sexta-feira, 14 de maio de 2010

REI DOS SOCIÓLOGOS DIZ QUE O BRASIL ESTÁ MAL, MAS SÓ PRA ALGUNS

É bom que quem tenha o FHC como um grande estadista não veja entrevistas como esta, dada a um jornalista britânico (opa, não tá mais lá! Retiraram rapidinho. Ainda tem este pedaço, se você correr. A Aiaiai encontrou o troço inteiro, por enquanto).
O começo da entrevista me faz lembrar a cena hilária de A Vida de Brian, aquele suprassumo do politicamente incorreto que eu amo de paixão. Um grupo de revolucionários (no caso da oposição brasileira, seriam os “visionários”, segundo o curso que o PSDB dá a seus militantes) se reúne constantemente pra reclamar do Império Romano e tramar a sua queda, com ideias que nunca dão certo, ou que não são nem colocadas em prática. O líder pergunta: “O que o Império Romano fez por nós?”. E um deles responde, meio sem jeito: “Bom, tem o aqueduto”. Outro diz: “E o sistema legal?”. Mais um: “Tem o saneamento”. Outro emenda: “E as estradas? Antes não dava pra andar por aí”. "Medicina". "Educação". O líder, então, pra tentar encerrar a lista surgida após uma mera pergunta retórica, tem que recapitular: “Bom, tirando os aquedutos, o sistema legal, o saneamento, as estradas, a medicina e a educação, o que o Império Romano fez por nós?”.
A contradição de FHC é parecida. Ele diz ao jornalista que o Brasil vive uma enorme crise de desconfiança política. Mas, confrontado com a melhora do país nos últimos anos (algo que os reaças precisam decidir sobre como vão se posicionar: o Brasil melhorou, e tudo se deve ao governo anterior, ou o país continua o mesmo esgoto de sempre – como eles dizem –, mas o governo anterior não teve nada a ver com isso?), ele concorda que é verdade, e que no fundo o povo está satisfeito com o aumento do emprego e a diminuição da pobreza, e é só a classe média que tem essa desconfiança.
Daí em diante, é ladeira abaixo pro grande estadista. No final, ele indiretamente marca o dia do seu nascimento como um grande dia pro Brasil, quando tudo começou a mudar. E, claro, infere que todas as conquistas do governo Lula devem ser creditadas ao seu governo. Não sei quanto a você, mas quando eu penso nele lembro instantaneamente daquele adesivo que circula nos carros, “A inveja é uma m****”.
Pelo jeito, imprensa bonzinha que diz "amém" a tudo que o ex-presidente diz, só aqui mesmo...

28 comentários:

Amanda disse...

Vergonha alheia pelo FHC!

Giovanni Gouveia disse...

Só uma observação.
Ele é "Rei dos Sociólogos", mas abdicou quando disse "esqueçam o que eu escrevi"...

=Maíra= disse...

Lola, há algum lugar onde podemos encontrar a entrevista completa? Obrigada!

aiaiai disse...

AINDA DÁ PARA VER INTEIRO NO LINK

http://www.youtube.com/watch?v=zv7vLVz_tvI

E DEPOIS: (SEGUNDA PARTE)

http://www.youtube.com/watch?v=cmAKMby2B0M

aiaiai disse...

Agora, se vocês querem ver um estadista de verdade falando no mesmo programa, veja o link:
http://www.youtube.com/watch?v=iFqzo3gYgys&feature=related

aiaiai disse...

parte dois, do nosso presidente, Lula dando aula:

http://www.youtube.com/watch?v=dFU-FnVb50Q&feature=related

aiaiai disse...

o cara é de uma coerência, que PQP!!!

vejam tudo.segue a parte 3:

http://www.youtube.com/watch?v=y4_7ALtirfw&feature=related

aiaiai disse...

Olha o que o cara falou:

"pq se eu tivesse um milagre de resolver em quatro anos os descasos de 500 anos eu não seria presidente...eu seria Deus!! "

aiaiai disse...

Olha o que o cara falou:

"pq se eu tivesse um milagre de resolver em quatro anos os descasos de 500 anos eu não seria presidente...eu seria Deus!! "

lola aronovich disse...

Só pra facilitar aqui os links que a Aiaiai mandou (que ótimo que vc encontrou!), porque fica mais fácil clicar direto que fazer um cut & paste:
Primeira parte da entrevista do FHC no Hard Talk.
Segunda parte
Mas corram que, pelo jeito, os tucanos estão tirando tudo que lhes é inconveniente. É curtinha, 15 minutos as duas partes, e vale a pena ver.
E a entrevista do Lula pro mesmo programa. Vejam pra comparar:
Primeira parte
Segunda parte
Terceira parte

Karen Lommez disse...

Morro de tristeza quando falo que sou socióloga e alguém faz piadinha se referindo ao ex-príncipe. Como será que ele virou um idiota??? bjk

aiaiai disse...

Pois é, Karen.

O princípe virou essa coisa e o sapo barbudo virou o Cara.

Anônimo disse...

Rei, só se for dos sociólogos da USP. Que nós da Unicamp estamos é bem longe deste crápula. :P

Giovanni Gouveia disse...

OUTRAS OBSERVAÇÕES:

* Adoro Monty Python

** O "rei" está nu

***Veja o lado bom da vida, tchuru, tchuru, tchuru, tchuru...

Giovanni Gouveia disse...

Mari e karen, aqui na UFPE ele era Deus, agora não serve nem pra peso de papel... :D

Masegui disse...

Hoje aqui tá bom demais! :))

Lolla disse...

Ficou sabendo que você foi citada na edição desse mês da Leros, revista da comunidade brasileira em Londres?

Dani disse...

Típico de político.

lola aronovich disse...

Não, não sabia, Lolla. Obrigada por avisar! Tem como vc me dizer como fui citada? Em que caso? A revista está na internet ou algum lugar onde eu possa ter acesso?
Abraços aos gatinhos. E está na hora de vc começar a gostar de chocolate, muié! Vc frequenta cada doceria maravilhosa (a julgar pelas fotos) e come torta de banana?! Como é que pode?

Serge Renine disse...

Aronovich:

O Fernando Henrique está variano (sic) como se diz no nordeste é um invejoso, despeitadado. Agora, eu fiquei decepcionado com o desrespeito do Lula a lei eleitoral no programa do PT de ontem e, também, achei que comparar a Dilma ao Mandela: ridiculariza a primeira e desmerece o segundo. Não estou entendo o que está acontecendo com o Lula.

Lolla disse...

Desculpe ter esquecido da informação importante: a revista está em leros.co.uk, mas a versão online não traz artigos internos, apenas guias. O artigo comenta e cita o trecho onde você teria sido mencionada na Carta Capital (foi? eu não sabia) pelo Mino Carta, sobre a comparação das capas da Veja com a Dilma e o Serra. Vou fazer um scan.

lola aronovich disse...

O quê?! Eu fui citada na Carta Capital?! Eu tb não sabia!
Vc só me traz boas notícias, Lolla.
(mas acho que a Leros se confundiu).

Unknown disse...

Para a sua defesa do Polanski:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2010/05/14/atriz-britanica-acusa-polanski-de-abuso-quando-tinha-16-anos.jhtm

KAOSOFKAIO disse...

Eu te mandei um e-mail , por que você não me respondeu ?

KAOSOFKAIO disse...

Lola te mandei um e-mail, presciso de um esclarecimento seu ! to esperando resposta já faz 6 dias.


meu e-mail é cardosowave@hotmail.com

lola aronovich disse...

Caio/Pandz, posso ser sincera sem vc levar a mal? Seguinte: primeiro peça com uma certa educação, pô! Não te conheço, não sei quem vc é, não somos amigos, nem sei se vc é meu leitor nem nada, e vc manda um email e EXIGE resposta... Assim é um pouco demais, não acha? Quer dizer, espero que vc não trate seus professores ou seus pais com tanta “urgência”.
Fora isso que não respondi o seu email porque, de repente, quem sabe, eu trabalhe muito e esteja super ocupada, e talvez não dê pra largar tudo e responder emails de gente que pra mim é desconhecida. Eu procuro responder todos os emails, mas nem sempre dá. Aliás, ultimamente não tá dando mesmo...
O email que vc mandou foi este?
"Tenho 19 anos e sou alienado. Essa será minha primeira eleição. Não sei quem são esses candidatos, já que sempre acesso seu blog e você vive falando sobre politica, poderias me tirar umas duvidas ?
Quem é o Serra ? Quais os problemas dele ?
Quem é a Dilma ? Quais os problemas dela ?
E a Marina do Pv , quem é essa senhora ? Quais os problemas dela ?
Quais as vantagens de cada candidato ? mas não vale dizer " - Ah sou de esquerda e portanto não vejo nenhuma vantagem do Serra ser eleito." “
Pra ser franca, seu email já revela preguiça. Vc tem vários meios de se informar sobre cada candidato. Aliás, eu sugiro que vc leia muitas fontes, de blogs de esquerda e de direita, porque, obviamente, cada um terá uma resposta diferente as suas perguntas (um bom ponto de partida é ir aqui, e aqui e aqui tb, e fazer desses blogs sua leitura diária. Ou semanal). E não confie em mim ou em qualquer outro como se eu fosse um oráculo!
Ainda assim, como imagino que suas dúvidas sejam comuns a muitos leitores jovens, eu estava pensando em fazer um post sobre isso, respondendo seu email no post e dando a MINHA opinião acerca de cada candidato. Mas antes preciso arranjar tempo... Tenha paciência.

Anônimo disse...

Lola,

O trash é saber que pagam 50 mil pra esse cara dar uma palestra e falar besteira...putz...
Se é que o preço dele já não subiu ´né?
Uma das pérolas que escutava na propaganda dele é que " não tinha mais inflação", ok, foi lindo o que ele fez com o plano real, estagnou os salários da classe média e dos funcionários publicos, dificultou as pequenas empresas sobreviverem, vendeu tudo que era nosso pros estrangeiros e os preços não subiram?? Ahã, é só fazer uma pesquisa de supermercado , quanto custava cada item em 94 e quanto custava em 2002, final do governo dele. Lastimavel. Esse cara achatou os salarios de todo mundo, privatizou tudo, vendeu tudo que era nosso e os preços continuaram subindo!!!E ainda pagam 50 mil pra ouvi-lo falar asneiras. Os que pagam 50 mil devem ser exatamente os que foram beneficiados no governo dele... Devia ter um jeito de ele pagar por esses crimes que cometeu( pq se isso não se chama crime, não sei que outro nome isso tem)... beijos

Phaby disse...

lola

olha soh esses graficos que o paulo henrique amorim colocou fazendo um balanço dos governos lula e fhc. soh nao ve quem nao quer!!!

http://www.conversaafiada.com.br/economia/2010/05/18/tome-nota-e-espalhe-o-que-o-lula-vai-pendurar-no-pescoco-do-serra/

bjao