segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SOBRE O EX-FEMINISMO DE SARA WINTER

Muita gente tem me pedido pra falar da "virada" de Sara Winter, que foi a fundadora do FemenBrazil e hoje é ex-feminista e, como ela mesma se define, ex-bissexual. 
Como também existe um monte de pessoas que nunca ouviram falar nela, permitam-me uma breve biografia. Sara é jovem, tem só 23 anos, mas já passou por inúmeras reviravoltas. Durante a adolescência (até no mínimo os 17 anos), foi simpatizante do nazismo, ao ponto de fazer uma tatuagem da cruz de ferro perto do pescoço. Seu nome "artístico", pelo qual ficou conhecida, vem da alemã nazista Sarah Winter. Há vários posts dela idolatrando o fundador do integralismo no Brasil, Plínio Salgado. 
Em seu perfil no Orkut, ela pertencia a comunidades integralistas e nacionalistas, além de outras mais soft como "Odeio o PT", "Sou fã de Jair Bolsonaro", "Resistência Anti-Comunista", e "Amo a Rota" (instituição associada à violência policial).  
Em 2011, ano das primeiras Marchas das Vadias aqui e no mundo, Sara se posicionou contra. Num post, criticou que algumas manifestantes saíssem com pouca roupa ou com "roupas de puta". Concluiu que a marcha só queria ibope e que o Brasil estava copiando o que vem do exterior.
Ironicamente, menos de um ano depois, ela decidiu fazer o que tanto criticava: "copiou" uma ideia que vinha do exterior, o Femen, e passou a fazer protestos com os seios de fora, justamente em busca de ibope. 
O Femen Ucrânia é um grupo duvidoso que nunca teve o apoio das feministas. Primeiro que nem o próprio Femen se assume como feminista, e sim como "neofeminista" (seja lá o que isso significa) ou "sextremista" (idem). O Femen é um grupo midiático, ou seja, o que mais interessa para essas ativistas é a repercussão que a manifestação terá na grande mídia. 
Há várias acusações de que o grupo está ligado a fascistas, o que explica seu posicionamento xenofóbico e islamofóbico. Depois descobriu-se que seu fundador é um homem. Ou seja, é um grupo de inspiração fascista disfarçado de feminista.
Sara, nua, pendurada por um gancho,
protestando em SP
Não foi por nada disso que Sara rompeu com o Femen Ucrânia, em maio de 2013, ou o Femen rompeu com ela, dependendo da versão. O motivo do rompimento foi financeiro. Por um tempo, Sara ameaçou continuar usando a marca Femen, mas o grupo da Ucrânia proibiu. Ela, então, resolveu montar um novo grupo, o Bastardxs. O grupo realizou vários protestos, mas Sara precisava tirar cada vez mais roupa para atrair a mídia e, mesmo assim, não conseguia repetir o sucesso do Femen. 
Eu na palestra em SP, 2012
Eu conheci Sara pessoalmente antes disso, em outubro de 2012, quando fui a SP dar uma palestra organizada pela Marcha das Vadias SP, e Sara foi assistir. Falei sobre a imagem da mulher na propaganda, mas, na hora das perguntas, uma moça quis saber minha opinião sobre homens no feminismo e sobre mulheres de direita que se apropriam do discurso feminista para aparecer na mídia. Ao responder, eu tive que falar do Femen. Foi um momento tenso, porque Sara estava na plateia, e todo mundo sabia que ela estava lá. 
Sara (a da guirlanda) na
palestra em SP
Depois do final da mesa, ela veio falar comigo, e um pequeno grupo ficou para participar do bate-papo. Critiquei muito o Femen e disse que ele havia se queimado no Brasil. Sugeri a Sara que ela se afastasse do Femen, que cursasse uma faculdade pública de História ou Ciências Políticas para que pudesse ter uma visão mais completa do mundo, que participasse de movimentos estudantis e feministas, que expurgasse os fantasmas do seu passado, que se rodeasse de pessoas que a amam, e que buscasse maturidade e conhecimento. 
Ela ignorou meus conselhos, mas, em agosto de 2013, Sara me enviou um email (isso eu nunca contei a ninguém). Ela disse que sempre pensava em mim, se queixava que as pessoas dos movimentos sociais não a perdoavam por ter se envolvido com nazismo, que recebia ameaças (que eu repudio 100%), que hoje entendia a "bosta" que o Femen é, mas que não se arrependia de nada. Ela também afirmou que o que partia seu coração era ser esculachada e/ou ignorada pelas feministas nas redes sociais. 
Eu respondi com a educação que me é peculiar (sem ironia, eu sou educada), dizendo que não tinha nada contra ela, embora sentisse muita desconfiança por causa do seu passado. Escrevi que feministas precisavam aprender a discordar, que havia brigas demais e panelinhas. E reiterei meu conselho pra ela: estude, faça uma faculdade, leia muito, ame muito, não se exponha, aproveite o tempo e se reerga.
E foi o fim do meu contato com ela.
Depois disso, Sara passou por uns tempos tumultuados que eu não acompanhei de perto. Algumas poucas coisas chegaram até mim: um vídeo dela chorando, aos prantos, dizendo que homens não prestam, outro vídeo contando seu caso de amor com um militar (pra alguma marca de propaganda), outro vídeo fazendo campanha pra que ela entrasse no BBB (sinceramente, não lembro a ordem dos vídeos). 
Na época do FemenBr, Sara deu
entrevista a Playboy
Pelo jeito, com o passar dos anos, e talvez por conta do nascimento de seu filho, há cinco meses, Sara passou a se arrepender de muitas coisas. Primeiro ela escreveu que lamentava não ter posado nua pra Playboy, e culpou as feministas. Depois, num post de novembro, arrependeu-se de "ter [s]e afastado de Deus e dedicado todo [s]eu tempo à militância feminista", e pediu desculpas a uma moça evangélica por não ter permitido que ela entrasse no Femen (moça, considere-se abençoada).
Também em novembro, ela passou a escrever posts contra a Marcha das Vadias (que, lembrando, ela havia criticado, depois feito parte, e agora dizia que essas marchas não a representavam) e contra a Parada Gay que, segundo ela, é financiada pelo governo. Eu respondi à pessoa que me mandou esses prints: "Sara sempre foi completamente perdida. Agora parece querer se firmar como líder conservadora? Daqui a pouco ela vai ser abertamente anti-feminista, vai vendo..."
Marisa Lobo é filiada ao PSC, partido
de Marco Feliciano
Tiro e queda. Poucas semanas depois, em dezembro, ela já estava participando de hangouts anti-feministas como este. Eu fiz o sacrifício supremo de ouvir aquilo. É um festival de besteiras tão grande que preciso comentar. Até porque eu nunca tinha ouvido Marisa Lobo, psicóloga cristã e homofóbica que quase perdeu seu registro profissional por pregar a "cura gay". 
Marisa pediu ao fotógrafo da
Folha que não a deixasse com
"cara de crente homofóbica"
Toda apresentação que os conservadores fazem sobre Sara precisa ser bem explicada. Felizmente, pros reaças Sara nunca precisou pedir desculpas pelo seu passado nazista. É só se arrepender por ter sido feminista, isso basta. Marisa, então, diz no hangout que as pessoas viam que Sara tinha coração bom, e que as feministas ficaram com inveja dela porque ela é bonita e, segundo Marisa, a "maior parte das feministas é feiosa". E Sara é "loira, novinha, fala bem".
Marisa não se contenta apenas em curar gays -- quer também curar feministas. Segundo ela, feminista "é assim até achar um belo de um macho por quem se apaixone. Quando ela tiver um bebê nos braços, saberá o que é ser mulher".
E não posso deixar de registrar a interpretação que Marisa faz de Simone de Beauvoir: o que Beauvoir quis dizer com não se nasce mulher, torna-se mulher, foi que a menina torna-se mulher ao menstruar, só que aí as feministas deturparam tudo. Marisa acha que o feminismo na sua origem foi importante, mas hoje não.
Para Marisa, a maior parte das feministas é homem, já que são lésbicas, e lésbicas se sentem homens. Entendeu a lógica perfeita da psicóloga? 
Sinceramente, em grupo conservador que tem Marisa, quem precisa da Sara? Marisa monopoliza, ela dá show. É uma metralhadora de asneiras. 
No hangout, Sara se esmera para tentar se equiparar à mestra. Diz que o feminismo é uma indústria pra vender Cytotec. Afirma que assim que uma mulher diz que está grávida num grupo feminista, o grupo faz vaquinha pra comprar Cytotec (o que me soa contraditório; afinal, o feminismo vende ou compra remédio abortivo?). Sara conta que já abortou, e Marisa vê o aborto de Sara como um "mal necessário". Sara passou por isso, então pode falar. 
Estranho. Eu pessoalmente nunca abortei ou encorajei alguma mulher a abortar, mas sou eu a "abortista", sou eu a acusada de apologia ao crime por defender a legalização do aborto no Brasil. Sara acusa feministas de gostarem de abortar. Mas quem parece gostar é Marisa: quem fez aborto e se arrepende pode colocar no currículo antes de ser aceita numa seita cristã. Vale como experiência, vivência, segundo a psicóloga. 
Alguém minimamente são consegue acreditar que Sara fez parte de um grupo feminista online, anunciou que estava grávida, e um monte de feminista veio acolhê-la e dar-lhe Cytotec de graça? (sendo que ela nunca foi bem recebida por grupo nenhum, que Cytotec é caro, porque é proibido no Brasil, e que feminista teme ser incriminada por isso?).
Ainda no hangout, Sara diz que ninguém precisa se juntar a uma ideologia para querer mudar o mundo. Dá pra mudar o bairro, por exemplo. E ela cita o exemplo das... promotoras legais populares (em que a grande maioria das integrantes é feminista; não conheço uma que não seja!).

Não sei se foi antes ou depois do hangout que Sara foi pedir a benção do guru da extrema-direita Olavo de Carvalho e de Bolsonaro, já que ela pensa em se candidatar a vereadora por São Carlos. Bolsonaro é outro que tem bom coração, pois perdoou Sara mesmo depois d'ela ter cortado seu pênis. 

Na página em que vende seu livro digital de trinta páginas, Vadia, não! Sete vezes que fui traída pelo feminismo, ela se define como "pró-mulher e palestrante sobre direitos das mulheres e relacionamentos abusivos. Já foi ativista do FemenBrazil, levou porrada da polícia e do policiamento feminista. Está viva para contar tudo para você". É bizarro, porque o público conservador que lê Sara hoje não vê nada de errado por ela ter levado "porrada da polícia". É o pessoal que faz manifestação pela volta da ditadura e posa pra fotos com PM, ué.
Mas entendo Sara: ser feminista não dá dinheiro mesmo. Apesar do que os reaças repetem sem parar, a enorme maioria das feministas (eu inclusa) não ganha grana com ativismo, não cobra por palestra, não tem AdSense nos blogs (até porque o Google nem permite -- páginas feministas falam de aborto, estupro, violência doméstica, tudo "conteúdo adulto", na definição do Google). Quem quiser ser querida e aceita, não aconselho ser feminista.
Sara precisa viver de alguma coisa, e descobriu que no feminismo não tinha futuro. Agora, aliada com a extrema direita, pode quem sabe cobrar por palestras anti-feministas (feminista não pode cobrar por palestra, mas anti-feminista, pode), vender livro, descolar uma candidatura à vereadora. Não dá nem pra dizer que Sara seja desonesta. Oportunista sim, ignorante também, mas ela não está sendo desonesta ao voltar à direita que ela, no fundo, nunca deixou. Mesmo quando era ativista, ela ainda guardava uma grande paixão por Margaret Thatcher, por exemplo.
Agora, Sara é muito desonesta ao proferir chavões como este:

Ainda que Sara nunca tenha sido aceita por qualquer grupo feminista, ela deve ter falado com algumas feministas. Imagino que ela acompanhe protestos na mídia. Ela vê que tá cheio de feminista hétero, casada, com filho. Ela deve ter conhecido lésbicas que são feministas e que são "melhor amadas" do que muita mulher hétero. Sara é prova viva de que o anti-feminismo vive à base de lugares-comuns e mentiras. 
Espero que, nos cursos que ela pretende dar com Marisa Lobo (é verdade: Sara e Marisa, juntas, vão dar um curso em Curitiba sobre "a farsa da ideologia de gênero". Como diz a divulgação, são "duas mulheres diferentes unidas com o mesmo propósito: 
desconstruir a ideologia de gênero e denunciar a o feminismo" [sic]), ela vá além dos chavões "Feminista, vá lavar louça" e "É feminista por falta de rola". Porque ninguém precisa pagar pra ouvir esses clichês. É só ir à página zueira mais próxima de você. E nem é necessário fazer curso pra deixar de ser feminista. Parece que maternidade e pênis curam todos os males do mundo.
Post após post, Sara mais se afunda nas besteiras e contradições. Segundo ela (e muitos conservadores), o feminismo, ao defender que as mulheres aceitem o seu corpo, sem cair nas neuras de tentar se enquadrar a um padrão inatingível de beleza, incentiva mulheres gordas a continuarem gordas, o que seria terrível pra saúde. Para Sara, a gordofobia é uma falácia. Ela, que participou do Femen, que seleciona as moças de acordo com suas medidas e recusa as gordas, deve saber.
 

No entanto, em entrevista que ela deu ao jornal Gazeta do Povo, publicada em 28 de dezembro, ela responde isso:

Decida-se, Sara! O feminismo gera doenças ou faz com que mulheres aceitem seu corpo e não desenvolvam doenças psicológicas ou físicas?
Mas não é só: feminismo seria tão nocivo para as mulheres que, além de dizer para elas "Você é linda" e "Ame seu corpo" (que coisas horríveis para se dizer às meninas! Deveria ser proibido!), são contra atividade física (cuma? Onde isso?), criam grupos para mulheres postarem nudes (ahã, feminista é quem vive pedindo "Manda nude!"), incentivam o aborto e distribuem drogas abortivas (mentira cabeluda! Os coletivos feministas que conheço sequer respondem os pedidos desesperados que recebem diariamente de mulheres querendo fazer um aborto, por medo de serem processados), e causam suicídios ao perseguirem quem não concorda com todas as pautas (quais seriam todas essas pautas?). 
Contra Bolsonaro, na época do Bastards
Ela é um exemplo. Mas sobreviveu pra contar sua história (no hangout, Sara chuta que cerca de vinte feministas já se mataram ou pensaram em se matar. E que 50 entre mil feministas a apoiaram. Foi alguma dessas 50 feministas que a apoiou que lhe deu Cytotec?).
É tudo contraditório: Sara diz que nunca foi aceita pelas feministas e por grupos feministas -- o que é verdade --, mas, ao mesmo tempo, quer falar sobre o feminismo, como se o conhecesse, como se tivesse feito parte dele. Não conheceu, não fez parte. E esta é a sua dor, a sua busca: ser aceita. Se ela caprichar nas calúnias anti-feministas, talvez os reaças a aceitem.

262 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 262 de 262
Anônimo disse...

E você acha que mulher tem que gestar e parir e o problema é só dela?
Quem paga o trabalho reprodutivo? Se as mulheres não tem filhos quem vai pagar imposto? Quem governa? Quem trabalha? Gente não brota em árvore. Foi uma mulher quem gestou e pariu todas as que existem no mundo.

Certo é o que fazem nos países europeus em que a natalidade está caindo. Praticamente pagam pras mulheres terem filhos. Assim que o mundo gira, mascuzinho. Quer que trabalhemos de graça pra vocês? Estão muito mal acostumados. Não basta explorarem as mulheres nos serviços doméstico.. Esses homens são muito folgados mesmo.

Anônimo disse...

Eu sou de Curitiba e a cidade não é desse jeito que vc tá falando não! Pesssoinha preconceituosa!

Anônimo disse...

Não é só a sensação de pertencimento que essa menina busca, ela também quer protagonismo. Quer aparecer, liderar, quer lucrar com suas ideias rasas e confusas.

PS: A Lola não está inventando nada. A garota tem tatuada um cruz de ferro e deu declarações ( até para A Folha )dizendo que sua ligação com nazistas foi um erro do passado. A empatia que eu tinha por toda a sua confusão acabou quando ela se juntou com pessoas que lutam por barbaridades. Cura gay e dificultar o atendimento a vítimas de estupro não são apenas ideias. Tem gente realmente tentando aprovar essas coisas no congresso.

@vbfri disse...

Sobre dinheiro não dar em árvore:

Eu acho que omi que bate carro bêbado não deveria receber seguro saúde (e nem ter atendimento médico gratuito). Porque ele bebeu porque quis, bateu o carro porque quis. Então ele vai ficar MESES afastado do serviço SEM TRABALHAR, recebendo DO NOSSO dinheiro por uma IRRESPONSABILIDADE dele.

Aliás, é bastante comum ficar anos sem trabalhar ou até mesmo ter que se aposentar por isso.

ELE que se planejasse para pagar isso.

Ou vocês acham que dinheiro dá em árvore?
---

Soa tão ridículo quanto vocês falarem de licença maternidade.

Aliás, acompanhem o dia a dia de um recém nascido e vejam como é.

Aproveitem e enfiem essa opinião no olho de vocês.

Carla Diacov disse...

me lembro de um vídeo-depoimento (youtube) da chorosa "fase" feminista dela.
sem exageros; cheguei a me machucar de vergonha.
uma frô! rs

Anônimo disse...

E no final das contas eu tenho é pena dessa moça. Perdidinha, Freud desenvolveria uma excelente tese sobre essa cabecinha loura. Gostei muito do texto, parabéns à autora! Eu confesso que não tenho paciência para tratar com gente ignorante assim, ainda bem que você existe! rsss Abraços!

donadio disse...

"Você fica recebendo salário integral durante seis meses sem ter que trabalhar, é óbvio que alguém tem que trabalhar para cobrir isso"

Sim. Você mesmo trabalha para cobrir isso. Chama-se contribuição previdenciária.

Anônimo disse...

Licença-Maternidade não é um privilégio, é um direito, fruto da luta feminista e sindical,além do mais a lei brasileira garante proteção ao nascituro, nesse sentido é que se insere a licença, pois a criança precisa da mãe, sobretudo nos primeiros meses. de Além do mais, nos vivemos em sociedade, algum sacrifício temos de fazer em favor do próximo,o ganho social é bem maior.

Com relação á moça,a vida pessoal dela não interessa, podiamos passar ao largo.Ponto negativo para a blogueira.

Anônimo disse...

Ora, por essa lógica é injusto homem que se acidenta no trabalho receber benefício por isso. Ninguém mandou ele escolher um trabalho perigoso. Ele que se planeje, poupe dinheiro e se algo ocorrer no trabalho, que se banque com o dinheiro economizado. Trabalhar sem receber é privilégio.
_______________________________

Viu como sua "lógica" é perfeita, mané?

Anônimo disse...

A Sara deixando de ser feminista incomoda muita gente KKKKK
Eu ainda não entendi totalmente qual é ô dessa moça, qual é a sua Sara?Então prefiro não fazer um julgamento dela.

Anônimo disse...

"Anônimo disse...
A Sara deixando de ser feminista incomoda muita gente KKKKK
Eu ainda não entendi totalmente qual é ô dessa moça, qual é a sua Sara?Então prefiro não fazer um julgamento dela.
13 de janeiro de 2016 13:08
"

O que incomoda muita gente não é ela "deixar de ser feminista", mas sim ela sair falando bobagens e mentiras sobre o movimento.

Anônimo disse...

Lola, obrigada... eu queria entender quem era essa pessoa.

@vbfri disse...

Anônimo disse...
"A Sara deixando de ser feminista incomoda muita gente KKKKK"

A Sara nunca foi feminista. Logo, ela não pode deixar de ser algo que ela nunca foi.

Obrigada. De nada.

Anônimo disse...

Sim, Anônimo, até mulheres são estupradoras em potencial. Mas por quê ninguém faz questão de reiterar isso, enquanto se alerta que homens são estupradores em potencial?

Sobre a questão de licença maternidade, donadio, @vbfri e anônimos responderam à altura: licença maternidade é um direito pelo qual todos nós (até mesmo mães!) pagamos. Ser contra licença maternidade e não ser contra outras licenças, como por doença ou invalidez, é hipócrita. Afinal, se for assim, que todo mundo se planeje pra imprevistos e economize o dinheiro pra se cobrir sem trabalhar, certo?
E na verdade, eu gostaria que licença paternidade (que existe! Meu professor tirou duas semanas quando o filho dele nasceu) tivesse a mesma duração que licença maternidade. Em termos biológicos, o investimento que a mãe faz pelo filho é MUITO maior do que o que o pai faz, claro. Mas penso que uma licença paternidade extensa, socialmente, ajudaria a acabar com a crença de que só a mãe tem que cuidar da necessidade do bebê, além de empatar empregadores que justificam "evitar contratar mulheres por medo de que engravidem". O que vocês acham? Seria muito peso pra previdência?

Anônimo disse...

Falei ontem as 21:40. Conheci a Sara, conversei com ela por pouco tempo, mas deu pra notar muita coisa. Eu vi nela coisas muito parecidas com muitas outras meninas que passaram no meu consultório. O machismo e o capitalismo presente na busca para ser alguém, coisa que acontece frequentemente nessa sociedade doente. A busca em ser notada e importante, isso é um transtorno, o que falta na vida dessas pessoas é paz, pra perceber que o importante nāo é ser famoso a qualquer custo. Fico feliz de ter conseguido melhorar a vida de muitas pessoas que tinham o mesmo problema. Nāo acho que ela acredite no que diz, assim como também nao acho que acreditava no que dizia quando se denominava feminista. Eu realmente espero que ela abra os olhos pro mal que ela faz pra si própria e pro mal que está fazendo agora para o movimento. Espero que conheça muita gente que a ame e que ela veja que o dinheiro bom é aquele que a gente conquista com nosso trabalho, desde que esse trabalho nāo prejudique ninguém.

Juliana Maria disse...

Melhor comentário!

Igor P. disse...

Lola, só acho interessante mencionar que SEMPRE teve gente que tentava mostrar como a Sara era uma farsa desde o começo. Tipo o Femenputecidxs e por extensão o EXit Femen que era das ex-Femen européias.

Anônimo disse...

Ser anti feminista dá dinheiro mesmo?

RadicaLesbian disse...

Sara Winter "ex-bissexual" na verdade nunca foi 'bissexual' e só prova como a maioria dessa galera que paga de bi são todos um bando de héteros homofóbicos. Ela acha que algum dia enganou alguém, mas as fotinhos dela beijando mulher sempre teve um único intuito: excitar macho.
Lembro que cheguei a comentar numa das fotos dizendo que ela era uma hétero ridícula pagando de bi pra poder erotizar o lesbianismo. Ela me chamou de "bi-fóbica". Infelizmente muitas libfems acreditam em bifobia, hahaha.
Agora vem com esse caralho de que eh ex-bi e que feminismo força as mulheres a virar lésbicas? hahaha mto fdp.

RadicaLesbian disse...

Outra coisa, alguém me explica o que é aquele BUCEPOWERGANG.tumblr.com ? Pelo amor da Deusa, vou ter um derrame! Aquelas mulheres realmente pensam que são feministas ou que aquilo é feminismo? Depois ainda acham ruim quando a Susan Brownmiller fala. Ops, quer dizer, as gringas, já que aqui no BR sequer conhecem os ícones feministas. Mesmo Beauvoir que as feministas brasileiras dizem que leram e os reaças acreditam. Alguém manda uma cópia do "Female Chauvinist Pigs" para as meninas do BUICEPOWERGANG?

Larissa disse...

Não sei dizer de quem sinto mais pena, dos imbecis q se apoiam nos dizeres de uma oportunista carente de atenção como Sara Winter, ou da própria Sara que pra ser aceita troca mais de ideologia do que deve trocar de calcinha.

Francamente é muito triste ver alguém se rebaixar tanto só pra chamar atenção, inventando mentiras e conseguindo ser recusada até mesmo pelo femen q aceita qualquer mulher "bonita" q esteja disposta a tirar a roupa em público

Simpatizante nazista, integralista, nacionalista, anti feminista, Bolsonarete, anti comunista, a favor da violência policial, feminista, membro do FEMEN, ex-feminista, ex-bissexual, de extrema direita, anti feminista (novamente), conservadora, curada e profissional na "doença" feminismo, carente de atenção da mídia e ainda por cima MENTIROSA

COM UM CURRÍCULO COMO ESSE COMO AINDA ACREDITAM NESSA MULHER ??

RadicaLesbian disse...

Antes que me esqueça, é por culpa de gente como a Sara e dessas BUCEPOWERGANG que gente como a Meryl Streep responde "I'm a humanist" quando perguntada se é feminista. Sei lá, acho que a Meryl vê Gloria Steinem e tem a mesma reação que teve no oscar com a Arquette, ou então lendo Germaine Greer como mostra a foto: http://s3-ec.buzzfed.com/static/2015-02/23/18/enhanced/webdr10/enhanced-14384-1424732936-26.jpg

No entanto quando ela pensa em gente como as meninas do Bucepowergang ela responde: "I'm a HUMANIST!" hahahahaaha

donadio disse...

"Anon das 15:25, o q é COF do Olavo de Carvalho?"

Lola, não sou o Anon das 15:25, mas o COF aí é abreviatura de "Curso Online de Filosofia".

MrDissidiaFan disse...

Anon das 21:53, não use retardo mental como ofensa, é capacitista. Deficiência não é desvio de caráter ou vice-versa.

Unknown disse...

Eu, de certa forma, me enganei com Sarah. Achei que ela fosse apenas um garota imatura querendo se encontrar. Também conversei com ela sobre ter foco e tentar mudar um pouco a imagem que tinha. Eu estava enganada. Ela era apenas oportunista. O que a levava a se mostrar fragilizada era falta de holofotes. Agora finalmente ela vai encontrar seu caminho.
Um abraço Lola!

Anônimo disse...

Pobre Sarah. Cometeu o erro vil e imperdoável de ser de direita. Ela não sabe que a esquerda detém o monopólio da razão, da moral e das boas intenções!

Márcio disse...

Lola, meus parabéns pelo excelente texto. Demolidor!

Desmascarou uma picareta que, além disso, é desonesta, mau caráter, ideologicamente confusa e totalmente demente!



Anônimo disse...

Sobre o chile...
A questão da proibição do aborto foi uma das primeiras medidas da ditadura militar no pais. Isso mostra o quanto atrasados são os países que passaram por "intervenções militares", coisa que o bolsonaro e compania apoiam.

Não podemos fraquejar nesse momento que a extrema direita toma força no Brasil.

Em luta pelas mulheres!!!

O texto é muito bom, obrigado lola por investir seu tempo em militância <3

Um salve das mulheres de mato grosso do sul. Quando puder nos visite!

Anônimo disse...

Para que abrir a caixa de pandora que Sara lhe entregou intimamente, Professora Lola? a senhora age como os cristão no início do milênio deturpando e desconfigurando a imagem outrora do que seria o paganismo conhecido hoje. Apesar disso, seu texto revela um encanto e fascínio pela figura de Sara.

Unknown disse...

Se a nossa amiguinha Sara Winter tivesse ditto que um bando de feminista fez uma vaquinha pra encaminhá-la a um bom psiquiatra eu teria acreditado fácil. Era patente, desde o início, que essa moça tem sérios problemas psicológicos.

Gabi (GRYMORA) disse...

Me doeu os olhos este post. Como pode alguém ser tão manipulável na vida a este ponto. E outra, ela não é ex-feminista, porque ELA NUNCA FOI feminista. Ela quer é chamar atenção. Também, o que esperar de alguém simpatizante do nazismo e que vai às ruas com o nome Sara Winter... coitada.

Luana disse...

Sara é impetuosa. Eu a conheci na segunda marcha das vadias, pouco antes dela se tornar famosa. Ela é uma mulher muito jovem e muito desesperada por atenção, que se deixa influenciar por aquilo que imagina que lhe trará mais visibilidade. Hoje ela cola com a galera "direitista". Isso não vai durar. Nem a cúpula da direita tá se aturando ultimamente né? Agora, quanto ao que ela fala que no feminismo não há apoio, eu nem duvido. O feminismo é cheio de pirralha igual a ela que acha que sabe tudo da vida. Por isso que eu me mantenho bem afastada desses ismos e toco o terror por debaixo dos panos mesmo. Tudo que sai do coração pra se tornar bandeira acaba virando lixo na boca dos desesperados.

Eulina disse...

Olha, esses comportamentos me parece de alguém com transtorno de personalidade borderline e/ou histriônico.


espero que ela consiga se tratar. de verdade.

me deu um aperto no coração ler essa matéria.

Anônimo disse...

Depois disso tudo, ela irá dar testemunho na Igreja Universal.

Anônimo disse...

Lembra Hitler pq não apoia os absurdos que vcs, feministas, defendem e pregam. Desculpa ae mas quem lembra e MUITO o partido Nazi são vcs mesmas.

isa disse...

post necessario pela denúncia.
mas vamos deixar essa moça se apagar sozinha e nao falar mais dela.
coitado do bebê.

Al-David disse...

Com licença, mas não sei onde Sara escreve bem! Cruzes!!!

Al-David disse...

Não entendi. Algumas datas se chocam:
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/milagres-do-amor-sara-winter-ex-femen-comanda-a-revolucao-de-forno-e-fogao

Anônimo disse...

O que eu mais venho notando é o quanto ela fica mais agressiva cada vez que a direita apoia ela, de inicio ela fez um texto dizendo arrepender-se do aborto que fez, não vejo problemas nisso, porém disse que mesmo sendo contra não julga as mulheres que buscam isso porque cada uma sabe onde o calo aperta e ela não é ninguém para impedir isso, vendo a euforia conservadora, pouco tempo depois Sara começa a usar termos como "abortistas" e a apedrejar pessoas que recorrem ao aborto dizendo "feche as pernas", Sara diz ter criado um grupo pró mulher onde todas as mulheres seriam aceitas, seja feminista, anti feminista, direita, esquerda, qualquer mulher independente dos conceitos que segue, porém vendo todo o apoio recebido, Sara chega a chamar feminista de feminazi, dizer que é falta de louça, passa o dia inteiro falando inverdades sobre o feminismo, pró mulher que apedreja mulher?? oi?? a Sara que diz tanto que o feminismo é puro ódio, se tornou tudo aquilo que ela repudia: propagadora de ódio gratuito, nada revolucionária a menina Sara, pró mulher não tem nada de novo, nada de sério, nada de sororidade, Sara só é uma desesperada por flashes na cara dela.

Anônimo disse...

Gente, a nóia dessa louca é sempre se fazer de vítima e colocar a culpa nos outros.

Quando ela era "feminista", se dizia perseguida e atacada pelos representantes do patriarcado etc e tal.
Virou evangélica e se diz vítima agredida pelo movimento anticristão e esquerdista.

Sempre com medo e perseguida ela, tadinha. Morro de pena. SQN.

Anônimo disse...

Cada um com sua opinião, mas a moça mudou pra melhor !

Anônimo disse...


Ela fala muita besteira, a Sara.
Mas também fala verdades.
O feminismo é ditatorial e altamente preconceituoso.
E aproveitador também.

Você não pode discordar (se discorda é machista ou facista), ditatorial pq não pode ser questionado, apenas aceito, não estão preocupadas em incluir (apenas excluir... os homens, aquelas que não se enquadram, aquelas que questionam).
Aproveitador pq usam o famoso "machista" para tentar conseguir o que querem.

Eu sou mulher, sou feminista, mas discordo da maior parte das posturas do movimento.

Exemplo posso dar aqui mesmo nesses comentários: alguém falando "misandria? uuuui que meda"
Como podemos querer respeito se não damos respeito?!
Movimentos feministas são MISANDRICOS sim, muitas vezes!
PRecisamos poder assumir nossos erros!
Só assim se evolui!
E estamos muito, muito erradas ainda...

Se esse movimento não fosse tudo isso que critiquei, eu poderia colocar meu nome aqui.

Mas não posso... pelas razões que acabo de explicar.

O feminismo é uma das razões da minha vida.
Mas também uma das vergonhas dela...

Temos muito a melhorar!
Não somos donas da verdade!
PRecisamos de humildade!

Precisamos acordar!

Sororidade não é sinônimo de ódio!

Viva o (verdadeiro) feminismo!

Brenda disse...

Essa mulher é uma doente isso sim com essa necessidade absurda de aparecer! Não é normal isso. Nunca conheceu o feminismo de fato e o pior de tudo é que as pessoas dão espaço pra esse tipo de gente, lamentável... e tá indo pro rumo da política hein? capaz de ser eleita com essa onda conservadora que assola o nosso país. Versão feminina perfeita do bolsonazi + feliciano.

Anônimo disse...

A b o r t o é CRIME!!!
Não é o corpo da mulher. É OUTRO corpo! É outro Ser!
E o direito, e a vontade desse "feto"? Não conta?

Pra mim quem faz aborto...independente de como engravidou...deveria morrer.
Pra provar do proprio ...querer doentio!

Tudo isso, decorre da falta de Educação nessa...sociedade torta que é o Brasil.
TUDO!!!
E como não há previsão alguma de que isso vá melhorar, ...o futuro é CAÓTICO.

Mariana Dini disse...

Vi o vídeo do canal "Terça Livre", "Feminismo e a mentira da ideologia de gênero". O que que é aquilo??! Surreal. A coitada da Sara justifica ter "deixado" o "feminismo" porque quando ela chegou ao Brasil a maioria das feministas não gostava dela. Por quê será né? E falou que ela era muito nova na época (justificando p as conservadoras o fato de ter sido "feminista") e não tinha noção de "termologias" (?!) acadêmicas, seja lá o que isso signifique...hahaha E aquela tal de psicóloga falando de "ideologia de gênero"?? Que porra era aquela?? Nossa. É um show de horrores.

Anônimo disse...

Nunca o Bolsonaro disse que uma mulher deve ganhar menos que o homem... quem diz isso são os próprios empresários que conversaram com ele e ele repetiu o que os empresários disseram... e óbviamente botaram isso na conta dele como é costume dos movimentos feministas...

New Blog disse...

Eu não consigo entender, elas falam que a vida da mulher gira em torno de encontrar um pinto mágico, ser mãe, ser bonita para encontrar o pênis premiado.. Ou seja, uma mulher veio ao mundo para encontrar um pinto, depois feminista é tudo puta.. Ué, Ué?

Anônimo disse...

Lola,a Sara Winter nunca foi nazista ou simpatizante do nazismo.
Você está mentindo.

lola aronovich disse...

É mesmo, anon das 20:05? Ao contrário da Sara, EU não minto. Se vc acha que a Sara não era neonazista, explique por que ela adotou o nome de uma nazista, por que ela seguia grupos neonazis no Orkut antes de entrar no Femen, ou por que ela tem uma Cruz de Ferro (símbolo nazista) tatuado no peito. Vc não acha que é coincidência demais pra uma só pessoa que "nunca foi nazista"?

Aline quinsan disse...

Olha não sou nada kkk prefiro não me enquadrar em rótulos nenhum, nem direita, nem esquerda, nem feminista e nem machista.... Mas que ta na cara que essa menina é louca está. Não podemos nos alienar. Ela fala de Deus, mas ainda só vomita ódio.

Anônimo disse...

Preocupação certíssima!

Flávio Villela (Zé) disse...

Não a conheço, ela pode ser ex-tudo(comunista, nazista, feminista, protestante ou budista), mas encontrou uma das coisas mais sublimes do mundo, ao alcance dos homens e mulheres comuns, a Missa Tridentina.

BORBOLETA disse...

Eu olho para ela e vejo uma menina perdida.
Como você bem colocou no fim "ela quer ser aceita" e eu entendo que é revoltante a forma como ela fala de algo que nunca conheceu a fundo e é por isso que toda vez que eu leio algo ou vejo algum vídeo dela, eu respiro e passo reto. Eu não acho que seja uma batalha perdida, eu acho que é uma batalha que não pode ser lutada agora e melhor do que demonstrar minha revolta com as barbaridades e dar mais motivo para a direita dizer que somos contraditórias (ao falar em irmandade e "atacar" quem discorda de nós), prefiro esperar, esperar pelo dia em que ela vai cair em si, esperar pelo dia em que ela vai seguir seu conselho e estudar, para que aí sim, ela tenha base para falar do feminismo, ainda que mal, ao menos com bons argumentos, argumentos esses que possam nos dar um bom debate.

Unknown disse...

homem tem que planejar quando vai fazer filho!

Anônimo disse...

Excelente texto. Bem redigido, Boas fontes, concordo! Valeu a pena ler cada palavra. GRATIDÃO 🌹

Anônimo disse...

Lola, sou fã do seu blog, quero ser você quando eu crescer. Indiquei esse post em uma página do FB (todo dia um macho diferente passando vergonha)Eu fiquei muito intrigada com essa Sara sei lá quem. Muitos machistas que gostam de passar vergonha usam essa moça para "refutar" o feminismo (cancela o feminismo) lol. Muito triste esse momento que estamos vivendo agora de maniqueísmo e pessoas que acham que dar opinião é agredir pessoas ou cometer bullyng. Eu me encontrei no feminismo intersecional, luto pela desconstrução do conceito de beleza que a mídia prega (branca, loira, de olhos claros, magra), para que a mulher se sinta segura e bela na rua, sem maquiagem e sem armadura. Nunca incentivei um aborto, sequer fiz algum. Inclusive sou mãe. Já cometi erros, frutos da ignorância, mas me orgulho de estar sempre em desconstrução. Acho uma viagem muito errada essa coisa de dizer que "basta feminista arrumar um homem que ela para de ser feministas", tantas amigas minhas são feministas e são muito bem casadas! Muitas feministas ainda são jovens e estão buscando seu espaço no mundo, mas infelizmente surgem esses grupos "neo-alguma-coisa" para confundir a cabeça delas e dos pais menos instruídos. Veja que em 4 de cada 5 frases de haters anti-feministas eles citam coisas sobre femens, sobre fazer coisas nojentas com menstruação e sobre pelos. Tudo isso para tentar desvirtuar (não pelos argumentos mas pela técnica de tirar do sério mesmo) as pautas de luta do movimento, como a luta contra a violência contra a mulher _as anti-feministas não sabem o que é ser diariamente agredida física e verbalmente por seus maridos ou pais, sequer imaginam como é ter uma arma apontada para a cabeça e ser obrigada a fazer coisas que você não gosta, tendo seu corpo humilhado e violado, posso contar inúmeros relatos verdadeiros de moças que sofreram todo tipo de abuso imaginável (além das vivências pessoais), creio que você também_ entre outras lutas nossas que sinceramente vêm de séculos! Luta por melhores salários é uma luta de 200 anos já. E as pessoas querem medir força contra o que eles acham que é comunismo, e querem falar de "liberdade de expressão" e "ter o direito de não ser feminista", vindo com idéias nazistas, e sem ao menos ler um livrinho da Simone de Beauvoir, é no mínimo uma afronta. É vergonhoso de mais! Para reiterar o que você disse e mostrar de uma vez por todas que o feminismo das gordas não é à favor do sedentarismo, como essa moça tema do seu post tentou acusar, eu vou deixar os links para dois vídeos que amo, na humildade, por favor, espero que goste:

https://www.youtube.com/watch?v=fFXq2_byseM

https://www.youtube.com/watch?v=PVozftI7Ebs

AllanNagy disse...

A respeito da Sara eu concordo, é realmente uma piada...
Eu li a matéria inteira mas talvez entenda ela, é só uma garota confusa que se perde em ideologias com a intenção de mudar o mundo, e isso é a coisa mais normal de adolescentes que não estudam o que defendem, se envolvem alienadamente, e se apegam ao ''estilo'' e a estética do movimento, decaindo em conteúdo.

Eu já fui Punk Anarquista, era totalmente de esquerda, mas ninguém do meu grupo tiha lido Bakunin ou Prouhdon.. Muitos punks (da estrema esquerda) viram skinheads(de extrema direita)e isso é a coisa mais natural do mundo, o que importa para eles é querer mudar o mundo e seguir as tribos dos bad guys, que acham que vão mudar o mundo chutando o lixo das ruas e arrumando treta com a polícia.

Mas eis aqui uma opinião minha Há uma linha muito tênue entre direita e esquerda.

Eu li muito marx, e adorava ( e ainda adoro) horkheimer, mas hoje sou da direita liberal e sabe por que?descobri muita farsa em tudo isso, tudo isso é mais sutil de acreditar, parece ser o mais correto e humano... pf... bobagem de discurso retórico emocional.
A Foice e o martelo contaminou as universidades, os professores são todos de esquerda, não escutamos outro lado da moeda,.. então comecei a pesquisar e conheci Mises, chega de ficar lendo Antonio Gramsci.

Será que você não foi manipulada pela esquerda intelectual doutora? Eu gostaria de lhe fazer um convite, (com todo respeito) para debatermos idéias...

Sugiro que leia um livro (O Maquiavel Pedagogo) e se estamos à procura da verdade, abra mão do seu universo de conhecimento, assim como eu fiz.. e acredito que você já fez um dia.



reflexão disse...

É muito importante incentivar as pessoas estudarem. Acredito que este é o caminho para o desenvolvimento humano. Estamos vivendo uma crise sem precedente. E o conhecimento adquirido é o que pode contribuir para enfrentar as dificuldades que estamos passando. Pois, vemos que o educação também está em crise e também é um grande desafio.

Anônimo disse...

Ninguém nasce só da mãe do pai,isso seria contra as lei da natureza, os dois são importantes, essa briga de feminismo, machismo é sem lógica, os dois tem os mesmos direitos e obrigações nenhum é maior ou menor, inferior ou superior, isso é papo de igreja e de pessoas que usam batina e que são proibidos de relacionarem naturalmente e se acham no direito de meterem nos assuntos que nem eles mesmos entendem.

G. H. disse...

Kkkkkkkk nossa. Pode cre

Anônimo disse...

Mas você leu o mesmo texto que eu? Onde é que está escrito isso? Só fala do curso que elas iam fazer em Curitiba, nada mais.

Unknown disse...

Pelo que eu sei para uma mulher "parir" o filho precisa de um homem para engravidala não sei se to pensando errada mas esclareça minhas dúvidas.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 262 de 262   Recentes› Mais recentes»