sábado, 16 de janeiro de 2016

GUEST POST: CULTIVE O RESPEITO

Samira, 16 anos, estudante do ensino médio em SC, decidiu me enviar este texto sobre os limites entre elogios e assédio nas redes sociais.

Os avanços tecnológicos permitem conversas instantâneas e acesso à informação cada vez mais rápida, coisas que antigamente não eram possíveis. Antigamente, como conta minha mãe, a paquera era muito restrita, algo raro que só acontecia na presença dos pais. Hoje em dia, com a popularização do Facebook, podemos curtir, comentar, enviar fotos, conversar etc. Temos até um app que facilita a paquera. 
Apesar de que a internet tem apresentado avanços maravilhosos, continua sendo hostil com as mulheres. O machismo nas redes sociais é imenso, principalmente na publicidade e nos games. Vou me focar na realidade da mulher e desconstruir o machismo nas cantadas via inbox.
Em 2015, tivemos vários casos de assédio que se tornaram públicos. O mais repulsivo foi o caso da Valentina, participante do MasterChef Brasil, que tem apenas 12 anos. A menina recebeu uma enxurrada de "cantadas" machistas e grosseiras em seu Twitter.
Em nosso cotidiano, é difícil nunca ter ouvido uma mulher reclamar de cantadas grosseiras. Antes elas aconteciam só nas ruas, hoje estão nas redes sociais. Essas cantadas acontecem cada vez mais cedo: a palavra “novinha” e a frase “caiu na internet” se tornaram um dos tópicos mais buscados. Vemos que a coisa só piora quando a realidade chega até nossa timeline ou, pior, no nosso inbox.
Quem não gosta de receber um elogio? Todos gostam. A questão é o respeito com as mulheres. Se você receber um não saiba que não é não (está impregnado na cultura de que a mulher tem de se fazer de difícil, mas acredite no nosso não). Se ela te ignorar, ela simplesmente não quer conversar. Aceite, não precisa ficar implorando atenção, muito menos desrespeitando a liberdade alheia.
Entro com frequência em meu perfil do Facebook. Não demora cinco minutos, um rapaz me chama no bate-papo, gente que nunca vi e que nunca conversei. Muitos rapazes pensam que toda mulher que está online está disponível para conversar, mas não é assim. Depois de não responder essas mensagens, me deparo com outras cobrando respostas -- eles simplesmente não aceitam ser ignorados. Esses mesmos  rapazes se acham no direito de julgar meu corpo, em me "elogiar", aquele elogio que quando você recebe, sente nojo.
É alarmante que um assunto tão rotineiro não seja debatido.  Hoje resolvi não ficar mais calada, ao contrário do que costumo fazer quando isso acontece. Quando esse rapaz notou que não seria respondido, deixou um monte de recados públicos em meu perfil. Devemos nos conscientizar de que não somos obrigadas a responder, a distribuir sorrisos, a sermos simpáticas, até porque inúmeras vezes vários homens confundem essa gentileza com "ela está a fim de mim". 
Chega de passarmos raiva ou vergonha alheia, não precisamos ficar caladas. A cultura diz que a mulher suporta tudo calada, mas quem quem diz isso é justamente uma cultura feita exclusivamente para satisfazer os homens, e para calar mulheres.
Para terminar o texto, faço minhas as palavras de Rosana Pinheiro Machado
“Minha feminilidade é construída no dia a dia, na dialética pendular entre o moletom e o vestido das divas -– e, em ambas as identidades que incorporo, eu espero ser respeitada e jamais ser invadida por cantadas que ocorrem fora dos limites autorizados por mim. Se isso faz de mim feminazi eu não sei. Só sei que isso me faz uma mulher mais digna, com consciência sobre meu próprio corpo, minha sexualidade e minha mente. Brigar com esses pobres homens é uma luta que eu, dentre milhões de feministas deste mundo, abraço todos os dias. É uma luta contra coisas invisíveis, contra os novos mecanismos de poder masculinos. É uma luta na escuridão da ignorância, mas eu recomendo: é profundamente libertador”.

69 comentários:

Anônimo disse...

Qqr tentativa de frear habitos violentos dos machos, sera entendida Como homossexualizaçao. Nao sei Como fariam pra frear isso. Em paises desenvolvidos tiveram que criar leis duras pq os homens nao Sao ensinados a serem seres humanos dignos.

Anônimo disse...

Os homens podiam ser gentis mas preferem se comportar grosseiramente, sabem muito bem quando Sao invasivos e quando nao, o que nao querem é perder o direito de tratar as mulheres mal, humilhar. As mulheres ja ficam na defensiva pq ja tem medo de que o homem faça algo contra ela. Por isso tem muitas extremadas , pq se der brecha pode acontecer algo de grave com a nossa integridade. O problema nao é paquera Sao os homens que usam essa desculpa pra constranger as mulheres, achando que elas devem aceitar ouvir grosserias , que Sao tratadas Como um simples elogio.

Anônimo disse...

Por que eu não posso ser machista?

Anônimo disse...

Existe uma ferramenta revolucionária nas redes sociais chamada BLOQUEIO

Anônimo disse...

Anon "eu sou lindo e as feias me assediam" não se preocupe que suas vizinhas feias não vão te espancar, te estuprar e nem te matar se ouvirem um 'não'. Na verdade, depois de verem como você é babaca, todas as feias vão levantar as mãos pro céu e agradecer por terem se livrado de você. As bonitas vão até ficar feias pra te evitar! Você não precisa se preocupar.

Anônimo disse...

Também falta alguém dar uma na explicação pra ozomis coitados.
Queridos o negócio w o seguinte; basicamente não estamos nem aí para vocês, ignoramos suas existências em redes sociais, faculdade, trabalho, locais públicos, façam o favor de retribuir a gentileza, grata

Clara Azevedo disse...

Isso mesmo, anon das 18:46, usa sua beleza pra atrair mulheres bonitas e ricas. Depois vem aqui no blog feminista dizer que mulheres são interesseiras e utilitárias. Tá mandando bem na mascuzisse.

Anônimo disse...

Se fosse o Gustavo Lima será que ela acharia a cantada grosseira?

Anônimo disse...

Anônimo das 16:59

Da mesma forma sua mãe pergunta, porque não abortei esse lixo misógino?

Anônimo disse...

Anônimo das 19:44

Será que o Gustavo Lima chamaria uma mulher que mal ele conhece de: bucetuda, peituda, Vai chupar, vai lamber, entre outras nojeiras e baixarias auditivas?
Isso se vc puder usar o quase nada de cérebro que tem, babaca!

Anônimo disse...

Gustavo lima é um vagabundo piranho que já rodou na mão de tudo quanto é mulher e agora quer casar. Além de ser feio pra carvalho!

Anônimo disse...

Como se estupros não fossem cometidos por jovens de Boa família e Boa aparência

Anônimo disse...

É verdade se fosse um mulher falando te chupo todo seria A puta, mas um homem pode falar baixarias e ainda sair como elogio ou até CANTADA... e outra aos avaliadores de beleza alheia que ficam falando que a mulher é linda na rua, parem de avaliar a beleza e dizer pra quem vocês nem conhecem. E as mulheres que tem a necessidade de aprovação um aviso, quando vocês ficarem velhas vão fazer o que? pq pro homem mulher velha não presta esses dias minha tia disse que com 30 já paravam de olhar e aí? então sejam auto confiantes e saibam quais são sua qualidades, vocês não precisam provar nada pra ninguém.

Anônimo disse...

Mulher cantando homem já seria a piranha imagine se falasse coisas pornográficas, mas o ser humano não aceitaria ser tratado como pedaço de carne não é mesmo, mas nós temos que aceitar!!!

Anônimo disse...

O descaso é tão grande que os mulçumanos tratam as ocidentais como pedaço de carne, eles mexem mesmo e estupram, porque pra eles mulher ocidental não merece respeito apesar deles não respeitarem nem as deles. Inclusive esses sírios estuprando mulheres temos que falar disso, e fazer com que eles sintam vergonha de nos expor.

Anônimo disse...

Acho que vc NÃO entendeu anônimo das 20:29!!

Grosserias e estupros tb são cometidos por homens, ricos, famosos, de boa aparência, etc, mas não é pq se o Gustavo Lima cantasse a garota seria obrigatoriamente uma "cantada grosseira e ofensiva".
Caráter e dignidade não dependem de status e classe social.

Unknown disse...

Pessoal,
Esse blog - da maravilhosa Lola - é incrível. Leio muito e acho foda. Mas, quando venho para os comentários fico deprimida. Não no caso deste post especificamente. O que mais me me deprimiu foram os comentários do post da Sara Winter. Chega a dar mal estar. A conversa vai de A a Z, chega na Ana Paula Arósio...ha não. O nível é ruim. RUIM mesmo. Pra quê deixar isso aberto, Lola? Para essa galera retardada ficar falando merda? E até as mulheres mais esclarecidas respondem aos anônimos machistas, como se realmente merecessem resposta. E, quando vc vai ver todo mundo é anônimo. Não, gente. Tá descredibilizando o site. Fecha essa porra de comentários ou faz o crivo. Não merecemos ler tanta merda depois de ler seus posts!!! beijos!

Anônimo disse...

A cultura machista é especialista em sexualizar adolescentes. Até porque é conveniente para os homens um objeto com corpo de mulher e cabeça de menina. Mas sério, eu não consigo entender essa atração pelo vulnerável.

Dan

Anônimo disse...

Se 90% dos homens fosse assim que nem a autora do post quer
a humanidade já estava extinta.

Mas olha, gosto NADA desses programas que usam crianças pra
desfilar, cantar, cozinhar (que raio de MasterChef uma criança
pode ser?) ou o que for. Acho péssima ideia
criança ter conta no Tweeter, FB, etc. Não tenho amigo
algum menor de idade nas redes sociais. Criança tem que
ser monitorada pelos pais o tempo todo. Então o problema
não são as 'cantadas'. É a exposição desnecessária
de menor totalmente incapaz.

Ezco Musaos disse...

"Se 90% dos homens fosse assim que nem a autora do post quer
a humanidade já estava extinta."

---> A velha desculpa mascu de usar a teoria estúpida de extinção da humanidade para justificar assédio e estupro. Vai tomar vergonha, verme.

Anônimo disse...

Todos nós somos vermes, bichos e só conseguimos
nos civilizar até um certo ponto. Dor, assédio,
estupro, assassinato, doença, acidente, roubo,
vício, tráfico, morte e muitas outras coisas
fazem parte dessa existência.
Quer viver no mundo dos pôneis? Vire um.

Anônimo disse...

Ps.: deixei de fora a FALTA DE EDUCAÇÃO, muito
comum por aqui.

Ezco Musaos disse...

Lixo cibernético das 23:30, de fato, teu comentário está aí pra provar que algumas "pessoas" civilizam-se até certo ponto, no teu caso, essa civilização não saiu nem do ponto de partida.

lola aronovich disse...

Samira querida, sei que muitos comentários aqui são de doer (vc precisa ver os que eu deleto!), mas não concordo com blogs e sites sem caixas de comentários. Afinal, antes de começar meu blog, em 2008 (vai comemorar 8 anos até o final do mês!), eu fiquei 7 anos colaborando com um site que não tinha espaço pra comentários. Era muito solitário. É ruim não receber feedback. Sei que os comentários de baixo nível assolam a internet, a ponto de vários jornais importantes nos EUA estarem removendo o lugar de comentar online. Mas é melhor que nada, poque também tem sempre comentários interessantes. É claro que eu preferiria só receber comentários inteligentes -- e dá pra discordar sem ser um troll ignorante. Aliás, eu publico um monte de comentários discordantes. Uma coisa que recomendo é que o pessoal que comenta aqui com frequência tenha um nome. É bem melhor que comentar anonimamente. Enfim, o Facebook mais ou menos acabou com os comentários nos blogs. Eu fico feliz que meu blog ainda tenha (muitos) comentários, mesmo que boa parte deles vá pro lixo.

Anônimo disse...

Essa "atração pelo vulnerável" se chama pedofilia covarde e não assumida. Sem mais.

Anônimo disse...

Qnd leio comentario de mascu, sempre leio com voz de adolescente idiota.

Anônimo disse...

Outra apelação do post: ninguém recebe inbox no Tweeter ou
no Face se não seguir ou for amigo dos autores das mensagens.
ou seja, a menina de 12 anos estava se relacionando nas redes
sociais com estranhos barbados ou com coleguinhas do colégio?

Anônimo disse...

Moças, poderiam me responder algo?

Nos meus relacionamentos sempre fui muito carinhoso, atencioso e amigo. Bem como me integrar ao mundo dela, aprender as coisas que ela gosta. Como resultado, algumas namoradas dizia que eu nem parecia homem(num "bom sentido", segundo elas) e uma brincava até que namorava um gay.
Vocês por acaso acham que não é da natureza masculina amar de verdade suas companheiras e querer aprender com elas e ser amigo delas?

Grato desde já.

Anônimo disse...

Dependendo de quantas namoradas você teve, amar de verdade talvez
uma ou nenhuma, pois os homens amam de verdade uma vez na vida,
no máximo duas. Ser educado, sensível e amigo não tem a ver
com amar de verdade ou ser gay e sim com criação/índole.

Anônimo disse...

"Vocês por acaso acham que não é da natureza masculina amar de verdade suas companheiras e querer aprender com elas e ser amigo delas?"

Não.

Anônimo disse...

"Dá pra discordar sem ser um troll ignorante". Sim, dá. O problema é que, nesse blog, quem discorda de quem discorda muitas vezes é ignorante e não é deletado... Gente que se refere aos outros como "lixo cibernético", verme, mas como são opiniões defendendo o blog, aí passa de boa...

Unknown disse...

Quando leio comentários de Marcus. Fico imaginando os losers atrás de um aparelho "perdendo" tempo com algo que odeiam, sem falar que a imbecilidade é tanta desses trolls que só me resta gargalhar. São tigres nas redes e coelhinhos da Páscoa frouxos na vida real.

Anônimo disse...

Qualquer pessoa que seja um comentarista frequente de blogs (qualquer blog) é, em algum aspecto, fracassado. Fosse uma pessoa de sucesso, estaria aproveitando a vida com coisas mais importantes, curtindo com a família. Tanto as pessoas que comentam ferozmente defendendo o blog como as que comentam criticando estão, de certa forma, carentes de aprovação e aceitação.

Luana Coelho disse...

Eu sofri as cantadas muito grossas quando estava na página de relacionamentos e de namoro e tinha vários caras assim muito atrevidos como ele quer mostrar o pinto na web cam para conquistar uma mulher, eu ficava com muito nojo destes caras na página de namoro e desde quando o pinto de homem conquista uma mulher? Para mim é assédio sexual ou quase estupro porque as cantadas que os caras fizeram para mim são assedios sexuais sim e não um elogio para conquistar uma garota

lola aronovich disse...

Ahn, certo, anon das 10:40. Seguindo a sua lógica, vc pode dizer que qualquer pessoa que lê ou escreve ou faz, sei lá, qualquer coisa que vc não julgue importante, seja um fracassado, porque poderia estar fazendo "coisas mais importantes". Em geral, as pessoas que comentam em blogs não vêm buscar aprovação ou atacar ou defender o blog. Compartilham experiências, criticam, questionam, acrescentam. Enriquecem o blog. Claro, mascu é outra história. Esses REALMENTE são fracassados e fazem da sua missão na vida atacar mulheres e tentar calar feministas. Mas eles são minoria, mesmo neste blog.


Pois é, Luana, até parece que um cara que manda uma foto não solicitada do pênis quer "conquistar" alguém. É demonstração de poder apenas. E é ridículo. Será que eles não sabem como são patéticos?
Aí vem outros seres patéticos, os mascus, falar que "se fosse um cara famoso ou bonito ou rico vc gostaria". Não gostaria não! Tanto que tá cheio de caso de homem famoso que fez isso e foi denunciado.

Anônimo disse...

Olha Lola, eu sou mascu, tenho 34 anos, mas não sou fracassado, não concordo com o jeito que todos os Mascus agem, mas alguns não são radicais.

E repito, estou longe de ser fracassado, já transei com duas garotas bonitas e loiras. Eram garotas de programa mas fui eu quem quis assim. Para não dar trabalho depois.

Anônimo disse...

Lola, estão usando sua conta do google pra ofender pessoas. Colocaram esse print lá no chan dos imbecis?


https://dogolachan.org/b/src/1453040208421.png

Anônimo disse...

É sempre muito bom buscar e compartilhar conhecimento. O debate crítico e respeitoso é sempre enriquecedor. Mas eu estava me referindo aos comentaristas frequentes em blogs... Gente que posta um comentário ( ou resposta a um comentário) e depois fica o dia inteiro monitorado as reações e as reações às reações, seja para falar bem ou falar mal. Esses é que são os fracassados.

lola aronovich disse...

Putz, que droga, anon das 11:30. Faz muito tempo (acho que anos) que não comento em lugar algum, por total falta de tempo. Só aqui no blog mesmo. Isso daí é só uma montagem mesmo? Tipo, qualquer um pode criar uma conta no Google com o meu nome, colocar uma foto minha, e fingir que sou eu? Pergunto porque já fizeram isso no blog algumas vezes. Ou eles hackearam a minha conta? Eles colocaram no chan-lixo deles que eu estou mudando minha conta o tempo todo para evitar os ataques. Ou seja, eles têm acesso a isso?
Deixei alguns posts no Twitter sobre mais este ataque covarde dos mascus.
Além das ameaças, agora gangue do Marcelo falsificou minha conta no Google para insultar gente.
Eu nunca usei termos como "tez escura" e "dar a bunda". E nunca, nunca usaria dois pontos de exclamação.
Claro que vão acreditar que encarnei Olavo de Carvalho.

Ezco Musaos disse...

"O problema é que, nesse blog, quem discorda de quem discorda muitas vezes é ignorante e não é deletado... Gente que se refere aos outros como "lixo cibernético", verme, mas como são opiniões defendendo o blog, aí passa de boa..."

---> Que dó. Nos fóruns de vocês há total respeito com quem discorda, né? São especialistas em chamar pessoas de "depósito de porra" e outras coisas super respeitosas do tipo, mas ao serem chamados de vermes (o que chega até a ser ofensivo a esses animais) declaram que o apocalipse começou. Chora mais que é divertido.

Anônimo disse...

Percebi logo q não era vc. Não tem absolutamente nada a ver com seu jeito de falar. Pode ser uma conta falsificada, uma montagem ou eles realmente podem estar com acesso novamente ao seu e-mail. Eu te mostrei aquela vez q eles realmente acessaram o seu e-mail. Depois vi no chan algum desses babacas perguntando como conseguiram acesso à sua conta e um deles respondeu q tem um mascu q trabalha no google. Não sei se isso é realmente verdade ou se eles conseguem descobrir sua senha cada vez q vc troca utilizando-se de métodos hackers. Temos q descobrir. É um absurdo q vc não tenha paz nem pra acessar seu e-mail. Qualquer coisa, tente entrar em contato com o google, comunicando o que está acontecendo, e veja se tem como eles descobrirem se realmente há um funcionário acessando seu e-mail e q funcionário seria esse. Deve haver uma maneira de a empresa descobrir essas coisas.

Anônimo disse...

"Nos fóruns de vocês"... Vocês quem, cara pálida? De novo o erro grotesco de rotular quem discorda como "mascu"...

Anônimo disse...

Eu achei esse perfil aqui, com a mesma foto do print. Esse é seu ou é um perfil falso?

https://plus.google.com/102950363928169474687/about

lola aronovich disse...

É um perfil falso. Como faço pra removê-lo?
Deletei seu outro comentário pra não dar ideias pra esse grupo de criminosos...

Anônimo disse...

Eram Gp kkkkkk tinha que ser, só pagando mesmo!

Unknown disse...

Lola, entendo seu ponto, claro. Pessoalmente, não tenho muito estômago. São muitos anônimos, não dá para saber se estas pessoas estão falando sério. Leio alguns e penso: isso é brincadeira, rsss. E o pior é que pode não ser. De qualquer maneira, continuarei seguindo seu blog e seus posts, que são incríveis. Você faz toda a diferença! Grande abraço!

Anônimo disse...

Tá ok. Abaixo da foto do perfil, do nome e do "adicionar a", tem um balãozinho de diálogo. Clicando na setinha ao desse balãozinho aparece pra denunciar. Aí vc seleciona a opção "a identidade desse perfil é falsa" e conclui. Se vc denunciar logada no seu perfil real é até melhor, pq eles logo verão q o seu perfil é q verdadeiro e removerão o outro. Pelo menos é assim q o facebook faz.

Anônimo disse...

E aqui tem a conta do youtube. Não tenho certeza se a conta do google+ for removida, se esse canal q está associado a ele tbm irá. Mas é bom denunciar os dois.

https://www.youtube.com/channel/UCOxBoH_i2A1EmY55LqtzsVA (pra denunciar esse canal, vc clica na bandeira no lado direito da página e vai aparecer lá a opção pra denunciar).


Nesse link aqui dá pra até pra vc preencher um formulário, etc. Não sei se dessa forma eles não investigar de forma mais séria, mas não custa tentar.

https://www.youtube.com/reportabuse?report_abuse_type=I&u=OxBoH_i2A1EmY55LqtzsVA
´

Ezco Musaos disse...

""Nos fóruns de vocês"... Vocês quem, cara pálida? De novo o erro grotesco de rotular quem discorda como "mascu"..."

---> É mesmo? Cara, se você não é mascu, está quase lá, é só aprimorar a ignorância mais um pouco que você se tornará um, ok? Agora vai espernear pra Lola me excluir daqui. Se ela quiser, me retiro numa boa, não é um anônimo misógino covarde que vai dizer em que blog devo ou não comentar. Durma com isso.

Anônimo disse...

O link q botei tá quebrado. O certo é esse aqui: https://www.youtube.com/reportabuse

Leonardo disse...

O cuidado em identificar pontos críticos no surgimento da inclusão digital maximiza as possibilidades por conta do sistema de participação geral. A adoção de políticas descentralizadoras causa impacto indireto na reavaliação dos níveis de motivação. A prática cotidiana prova que o desafiador cenário globalizado acarreta um processo de reformulação e modernização dos procedimentos normalmente adotados. Por outro lado, o julgamento imparcial das eventualidades representa uma abertura para a melhoria do remanejamento dos quadros funcionais.

O que temos que ter sempre em mente é que a crescente influência da mídia valoriza o estabelecimento das direções preferenciais no sentido do progresso.

Anônimo disse...

Transou com duas garotas, pagando e acha que não é loser... Hahaha! Só de ser mascu já é um perdedor misogino. Só lamento.

Luana Coelho disse...

Pois é Dona Lola,mesmo com um cantor muitofamoso me cantando bem sexualmente para mim é assédio sexual sim e sinceramente eu nao curto musicas de sertanejo universitário e nao curto esse tal do Gustavo Lima, e esse homens atuais não respeitam a mulher como grande exemplo que eu te falei que existem homens que mostram o pinto para conquistar a mulher e ainda falam que querem a mulher de "valor". E vivemos uma cultura que uma mulher virgem é um troféu de desejo de homem e o homem virgem é considerado fracassado e até mesmo gay,onde a mulher pega todos é uma prostituta de luxo e o homem que pega todos é o homem vencedor e uma mãe solteira é péssimo exemplo e o um pai solteiro é ótimo exemplo e sim vivemos uma sociedade muito machista e um país muito machista sim

Vicky_ disse...

Anônimos que não querem generalização, mas fazem o mesmo dircurso ctrl c + ctrl v de página conservadora são tão zzzzzzzzz.

(Blah Blah blah ME OUÇA, vocês TEM que me ouvir, suas misandricas blah blah ensino marxista no ENEM blah blah Vão pra cuba, feianistas)

"Eczos é uma radfem"
Continuem se lamentando, mas as vezes, os caras sabem não olhar pro próprio umbigo, vide o Zero, era triste e problemático, hoje, está melhor consigo mesmo, alivou o ódio que tinha no coração, seguiu em frente.

É que vocês preferem não acreditar que um homem pode ser feliz sem passar a vida infernizando mulher, como dizem na internet: Male Tears Everywhere!! :)

Leonardo disse...

O fenômeno do assédio na internet possibilita uma melhor visão global das relações sociais no mundo contemporâneo. Do mesmo modo, a constante divulgação dessas informações nos obriga à análise do impacto na agilidade decisória. Não obstante, as redes sociais não podem mais se dissociar das condições inegavelmente apropriadas.

Anônimo disse...

Maioria dos homens e machista é fútil, sempre prezando pela quantidade, só tem idiotinha querendo ser o macho alfa e cafa do pedaço.

Anônimo disse...

Não só manda como pedem mas como são homens, acham que podem fazer tudo.

Anônimo disse...

Olá Lola!

Eu sou homem e gostaria de saber como eu poderia fazer para ajudar a causa feminista e quem sabe diminuir um pouquinho a desigualdade de gênero na sociedade.

Leonardo disse...

O fenômeno do assédio sexual nas redes sociais prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes das formas de paquera. As feministas precisam entender que a estrutura atual da organização social causa impacto indireto na reavaliação do processo de comunicação como um todo.

lola aronovich disse...

Oi, anon das 17:53. Já escrevi alguns textos a respeito que talvez te ajudem um pouco:
Um lindo dia pra você escolher que homem quer ser.
Homens podem (e devem) ser feministas.
Jogador de futebol americano e feminista.
Aqui tem uma lista com sugestões bibliográficas para vc aprender mais sobre feminismo.

Anônimo disse...

KKKKkkkkk,essa área de comentários é demais KKKKKKKKKK

Layana disse...

Concordo Samira. Sei que ninguém pode/ deveria querer regrar o blog dos outros, mas deprime mesmo. Tem gente que vem aqui só trolar. Não fica uma discussão, não rende nada.

Anônimo disse...

Há uma cobrança do lado masculino para se posicionar, dar em cima, conseguir sexo e/ou relacionamento de qualquer jeito, lógico que proveniente do machismo de homens e mulheres, mas é difícil ter essa consciência,principalmente quando se é jovem demais, sem experiência em relacionamentos,por isso é importante a mulher se posicionar, esclarecer os limites logo de cara, quando estava no "mercado" eu tinha como regra nunca prosseguir nas conversas de internet quando notava que só eu que chamava a moça para papear, vale como dica.

Abraço a todos.

Anônimo disse...

Layana,

Há farta alimentação para os trolls aqui, por isso que se multiplicam tanto.

Mila disse...

Acredito que isso seja muito comum com garotas mais novas, 15, 16, 17 anos, receber assédio de homens mais velhos tentando enrolar ou meninos da mesma idade. Comigo ainda acontece muito de adolescentes me adicionarem das comunidades de futebol tentando ser amiguinho e mandando mensagens que não tem nada a ver.

Anônimo disse...

Só queria mesmo era amar e ser amado. É muito?

Anônimo disse...

"Só queria mesmo era amar e ser amado. É muito?"

Viiixi, vai dar meia hora vai tiu.

Anônimo disse...

Muito bem Samira, vc. tem toda razão. Vc. não precisa e não deve realmente ter nenhuma vergonha alheia dessas coisas.Quem tem que ficar com vergonha alheia somos nós, seres do sexo masculino. Isso deveria ser muuito divulgado, para que possamos perceber, "cair nossa ficha", pararmos com esse papel ridiculo! Muitos justificam esse assédio com o argumento de que se não fizer assim nunca conseguirão uma namorada! E daí? que tragédia existe em ficar solteiro? Gostaria sim de ter uma namorada mas desse jeito não.

donadio disse...

"Só queria mesmo era amar e ser amado. É muito?"

Talvez não, mas aqui não é exatamente o lugar para pedir. Tipo, "quero um brioche" não é pedir muito, mas pedir brioche numa borracharia ou numa loja de roupas, bem...