terça-feira, 10 de dezembro de 2019

O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO É UMA AMEAÇA À DEMOCRACIA

Cada vez mais nos convencemos que a entrada da religião na política é um golpe contra a democracia, como tão bem ilustra a arte acima. 
No Brasil, os evangélicos apoiaram em massa (e ainda apoiam, apesar das exceções) o candidato que pior representa o cristianismo, um miliciano que defende torturadores, porte de armas até para crianças, genocídios, e todo tipo de violência. Jesus teria vergonha do "Messias". 
Na Bolívia, um dos golpistas que derrubou Evo Morales em novembro, o fascista Luis Fernando Camacho, disse com uma bíblia numa mão e a bandeira nacional na outra: "A Bolívia pertence a Cristo". 
O fundamentalismo religioso cresce a todo vapor em Cuba, trazendo com ele todo seu conservadorismo, como a campanha que evangélicos promoveram contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 
As igrejas se popularizaram em Cuba a partir dos anos 1990, num fenômeno chamado "ensaboamento". Numa das piores crises da história cubana, no período que a União Soviética acabou e, com isso, o auxílio à ilha (levando cubanos a realmente passar fome), líderes evangélicos vindos dos EUA distribuíram entre os mais carentes artigos básicos como sabonetes e óleo de cozinha. 
Não é preciso ser bidu para saber o que os religiosos americanos que investem alto para conquistar corações e mentes pensam da revolução cubana. 
Como disse o jornalista José Ospina-Valencia num artigo de fevereiro do ano passado chamado "Igrejas neopentecostais ameaçam democracia na América Latina":
"A luta das igrejas neopentecostais na América Latina é uma luta pelos pobres: por sua consciência, por suas carteiras e por seus votos. Seu êxito se deve também ao fracasso da Igreja católica em atender às necessidades de milhões que buscam apoio num mundo cada vez mais frustrante e sem aparente futuro. [...] 
Assim, os mais necessitados são recrutados por pastores protestantes que se autodenominam 'cristãos' e que, com frequência, têm mais espírito comercial que religioso.
Apesar de o movimento pentecostal ter sido criado em 1906 nos Estados Unidos, são as novas seitas e igrejas fundadas na mesma América Latina as responsáveis pelo auge que ameaça não somente a supremacia da Igreja católica como os princípios democráticos".
Ele continua o artigo (que você pode ler aqui) dando vários exemplos de como pastores se meteram na política, sempre do lado do autoritarismo. Nesses quase dois anos desde a publicação do artigo, há muitos outros exemplos a incluir. E,infelizmente, eles não param de surgir. 


11 comentários:

Lara disse...

Tudo bem, os pastores são pessoas políticas e exploram a pobreza dos outros pra conseguir votos pra seus apoiados políticos, isso não discuto. Mas, por que eles encontram tanto espaços nas comunidades pobres? Por que são tão bem recebidos? Eu acho que os movimentos sociais deveriam sair dos suas Torre de Marfim e parar de tentar julgar/explciar tudo e ir estender uma mão aos mais necessitados. Sem querer citar nome de ninguém, mas esse povo que tanto julga as igrejas pentecostais, quantos deles já foram fazer um sopão pra distribuir aos moradores em situação de rua? Dos que fizeram isso, quantas vezes por mês fazem? Afinal, a fome é todo dia! E quantos visitam asilos, hospitais, orfanatos etc pra oferecer um pouco de carinho e consolo aos que sofrem? Visitam os idosos e doentes em casa também?

Vejam bem, já falei isso e fui mal interpretada então vou me explicar de novo, não estou defendendo pastor nenhum, a minhaintenção é mostrar onde eles estão acertando e os opositores errando, já perdemos muito espaço nas eleições municipais de 2016 e nas gerais de 2018, se não mudarmos de tática e ficarmos só repetindo o mesmo discurso, vamos perder mais espaço em 2020 e 2022.

Anônimo disse...

Mas como vamos fazer para que em uma democracia um país com milhões de evangélicos, não escolham para para lhes representar pessoas com similaridade em suas convicções e ideais?
Está e a pergunta?!

Anônimo disse...

Acredito que se deve taxar estas igrejas de forma que se inviabilizam em existir.

E educação de qualidade que paute pela lógica científica e pela consciência de classe desqualificando entre os mais jovens crendices e mitologias como o cristianismo.

Anônimo disse...

Sei não, 16:41, essa Igrejas são milionárias, taxá-las só iria diminuir um pouco o lucro exorbitante delas, e ainda sairiam falando que o governo que as taxou é Inimigo de Deus! Se for um progressista, ia dar mais comoção ainda e propaganda contra a esquerda.

É um caminho difícil, mesmo com toda Educação que existe hoje ainda tem gente que prefere acreditar no Pastor da Igreja.

E Lara, se não for um amscu disfarçado, você é a favor dos Pastores sim, não engana ninguém.

Anônimo disse...

O que estás estás pessoas chamam de "fé" e na verdade um tipo de delírio auto induzido jeito mto com um tipo de psicose e programação sócio coletiva.
Deveria em uma sociedade evoluída ser tratado como patologia mental, mas isto e muito difícil.

Lara disse...

Aff, Anônimx de 10 de dezembro de 2019 17:43, sua interpretação de texto tá ruim, hein? Eu digo claramente: "a estratégia dos pastores é boa, vamos utilizar pra vencermos o jogo deles" e você entende: "eu apoio os pastores"! É osso, viu?

Se eu não quisesse que a esquerda fosse vencedora nas próximas eleições, eu falaria pra gente se afastar do povo, continuar com a mentalidade de que os movimentos sociais não precisam buscar apoio nas comunidades carentes que não vale a pena e tentaria segregar ainda mais os mais pobres, talvez até atacaria o funk e outras manifestações populares e pregaria o elitismo, isso tem dado muito certo nas eleições, não é mesmo?

E mesmo se eu FOSSE, o que claramente não sou, fiel de alguma igreja neopentecostal, porque isso faria de mim um mascu (acho que vc quis dizer isso com "amscu"), é incrível como algumas leitoras desse blog acham que todo mundo que não pensa como elas é um membro do movimento masculinista, temos muitos outros inimigos e não apenas eles.

Enfim, o recado foi dado, aceite quem quiser e acredite no que você quiser.

Lara disse...

Ah, e eu estou com tempo esses dias então pesquisei um pouco e descobri que não é só eu que já percebeu que a esquerda precisa repensa essa questão:

“A esquerda tem de abandonar a obsessão das reuniões secretas e de linguagem altamente codificada que só converte os convertidos. Têm de estudar as estratégias das igrejas neopentecostais para aprender o que se deve e o que não se deve fazer”.

Do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra, citando em: https://www.cartacapital.com.br/politica/os-movimentos-sociais-sao-a-chave-para-a-reinvencao-das-esquerdas/

Jane Doe disse...

(...)E Lara, se não for um amscu disfarçado, você é a favor dos Pastores sim, não engana ninguém.

(...)todo mundo que não pensa como elas é um membro do movimento masculinista, temos muitos outros inimigos e não apenas eles(...)

E juram q não entedem o motivo das pessoas terem cada vez mais raiva e indignação com respeito a esquerda (que aliás, acabou virando uma seita de fanáticos cegos, exatamente como as igrejas pentecostais, exatamente como bolsonarismo). Se querem voltar a ganharem a confiança das pessoas, oferecem algo que de fato se diferencia de todo esgoto que já está aí.

Anônimo disse...

Lara

O problema é alguns endeusarem a esquerda como se não houvesse defeitos, mas eles existem e são muitos, entre eles foi o aumento de poder de pastores neopentecostais no período de governo do PT, deram espaço em nome do poder e para se manterem, mas o tiro saiu pela culatra quando perceberam a trava no fundamentalismo evangélico devido às pautas progressistas de esquerda, por isso apoiam incondicionalmente o Bolsoshower, pois o mesmo manterá o caminho aberto para o projeto de poder evangélico. A esquerda ou acorda com a volta para as bases ou será tragada junto com as religiões de matriz africana, espíritas e outras minorias, mas acho difícil isso acontecer, embora o perigo de um talibã evangélico aqui já está em curso.

Unknown disse...

Fazer sopão não resolve coisa alguma, e depois vão continua fazendo assistência, sendo que fazem isso por que deus quer ou melhor pastor, e não por livre espontânea é o que acontece com a maioria

Anônimo disse...

"Fazer sopão não resolve coisa alguma,"

Anônimo de 15 de dezembro de 2019 14:08

“Quem tem fome tem pressa”

Betinho, sóciolo, ativista dos Direitos Humanos, autor de diversos livros e criador projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.