terça-feira, 11 de maio de 2010

ESTANTE PRA QUEM ACHA QUE LIVRO É ENFEITE

Como estou sem tempo pra escrever e como minha casa continua uma bagunça (a reforma acabou, graças aos bons céus, mas o marceneiro ainda precisa colocar os armários pra gente poder esvaziar as caixas), vou compartilhar um site que vi esses dias, sobre estantes criativas. É que, nas horas vagas, ando pensando muito em estantes. O marceneiro começou a montar as estantes do escri (não terminou ainda), e já deu pra colocar alguns livros. O problema é que as prateleiras (em MDF, material top de linha no momento, pelo que me disseram) passam a vergar um pouquinho no meio por causa dos livros mais pesados. Isso não pode acontecer! Será que o pessoal acha que prateleira é só pra enfeite? Eu tenho um monte de livro pesadão pra por em cima (e, já que tenho infinitamente mais livros que roupas, estantes são mais importantes pra mim que armários). Se eu quisesse estantes meramente decorativas, escolheria uma dessas do site.Essa da poltrona com livros não me apetece em nada. Dá a maior impressão que os livros vão cair na sua primeira sentada.
Essas coisas de design, sei não... Comprei um armarinho de banheiro muito lindinho, uma gracinha (e caro que dói, R$ 440! O pior é que pesquisei um monte antes e vi pouquíssimas opções). Gosto dele e tal, o problema é a pia. A pia é quadrada! Até aí tudo bem, eu já tinha reparado. Mas a água fica lá, parada. Ela não escoa pelo ralo naturalmente, sem que sua mão mande! Me diga como, em tempos de cólera, alguém bola uma pia que propositalmente não escoa a água!Essa de colchetes é bonitinha e parece prática, mas não dá pra ver pela foto. Não tem livros de verdade.
A única que parece fofa e funcional é essa da árvore. Mas não deve comportar muitos livros.Sei não, eu já acho que qualquer estante caretona deixa um quarto bonito. Tenho um ímã de geladeira que diz: “Um quarto sem livros é como um corpo sem alma”. Até na minha cozinha tem livros. Mas o que isso tem a ver com estantes? Nada, é que meu pensamento é circular, e lembrei que as estantes com livros que ficam na cozinha fui eu que pintei. De vermelho! Primeira coisa que eu pinto na vida e ficou muito bom, modéstia à parte (e, ao contrário do que o maridão imaginava, eu só pintei as estantes. Não o chão, as paredes, a minha roupa etc). Já já tiro fotos pra vocês.
E quanto às estantes estilosas, quais vocês usariam?

30 comentários:

Patrick disse...

Opa, já não vou me sentir tão estranho da próxima vez que me chamarem de maluco porque a falta de espaço fez com que os livros invadissem parte da cozinha da minha casa :-).

Mas, respondendo à sua pergunta sobre estantes estilosas, eu queria esta daqui.

Giovanni Gouveia disse...

Qualquer uma que caiba meus livros para que eu possa simplesmente encontrá-los, e não fazer uma expedição arqueológica tentando fazê-lo... :D

Dea disse...

http://theblogonthebookshelf.blogspot.com/
ótimo, leio no feed. e quase todo dia tem alguma estante nova.

Cynara disse...

Lola,o apto que moro é bem pequeno.
Certa vez,inventei de aproveitar também o espaço da cozinha para colocar livros.Não rola.Mas não rola meesssssmo.
Só se for cozinha de enfeite.Como aqui em casa cozinha-se todos os dias,mesmo vc sendo cuidadosa,tudo fica cheio de gordura,(quem cozinha SEMPRE sabe como é)então o desengordurante entra em ação.Mas não em livros.
Tenho arquivado várias imagens de estantes,(um dia terei espaço)mas todas bem funcionais.
Tem uma imagem bastante divulgada que é de uma escada-sapateira.Muito bacana,mas aproveitaria e seria escada-guarda livros (tem hífem?)
Minha opinião é que as tradicionais estantes são as mais adequadas mesmo.Agora,se em outro ambiente vc quiser fazer uma gracinha (tipo a árvore) pq não?

dasilva disse...

são criativas mas nada funcionais. gosto da de colchetes pq parece mais com uma estante mas prefiro aquelas em cubos, que parecem caixas, pois permitem uma variação maior de disposição.

Hugo disse...

Um modelo que eu sempre sonhei ter foi aquele do tipo da Biblioteca Nacional, que pega a parede toda. Se desse, com direito a escadinha e tudo.

Agora, estante só pra enfeite? Sou extremamente espartano quando se trata de decoração. Gastar dinheiro, tempo pra limpar e ainda perder espaço com uma estante daquelas... Não, obrigado.

Debora Regina M. Diniz disse...

Ai, Lola, estou rindo muito com este seu post, pq é exatamente o que eu estou passando. Nos mudamos recentemente de cidade e, infelizmente, a grande maioria dos meus livros ainda estão encaixotados, à espera de uma solução. Sou como vc, tenho livros no quarto, na sala, no banheiro... Meus filhos têm sua própria biblioteca. Meu marido brinca dizendo que, se numa emergência, eu tivesse que escolher apenas três livros, eu morreria com todos os livros. Beijos

Masegui disse...

Quando comprei meu apto, fiquei sem grana e apelei pra duas estantes de aço (dessas de escritório antigo). Ficou feio, a patroa chiou, mas foi o que pude fazer pra alojar meus amados livros no meu quartinho de lazer.

Nesses 12 anos que moro aqui já troquei o quarto da patroa (eu também durmo lá!), a sala e a cozinha... a patroa parou de chiar e as estantes continuam lá...

Debora Helena disse...

Lola, fico feliz por ter tocado nesse assunto porque adoro seu blog e sou designer de interiores, e no momento trabalho em uma marcenaria.

O MDF enverga, sim, principalmente se a espessura dele for menor do que 20mm. O marceneiro sabia que você teria de colocar bastante peso lá? Porque uma solução seria ter aumentado os pontos de apoio do MDF ("vigas" verticais"), separando as prateleiras verticalmente, para que a área não ficasse tão grande. Ou ter usado estrutura de ferro interna (mais $$).

Eu tenho uma escrivaninha de imbuia linda, antiga, maravilhosa, super resistente, com duas prateleiras superiores, de uns 1,80m de comprimento. Bem, a espessura é de uns 12mm, e elas envergam se eu coloco todos os livros que cabem lá. Minha solução foi colocar livros começando pelas duas extremidades, e no meio uns enfeitinhos de kinder ovo que colecionamos, hahaha!

Design é o máximo, Lola. É igual música. Tem Chico Buarque e tem ...funk. :) Há designers incríveis e outros nem tanto.

Beijos!

Anônimo disse...

Lola,
se vocês não colocarem pelo menos um terceiro ponto de apoio nas prateleiras (uma mão francesa, por exemplo, ou um suporte vertical) elas vão envergar mesmo, MDF é top de linha em termos; é prático mas não vai resistir muito tempo se a espessura não for adequada (e papel pesa pra caramba!).

Meu problema não é apenas com livros, só de CDs são mais de 700. Mesmo com o advento do mp3, é muito assunto pra um apartamento só. A gente aqui fica doidinho pra fazer tudo caber...

abraço
Mônica

bibi move disse...

lola, MDF e todas essas porcarias além de serem feitos de farelo de madeira, são cancerígenos (formoldaída) tnato que foram proibídos na indústria moveleira americana esse ano.
Caia no ferro ou na madeira de verdade.

Gisela Lacerda disse...

ahahah;-) Gostei do título. T^^o sem tempo de ler agora. Bisous

Anônimo disse...

Hoho, finalmente algo de que eu entenda! Modéstia a parte, sou leitora viciada, e respondendo a pergunta, nenhum destes modelos parecem ser realmente uteis, não há muito lugar para livros pelo que percebi! E concordo, estantes comuns são melhores, nem só por estética, mas também por funcionabilidade.

Adriana Riess Karnal disse...

Lola,realmente estante pra livros, de verdade, é difícil de encontrar...Primeiro q pra quem tem muitos livros elas devem ser de madeira grossa, pra suportar os livros. E depois, as muito estilosas, em geral, não cabem muitos...eu mandei fazer uma ótima, parede cheia, espesssura grossa e tals...mas sabe q precisaria de mais espaço? tbm tenho livros pela casa toda...acho q tua solu~ção é mandar fazer uma confrme o teu desejo.

aiaiai disse...

Não gosto de nenhuma dessas nem de outras que já vi do tipo "moderninhazzzz". Gosto de estante prateleira, ou seja, madeira, presa na parede, forte e um monte.
Também já usei estante de ferro (aquelas de escritório). São baratas e funcionam por um tempo. Mas se vc mora em local próximo ao mar, é só por um tempo. Eu usei uma quando mudei para cá, mas depois fiz umas prateleiras adicionais e joguei ela fora, tava toda enferrujada.

Anônimo disse...

Em casa o que os arquitetos fizeram pra garantir estante de MDF funcional o suficiente e que não entorte foi fazê-las em módulos. Ao invés de longas estantes, são como "caixinhas" e a divisória serve de apoio... Tem funcionado bem, nós também temos livros em todos os cômodos da casa!

Anônimo disse...

Teria todas, EXCETO a americana!
Linda a verde viu?

Weligton disse...

Lolaaaaaaaaaaaaaa

aki é o Weligton "oscar"!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

em relação às estantes, faça como eu, leia e doe!! eu naum guardo livros pq acho q precisam ser difundidos, no meu quarto vc só encontra os ainda não lidos!!!!

ahhh
quer meu endereço para doações??? rsrsrs

bjo

DECA disse...

Querida: é minha primeira vez aqui no seu cantinho...mas eu AMEI este post.
Acabo de me mudar pra minha nova casinha...e como tb não tenho espaço, nem lugar adequado para meus amados livros...tive que "abandoná-los" na casa da minha mãe...Mas pretendo fazer um resgate logo.
A de árvoreé mesmo linda...mas cabem tão poucos...

BJS

Rita disse...

Aff, Lolinha, essa da pia que não escorre a água é dureza demais... tadinhos de vocês. :-(

Quanto às estantes, eu gostei dos parênteses e colchetes, fofinha.

Beijocas sumida.

Rita

M. H. da Costa disse...

Pra mim, serve qualquer estante como esta: http://pedrodoria.com.br/wp-content/uploads/2009/02/estante.jpg

Vivien Morgato : disse...

Meu quarto é cheio de livros, mas não acho bom...gostaria de ter um espaço, um escritório..mas eu não tenho.;0(
Então encaixo livros no corredor, quartos...tal.
Mas apesar de eu achar reconfortante ve-los pertinho de mim, acho que junta um ácaro que é brincadeira..
Ainda vou ter um super escritório cheeeeio de estantes.;0)

Cristine Martin disse...

Oi Lola!
Faz tempo que não comento aqui (mas leio tudo!), agora meu pitaco sobre as estantes:

se você quer algo resistente e durável, minha sugestão é parafusar trilhos verticais na parede e encaixar neles mãos francesas (são próprias para os trilhos, você encontra os dois juntos em lojas de ferragens ou materiais de construção). E sobre as mãos francesas, tábuas de madeira maciça de 2,5 cm de espessura. Pode lixar e envernizar as tábuas antes, ou pintar com tinta esmalte da cor preferida.

Não fica muito barato por ser madeira maciça, mas dura bastante e aguenta bem o peso.

Aqui em casa fizemos uma estante linda no escritório, com tábuas maciças de 4 cm de espessura presas na parede com uns pinos que não aparecem, ficou lindo, mas começaram a entortar com o peso e acabamos tirando a maioria dos livros de lá. Em compensação, no canto da bagunça fizemos essa que expliquei, e haja peso ali, as estantes estão perfeitas até agora!

Ah, e o "closet" também foi feito da mesma forma, com madeira maciça envernizada pregada na parede, e sem portas. A não ser pelo pó que junta, é o melhor armário que já tive.

Beijos!

Dani disse...

Gostei das dos colchetes também, a da árvora acho que combinaria mais para um quarto infantil, tanto pelo design, tanto por livros de criança serem menores e mais leves.

Ághata disse...

MDF, compensado e essas porcarias não servem.
Vai atrás de madeira e boa, Lola!

João disse...

Oi, Lola! De certa forma, passei pelo mesmo drama que você está passando quando vim pra Floripa. Por um tempo, meus livros ficaram em Joinville, mas agora que consegui uma estante boa, inclusive para livros (existem sim!), estou bem mais feliz com todos eles perto de mim. MDF definitivamente não é bom material!

Gisela Lacerda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisela Lacerda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raiza disse...

Usaria a da árvore e só.Gostei também da poltrona,mas depois do que você falou,dos livros caírem na primeira sentada,eu pensei melhor.E também não me agrada muito a idéia de uma bunda em cima dos meus livros.Acho que só a árvore salva mesmo.O resto achei meio sem graça.
Obs:Lola,o que aconteceu com a opção "Nome/url" na parte de comentários?

Marcos Valezin disse...

Olá... Por um acaso alguém saberia me dizer onde encontrar essa árvore para compar??