terça-feira, 19 de junho de 2012

DANILO GENTILI, O PROSTITUTO DO RISO

Uma leitora me enviou um link para a entrevista que o comediante Danilo Gentili deu a Roberto Justus na penúltima segunda-feira, e que foi reprisada este domingo. Até achei o bate-papo interessante nos seus primeiros vinte minutos, antes de virar uma apologia ao humorista, com Justus repetindo a cada momento como seu entrevistado era brilhante e havia se saído bem.
Porém, antes disso, houve momentos tensos. Começa com o psicólogo Jacob Goldberg dizendo: “Policiar a própria linguagem é uma forma civilizada de exercer a liberdade”, se bem que esse tema não é levado adiante. E não sei se foi impressão minha, mas o público aplaude muito no início, e aí vai caindo num grande silêncio. Tanto que Justus tem que pedir aplausos pra Gentili num certo ponto.
Gentili afirma: “Toda comédia tem um alvo. Eu sou um atirador. Eu olho prum gigante e estou procurando o calcanhar de Aquiles dele. É o que o comediante faz”. Achei uma escorregada freudiana ele falar em gigante logo depois d'ele e Justus compararem altura e tamanho de sapato. Além do mais, os alvos de Gentili não costumam ser gigantes. Costumam ser minorias.
Ele cita Chico Anysio, que fazia o Café Bola Preta, em que gente branca não entrava. Tenho certeza que Gentili é um desses caras (como ele já deixou abundantemente claro) que não vê diferença entre usar camiseta 100% negro e 100% branco. Desses que acabam dizendo que racista de verdade é o negro. E que a verdadeira vítima do racismo é o homem branco, chuif. 
Gentili reclama que, quando fez a piada chamando jogador de futebol de macaco ("King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”), ele não pediu desculpas, e o pessoal protestou. E, quando ele fez a piada dos judeus de Higienópolis ("Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que eles chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz"), e pediu desculpas, o pessoal disse que ele estava sendo falso. 
Tadinho do Danilinho, as pessoas não o deixam em paz! Ele nem menciona que foi a emissora que o forçou a pedir desculpas em seguida. Pelo jeito, há muito mais patrocinadores judeus que negros na Band. Justus revela que se recusou a ir num dos primeiros programas de Gentili porque sentiu-se desconfortável por ele ter feito uma piada sobre holocausto com pessoas que sofreram tanto quanto elas sofreram em toda a história.
“Hoje eu vou no seu programa, porque você se retratou”. Como Gentili acabou de dizer, ele nunca se retratou em relação à piada contra os negros. Mas Justus (nem a emissora) não exigiu retratação. Por que será, né? E olha que racismo é crime no Brasil!
O problema pra Gentili é a piada não ter graça. “Se não tem graça, aí como comediante eu peço desculpa”. E se a piada é ofensiva, segundo ele, é por causa de um erro de interpretação, porque as pessoas ouvem judeu/holocausto, ou negro/macaco na mesma frase, e nem prestam atenção no resto. Olha a comparação que ele faz! Falar em judeus e holocausto na mesma frase não é necessariamente ofensivo. Mas quando que falar negro e macaco não é? Judeus estão pro holocausto como negros estão pro macaco?
“Eu perdi minha avó num desses trens lá,” diz Justus. “Aí vem um engraçadinho chamado Danilo Gentili e faz piada em cima disso”. “Meu pai morreu de infarto”, interrompe Gentili, “e eu faço piada com infarto”. Pra Gentili não existe contexto histórico, discriminação racial, nada. Vou ter que dizer que nunca levei a sério alguém que vem defender Gentili e outras figurinhas carimbadas dizendo que elas são dotadas de grande poder intelectual. Alguém que acha brilhante um cara que compara piada de infarto com piada sobre holocausto (ou estupro) –- piadas que têm um alvo específico -– não merece o meu respeito.
Aí Justus, que finalmente condena piadas com negros, diz que não há nada de errado em fazer piada de loira. Porque é genérico, porque todo mundo sabe que cor de cabelo não tem nada a ver com inteligência, porque é uma bobagem muito grande, então dá pra brincar. Ah, tá. Todo mundo sabe! Justus (e melhor nem falar de Gentili) nunca parou pra pensar por que a piada é com loira, não com loiro. É piada reiterando o que o senso comum vive dizendo -– que mulher é burra. Se for bonita, então (já que loira é padrão de beleza), só pode ser uma porta. Dessas que comparam piada sobre holocausto com piada sobre infarto.
Justus reitera que dá pra rir de piada de loira porque não há comprovação científica que cor de cabelo interfere na inteligência (provalmente Justus não deve saber que já houve mil e uma pesquisas comprovando cientficamente o que o status quo queria ouvir -– que brancos eram superiores a negros, que ser gay é doença, que nascer mulher já assina seu destino como dona de casa, que prum casamento ser feliz a mulher tem que ser mais magra que o homem etc etc). Gentili percebe a besteira que Justus está dizendo e pergunta: “E quando eu digo que negro é macaco?”.
Justus:“Aí vc tá sendo racista”.
Gentili: “Não, pra mim é bobagem, porque negro não é macaco, e a loira não é burra”. 
Mas criatura, você acabou de dizer, através da piada, que negro é macaco, e que loira é burra, ué! E você não estava sendo irônico. Piada e ironia são coisas bem diferentes. Ironia não é sinônimo de humor. Ah, você não estava falando sério? Mas aquelas pessoas que acham hilárias as piadas preconceituosas não são as mesmas que afirmam que toda piada tem um fundo de verdade?
Gentili completa: “Se você ri de português, você não tem razão pra se ofender com nenhuma outra piada”.  
Por mais que eu não goste de piada de português, há diferenças. Não estamos falando de um povo historicamente oprimido, e sim de um ex-império que nos explorou durante séculos. Gentili não consegue ver diferença entre humor que luta contra o sistema e aquele que simplesmente perpetua o sistema. Ele não se pergunta por que quase todos os seus alvos de “toda piada tem um alvo” são minorias! Imagina como o público preconceituoso que o aplaude se sentiria se, ao invés de Gentili fazer piada chamando negro de macaco, ele fizesse piada de quem faz piada racista e de quem ri de piadas racistas!
Mas isso tudo é muito sofisticado pra ele. Então ele diz: “Eu sou uma prostituta do riso. [Note o gênero]. Se você rir eu vou falar”.
Ele fala do contexto de um programa ou de um show de stand up, onde as pessoas estão lá pra rir, é uma piada atrás da outra, uma frase faz referência com a que veio antes. E ele diz que, tirando daquele contexto, colocando como frases isoladas, ele vai parecer um completo idiota. Não posso discordar.  
O programa só tem interesse até os primeiros 20 minutos. Depois começa a falar sobre a vida pessoal de Gentili, tenta humanizá-lo, e eu não tenho o menor interesse em saber qualquer coisa pessoal sobre a vida de um babaca. A menos que –- e isso diz bastante –- a gente queira saber que ele foi um bully na escola (alguma dúvida?). Só que ele diz, pra se justificar, que sempre foi bully com ele próprio. Grandes coisas. Humor autodepreciativo, além de ser uma arma de autodefesa, não te dá direito de ofender os outros.
No minuto 30, há uma interrupção mal explicada no programa para promover dois guias politicamente incorretos, esse termo que tem virado eufemismo pra reacionário. Quem aparece? Mais homens brancos (de todas as pessoas com voz em 51 minutos de programa, todas as oito pessoas são homens brancos), entre eles o patético polemista Pondé.
Gentili volta pra filosofar: “O humor é transgressor por natureza”. O que vocês estão transgredindo, Gentili? Chamar negro de macaco é transgressor? Inventar que Zumbi não foi um herói da resistência negra -– e ter todo o apoio da mídia pra divulgar essa sua ideologia -– é transgressor? Dizer (como faz o colega e sócio Rafinha) que estuprador de mulher feia merece abraço é transgressor? Piadas racistas, homofóbicas, machistas, são novidade em que mundo? Não, gente. Transgressor é quem luta por mudanças. Gentili é apenas um papagaio que conta as mesmas piadas do seu tataravô. E que faz rir aquele público não muito esperto que acha palavrão transgressor.

234 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 234 de 234
Anônimo disse...

A propaganda da Bombril é sim machista, pois reforça um o pensamento de que homens e serviços domésticos não combinam, e que homens seriam muito incompetentes para os serviços de casa, que esse é uma tarefa da mulher.
Machismo não é somente sexismo que prejudica a mulher, mas também o homem.
Ideia de que homem não sabe lavar louça, cuidar de filhos, ir ao supermercado fazer rancho, etc. Isso tudo é machismo, pois reforça papéis de gênero em que a mulher cuida dos assuntos do lar, e o homem cuida da parte financeira e de seus assuntos profissionais.

Nina Levy disse...

Logic,

A @carolinapaiva já explicou super bem porque a propaganda é machista. Mas eu não posso deixar de tecer alguns comentários:

Você disse: "eu vejo pura e simples misandria para agradar o publico feminino." Ou seja, você realmente acredita que o "público feminino" é misândrico? Sério mesmo? Para você todas (já que vc está falando do público alvo de bombril) as mulheres tem ódio pelo sexo masculino?

Bom, essa sua 'opinião' só mostra, como Freud ensinou, o seu ódio pelo sexo feminino.

Sobre vc não gostar da palavra "machismo", é bem típico. Você odeia a palavra porque ela pega mal, ser chamado de machista não é legal, é feio... Ou seja, vc não se incomoda com o machismo nem com ser machista, o que te incomoda é o rótulo, é o nome.

Começo a achar que machismo deve ser considerado uma patologia. Porque vcs são doentes.

Diva disse...

Me recuso a ir no Comedians, onde há apresentações do tipo, pois sei que é um humor cruel que não mereço ouvir.

Eu fui ao Comedians uma vez, bem antes da infame polêmica do estupro e tal, o Rafinha nem se apresentou aquele dia, só chamava os humoristas ao palco. Um deles, que eu já vi em outra casa de standup (Memphis Café), cismou com um gordo na platéia e começou a fazer todo tipo de piada escrota. E remendou depois, dizendo que o cara era amigo dele e tal, mas a verdade é que ninguém tava rindo daquilo.

Fábio disse...

logic disse...
Nina Levy

Voce pode ver machismo na propaganda da bombril , mas eu vejo pura e simples misandria para agradar o publico feminino.
-
tem toda razão amigo, e digo mais,grande parte do feminismo e revanchista, elas são contra o patriarcado, demonizam a imagem do pai e querem diminuir a importancia da paternidade de todas as formas,
( a maioria tem problemas serios mau resolvidos com o pai)e a midia/pubricidade que não e besta ja percebeu isto, que inferiorizar a imagem do homem e a masculinidade da audiencia, antigamente o foco da midia enlatada eram as crianças, a televisão era praticamente dominada por programas infantis, hoje copm, a ascensão do feminismo, a midia mudou o foco, durante quase todo dia, salvo os programas de esporte, a programmação e toda tomada por programas femininos, de apologia a destruição da masculinidade
o homem nuca antes tinha sido consumista( agora estão aparecendo alguns androgenos, muitos garotos não homoxesuais, ate maquiagem estão consumindo, numa seria crise identidade de genero,pois não tem mais a figura paterna como referencia, e so ver a onda emo, restart etc..) se antes o foco nas crianças era " peça para o papai" hoje o foco da midia enlatada e " seja uma mulher independente, ponha seu marido sob seus pés"

Fábio disse...

cotas raciais são segregacionistas, um ser humano de pele negra, ou decendencia indigena não inferior intelectualmente a ninguem, e tem o dreito de mostrar isto , de que forma? com a valorização e qualificação da educação basica e media,e do ensino superior publico( valorização, e não aparelhamento ideologico com ideologias falidas) se o sistema de cotas for consumado, dara mais munição para o racismo, sera um tiro no pé, pois muitos empresarios não vão contratar um negro formado arquiteto por ele ser cotista, devemos cobrar a universalização das oportunidades e da meritocracia,e não pondo o rabo para abanar o cachorro, nossos cidadão negros e indios tem o direito a uma educação de qualidade, igualitaria e universalizada, e nao a esmolas cotistas, pois eles tem a mesma capacidade intelectual que os demais.

Lucas disse...

Acho importante notar que as cotas já são aplicadas em muitos lugares, inclusive no Brasil, e isso não gerou segregação, não gerou tensão social ou racial, não derrubou o nível de exigência dos cursos superiores (pelo contrário).

Também não afetou as oportunidades de emprego, pois um empregado está preocupado em como o sujeito conseguiu o diploma, não em como ele entrou na faculdade.
Mesmo porque diploma não prova nada, e sim experiência e competência.

O sistema de cotas não é perfeito nem a solução pra todos os problemas, e temos que caminhar muito ainda.

Mas esse alarmismo conservador é apenas isso, alarmismo, e não serve como crítica séria.

Vera B disse...

Lucas,

Acho importante notar que as cotas já são aplicadas em muitos lugares, inclusive no Brasil, e isso não gerou segregação, não gerou tensão social ou racial, não derrubou o nível de exigência dos cursos superiores (pelo contrário).

Também não afetou as oportunidades de emprego, pois um empregado está preocupado em como o sujeito conseguiu o diploma, não em como ele entrou na faculdade.
Mesmo porque diploma não prova nada, e sim experiência e competência.

O sistema de cotas não é perfeito nem a solução pra todos os problemas, e temos que caminhar muito ainda.

Mas esse alarmismo conservador é apenas isso, alarmismo, e não serve como crítica séria."

Você acha mesmo que isso não gerou tensão social? Você acha mesmo que a pessoa ser obrigada a se identificar dentro de uma raça, tendo que obrigatoriamente se diferenciar de outras pessoas não traz consequências? Você acha que os não-negros pobres (não-negros de acordo com os julgadores etnico raciais. A que ponto chegamos, ein? uma banca de julgadores de cor) estão levando isso numa boa? Você acha que existe apenas um alarmismo que não é pra ser levado a sério?

Lucas disse...

Vera B.

"Você acha mesmo que isso não gerou tensão social?"

Tudo sempre gera alguma tensão. Mas a única que eu vi são de jovens de classe média, universitários, alguns negros que não entendem que sua exceção não contradiz a regra, e os mesmos setores conservadores da sociedade que já são contra políticas sociais. Até aí, a triste realidade de sempre, sem novidade.

"Você acha mesmo que a pessoa ser obrigada a se identificar dentro de uma raça, tendo que obrigatoriamente se diferenciar de outras pessoas não traz consequências?"

Claro que traz, mas isso já não existe? Existiu um Movimento Black Power, existem ações afirmativas, existe luta pela identidade negra, indígena PORQUE as pessoas foram diferenciadas por cor desde sempre, isso tem reflexos gravíssimos hoje em dia, mas a nossa sociedade que vive a ilusão (malemente) de uma democracia racial finge que não. A diferença é que estamos tentando encarar isso de frente agora e tomar alguma atitude pra corrigir os erros passados, mesmo que de forma não perfeita.
Eu estudei em duas grandes instituições de ensino superior e trabalho em uma delas, e posso contar nos dedos de uma mão quantos alunos negros tem aqui. Isso eu não posso ignorar.

"Você acha que os não-negros pobres (não-negros de acordo com os julgadores etnico raciais. A que ponto chegamos, ein? uma banca de julgadores de cor) estão levando isso numa boa?"

Como eu disse, não é a política mais perfeita, mas é necessária. Deve vir acompanhada de uma renovação da educação pública sim, para dar acesso a todos sim, ninguém nega isso. Mas o caso dos negros não é o mesmo dos brancos pobres. Existem brancos pobres porque o capitalismo assim determina, e existem negros pobres porque toda uma etnia foi expatriada, explorada e depois jogada pra periferia do sistema quando não podia mais ser diretamente escravizada. E as consequência psicológicas e sociais disso são imensas. São dois casos diferentes a serem tratados de forma diferente.

"Você acha que existe apenas um alarmismo que não é pra ser levado a sério?"

Sim, eu acho. Com exceção dos grupos acima citados, me mostre onde estão os conflitos e manifestações baseados em questões raciais devido as políticas de cotas. Todo movimento por mudança social gera revolta dos conservadores, isso é normal. Mas cadê os movimentos contra, cadê o racismo que NÃO EXISTIA antes de se discutir cotas?

Até que alguma coisa assim aconteça, é sim alarmismo sem sentido.

Carlos disse...

Lucas

Eu não ia me meter porque vi comentarios bem hostis aos homens que postam.O fato é que importar politicas raciais dos EUA é um erro ao meu ver porque:
1 Nos estados unidos o ingresso em universidades via de regra é por intrevista e não por concurso.
2 Por que nos estados unidos vale a regra a "One-drop rule" ("regra de uma gota") que dizia que qualquer pessoa com qualquer tipo de ancestralidade africana. E aqui se faz analise morfologica.
3 Boa parte dos "brancos" pobres são mestiços que tiveram o azar/sorte de sairem com menos melanina que seus primos.
4 Isso é pessoal ,estudei em colegio publico que tinha pessoas bem carentes .A opnião da maioria era que ganhar algo pela condição social não é vergonhoso ,mas pela cor da pele sim.

Unknown disse...

Essa é a resposta de Danilo Gentili à reação que a sua piada do "King Kong" provocou...

http://fernanda-merbach.blogspot.com.br/2010/06/racismo-resposta-inteligente-de-danilo.html

Li o texto da Lola de novo, não posso deixar de concordar com algumas partes, mas a resposta do Gentili também me convenceu.. também acho que atitudes falam mais do que palavras. Não acredito que piadas tenham tanto impacto assim. Entendo a diferença de ter orgulho de ser negro e que o contexto é completamente diferente quando se diz que tem orgulho de ser branco. Também não acho o humor do Danilo inteligente, nem transgressor. Mas acho que são apenas piadas, e não tem como serem levadas tão a sério. Não vejo essas piadas como uma forma de perpetuar o preconceito, nem uma expressão de racismo. Racismo pra mim é discriminar e ofender, e nenhuma dessas piadas me soou como uma ofensa.

Anônimo disse...

Luana

Na resposta ele demonstrou não saber diferenciar o contexto histórico da opressão dos negros.
E, que eu saiba, ninguém o recriminou por usar a palavra "preto", mas sim por comparar um negro com um macaco (sim, porque este foi o contexto, por mais que ele não tenha dito a cor do jogador, deu ênfase na palavra "macaco", a fim de interpretação).
E fazer piadas com um grupo de pessoas, de forma comparativa, não é o problema em si.
O problema é fazer uma comparação depreciativa de um grupo historicamente discriminado (e que ainda sofre preconceito).
É muito fácil fazer piadas depreciativas com quem já sofre preconceito e não recebe empatia das pessoas (vide o auê que foi quando as pessoas viram que a menininha inocente do filme Jogos Vorazes era negra, a Lola fez post sobre isso).
Agora, qual piada que você conhece que ridiculariza alguém somente por ser caucasiano? Uma coisa a se pensar. Se fosse tudo igual, teriam tantas piadas de branco quanto de pretos, amarelos, vermelhos, gays e mulheres loiras.
Se questionar o porquê de só fazer piadas depreciativas com grupos discriminados é ser politicamente correta. Ok.
A parte que achei coerente foi o questionamento dele sobre as outras piadas depreciativas: de fato, há muita hipocrisia de pessoas que criticam algumas piadas ofensivas, mas riem de piadas contra gays, por exemplo.
Estou de saco cheio dessa cartilha do politicamente incorreto, onde todos querem parecer bacanas só por falar palavrões, imitar o personagem House e defender a liberdade de insulto (que nada tem a ver com liberdade de expressão).

Nina Levy disse...

fabio,

Diz uma coisa, de onde vc tirou a brilhante ideia de que ser contra o patriarcado é demonizar o pai e diminuir a importância da paternidade?

Olha, eu poderia te dar uma imensa resposta. Mas não vou perder meu tempo, primeiro porque basta vc ler as respostas já dadas ao Logic, e segundo porque não compensa falar com alguém limitado.

Mas eu preciso te agradecer, porque dei boas gargalhadas com sua ideia de patriarcado.

Vai estudar. Vai ler. Tente crescer. Com essa sua visão limtada não dá para conversar.

Teofilo Tostes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

as pessoas não entenderam nada...
não se trata de capacidade intelectual de negro e indio... claro que tem igual. O PROBLEMA É QUE , DIFERENTE DOS BRANCOS CLASSE MÉDIA, ELES NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE!

Muitos tiveram que largar os estudos cedo para trabalhar para sustentar a familia, o de classe média teve escolas PAGAS! É CLARO QUE SEM PRE LEVERÁ VANTAGEM NA HORA DE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE.

Anônimo disse...

Por isso a criação de cotas, para DIMINUIR essa distancia abismal entre os que tiveram OPORTUNIDADE A VIDA TODA E OS QUE NÃO TIVERAM oportunidade de estudar.
Agora essa FALÁCIA de que cotas geram racismo É MENTIRA! A presença de gente de classe menos favorecida compartilhando de um espaço de forma equiparada ao da classe mais favorecida, já é o SUFICIENTE para o racismo e o preconceito de classe AFLORAREM. È o recalque, a inveja... tudo junto e misturado.

Fábio disse...

então yullia boneca, deve-se equiparar e igualar as oportunidades, e o acesso ao conhecimento para todos, e não fazer remendos classistas imbeicis como "cotas" o brasil não tem nada que copiar o modelo segregacionista estadunidence
( americano eu tambem sou) que e claramente viciado em questões raciais, e sim desenvolver o seu sistema igualitario, obvio que temos distorções e uma divida historica que ainda pesa, mas devemos olhar para frente,e não nos segregarmos em raças e generos(so existe a raça humana, e suas diferenças evolutivas), a educação basica de qualidade e um direito de todos, e uma luta que cabe a todos,
-
bjo no coração yullinha (^~^)

Fábio disse...

a solução para a equiparação social no brasil, se chama universalização de educação de qualidade para todos,,e não segregação, sistema de cotas e como o marido traido, que pega a mulher com outro no sofá, e toma uma atitude...ele joga o safá fora.
-
seria como admitir que indigenas e negros não tem a mesma capacidade intelectual e dinamica de um branco, obvio que vida do negro/ branco/ nordestino pobre e mais dificil que a do mauricinho que tem condições de focar so nos estudos, ma o mercado de trabalho não quer saber, o mercado prima pela MERITOCRACIA, numa entrevista de emprego, o entrevistador quer ter referencias, ele inda não conhece o entrevistado e sua capacidade pratica, e o sistema de cotas e um tiro no pé, ao inves disto devemos como sociedade dar condições dignas para que um jovem de classe humilde possa conciliar estudo e trabalho.

Lucas disse...

Fabio, de novo... essa ideia de que o empregar vai levar em conta se o cara entrou na faculdade por cotas ou não é chute e alarmismo, não tem nenhum respaldo na realidade.

E ninguém disse que cotas são a solução, nem que são perfeitas. Mas ok, mesmo que conseguíssemos revolucionar a educação no Brasil hoje para criar condições para todos, ia levar anos até a formação completa dos jovens nesse novo sistema.

E quem está saindo do colégio agora? E quem não tem condições de estudar pra um vestibular (que é uma maneira, essa sim, classista, excludente e filha da puta de avaliar alguém)porque tem que trabalhar agora pra se sustentar? Essa geração que se dane, vamos pensar apenas num nebuloso futuro?

Anônimo disse...

então yullia boneca, deve-se equiparar e
igualar as oportunidades, e o acesso ao conhecimento para todos,
e não fazer remendos classistas imbeicis como "cotas" o brasil não tem nada que copiar o modelo segregacionista estadunidence
___________________________
pela sua raiva... vc deve ser daqueles que acha um absurdo
o Lula ter sido presidente, né? aquele analfabeto sem DIPROMA
universtiário....como pode???

se for esperar criar oportunidades para todos
desde a infancia.... SÓ DAQUI A 200 ANOS
veriamos negros e indios nas faculdades, não temos
tempo a perder... o estrago que a elite branca e perversa
(não fuiu eu que disse, foi o Claudio Lembo) fez ao longo da história, foi
enorme, é sim necessário medidas emergenciais como as cotas
MAS isso não significa que tem que ser assim para sempre
as cotas tem prazo de validade... um dia , NÃO SERÁ necessária
essa medida, MAS, enquanto as coisas se ajeitam para que os menos
favorecidos tenham acesso a educação de qualidade , as cotas
tem que existir sim.
Outra falácia e outra mentira é dizer que isso tira a oportunidade
dos (brancos), absurda mentira. Não tira a chace de seu ninguém.

Brasileiro é e sempre foi racista e elitista SEMPRE.
achar que cotas gera racismo é BURRICE! na moral, e sem ofensas
BURRICE LEVEL 100

elevador social e de serviço mostram isso....
empregadinhas no elevador de serviço, moradores no elevador
social... ai da empregada que pegar o elevador social(isso foi o que
aconteceu num prédio de luxo do rio uns anos atrás..)
isso foi o suficiente para a senhora do predio vomitar seu
racismo para quem quisesse ver... e etc
existem inumeros casos de racismo flagrante!

o descaramento do racismo não tem nada a ver com criação de
cotas... tem a ver com o sentimento que a elite sempre teve
de que a universidade PERTENCE A ELES e a mais ninguém.

Fábio disse...

yullia meu pezinho de jacarandá, o que vai entortar os seus miolos, e saber que eu votei no lula todas as vezes, e votaria de novo...
...mas na dilma revanchista não
-
eu tambem não tenho diploma universitario, e não me considero um profissional inferior a ninguem, apesar de ano que vem começar a fazer o curso de gestão em segurança pubrica.
-
os jovens negros/brancos humildes do nosso pais não precisam de 200 anos para provarem seu valor, so precisam de educação de qualidade, e condições dignas de vida( não luxo) pois capacidade não lhes falta, hoje,agora ,já, não ontem !!!

Anônimo disse...

''mas na dilma revanchista não''

revanchista????

''os jovens negros/brancos humildes do nosso pais não precisam de 200 anos para provarem seu valor''

com todo respeito, acho que vc não entendeu direito o que eu escrevi;

o que eu disse é que SE FOR ESPERAR PARA dar a tal educação de qualidade para eles, vai levar 200 anos ATÉ que eles cheguem a uma faculdade!
Dar a eles o que OS BRANCOS DA ELITE SEMPRE TIVERAM AO SEU DISPOR!
Não tenha ilusões, esses processos demoram GERAÇÕES e gerações , NÃO É DO DIA PARA NOITE!!
agora o governo vai esperar TUDO ISSO para que UM DIA eles cheguem nas universidades? isso é loucura.
ENQUANTO O GOVERNO FAz isso, quem já é adulto HOJE pode desfrutar das cotas, tem esse direito.
Não estou dizendo com isso que eles tem menos capacidade intelecutal, em nenhum momento afirmei isso... (não me deturpe)!
se fosse ao contrário, brancos relegado a marginalidade e negros SEMPRE COM OPORTUNIDADES E ESCOLAS PAGAS, seria A MESMA COISA!

Não de uma de besta cara! vc sabe que quem tem condições financeiras e escolas PAGAS e PRINCIPALMENTE, não precisam largar a escola ainda no primário para trabalhar , SEMPRE vai chegar na frente e com mais condições para entrar numa faculdade, PRINCIPALMENTE A FACULDADE PUBLICA!

E VOU REPETIR... a questão NÃO É CAPACIDADE É OPORTUNIDADE!!!
NÃO DETURPE MAIS MINHAS FRASES!

Julia disse...

Não coloquem o ADNET nesse bolo, gente. Ele é diferente. Ele é crítico, consciente, e é feminista!!
O quadro dos autistas não teve a participação dele, ele foi contra. Óbvio que ele pode pisar na bola uma vez ou outra mas ele está num patamar muito acima de Rafinhas e Danilos.

Shazam disse...

Meu Deus, você "Lola" ou seja lá como for, fica fazendo uma besteira dessas, racismo, e blá blá, pelo amor de Deus, vai lá em Brasília e mostra os pilantras lá, ou melhor as universidades federais estão de greve porque você não cometa sobre isso, sobre o descaso do governo com os professores, sobre o roubo que é essa Copa do Mundo, o caos da saúde e da segurança publica, o cara é um humorista as piadas dele vão agradar alguns e vão desagradar outros, só os temas fúteis dão audiência.

Nyckynha disse...

Acho que ele é só mais um alienado e um pouco menos machista que outros por ai.

Mitchele Gonsalves disse...

Bom, li seu texto somente agora e alguma parte dos comentários, então acho que a minha opinião faz parte da minoria. Eu concordo perfeitamente com o Danilo Gentili ou qualquer outra pessoa que concorde que uma camisa 100% negro e 100% branco são exatamente iguais, se uma delas é aceitável, então as duas deveriam ser. A minha opinião pessoal é que as duas não fazem o menor sentido e que qualquer tipo de promoção racial pode ser muito perigosa como foi em todas as vezes que se foi presente na história. O correto deveria ser eliminar a existência de um conceito de raças na espécie humana e já que estas raças não existem, não vejo motivo para qualquer política e ativismo de promoção, isso inclui uso de camisas, políticas de cotas em geral e ativismos. Sobre as piadas sobre holocausto, acredito que piada sejam uma forma de arte e com liberdade artística e como qualquer forma de arte pode ser boa, admirada ou desprezada. Anos atras houve uma polêmica numa escola de samba a cerca de um carro alegórico sobre holocausto. Acredito realmente que ainda seja um assunto muito recente que ainda promova sentimentos diversos em várias pessoas, mas até ai seria justo censurar a arte? Porque vários assuntos podem ser tocados, menos este? Será que é um assunto que é realmente abordado como deveria na mídia, nas escolas, até mesmo nos livros de história? Acredito que não. De longe o holocausto é uma sombra na história contemporânea, mas não é a única tragédia da história, não foi o único povo massacrado na história, não é o único povo massacrado na atualidade, verifique o enorme preconceito do ocidente x oriente, mesmo que você acredite que não tenha nenhuma opinião mal formada sobre o assunto, você tem. Levantar a bandeira do sofrimento do holocausto ou da promoção racial no caso da luta negra como uma forma de reparação das tragédias que esses povos sofreram é absurdo. A escravidão não foi um fenômeno exclusivo dos povos africanos, foram inúmeras guerras durante a história, inúmeras violências, inúmeros povos dominados e escravizados, africanos, europeus, latino-americanos, asiáticos. Africanos, alemães,japoneses, vietnamitas, poloneses, judeus, ciganos, ameríndios, o mundo inteiro já foi vítima. Quantos famílias inocentes alemães foram expulsas de casa, assassinadas, estupradas e sofreram todo o tipo de violência que você possa imaginar ao fim da guerra, quantos tiveram que fugir de suas casas e vilas em países da Europa oriental. Não existe uma única vítima e não cabe a nós promover um ou outro povo, deveria se promover apenas um, a humanidade.
Agora quanto a arte, esta não deve ser censurada, o artista é livre, se não fosse, arte nem existiria.

Anônimo disse...

EU AMO O DANILO E SIMPLESMENTE CONCORDO COM ELE, E DETALHE SOU NEGRA E TENHO AMIGOS GAYS E NEGROS, BRANCOS E ETC E TOODOS TBM SÃO FÃNS DELE E FAZEM PARTE DA FAMILIA D.G.

Anônimo disse...

viva o gentili viva o rafinha

Jama Libya disse...

-A meGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem (Uma negra degradada pedinte com imagem horrenda destorcida e bosalizada é a Adelaide do Programa Zorra Total, Rede Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá, como é conhecida a Central Globo de Produção) é o centro de produção da Rede Globo que é dominado pelos judeus Arnaldo Jabor, Luciano Huck,Tiago Leifert, Pedro Bial, William Waack, William Bonner, Mônica Waldvogel, Sandra Annenberg Wolf Maya, Daniel Filho e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que ironicamente tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afro-decendentes brasileiros) E por Maurício Sherman Nisenbaum(que Grande Otelo, Jamelão e Luis Carlos da Vila chamavam o de racista porque este e o Judeu racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi o responsável pela criação do programa e dos programas infantis apresentados por Xuxa e Angélica, apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO que nem ADOLF HITLER fez aos judeus mas os judeusionistas da TV GLOBO faz para a população negra afro-descendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor,que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc.o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o Sr Ali KAMEL (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes(Contra as contra raciais) com o Senador DemóstenesTorres que foi cassado por corrupção) TV Globo esta mesma que fez anuncio constante do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10,milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de 3 bilhões dollares dinheiro publico do Brasil ) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, o show do “Criança Esperança” de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigena brasileiro é lamentavel que o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem. (A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança no apoteótico deste estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremem ente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentivo preconceito raciais que humilha e choca o povo brasileiro.Taryk Al Jamahiriya. Afro-indigena brasileira da Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil quilombonnq@bol.com.br

Scarlett disse...

Acho que as pessoas levam as coisas muito a sério! Credo...

Anônimo disse...

Quem disse que mulheres precisam ser mais magra que um homem? Tem muitos homens 'esqueléticos' atrás de 'panicats', bombadas e marombadas com o dobro do peso deles.

Anônimo disse...

Acabamos de constatar um obtuso alvo de gentili.

Desconfio que não pertence a nenhuma minoria...

Anônimo disse...

Desculpa mas, na piada do macaco... ele está chamando o King Kong de jogador de futebol, não jogador de futebol de macaco. E em nenhum momento citou cor de pele alguma.
Se ele fizesse umas piadas de alto nível com um toque de "Vou Cortar sua Pica", aí sim... Seria uma revolução...

Mas verdade... precisamos de boas referências do humor correto. Gente talentosa e artística que sustente um show de 40/50 minutos de piadas, sem ofender nada nem ninguém.

Fica a dica, passem uns links para divulgação desse novo humor revolucionário, sem preconceitos e nada hipócrita! ;)

Rânio Lima disse...

Achei legal o post, mas acho que falta imparcialidade, Não defendendo o Danilo, na minha opinião, ele é um dos piores humoristas da atualidade, mas o q eu nao posso é ir num show de Stand Up e esperar ouvir Shakespeare, como o Nasi fala ao decorrer do programa, não gosta do conteúdo? Então nao consuma...
O que parece é que a Lola trava um briga que já é pessoal com o Danilo, ai fica difícil ter um parâmetro de julgamento, como eu disse antes, sem parcialidade, se voce olhar pra um humorista como alguém que está querendo emitir uma opinião, ou escrever um livro, ai eu concordo, mas ele num é isso, o cara é só alguem que fala besteira pra ser engraçado pq o publico dele espera que ele seja engraçado. Pra mim, é direito dele falar o que quer, do mesmo jeito que é direito de qualquer pessoa que se sentir ofendida, o processar.

Anônimo disse...

Herói da resistência negra foi Ganga Zumba, não Zumbi, a consciência negra deveria ser na data da morte do primeiro, e não do segundo.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 234 de 234   Recentes› Mais recentes»