terça-feira, 8 de dezembro de 2015

GUEST POST: VOCÊ NOS INSPIRA

Em tempos de ameaças e ataques na internet, receber um email desses é duchas corona um banho de alegria num mundo de água quente:

"Bom dia, Lola
Fazendo uma análise de meus quase 40 anos de vida, percebo que eu já nasci feminista. Sem dúvida, porém, seu blog vem dando muita consistência ao meu feminismo.
Minha filha de 15 anos se juntou com algumas colegas e ela vinham insistindo com a escola para que realizassem uma sessão de palestras sobre o feminismo. Hoje finalmente elas conseguiram e um delicioso grupo formado por 4 moças e um rapaz apresentará hoje, no Colégio Sion do Rio de Janeiro, um circuito de 5 palestras sobre o feminismo, destinada a todos os alunos do ensino médio e ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Estou orgulhosa porque minha filha faz parte desse grupo, cabendo a ela falar sobre 'A Origem Histórica do Machismo na Sociedade'.
Copio abaixo o discurso que ela elaborou, usando seu blog como suporte.
Beijos e obrigada, você nos inspira!
Bianca"

E eis o texto de Maria Heloisa, 15 anos, filha da Bianca:
Ninguém nasce mulher, torna-se mulher. Simone de Beauvoir deu um nó na cabeça de muita gente no ENEM deste ano. Escolhi começar explicando de forma bem sucinta essa frase e acabei por achar uma boa explanação na internet. Isso porque entendo que ela é relevante para o tema. A frase diz respeito ao papel social de cada indivíduo construído historicamente dentro de cada sociedade.
A despeito dos movimentos sociais que vemos fervilhar, a sociedade ocidental capitalista ainda é fortemente marcada por uma cultura machista, intimamente ligada à influência e aos ideais judaico-cristãos, que associam a mulher ao pecado e a corrupção do homem. Afinal, Eva surgiu da costela de Adão, é a metáfora do homem dando origem à mulher. É o homem como o principal e a mulher como acessório, com sua existência subordinada ao principal.
"O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é a imagem e a glória de deus, mas a mulher é a glória do homem; além disso o homem não foi criado por causa  da mulher, mas a mulher por causa do homem". Coríntios, 14:34-35
A relação homem-mulher está historicamente marcada por ideias que tomam a mulher por inferior, menos importante e que deve se submeter à vontade do homem. A mulher é sempre retratada como mãe e cuidadora do lar. Os comerciais propõem a manutenção deste modelo
O masculino é o padrão a ser seguido, renegando a mulher o mais insignificante dos papéis. Para Beauvoir, tudo seria condenado ou absolvido a partir de um ponto de vista masculino.
Feministas de hoje não escapam do machismo tão profundamente entranhado na nossa sociedade. A misoginia é cultivada dentro de nós desde o nascimento.
É fácil perceber pela simples análise de filmes da Disney que crescemos acompanhando, por exemplo, como Branca de Neve, Cinderela e Bela adormecida, todas retratando uma mocinha submissa, uma vilã mulher competindo com a mocinha e um homem bonito e rico como salvador. A Pequena Sereia muda drasticamente sua aparência para conquistar um homem, mesmo que isso lhe custe algo muito caro, para conquistar o mesmo príncipe padrão Disney e com a mesma vilã invejosa.
Quebrar esses paradigmas é um processo diário e doloroso, que requer atenção e vontade. Repetir estereótipos como "prefiro meninos", "meninas não são confiáveis", "fulana é gorda ou feia", é jogar o jogo imposto pela sociedade patriarcal que nos coloca umas contra as outras, nos enfraquecendo. É machista.
Digo às meninas que não se identificam com a luta: vocês não são obrigadas a serem feministas, mas têm a obrigação moral de não atrapalhar a luta, pois foi ela que lhes garantiu o direito de escolher seu namorado, andar desacompanhada na rua, ir à praia de biquíni e até as calças que vestem.

32 comentários:

Anônimo disse...

"que associam a mulher ao pecado e a corrupção do homem."

E como tu me explica que politicos corruptos e bandidos tenham sempre um harem de mulheres?

Anônimo disse...

Mascu chorão mimizento encalhado recalcado das 14:01, o que o machismo diz? "Mulheres, arranjem um homem rico sempre, seu futuro depende de um homem, não queira estudar nem trabalhar, isso é coisa pra macho, arranje um homem rico pra te sustentar, você tem que ficar em casa cuidando dos filhos, arranje um homem rico"; enfim, vocês fazem lavagem cerebral nas meninas desde bebês pra que elas aceitem essa merda machista toda como se fosse uma verdade absoluta. E depois quando as mulheres, obedecendo à programação machista, só querem homens ricos que possam sustentá-las, vocês mascus losers reclamam que elas não querem pobres pé rapados como vocês-ou seja, são crianções mimados que querem o machismo mas não querem arcar com os ônus dele. Já tentou abrir a cabeça e remover a merda dentro dela?

Alexandre disse...

Sob o ponto de vista bíblico, a exemplo da citação de Adão e Eva no texto da filha da autora, há que se ressaltar o erro na tradução do escrito hebraico. O termo "costela" foi traduzido erroneamente como sendo de um pedaço do osso, contudo, tsela‘ significa metade, banda, cada margem de um rio. Tsela’ pode ser o conjunto das costelas, do lado esquerdo ou do lado direito. A melhor tradução seria: “de uma das metades de adam (humano), Deus fez a fêmea”. Da outra metade, é óbvio, Deus fez o macho. Não precisa nem falar o óbvio. A palavra hebraica significa lado de uma pessoa e não costela. Fala justamente que homem e mulher são IGUAIS. Infelizmente as pessoas é quem possuem dificuldade para interpretar.

Anônimo disse...

Hahahahahahahahahahahahaha!!!! Boa!!!!

... peraí. Era sério?

Anônimo disse...

Anon 14:24

Homem que cria a filha pra arranjar algum rico, sao aqueles que nunca conseguiram mulher de graça.

O que tem a ver ricos (que conseguiram enriquecimento legal) com politicos corruptos e bandidos?

Ta precisando de uma boa aula de interpretaçao viu?

Camila Valente disse...

CHOREI!

Muito bom!

Anônimo disse...

Nessas horas que eu vejo como desperdicei minha juventude. Aos 15 anos escrevia tão bem ou melhor que a moça do post e no entanto estou aqui com 20 e poucos anos sem ter feito bosta nenhuma na vida. Parabéns moça por saber canalizar sua inteligência para algo útil.

Anônimo disse...

Vcs viram o caso da bebe sophia que foi estuprada e morta pelo próprio pai, essa raça masculina cada vez me da mais nojo, sempre envolvidos em atrocidades como é que pode fazer aquilo.

Anônimo disse...

Ai (suspiro desanimado)... anon besta das 15:00, é que quando vocês machistas ensinam uma mulher a procurar um homem com dinheiro, em geral vocês ensinam também a ignorar a falta de caráter desses homens também. Se eu preciso de aulas de interpretação de texto, fofo, você precisa de todo um cérebro novo.

Julia disse...

Quando vejo essas meninas tão jovens já empoderadas eu me sinto motivada e sempre lembro desse texto http://mariadapenhaneles.blogspot.com.br/2014/12/e-o-seguinte-companheiros-voces-estao.html

Ainda mais por ela estar descontruindo o discurso misógino religioso, que para algumas pessoas ainda é considerado intocável, como se não devêssemos manchar algo que machuca mulheres desde sempre. Toda vez que vejo uma mulher cristã isso me mata um pouquinho.
Ma não é nada que posso ser desconstruído, né? Ainda mais se elas forem jovens.

O meu feminismo também adquiriu consistência aqui. Modéstia parte eu nunca fui machista, sempre estranhei as imposições de gênero mas não sabia de onde vinha esse incômodo e não entendia porque as pessoas viam aquilo como normal.

Com 15 anos eu não era consciente como a Maria Heloísa, nem sabia quem era Simone de Beauvoir. Imagina o que essa menina e as amigas dela podem fazer, assim como as outras meninas que ouvirem a palestra? O céu é o limite.




Anônimo disse...

Parece piada ...mas não é !!!
Um prédio de 4 andares foi totalmente destruído pelo fogo; um incêndio terrível. Todas as pessoas das 10 famílias de Sem-teto, que haviam invadido o 1º andar, faleceram no incêndio.
***
No 2º andar, todos os componentes das 12 famílias de retirantes, que viviam dos proventos da “Bolsa Família”, também não escaparam.
***
O 3º andar era ocupado por 4 famílias de ex-guerrilheiros, todos beneficiários de ações bem sucedidas contra o Governo, filiados a um ParTido politico influente, com altos cargos em estatais e empresas governamentais, que também faleceram.
***
No 4º andar viviam engenheiros, médicos, dentistas, advogados, professores, empresários, bancários, vendedores, comerciantes e trabalhadores com suas famílias. Todos escaparam.
***
Imediatamente a “Presidente da Nação” e toda a sua assessoria mandou instalar um inquérito para que o “Chefe do Corpo de Bombeiros” explicasse a morte dos “cumpanheiros” e por que somente os moradores, do 4º andar haviam escapado.
***
O Chefe dos Bombeiros respondeu:
- Eles não estavam em casa. Estavam trabalhando

Julia disse...

Alexandre, e como você explica todas outras passagens misóginas da bíblia?
Foram erro de tradução também ou os pastores de ovelha incestuosos que escreveram aquela merda eram misóginos mesmo?

Carolina M. disse...

A menina tem 15 anos! Que lucidez! Esse tipo de manifestação alimenta oq me sobrou de esperança no ser humano! Parabéns!

Anônimo disse...

(Viviane)
Júlia, sem entrar no mérito da sua questão, eu entendi que o Alexandre falou de UM trecho da bíblia, mostrando que, nesse caso específico, pode ser um erro de tradução (ou uma interpretação dada depois de várias traduções para línguas diferentes). O argumento dele não invalida o seu ponto. Nem o seu invalida o dele...

Anônimo disse...

O futuro já começou, relacionamentos entre homens e mulheres estão om os dia contados, para alegria de vcs feministas :)
https://br.vida-estilo.yahoo.com/post/134800250670/faremos-sexo-com-rob%C3%B4s-em-2050-diz-estudioso?soc_src=social-sh&soc_trk=fb

Anônimo disse...

Nós somos cristãos, nossa fé e baseada no novo testamento, nos ensinamentos de Cristo, o velho testamento e levando em conta somente como um livro de referência históricas, e deve ser interpretado no contexto histórico em que foi inserido.
Vão encher o saco de muçulmanos que estão matando cristãos e estuprando meninas cristãs...há e feministas são cristofobicas, não dão a minima para a matança de 150 mil cristãos em média pro ano, apenas por serem cristãos, a maiorias mulheres.

Anônimo disse...

Impressionante como uma empresa que vende robô pra sexo consegue fazer eles terem melhor aparência e funcionalidade que robôs de Universidades e empresas japonesas. O que o ser humano não faz por sexo hein

Gi disse...

Lola,

existe amor?

Anônimo disse...

Alguém viu a merda que o apresentador do pânico fez na Comic Con? Eu não assisto aquela porcaria, mas fiquei sabendo por matérias na internet.
O babaca chegou lambendo as moças:http://www.actionsecomics.com.br/2015/12/cosplay-polemica-reportagem-do-panico.html#.VmdmTfkrKhc

Assinem a petição pedindo a Band pra tirar essa porcaria homofóbica e misógina do ar:
https://secure.avaaz.org/po/petition/TV_Bandeirantes_Remover_o_programa_Panico_na_TV/?pv=9

Ezco Musaos disse...

"Vão encher o saco de muçulmanos que estão matando cristãos e estuprando meninas cristãs...há e feministas são cristofobicas"

---> O fato de o islã ser uma religião extremamente misógina não torna o cristianismo isento de misoginia. As duas religiões são fundamentadas no machismo, em ambas a mulher é vista como um acessório masculino, que deve ser respeitada e protegida por seu "varão", mas que não deixa de ser um acessório, além de ser uma espécie de "vetor de pecado" a ser controlado, posto em submissão. E se você quer viver num mundo em que o cristianismo não receba merecidas críticas, isole-se numa bolha ou mude de planeta.

Anônimo disse...

Estudantes dando um show de cidadania hein! Lutando pelo não fechamento de suas escolas, exigindo debates de ideias nos seus círculos.. É isso aí gurizada, vão para o mundo real e deixem o lixo cibernético para os ignorantes.

Ezco Musaos disse...

"não dão a minima para a matança de 150 mil cristãos em média pro ano, apenas por serem cristãos, a maiorias mulheres."

---> Até parece que seres que falam em "cristofobia" se importam com matança ou estupro de mulheres ou meninas, só usam isso para atacar feministas. Vocês querem mesmo é que todos se calem diante dos absurdos que são promovidos em nome do cristianismo, pois jamais abrirão mão dos benefícios que o respaldo que essa religião dá ao machismo proporciona a vocês.

Ezco Musaos disse...

"Porque voces não vão pregar essa merda de feminismo nos países islâmicos?"

---> Já existe feminismo nesses países. Por que feministas brasileiras iriam organizar marchas em países islâmicos se ainda existem tantos merdas acéfalos como você aqui no Brasil, com representação cada vez mais forte na política, tentando impor à força para toda a população leis das mais misóginas e retrógradas em nome do cristianismo? Por que se voltar para países islâmicos se muçulmanos, pelos menos por enquanto, ainda não têm força política para transformar o país numa teocracia, como quer a "bancada cristã" do congresso?

Ezco Musaos disse...

Com a nossa maravilhosa bancada cristã, quem precisa de lei islâmica? Já temos uma sharia evangélica pra chamar de nossa.

Anônimo disse...

É que as feministas islâmicas já fazem isso, 22:06. Sei que você é daqueles racistas bobos que acham que todo e qualquer povo não europeu ou que não tenha sido colonizado por europeus precisa que um branco cristão "ilumine" suas mentes, mas te garanto que eles sabem muito bem se virar sozinhos. Aliás, vá ao site Lugar de Mulher, acho que nem precisa ir lá, jogue no google "O mundo de Aisha: a revolução silenciosa das mulheres no Iêmen" e se atualize nos movimentos feministas em países muçulmanos. Isso, claro, se é que você liga mesmo (cofcofNÃOTÁNEMAÍcofcof) pras mulheres desses países (cofcofbabacacofcof) e não está só de mimimi.

Anônimo disse...

23:24 vocês quatro só não se reúnem com muita frequência porque parece coisa de "viado", né, como disse o Veríssimo?

Anônimo disse...

q lindo !! =)

Anônimo disse...

A bíblia é um livro de mitologia,o VT é um apanhado de mitos sumérios, babilônios e egípcios requentados dentro do judaísmo e o NT trata da jornada do herói, Jesus Cristo não tem nenhuma evidência histórica

Anônimo disse...

Mas a sexualidade masculina é uma das maiores geradoras de desgraças da historia Humana : estupros,sequetros e aprisionamentos seguidos de estupros, casamentos forçados, prostituição, pornografia, pedofilia,zoofilia, trafico sexual...enquanto isso, a biblia e alcorao culpam a mulher e sua sexualidade....

Anônimo disse...

"Jesus Cristo não tem nenhuma evidência histórica"
Historiadores e arqueólogos do mundo inteiro que atuam no oriente Médio discordam de Você, e as passagem dele documentadas entre outro personagens históricos como Herodes e Pilatos também.

Kittsu disse...

Poxa,desse jeito fica muito mais bonito!

Anônimo disse...

Mascu reclamando de história inventada e mau caratismo ideológico é tipo Cunha reclamar que existe gente mau caráter no mundo.