segunda-feira, 28 de agosto de 2017

MINHA SORORIDADE A CLARA AVERBUCK

A escritora e feminista Clara Averbuck, que conheço pessoalmente e com quem já compartilhei pelo menos uma mesa num encontro, publicou um relato terrível hoje na sua página do Facebook.
Clara conta que foi estuprada de novo (a primeira vez fora com 13 anos, por três homens numa festa de uma escola). Desta vez, estava embriagada, dentro de um Uber: "o nojento do motorista do uber aproveitou meu estado, minha saia, minha calcinha pequena e enfiou um dedo imundo em mim, ainda pagando de que estava ajudando 'a bêbada'".
Ela ainda não se decidiu se irá à delegacia denunciar, pois sabe que será questionada. Afinal, "a violência sexual é o único crime que a vítima é que tem que provar". Por enquanto, está conversando com outras mulheres que também sofreram estupro, "construindo uma ação pra reverter essa merda em algo positivo".
A empresa Uber baniu o motorista e diz querer colaborar com as investigações. No seu Twitter, Clara afirmou que está sendo bem atendida pela Uber.
Denúncias de estupro e assédio sexual em Uber (como em todo lugar) não têm nada de inédito. Elas vêm não apenas das passageiras, mas também de motoristas mulheres.
Sei que Clara é muito forte, e torço para que ela continue forte.
Pra provar que a última linha do seu relato é pura verdade -- "o mundo é um lugar horrível pra ser mulher" --, não basta Clara ter sido violada, ela ainda tem que ser condenada nas redes sociais e chamada de mentirosa.
Reaças, que odeiam feministas mais do que qualquer outra mulher, estão fazendo a festa: dizendo que Clara mereceu, quem mandou beber, que o motorista deveria processá-la (sendo que a identidade do estuprador não foi divulgada em lugar algum), que ela é uma vagabunda desgraçada, "como se essa vadia fosse virgem", entre centenas de insultos pra nos lembrar como a internet é um playground dos misóginos, daqueles que são tão valentes por trás de uma tela anônima. 
A resposta de Clara é inspiradora:
Mas eu já disse e repito: só existe um caso em que reaças acreditam na denúncia de uma mulher vítima de estupro -- se o acusado for um homem de esquerda que eles detestam.
Aí eles pedem até pena de morte. Em qualquer outro caso, é óbvio que a mulher está mentindo, porque estupro nem existe, é tudo mimimi de feminista. 
Muitos desses caras nojentos (e mulheres conservadoras que atacam outras mulheres para ganhar biscoito de macho) atacam Clara por ainda não ter se decidido se fará boletim de ocorrência. Como se fazer BO desse um aval de credibilidade.
Permitam-me um exemplo. Euzinha. Eu já fiz onze BOs por ameaças de morte e estupro que recebo quase que diariamente. Já publiquei vários desses BOs aqui no blog, assim como centenas das ameaças. Tenho prints, vídeos, áudios cheios de ameaça. Nem assim os reaças param de me chamar de vitimista e mentirosa. Pra eles, eu invento essas ameaças. E isso que tem BOs, tem inquérito policial aberto. E daí? Reaças não têm a menor preocupação com a verdade ou com a violência que nós mulheres enfrentamos. Eles só querem atacar. 
Que se danem esses caras que vivem pra odiar mulheres. O desespero deles é por que sabem que estão na contramão da história. Já perderam. 
Clara, você tem o nosso apoio. O apoio de gente que importa, não daqueles que sequer nos conhecem mas se dedicam full time a nos destruir.

UPDATE: Clara escreveu um relato mais completo para a revista Claudia. Lançou a campanha #MeuMotoristaAbusador e #MeuMotoristaAssediador, tags que lamentavelmente foram tomadas por mascutrolls.

46 comentários:

Anônimo disse...

Querida Lola, parabéns pela sonoridade! Fico feliz que o Uber esteja ajudando na investigação. Bjs e boa semana!

Anônimo disse...

Também já fui vítima de estupro e sim, a Clara tem que denunciar.

Porque diferente do que aconteceu comigo, ela tem o nome, a foto e a placa do carro do estuprador. Que simplesmente foi banido do Uber mas pode estar rodando no Cabify, 99 e outros aplicativos. Ou seja, fazendo isso com outras mulheres.

Fazer só B.O. não adianta, de fato. A ação tem que ser movida por iniciativa da vítima e existe um prazo pra isso.

Se daqui seis meses ela não denunciar, ele pode processá-la, pedir danos morais e pasme, ganhar a causa. E continuar estuprando.

Eu sei que delegacia é o lugar mais inóspito que existe pra qualquer vítima de violência sexual (o segundo é o IML) mas leva um bando de gente junto e vai, aproveita que tem fama, arruma uns advogados e advogadas e vai, mas vai, porque essa mensagem que ela tá passando de denunciar no facebook e não seguir adiante em uma denúncia de fato é pior do que isso. Tem que denunciar e temos que cobrar o respeito na condição de vítimas. E esse cara precisa ser parado de algum modo. Um cara que ela sabe o nome e a placa do carro. Um cara que pode ser parado.

Anônimo disse...

No ano passado, ia entrar em um elevador e desisti quando percebi que havia somente uma mulher em seu interior. Desde esse dia, adoto este comportamento, de não estar sozinho com mulher, em qualquer lugar que seja. Acho que transmite segurança pra ela, inclusive, até porque sou um cara feio, pardo, estereotipado mesmo. Quando comento sobre este meu comportamento, muitos amigos ficam espantados, daí explico: não conhecemos as pessoas e o que passa na mente delas. Parto do pressuposto que alguma mulher possa estar com algum problema, seja ele psíquico ou até mesmo má fé e utilizar-se disso para obter alguma vantagem. Imaginem ela saindo do local gritando e alegar que tentei agarrá-la. Sou um cara relativamente grande e forte, sem chances para eu dizer que não o fiz! Serei condenado automaticamente. Se eu fosse motorista de Uber, nem pegaria passageira sozinha. Muitos acham exagero, mas quando exponho as razões eles se convencem.

Anônimo disse...

Bolsominion detected.

Anônimo disse...

O cara só enfiou o dedo,dá pra provar q ele fez isso? Pergunta séria.

Anônimo disse...

N sei porque reclamam dos questionamentos na polícia, o único jeito de provar o estupro é no corpo da vítima, q foi abusado.
Se eu for na polícia e falar q fulano me agrediu, sem um arranhão no corpo, ele deve ser preso com base na minha denúncia, sem nenhuma prova?

Só deixam claro q pra feminista, bastaria a mulher dizer "fulano me estuprou" e pronto, prende o cara. A palavra da mulher já é prova.
Justiça feminista...

Felipe Roberto Martins disse...

Terrível. A gente também consegue perceber o grau de violência no Brasil.

titia disse...

Todo apoio a Clara Averbruck. Já está mais do que na hora dessa corja entender que mulher não é brinquedo, é gente, e álcool não é consentimento.

22:34 não se trata de prender por ouvir dizer, mas sim de tratar a vítima com respeito. A vítima de estupro que denuncia nesse país é questionada em tudo, na cor do batom, no comprimento da saia, onde estava, qual o motivo de estar na rua àquela hora, sua vida sexual pregressa, se estava bêbada ou drogada, em que trabalha, se flertou/conversou/dançou com/beijou o estuprador antes do crime, e se não for uma freira que saiu usando hábito pra atender um pobre moribundo no abrigo dos sem teto, ela vai ser acusada de ter causado o estupro. E você sabe muito bem disso, seu bostinha, não se faça de inocente que não cola.

Joana disse...

Como assim o cara "só" enfiou o dedo, pessoa? Você acha pouco? Salvo num contexto de cumplicidade e respeito, a intimidade é inviolável. Isto, sim, é sério. Seríssimo.

Joana disse...

Sério, cara? Você é "feio, pardo e estereotipado" (palavras SUAS). Que mulher o acusará, a fim de "obter vantagens"? Mas sabe de uma coisa? Considerando o quão tosca e contraditória é a sua argumentação, permaneça afastando-se de mulheres pois isso, sim, é vantagem para nós.

Joana disse...

Você leu o post, pessoa? Leu não, né? Pois então... O tal motorista deveria ser um PROFISSIONAL. Mas preferiu ser um babaca. Enfiou um dedo na Clara e o profissionalismo no próprio rabo. E tem mais: não foram as feministas que aprovaram, publicaram e sancionaram as leis vigentes. Você está manifestando insatisfação no lugar errado. Aqui não se faz leis. Faz-se consciência.

Joana disse...

Machistas não gostam de mulher que lê. Não gostam de mulher financeiramente independente. Não gostam de mulher que pensa. Não gostam de mulher que sabe do seu potencial. Mas, sobretudo, abominam mulher que FALA. Clara Averbuck poderia ter se calado, mas escolheu falar. Porque é maravilhosa. Porque é mulher. Minha sororidade a ela.

Anônimo disse...

Primeiro, força, Clara! Isso nunca deveria acontecer com ninguém. O mundo é um lugar horrível, pra mulheres ainda mais.
Uma investigação formal só vai dar resultado se ele tiver deixado marcas nela, que pelo que entendi, deixou. No primeiro relato, não dá pra ter certeza, mas parece que ela reagiu e ele bateu nela (olho roxo). Isso pode facilmente ser transformado em outra coisa (ele foi ajudá-la, ela atacou ele, ele se defendeu). Se estivesse na situação dela, também pensaria muito se valeria a pena fazer essa denúncia.
Sabe, eu acredito muito que estamos chegando num impasse na sociedade, e se as mulheres não acordarem, viraremos saco de pancada. Sim, temos direito a fazer tudo. Sim, queremos curtir a vida. Sim, temos o direito de andar sem medo. Mas os caras ainda não receberam esse recado. Nós temos que ocupar todos os espaços que quisermos, eles são de direito nosso, mas temos que saber que somos alvos. Precisamos nos proteger. Não só como grupo, mas como indivíduos. Se Clara fosse homem, teria corrido o risco de ser roubada, mas era mulher e foi estuprada. Tenho uma amiga que estava entre amigos, bebeu demais, disseram pra ela ir para o quarto se deitar, ela foi. Um amigo do amigo, colega de faculdade, aproveitou que ela estava bêbada e sozinha e a estuprou. As amigas dela estavam na sala e não viram nada. Eu estou planejando uma viagem longa, vou só. Meu sonho é conhecer a Índia, mas não considero a possibilidade de ir sozinha. E mesmo em outros lugares, sei que minha segurança estará na minha sobriedade (não que não haja risco de estupro, mesmo com todos os cuidados). Estar vulnerável é um perigo pra qualquer pessoa, mas pra mulher é ainda mais. São nossos corpos e nossas mentes que estão em jogo. Triste o meu recado, não? Nunca baixar a guarda! Como viver sem nunca baixar a guarda? Mas acho que é isso. Sempre alerta é o único jeito de sobreviver nesse mundo bosta.

titia disse...

22:24 sim dá pra provar. Não vou detalhar como porque senão os estupradores que tentam trollar o blog vão usar pra destruir provas, mas quando um motorista enfiar o dedo no seu cu quando você estiver bêbado, aí você pede pros peritos lhe explicarem todo o procedimento com todos os detalhes.

Anônimo disse...

"Fazer só B.O. não adianta, de fato. A ação tem que ser movida por iniciativa da vítima e existe um prazo pra isso.

Se daqui seis meses ela não denunciar, ele pode processá-la, pedir danos morais e pasme, ganhar a causa. E continuar estuprando."

Cinco mulheres já foram processadas por seus estupradores em decorrência daquela campanha do "meu primeiro assédio", isso que eu sei, que ficou divulgado e duas já foram condenadas a indenização. Porque você sendo menor de idade, o prazo começa a contar a partir dos 18 anos mas sendo maior, tem só seis meses pra denunciar e acabou, passou disso já não tem o direito de fazer a denúncia. Só o fato da Uber saber quem é a pessoa e o banimento do aplicativo já é motivo pro estuprador da Clara pedir indenização por danos morais depois, com grandes chances de ganhar. É preciso sim lutar pelo atendimento humanizado das vítimas de estupro em todas as instâncias mas isso não se faz sem denúncia, porque o cara vai continuar estuprando, quem faz isso não faz uma vez só. E ela tem o nome do bandido, tem o carro dele, tem tudo meu deus! Eu acho que a Clara tá fazendo mais mal que bem nesse caso, ainda mais por conta do alcance dela entre as mulheres mais jovens. E outras mulheres serão estupradas por esse fascínora com toda a certeza.

Anônimo disse...

Perguntas sérias, mesmo.

Quando se diz que se deve acreditar na palavra da vítima, o que isso quer dizer?

Eu acho que nem a feminista mais radical entende razoável condenar alguém sem provas.

Pegando esse caso como exemplo. SUPONDO-SE que não tenha nenhuma outra prova ou evidência do crime (física, testemunhal, etc), vocês entenderiam que SÓ o relato da vítima (logicamente plausível e coerente), isoladamente, deve ser suficiente para condenar o agressor?

Anônimo disse...

Joana disse...

Sério, cara? Você é "feio, pardo e estereotipado" (palavras SUAS). Que mulher o acusará, a fim de "obter vantagens"? Mas sabe de uma coisa? Considerando o quão tosca e contraditória é a sua argumentação, permaneça afastando-se de mulheres pois isso, sim, é vantagem para nós.


Observem o que esta tal de joana diz acima.

Ela faz uma pergunta retórica com espanto, dando a entender que mulher nenhuma acusaria um homem feio, pardo e estereotipado. Um homem bonito seria acusado então, joana? Se eu fosso bonito, joana, a mulherada iria me querer próximo? É o mesmo que acontece quando um cantor, ator ou um homem famoso e bonito e a mulherada assedia, jogando peças íntimas, agarrando, beijando a força? Aí não é assédio, né joana!

Anônimo disse...

E joana, você não conseguiu compreender o que eu disse em relação à minha aparência. Eu explico novamente:

Um cara bonito, joana, não vai causar medo numa mulher. Pelo contrário, joana, ele vai causar admiração. É só lembrar do "segurança gato do metro", onde a mulherada fazia fila pra tirar fotos com ele. "O mendigo gato", mesma coisa. Por isso, joana, eu disse que minha aparência iria causar o preconceito, entendeu, joana?

Anônimo disse...

dados que a vítima tem:
- nome completo do estuprador
- foto do estuprador
- placa do carro do estuprador
- dados do aplicativo mostrando trajeto, horários etc
- testemunhas
- cooperaçao da uber (endereço do estuprador)
- câmeras de segurança na região que podem ter filmado tudo (públicas ou residenciais)
- a certeza que não deve ter sido a primeira vez que esse animal faz isso

dados que a polícia tem:
-

dados que eu ou "a filha de alguém, a irmã de alguém" temos, para não pegar táxi com esse monstro:
-


precisa denunciar sim gente

Anônimo disse...

Diz que não tem provas contra o estuprador para abrir um BO, mas tem um puta olho roxo na cara.

Diz que não vai fazer sensacionalismo com o ocorrido, mas escreve textão no facebook, escreve pra revista com alta circulação nacional, cria hashtag no twitter e diz que irá a um programa de TV (possivelmente encontro com fátima bernardes) falar do ocorrido.

Eu não acredito nela.

Anônimo disse...

Bostinha? Kkkkk vcs q se fazem de idiotas titia, uma coisa é cobrar respeito pra vitima q ta denunciando, outra bem diferente é achar absurdo ter q provar q o estupro aconteceu. E é disso q vcs reclamam. Só dá pra concluir, q pra vcs ninguém precisa provar nada, se uma mulher alegar qualquer coisa é verdade.

Joana disse...

Você que não me entendeu, pessoa. A parte do preconceito, não obstante se trate de ilação sua, é entendível. O que é impossível entender é a parte acerca das VANTAGENS. Ser vítima de preconceito e ao mesmo tempo, lido como possível vantagem é contraditório ao extremo.

Joana disse...

Rindo muito com "essa tal de Joana", rsrsrs. Não, pessoa. A mulherada iria querer você por perto se houvesse INTELIGÊNCIA nas suas palavras. Aparência bonita é a primeira coisa que se acaba.

Anônimo disse...

Ela poderia pelo menos dar o primeiro nome, o tipo do carro e uma descrição física pra gente não acabar pegando esse cara no Cabify por exemplo. A Uber já declarou que vai prestar toda cooperação com a justiça e certamente eles têm dados completos do estuprador... não denunciar vai fazer com que outras mulheres sejam estupradas, só isso.

Anônimo disse...

Anon 11:10

O fato de a sociedade ser movida por aparências pré-condicionadas pela mídia não torna menos errado o machismo. Sei que você deve ter sofrido por não ter nascido com o padrão europeu de beleza, mas saiba que não foram as feministas que associaram imagem do "homem não-branco" a de um bandido, mas sim a grande mídia conservadora.

Se você sente que sofre preconceito por causa disso, é mais adequado que você lute por essa causa, e não ficar debatendo numa página feminista.

Mas, em tempo: acho que seu comentário não está tão alinhado ao tema do post. Falar que o mendigo de olhos azuis e traços faciais afilados sofre menos preconceito é uma coisa; falar de um cara que enfia o dedo em uma mulher quando ela está desacordada não envolve nenhum tipo de preconceito, envolve a averiguação de um crime consumado. São temas beeem diferentes mesmo.

CDO disse...

Toda essa argumentação tosca pra pôr em dúvida a palavra da vítima? Pra ti é normal um homem desconhecido se aproveitar de uma mulher bêbada para estuprar e abusar? Reveja seus valores que estão muito errados, mais empatia com as vivências que você, por ser homem, não tem.

Anônimo disse...

O engraçado é que se alguém fala que sofreu uma tentativa de assalto, de sequestro, de homicídio, de tudo no mundo, NINGUÉM sai falando por aí que a pessoa inventou. Ao contrário, já querem matar o acusado quando escutam. Só o estupro tem um tratamento "diferenciado" perante a sociedade, e é por isso que as feministas lutam tanto para que suas vítimas sejam levadas a sério.

É triste, mas nossa sociedade leva os crimes contra o patrimônio privado mais a sério do que os crimes contra a dignidade sexual.

E, a tempo: não estou dizendo que os crimes contra o patrimônio deviam ser liberados ou coisa do tipo, mas apenas fazendo uma comparativa. Antes de chamar qualquer um aqui de "esquerdista" ou "defensor de bandido", convidaria-os a refletir sobre isso, e no quanto é desproporcional.

Anônimo disse...

Titia, eu até queria comentar aqui também sobre como crimes como esse podem ser averiguados, mas lembrei que tem aquela raça de mascus que ficam lendo o blog da Lola e planejando crimes.

Prefiro não comentar para não fazer com eles planejem "melhor" qualquer delito.

Bruna disse...

Qd dizem ser o único crime q a vítima tem q provar, é pq se vc chega na delegacia dizendo que roubaram sua bolsa e narra tudo que tinha dentro e depois ainda fala disso no facebook, ninguém duvida de vc.

Anônimo disse...

Preferia ir numa delegacia denunciar do que ir em rede social fazer textão dizendo que virei estatística.

titia disse...

É, 16:56, esses restos de aborto malfeito já escapam demais da punição com todas as provas que deixam que eu decidi de jeito nenhum ia deixar ainda mais fácil pra eles escaparem.


14:41 deixa de ser histérico e de se fingir de inocente. Você e sua corja não enganam ninguém faz tempo, desista.

Anônimo disse...

Reaças também acreditam se o estuprador for muçulmano. O único homem que estupra na cartilha deles.

Anônimo disse...

Eu achava que homens estupravam porque era difícil provar estupro. Agora que a palavra da mulher tá valendo como prova vcs estão reclamando? Um dia da caça outro do caçador.

Se apenas a palavra da mulher servir pra incriminar alguém eu acho ótimo. É bom que vcs ficam pianinhos.

Anônimo disse...

Quando solicitamos um carro na Uber, aparece a foto e a placa do carro dele. Aí ela diz que não vai fazer o B.O porque não vai adiantar nada?

Anônimo disse...

Pela nova lei criminal não é necessário que ela queira denunciar ou investigar, já que tornou público o fato e o acusado já vem sofrendo consequências em sua vida (foi expulso do Uber). Logo o MP tem o dever de abrir processo a averiguar os fatos! Até mesmo para proteção de futuras vítimas, já que o acusado encontra-se livre!!

Anônimo disse...

"Eu achava que homens estupravam porque era difícil provar estupro. Agora que a palavra da mulher tá valendo como prova vcs estão reclamando?"

Só vc achava isso. As feministas SEMPRE falaram sobre uma cultura de estupro generalizada, em que, mesmo uma mulher provando que foi abusada, ainda tinha gente que defendia (defende) o estuprador, entre tantos outros milhares de fatores os quais são debatidos todos os dias.

A valoração do testemunho da mulher é um grande avanço, mas infelizmente ainda estamos longe do fim do problema. Pare de fingir que você não sabe disso.

Anônimo disse...

Por enquanto sem denúncia, sem crime! Ela reclamou com a UBER e eles excluíram o motorista do cadastro. Sem prova alguma, a empresa vai lá e corta o cara, assim, no seco.

Ela disse que não faria B.O. pq o cara tem os dados dela, conhece o endereço e tal... mas só o fato da denuncia virtual dela supostamente fazer alguém perder o emprego no aplicativo, será que já não seria motivo para o cara ir lá tirar satisfações? De um jeito ou de outro ela correria perigo, então estaria mais segura fazendo o B.O!

E onde que fica a sororidade? Ao não prestar queixa ela tá deixando o cara solto, dando a ele a oportunidade de atacar outras manxs!!!

pelo menos o MP não deve precisar mais do B.O dela, ao expor o fato com o textão no fb.

Pseudônimo disse...

OPS. Se ela for fazer o B.O haverá investigação. Ela dará onde aconteceu os fatos tempo etc. Os carros da uber tem gps as ruas tem câmeras. Aí tudo vira a tona.

Pseudônimo disse...

OPS o B.O ajudaria e muito até para tirar a desconfiança da moça. Haveria uma investigação detalhada dos fatos as ruas são cheias de câmeras os carros da uber são todos conectados ao GPS daria para ver sua trajetória paradas etc.

Anônimo disse...

Importante que o testemunho da mulher seja levado em conta,mas outros elementos de prova têm de ser colhidos;Agora a moça sai dizendo isso,e não quer provar?Lança direto na Internet,lembrando que a Internet já foi responsavel pela morte de uma mulher por linchamento.Olha,podemos estar diante de uma leviandade.

Anônimo disse...

Amiga, não relacionado ao excelente post, mas ainda assim relevante, uma pequena grande vitória: um mascu administrador e usuário de alguns blogs de ódio(pobrediabo e outros do tipo) e chans que nem vou mencionar, mascu cuja atividade fora da rede é o tráfico via Darknet/Deepweb está sendo processado pelo MP e logo sairá de circulação.

Processo n. 0006953-34.2017.8.26.0050 - Procedimento Especial da Lei Antitóxicos

Apesar de já ter tentando se vitimizar aqui, ele é sabidamente o responsável por várias postagens nocivas e ataques ao blog e sua autora.
Achei que ficaria feliz em saber.

Golacheb disse...

"31 DE AGOSTO DE 2017 00:31
Anônimo disse...
Amiga, não relacionado ao excelente post...".

Olá, Anon, a pessoa em questão seria o Pobre-Diabo?

Anônimo disse...

Sobre o mascu traficante basta consultar o processo no Google ou qualquer site jurídico. Ele é figurinha conhecida, aliás.

Anônimo disse...

O fato dela se dar ao trabalho de dizer que não é afetada pelo que os trolls dizem me faz pensar que ela é sim. :D

donadio disse...

"Se ela for fazer o B.O haverá investigação."

Tenho lá minhas dúvidas. Quando meu carro foi furtado, fiz BO. Não houve investigação alguma, nem aliás os policiais de plantão se deram ao trabalho de fingir que haveria.

Paulo Guarnieri disse...

Tai uma coisa importante para se reinvindicar: Um tratamento mais profissional para mulheres que vão prestar queixa de estupro nas delegacias.
Tambem acho que seria uma ideia interessante juntar os BO's de um mesmo indivíduo em um arquivo, e quando um n° x de acusações por parte de mulheres que não se conhecem entre si for juntado, adquirirem um peso de prova, justificando a condenação. Mas teria que manter os mesmos em absoluto sigilo, para não ocorrer abuso por parte de nenhum lado.