segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

EU SEI QUEM EU SOU, E SEI QUEM SÃO ELES

Pessoas queridas, ter tantos inimiguinhos me lendo faz com que eu não seja tão transparente quanto gostaria de ser. 
Mas preciso falar, de toda forma, mesmo sabendo que esse comunicado me coloca em risco, porque covardes se aproveitam da minha ausência para fazer novos ataques e falsificações. Amanhã cedo viajo para Santiago e, depois, Buenos Aires. Eu e o maridão ficaremos lá quinze dias, uma viagem planejada (e ansiosamente aguardada) há meses. Vou tirar o dia hoje para preparar alguns posts e deixá-los agendados para serem publicados automaticamente (se alguém tiver um guest post que quer que eu publique, mande pra mim: lolaescreva@gmail.com).
Aliás, aproveitando o post. Eu tive a brilhante ideia de entrar em sites de ofertas coletivas no Chile e Argentina para tentar comprar promoções em restaurantes. Encontrei excelentes promoções em Santiago (em B.A., não). Mas, na hora de pagar com cartão de crédito, a gente não consegue comprar. Alguém já teve esse problema também? (Já avisamos a operadora que faremos uma viagem internacional e desbloqueamos o que precisava ser desbloqueado, mas nada). 
Não sei se terei acesso fácil à internet durante a viagem, e, mais ainda, não sei se vou querer chegar perto de um computador. Preciso descansar, e não quero que nada se coloque entre mim e os inúmeros sorvetes cremosos de chocolate amargo que consumirei durante a viagem. Mas, vocês já sabem: tentem ignorar os trolls o máximo possível. E, se aparecerem sites ou tuítes escandalosos no meu nome ou no do meu marido, não são nossos. É de algum mentecapto tentando me atacar não pelo que eu digo ou faço, mas pelo que eles inventam que eu digo ou faço. Não é triste isso? Deve ser chato não ter nada contra mim. Às vezes fico com pena de quem me escolheu como inimiga, confesso.
(Ah, o bolão do Oscar a gente faz quando eu voltar. Como a cerimônia é no dia 26/2, acho que dá tempo até lá, não dá, Júlio César?).
Bom, gente, o post que publicarei hoje é de uma entrevista que dei ontem por email a Mayara Paixão, repórter da revista Brasil de Fato

- Qual foi a justificativa que o Google Jurídico deu pra você quando disse que restabeleceria a conta e as imagens retiradas?
Ele disse que minha conta foi removida e quase todas as imagens também porque havia imagens de abuso sexual infantil no blog, e que eles eram extremamente severos quanto a isso. Mas que, olhando o contexto, eles viram que a imagem estava coberta e que era uma denúncia (justamente relativo ao mesmo chan que fez script para me denunciar em massa. Eles sim postam pornografia infantil, eu não) e, portanto, iriam restabelecer a conta e as imagens, mas não aquela. Não entendi como, por causa de uma só imagem coberta, de denúncia, no meio de um blog com mais de 60 mil imagens, o Google optou por praticamente deletar o blog inteiro, incluindo o cabeçalho do meu blog, que tem uma foto de quando eu era criança.
- Como foi o processo do contato feito por você com o Google até que eles resolvessem restabelecer tudo?
Assim que eles suspenderam minha conta, enviei uma solicitação explicando a situação (que meu blog estava sendo alvo de denúncias em massa via script vindas de criminosos misóginos). Mas, dois dias depois, eles responderam mantendo a remoção da conta. Só com muita mobilização de tanta gente é que conseguimos que o problema chegasse a humanos do Google, não robôs. Muita gente enviou emails e tuítes pro presidente do Google Brasil, pro vice-presidente internacional do Google. Porém, o Google se manteve em silêncio por muito tempo. Foi uma dor de cabeça que durou quase uma semana e que, se tivesse sido tratada por humanos, e não por robôs, poderia ter sido resolvida rapidamente.
- Além desse recente ataque, nesses nove anos de blog vc recebeu grande quantidade de ofensas e ameaças de morte. Como lida com isso?
Ódio gratuito tentando se
passar por humor
As ameaças de morte, estupro, tortura, atentados, estendidas inclusive a minha família, são diárias. Eu não deveria me acostumar, porque é horrível, mas é inevitável: a gente se acostuma. Afinal, são seis anos. Na realidade eu sei que eles não farão nada, porque são acima de tudo covardes. Só querem aterrorizar mesmo. Eu não tenho medo deles. Tento levar minha vida com bom humor porque, de vida infeliz e medíocre, já basta a deles. E não me abalo, porque eu sei quem eu sou e sei quem eles são e o que eles representam -- o mais puro atraso, preconceito, retrocesso, fracasso.
- Algum dos boletins de ocorrência que vc fez contra os agressores teve desdobramentos?
Não, nunca. O primeiro BO eu fiz em janeiro de 2012 e o mais recente, o nono, em setembro de 2016. Boletim de ocorrência não serve pra nada. É como disse um advogado que de vez em quando me acompanha à delegacia: é um jeito de transferir a responsabilidade para quem tem algum poder de resolver a situação. É dizer "a minha parte eu fiz". As pessoas têm a impressão que fazer BO resolve alguma coisa, tanto que a primeira pergunta que fazem ao saber de uma nova ameaça é "Já fez BO?" E é impossível fazer BO a cada ameaça porque, como eu disse, elas são diárias. Eu tenho mais que fazer do que ficar indo à delegacia cada vez que sou ameaçada. Se tivesse algum efeito, pelo menos...
- Esse ódio destilado contra as feministas é o que a seu ver?
Eles odeiam mulheres, negros, homossexuais. Muitos dos "mascus", abreviação para masculinistas, são neonazistas. São de extrema direita. Eles perseguem pessoas assim cotidianamente. É a missão de vida deles. De ativistas eles têm mais ódio ainda, porque nós os denunciamos, os combatemos. Nós somos as mulheres fortes, empoderadas, aquelas que eles mais detestam. E eles têm medo da gente, porque conhecem o nosso poder. Fecho com Eduardo Galeano: "O machismo é o medo dos homens das mulheres sem medo".
- O que te motivou, lá atrás, a criar um blog pra discutir, especialmente, as pautas das mulheres?
Eu sempre fui feminista, desde os 8 anos de idade. Então a questão de direitos iguais, de gênero, sempre foi importante pra mim e se manifesta em tudo que escrevo. Mas considero meu blog um blog pessoal, tem até o meu nome no título. E nem tudo que tem no blog está ligado a pautas feministas. Porém, eu colaboro com textos pra internet faz tempo, desde 2000, e, quando eu colaborava com sites alheios, pensava que queria ter meu próprio blog, para ter total liberdade editorial. E iniciei meu blog em janeiro de 2008. Desde o início, sempre que tocava em feminismo, o que era frequente, vinha gente querendo conversar, saber mais. Eu tinha acabado de ler o excepcional O Mito da Beleza, da Naomi Wolf, e quando comecei a falar de aceitação do corpo, também apareceu muita gente interessada.
- A gente sabe que a militância feminista está presente nos mais diversos espaços, dentre eles o virtual. Qual a importância que você acredita ter a militância virtual hoje?
A militância virtual não substitui a militância presencial, do dia a dia. Mas seria absurdo um coletivo presencial não se aproveitar da tecnologia ao seu alcance para divulgar e planejar suas ações. Portanto, são complementares. A militância virtual costuma ser mais rápida para responder a questionamentos e para denunciar atos e discursos machistas. E tem o poder de ser mais abrangente, de conseguir chegar a muito mais gente. Porém, precisamos urgentemente realizar ações presenciais enormes aqui no Brasil, como a Ni Una a Menos. Os vários protestos Nenhuma a Menos no Brasil ainda estão longe de atrair a opinião pública, como acontece na Argentina e em outros países.
- A que pé anda a luta feminista no Brasil a seu ver?
Isso é humor? Blog recém iniciado
dos "reaças zueros"
A luta está forte, temos influência. Mas, quanto mais crescem os movimentos feministas, mais cresce também a reação virulenta ao feminismo. Os conservadores reagem com grande ódio a nossa luta. E é um combate desigual, covarde, já que, enquanto nós temos rosto, nome, endereço, eles se escondem por trás de fakes.
- Por último, Lola, na sua percepção, o atual cenário político do nosso país corrobora para a permanência desse ódio destilado às feministas, às mulheres e aos grupos que lutam por reconhecimento em geral?
Sem dúvida. A consolidação da candidatura de Bolsonaro, o golpe reacionário e a derrubada do PT, a eleição de Trump nos EUA, o plebiscito em favor do Brexit, tudo isso deu um enorme ânimo aos conservadores. Imagina que você é um reaça troll que passa o dia atacando feministas, mulheres, negros, gays, e aí você vê que, de repente, tem um candidato a presidente fazendo isso na TV e nos jornais, sem disfarces, sem rodeios, sem vergonha. E o cara ainda por cima é eleito pro cargo mais poderoso do planeta! Claro que esse troll reaça se sente validado. Eles ainda não abandonaram suas máscaras porque são covardes, mas renovaram suas forças. 2016 foi o ano deles
E, mesmo dentro da esquerda, ter um cenário nacional e internacional tão à direita também é penoso pras feministas, porque boa parte dos homens de esquerda costuma ver nossa luta como algo secundário, na linha do "primeiro a revolução, depois vemos a questão das mulheres, negros, LGBT aí". É por isso que precisamos lutar mais do que nunca. 

322 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 322 de 322
Anônimo disse...

Socorro essas "feministas" fiscais de relacionamento alheio

Aprenderam muito com o feminismo a respeitar as mulheres e suas escolhas, hein

Anônimo disse...

[2] pro donadio

Anônimo disse...

"apague os comentários dos fakes se passando por mim, se possível"

tá, mas quem é vc?

donadio disse...

donadio, vc não respondeu o restante da pergunta

Essa metade aqui?

como vc explica o fato de vcs omens serem 95% dos criminosos e 98% dos abusadores sexuais?

Como se explica o fato de que a maior parte dos abusos contra crianças pequenas são cometidos por mulheres? Obviamente, pelo fato de que a imensa maior parte dos cuidadores de crianças e de idosos são... mulheres.

Da mesma forma, a maioria das pessoas que não pode deixar de ganhar dinheiro de forma alguma, sob pena de passar fome, são homens. Daí o fato de a maioria dos ladrões e dos traficantes serem homens. E como essas atividades necessariamente envolvem violência, ou pela própria natureza da atividade, ou pela repressão policial que incide sobre elas, são homens também a grande maioria dos assassinos. Os homens são socializados para a violência, da mesma forma que as mulheres são socializadas para a passividade. Isso não resulta de nenhum determinismo biológico, é uma construção social. Aliás, é exatamente uma construção social, não duas: a socialização dos homens para a violência é inseparável da socialização das mulheres para a passividade.

E isso torna a posição desses feminismos pretensamente radicais esquizofrênica: não podem decidir se a violência é algo a ser debelado, ou se é algo a ser tomado e reivindicado pelas mulheres. O que, evidentemente, é agravado pelo biologismo retrógrado desses pseudo-radicalismos: se o homem fosse biologicamente determinado para a violência, e as mulheres não, seria impossível romper o ciclo vicioso: nem as mulheres poderiam apropriar-se da violência, por que não tem testosterona, cromossomo Y, ou que outro modismo naturalizador esteja em voga, nem os homens poderiam deixar de conter qualquer tentativa de autonomia feminina pela vioência, porque não podem deixar de ter cromossomo Y ou testosterona.

Ao fim e ao cabo, essas posições não podem deixar de validar intelectualmente a dominação masculina, em vez de combatê-la.

Anônimo disse...

E quem garante que eu quero ser centenária? E ficar que nem vocês, que devem ser novinhas e já são amargas e agressivas e nem argumentar sabem?
Melhor morrer amanhã, bjão

Anônimo disse...

19:42, é só zoeira, pelo amor

Anônimo disse...

SÓ TEM MALUCO NESSA PORRA,PUTA QUE PARIU!!!!!!!!

Anônimo disse...

donadio, mas há de convir q 95% dos crimes e 98% dos abusos sexuais serem perpetrados por vcs omens é de lascar, não é pra qualquer um não, o seu paralelo com mulheres é falho, a diferença é GIGANTESCA

mais de 90%, porrãn

Anônimo disse...

Escreva "omen" ou "lixomen" mais 35 vezes e seus sonhos se tornarão realidade.
Vai fundo, garota!

Anônimo disse...

Só queria ver a cara da Lola lendo esses comentários, kkkkkk

donadio disse...

"donadio, mas há de convir q 95% dos crimes e 98% dos abusos sexuais serem perpetrados por vcs omens é de lascar, não é pra qualquer um não, o seu paralelo com mulheres é falho, a diferença é GIGANTESCA

Se você considerar que mais de 90% dos homens são socializados para serem violentos, e que mais de 90% das pessoas que são socializadas para serem violentas são do sexo masculino, a diferença deixa de ser tão impressionante, não é?

Anônimo disse...

sim donadio, é por isso q mulher nenhuma se sente segura com um omen ao lado

é por isso q elas são tão aconselhadas a se livrarem de vcs

vão se tratar, depois procurem alguma mulher

por enquanto deixem-nos em paz

Anônimo disse...

"Lixomen"

"Masculixo"

Kkkkkkkkkkk, adorei o fato da palavra "lixo" combinar tando com "homem" e "masculino", kkkkkk

trocadilho massa

Anônimo disse...

Nossa... quando os trolls ficam nesse nível me da saudade até de trolls como o Craudio, o Thomas Toddynho, etc..

Anônimo disse...

20:21 se eu não me relacionar com nenhum omen, as chances disso caiem 99,9%

Anônimo disse...

Troll pregando medo de homem é foda, o pior tipo

Anônimo disse...

20:25, se enfia logo numa caverna e para de encher o saco

Anônimo disse...

não é ~homem~, tá errado, é omen

Anônimo disse...

"Lixomen"

"Masculixo"

Kkkkkkkkkkk, adorei o fato da palavra "lixo" combinar tando com "homem" e "masculino", kkkkkk

trocadilho massa
___________

kkkkkkk (2)

também racho bico quando leio: "omen", kkkkkkk

Anônimo disse...

Ela escreve "omen", ela ri disso, ela precisa de terapia

Anônimo disse...

"Lixomen"

"Masculixo"

Kkkkkkkkkkk, adorei o fato da palavra "lixo" combinar tanto com "homem" e "masculino", kkkkkk

trocadilho massa

(3)

Anônimo disse...

"se enfia logo numa caverna"

não, apenas mandado os omens pro quinto dos infernos já é o suficiente

recomendo à todas

Anônimo disse...

Garota "omen", você devia fazer algum guest post pra Lola relatando sua experiência traumática, certeza que ia melhorar bastante sua vida, já que a caixa de comentários não está te ajudando muito

Anônimo disse...

"não, apenas mandado os omens pro quinto dos infernos já é o suficiente"

E eis o fim do machismo, vamos comemorar, meninas

Anônimo disse...

não tenho trauma, estou muito bem comigo mesma

ao contrário da outra q levou ácido na cara e corre risco de ficar cega

omen? sai pra lá, não quero traição e nem ameaças de morte

Anônimo disse...

"E eis o fim do machismo"

não seria o fim total, mas já seria um ótimo começo

Anônimo disse...

"O mundo é uma esquete do Zorra Total em que os homens vão ficar de joelhos e implorar por vaginas"

Kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Gente, essa obsessão por ácido...

Anônimo disse...

"Meu segredo para uma vida longa foi ficar longe dos homens. Eles são apenas mais problemas e não valem a pena"

Um senhorinha de 111 anos já, no auge da sabedoria

concordo com a véia

Anônimo disse...

pena dos omens q não conseguem se defender de tantos argumentos jogando fatos na cara desses trastes

não podem contra a verdade, se acuam, coitados

Anônimo disse...

Garotas convencidas de que só fugindo dos homens/zombando deles chamando de "lixomens kkk" estaremos protegidas... vocês não podem nem tentar ler um pouco do blog da Lola pra abrir suas mentes, não?

Anônimo disse...

imagina se todas as mulheres dessem um pé na bunda dos omens

iam se jogar da ponte, kkkkkk, o desespero dos lixomens é grande

Anônimo disse...

Não alimentem a troll, gente :/

Anônimo disse...

Boa viagem pra Lola, e quando ela voltar vai rir muito desses comentários de mascus/radfems.

Anônimo disse...

A adolescente revoltada só quer alguém que passe a mão na cabeça dela e diga que ela está certa, que "omens" são o mal do mundo, mas ela nunca será agredida ou prejudicada se correr bem rápido deles ou ficar dando apelidos pra eles. Vem cá, vem: isso não vai acontecer.

Anônimo disse...

Que loucura essa caixa de comentários, gente

Anônimo disse...

Que desculpinha mais esfarrapada. Tirou da onde essa teoria ridicula?

Anônimo disse...

Se o saco está cheio o problema é todo seu, foda-se

Anônimo disse...

Eu acho que os mascus do chan formariam um belo casal com as radfems daqui!!

s2

Anônimo disse...

MASCU s2 RADFEM

Lindo!!!!!!

Anônimo disse...

Eu acho que tinha que botar mascus e radfem's numa arena, quem sobrasse ia ser o mais forte e talvez tivesse coragem de viver como uma pessoa normal.

donadio disse...

"por enquanto deixem-nos em paz"

E o "debate sério" que você queria?

Se você não aguenta o contraditório, melhor não se propor a debater. Mas se você se propõe a debater, depois não venha fazer de conta de que ter seus argumentos desconstruídos é alguma coisa semelhante a assédio sexual.

Anônimo disse...

21:50,

Eles nunca iriam lutar. Mascus temem mulheres e radfems temem homens. Iam ficar nos lados opostos da arena, no máximo, se xingando.

Anônimo disse...

não tenho medo de lixomen não sua louca, sou mulher, não mascu

os omens eu massacro sem dó, só falando a verdade na cara deles

Anônimo disse...

donadio, com esse papo vc não convence mulher nenhuma de q os omens mereçam ser namorados pela gente, não cola

Anônimo disse...

É, chamar de "lixomen" abala as estruturas, né, que massacreZzzZzzzz

Anônimo disse...

Olha, foi engraçado, mas acho que o número de circo não se sustenta amanhã só com você falando "omen" e "lixomen", tenta melhorar o seu texto e acrescentar mais elementos.

Anônimo disse...

Nossa! A pessoa vê filme de sessão da tarde e acredita que é real. Em nenhuma tragédia de verdade mulheres e crianças se salvam primeiro. Isso é coisa de Hollywood. Mulheres e crianças são os primeiros a morrer. Sério que alguém acredita q homem, esse ser que reclama de ter que pagar uma pensão para os filhos, sacrificaria a própria vida para salvar mulheres e crianças em uma tragédia?
Em que mundo esse povo vive?
Por que não estudam um pouco de História antes de vomitar pelos dedos na internet?

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkk
Rindo até 2018! A popularidade desse blog mais que triplicou depois do ataque dos mascus! Eles fizeram um ótimo serviço de publicidade p o feminismo. Provaram a necessidade do movimento diante de tanta escrotidão. Isso pq segundo o cara a Lola ia "aprender que se os homens não querem, mulher não tem nem direito de opinião".
Fala sério. Essa galera não pode ter mais de 12 anos! Patético até a medula.

Anônimo disse...

Os homens são violentos, assassinos, agressores, invasores, fazem guerras, estupram, etc. não apenas por causa da socialização. A violência masculina é resultado das frustrações dos homens por serem machos e da inveja, do espanto e do medo que eles sentem das mulheres e dos seus poderes naturais sobre eles. Óbvio que a socialização patriarcal agrava cada vez mais o problema da violência masculina, mas não é a origem do problema. Aliás, quem é mesmo que socializa os homens para a violência? Como os primeiros homens foram socializados para a violência se todos eles eram pacíficos e não eram diferentes das mulheres? Além de na maioria das vezes ocultarem que são homens quem incentivam e estimulam a violência uns dos outros, construcionistas sociais não conseguem explicar como começou a socialização dos homens para serem altamente agressivos e violentos. Muito menos conseguem explicar os porquês da atração masculina pela violência, por que os homens buscam destruir os poderes das mulheres e suplantá-los por um poder masculino artificial? Ignoram ou escondem propositadamente as motivações masculinas psicológicas e materiais na subjugação e domesticação das mulheres pelos homens, na redução das mulheres à mães-esposas-prostitutas, escravas auxiliadoras, subministradoras das necessidades dos machos.

Anônimo disse...

"Como os primeiros homens foram socializados para a violência se todos eles eram pacíficos e não eram diferentes das mulheres?"

Sério que você acredita nisso? Biologia pra quê, né...

Anônimo disse...

Ler o texto inteiro e entender o que está sendo dito em vez de pinçar uma frase, tirá-la de contexto e inverter completamente o sentido da mesma pra quê, né?

Anônimo disse...

Esse trololó de que somos mágicas e isso dá recalque em macho é só pra você se sentir especial.

Anônimo disse...

Sei que meu comentário vai ficar perdido no meio de todos esses malucos mas...

A sua sorte é que isso que aconteceu foi com o Google. Digo sorte, porque o Google tem acordo de cooperação com a justiça brasileira, escritório no Brasil e eventualmente você consegue sim falar com alguém (se for cliente adwords aí tem número de telefone e tudo pra conversar). Agora Facebook não, aí é mundo paralelo mesmo, removem o que querem, quando querem, se quiserem e FODA-SE, acho bem curioso como a justiça brasileira é leniente nesse caso.

Ainda assim, se me permitir uma sugestão, acho que tem algumas coisas que você poderia fazer no sentido de juntar prova e ficar um pouco mais fácil de construir um caso contra os malucos. Uma delas seria mudar o sistema de comentários do blog para o Disqs, por exemplo, ou qualquer outro que permita o monitoramento de IPs. Isso de "oh estou atrás de proxy e ninguém me pega" é, 99% das vezes, mentira, basta saber o que olhar e como procurar. Funciona pra quem não faz questão de aprender nada mas em se tratando de gente com família ameaçada acho que a pessoa nem pode mais se dar a esse direito, desculpe a franqueza. Falar foda-se para a própria situação é uma coisa, agora, falar foda-se para a própria família é, no mínimo, uma negligência evitável.

Você não precisa de autorização judicial para pedir a sua operadora de telefonia que "grampeie" seu telefone, na realidade é só pedir mesmo que começam a fazer os registros. Você também não precisa de autorização judicial para gravar qualquer conversa em que seja participante e essa é uma coisa ridiculamente fácil de fazer, seja no telefone fixo ou celular. Tudo isso são provas valiosas que poderiam estar sendo recolhidas e construindo as ações nas esferas civil e criminal, juntamente com seus advogados.

Por fim, Lola, também seria bacana você parar de anunciar cada passo que dá e teimar em não mudar certos hábitos. Você já está sendo processada e, embora a coisa toda seja ridícula, juridicamente não é errado voltar-se contra alguém que acusa sem provas e processo. Vive acontecendo, aliás e acaba saindo mais caro agir assim do que atacar o problema com pequenas porém significativas mudanças. Isso, claro, se você realmente quiser resolver o problema. Se não quiser, pelo menos está aí um grande e completo registro do que alguém NÃO deve fazer e de como NÃO se lidar com esses ataques na internet.

Beijão e bons sorvetes.

Anônimo disse...

Acho que a Lola só queria poder escrever o blog dela em paz :(

Mas concordo que deveria tomar algumas atitudes agora antes que isso ou algo pior aconteça

Anônimo disse...

A pessoa questiona a ideia de tabula rasa, que pessoas nascem como folhas de papel em branco, daí vem o mascu lixo escroto retardado retrógrado cheio de preconceito burro tentando reverter e distorcer tudo regurgitando as merdas imundas dele.

Mascuzão, vai se ferrar, seu lixo tóxico! Se mate se você tem algum senso, verme imprestável, asqueroso.

donadio disse...

"donadio, com esse papo vc não convence mulher nenhuma de q os omens mereçam ser namorados pela gente, não cola"

Ah, pelo amor da inexistência de deus. Não estou nem um pouco interessado em convencer mulher nenhuma de que os homens "merecem" ser namorados por ninguém (até por que não preciso - segundo o IBGE, no Brasil mais de 60% das mulheres entre 20 e 60 anos vivem em união conjugal, então elas parecem já bem "convencidas" disso).

O que eu estou dizendo é outra coisa, que você não vai conseguir rebater: o seu discurso, por detrás do aparente radicalismo, é um discurso de capitulação, que desarma as mulheres na luta contra o machismo. Toda saída para você é individual, toda ação é contraditória, todos os problemas se resumem à violência doméstica; desigualdade no mercado de trabalho, desigualdade no acesso aos bens públicos, violência fora das quatro paredes, isso não conta ou não existe: a pequeno-burguesa não está nem aí, por que toma o seu próprio acesso a essas coisas como garantido. O importante é garantir duas ou três neófitas para a seita (carne nova no pedaço, ueba!); a condição das mulheres em geral que se ferre (o que, aliás, é o próximo passo lógico: quando acontecer, como obviamente vai acontecer, que 99,999% das mulheres continue a se relacionar com homens, ou a não se relacionar, mas por outros motivos, bem diferentes do lesbianismo político, então as vítimas serão inevitavelmente culpadas: foi estuprada? foi abandonada pelo marido com três filhos pequenos pra criar? bem feito, que bom, quem mandou não escutar as radfems de plantão!)

Anônimo disse...

Pare de ser ridículo. Vocês mesmos acreditam que homens têm mais probabilidade de estuprar que uma mulher.
Se não acreditassem nisso, ficariam de boa ao saber que a filhinha tem um professor no Jardim de Infância, que têm um cuidador ou babá homem, não dariam chiliques com a esposa indo a um ginecologista homem, não falariam para seus filhos e principalmente suas filhas não entrar em carro de estranhos e desconfiar se um homem andar atrás de você durante um tempo. Se as pessoas - homens e mulheres - acreditassem que a possibilidade de abuso sexual é de 50% para cada gênero, mães e pais não ficariam ressabiados em deixar seus filhos com parentes homens; se assim fosse mulheres que são mães solteiras não pensariam duzentas vezes antes de se relacionar novamente com um homem, já que estuprador não vem com selo, por receio do que a convivência com este homem pode significar para os seus filhos. Infelizmente as estatísticas estão ai para desmentir e mostrar aos pais que nem mesmo parentes e amigos são confiáveis. Embora mulheres sejam as principais agressoras de crianças pequenas e idosos, conscientemente ou não, você acha mais seguro que um homem, mesmo que seja um.
O feminismo só deu um nome para essa conduta - a do potencial estuprador - mas ela já existe no imaginário das pessoas (inclusive homens) há muito tempo. Principalmente de conservadores.

Anônimo disse...

Homens sao mais agressivos q as mulheres.

Uns usam essa agressividade para o bem e outros para o mal.

A "agressividade do bem" foi quem fez construir a sociedade e que deu voz a mulher.

Anônimo disse...

Feministos, esquerdomachos, direitopatas, misóginos das antigas, neo masculinistas. Todos machistas nojentos, nem me dou ao trabalho... só tenho uma coisa a dizer a todos esses vermes: MORRAM!

Anônimo disse...

Se nós matássemos nossos estupradores, ex abusadores e todos os agressores de mulheres, quantos feministos desconstruidões sobrariam?

Anônimo disse...

Resposta: Poucos. Pouquíssimos. Talvez nenhum. Provavelmente nenhum.

Anônimo disse...

"E vcs mulheres sao tudo puta"

Chocada com o nível de argumentação. Será que você diz isso também para a senhora sua mãe, que ela é uma puta?
Na verdade, até nisso você se equivoca. Creditar a alcunha de "puta" é uma velha estratégia do patriarcado para atribuir culpa da mulher em ter relações sexuais que não fossem meramente reprodutivas e diferenciar as que seguem a cartilh machista como santas e as transgressoras como putas.
Também utilizado por gente da sua laia como reação em lidar com um pé na bunda ou um fora. Coisa de gente narcisista e com problemas de amadurecimento que não conseguem lidar com rejeição pois acreditam ser especiais e acima dos reles mortais. Logo, necessitam atribuir à outras pessoas a responsabilidade de seu fracasso, então mais fácil chamar a mulher de puta ou vagabunda porque ela não quis nada com você do que admitir para si mesmo que não é tão irresistível assim.

Anônimo disse...

Querida, esses narcisistas que não amadurecem nem conseguem lidar com rejeição não pensam que são especiais e estão acima dos reles mortais, tenho certeza que eles têm plena consciência que na verdade são pedaços de merda inúteis. A extrema arrogância e total egocentrismo deles é um mecanismo de compensação que desenvolvem por causa do complexo de inferioridade profundo que eles sentem.

Mila disse...

Embora a gente não concorde, a postura do Google em optar pela neutralidade e não em privilégios para grupos sociais é justificada.
Masculinistas também podem (e efetivamente fazem) se vender como grupo de militância de direitos masculinos. Com a isca de foco no desenvolvimento pessoal, finanças e corpo (esse despertar vem geralmente depois de uma desilusão amorosa) eles alçam "betas" com esse discurso. Aos poucos a misoginia vem e o cara que só estava desanimado com a dor de cotovelo (como qualquer mortal) de repente acha que tudo é culpa das mulheres e dos alfas. Da mesma forma que nós, masculinistas também podem alegar perseguição por motivos ideológicos.
Entretanto, é estranho que o Google não tenha incluido protocolos de seguranca pensando em denúncias fake gerada via script+ VPN. Não é algo necessariamente inovador o uso dessas ferramentas visto que muitos utilizam para adulterar concursos do tipo "ganha quem tem mais likes".
É curioso que logo após o blog se recuperar de um ataque no qual os mascus utilizaram o tópico para se vitimizar e alegar que este é um espaço de ódio, apareçam tantos comentários corroborando as acusações justamente num momento no qual a Lola não pode monitorar o teor da discussão. No meu pouco conhecimento sobre o feminismo radical, nunca me deparei com o teor do discurso proferido aqui. Pelo contrário, me foi apresentado um feminismo radical que centraliza a mulher no discurso e poucas se importando com opiniões e posição do discurso masculinos. Algumas ultimamente preferem tretar com transativistas, além do blog não ser visto necessariamente como uma referência para o feminismo radical.
Em todo caso Lola, é bom deixar claro que as opiniões nos comentários não necessariamente refletem a opinião do blog.

Anônimo disse...

Vai todo mundo morrer só porque a revoltada quer. Continue assim, está fazendo um bem imenso ao feminismo.

Anônimo disse...

Radfems ou trolls: vocês não se cansam de ser ridículas? Não argumentam além de "homem é estuprador", só sabem falar que tem nojo e xingar, mandar morrer, chamar todo mundo de mascu... cresçam! O mundo não vai mudar conforme a vontade infantil de vocês e não adianta quantos comentários vocês escrevam aqui.

Anônimo disse...

É mesmo é?! Hahahahahaha Foda-se!

Carol disse...

Não sei se é a Lola que apaga certos comentários ou se as radfems (também acho que são trolls mascus, mas tudo bem) é que não tem coragem, mas esperaram a Lola sair de férias e parar de moderar o blog pra encher aqui com as ladainhas de sempre... se vocês não concordam com a posição da dona do blog (que tem marido e nunca pregou separação entre os gêneros), o que estão fazendo aqui?

Anônimo disse...

Ficou doídinho, hein otário? Ótimo.

Anônimo disse...

"As mulheres fazem pouquíssima ideia do quanto os homens as odeiam." Tá na hora de tatuar essa frase da Germaine Greer no nosso DNA.

Anônimo disse...

Tatua e vá se foder

Carol disse...

A questão não é a dona do blog concordar com as papagaiadas que escrevem aqui ou as pessoas poderem escrever ou não, é vocês virem pregar algo que não condiz com a filosofia do blog. E não adianta botar mascu no meio, porque eles são retardados e obcecados por ela.

Anônimo disse...

Não é falta de coragem, sempre comentamos, a Lola que não aceita alguns comentários muito reveladores da verdade sobre os lixomens, que ponham em xeque o falso poder masculixo, por medo que os parasitos fiquem muito irritadinhos e deem chiliques e de assustar as ingênuas e as bajuladoras que estão muito acostumadas a venerar ma(li)xo.

De certa forma é compreensível que ela tenha medo. Mas a verdade precisa ser dita.

Feminismo também é isso, desafiar o poder dos lixomens sem medo.

Carol disse...

A Lola com medo de comentários bombásticos cujo conteúdo é "lixomen, nós temos nojo de vocês" e "omens, morram"?

Certo. Cada um com a sua fantasia.

Anônimo disse...

Leia direito. A Lola tem medo das reações machistas aos comentários, não dos comentários em si.

Carol disse...

A Lola é ameaçada de morte por escrever. Sério que ela tem medo das reações aos comentários? E que reações seriam essas, além da mesma bosta que os machistas escrevem sempre (xingando mulheres, dizendo que a biologia determina isso e aquilo, etc), que, aliás, é o que estamos vendo agora?

Mila disse...

Interpretação de texto é uma dádiva né. Todo fórum de discussão informa que as opiniões emitidas nos comentários são de exclusividade de quem emitiu. Significa que a Lola não pode ser responsabilizada pelo que é falado por outras pessoas, inclusive por quem discorda dela, inclusivd por quem utiliza este espaço para ameaçar mulheres, propagar racismo e ser lgbtfóbico. Ou vocês acham que o sujeito que chama mulheres de puta refletem a opinião do blog e a Lola deveria se responsabilizar por isso.
Agora cada um se responsabilizar pelo que fala virou censura, benzadeusa.

Anônimo disse...

Um certo dia eu li na internet uma garota falando que era feminista, mesmo trabalhando com pornografia (do tipo que possui esses sadomasoquismos) e confessando que era uma vagabunda e adorava ser fodida. Que vergonha. Feminismo nunca deve apoiar nenhum tipo de putaria ou mulheres que agem como cachorras de macho. Vai ser uma vagabunda no meio anti-feminista, igual a escrota que defendia estupro conjugal, mas aqui não.

Anônimo disse...

O que fez a emancipação das mulheres foi o trabalho e o alcance ao poder econômico, que as fizeram não depender do casamento e de macho. O resto foi apenas uma consequência,com mulheres trabalhando,ganhando dinheiro na sociedade e tendo maior peso na sociedade,não se pode mais fazer merda contra nós. Homem só piorou ou tentou anular esse processo,um ato inútil.

Anônimo disse...

Feministas que possuem namorado ou companheiro: fiquem alerta porque o estupro em grupo da menina em Brasília foi planejado pelo namorado. A maioria dos abusos são cometidos por conhecidos, isso é o básico, toda feminista deveria saber. Não confie em homem nenhum ou a próxima pode ser você, se seu namorado trabalha em laboratório ou em serviço de segurança é pior, porque nesse caso o alcance de ácidos e arma de fogo são muito mais fáceis (mas também não esqueça de que armas também podem ser compradas pela internet). Se ele tem parentes ou amigos nesse campo de trabalho, cuidado também. Não quero ver nenhuma feminista confiando em namorado e morrendo não, vamos valorizar nossas vidas.

Anônimo disse...

"
Se todo homem eh um potencial estuprador, entao seu pai, seu avo, tbm sao, usando da sua mesma logica.

Nao fode."

Biologicamente, todo homem pode ser sim um estuprador em potencial, especialmente se pertencer a uma sociedade que não pune o crime. Mulher sendo prostituta existe exatamente em um sistema economicamente pobre e que se tem vista grossa para o estupro. Mas qualquer homem pode estuprar.

Anônimo disse...

Não confiem em parentes, não tenham amigos e namorados... fujam, se escondam do mundo

Anônimo disse...

"Não confiem em parentes, não tenham amigos e namorados... fujam, se escondam do mundo"

Homem tem medo de mulher assertiva. Desconfie deles, mas nunca se esconda, caso seja necessário o envergonhe na frente de todos ou utilize de spray de pimenta (vende na internet)e chame a polícia,mas não seja intima de nenhum. Isso sim é o correto, uma proteção defensiva. É claro que funcionaria mais com a pena de morte ou castração física para estupradores,mas é apenas o começo.

Carol disse...

13:52,

É esse tipo de coisa que é bacana ler, independente se a sua escolha difere da minha ou de outras. Feministas apoiando e alertando outras mulheres é ótimo.

Anônimo disse...

As mulheres precisam aprender a se defenderem. De todas as maneiras necessárias.

Anônimo disse...

É tão bom ver mulheres dialogando, nem que por um segundo, em vez de dar trela pra mascu imbecil...

Anônimo disse...

Isso, confiem em seus namorados. Afinal ele nunca vai te agredir ou te oferecer como marmita pros amiguinhos. Confiem plenamente em deixar seus filhos pequenos com parentes e amigos, afinal os casos de abuso sexual infantil intra familiares são insignificantes.
Confiem em deixar suas filhas aceitarem caronas de amigos e até mesmo estranhos pq "not all men", especialmente se elas estiverem em situação vulnerável.
Confiem cegamente no not all men, o estuprador é somente aquele que espreita no beco escuro. Parentes, amigos, cônjuges... esses só protegem as mulheres, por isso violência doméstica é uma lenda. Não sejam paranoicas de acreditar na balela feminista de potenciais estupradores; pq tomar cuidado é se isolar do mundo! Só não esqueçam que se algo acontecer, os mesmos que te chamam de paranoica por não confiar 100% num homem, também vão te culpar por não ter escolhido direito, por não ter cuidado melhor dos seus filhos.

Anônimo disse...

Até hoje não vi uma pessoa que diz que cultura do estupro é exagero de feminista paranoica não reproduzir o temor dessa cultura.
Duvido que vocês criem ou pretendam criar suas filhas e filhos dizendo "olha, pode aceitar o doce daquele tio, pois not all men"
"Vou deixar meu filho bebê numa situação em que um parente possa abusar dele porque nem todos os homens são abusadores"
"Defendo que na escola maternal dos meus filhos tenha profissionais masculinos porque nem todo homem..."
"Minha filha deve aceitar em carros de estranhos, afinal nem todo homem"

Por trás de not all men existe uma mulher que confiou demais. E quando uma tragédia aconteceu ela também foi culpada.

Anônimo disse...

Nos dizem repetidamente que beleza, simpatia e amabilidade vão nos proteger dos danos que os homens podem causar, falam que para sermos mulheres boas precisamos jogar esse jogo, mas isso é uma mentira. Nada vai nos proteger, exceto nós mesmas.

Anônimo disse...

"Nos dizem repetidamente que beleza, simpatia e amabilidade vão nos proteger dos danos que os homens podem causar, falam que para sermos mulheres boas precisamos jogar esse jogo, mas isso é uma mentira. Nada vai nos proteger, exceto nós mesmas."

Até porque se você for bonita e sofrer algum tipo de assédio sexual vão te culpar por ter "chamado atenção" e ter pedido, porque no imaginário popular toda mulher bonita só quer um pênis na vida dela.

Mandy disse...

Se o feminismo é plural, n entendo porque chamam as rads de mascu, bem hipócrita isso.
Tirando a parte de que todas devemos virar lésbicas, elas n falam nenhuma mentira. Enquanto mulheres se relacionarem com os homens vão se fuder de um jeito ou de outro. Simplesmente, porque a maioria dos homens são machistas, nem adianta falar das exceções, porque a maioria se relaciona é com bosta machista dado a quantidade deles.
Poucas tem sorte de encontrar um homem decente como a Lola teve, nem feministas estão livres disso.
Agora é problema de cada uma, ficar aturando homem q vai te oprimir, só pela atração física.

Anônimo disse...

Acho que é mais por causa dos xingamentos e provocações repetitivos, e por algumas radfems não respeitarem nem as mulheres aqui

Anônimo disse...

Ninguém disse que todas devem virar lésbicas, isso é distorção feita por um machista desesperado com um monte de ironiazinhas baratas querendo fazer feminista de otária e provavelmente cheio de pavor que todas as mulheres sejam lésbicas e tentando disfarçar:

"Vai ver ela tá certa, gente, ja que ela diz isso, parece que mulheres homoafetivas nunca traem, nunca são possessivas e nunca oprimem uma companheira! Sejam lésbicas todas vocês e seus problemas de relacionamento estarão todos resolvidos!
Charles"

Pior que muita gente foi caindo nessa histeria apavorada e mal disfarçada dele, daí começaram a rebater e atacar um espantalho que ele tirou de dentro do cu dele, pois ninguém tinha falado nada sobre mulheres serem todas lésbicas ou que seus problemas de relacionamentos estarão resolvidos se você for lésbica. Ninguém nem tinha falado nada sobre lésbicas antes desse escroto fazer esse comentário de merda. Que vergonha de quem vai na onda de machista homofóbico lesbofóbico desesperado e mal intencionado!

Anônimo disse...

"Sejam lésbicas todas vocês e seus problemas de relacionamento estarão todos resolvidos"

Não tenho certeza ainda se ser lésbica resolve por completo todos os problemas de relacionamento para as mulheres, sem duvida diminui drasticamente

Mas apenas parar de se relacionar com omens... já é mais q meio caminho andado, é nove décimos (9/10) de caminho andado, isso sim

16 de janeiro de 2017 18:50


Isso foi o que a feminista a qual ele se referia respondeu ao comentário de bosta dele. Em algum momento se lê "mulheres, sejam todas lésbicas"? Chega de desonestidade intelectual e de seguir disse me disse sem levar em conta o que realmente foi dito, chega de suposições infundadas contra mulheres, por favor!

Unknown disse...

Mandy, é difícil. Basta um mulher discordar de 'certos' radicais por aqui, e ela será xingada, avacalhada e, em 100% dos casos, menosprezada. Não é um debate saudável, não é aquela boa provocação política, fica parecendo discurso de doutrinação.

Todo mundo sabe da opção da Lola pelo casamento. E sempre há post com os mesmos argumentos genéricos: homem é ruim, não se casem, terminem seus relacionamentos com homens. Raramente os argumentos são aprofundados e quanto o são, benza a deusa...

Há essa premissa ingênua em quase todos os comentários de que mulher não comete maldade por que tem vagina... Que basta você decidir viver sem homem e, opa, você terá feito o maior ato feminista da sua vida.

Que contradição, não? As mesmas feministas que vivem repetindo 'socialização', apostam todas as suas fichas de transformação numa única ação individual. E quem denuncia isso é 'ridícula', 'pessoa que confunde as outras', 'passadora de pano para macho'.

É reducionista demais. A mim, me causa desconfiança profunda. E esse discurso sempre aparece quando a Lola não pode moderar. Bem, tá na cara que tem muito mascu emulando o discurso radical, mas, infelizmente, tem mulher que confunde defender seu posicionamento com menosprezar a outra que não pensa o mesmo.

Como a Carol disse, é um comportamento específico das ditas radicais por aqui. Embora, eu já tenha visto comportamento odioso em outros fóruns, entre feministas radicais e também entre feministas Lgbt'i, aqui no blog esse tipo de coisa parece estar se agravando nas falas radicais.

Mas o que deixa fula, realmente, é incapacidade de sororidade de muitas dessas falas. Sempre anônimas, pregam 'a coragem' para outras, já que dar a cara a tapa e assinar os comentários com o nome não parece ser politicamente relevante para quem tem certeza absoluta das soluções a serem empregadas contra o machismo.

Nunca também li, em nenhum desses post, uma fala sequer de apoio ao trabalho da Lola. Afinal, se a pessoa comenta, ora bolas, é por que o blog tá de pé. Sequer há afirmações de apoio a Lola contra os ataques mascu. Fica parecendo que querem se aproveitar da visibilidade do blog para provar que a própria Lola está errada e converter mulheres ao lesbianismo (o que eu acho horrível, vê lá se orientação sexual é algo que você possa trocar como uma opinião, cruzes, não é cobrar demais das lésbicas a mudança do mundo todo?).

Esse último motivo me faz acreditar de que a maioria das radicais aqui, especialmente 'aquele' que fica postando os trechos de autoras radicais, são trolls homens tentando esvaziar o blog ou difamar o feminismo, por que olha, não é possível...

Anônimo disse...

"Queria entender o problema de "uma médica" namorar alguém que "faz" artes plásticas. A quantidade de desinformação associada a essa frase é gigantesca. Para começar, tenho muitos amigos engenheiros que estão desempregados. Meus diversos amigos e conhecidos que são artistas plásticos ou professores de história da arte estão muito bem com seus cursos caros e exposições individuais nas galerias Tate e outras de mesmo calibre (cujo prestígio deve lhe escapar)."

Acho que você queria postar o comentário nesse post:

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2017/01/capas-de-revista-que-mantem-meninas-e.html

Anônimo disse...

Dados sobre Brasil para o debate das agressões contra pessoas idosas e crianças.

1. Não há evidência estatística de que mulheres sejam as principais agressoras de idosos e crianças. Aliás, 60% das pessoas idosas que denunciaram abandono, negligência, violência física e sexual no disque 100, são mulheres. A única estatística que encontrei sobre violência sexual contra idosos, aponta de 85% das vítimas são mulheres. Não encontrei dados sobre os agressores. Mas sabemos no Brasil que a maioria dos agressores são os filhos. Eita que beleza essa família tradicional, não é mesmo?

BARBOSA, A.L.; CRUZ, J.; FIGUEIREDO, D.; MARQUES, A.; SOUSA, L. Cuidar de
idosos com demência em instituições: competências, dificuldades e necessidades percepcionadas
pelos cuidadores formais. Psic., Saúde & Doenças, v.12, n.1, p. 119-129, 2011.
KLEINSCHIMIDT,K.C. Elder abuse: a review. Annals of Emergency Medicine, v.30,n. 4,
p.463-472, 1997.
MENEZES, M.R. Da Violência Revelada à Violência Silenciada.Tese de Doutorado apresentada
na Escola de Enfermagem da USP. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo,
1999.
2.Com relação ao abuso infantil, também não encontrei essa estatística envolvendo mulheres. No que diz respeito ao abuso sexual, novamente, a maioria dos agressores de crianças, são homens.
Veja: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/140327_notatecnicadiest11.pdf

3.No que diz respeito ao abuso (abandono, negligência e violência física), aí a estatística se equilibra: 45% dos agressores de crianças são homens, especificamente, o pai (eita paternidade ruim...). As mães respondem por 30% das acusadas (é, precisamos falar com urgência sobre a maternidade, não é possível que mantenhamos tanto sofrimento infantil na obscuridade). Não houve divulgação de outras estatísticas.

Sobre o por que homens agredirem mais do que mulheres, a resposta tem sido constante nos diversos estudos pelo mundo afora que dedicaram ao tema: as diversas masculinidades são construída por meio da capacidade de ser violento. Assim como mulheres são socializadas para a submissão, homens são socializados para oprimir e violentar.

A mim parece muito óbvio que se eu pude desconstruir minha socialização de submissa, homens também podem desconstruir a capacidade de violência como condição essencial da sua identidade de homem.

Não vamos esquecer do óbvio ululante que não é o mesmo processo desconstruir uma mulher da submissão e desconstruir um homem da dominação, vamos ter que arrancar a mudança da maioria esmagadora dos homens, não tenho dúvidas.

Mas se nenhuma mulher é, inerente subalterna, nenhum homem precisa ser inerentemente violento. Nomear as diversas violências, todavia, é o primeiro passo para mudá-las.
E desculpa aí os homi, mas a barra tá bem mais suja para o lado de vocês.

Marcia.

Anônimo disse...

"Lixomen"

"Masculixo"

Kkkkkkkkkkk, adorei o fato da palavra "lixo" combinar tanto com "homem" e "masculino", kkkkkk

trocadilho massa

kkkkk (4)

Anônimo disse...

Se tem uma coisa q rad sabe fazer bem é espantar maxo escroto e mascu

Quando tem rad por perto, esses tipinhos não se criam, vide a última publicação do blog

Anônimo disse...

"Deve ser porque algumas ainda estão no estagio de "vagabunda dependente" e não de uma feminista inteligente e cuidadosa."

Se você for mulher, eu sinto muito mesmo. Não é assim que deveríamos nos tratar. Você só está reproduzindo o desrespeito dos homens por nós.

Mila disse...

Por isso que eu comentei ser muito suspeito todo esse flood no blog justamente quando a Lola não está aqui para monitorá-lo.
Ao lembrar de radfems comentando por aqui me vem à cabeça uma cujo pseudônimo era Anon A. Embora nem sempre todos concordassem com seus comentários eles eram extremamente válidos. Particularmente eu sempre gostei de ler o que ela tinha a falar sobre determinados assuntos e é uma pena que ela não comenta mais aqui.
Quem estava acompanhando o tópico no Suporte Google sabe que os masculinistas estavam acusando a Lola de fazer o que eles fazem:doxxing, calúnia, difamação e ameaças. Inclusive utilizando comentários anônimos como se estes significassem a opinião da Lola. Logo, é oportuno que ocorra esse flood, embora trolls costumem floodar o blog quando a Lola viaja pelo simples prazer da trolagem.
Eu conheci partes boas do feminismo radical a ponto de achar que precisamos também dele, embora tenha muitas falhas, como por exemplo a questão da mulher não branca e que não seja de classe média pra cima. Mas nunca vi radfem a xingar outras de vagabundas, um estereótipo caricato da feminista que odeia homens.
Por outro lado, sei que a Lola não é exatamente uma pessoa grata no meio radfem. Consideram a Lola libfem demais principalmente por ela falar da masculinidade, falar de como o machismo atinge o homem não é assunto prioritário no meio radfem que conheço. E a gente também nota que se pede sororidade para passar pano para os preconceitos que elas reproduzem mas não vemos sororidade alguma quando outra feminista é atingida. Isso é algo a se pensar.

Marcia disse...

Sim Mila, veja os comentários abaixo do meu. Não são radfem coisa nenhuma. Esse show de 'vá lamber buceta', essa erotização chula do lesbianismo, isso é coisa de mascu treinado em sexo apenas assistindo pornografia. Quem não conhece que compre esses mascu otários, Anônimos das 19:23 às 21:59, são todos homens emulando discurso radical. Mas há mulheres que não vêem isso, ou será que percebem? Por quê as radicais permitem isso? Que seus posicionamentos sejam apropriados por mascus?

Fico fula Mila, muito fula. E sim, que saudades da Anon A., eu discordava dela bastante, mas como a discussão com ela me fez uma feminista melhor, onde será que anda aquela lindona super sagaz, hein? ;)

Ah cara anônima das 22:06, é o contrário. Discurso radical aqui também é cortina de fumaça para mascu divulgar que todas as mulheres odeiam os homens, a ponto de desejar (e planejar) suas mortes. Iguais eles fazem com a Lola, e o que mais me choca: vocês caem nesse teatro ridículo, só por que o discurso deles também permite que anônimas despejem seu ódio no blog.

Você sabe que raiva é diferente de ódio, não é mesmo? Que uma mulher tenha raiva do patriarcado, eu entendo, eu também tenho. Mas o ódio é uma gramática política nociva, é a arma principal dos machistas contra as mulheres. Acho uma idiotice sem tamanho uma radical achar que a principal arma do patriarcado contra as mulheres é 'neutra' e vai ter benefícios se usada contra os homens. Fia, lembre-se: nenhuma de nós é igual em poder a eles, tu acha mesmo que usar essa linguagem vai libertar alguma mulher?

Enquanto o ódio for sua arma, você tem uma grande similaridade com esses mascus, mas não tem e nem terá o mesmo poder, de discurso, de ação, de o que você fala ser validado socialmente. Daí que embora parece satisfatório para você continuar a odiar e posar de 'malvada' aqui no Blog, seu ativismo prejudica a luta da Lola para evitar ataques, ameaças e para provar para autoridades que o que eles fazem é crime, e com isso se proteger contra violência que ameaça a vida dela e da família. E, agora, de alunos da UFCE.

Me diga: qual é a sororidade que você oferece para Lola e suas leitoras ameaçadas de morte? Seu ego vale mais que a vida de outra mulher? Buceta peluda menstruada, se sim, não tem como o que você diz ter o meu respeito, jamais.

Quer continuar fazendo esse tipo de ativismo, faça. Não caço 'carteirinha de feminista' de mulher nenhuma. Mas não espere aprovação dessa feminista aqui e nem ouse falar por toda mulher, por que você não fala por mim, e essa divergência eu sustento até o fim dos meus dias.

Anônimo disse...

Oi? Você tá passando bem?!

Anônimo disse...

só vejo veganos chatos como a 09:42 cobrando prioridade dentro do feminismo, é impressionante, basta qualquer pauta feminista vir a tona q aparece algum vegan: "e as vacas?"

não querendo desprezar os direitos animais, são muito importantes sim, mas pq vcs não vão cobrar protagonismo no movimento negro ou no indígena por exemplo? pq só vem encher o saco das feministas?

todas essas lutas são importantes, mas cada um tem um foco específico, podemos colaborar uns com os outros, não passar por cima de pautas tipicamente feministas pq os peixinhos lá do outro lado do mundo estão sendo pescados, ME POUPE

Anônimo disse...

Resposta: abuso da empatia das mulheres.

Feminismo é movimento de mulheres né? E mulheres têm que ser as mamães do mundo, que carregam tudo e todos nas costas. Por isso que um monte de gente acha que feminismo é a casa da mãe Joana; igual "coração de mãe", sempre cabe mais um... e mais um e mais um... daí vão enfiando tudo que quiserem dentro do feminismo, até jogarem as mulheres todas pra fora. Porque o lugar da mulher nesse mundo feito pelos homens é suprir as necessidades dos outros e ser colocada em último, depois de todos, inclusive até depois de animais.

Anônimo disse...

Movimento negro e movimento indígena tem homem (são liderados e governados por homens, aliás) daí não dá pra chegar abusando igual fazem com o feminismo...

Anônimo disse...

Né?

Anônimo disse...

Mila, Marcia, Carol e Unknow:

Obrigada por serem vozes plausíveis no meio de tanta selvageria.

Unknown disse...

Movimento indígena tem homem... e é liderado por homens, gente... o que dizer, será que ninguém conhece Valdelice Veron? E Rigoberta Menchú? Olinda Pataxó? Renata Tupinambá?

Minha gente, tem muita mulher indígena lutando por seus direitos e de seus povos, vamos descolonizar esse feminismo aí.

Anônimo disse...

10:15 verdade

Vegan só gosta de equalizar suas pautas sobre direitos animais dentro do feminismo

Nojo

Aliás, equalizar não, colocar na frente mesmo:

Feminista faz post no face sobre desigualdade de gênero e misoginia, aparece o vegano: "ain, e as elefantas na áfrica? vcs não se importam com elas né, só com as mulheres"

WTF?????

Anônimo disse...

A existência de líderes mulheres não derruba o fato de que esses movimentos são comandados por homens e se concentram em pautas masculinas, eles são o foco central (isso quando as pautas das mulheres são sequer reconhecidas). Quem é colonizada aqui? Esses papinhos de que existem lideranças mulheres e que mulheres já estão dominando vários setores, inclusive os que envolvem poder (logo não existe mais dominação masculina? hahaha fala sério!) são típicos de homens que nos falam: "vocês não têm do que reclamar", "feminismo não é mais necessário" "feminismo não tem razão de ser".

Anônimo disse...

Mulheres do movimento negro e do movimento indígena podem ser feministas, mas isso não significa que o movimento negro e o movimento indígena sejam feministas, longe disso. Existe feminismo negro e feminismo indígena, sabe? Não são os mesmos movimentos que os governados por homens e focados nos homens.

Anônimo disse...

Qual é a pauta masculina na demarcação de terras indígenas, cuja propriedade é coletiva, ou seja, não é de um indivíduo em específico? Tá simples deixar o feminismo numa caixinha só, e isso é sim papo de colonizada. Benza as deusas se eu vou reconhecer como legítima uma luta em que eu não aproveito diretamente nenhum benefício.
E não, não tô dizendo que não se tem do que reclamar, aliás, as líderes indígenas enfrentam muita discriminação entre seus pares por serem mulheres, mas elas existem enquanto feministas, nos seus próprios moldes, pois elas enfrentam dominações que não são comuns a todas as mulheres.
E reconhecer não é dizer que a luta não importa, ao contrário.

Anônimo das 15:23, sim, nisso concordamos. Do mesmo jeito que não é feminismo as pautas tradicionais dos movimentos sociais por terra, moradia, educação. Mas há mais líderes mulheres nessas lutas, e elas articulam discurso feminista as suas práticas por pautas mais amplas. Não considerar isso, para mim, é deixar de ver a importância que o feminismo assumiu para além da pauta das mulheres brancas de classe média.
Caixa fechada de pautas, para mim, não representa todas as mulheres.

Infelizmente também temos problemas e opressões diferentes para lidar, ser mulher não significa a mesma opressão para todas nós.

Anônimo disse...

Estou pra ver uma designação feminista atual que não seja extremamente machocentrada. Todas são.

Anônimo disse...

Anônimo das 07:32, não acho. Há muita produção de material focado nas mulheres como agentes de transformação também. Um dos pontos da discórdia é entender se as tais feminilidades são mera reprodução machista e, portanto, devem ser todas abolidas, ou se, ao contrário, feminilidades podem ser trabalhadas para embasar resistência e modificação do patriarcado.

O bizarro é que há apropriações pra lá de questionáveis com ambas as posições. Mas, em geral, as feministas que eu acompanho online produzem mais conteúdo focado em mulheres, do que em homens. É machocentrada a militância que lida com violência de homens contra mulheres, mas aí fazer o quê? Qual seria a solução para lidar com o problema dos mascu sem falar de homem? Não nomear quem oprime? Alguma outra melhor que essa?

Anônimo disse...

Há muitas diferenças fundamentais entre feministas radicais e liberais e, por isso, há disputa entre os dois grupos. As feministas radicais apontam que o liberalismo como ideologia veio do Iluminismo, quando a "razão" foi fortemente enfatizada e atribuída como uma qualidade possuída por homens. Feministas radicais opõem-se à falta de consideração positiva do liberalismo em relação às mulheres e suas próprias características e à incapacidade do mesmo em abordar de maneira abrangente os problemas sociais que as mulheres enfrentam, ou até a incapacidade de levar em consideração o ponto de vista das mulheres realmente.

Feministas radicais também criticam as feministas liberais, porque elas não acreditam que as mulheres são oprimidas pelos homens (apenas discriminadas) e, portanto, elas não aceitam a causa raiz dos problemas das mulheres. As feministas liberais estão muito focadas na reforma das instituições já existentes e não em desafiar plenamente esses sistemas macho-orientados (dominados por homens e direcionados a eles). As feministas radicais não acreditam que as mulheres podem ser livres até que o patriarcado seja destruído, porque até que isso ocorra os homens continuarão a ser o sexo dominante na sociedade. Além disso, embora as feministas liberais encorajem as mulheres a conseguir carreiras e, assim como as feministas radicais, acreditem que os homens devam ser responsáveis por pelo menos metade do trabalho doméstico, a maioria das feministas liberais não são críticas quanto a divisão do trabalho em trabalho doméstico não remunerado e trabalho assalariado nas sociedades capitalistas. O fato de que as mulheres não recebem dinheiro (e se recebem, geralmente é menos do que os homens) para determinados tipos de trabalho por causa da misoginia é mais uma preocupação feminista radical.

donadio disse...

"Lembrando q na islândia, as mulheres fizeram uma greve de trabalho e de omen, e muita coisa mudou

hj é um dos maiores idh's do planeta e um dos melhores países pra ser mulher

Temos q fazer a mesma coisa, greve de trabalho e de omen, vejam se não muda, e como muda
"

Bom.

A Islândia já tinha um dos maiores IDHs do planeta antes dessa greve. Então isso não foi causado pela greve.

Hoje as mulheres islandesas continuam a ganhar em média 2/3 do salário dos homens. Então isso também não mudou muito (pode ter melhorado, eu não sei quanto era antes, talvez fosse menos que 2/3. Mas por outro lado, "melhorou" no mundo todo, inclusive nos países onde não houve esse tipo de greve, então não deve ter sido por isso).

Foi uma "greve" de 24 horas - e só pegou depois que o grupo Red Sockings, que propôs a ideia, concordou em chamar de "dia de folga" em vez de greve.

E não foi uma greve "de trabalho e de omen". Foi uma greve de trabalho, inclusive de trabalho doméstico.

***************

Mas é uma boa ideia. Por que não? Um dia inteiro com as mulheres todas parando de trabalhar, incluindo cozinhar, lavar louça e varrer a casa. Talvez contribua para que a sociedade entenda a importância do trabalho das mulheres. Seria muito interessante.

... mas não vai rolar se a convocação se der em cima de chavões como "lixomen" e "anomalia y". Vai ser preciso trabalho de base, sério e pesado, e vai ser necessário discutir problemas como salário, jornada de trabalho, com mulheres de todos os tipos - virgens doutoradas, vadias da faculdade, operárias, prostitutas, trabalhadoras rurais, empregadas domésticas, donas de casa, solteiras, casadas, viúvas, lésbicas, heterossexuais, leitoras de Cláudia e Capricho (e da Veja também). Ou então o país não pára (isto aqui é um pouquinho maior que a Islândia), e aí não adianta muito, não é mesmo?

Anônimo disse...

Obrigada, Carol!

Ariadne Buendía disse...

Lola, leio desde a época que o Inagaki te citou e faz muito tempo que não comento aqui, quero só deixar meu apoio sem nem olhar para os comentários odiosos. Nós temos que ultrapassar as manifestações deles e nos unir sempre. Ah, e boa viagem! Abraços calorosos de quem nunca te conheceu, mas que vai sempre agradecer por você ter sido o estopim do feminismo na nossa geração.

Anônimo disse...

Os homens construíram essa sociedade, e nem por isso vem homens nesse blog e falam que mulheres não podem andar de carro, de avião, de trem. Nem todo homem é um machista escroto que não aceita que sua namorada possa usar roupas curtas, existe homens e homens o mundo é feito de energia, você atrai o que vibra se você( só pela forma de escrever percebi) só emite energias ruins derivadas, de ódio, rancor acha que vai atrair que pessoa na sua vida.

Anônimo disse...

Mas eu só sinto tesao por eles e ai ? Já tentei me relacionar com mulher não consegui.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 322 de 322   Recentes› Mais recentes»