quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA PESSOAL DE UM ANO BEM MAIS OU MENOS

Euzinha entre túmulos de imperadores chineses em Pequim

Costumo dizer que, pra mim, todos os anos são bons (adoro viver!), mas não me lembro de algum outro ano em que, já em setembro, o pessoal tenha começado a gritar: "Acaba logo, 2015!"
Certamente não foi um ano fácil. O país está em crise e não vai sair dela tão cedo. Passamos quase o ano inteiro tentando tirar Eduardo Cunha e ainda não conseguimos (ainda não desistimos também). Mas foi também por causa dos "Fora Cunha" (que uniu praticamente todas as ativistas) e "Cunha sai, pílula fica" que parte de 2015 ganhou o apelido de "primavera feminista".
Sem dúvida, foi um ano em que se falou muito de feminismo. Segundo um levantamento da Think Olga junto com a Agência Ideal, entre janeiro de 2014 e outubro de 2015, as buscas por "feminismo" cresceram quase 87%, e por "empoderamento feminino", uma ideia bastante recente (e ótima), 354%. 
No começo de 2015 um evento midiático importante, o Oscar, foi tomado pelo feminismo por causa da campanha "Ask Her More" (que exigia que repórteres perguntassem às atrizes mais do que sobre o vestido, cabelo ou unhas), do discurso de agradecimento de Patricia Arquette, e da reação de Meryl Streep e Jennifer Lopez a esse discurso.
No carnaval, duas jovens feministas fizeram uma intervenção contra uma campanha machista de cerveja. A intervenção ganhou a mídia e fez a marca mudar a campanha. 
Outra manifestação de destaque no primeiro semestre (na realidade iniciado em 2014) foi a CPI de SP sobre os trotes, que investigou centenas de denúncias de trotes violentos e machistas, incluindo inúmeros relatos de estupro em universidades. Entre várias iniciativas para mudar a recepção às calouras, pode-se citar a do Geni, coletivo feminista da Faculdade de Medicina da USP.
Bom, teve um monte de outras coisas relevantes: a mobilização de jovens contra o assédio sexual no metrô de SP, Marchas das Vadias por todo o país (com menos gente que nos anos anteriores), a Marcha das Margaridas, e a Marcha das Mulheres Negras (que foi a primeira no Brasil), as duas últimas em Brasília.
Foi espetacular também a violência contra as mulheres ser tema de redação do Enem, assim como uma pergunta relacionada a Simone de Beauvoir, que fez os machistas espernearem muito. Outras iniciativas de enorme impacto foram as hashtags #MeuPrimeiroAssedio e #MeuAmigoSecreto, que mobilizaram milhares de mulheres (não necessariamente feministas) a relatar a primeira vez em que foram assediadas e a dar uns toques em amigos (e também "amigos", entre aspas) que não entendem sua luta.
E não dá pra negar que a linda e vitoriosa ocupação das escolas em SP foi protagonizada por jovens mulheres. Grande orgulho! 
Mas já estamos indo pro final da tarde e eu ainda tenho um artigo imenso pra entregar. Vou fazer uma retrospectiva um pouco mais pessoal.
Eu e Silvinho em Águas Belas, CE
Silvinho e eu até que viajamos bastante. No começo do ano conhecemos Maceió, e gostamos muito. Em fevereiro passamos uns dias em Buenos Aires (quero voltar! Mas só vai dar pra voltar em 2017). Nos feriados, viajamos pra praias próximas: Beberibe (Praia das Fontes), Caponga/ Águas Belas, Cumbuco, Uruaú, todas lindas. 
Separados (infelizmente), ele foi pra Montevidéu jogar um torneio de xadrez, e eu fui pra China através do programa Top China, do Santander Universidades. Amei conhecer esse país tão distante, mas com várias coisas em comum com a gente. E parece que faz tanto tempo que fui, mas foi em julho!
No Senado, em dezembro
Dei 25 palestras em 2015 e participei de oito bancas, em cidades como Fortaleza (UFC, UECE, Unifor), Quixadá (UECE), Aracati (IFCE), São Paulo (USP, FAAP, Sesc), Botucatu (Unesp), Maceió (Roda Gestante), Niterói (UFF), Goiânia (PUC GO), Pequim (Peking University), Jacobina (Uneb), Belo Horizonte (UFMG), Rio de Janeiro (Sesc), Brasília (Câmara e Senado). Por causa da crise e da falta de dinheiro, várias palestras foram canceladas. Uma pena.
Gênero no sertão: com as extraordinárias
guerreiras de Quixadá
O evento mais emocionante que participei em 2015 foi mesmo a I Jornada de Gênero da Feclesc, na UECE, em Quixadá, em novembro. Recebi muito apoio, e foi maravilhoso ver uma mulherada tão aguerrida, tão valente e competente, falar de gênero em pleno sertão cearense!
Nada a ver com Pacajus:
a foto é da jornada em
Quixadá
Vou registrar também o pior momento dessas palestras. Foi uma que não aconteceu, mas é da série "Isso que dá não cobrar por palestras" (porque a gente imagina que, se cobrasse, tal coisa não aconteceria, porque não é possível!). A prefeitura de Pacajus (CE) me convidou para ir lá "inspirar mulheres". Aceitei, mas contei o sacrifício que iria ser: eu voltaria de Goiânia depois da meia noite, e às 8 da manhã um carro da prefeitura me pegaria em Fortaleza para me levar para Pacajus. Enfim, tudo combinado. E no dia, eu lá prontinha, depois de dormir quase nada, nenhum carro aparece. Ninguém -- além de mim -- manda email. 
Com seguranças no Sesc Tijuca, RJ
O cara responde dois dias depois, dizendo que a data do evento havia sido alterada e que ele tinha pedido pro seu assessor me avisar. Mas será que eu ainda poderia colaborar numa nova data? 
Nessas horas a gente conta até dez e decide não responder, até porque eu não falo palavrão.
Foram mais de 80 entrevistas para veículos da grande mídia. A última, publicada esses dias, foi fraquinha, cheia de erros e distorções do que eu falei. Erraram até o nome do meu blog! Recomendo muito mais esta. Apesar do título escandaloso e de errar a cor dos meus olhos (são verdes, não azuis!), ficou ótima. A jornalista veio preparada, o que faz toda a diferença.
O Profissão Repórter de algumas semanas atrás sobre feminismo e ameaças ao ativismo também foi bem legal. Espero que a Globo tenha poder para exigir que alguma providência seja tomada contra mascus sanctos, misóginos e racistas que criaram vários sites de ódio em 2015. 
Entrevista pra Folha de SP, novembro
A pior entrevista deve ter sido para uma emissora de TV local, que veio até a minha casa em novembro. A repórter provavelmente nunca tinha ouvido falar de mim (ou, a julgar pelas perguntas, de feminismo) e já chegou perguntando: "O que você tem para ser perseguida desse jeito? Você tem um blog, é isso?" Que eu saiba, a entrevista não foi ao ar. Ainda bem, mas o tempo perdido não se recupera.
Bosque na UFC, campus Benfica
Tive (estou tendo, porque segunda já recomeça, aliás, estamos apenas tendo um recessinho, por causa da greve de quase dois meses no início do segundo semestre) muito trabalho, pra variar. Por conta da greve, não ofereci o curso de extensão no segundo semestre. Mas em março de 2016 eu vou abrir, e vocês daqui do Ceará estão todos convidadxs! (Falarei mais do trabalho quando escrever sobre as resoluções de ano novo -- talvez depois de amanhã? E farei uma retrospectiva melhor do blog no final de janeiro, quando ele completa oito anos de existência). 
Foi um ano cansativo. Nunca fui tão atacada. Mascus sanctos continuaram me ameaçando em janeiro (e durante todo o ano, sem pausa; eu havia feito um BO em dezembro de 2014, e voltei à delegacia para fazer outros quatro em outubro 2015), enquanto Danilo Gentili divulgou uma montagem feita com uma foto minha (ele sabia que era montagem, mas divulgou mesmo assim). 
Tuitaço no início de janeiro
Na páscoa, mascus inventaram um tuíte pra mim sobre o acidente do filho do Alckmin, e reaças ajudaram a viralizá-lo. Eu nem pude me defender, porque estava sem internet numa pousada em Beberibe. Em novembro, novamente durante um outro feriado, reaças como Roger do Ultraje e Olavão divulgaram (sabendo que era falso) o site que Marcelo criou no meu nome. O site dizia um monte de barbaridades, e teve gente que acreditou que eu, professora universitária e feminista, realizei um aborto numa aluna em plena sala de aula. 
Palestra no Sesc Tijuca
Dois mascus também se encarregaram de fazer dezenas de vídeos com um monte de calúnias a meu respeito. Estão sendo processados. Só que é coisa que dura anos. 
É verdade também que recebi muito, muito apoio
Mas é desgastante ter que perder tanto tempo (que eu não tenho!) com seres tão insignificantes e medíocres como mascus e reaças. E o pessoal que está de fora divide-se entre "Você já fez BO? Processe! Denuncie à Polícia Federal" (como se fazer BO adiantasse alguma coisa ou como se fosse fácil processar ou como se a PF investigasse ou como se eu já não tivesse feito tudo isso, sem efeito) ou "Ignore os mascus" 
(difícil ignorá-los quando criam sites de ódio no seu nome e no do seu marido -- acabaram de criar um hoje, com mais guias de estupro; o plano é viralizá-lo e atrelá-lo ao nome do Silvio, meu marido). 
Eu vou persistir. Vou continuar com o blog. E vou fazer a minha parte para que o feminismo se espalhe ainda mais em 2016.
Tomara que seja um ano muito melhor para todxs nós!

115 comentários:

Anônimo disse...

Esse ano tá horrível a petrobras liderou o raking mundial de corrupção , o Brasil tá na lama do desemprego e a inflação lá em cima, e ano que vem vai ficar pior ainda pq ainda vai ter o rombo das olimpíadas.
Me desculpem os otimistas mas eu estou muitíssimo preocupada com o nosso país.

Anônimo disse...

Daqui a pouco vou no supermercado, ja sabe o que vai acontecer nao é?

Anônimo disse...

"não me lembro de algum outro ano em que, já em setembro, o pessoal tenha começado a gritar: 'Acaba logo, 2015!'"

Deve ser pq os anos anteriores não tinham a numeração 2015, rs. Brincadeira.

Anônimo disse...

Lola vc visitou na China os túmulos dos prisioneiros políticos? Daqueles que foram mortos por discordarem da tirania do governo

Ana A disse...

Lola querida, muito obrigada por você continuar firme e forte, apesar de tudo! Nós, mulheres, te devemos muito! E temos ainda tanto a conquistar.
Que 2016 seja um ano melhor e mais tranquilo para você e sua família, que os imbecis de plantão morram ou vão achar coisa melhor pra fazer com a vidinha miserável deles, e que todas nós tenhamos mais e mais voz e espaço na sociedade.
Força, Lola, paz, amor e muita tranquilidade para você!

Unknown disse...

Tomara que seja mesmo um ano beeem melhor! Feliz ano Novo, Lola!

Anônimo disse...

Já ouviu falar de uma tal Marina Taborelli? Ela manteve dois blogs interessantes no início do ano passado.
http://ideario17.blogspot.com.br/
http://roseshot17.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ao lixo virtual das 20:40:

Por que você não sai de trás do computador e vai fazer alguma coisa útil para a sociedade??
Tudo o que vemos então fora inventado pelos homens? Me diga, qual foi sua invenção? você deve ter uma patente registrada em seu nome, né?

Anônimo disse...

"Se for algum pedreiro é terrorismo, mas se for um playboy de BMW é cantada?"

Deixe-me te mostrar dois erros no seu discurso:

1. Não é só pq algumas mulheres recebem numa boa as cantadas dos destacados (e desprezam a dos feios e pobres), que dar cantada SEM SABER SE A PESSOA ACEITA ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO deixa de ser errado. Se a mulher receber bem a cantada do cara da BMW, isto é uma opção dela (sou contra a mulher permitir esse tipo de ação por vários motivos, mas isto é uma opção dela), mas isso não fazer ele ter dado a cantada deixar de ser errado, por se tratar de um ato invasivo (!!).

2. Não se pode tratar TODAS as mulheres de acordo com o comportamento de um grupo. Vc fala como se todas as mulheres fossem receptivas à cantadas de homens "destacados", sendo que isso não é vdd. Se vc acha que dar cantada não é errado por existir mulheres que aceitam esse comportamento (desde que tal comportamento venha de homens "alphas"), como ficam então as que não aceitam? Irá tratá-las igual às outras? E na prática, como vc saberia diferenciá-las? De qualquer forma, cantada é um ato invasivo, portanto é errado em qualquer situação. Ao invés de dar cantada, chegue na moça.

Anônimo disse...

Ufa, tive medo de vc dizer no final do texto que ia acabar com o blog. Te admiro tanto, Lola! Sinto uma energia muito boa vindo de vc. Vc é corajosa, autêntica e se ama, mesmo tendo que aturar todos os dias pessoas ruins tentando destruir sua auto-estima e te amedrontar. Vc é uma inspiração pra todas nós mulheres e nunca estará sozinha!

Anônimo disse...

nessa ultima foto seus olhos estão tão azuis... q entendo a confusão, rs.

Anônimo disse...

Esses mascus não tem um videogame pra jogar não?
Fui no link de uma das entrevistas e há vários homens choramingando porque a Lola criticou as cantadas. Não entendo como isso machuca tanto o ego deles. Eles realmente acham que mulheres gostam de receber assobios como cachorros? Isso é muito estranho.
Por mim todo mulher respondia esses "gracejos" com um chute no saco. Num instante eles paravam com a gracinha.

Anônimo disse...

21:43, eu acho que você não é bonito e não tem mulher nenhuma - nem feia nem bonita - te assediando. Volte a tomar seus remédios e arranje outro hobby porque você já está enchendo o saco comentando aqui.

Anônimo disse...

21:38
Em que mundo tu vive que os bonitoes sem camisa andam acuados nas ruas com medo de ouvirem cantadas grosseiras e nojentas, e serem perseguidos pelas tais feias? O máximo que elas fazem é olhar e respeitam o espaço alheio, como pessoas civilizadas que são. Volte para a sua pokebola, vai.

Anônimo disse...

Eita, a mascuzada tá soltando chorume em peso nos comentários.
O servidor do minecraft deve ter caído.

Anônimo disse...

Olha, pra mim esse ano foi um terror, então eu espero realmente que ele acabe de uma vez e não se repita. Obrigada, Lola, por manter o blog mesmo com todas as tentativas dos mascus de bosta pra te calar. Você é o máximo, Lola, e que o novo ano seja melhor e mais feminista!

Mascus, vão lavar uma louça. Vão lavar suas cuecas freadas. Vão arrumar o quarto. Vão limpar um caminhão de bosta. Vão tomar um banho pra dobrar o valor dos seus cus no mercado. Vão fazer algo de útil e importante na vida.

Anônimo disse...

Confrades, vamos embora daqui. Essas mulheres do blog já estão MUITO EMPODERADAS, é completamente impossível oprimir essas aqui.

Vamos navegar na net para procurarmos algum site de amélias qualquer para podermos exercer nosso direito de machos sem sermos importunados.

Anônimo disse...

22:09, você pode achar algumas Amélias lá no link da matéria sobre as cantadas. Tinha umas duas ou três fazendo coro aos machistas lá. Se elas não forem fake bem que merecem serem importunadas. Assim pelo menos tomam vergonha na cara logo.

Anônimo disse...

22:03
Tá ok champz, pode sair um pouco do the sims e começar a viver a vida real, fora do quartinho mofado que você passa a maior parte do tempo.

Anônimo disse...

"Confrades, vamos embora daqui. Essas mulheres do blog já estão MUITO EMPODERADAS, é completamente impossível oprimir essas aqui.

Vamos navegar na net para procurarmos algum site de amélias qualquer para podermos exercer nosso direito de machos sem sermos importunados"

Não sei como cês caem nessa. É claro que isso é fake. A escrita é toda de trejeito feminino.

Ezco Musaos disse...

Um ótimo Ano Novo, Lola. Desejo tudo, mas tudo mesmo, de bom pra você em 2016. :)

Eita, que a tampa do bueiro foi aberta e os vermes estão se contorcendo e babando pelas ventas aqui. Nossa, a Lola é controlada pelo demônio, que sinistro, será que ela tem poderes telecinéticos também? kkkkkk (tem como não rir de certas "pérolas" que essas coisas deixam aqui?).

Anônimo disse...

lixo virtual das 22:22:

por acaso uma mulher usa a expressao "confrades"?

isso é coisa de mascu.

Anônimo disse...

banido pq? pq ele nao é covarde de ficar atacando a lola?

Anônimo disse...

"lixo virtual das 22:22:

por acaso uma mulher usa a expressao "confrades"?

isso é coisa de mascu."

Vc é burra ou só está fazendo, resto de porcaria?

Qdo eu disse que isso era fake, quis dizer que uma mulher se passou por um "mascu" pra envergonhá-los com esse comentáro, e é claro que pra fazer isto ela iria usar a linguagem deles pra ajudarno disfarce. Entendeu agora ou é demais pro seu cérebr de minhoca mole?

Anônimo disse...

"lixo virtual das 22:22:

por acaso uma mulher usa a expressao "confrades"?

isso é coisa de mascu."

Vc é burra ou só está fazendo papel, resto de porcaria?

Qdo eu disse que isso era fake, quis dizer que uma mulher se passou por um "mascu" pra envergonhá-los com esse comentáro, e é claro que pra fazer isto ela iria usar a linguagem deles pra ajudarno disfarce. Entendeu agora ou é demais pro seu cérebr de minhoca mole?

Anônimo disse...

Eu fico rindo alto aqui com o mascu "galã de Hollywood" destruidor de auto estima de feias e decadentes. Kkkkkkkkk
Isso é o que os psicólogos chamam de "alter ego". A pessoa tenta tanto projetar em si mesmo uma imagem de bem sucedido, pica das galáxias, desejado e admirado por todxs, superior ao resto dos mortais que passa a acreditar na própria ilusão que criou na mente. Não dá nem pra desprezar um cara desses, pq transtorno mental é coisa serissima.

Anônimo disse...

Não me parece uma mulher falando não, de jeito nenhum. E ela não iria se dar ao trabalho de perder tempo com mascus.

Anônimo disse...

Em 2016 a américa latina vai ser toda feminista.
Chorem mascus.

Anônimo disse...

"Não me parece (...)"

A mim parece, e eu não estou afirmando nada, só levantei uma hipótese, mas faz sentido achar que é mulher, pois seria difícil um "mascu" falar uma coisa dessas, especialmente em um blog feminista.


"E ela não iria se dar ao trabalho de perder tempo com mascus"

Não? Kkk E o que vcs mais fazem nos comentários dos posts da Lola? Ficam discutindo com esses caras.

Anônimo disse...

Mas ele só falou isso de "vamos embora", pq os amigos dele não estavam conseguindo vencer as feministas nos argumentos. Por isso ir embora.

Sobre o "perder tempo com mascus", a gente só discute com eles quando eles atacam a gente.

Anônimo disse...

Confrade, você ainda está aqui?
Já falei que aqui não vamos conseguir nada.

Anônimo disse...

Sim, mas dificilmente um "mascu" diria algo assim em um blog feminista. Entendeu o que eu quis dizer? Eu já acompanheir alguns "líderes" do FdB e digo isso pq sei qual é o modus operandi deles e pq sou homem. Não estou tirando essa suposição da bunda, como mtas de vcs (sem querer generalizar) fazem.

Anônimo disse...

23:00 vc coloca a culpa em mim pelas coisas que seus amiguinhos falam?

Anônimo disse...

COREÇÃO

"23:00 vc coloca a culpa em mim pelas coisas que seus amiguinhos falam?"

Meu comentário foi em resposta à mulher (pq é uma mulher, e não homem) que me chamou de confrade e me mandou bater em retirada (o que foi ridículo, pois não estou em ofensiva com ninguém aqui).

A carapuça serviu? Mau* sinal.

Anônimo disse...

Senti falta nos posts sobre a China críticas a ditadura e ao desrespeito aos direitos humanos

Anônimo disse...

22:48

Eu também dou muita risada com esse mascu, pena que na maioria das vezes que eu chego o comentário já foi deletado, é tão tosco que chega a ser hilário.

Anônimo disse...

Anon 22:48

Nao sou gala, mas sou suficientemente bonito pra ser o sonho das feias e mulheres nao bonitas em geral.

Anon 22:50

Impossivel, pois as mulheres mais interessantes da sociedade sao machistas! Se isso viesse ocorrer, os islamicos ficariam felizes e atravessariam o oceano pra tomar conta de tudo. Sem precisar de guerras.

Anônimo disse...

23:33:

Concordo com vc! Sou a anon das 22:48.

Anônimo disse...

Anon 23:33

Contra-argumentar que é bom, nada. So censura e ataques verbais!

Anônimo disse...

23:33

Nenhum dos meus comentários foi deletado, exceto o que eu reescrevi corringindo alguns erros de gramática e a Lola apagou para evitar duplicações.

Deixe de ser tola e pare de chamar de mascu praticamente todo homem que vem aqui e não fica babando o ovo de vcs e do movimento feminista. É gente polarizada como vc que estraga a imagem do movimento entre os homens.

E o pior: até agora eu não ofendi ninguém e nem fui contra o feminisno, o que torna sua posição em relação a mim ainda mais ridícula.

Anônimo disse...

"Impossivel, pois as mulheres mais interessantes da sociedade sao machistas!"

angelina jolie manda lembraças pra você, mascu!!

Anônimo disse...

E a lola é feminista e é muito interessante sim, culta, tem uma vida ótima, um maridão e pode ter certeza que muitos homens invejam o maridão e dariam tudo pra estar no lugar dele, com uma mulher forte e guerreira.

Anônimo disse...

"Anônimo Anônimo disse...
"Concordo com vc! Sou a anon das 22:48. "

HAHAHA!

Vcs vão ser tão imbecis a ponto de se passarem por mim? Cês alcançarm o cume da babquice.
"
se vc fosse mais inteligente, veria que tem 2 anon das 22:48.

Anônimo disse...

Nunca ouvi falar que ela é feminista! E ela nao é uma das mulheres mais interessantes da sociedade... ela tem quase 40 anos, ou seja, é decadente! Brad pitt se soubesse a dinamica social, ele conheceria mulheres de ate 23 anos, e as trocaria por outra mais novas quando elas completassem 25 anos!

Anônimo disse...

Ao mascu das 23:49 que acha que as mulheres encerram suas vidas aos 30 anos:

NÃO, ela NÃO É DECADENTE!!!! ela tem muito mais experiência que essas novinhas de 23 anos aí, a maioria delas nem tem juízo ainda e não sabem nada da vida! Vc prefere uma menina de 23 a uma MULHER adulta de 40?

Angelina Jolie, Gisele budchen, são todas feministas decadentes, né? tadinho.

Mulher com mais de 30 é LEOA, e leoa não tem medo de gatinha.

Anônimo disse...

Mascu das 23:54:

Já vai tarde. Argumentos que é bom, nada né?

Anônimo disse...

Faz me rir que vc prefere uma menina de 20/23 anos, desempregada, sem experiência de vida nenhuma, criançona, que o papai tem que levar pra faculdade, do que uma mulher de 30 anos, bem resolvida, livre, desimpedida, que mora sozinha, empregada e bem sucedida.

Anônimo disse...

mascu da 00:00:

Eu tenho 36 anos muito bem vividos, obrigada! Tenho certeza que sou muito mais interessante que muita menina de 20.
Uma feminista bonita nova hetero? serve aquela ex do neymar?

Anônimo disse...

Mascu não gosta de mulher. A única coisa que eles conseguem se relacionar são bonecas infláveis feitas sob encomenda. Elas não envelhecem, não reclamam, não tem vontades próprias, podem ser do jeito que os agrada mais e de quebra servem de objeto sexual à vontade.
Campanha: doe uma boneca inflável japonesa à um mascu, já que mulher alguma olharia pra esses seres tão frustrados, raivosos e fracassados (em qualquer aspecto).

Anônimo disse...

00:03: menina de 23 anos de alto status sexual ahahahha. só se ela for muito bonita. Ao contrário, só se o cara for louco pra preferir uma menina de 23 anos que nem tem cabeça ainda do que uma mulher de 30 ou mais, bem sucedida, independente, que não vai ficar te dando trabalho e preocupações.

Anônimo disse...

Como vc é patético anônimo das 23:49!!

Pra achar uma mulher linda e foda como a Jolie "decadente" vc tá passando atestado de viado!!
Sem mais.

Anônimo disse...

Boa, meninas.. vencemos mais um machista. Vai dormir chorando, coitado.

Anônimo disse...

VEI para que tá feio!!

As mulheres islâmicas NÃO são machistas!! Elas são oprimidas e vítimas de violência dos homens mais misóginos e podres do Mundo! Como vc é BURRO e IMBECIL!! Pqp!

Anônimo disse...

Anonimo mascu insistente das 00:36:

Saiba que eu não vou desistir de destruir você com argumentos!!!!

Me diz uma coisa, qual a sua idade?

Anônimo disse...

Anon 0:42

30 anos!

Anônimo disse...

Vc prefere pornografia do que uma trintona com relação igualitária?

ahahaha, vc prefere pornografia por que é apenas isso que você consegue, estou certa? Não conseguiria uma trintona bem resolvida, pois ela iria te dar o pé na bunda logo que percebesse seu machismo.

Anônimo disse...

você tem 30 anos e se acha no direito de exigir garotas com 23??? por que raios uma mulher DA SUA IDADE está "velha" pra você ?????

Anônimo disse...

mas... se uma mulher de 30 é decadente, então você, que tem 30, também é decadente.

Anônimo disse...

Então, se a mulher aos 30 mesmo com maquiagem está feia, imagine então a situação de um homem de 30, que nem usa maquiagem.

Anônimo disse...

o problema de vocês mascus é que vocês exigem só mulheres top model, e depois ficam aí chorando que não conseguem namorada.

Anônimo disse...

Esse negócio de homem só gostar de novinhas parece doença.. parece que querem de alguma forma abusar de mulheres mais vulneráveis, oprimi-las.

Ao invés de pegar uma menina pra criar, já pensou em namorar com uma mulher adulta? vc acha a Gisele Budchen feia? E a Sandra Bullock??

Anônimo disse...

"*So demorei pra responder porque fui fazer um lanche!"


HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAAAAAA


Eu ia dizer pra vocês pararem de dar atenção pra esse troll chato mas continuem porque está engraçado


*comendo pipoca*

Anônimo disse...

Anon 1:02

Novinhas vulneraveis? A partir de 18 anos ja é maior de idade. Mulheres de 23 anos sao adultas! Nao acho elas feias, mas sao velhas!

Anônimo disse...

Anon 1:05:
O mascu, nem são tão adultas assim.. mas é o que mais se aproxima de meninas ainda mais novas, por isso vcs gostam delas.
Eu vou ter que dormir agora, pode ficar aí atrás do computador achando que me "venceu" nos argumentos, quando na verdade você sabe que não venceu.

Você é um troll. Não vou alimnetá-lo.

Anônimo disse...

Se realmente fosse um troll, porque conversou todo esse tempo comigo? Ate agora tu nao contra-argumentou nada.

Anônimo disse...

Se realmente tu acha que 'meninas' de 20 e poucos anos de idade nao sao adultas, o que acha de organizar um protesto pedindo que a maioridade feminina seja na idade que tu acha que as mulheres se tornam adultas?

Anônimo disse...

elas sao adultas. so que sao adultas mais vulneraveis.

Anônimo disse...

Na tua opiniao... que idade as adultas deixam de ser vulneraveis?

Anônimo disse...

Pra mim vulneraveis sao crianças, deficientes mentais / fisicos, etc...

Anônimo disse...

lola, apaga os comentarios do mascu quando possivel.

Anônimo disse...

Lola, querida! Vim agradecer pq estou quase virando trintona ( a propósito muito mas muito melhor em todo aspecto do que aos 23) e nos últimos anos foste a responsável por muitas mudanças positivas de concepção pra mim. Já fui
machista e classista por pura reprodução e desinformação. Foi a tua paciência gigante como os comentários acima comprovam e tua vocação de fazer a mensagem ser compreendida que abriram meus olhos e horizontes pra tudo que eu não sabia que eu podia ser e fazer.Tenho fé verdadeiramente de que esse conhecimento tem transformado as gurias desde muito mais cedo e logo nem aos vinte anos a gente vai ser vulnerável a esse tipo de criatura acima. Obrigada Lola, com todo carinho, por me salvar da pobreza dos estigmas. Beijos e bom ano novo, Stella.

Zrs disse...

Lola querida, feliz 2016!

Anônimo disse...

Você pode achar mulheres maiores de 23 "velhas" assim como estas podem achar o óbvio que vc é num grande VIADO!

Anônimo disse...

Pera lá não vem julgar as meninas de 20 como crianças não hein??Conheço meninas de 20/23 que já moram sozinhas sim,são empregadas e bem sucedidas.Pára de julgar as pessoas pela idade,a independência feminina vem muito mais cedo do que vc imagina!!

Anônimo disse...

Na concepção dos mascus, Paola Oliveira, Aline Moraes, Grazi Massafera (as três com 33 anos), Ellen Roche, 36 anos e Fernanda Lima, 38 anos, são mulheres decadentes, q ninguém quer e q morreram e esqueceram de deitar. kkkkkkk Q piada. E nem é preciso citar mulheres "dentro dos padrões" pra derrubar essa tese patética deles. Marília Pêra, por exemplo, com 72 anos, vivia muito mais intensamente q esses mascus babacas vivem na flor da idade. A mulher era atriz, cantora, diretora, coreografa, produtora. Certamente depois dos 30 é q começou a viver de verdade e iniciou seu legado. O grande sentido da vida pros mascus é ter mulheres caindo aos seus pés; como nunca conseguirão isso, têm uma vida vazia e sem sentido e precisam canalizar toda a energia deles pra odiar mulheres e fazê-las acreditar q são só um objeto q perde a utlidade depois dos 30. No fundo, eles sabem q são malsucedidos nessa empreitada e que a única coisa q conseguem é destruir cada vez mais a própria vida e autoestima. Imagina só viver a vida acreditando q a felicidade suprema é ser um macho alfa q pega as mulheres q quer, mas, na realidade, ser um completo fracasso q não consegue nem conversar com mulheres direito e q pra conseguir sexo só pagando? kkkk

Anônimo disse...

Aqui o 1º paragrafo do que ela disse:

"Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a atriz Grazi Massafera foi a convidada da gravação do “Altas Horas”, e, durante sua participação, a famosa comentou que o assédio masculino diminuiu nos últimos tempos."

HAHAHA

Anônimo disse...

Parece que o nasci de ontem tá querendo voltar.

Anônimo disse...

Depois dessa declaraçao da grazi passei admira-la, nao é aquelas decadentes que inventam que estao melhor agora do que anos atras!

Anônimo disse...

Mascu das 1:05, elas são adultas, mas são vulneráveis sim, pois não foram empoderadas pelo feminismo ainda!!!

Apenas mulheres conscientes do feminismo são invulneráveis a qualquer ataque machista, o resto estão totalmente a mercê deles.

Anônimo disse...

Lixo virtual das 10:49:

Pode ter certeza que ela só diz isso justamente para diminuir a propaganda sobre ela, para tipo os babacas que ficavam dando em cima dela a acharem acabada (há há há) e pararem de assedia-la um pouco!!!!

Anônimo disse...

Mulher não gosta de sexo pelo sexo? HUAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAUAHUAHUAHUAHUAUAUHAU Que piadaaaaaaaaaa! Muitas mulheres não fazem sexo casual pelo medo de julgamento. Muitas afirmam q só gostam de sexo romãntico pra se livrar do estigma de "puta". E muitas chegam até a acreditar q só gostam de fazer sexo com quem está apaixonada por puro medo inconsciente de ser tachada como "mulher q não é pra casar". Já fui assim um dia, até q eu percebi q, na verdade, eu me podava, me reprimia por medo de julgamento. mas a verdade é q sexo é ótimo tanto com amor quanto sem. Pode ter certeza q se não houvessem julgamentos, o q mais existiria seriam mulheres fazendo sexo por sexo. O curioso é q os próprios mascus afirmam q mulheres estão se tornando umas degeneradas, promíscuas, etc. e depois vem afirmar q nós não gostamos de sexo por sexo...hahuhauhauhauhua Coerência passou longe. O fato de as mulheres estarem se liberando sexualmente cada vez mais só comprova o que eu disse: quanto menos julgamento existe sobre nós, mais nos sentimentos livres pra fazer sexo quando bem entendemos, independemente de estarmos em um relacionamento ou não, de estarmos apaixonadas ou não. Não existe nenhum fator biológico q nos leva a só querer sexo com o namorado/marido, tudo isso é pura repressão e invenção de homem machista q tem medo de chifre e não consegue aceitar a ideia de a mulher estar com ele, mas estar desejando o gostosão q está passando ao lado, tal como eles fazem. Bando de babacas inseguros e nojentos

Anônimo disse...

Anon 10:54

Mulheres so oferecem sexo casual pra amantes! Quando ela é solteira, ela oferece sexo casual querendo uma relaçao mais seria.

Olha que a propria grazi disse nos altas horas:

http://globoplay.globo.com/v/4701399/

Fernanda disse...

Feliz ano novo Lola sus linda. Seu blog foi muito importante pra mim nesse ano. Continue nos inspirando

Anônimo disse...

Anon das 10:54:

Vc é o nasci que tava discutindo comigo ontem né???

Anônimo disse...

"Pode ter certeza que ela só diz isso justamente para diminuir a propaganda sobre ela, para tipo os babacas que ficavam dando em cima dela a acharem acabada (há há há) e pararem de assedia-la um pouco!!!!"

Nao o assedio dos caras que ela quer, ela ainda ta comestivel, mas dificilmente encontrara um outro caua! Esse a traiu com a isis (5 anos mais nova)... e ele tambem teve caso com barbara evans (em torno de 10 anos mais nova).

Anônimo disse...

Nasci = mascu*

Anônimo disse...

Aham, igual ao assédio pela Paolla Oliveira. Diminuiu bastante depois q ela fez 33 anos. KKKKKKKKK Grazi fala isso pra ser humilde, a mulher tá linda e deslumbrante, até melhor do q na época do Big Brother e vem mascu falar q ela ta velha e decadente? kkkkk Rapaz, q forçação de barra. kkkkk lembro q até no Big Brother ela ficava falando "ninguém me quer". E o que dizer da Fernanda Lima, q aos 38 anos, cada vez q aparecia no SuperStar, era uma chuva de elogios nas redes sociais? Eu acompanhava os comentários do programa no twitter e só dava o pessoal elogiando a beleza da Fernanda Lima. Isso pq ela tá beirando os 40... kkkkkk...
E as mulheres são infitamente mais conservadas q os homens. Nem George Clooney e Richard Gere, q são os coroas considerados mais conservados, são lá essas coisas. Aliás, são os únicos conservados q me lembro. Já mulheres q são coroas e conservadas poderia citar centenas. Por exemplo, podem falar o q for da Suzana Vieira mas a mulher não aparenta ter73 anos MESMO. Antonio Fagundes, 66 anos, parece muito mais velho q ela. Faz muito sentido realmente esse negócio de que "homens envelhecem, mulheres apodrecem"...kkkk Acho q é o contrário hein...

Unknown disse...

Querida só não exalta uma mulher diminuindo a outra, todas temos qualidades que com a idade vão se apurando meninas mais jovens deveriam evitar se relacionar com esse tipo de cara 50 que querem meninas de 25 por que eles sim estão em fim de carreira sem função alguma muito menos sexual, por que querido una coisa é certa quando nos mulheres envelhecemos nossa libido aumenta enquanto vocês viram um monte de pelhanca sem função que nem Viagra da jeito e mais uma coisa uma mulher de 20 e poucos segura e ciente de si jamais fica com homens vazios e acéfalos.

Unknown disse...

Querida só não exalta uma mulher diminuindo a outra, todas temos qualidades que com a idade vão se apurando meninas mais jovens deveriam evitar se relacionar com esse tipo de cara 50 que querem meninas de 25 por que eles sim estão em fim de carreira sem função alguma muito menos sexual, por que querido una coisa é certa quando nos mulheres envelhecemos nossa libido aumenta enquanto vocês viram um monte de pelhanca sem função que nem Viagra da jeito e mais uma coisa uma mulher de 20 e poucos segura e ciente de si jamais fica com homens vazios e acéfalos.

Anônimo disse...

Homens envelhecem e mulheres apodrecem??

Vamos ver como estão hoje as fotos de macaulin couquin (do esqueceram de mim), e comparar com as fotos daquela garotinha que fez o primeiro harry potter, mascuzinho?????

Vc me faz rir!!!

Fernanda disse...

Também estou feliz por saber que mascu nenhum vai me querer por que eu tenho 32 e sou mãe solteira. Adoro saber disso. Idiotas ficarão bem longe de mim.

Alessandra Porro disse...

Lindona, um 2016 radiante pra vc e beijim no ombro pros recalcados!

Anônimo disse...

Querem um exemplo clássico de quem "homens envelhecem e mulher apodrecem" (sqn kkkkk)?? Os protagonistas da "Lagoa azul". Vejam como o ator está conservado http://3.bp.blogspot.com/-33M1fiUrhuk/UM9xGizu_KI/AAAAAAAAAQ4/J6FhGE1vSCQ/s1600/christopher+atkins.png , enquanto a atriz tá horrorosa e acabada: http://foreveryoungnews.com/system/post_images/images/4815/large/Brooke_Shields1.jpg

kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Anon 11:29, tira a maquiagem da mulher, assim poderemos fazer uma comparaçao justa! Ela tem maquiagem ate os cilios.

Anônimo disse...

Hahahaha... adorei o pokebola!!

Anônimo disse...

Só falta vc dizer q ela tá feia e mais acabada q o cara... kkkkk


http://s2.glbimg.com/a7tWmNudLr-gJiItU-i1uOvDFQiOSOII9m2Wr02l1f5Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2013/11/19/brooks.jpg

Anônimo disse...

Boa, meninas.

Destruímos mais um mascu que não tem argumentos para enfrentar a realidade.

Fernanda disse...

Gente envelhecer é natural. Vamos nos amar e empoderar sempre mais. Se mascu nao gosta de mulher acima de 30 devemos soltar fogos por isso.

Anônimo disse...

Nem de longe acho q mulher precisa da aprovação de macho quanto à sua aparência pra viver e ser feliz. Só citei esses exemplos de atrizes q aos 30, 40, 50, 60, 70 anos ainda fazem sucesso com homens pra q fique evidente q sequer é verdade q mulher depois dos 30 anos perde seu poder sexual, tampouco é verdade q mulher não tem nenhuma outra utilidade mais depois dessa idade. Sei q essas atrizes nem de longe representam todas as mulheres da sociedade, pois estão todas mais ou menos dentro do padrão, mas posso assegurar q conheço mulheres acima dos 30 e fora do padrão q estão com a vida sexual em plena atividade. E os mascus sabem disso, mas fingem não saber. Eles mesmos, certa vez, invadiram o perfil de uma moça gorda pra provar q mesmo as mulheres mais fora do padrão tem uma infinidade de homens à sua disposição e constataram isso pelas conversas da moça. Deve ser muito triste vida de mascu....

Anônimo disse...

Sim Fernanda, mas os Marcus envelhecem mais rápido, pois são amargurados.

lola aronovich disse...

Essa de mascu querendo ensinar "dinâmica pessoal" pro Brad Pitt e dizer que ele deveria trocar a Angelina Jolie por duas de 23 anos foi uma das melhores pérolas dos mascutrolls depois daquela que Gisele Bundchen se casou com o Tom Brady pelo Greencard.
Lembrei de uma vez, muitos anos atrás, que aproveitei que estava em Floripa e fui conhecer uma leitora, jornalista, minha fã. Foi bem antes de começar o blog, mas, como eu escrevia pra jornal, tinha algumas e alguns fãs. E lembro que a gente teve que andar bastante por Floripa pra chegar a um lugar. Essa jornalista tinha uns 50 anos, se não me engano, e ela se arrumava bem, ligava pra aparência, andava maquiada, roupa justa, salto alto. Posso dizer que poucas vezes na vida vi tanto cara olhar pra uma mulher como naquela caminhada. Acho que ela gostava disso, porque ela sorria, não olhava feio, e, bom, porque aparência era algo realmente importante na vida dela. Ela tinha um programa pequeno de TV, e a gente sabe como aparência é importante pras mulheres na TV (é só lembrar que tudo bem um apresentador de telejornal trabalhar até os 70 anos se ele for homem, mas, se for mulher, difícil passar dos 50).
Mascus e muitos outros machistas não entendem que só porque UMA mulher gosta de alguma coisa, ou várias gostam ou desgostam de algo, não quer dizer que TODAS sejam assim. Parece ser realmente uma deficiência cognitiva, típica de quem vê 3,5 bilhões de pessoas como um bloco, uma coisa só, e não indivíduos cheios de diferenças, opiniões, vivências, interesses. Eu generalizo MASCUS, não homens, e isso porque faz 5 anos que acompanho blogs e fóruns mascus, e eles realmente seguem um padrão. Acho que a palavra-chave para defini-los é fracasso. A revolta deles vem do fracasso que eles são/têm na vida, mas isso está ligado a merecimento, entitlement. Eles acreditam que, por terem nascido homens, iriam ter uma série de benefícios. E, quando não recebem esses benefícios de mão beijada, quando não conseguem um emprego bom ou uma vaga numa boa universidade (muitas vezes perdendo essa vaga para mulheres), quando não conquistam as mulheres com que eles tanto sonham, eles se revoltam. E aí eles tentam acreditar em todas essas teorias mirabolantes que eles inventam: que mulher não gosta de sexo, ou que mulher só faz sexo para conseguir algo em troca, que mulher perde seu "valor sexual" aos 30 anos, que com 30 anos as mulheres ficam desesperadas pra casar e ter filhos, mas ninguém vai querê-las.
Mascus (e machistas) também têm uma visão muito errada do mundo, pois acham que mulheres ADORAM ser assediadas na rua (a maior parte não gosta nem um pouco), e que homens só assediam mulheres com um certo padrão. Pô, é só observar! Os caras que assediam mulheres na rua, e que infelizmente são muitos no Brasil, assediam meninas de 10 anos, assediam senhoras de 50, assediam mulher que veste roupa justa, assediam mulher que usa roupa super largada. E nem esses caras acham que estão "elogiando" a mulher ou que irão conseguir qualquer coisa com ela. Assediam pra mostrar que são homens e que estão numa posição de poder, porque são eles que avaliam, eles que julgam, eles que dão nota.
O mascu nos comentários cita a Grazi como se ela fosse representativa de todas as mulheres. A maior parte das mulheres no Brasil e no mundo não é loira, magra, branca. Grazi está numa profissão (atriz e modelo) em que a aparência é extremamente importante. Pra mulheres que não estão nessa profissão, por que a aparência deve ser tão importante? Não estou falando de "higiene", estou falando de ter que seguir um padrão de beleza que é pra pouquíssimas e ser avaliada (por homens) de acordo com este padrão. É ridículo.
Seria ótimo se as meninas desaprendessem tanto do que são ensinadas e aprendessem desde cedo que não precisam ser "bonitas" (ou seja, que não precisam seguir um padrão), que beleza é algo muito relativo, e que não dependem da aprovação ou desaprovação dos homens pra nada. Isso é libertador.

Ex-mascu disse...

É com muito pesar que eu digo o seguinte:

Lola, por favor, não escreva.

Esses psicopatas como o Marcello, como são desprovidos de inteligência e razão, são perigosos.
Isso coloca em risco a sua vida e do seu marido, que esbanja belos sorrisos nas fotos.
Se for escrever, não dê muito ibope para esses paspalhões e não seja muito polêmica.
Por exemplo, não escreva sobre aborto.

Suas idéias são humanas, algumas não consigo engolir ainda porque minha garganta é pequena, mas já aceitei muitas delas.

Use sua sabedoria.

Um abraço, minha cara amiga.

Anônimo disse...

Anônimo das 01:05, acorda pra vida seu fracassado velho!!

Sandra e Gisele tão cagando pra sua existência.
Vai tomar no teu cu seu mala arrogante!

Anônimo disse...

Anônimo das 11:32

Compara o Macaulay Culkin com seu par romântico Anna Clumsky do filme Meu Primeiro Amor.
Anna nem parece que é trintona, tem cara de moleca ainda; enquanto o Macaulay tá puto bagaço.
E nas fotos que vi Anna NÃO tava de Maquiagem.
Chupaaaaaaa!

Anônimo disse...

Concordar ou discordar, sempre com respeito.
Que 2016 seja para todos nós o ANO DA TOLERÂNCIA em todos os sentidos, religioso, político, ideológico. As diferenças existem neste mundo porque somos diferentes, ninguém é igual a ninguém e é justamente isto que nos torna tão especiais. Que neste 2016 aprendamos a debater sem agredir, a discordar sem odiar, enfim, a finalmente criarmos em nossa mentes empatia suficiente para aceitar a dor do outro, seu ponto de vista e experiência pessoal, pois só assim iremos construir um mundo melhor.
Um feliz 2016 a todos.

Unknown disse...

Um 2016 maravilhoso pra você!
Beijo
Leila

Anônimo disse...

Vc é muito bonita

Anônimo disse...

Esse "ex mascu" (que de ex não tem nada ) vem até o blog da lola pra fazer ameaça velada e ainda cagar regra sobre o que ela deve postar pra agradá-lo?
Volta para os grupos de "bolsomito" no face, please. Cada idiota que aparece.

Anônimo disse...

Aham quero ver algum mascu dispensar Ellen Roche ou Gisele, acordem pra vida homem perde tanto viço quanto a mulher e ainda tem o problema da ereção, vcs não tem que exigir nada.

Eu tenho 23 e cara de 17 e gosto de homem mais velhos, mas se surgir um da minha idade não vou reclamar, é só um questão de gosto, mas os mascus fazem uma exclusão de pessoas, não olham para troca de experiências nem para sentimentos só olham pra casca, ninguém que é assim vive feliz por muito tempo. A vida assim é muito triste parece aqueles blogueiros do instargram que vendem uma vida perfeita, nada é perfeito, ninguém é feliz o tempo todo, vamos por os pés no chão.

Anônimo disse...

Eu já dispensei uma vez à Ellen Roche

Anônimo disse...

Anônimo das 16:33, to morrendo de rir com vc kkkk
NUNCA que uma mulher linda e exuberante como a Ellen Roche ia se interessar por um punheteiro de porão fracassado e bebedor de Todynho preparado pela mamãe! Kk

Anônimo disse...

Lola vc escreve mto bem. Não canso de ler seus textos!
Feliz ano novo para todxs!! Q tenhamos um 2016 feliz, com mais empatia, amor, respeito e compreensão!! E mtoo mais ativismo heheh

Anônimo disse...

Lola, vc é atéia, certo?

Como professora universitária, o que acha se eu te falasse que em minha faculdade, Federal, há doutrinamento religioso, e bulling, quem não acredita é obrigado a participar de trotes?
Uma professora mencionou que sou autista por não me interessar pela atividade de caráter doutrinário religioso.

Nem vou me identificar.

Anônimo disse...

Se não respeitarem meus direitos nem dentro da Faculdade, Federal, de estudar, divulgarei isso... acreditem ou não... vou encontrar uma forma de assegurar meus direitos na Universidade.

Anônimo disse...

"Mas em março de 2015 eu vou abrir..."
É 2016, né, Lola?