sábado, 8 de maio de 2010

SERRA E A FALTA DE PAIXÃO POLÍTICA

Serra disse em Minas que, caso ganhe as eleições em outubro, quer que PV e PT governem ao seu lado. Dilma estranhou: como assim? São programas diferentes de governo (um quer o estado mínimo, o outro, um estado atuante). Além disso, o PSDB/DEM fala mal do governo do Lula há no mínimo sete anos. Se o governo é tão ruim, se petistas são petralhas, por que diabos Serra os quer no governo? (E repare que não é aliança, não é apoio no Congresso. É pra fazer parte do governo mesmo).
Eu estava ansiosa pra ver como o tio Rei, que deve ter ordens expressas dos seus patrões na Veja para não criticar Serra sob nenhuma hipótese, reagiria diante dessa declaração. Ele considerou a fala “um ato de civilidade política”. Como todos sabem, Serra é um gentlemanaquela capa histórica da Veja não deixa mentir. Mas tio Rei tem um blog em que diariamente solta os cachorros pra cima do PT. Se o PT não existisse, é bem provável que tio Rei não existisse (porque, afinal, haveria leitores pra quantos posts falando mal de Chavez e Fidel?). Aliás, se o PT voltar a ser oposição, os blogs de direita vão perder bastante da sua razão de ser, e eles sabem disso. Porque eles não são a favor de alguma coisa (alguém já realmente leu uma defesa entusiasmada do PSDB ou do DEM?), e sim contra. Quem tem militantes que empunham bandeiras de graça são os partidos de esquerda. A direita só vai às ruas se for pra enfrentar a esquerda (caso do clássico confronto da Maria Antonia, entre estudantes do Mackenzie e da USP, em 68). Movimentos como o Cansei não foram exatamente um sucesso de público, né? Raramente a direita vota com orgulho em alguém que acredita. Ela vota apenas contra a esquerda. Ninguém votou com orgulho no Collor, no FHC, no Serra ou no Alckmin, só pra citar as quatro últimas eleições presidenciais. Era apenas o voto anti-Lula. Não há como a direita gostar de algum político, já que, pra ela, governo é uma praga que só serve pra atrapalhar a iniciativa privada, essa sim um modelo de competência e altruísmo.
E esse é um dos principais motivos que o pessoal de direita odeia tanto o pessoal de esquerda. Eles não conseguem entender o que move a nossa paixão. Como a gente pode gostar tanto do governo Lula? Ah, claro, esqueci: eu só gosto do PT porque sou funcionária pública. É, faz dois meses que sou professora universitária de uma federal, e com orgulho. Estudei um monte para cursar mestrado e doutorado, passar num concurso, e agora repassar ao povo o que acredito (educação pública, gratuita, e de qualidade). Mas, sabe? Sou de esquerda desde que me conheço por gente, e isso já tem uns 35 anos. E será que os 75% que aprovam o governo Lula são todos funcionários públicos?
Bom, pelo jeito, até o PSDB aprova o governo do PT, certo? Outro dia Serra disse que nem se considera oposição! Os marqueteiros do PSDB já avisaram que não vão criticar o Lula de jeito nenhum. No máximo, vão criticar partes do governo, centrando-se na Dilma. Em março, um cientista político reuniu-se com 160 tucanos para ensinar-lhes como ser oposição, e o que devem fazer para conquistar votos pro Serra. Algumas regras da cartilha: não fale jamais em privatização, só mostre como a telefonia no país está ótima; nunca compare Lula e FHC e, se alguém vier compará-los, dê o debate como encerrado e diga que são novos tempos; insista que o PT prega a censura e o fim da propriedade privada; não finja ser “povão”, porque não cola, mas exponha-se como alguém esclarecido, um visionário; afirme que os programas do Lula foram todos ideias nossas; use e abuse da internet para difundir ideias, sem agredir e sem usar “argumentos discriminatórios”. No mesmo artigo do Estadão já tem um comentário de quem aprendeu rapidinho: “Essa DILMA é mais feia que tombo de sacy; é mais feia que xerox da busanfa do Mula; á mais feias que forma de faze capeta; é mais feia do que o mensalão; é mais que o mapa do inferno; é mais máscula do que john wayne; credo....XUTA QUE É MACUMBA” (tudo sic). Ah, esses visionários e seus debates de alto nível!
A estratégia do Serra começa a ficar clara: ele vai tentar se passar como o candidato do Lula. Não vai nunca revelar qualquer projeto de governo e muito menos aparecer no palanque com FHC. O que lhe interessa é unicamente se comparar com Dilma, como se ele e ela estivessem sozinhos no mundo, sem partidos, sem programas, sem passado.
Pelo menos os comentaristas do tio Rei foram menos hipócritas que o mestre. Ao ouvirem a declaração de Serra de que gostaria do PT em seu governo, muitos escreveram: “Serra acaba de perder o meu voto”. Pois é, mas vão votar em quem? Deve ser triste nunca votar a favor de alguém.

17 comentários:

Experiência Diluída disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice Cardoso Brandão disse...

Lola, sempre leio o seu blog, mas acho que nunca comentei. Mas ontem eu estava no ônibus (aqui em Goiânia existe o Citybus, ônibus menores, com ar-condicionado, quando todos os bancos estão ocupados ele não pega mais ninguém e é mais caro, óbvio. Eu vou e volto do trabalho nele. Tudo isso pra você entender que tinha 3 garotas de uns 18 anos sentadas atrás de mim que eram a classe média personificada), então eu estava no ônibus lendo e meio que ouvindo as garotas quando uma perguntou pra outra: vai votar em quem? A outra respondeu que não sabia nem quem era candidato. No que a que fez a pergunta fala: vota no Serra. Por favor! Porque se a mulher ganhar ela vai tirar licença logo depois porque ela tem câncer e o Lula vai ficar no lugar dela.
Juro que tentei me segurar, mas tive crises de riso. De onde as pessoas tiram isso?
Cheguei no trabalho e contei pra minha colega e ela me contou o que ouviu. Dois frentistas conversando e um disse pro outro: olha, a gente tem que votar no Serra. Porque se a Dilma ganhar em 2014 ela vai concorrer de novo, e o Lula é amigo dela e não vai brigar pra ser candidato. Mas se a gente votar no Serra daqui 4 anos o Lula volta.
Eu fiquei chocada!

Elizabeth disse...

Ah esses políticos do PSDB e seus defensores midiáticos! Tão contraditórios que dá até peninha!
Mas não acredito nem um pouco quando esses políticos falam que irão manter os programas do PT. Falam assim para tentarem ganhar os votos dos eleitores de baixa renda. Essas declarações soam tão falsas quanto a brusca mudança de temperamento por que passou o candidato peessedebista: de um proverbial mau-humor a uma simpatia ambulante e sorridente, utilizando-se até de uma didática infantilizada como podemos ver nesta sua científica explicação sobre a gripe suína: http://www.youtube.com/watch?v=_z97MhLvWsI&feature=related
O que não se é capaz de fazer em uma campanha eleitoral, não é mesmo?

Anônimo disse...

Lola,
Acabo não lendo muito seus posts sobre politica, pq acho redundante( explico, rs: como paulista governada há trocentos anos por essa porcaria do PSBD e como ex-paulistana por 4 anos governada por essa mesma porcaria, enfim, ler mais sobre isso seria chover no molhado...rsrssr) muita coisa que vc escreve eu já conheço, de anos atrás...por viver de perto um governo desses... ahhf... já te disse isso, que embora eu não seja petista, sou contra o PSDB... vou ter dar uma sugestão: pq vc não divulgas suas ideias para blogueiros paulistas?? seria de grande utilidade...rsrsr embora a gde maioria dos paulistanos estejam tão cegos e tão contaminados por esse governo... a maioria dos paulistas, se vc perguntar, apóia a privatização das rodovias, o pedágio a preços absurdos, pro entenderem " não ser obrigação do governo"... a maioria dos paulistas acha que funcionario publico é vagabundo, que não trabalha, e é a favor de privatizar tudo e abolir concursos( como ja acontece em algumas areas, por ex saude, na capital...e é tendencia isso se espalhar pro interior)... então, Lola, se vc falar mal do PSBD pra paulistas, se prepara pra mexer num vespeiro, ou pra ser solenemente ignorada...
beijos e continue escrevendo...

Gisela Lacerda disse...

Pitaco sobre a pesquisa aí ao lado: estou impressionada! Praticamente todos na Dilma. Eu ainda não sei. Mas sei que o Serra não vai. Estou entre Marina, Dilma e nada. Preciso pesquisar mais.

Gisela Lacerda disse...

Quis dizer: "para o Serra não vai"

mirtes disse...

A Maria Valeria descreveu perfeitamente
como pensa a maioria dos paulistas e principalmente paulistanos.
Eles não veem que o psdb está acabando com São Paulo.
Tambem sou paulista,de Piracicaba, mas saí de lá já faz 12 anos e estou morando na Bahia e amo o nordeste.
Mas o que me deixa triste mesmo é ver que tem nordestinos que vão votar no Serra.
Um beijão na Valeria e na querida Lola.
mirtes

Sandra disse...

Olá! É a primeira vez que leio o seu blog. Sou portuguesa mas a política brasileira, pela sua proximidade quase familiar, sempre me interessou. Achei muito interessante esse post, até porque sou de esquerda, assumidíssima, e é interessante ver que direita é igual não importa o país nem o nome dos partidos. Muitos parabéns pelo blog.

Sandra

Pedro disse...

HEEHEHEHHE Ehh Lolinha ta cedo ainda para eu comentar sobre política por aqui né ?
Então, vai isso, hahaha sinto que estão faltando as fotos de Serra para ilustrar seus posts - http://kibeloco.com.br/files/104/2010/05/Jose-Serra-Gloria-Perez.jpg

Bjo do melhor fã

Ed Passos disse...

Quero uma peruca igual a do Serra, ficou uma graça!

aiaiai disse...

A gente vai ter que ter um fígado muito bom para aguentar essas eleições...Mas pelo menos eu não estou em sao paulo. Quando ainda morava lá sofria assédio eleitoral a cada vez que o lula se candidatava: ele vai tomar o seu apartamento e dividir com os pobres; ele vai tomar a sua poupança (dai o collor fez exatamente isso kkkkk), os juros vão explodir e nossa dívida externa também (KKKKK), o PT vai fechar os jornais (ai que pena que isso não aconteceu kkkk), etc, etc, etc.

Eu fico muito indignada quando ouço essas coisas e essa semana foi cheia desse tipo de afirmação. O merval pereira (argh...) na CBN (argh) chegou a dizer que o PSDB é o partido da conciliação, já o PT é da guerra (KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK). Eu só ouço a CBN quando estou dirigindo, eu dou tanta gargalhada que os motoristas que passam por mim devem achar que eu sou louca !!!!!

bjs

Unknown disse...

Tão simples e tão sempre, hein? O texto todo.

Giovanni Gouveia disse...

É muito desespero...

"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come..."

Giovanni Gouveia disse...

A propósito, o tal Cientista Político que deu o curso para a tucanada, André Regis, foi candidato a vereador aqui no Recife nas últimas eleições, e não se elegeu...


"É sim, de morrer de rir, quando a gente leva a sério o que se passa por aqui" :)))

dasilva disse...

é triste pra caraca. nao voto no serra de jeito nenhum. e nem na dilma. faço o quê quando nao concordo com nenhuma das alternativas acima?

Barbara O. disse...

" “Essa DILMA é mais feia que tombo de sacy; é mais feia que xerox da busanfa do Mula; á mais feias que forma de faze capeta; é mais feia do que o mensalão; é mais que o mapa do inferno; é mais máscula do que john wayne; credo....XUTA QUE É MACUMBA”

ué... qualquer um vê que isto é só um artefato de fina ironia, e que na verdade o comentarista elogia Dilma e satiriza grosserias contra ela...

Danilo Prates disse...

leio sempre seu blog e, exceto seus palpites de cinema, adoro tudo, heheheh.

to pra comentar aqui faz tempo. faço-o agora, em que linkei esse post no meu blog, num post meio desajeitado, mas verdadeiro.

http://www.imaginariamente.com/blog/serra-e-a-educacao

Parabéns e obrigado pelos seus posts inspirados.

bjos!