem dera a população brasileira tivesse um terço da inteligência dos artistas da Tuiuti...

titia disse...

"A previdência vai se desmontar por conta de vocês funcionários públicos privilegiados que não querem largar o osso."

Coleguinha, você quer um pé de cabra pra ajudar a tirar a cabeça de dentro do rabo?

Luise Mior disse...

Parabéns Lola por escrever sobre a escola! Minha timeline tem falado só sobre isso. Para variar, a Globo influencia, mas não importa. Abraços querida e bom descanso!

Anônimo disse...

Amei o desfile da Tuiuti e podre ve como os coxinhas torcem contra a escola

Felipe Roberto Martins disse...

Olá Lola! Eu assisti depois que o desfile aconteceu...:).

Eu não gosto do momento do Carnaval, mas as fantasias e toda a criatividade me encantam (a maioria) , respeito quem gosta.

O desfile da respectiva Escola proporcionou uma grande reflexão coletiva.

Parabéns para a Escola, fiquei feliz, e a gente percebe o quanto a Arte pode romper estruturas e ressignificar.

E não querendo ser chato, há muito problema no Brasil para parar tanto tempo e festejar, eu sou Professor da Educação Básica Pública, eu queria d+ e quero que um dia as pessoas - em geral - levem a sério a Educação Básica Pública como levam o Carnaval.

De repente o brasileiro precisa do Carnaval p/ esquecer de tantos problemas e poder prosseguir...? Será...?

Por mais reflexões coletivas como as da Tuiuti.

Abraços.

Anônimo disse...

De certa forma, a previdência é um esquema de pirâmide que alguma hora vai se auto destruir. O único meio coerente de previdência seria o próprio trabalhador guardar o seu próprio dinheiro e não deixar o estado corrupto fazer isso.

Anônimo disse...

Exato.

Não entendo quem defende que somos obrigados a dar dinheiro para o estado pq ele vai nos devolver ele desvalorizado em algumas décadas.
Vcs sabiam que deixar o dinheiro na poupança eh mais rentável?
O estado paga menos que a poupança p guardar seu dinheiro.

Alicia

Anônimo disse...

Paraíso do Tuiuti?

Nem sabia que isso existia e fui pesquisar: Em 62 carnavais foi campeã da série "A" apenas uma única vez na vida.

Depois do carro do "vampirão" - como presidente - achei que faltaram algumas alas: Ala do MST, Ala da CUT, Ala do PT e ... afinal todos eles votaram no vampiro para vice-presidente.

Será que esqueceram do:"É 13. Confirma"?Esqueceram que tinha a foto do Drácula na urna eletrônica junto com o numero 13?

Prece mais um caso de memória seletiva.......
.

Anônimo disse...

Quem gosta que os outros pagem por suas contas? Os brasileiros, é claro.

Um trabalhador contribui para sua aposentadoria com apenas de 8 a 11%, enquanto que a empresa responde por 20% e outros demais "impostos" que reforçam o caixa da assistência e previdência social, como: PIS, CSLL, CONFINS e ....

Assistência e Previdência Social. Até o nome é deslocado da realidade. Como se o trabalhador não fosse ciente do futuro, ou não tivesse discernimento que após certa idade ficará fora do mercado de trabalho e portanto precisará da "Assistência e Previdência Social". Na falta de uma cultura de poupança, serve o Estado com interventor e tutelador da minha vida.

Anônimo disse...

Espero que essa tuiuti sofra sanções, perca os patrocinadores e caia de volta para a 2a divisão.

Assim o pessoal vai aw lembrar que desfile não é lugar de fazer proselitismo político.

E pro pessoal que fica repetindo "Fora Temer" igual papagaio, um aviso: essas medidas impopulares que ele está fazendo são pra limpar as cagadas da Dilma. Ainda bem que o povo pediu o Impeachment dela, mas não o dele.

Anônimo disse...

Da próxima vez prestem atenção no vice pelamor.....

Anônimo disse...

Correção a Tuiuti não é do carnaval carioca e sim do carnaval paulista, não curto carnaval pois acho chato pra caramba e desperdício de dinheiro, mas esse desfile que fizeram falando da política atual valeu a pena.

Anônimo disse...

A escola foi premiada com a votaçao popular e patinho engole o choro.

Temer agiu como um traira e ninguem podia prever este fato

Viviane disse...

Perca as esperanças, titia... Se até quem se diz servidor público acredita "ser melhor fazer uma poupança porque rende mais" (esquecendo que rentabilidade é inversamente proporcional à segurança e que o Estado, por motivos óbvios, oferece mais segurança que qualquer banco privado, pois este pode falir), vai faltar pé-de-cabra para desencavar tantas cabeças.

Anônimo disse...

E Sadia e saudável Entendedores entenderão. Hamanndah

titia disse...

21:40 sabe onde não é lugar pra fazer proselitismo político?

Na escola. Na igreja. Nas exposições e performances artísticas. No cinema. Comendo dinheiro dos MEUS impostos através da lei Rouanet pra puxar o saco/fazer publicidade de instituições direitistas, conservadoras e altamente corruptas. Mas, olha só, vocês direitistas reaças não tem nenhuma vergonha de fazer proselitismo político nesses lugares. Então porque vocês não vão tomar uma bela xícara de cala a porra da boca com uma dose extra de vergonha na cara e vai arranjar umas cuecas pra lavar (as suas, bem entendido)?

Anônimo disse...

Enquanto isso, assistimos empreendedores como Elon Musk revolucionar a indústria tecnológica, através de sua empresa, Space X, ao lançar o mais poderoso foguete já criado, o qual objetiva a conquista do planeta Marte, além de impulsionar a tecnologia para a fabricação de veículos elétricos. Deem licença que vou ali no canto chorar.

Anônimo disse...

Vamos apontar hipocrisias? Vamos lá!

1. Se o Carnaval representa a cultura brasileira e traz lucros para o Brasil, por que as escolas recebem dinheiro via Lei Rouanet? Poderia ser uma festa totalmente privada já que gera tanta riqueza. Mas, na verdade, é outra forma de transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos através dos impostos. E, que, claro, a esquerda defende quando isso é benéfico e está dentro da agenda dela.

2. Essa escola de samba, Tuiuti, até hoje não pagou a indenização do acidente do carnaval ano passado com seu carrego alegórico para as pessoas que se machucaram e para a família da outra que morreu.

3. Pintaram o Temer como Neo Liberal, mas, ele não era vice da Dilma? Por que o PT, um partido da esquerda linda, escolheria um neo liberal para vice? Estranho.

3. Trouxeram o tema escravidão e o associaram a reforma trabalhista. Mas, você viver trabalhando para pagar o equivalente a 5 meses de impostos para o governo, também não é? Seus impostos serem usados para gerar mais riquezas para os mais ricos num evento de máximo porte com o Carnaval, também não é? E o mais engraçado, a Tuiuti que criticou a reforma da previdência, em 2017 empregou apenas 3 funcionários em regime CLT. ( Procurem o artigo do Marcelo Faria ) Engraçado, né?

5. A maioria das fantasias são confeccionadas em ambiente insalubre e análogos a escravidão. E a maior parte dos materiais usadas vem da China, um país que já é reconhecidamente como mão de obra escrava. E pela facilidade em comprar e não pagar impostos. Engraçado, né?

Poderia apontar uma série hipocrisias. Mas, eu acho que importante é lacrar.

Criticaram quem foi as ruas, e realmente, crítica até válida. Pecaram em associar a Dilma pintando como santa como senão tivesse existido crime. Porém, meio válida mesmo assim. Pois as pessoas não foram mais, e devia estar todo mundo unido para derrubar o congresso e jogar os políticos em latas de lixo como foi feito na Ucrânia. Mas o Brasil está tão dividido entre esquerda e direita que a população é totalmente desunida enquanto políticos riem e se enriquecem. Todo mundo tá só preocupado em ser dono da verdade.

Anônimo disse...

E aos bobos(tanto reaças como os mortadelas) que acham que previdência é uma poupança que você põe dinheiro para resgatar na velhice e criticam, vocês precisam estudar mais como ela surgiu, porquê ela surgiu e o que está escrito na Constituição.

Em nenhum momento a previdência é apresentada como "investimento" e "plano para aposentadoria" que lhe é descontando X por mês para "resgatar" depois. Ela existe para os trabalhadores novos pagarem o sustento daqueles que não podem mais trabalhar. É uma lei baseada no altruísmo. Tal como surgiu pelos ferroviários.

Parem de fazer essas comparações "huu duur poupança rende mais que previdência", "eu não vou resgatar o dinheiro que paguei". Vocês desconhecem a Previdência completamente e estão precisando estudar a Constituição do próprio país.

A Previdência é completamente sustentável da forma como ela está, enquanto funciona como uma pirâmide. Enquanto tiver no mínimo 3 trabalhadores novos para 1 aposentado, ela funciona muito bem.

O problema é que provavelmente tem um rombo gigantesco que os políticos querem encobrir. É só lembrar do caso dos Correios, que o gerenciador da previdência deles comprou, misteriosamente, títulos venezuelanos sobre petróleo, e tomou no cu, fudendo toda a caixa de previdência deles e a instituição teve que aumentar a % de descontos nos salários deles para cobrir esse estranho "prejuízo".

Os caras fuderam a Petrobras, tem várias empresas metidas no meio, há suspeitas de profunda corrupção a Caixa Econômica (e dizem que esse será o mais escândalo do país), tudo o que eles tocam viram caixa 2. Vocês realmente acham que os políticos que temos não mexeram na previdência e não estão tentando encobrir o que roubaram de lá? Só é muito otário o reaça que acredita que a previdência não se sustenta porque não estuda, e muito trouxa o esquerdista que acha que a ideologia dele é santa e os políticos que estão lá não constituem uma máfia que estão metendo a mão no nosso dinheiro.

Anônimo disse...

- Patrulhar fantasia como ocorreu nesse carnaval ou criticar uma escola por que o tema não é meu agrado, é esquecer que a festa é isso mesmo, anos passados as críticas era com a presidente, quem não viu uma fantasia de presidanta ou lula presidiário, vai agora reclamar do vampiro temer?
- Carnaval sempre tem uma crítica social,e por isso quem é lembrado é quem está no governo, isso desde dos primórdios, pobres se vestiam como nobres, homens como mulheres, cristãos como mouros etc,
- Dizer que carnaval é festa privada, sim, mas gera um lucro enorme para o governo via turismo, só na cidade do Rio de Janeiro movimentou 3 bi, como o grosso dos tributos é via consumo no Brasil, aqui vai a taxação de alguns ítens (retirado de uma rápida consulta na internet):
Máscaras de plástico são tributadas em 43,93%, enquanto as roupas de tecido têm carga de 36,41%. Outros itens como as lantejoulas (42,71%), apito (34,48%), colar havaiano, (45,96%), spray de espuma (45,94%) e o confete (43,83%)
- O cinema americano é privado, e mesmo assim é subsidiado, em média 30%, eles fazem isso por que o retorno é grande, no caso do Carnaval é onde o governo gasta verbas e a população ou vai ou assiste, diferente dos gastos de lei rouanet em cinema, teatro, artes plásticas etc, onde quem está em Paraisópolis só tem direito a pagar e nunca vê o resultado.
- Rio de Janeiro (R$ 1,9 bilhão) e São Paulo (R$ 1,7 bilhão) devem ser responsáveis por 62% da movimentação financeira no feriado, para a sociedade dar 1 a 2% disso é um baita negócio, tirando corrupção nenhum outra indústria ou negócio no Brasil é tão rentável.
- Crítica sempre é válida, no caso do Carnaval até são visualmente lindas, chato é você encontrar ex-presidentes no aeroporto e ver que nem conseguem carregar as malas ou abrir um guarda-chuva, precisam de assessores para essas "tarefas complicadas", afinal o Brasil é uma eterna quarta-feira de cinzas.

Viviane disse...

Agora o fato de que eu nunca vi ninguém montar esquema de pirâmide (tipificado como crime no Brasil e em vários países) por altruísmo, é importante lembrar que políticos vêm "metendo a mão na Previdência", como você diz, desde o período militar.

Anônimo disse...

Mas a maioria dos críticos da lei Rouanet são as pessoas de direita. Nunca vi esquerdista reclamando disso. Se você realmente não quer que seu imposto seja usado para financiar coisas que você não aprova, vote em deputados que possam barrar a lei e diminuir o tamanho do estado brasileiro corrupto.

Anônimo disse...

A previdência não se sustenta porque como você mesma disse é uma esquema de pirâmide e com a diminuição da natalidade brasileira, irá se quebrar no futuro. A única previdência sustentável é a Hong King em que os próprios trabalhadores são responsáveis para guardarem seu dinheiro para sua própria aposentadoria.

Viviane disse...

Eu não escrevi nada disso, criatura! Pelo contrário, disse que não pode ser uma pirâmide se foi concebida como auxílio para trabalhadores no fim da vida...

Anônimo disse...

O fato de algo ter uma estrutura de pirâmide não significa que ela quebrará. A previdência brasileira é estruturada como uma pirâmide, onde os aposentados ou dependentes estão no topo, sendo ajudados pela maioria que tem condições físicas de trabalhar que estão embaixo.

Ela é uma pirâmide, mas não é um esquema ponzi. Enquanto existir mais trabalhadores do que dependentes, ela se sustenta.

Sua sociedade também é uma pirâmide e ela não ruiu até hoje. O Estado é uma pirâmide, que a população se mata para sustentar uma pequena minoria privilegiada, e ainda não ruiu. A monarquia é uma pirâmide onde uma família real é sustentada pela maioria, e não ruiu. O comunismo é uma pirâmide, onde a maioria sustenta um ditador ou um grupo de ditadores, e vários países ainda não ruíram de causas naturais pelo simples fato dela ser uma pirâmide.

Previdência não é investindo. Não pagamos para receber o que pagamos na velhice. Nós pagamos para ajudar quem não tem condições de trabalhar, para termos o direito de sermos ajudados quando não tivermos condições de trabalhar.

Vocês deveriam ler mais a Constituição e se informar menos pelo Facebook.

Anônimo disse...

14:25 - a única pirâmide q existe é o capitalismo, seu bosta

Anônimo disse...

O Estado é o maior concentrador de renda e riquezas deste país. E ainda perpetua a elite intelectual e social.

Anônimo disse...

16:19 - errou, babaca, essa aí é a EMPRESA, seu trouxa

Anônimo disse...

Quando Aécio Neves era o rei dos camarotes da Sapucaí junto com Luciano Huck, as escolas de samba eram todas honestas.

Anônimo disse...

Não sei pq esses brutamontes estão com tanta raiva, o desfile da beija-flor deveria satisfazer esse povo, já que foi bem no padrão deles. Então que esses brutamontes criem uma escola de samba própria e vá botar no desfile o mst e a cut que tanto odeiam. Poderia ser Paraíso dos coxinhas, da patolândia, das panelas, da cbf, do pó royal, do mbl, do tucanistão, brasil 200, da bancada bbb e do escambau. Ah povo chato!

Anônimo disse...

A lei rouanet mais beneficia é sub-celebridade que namora o psdb/dem e odeia o pt e a esquerda, mas corteja a esquerda e o pt para ganhar verbas e patrocínio, então o pt divulga esses produtos supra-comerciais, midiáticos e arrogantes (geralmente protegidos pela rede globo) como ''cultura popular'', mas na hora da eleição, os paladinos da ''cultura popular'' se unem ao psdb e o pt fica voando. O pt mesmo tentou ''Tuiutizar'' o pagodão, (sub-produto da indústria da axé-music protegido pelo grupo tvba/acm, filial da rede globo), no carnaval de Ssa, mas se fodeu!

Anônimo disse...

A escola Paraíso do Tuiuti é carioca, do bairro S. Cristóvão!

donadio disse...

"Não entendo quem defende que somos obrigados a dar dinheiro para o estado pq ele vai nos devolver ele desvalorizado em algumas décadas."

A previdência não funciona assim. Ela não tem um regime de capitalização, e sim um regime de partilha.

Eu não poupo o dinheiro da previdência para que o Estado me devolva esse dinheiro depois. Eu pago a aposentadoria dos idosos agora, e receberei no futuro, na forma de aposentadoria, o dinheiro que os mais jovens estiverem pagando na forma de contribuição.

donadio disse...

"O cinema americano é privado, e mesmo assim é subsidiado, em média 30%, eles fazem isso por que o retorno é grande"

Talvez o retorno seja grande, e isso com certeza não atrapalha. Mas eles fazem isso por que projeto o softpower deles além das fronteiras. Ou seja, é propaganda ideológica, e o Estado americano paga por essa propaganda ideológica.

donadio disse...

"Lola você acha justo uma pessoa se aposentar antes que as outras com salario integral enquanto a maioria se aposenta depois com salario proporcional?"

Me lembrei da piada do sujeito que tinha um braço atrofiado, e vivia rezando a Deus para ficar com os dois braços iguais. Até que Deus perdeu a paciência e atrofiou o braço são dele.

É evidente que não é justo, mas a solução é aposentadoria integral pra todo mundo, não redução da aposentadoria dos servidores, né?

Viviane disse...

Até porque, Donadio, os servidores contribuem sobre o salário integral, mesmo quando este ultrapassa o teto do INSS. Prova de que é perfeitamente possível prover aposentadoria integral para todos: basta todo mundo contribuir sobre o próprio salário.

Anônimo disse...

Tire o seu cérebro do cu! Um brasileiro com filhos pra sustentar e aluguel pra pagar não tem dinheiro sobrando para poupar, idiota! Para de olhar só pro próprio umbigo. Vc acha mesmo que se as empresas não fossem obrigadas a pagar os 20% esse valor seria dado ao trabalhador para que ele fizesse a aposentadoria como bem entendesse? É claro que não. Os empresários socariam o dinheiro em seus próprios rabos!

Anônimo disse...

Viviane, a parcela mais jovem da população paga para os mais velhos, e com a diminuição da natalidade, vai faltar gente para paga-los. O estado não guarda aposentadoria,apenas pega dos jovens para dar aos velhos, formando um esquema de pirâmide.

Anônimo disse...

Só que como a natalidade está caindo, quem dirá que você receberá o mesmo valor no futuro? Esse é o problema, esquema de pirâmide.