domingo, 13 de março de 2011

DODÓI

Estou doente. Vai fazer uma semana amanhã. O maridão, com sintomas parecidos, começou uma noite antes de mim. Pois é, dá pra dizer que não tivemos um bom carnaval.
A gente pensou que era dengue, por todos os sintomas (que variaram um pouco entre eu e ele): dor de cabeça, náusea, febre, fraqueza, tontura, dores nas juntas, manchas vermelhas pelo corpo, total falta de apetite. Eu sabia que estava muito mal porque tem um chocolate esperando por mim na dispensa e por enquanto não consigo nem olhar pra ele.
Sexta às quatro, depois das aulas (é, eu dei aula. Os alunos queriam me mandar pra casa, mas acho que precisa estar pior do que eu estava pra cancelar aula), fui ao hospital. O maridão tinha ido mais cedo, e o médico confirmou: dengue. Só que, depois de eu fazer o meu exame de sangue e ser atendida por uma simpática médica grávida (o único médico ever que não só não me mandou emagrecer, como proibiu qualquer tipo de dieta durantes essas horas difíceis), ela disse que não era dengue, porque minhas plaquetas estavam em 260 mil, e pra ser dengue tem que estar abaixo do limite de 150 mil por milímetro. Era uma virose, só que, como os sintomas são similares ao da dengue, tenho que refazer o exame de sangue a cada 48 horas (ou seja, hoje! Vai ser lindo passar o domingo em hospitais, sendo espetada. Nada me deixa mais feliz).
Ao ouvir aquele diagnóstico, lembrei do exame de sangue do maridão, que indicava 205 mil plaquetas. E fiz questão que ele falasse com aquela médica, que então disse a ele o mesmo que pra mim ― não era dengue, mas às vezes leva uma semana pra comprovar.
Todo mundo com quem falei que teve dengue (três alunas e minha amiga Manu) disse que, quando foi com elas, elas não conseguiam nem andar, que era a pior dor do mundo, que ficaram duas semanas imprestáveis. Um vizinho comprovou isso ao ver o maridão na garagem e perguntar “Como vai?”, e ele responder que tinha dengue. O vizinho só olhou pra ele de cima pra baixo e disse, categórico: “Não, você não tem dengue”. Mas a Manu era a única que sabia das plaquetas (que são fragmentos de células que vêm da medula óssea. Quando o número cai demais, há hemorragia).
Então tá. Espero mesmo que não seja dengue (até porque, em caso positivo, o exame de sangue passa a ser diário!). Mas por que a gente pegou essa maldita virose? As reações do meu corpo não param de me surpreender. É uma doença Kinder Ovo: cada dia uma surpresa. Os sintomas raramente se repetem, mas tem uma novidade toda manhã. A de ontem foi super desagradável: mãos e pés vermelhos e inchados que ficaram coçando o sábado inteiro, sem parar. Tenho certeza que ainda acordarei uma manhã com cauda e chifres.
Espero que nossas plaquetinhas aumentem e a gente saia dessa, porque não tá legal.
UPDATE: Pânico! Nossos exames de domingo acabaram de sair (online). As plaquetas do maridão caíram 50 mil. As minhas? Mais de 100 mil em dois dias! Agora estamos juntinhos no limite: ele com 153 mil/mm3, e eu com 154 mil/mm3. Vamos correr ao médico agora.
UPDATE 2:
Voltando do médico. Faremos exame sorológico (pra detectar se é mesmo dengue) na terça. No meu caso, disse a médica, provavelmente é. Isso porque, além da queda brusca nas plaquetas, estou com lesões no fígado. Todos os sintomas apontam pra dengue, mas ainda pode ser virose. E quando meu corpo se livrar dessa, meu fígado fica bem de novo.
UPDATE 3: O exame de sangue de hoje de manhã (15/3) doeu um monte. Mas as plaquetas voltaram a subir, aleluia! Agora estou normal, com 289 mi/mm3, e o maridão com 221. Fizemos o exame sorológico mas o resultado confirmando a dengue demora pra sair. Todos os médicos acham que é e que o pior já passou. Eu ainda estou com náusea e falta de apetite porque meu fígado foi afetado, e vai demorar um pouco pra se recuperar. Já o maridão nem exame de sangue tem que fazer mais.

37 comentários:

Pandora disse...

Melhoras Lola, virose é triste mesmo, mas fazer o que néh?!?!? Enfrentar e ver que antes do que vc espera os sintomas vão embora que nem parece que existiram!!!

Patrick disse...

Nossa solidariedade diante do infortúnio :( E melhoras!

aiaiai disse...

Força ai, casal super! Virose é da vida, faz parte. Aproveite para se alimentar bem e descansar, que são os dois únicos remédios que funcionam nesses casos.
melhoras!

Ághata disse...

Melhoras para você e o maridão, Lola! É muito chato ficar doente...

Nadia disse...

Repouso e canja de galinha (ou qualquer outra comfort food com bastante caldinho!).
Que bom que é só uma virose! Dizem que com dengue vc nem consegue abrir os olhos.
Ando com medo, a dengue aqui no RJ só aumenta, e depois de 1 semana de chuvas diárias, multiplicam-se os criadouros do infeliz do mosquito.

Melhoras pra vcs!

Carol Morais disse...

Que virose é essa? Que esquisito, Lola!!!
Pensei que era dengue pelas manchinhas, sei lá. Oo

Pat Ferret disse...

Tive dengue há uns anos, e é realmente MUITO ruim. Melhoras!

karina disse...

Melhoras rápidas aos dois. Aproveita pra ser cuidada pela mãe. Depois que ficamos adultos ser cuidado é tão raro, né?

Palavras Vagabundas disse...

Creia-me se vocês estivesssem com dengue sequer sairiam da cama, dar aula então... nem pensar!
Melhoras.
abs
Jussara

Eugênio disse...

Desejo o restabelecimento do belo casal. Consumir bastante líquido e comer um dente de alho bem picadinho, colocar em uma colher de sopa, por na boca e despejar um copo de água , desce bem fácil. Faça isto de manhã e de tarde. Tu vai suar enquanto dormir , mas não se preocupe , isto é bom. Se cuide.

Karen Lommez disse...

Lola, desejo que vcs melhorem rápido... que virose misteriosa é essa? Pelo menos se brotarem cauda e bigodes de gato vcs ficarão lindinhos. BJ

Shiryu de Dragão disse...

Isso é variola ou rubeola....
So pode.
Meu primo é veterinario. Ele me disse isso....

João Henrique Dias disse...

Quando eu tive dengue, minha dor também não era a ponto de nem conseguir andar.
Mas acabei internado por 5 dias porque minhas plaquetas caíram muito...
E isso de coceira e manchinhas vermelhas... quase com certeza é dengue.

Melhoras!

Natália Guerreiro disse...

melhoras! e, depois da recuperação, veja se a prefeitura daí tem o serviço de verificar focos da dengue na vizinhança qd alguém fica doente. a do rio tinha. é bom pra evitar ficar doente de novo.

Babi disse...

Lola, eu e o meu maridinho também estamos com uma virose nesse mesmo nível, nunca tive nada igual em toda a minha vida... se morasse no Brasil era dengue na certa, mas moramos na Alemanha, e aqui nao tem dengue... nao sei o que pode ser! Mas estamos acabados!
Boas melhoras para nós todos!

Oliveira disse...

Não é doidoi que se diz, em português, mas sim dodoi.

Buzatti disse...

Também já tive uma doença misteriosa desse gênero Lola. E também acharam que era dengue no princípio, porque tinha fraqueza, muitas pintas vermelhas, principalmente nos membros e febre que não passava.
Também fiz um exame que não detectou dengue. Depois pensaram que era rubéola. Eu já estava bem quando chegou o exame que dizia que não era rubéola.
Até hoje eu não sei o que era exatamente, só sei que se tratou de uma febre exantemática, mas não é possível precisar.

Anunciação disse...

Tem jeito,sintomas,sinais e laboratório de dengue.E se doer a barriga,corra para o hospital que pode ser hemorrágica.Muito líquido(água principalmente)ou soro caseiro e repouso;não vá ao serviço de jeito nenhum.

Aline disse...

Lola, eu tive dengue, do tipo simples. Existem 4 tipos de dengue. 1 mais fraca que pode ser confundida com gripe, o tipo 2 que é a que dá dor no corpo mas não hemorragia, a hemorragica e um novo tipo que dá febre de 40º nos primeis 4 dias, no quinto dia a febre para e porém a pressão passa a cair bruscamente do nada.
Eu fiquei 7 dias com uma febre de 40º e tomando remédio baixava pra 39º, muita dor, eu mal conseguia levantar pra ir no banheiro... 7 dias tomando agua e soro caseiro pq eu não conseguia comer. Mas a resistencia varia de pessoa pra pessoa...

melhoras a você, beijos

Aline

Ana Claudia disse...

Oi Lola! Melhoras a você e ao seu marido... E sem querer te desanimar muito, teoricamente não tem porquê suas plaquetas caírem tanto de uma hora para outra... Acho que é dengue mesmo! Bom, tomara que eu esteja errada... FOrça aí que vcs ficarão bem!

Ana Claudia disse...

Oi Lola! Melhoras a você e ao seu marido... Acho que pela queda das plaquetas deve ser dengue mesmo... Mas muito força porque já já vocês estarão bem novamente!

PedroYukari @snoopy_xxy disse...

Poxa Lola! Melhoras pra você e pro maridão! To preocupado, mas feliz que você não tenha perdido o bom humor! rs Torcendo por vocês!

Valéria Fernandes disse...

Melhoras para você e seu marido, Lola. Siga as orientações médicas e descansem.

Marissa Rangel-Biddle disse...

Fiquem bons logo, casal.

beijos!

jonas_cg disse...

Melhoras Lola! Torcendo por você e pelo seu marido!!

Abraços!

Bau disse...

Amores, espero que se recuperem logo! Saudade e muitos beijos!

Alessandro disse...

Espero que tenha uma boa recuperação. Tem muito mosquito em Fortaleza?

Adriana Riess Karnal disse...

lamentopor vc...e espero q o maridao nao tenha...ainda bem q no mundo virtual nao sepega doenças...

patricia disse...

Melhoras Lola! Tá parecendo dengue, sim. Pode ser que seja a do tipo simples, mas acho que sempre é uma doença perigosa, que pode evoluir e complicar. Tome muito, muito líquido.

Pili disse...

Só desejo sorte e boa recuperação pra vcs.
=)

Cirilo Vargas disse...

FORÇA LOLA! ABRAÇO.

Carol NLG disse...

Boa sorte, Lola! É horrível ficar doente. Eu descobri tem duas semanas que tive dengue assintomática no começo do ano.

Agora, converse com a tal médica legal. Peça pra ela testar vocês pro virus de parvovirose humana B16.

Eu e minha mãe tivemos isso há alguns anos. Os sintomas batiam muito com os de dengue, então demoraram semanas pra diagnosticar. As pernas e braços incharam e coçaram, coisa que não acontece com a dengue!

Nefelibata disse...

Torço por melhoras rápidas para vocês dois. Abraços!

Unknown disse...

oI, Lola! Não se assuste, mas mesmo não tendo tantas dores é possivel que seja dengue. Eu tive os mesmos sintomas há uns 2 anos atrás e não dei muita importância porque achava que era uma virose, já que todos me dizziam com que com dengue eu não consegueria nem levantar e apesar das fortes dores eu estava conseguindo ir trabalhar, então relaxei. Até que comecei a sangrar e quando fui ao médico minhas plaquetas estavam em 30 e e meu diagn´sotico já era de dengue hemorrágica. passei 10 dias internada :(. Só pra exemplificar que as doençar se somatizam de formar diferentes em diferentes pessoas. Não deixe de fazer os exames, tome bastante liquido e se alimente bem legal. Vc vai ver que vc e o maridão vão ficar bons rapidinho!
Abraço

Luciana disse...

Melhoras, querida. Muita força (e líquido) pra vc e pro maridão.

Ignez disse...

Adoro a foto da Lolinha pequena! Só pelo sorriso sei que sairás logo desta! Espero um post de recuperação!

Jamille disse...

Lola,

já está recuperada?
Melhoras!

Bjos