domingo, 10 de junho de 2012

POR UMA CAIXA DE COMENTÁRIOS MAIS PAZ E AMOR

Favor não alimentar os trolls, diz a plaquinha ao fundo

Queridas pessoas, como domingo é um dia que muita gente tira pra descansar da internet (eu mesma estou na praia, até que enfim!), vou aproveitar pra falar um pouquinho da política de comentários aqui do blog. Antes de mais nada, este humilde bloguinho é tocado por uma só pessoa (moizinha), que não vive disso, que trabalha muito, muito, que não ganha quase nada de dinheiro com o blog (vocês nem estão comprando coisas do Submarino por aqui aqui, chuif), e que gasta muito mais tempo que deveria online. Quando estou em casa, tento dar uma olhada nos comentários a cada hora, por aí. Mas quando passo o dia inteiro dando aula, aí só olho no horário do almoço e à noite.
Este blog, com suas 180 a 200 mil visitas por mês, têm um volume absurdo de comentários. Agora no final de maio passamos a marca dos cem mil comentários. 100,000 desde que comecei o blog, em janeiro de 2008. Isso dá uns 48 comentários por post (cem mil divididos por 2,100 posts, pois estou descontando os 500 posts antes de 2008, que eu coloquei aqui mas que foram escritos antes do blog existir). Só que esse não é um número muito justo, pois leva em conta todo o período de existência do blog, inclusive quando ele recebia um décimo das visitas que tem hoje. Então vamos considerar os comentários nos últimos 20 posts. Foram 3,794, ou uma média de 190 comentários por post. Entende o drama? É muito comentário! E isso sem contar as dezenas (centenas?) que foram deletados.
Nos primeiros dois anos de blog, eu respondia todos os comentários! Bons tempos aqueles... Seria totalmente impensável hoje. Durante pelo menos 3,5 anos dos 4,5 anos do blog, eu permitia comentários anônimos e raramente deletava algum (só os muito agressivos mesmo, que agrediam alguma comentarista –- é, quase sempre quem é alvo de troll é mulher. Parece que quem tem avatar com nome feminino tem 25 vezes mais chances de ser insultada do que quem tem avatar masculino. Esse é um dado internacional, e que dá uma boa ideia da misoginia existente na web, e no mundo. Se não acredita, faça um teste. Fale exatamente o que você sempre fala num blog ou fórum que você frequenta, trocando apenas o avatar, de feminino pra masculino ou vice versa ou algo mais neutro. E perceba como o tratamento muda).
Com o tempo, fui aprendendo e reinterpretando meu conceito de liberdade de expressão. Antes, eu pensava que liberdade de expressão deveria ser irrestrita. Mas aí conheci gente que eu não imaginava existir nem nos piores pesadelos, pessoas movidas a ódio e rancor. E acho que gente assim, que vive de ameaçar as outras e espalhar ódio, não têm direito de ser ouvida. Eles não querem liberdade de expressão. Querem liberdade de opressão. E, numa sociedade democrática, que condena crimes (cibernéticos ou não), não devem conseguir essa liberdade para oprimir.
Num blog, esses trolls (quase sempre homens retrógrados, preconceituosos, de direita) querem apenas tumultuar, intimidar comentaristas e leitor@s, falar um monte de estupidez achando-se o dono da verdade, chamar a atenção. Tem uma musiquinha que acabou de ser feita pra eles. Num blog feminista, o que mais temos são mascutrolls, que deixam o antro restrito em que literalmente se escondem (pois são todos anônimos sem rosto morrendo de medo de serem desmascarados) pra despejar aqui suas frustrações. Eles adoram copiar nas caixas de comentários daqui verdadeiros tratados misóginos que ninguém fora eles lê. Eu deleto tudo, porque, né, já sou chamada de feminazi fora do meu blog. Não preciso aturar ser chamada disso aqui também.
Aí tem também os mascutrolls que vem explicar insistentemente o que é o feminismo, como nós feministas agimos, do que nós gostamos. Obviamente, eles sabem mais de feminismo e feministas do que nós mesmas. Esse pessoal tem uma enormidade de tempo livre, e costuma deixar dezenas de comentários num só post. 
Chega uma hora em que me canso das besteiras repetidas ad nauseaum e passo a deletar alguns de seus comentários. Aí eles enviam mais dezenas de comentários reclamando de como sou injusta por não permitir que eles se expressem livremente. (Eu acho engraçado mascu, que é o tipo que faz pesquisa interna em seus fóruns pra descobrir a ideologia política de seus membros, e em seguida expulsa os gatos pingados que se declararam de esquerda, venha falar em censura. O que se vê em blogs e fóruns mascus é uma diversidade de opinião impressionante, pois não?).
Na noite de sexta alguns mascus sanctos largaram algumas ameaças por aqui. Eu tirei print screen e deletei (já fiz um boletim de ocorrência, não vou fazer um novo a cada ameaça). Aí eles abriram uma conta no Google com meu nome, e passaram a deixar mensagens racistas, e mais ameaças. A parte boa é que eles escrevem tão mal que é possível sacar quem é o impostor logo na primeira palavra. Mas eu poderia viver sem isso.
O sistema do Blogger é o pior possível. Ele não permite bloquear usuários, e o que manda diretamente pra caixa de spam é limitadíssimo. Não impede nem comentários repetidos. Já enviei inúmeros emails pro serviço de suporte, e nada. O jeito é migrar pro Wordpress. Segundo me dizem, o sistema do WP é muito superior. Mas fico receosa em levar um blog com tantos posts e tantos comentários (porque não gostaria de perder nadinha) prum outro lugar. Bom, talvez eu tenha que fazer isso.
Uma coisa que gostaria de pedir é que vocês, pessoas queridas, abram uma continha no Google ou em qualquer outro lugar, pra eu poder fechar a opção de comentários anônimos. Os anônimos costumam ser os piores, os mais agressivos, insistentes e carentes. Eu entendo que entre as pessoas legais às vezes o anonimato é importante, como no caso de posts sobre estupro, aborto, violência doméstica etc. Mas em geral não é. Fica mais fácil se comunicar com alguém que assina, mesmo que não assine com seu próprio nome. E aí @ comentarista fica mais próxim@ de toda uma comunidade. Eu fico sabendo quem você é! Entendo também que muita gente não saiba abrir uma continha, mas aprenda. Por favor.
Não faço nenhuma questão que o bloguinho tenha centenas de comentários por post. Pelo contrário -– você deve ter notado que, ao passar de 200 comentários, o Blogger tem problemas. Fica mais difícil visualizar os comentários, e impossível colocar o link pra um só. Prefiro ter 50 comentários inteligentes, divertidos, ilustrativos, que 250 comentários em que só uns 50 se salvam. Quem frequenta aqui, quem lê as discussões, sabe muito bem que há espaço pra debate e pra divergências à vontade. Mas eu gostaria de ler mais gente boa, fofa, coerente, ética... do que mascutrolls. É só uma preferência pessoal minha, sabe?

99 comentários:

Mauricio disse...

Lola, acredito que a melhor estratégia seja mesmo bloquear os comentários anônimos. Por mais que isso deixe gente de fora, é preferível do que ter que ficar lutando contra a avalanche de porcarias que você acaba recebendo por querer ser mais inclusiva. Quem tiver realmente algo importante e urgente a dizer, entra em contato com você por email ou similares.
E afinal, você não vive 24 horas por dia cuidando de blog, certo?
Abraço!

x disse...

Mais um post direcionado para "mascus". O blog é seu e você tem total liberdade para escrever o que quiser, mas ficar batendo na tecla sobre esse assunto no mínimo 60% dos posts só corrobora que você tem mania de perseguição em relação a essas pessoas, que também considero ilógicas.

Lola, infelizmente não é possível ler e conviver com coisas que você considera fofas, boas, coerentes e éticas. Mais importante, nem tudo que você considera inético, feio e incoerente de fato significa que o sejam.
Não, Lola, não existe um padrão para todas as pessoas que discordam do seu pensamento. Acho isso extraordinário para uma pessoa que diz lutar contra estereótipos e preconceitos. Não precisa "ser de direita" pra não concordar com o que você diz e educadamente tentar conversar. Eu, por exemplo, considero absurdo sua atitude em deletar tudo que lhe convêm, e não sou de direita, sou a favor da liberdade sexual feminina, homossexual e quaisquer outras e também sou ateu.

Ah, e sim. Eu adoraria comentar aqui com meu nome completo e foto. Mas infelizmente se eu o fizesse a partir de agora arruinaria minha identidade do blog onde escrevo, onde toda comunidade é "anônima".
Vá lá, Lola. Continue me chamando de "mascu" como sempre fez as pouquíssimas vezes em que me respondeu. Isso se você não apagar o comentário imediatamente.

Tome cuidado. Você tem a moderação dos comentários aqui. Só não se esqueça que algumas leitoras chegam a ler o que os outros escrevem, e eventualmente percebem que você é censurista contra QUALQUER coisa que não seja da mesma opinião que você, e não só contra coisas agressivas, e acabam vendo sua verdadeira natureza como eu vi que a leitora Caracola viu. Não só isso, mas você está no poder aqui e agora, mas em outro lugar e outro tempo, você também pode ser censurada sem motivo e eu quero ver você levantar a bandeira da democracia como você gosta de fazer.

Carol M disse...

Concordo com o Maurício. Comentário anonimo devia ser liberado só em post mais sérios, nos outros não. Poupa muito trabalho.
Agora, gente, vamos parar de alimentar os trolls né! Se vier um babaca querendo puxar briga, ignore! Não vale a pena. É só um zé ruela buscando na net a atenção que não tem de ng fora dela. Quanto menos a gente interagir com eles mais rápido eles somem.

x disse...

Carol, você considera que todo mundo que discorda educadamente do que é escrito pela Lola ou algum comentarista é apenas um babaca querendo puxar briga?

É uma curiosidade mesmo, não pergunto pra lhe "atiçar".

Elvis disse...

Oi Lola,

ri muito da musiquinha kk

Acompanho seu blog há uns meses e gosto muito, mas realmente tem muito troll que vem só causar. Acho que tirar os comentários anônimos ajuda com aqueles trolls mais "de passagem", mas os dedicados com certeza vão continuar, mesmo que tenham que fazer um fake no google. Nesse caso o melhor é ignorar totalmente, até vc aparecer e excluir.
Eu raramente comento algo, mas sempre leio os comentários, e já teve várias vezes de eu cansar de ler porque começam a bater boca com troll. E é isso que eles querem, só querem causar, não merecem um segundo de atenção.

Abraço.

Elaine Cris disse...

Lola, o blog é seu, e como tal vc faz o que quiser com ele. Até acho q vc tem paciência demais com trolls ou com quem quer impor seu discurso pra pessoas que não tem interesse nele.
A pessoa manda na própria casa, convida quem ela quer, se a pessoa é inconveniente ou ofensiva não é mais bem vinda, em um blog não precisa ser diferente.
Censura é qdo a pessoa não pode falar em lugar nenhum, mas não ser aceito pra falar em um tal lugar pelo seu dono, não é. É direito do dono do espaço.
Não é difícil perceber que os leitores da Lola não estão interessados em um certo tipo de discurso, e se porventura, estiverem vão até onde eles estão e pronto.
Discordar e com respeito, é uma coisa, ficar fazendo longos discursos preconceituosos e ofensivos em um blog contrário ao seu tipo de ideia, é outra.

O Homem Cinza disse...

Laurinha (Mulher Modernex), discordo muito quando você fala em "direito do dono do espaço". Você está usando os mesmos argumentos dos sites mais reacionários da internet brasileira, como por exemplo aquele Mídia sem Máscara e sua seção de comentários onde SÓ se permite comentários que concordem com os textos.

Acho que é importante moderar, sim, os comentários. Concordo que muitos vêm aqui somente para ofender, e a restrição a anônimos ajuda um pouco nisso.

Minha sugestão a Lola é que seja publicada uma política bem clara do que é permitido ou não nos posts (por exemplo, não permitir ofensas pessoais, etc.) e DELETAR sem dó quem infrigir essas regras. Mas aí isso deve valer mesmo pra quem concorde com o blog... Com esse tipo de procedimento, só continuará acusando de "censura" quem realmente estiver agindo de má fé.

Anônimo disse...

O Homem Cinza

a lola acredita na liberdade de expressão desde que esteja de acordo com o politicamente correto (marxismo cultural).

camisa escrita women rules =arte
camisa escrita men rules = machismo

camisa escrita 100% black = orgulho racial
camisa escrita 100% white = racismo

e assim vai...

Livia Siqueira disse...

Isso aqui não é um site. É um blog.
A Lola pode fazer o q bem entender com esse espaço. Se eu tivesse um blog, moderaria os comentários antes q fossem publicados - vide tantos outros blogs por aí.
Agora, não ficar discutindo com os trolls tbm ajuda. Tem gente aqui q fica alimentando essas coisas.

Anônimo disse...

Isso aqui não é um site. É um blog.
A Lola pode fazer o q bem entender com esse espaço

certamente é um direito pensar assim ,só não levante a bandeira da liberdade de expressão...marcelo tas diz alguma coisa...

Niemi Hyyrynen disse...

Lolissima

Acho que acabou a festa dos trolls!!! XD

Descobri um sistema gratuito de moderação de comentários maravilhoso, ele pode bloquear Ip's, palavras ofensivas e endereços de email além de outras funções :)

Já fiz os testes e tudo funcionou diretinho, te mandei um email com detalhes!

Vamos nos falando, abçs

Eduardo Marques disse...

Vá para o Wordpress sem migrar. Apenas faça um último post avisando do novo endereço do blog e deixe este aqui parado.

Carol disse...

Gente

Já discordei várias vezes aqui. Já concordei também.

Nunca fui deletada.

Existe diferença entre discordar e dizer a razão da discordância e chegar aqui vomitando ofensas.

Isso é um blog. Quem decide a política de comentários é a Lola. Ponto.

Quem quiser discutir com ofensas, abra o próprio blog,criepágina no Facebook, sei lá.

Mas o blog é dela. Acho que temos que respeitar isso.

Abs.

Anônimo disse...

entendo direitinho a necessidade. eu mesma parei meu blog e deixei fechado. não por conta de ameaças virtuais nem nada. mas pela falta de saco de ter que aturar certo tipo de gente. sabe, não preciso disso e entendo que vc tbem não precisa.

e o problema com mascutrolls é só que eles falam a mesma coisa over and over again. se ainda dissessem algo novo... todo mundo aqui já falou que não concorda com o que eles pensam. mas eles têm que vir aqui sempre pra repetir. até eu já decorei o discurso todo. então não é questão de "não quero ouvir o que eles têm (?) a dizer". é questão de "ok, já sabemos o que vcs querem dizer, já dissemos que não concordamos. agora dá pra liberar o espaço?".

eu já vi blogs serem migrados pro wp sem perda nenhuma de nada - mas eram blogs bem menores e com menos comentários. será que vc não consegue conversar com alguém que te ajude a fazer um backup até que a migração tenha sido feita e esteja perfeita? inclusive, vc poderia pedir até pra que este blog aqui fique intacto (mas aí vc ocultaria os posts)mesmo com o outro lá. seria até uma espécie de backup. eu não entendo disso, mas conheço gente que migrou tudo certo. será que ninguém te ajuda?

lá, se não me engano, fica sempre registrado o ip de quem comenta. a pessoa pode botar um nome fake, mas vc teria controle pra saber quem é.

Anônimo disse...

hahaha, e o comentário do print no exemplo do texto é bem um meu!

Anônimo disse...

Penso que com o bloqueio dos “anônimos” você irá usar uma “peneira grossa”, pois quem é contra suas opiniões criará uma conta no Google, somente para continuar a “defender suas opiniões”...

Talvez a criação de uma lista com as "regras de bom comportamento" seja uma boa idéia, pois assim, você acaba com o argumento do povo que "diz fui bloqueado e nem me explicaram o por quê?"

Mas bloquear todo e qualquer anônimo, confesso, não vejo com bons olhos, principalmente, nos casos em que a pessoa quer passar algum relato... pois para uma vitima de violência, independente do tipo, é muito difícil colocar-se publicamente, principalmente se a violência for recente.

Acho que o anonimato não protege somente os “mascus”, mas também as pessoas que não estão prontas para publicamente assumirem suas histórias.

Quanto aos relatos de discussões “mais acaloradas” na parte dos comentários é simples, basta apenas que o povo, com o cérebro funcionante, não de “trela” para quem escreve as besteiras escritas. Afinal para que haja uma briga precisa-se, no mínimo, de duas pessoas dispostas a brigarem...

Sei que o blog é teu e faz o que bem quiser, mas será que esta atitude é o melhor caminho?

Bjs!

Carla.

Anônimo disse...

e outra coisa, gente. censura? censura é proibir alguém de falar alguma coisa. e não de postar algo AQUI. sério, se querem falar as baboseiras de sempre, abram um blog tbem e falem o que quiserem, ninguém está proibindo ninguém de fazer isso. aliás, liberdade de expressão vem junto com responsabilidade pelo que é dito. bem pertinho na constituição, aliás. se os mascus fizerem um blog em vez de virem aqui, fica até mais fácil pra serem processados. ou eles têm medinho? digam o que pensam e assumam a responsabilidade pelo que dizem!

sobre a lola deletar: se o blog é dela, ela é responsável até pelos comentários postados aqui. já aconteceu de pessoas terem sido responsabilizadas no site de homofobia no orkut por estar com o nome na moderação e ter abandonado o site sem ter tirado o nome da moderação.

nina disse...

Ah, Lola. Uma pergunta que sempre me fiz é como você ainda não 'modera' os comentários. Na boa, acredito em liberdade de expressão, mas também acredito que você pode se poupar minimamente...
Vejam só um exemplo: tem aqui mesmo na caixa de comentários uma pessoa (pelo menos uma) que se deu ao trabalho de criar uma conta só pra falar mal do blog e da Lola. Nem é uma conta com o nome verdadeiro...

Então acho que a gente pode fazer isso. Eu farei.

uma cacatua disse...

Lola, está mais que apoiada!

Pq vc não deixa esse blog parado e começa outro no wordpress, sem tentar transportar o conteúdo desse?

Apenas deixe esse continuar existindo.

um beijo e força!

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/milhares-protestam-na-turquia-contra-mudancas-em-lei-do-aborto-1.html

Até na Turquia, Lolinha!

Anônimo disse...

nina, moderar blog só se houver uma equipe, fia. E interrompe o andamento dos comentários. Vira uma chatice.

Anônimo disse...

Concordo com a Taís. Aí ela pode ver se o blog vai bombar lá sem desfazer este aqui.

aiaiai disse...

eu tenho conta com apelido e nunca tive q colocar celular em lugar nenhum...além de burros são mentirosos.

Anônimo disse...

tem sim, aiaiai. ou melhor, eles pedem. e se a conta for suspensa, tem que fornecer celular obrigatoriamente.

Anônimo disse...

O problema não é não concordar com que está escrito. Eu já não concordei com os posts e nunca tive um comentário excluído. O problema é saber dialogar. Falta de respeito nunca é ato de um discurso em que se deseja chegar a soluções. Futuro Milionário, você é um cara interessante. Só não dá pra entender como você vem ao blog da Lola para proteger os “marcus” como se fosse um deles. Pois se você é a favor da igualdade, contra homofobia, etc, como defender tão fielmente tais seres? Se você não é parte da panelinha do preconceito, porque defendê-los? Aposto que se você por suas ideias respeitosamente e tentando um diálogo as pessoas estariam abertas a ouvi-lo. Agora, o que ninguém tá afim aqui de ouvir são preconceitos construídos e exaustivamente repetidos.

Anônimo disse...

"Acho tão interessante esse negócio de mexer com os outros e não querer resposta. Os mascus e santus e o escambau foram trazidos pela Lola e agora ela se queixa. Mexe no vespeiro e não quer ser picada, ahã"

entrem com uma ação na justiça. aí quem estiver certo ganha a ação. já que se sentiram tão mexidinhos. quero só ver um juiz apoiar causa de ódio.

Anônimo disse...

"É isso que a dona do blog quer?"

não, não é e nunca foi. mas E SE FOSSE? o blog é dela. tá cheio de blog aí só pras pessoas serem elogiadas. até onde eu sei, isso não é crime.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

"Acho tão interessante esse negócio de mexer com os outros e não querer resposta. Os mascus e santus e o escambau foram trazidos pela Lola e agora ela se queixa. Mexe no vespeiro e não quer ser picada, ahã"

entrem com uma ação na justiça. aí quem estiver certo ganha a ação. já que se sentiram tão mexidinhos. quero só ver um juiz apoiar causa de ódio.

é mesmo ,entao leia isso http://livraria.folha.com.br/catalogo/1067149/scum-manifesto

Hailey disse...

É só ver os comentários desse post para ver que vc está mais do que certa hauhaua

Dos comentários que li um ou outro se salvou. A invasão troll-mascu é tão péssima que uma vez que eu comentei com openID do wordpress eles vieram no meu blog tomar satisfações hauhauaua

Sou super a favor de vc moderar para ficar da forma que não te agrida Lola :)

Anônimo disse...

16:39 - e? entre com uma ação contra quem escreveu o livro.

Anônimo disse...

Querido anônimo de 16:21:
E que tipo de críticas o senhor produz? Porque se for do tipo 'naturalmente a mulher é de tal forma', definitivamente ninguém vai perder tempo com tal tolice. Agora, seria interessante apresentar suas queixas agora antes que o anonimato acabe. Fiquei curioso.

Anônimo disse...

16:39, quem está fazendo B.O. é a Lola e não os mascus. Fato é que Lola declarou guerra aos mascus virtuais. Um não quer, dois não brigam, mas a Lola quer, pode ter certeza.

Anônimo disse...

16:47 - ela tá fazendo bo porque algum crime foi cometido (seja contra honra, crime de ameaça). se vc se sente injustiçado de alguma forma, faça como ela: procure meios legais e efetivos de reparar supostos danos a vc. ficar aqui falando bobagens não vai te acrescentar em nada. a lola não tem responsabilidade por um livro feminista escrito por outra pessoa. o que vc faz aqui é muito infantil.

vire adulto e reclame nos lugares certos, vá à justiça se vc acredita que teve algum direito negado ou contrariado. cresça.

Anônimo disse...

e outra: tente fazer um bo na polícia por algum assunto que não mereça bo. os agentes não fazem bo de coisa que não aconteceu.

Paloma Varón disse...

Blouqeia, Lola, bloqueia.
Vc não precisa disso.
Beijos

Anônimo disse...

16:54 - aqui é um blog feminista. por que, diabos, vcs moram aqui se não concordam e sabem que não vão convencer ninguém aqui a pensar como vcs?

mas aí que tá. a lola escreveu o livro? a lola concorda com tudo que tá no livro? ela não é responsável pelo livro. já falei: vá até a polícia agora e faça um bo então contra a autora do livro. faça isso. a lola não tem nada a ver com esse livro. não é legalmente responsável por ele.

sabe o que isso aqui parece? já viu gente em loja/restaurante reclamando e querendo apoio dos clientes do lado? não adianta nada. agora vai ver se reclamam no lugar certo, ou seja, com o gerente. nunca, né.

vai até a polícia. vamos ver o que acontece.

Lucas disse...

Blá, blá, blá... não alimente os trolls.

Realmente, pra que dar ibope pra um bando de gente com sérios desvios mentais que precisa de uma máscara pra poder vir destilar ódio e rancor (que não tem nada de construtivo?).

E a "Thank you hater!" é fucking awesome, só pra constar.

Anônimo disse...

Femismo é um extremo assim como o machismo. Agora, nenhuma feminista que eu conheço querem ser vistas ou são coitadinhas. Pelo contrário, nós lutamos pra mostrar que isso é um discurso que tem como bases o machismo. Nós somos seres humanos fortes. O problema são homens e mulheres que acham que existe um 'modelo' de homem/mulher. Isso não existe. Todos nós merecemos respeito. O feminismo prega o respeito a TODOS. O machismo obviamente não. É só olhar suas ideologias.

Anônimo disse...

16:54, tão acontecendo ameaças porque estão sendo peitados e os mais violentos não ficam só no discurso. Mas efetivamente, nada aconteceu. Essas babaquices virtuais como impostura e flooding aqui é tudo o que eles podem fazer além de xingar. No mais, é ideologia contra ideologia. O machismo vai muito bem obrigada, por sinal. Nem um arranhão, a não ser pela Lei Maria da Penha, que não teve contribuição direta do feminismo. Aliás, vejo muito pouco ativismo. Vejo muito mais bla bla bla. A marcha das vadias pode dar algum resultado, se bem direcionada.

Anônimo disse...

feminazis. porque lutar por direitos iguais = invadir a polônia e matar ciganos, gays, judeus e deficientes

Anônimo disse...

Paloma, precisa sim, rs

Anônimo disse...

17:04 - uma sociedade melhor não se faz só com uma marcha. eu acredito muito no que a gente faz rotineiramente e como a gente lida com preconceitos no trabalho, nos relacionamentos, enfim, na vida em sociedade. se a marcha ajuda? pode ajudar, sim, mas não é só a marcha.

isso de fazer bo é só por um motivo: eles despejam um ódio em cima da lola como se ela fosse a responsável por tudo que eles consideram ruim. mas não adianta só reclamarem aqui. já que se sentem tão donos da razão, que lutem, que vão até a justiça, que briguem com meios legais. aí eu quero ver.

qdo começam a mexer com policiais musculosos (mais um hoje falou em músculos aqui), com lei, com penas, com multa, aí viram cordeirinhos.

Anônimo disse...

17:04, esses movimentos ajudam muito. Veja a marcha gay. Dá visibilidade e uma agenda. Daí para ações mais concretas, tipo legislação é um pulo, grande pulo, mas possível. No dia a dia as mulheres têm que saber se defender, têm que aprender a desconfiar, a não se exporem tanto (se expor não é usar roupa curta ou maquiagem).
Aliás, a marcha das vadias nasceu de uma advertência policial num campus universitário. Eu acho esses campus um convite ao crime, verdadeiras cidades-fantasma. Tudo ermo, tudo isolado e vazio. Mesmo pessoas cobertas dos pés a cabeça estão vulneráveis, inclusive os homens. Lembre do assassinato no estacionamento da USP há pouco tempo.

Anônimo disse...

"No dia a dia as mulheres têm que saber se defender, têm que aprender a desconfiar, a não se exporem tanto "

cara, não consigo concordar com isso.

Anônimo disse...

17:31, quando você for atacada por quem menos espera, você conseguirá.

Anônimo disse...

Lola

Claro que os últimos comentários não são seus

Os mascus estão tão desesperados que clonaram você

Seus loucos

Anônimo disse...

Lola

estou preocupada pois estes mascus malucos colocaram uma frase racista na sua boca, pois é claro que clonaram você nos últimos comentários

E agora, será que eles vão usar esta clonagem mentirosa para colocar você numa situação difícil

Lola, uma pessoa que entende de internet disse que é possível rastrear o rato fedorento que criou este clono falso e de onde ele postou o comentário

Não se preocupe com estes imbecis

Anônimo disse...

calma, 17:51, o número do perfil da Lola é outro completamente diferente.

Anônimo disse...

não gostam do blog da lola? processem ela com seus argumentos geniais

Anônimo disse...

Lolinha linda,faz seculos q não comento,mas leio quase tudo e com certeza esses trolls são de encher o saco demais.
Ps:
Adorei a foto do hamster O.O
Acredita q foi o q me chamou a atenção pro post XD
Mas o q um hamster fofo tem a ver com trolls?
Hamsters são fofos,bonitinhos e escrevem melhor q os mascus né.

Anônimo disse...

chega, anônimo. Vá pra Dinamarca se os negros QUE NÓS TROUXEMOS estão te incomodando.

Anônimo disse...

to achando que os tholl são escritos pela propria lola pra desacritar toda e qq oposição a tão nobre causa do feminismo: dar direitos pras mulheres ,tirar dos homens.

Lutar por mais direitos é valido se for pra todos ou se não causar situações artificiais como tornar o oprimido de ontem o opressor de amanha .Se não for pra todos ,se chama privelégio.

Anônimo disse...

Helena Duarte disse...
antes de vir aqui voce pensava : homens são maus

depois de vir aqui voce pensa :
homens são muito maus

Anônimo disse...

helena, você mudou algo a partir da bandeira anti-mascu que a Lola levanta sempre? Não estou me referindo ao machismo, e sim ao masculinismo mimimi que ela reproduz aqui.

CCX disse...

Eu também sinto pena de tantos posts destinados aos usuários problemas, mas compreendo tua questão e te apoio nesta decisão de excluir comentaristas anônimos. Boa sorte na nova etapa!!

Lidiany CS disse...

Lola, se vc não quiser mudar para o Wordpress te aconselho a usar o sistema DISQUS.
Eu tenho um site: http://www.gameofthronesbr.com/
Tb hospedado no blogger que usa esse sistema.
Vc leva todos os comentários antigos e é muito mais fácil de moderar (e melhora tb pros leitores, acredite.
Pode dar uma olhada no sistema do blog lá e ver como funciona. É bem simples e prático e vc pode até criar listas negras e brancas oO thats racist eu sei, mas ajuda bloqueando os trolls automaticamente!
Caso tenha interesse envia um email pra mim: lidianycs@gameofthronesbr.com que eu te ajudo. Sou sua fã. Bj

Bruna disse...

Esta questão de como lidar com comentários e a interação em blogs é sempre muito simples para quem olha de fora e terrível para quem modera o espaço. De coração, melhor coisa é impedir os anônimos e deletar tudo que não contribui para uma boa discussão. Isso porque este é um blog, seu blog. Não sei da onde as pessoas tiram que blog é o fórum universal. Não é, não é pra ser, nunca será. E mais, não tem motivo para ser. Que briguem pela liberdade extrema na mídia, na qual não temos nenhum espaço, mas no seu blog, por favor! No seu lugar eu nem sei se teria espaço para comentários, porque é desagradável demais ver certas coisas que você e todas nós temos que ver por aqui. Se todos são espaços de opressão sobre a mulher (e outros grupos oprimidos)que o seu blog que é um espaço feminista seja um espaço onde possamos nos sentir menos sufocadas.

Bruno S disse...

Acho que qualquer medida que você entenda válida para excluir os que tentam impedir o debate aqui na caixinha será bem vinda.

Abrir espaço para duzentos comentários não identificados não me parece útil para nenhum debate.

Acho que se conseguir essa melhora por aqui, vai ficar mais fácil inclusive para você poder tratar de outros assuntos.

De qualquer forma, seguirei aqui lendo.

Anônimo disse...

bruno, pra ter perfil no blogger, é uma conta do google? pq eu tenho uma do meu blog, mas não queria usar a mesma. tem como fazer um outro que não seria logado automaticamente? nesse caso, eu teria que ter outra conta do google, é isso?

Dri Caldeira disse...

Lola, o que mais me preocupa é vc achar q apenas um BO resolve. Eu já falei pra vc que o autor das ameaças provavelmente não vá fazer nada contra vc, mas um idiota qq q o siga, que entenda q ele é uma espécie de líder, por simplesmente achar que se fizer o que o "mestre" quer fazer com vc, vai dar sinais de que ele merece ser tratado com deferência por esse líder. Sabe, aquela idiotice da idade média, ou da máfia, a de fazer as coisas sujas para os líderes, como prova de fidelidade e coragem!! VC precisa ficar perturbando a PF a todo instante, pq a coisa é bem mais séria e grave do que vc acha.
p.s.: adorei as fotos dos peludos...

Cora disse...

Onde q está a misandria da Lola ou de qualquer comentarista deste blog?

Aponte a misandria nos posts ou nos comentários e argumente, por favor. E aí debateremos.

Vamos falar como gente grande e parar com que essa bobagem de vir até aqui postar trechos e trechos de outros blogs e livros pra divulgar um movimento que pretende, pura e simplesmente, rotular todas as mulheres.

Vocês estão cansados de saber que as críticas aqui são sempre direcionadas à mentalidade machista, aos comportamentos machistas, às propagandas, novelas, filmes... que legitimam e amplificam essa mentalidade machista.

Então, parem de deturpar o que é dito e desviar os assuntos dos posts. Conteste o que foi tratado. Acha que algo não é machista? Diga porque não é. E aí debateremos.

Mas não é isso que eu observo por aqui. Pessoal entra pra despejar um monte de preconceitos contra todas as mulheres do mundo, incentivando (e defendendo) atitudes de desprezo.

Pessoal não sabe comentar, não sabe debater, só sabe reclamar e chorar.

Se vocês querem debate de verdade, façam isso. Parem de rotular e julgar todas as mulheres do mundo segundo seus preconceitos, e venham debater. Leiam os posts e, caso discordem de algum ponto, contestem. Usando argumentos e não choradeira que culpa as mulheres pelos males do mundo.

Cresçam e aí então, apareçam.

******

Gosto do movimento que há por aqui em termos de debate, acho bem dinâmico, mas realmente é muito chato ficar lendo a choradeira preconceituosa de alguns homens. Principalmente por ser sempre a mesma ladainha. Se é só isso, então já foi dito. Podem voltar para os seus respectivos blogs e deixar a galera aqui debatendo em paz.

Anônimo disse...

Pra esquecer os trolls: (em inglês) http://thesocietypages.org/socimages/2010/09/02/guest-post-go-where-sex-gender-and-toilets/

Sobre a diferenciação dos sexos nos avisos de banheiro e seus significados (:

Fernanda

Verô! disse...

O blog é da Lola, ela tem todo o direito de deletar os comentários que ela considera inapropriados. Se alguém não concorda com os critérios dela, basta criar o próprio blog e aplicar as regras que quiser! Mas que coisa!

É evidente que a Lola permite que esse seja um espaço de diálogo, não um terreno onde todo mundo diz "Uau, concordo!". Mas há gente que se aproveita do anonimato da internet para escrever a patifaria que quiser e se acha muito injustiçado quando alguém diz "aqui não, cara pálida". Cresçam!

Dri Caldeira disse...

Radicais não debatem. Radicais sequer pensam, quanto mais discutem suas idéias com alguém contrário à elas. E isso serve tanto para os trolls, qto. para os mascus e algumas das feministas. Ser radical, xiíta virulento é que atrapalha. E nessa ignorância, sempre surge alguém com a idéia de ser diferente e partir realmente pra vingança, como o idiota de Curitiba e o de Brasília, que planejavam sim um atentado à UNB. Esse é o perigo, os radicais violentos.

Anônimo disse...

"No dia a dia as mulheres têm que saber se defender, têm que aprender a desconfiar, A NÁO SE EXPOREM TANTO"

A parte em caixa alta não é a mesmíssima coisa que o policial canadense falou, só que de forma mais politicamente correta?

Anônimo disse...

20:50, o policial canadense usou a vestimenta como isca para o estupro. Não tem nada a ver. Mesmo uma freira carmelita está à mercê de estupradores num lugar ermo e enorme como as áreas externas de um campus.
Se você já esteve num deles, sabe do que estou falando.

Anônimo disse...

Verô, pois é, muitos perfis não anônimos também foram acuados pela Lola e por outras comentaristas. O problema não é o anonimato, fique sussa. O problema é o contraditório.

mascuzäo disse...

Sou um mascuzão anônimo , por que não tenho coragem, de mostrar a minha cara e minha realidade.
Eu não passo de um misógino e um bosta de verdade
Eu cago pela boca, pois não tenho capacidade.
Eu odeio o feminismo, ele amplia a visão de como seria o mundo sem machismo e opressão.
No meu grupo têm de tudo,não precisa de pesquisa,nós realmente queremos uma mulher submissa.
E agora minha gente eu vou lhes dar a real,eu sou um bebe chorão e me comporto como o tal.

Dri Caldeira disse...

Eu fico lendo os comentários anônimos dos trolls e não sei, acho que 50% deles é feito por mulheres!! Coisa muito elaborada, detalhista, que homem/mascus/machão/mascunazi não tem alcance mental de elaborar!!

Anônimo disse...

mascuzão, você é um bebê sem pai, abandonado pelo mascuzão que te engendrou. E nisto, estou com você. Seu pai foi um calhorda. De que adianta por a culpa nas mulheres ou se vingar nelas? Demonstra apenas seu desespero de não ter tido um pai ou um pai que quer distância de você. É duro, cara, eu sei.

Anônimo disse...

Assassina de empresário da Yoki reclama do tamanho de cela


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1102631-assassina-de-empresario-da-yoki-reclama-do-tamanho-de-cela.shtml

como lidar com este caso nas nossas cabecinhas pensantes?

Anônimo disse...

21:25, que bom que pelo menos pra duas coisas você serve. na direta.

Anônimo disse...

lola, a dri caldeira tem razão. depois desses comentários hoje, deixe como está (não apague agora) e vá pra polícia agora. tem delegacia de crimes virtuais.

sério, vá até a polícia!

Anônimo disse...

Não adianta vc usar o perfil dos outros para ppropagar o seu racismo. Vc tá usando o nome e o perfil da Lola, mas cm cereza o IP do teu computador te incrimina.

Anônimo disse...

ANDREA disse...

HAHA SERÁ QUE A ASSASSINA DO HERDEIRO VAI TER A MESMA SORTE QUE
O PIMENTA NEVES?

não sei ,mas isso só prova que mulheres tambem são violentas ,mas a midia so noticia casos extremos.

Anônimo disse...

racistas imundos, infestam todo os lugares com sua frustrações e seu odio nojento ¬¬

Anônimo disse...

DRI CALDEIRA,

vc tem contato com a lola? diga pra ela não ir apagando e ir antes pra polícia direto!

Anônimo disse...

Casos extremos dignos de uma história policial. Mas não teve nem suspense, poxa.

lola aronovich disse...

Dri Caldeira e anônimo que querem que eu vá à polícia fazer (outro) boletim de ocorrência: gente, se a cada ameaça que eu recebo eu tiver que ir à polícia, é melhor nem sair de lá. Recebo ameaças toda semana. Não adianta nada ficar fazendo BO atrás de BO. Aliás, parece que nada adianta nada, que a internet é terra de ninguém mesmo. A PF está prendendo alguns mascus sanctos, mas ainda há vários outros. Não vou deixar de viver ou me deixar intimidar por esses covardes. Não tenho medo. Não posso nem pensar em ter medo. Sigo vivendo minha vida, e esses seres abjetos seguirão fazendo suas ameaças (não só pra mim, mas pra todos que eles odeiam por qualquer motivo).

Anônimo disse...

Futuro Milionário,

Falou tudo!! Tem muita coisa agressiva que faz todo sentido dela deletar, mas tem muita coisa que ela deleta porque não concordam com ela.

Qualquer um que não concorde é machista, "mascu".

Pedem pra falar pelo que o MRM luta, mas aê você fala sobre os direitos da paternidade e só escuta:

"ah, mais um mascu só querendo fugir...."

É porque esse não é um problema importante né? Importante é só liberar aborto e garantir pensões....

Anônimo disse...

lola, eu sei que vc não tem medo... e eu entendo isso de parar de viver sua vida por conta disso... mas não é só fazer bo. eu já fui a uma delegacia, fiz bo e, depois disso, parece que a pessoa tem 6 meses pra denunciar pelo crime cometido. isso de comentários racistas aqui no seu blog com seu nome é impraticável...

=( enfim, eu só queria que a polícia chegasse a essas pessoas pq é muito confortável ficarem atrás de um monitor falando besteiras...

Anônimo disse...

Força Lola

Nao concordo com muita coisa que é postada, mas sou terminantemente contra ameaças e violência.

As discussões podem até ser acalouradas, mas ameaças, perfis fakes, covardia isso.

Anônimo disse...

Lola, você faz muito bem em apagar os comentários que julga ofensivos, insistentemente chatos ou qualquer outro motivo que em sua opinião os torne dispensáveis.
O blog é SEU! @s comentaristas regulares - que são muit@s - não gostam de pedantes que escrevem comentários cheios de ofesas veladas e inconscientes direcionadas a você só pra chamar sua atenção. Apague-os sim!

Sua postura como SER HUMANO é exemplar. Eu te admiro muito. Depois de passar a ler o seu blog - além de outros blogs feministas - me tornei uma pessoa da qual me orgulho. Muito Obrigada, Lola.

Um beijo e FORÇA!

Robson Fernando de Souza disse...

Oi Lola =) Depois de um tempinho, tô de volta =)

Sobre o que vc disse:

O jeito é migrar pro Wordpress. Segundo me dizem, o sistema do WP é muito superior. Mas fico receosa em levar um blog com tantos posts e tantos comentários (porque não gostaria de perder nadinha) prum outro lugar. Bom, talvez eu tenha que fazer isso.

É possível migrar posts do Blogger pro Wordpress, graças a um plugin do WP. Eu já fiz isso no passado, quando queria transferir os posts do Consciência Efervescente pro então Arauto da Consciência (hoje Consciencia.blog.br) - mas acabei apagando os posts do CE que eu tinha importado no então novo blog, por causa dos ajustes temáticos que fiz ao longo de 2010.

Fica então a dica. E outra dica é vc criar um domínio pro blog logo quando criar tb a hospedagem. (Se vc tiver amig@s ou parentes trabalhando em serviços de hospedagem, e dependendo do serviço, melhor ainda, que aí vc descola um plano básico de grats ou então um plano premium com desconto)

Abração!

P.S: Vc viu que lhe mandei dois e-mails semana passada?

ana disse...

lolinha, não sei se você já viu, mas a anita sarkesian do feminist frequency também tem lidado com haters ultimamente http://www.feministfrequency.com/2012/06/harassment-and-misogyny-via-wikipedia/

Elvis disse...

"Anônimo disse...

20:50, o policial canadense usou a vestimenta como isca para o estupro. Não tem nada a ver. Mesmo uma freira carmelita está à mercê de estupradores num lugar ermo e enorme como as áreas externas de um campus.
Se você já esteve num deles, sabe do que estou falando."

Não vejo muita diferença em dizer o que a mulher tem que vestir e dizer onde ela tem que andar.

Lorena disse...

Lola, eu sou completamente a favor da proibição de comentários anônimos. Falando por mim, eu adoro ler a caixa de comentários, o debate sempre enriquece o assunto, mas ultimamente a quantidade de anônimos (e trolls anônimos) é tanta que tenho perdido a paciência, e "pulado" esses comentários, lendo só os de perfis identificados. Pode dar mais trabalho pra quem estiver realmente afim de participar do debate, mas acho que melhora pra todo mundo.

Quem já tem perfil no google mas não quer usá-lo, você teria que criar uma nova conta, sim. Mas não é nada demais. Crie uma conta com apelido e redirecione eventuais emails que você receber nela para sua conta de email particular, por exemplo.

Também achei interessante a ideia de descrever as políticas de comentários do blog e que todos os comentaristas tivessem acesso. Assim, as exclusões de comentários teriam um embasamento e não teria margem pra discussão.

Enfim, Lola, o blog é seu, é um site de opinião e você tem a liberdade de administrá-lo como quiser. Tenho certeza que seus leitores vão entender e apoiar qualquer atitude que você tome.

Anônimo disse...

a senhora pode usar a ferramenta de moderação de comentários do própio blogguer professora,Você pode decidir se quer moderar os comentários "Sempre", "as vezes" ou "nunca". Se selecionar "sempre", você terá a opção de inserir um endereço de e-mail no qual pode receber notificações sobre os comentários existentes aguardando moderação. Se selecionar "as vezes", você deve especificar ha quantos dias a postagem deve ter sido publicada antes de precisar ser moderada. "as vezes" é uma boa opção para os bloggers que querem ter certeza que os comentários em todas as postagens sejam recentes e originais e que as conversas ou os debates de postagens antigas não sejam retomados repentinamente.

se a senhora decidir configurar a moderação de comentarios, todos os comentarios recebidos serão direcionados para a página especial "aguardando moderação", que pode ser encontrada na guia Comentários aguardando moderação
Se você decidir configurar a moderação de comentários, todos os comentários recebidos serão direcionados para a página especial "Aguardando moderação", que pode ser encontrada na guia Comentários | Aguardando moderação

Robson Fernando de Souza disse...

E complementando meu coment: esse plugin também move os comentários do Blogger pro WP, se não me engano =)

Anônimo disse...

"Não vejo muita diferença em dizer o que a mulher tem que vestir e dizer onde ela tem que andar."

Não só onde andar como com quem andar.

Se você não vê diferença entre estar sozinha num lugar abandonado e usar qualquer tipo de roupa, problema é seu.

Anônimo disse...

Compare com a direção defensiva. Direção defensiva não é direitinho, dentro da faixa, etc. É dirigir olhando o que os outros estão fazendo. Não adianta nada estar com a razão no trânsito se não prevê ou antecipa o que o imbecil à sua volta está fazendo ou vai fazer e age de acordo. Segurança é isso. Mas as mulheres querem ficar livres e soltas achando que os outros é que têm obrigação de zelar pela segurança delas. É o contrário. A menos que saia com guarda-costas.

Anônimo disse...

Só ficar fazendo BO não adianta mesmo. BO não faz milagre, ele APENAS notifica a autoridade policial de um fato e não tem per se o poder de iniciar um inquérito policial na grande maioria das situações, ainda mais as que carecem de representação da vítima para dar seguimento. Tem que notificar o Google e fazer todo o procedimento judicial. E pode apostar que se fosse eu a ameaçada de morte, sim eu instauraria processo para cada um desses vermes porque a vida mostra que com certas coisas não se brinca.

Sobre o anonimato, eu gosto de postar anônima porque sou uma daquelas 4 pessoas no mundo que nunca teve uma conta Google e vive bem sem ela, sem o Facebook, Orkut e toda sorte de instrumentos de espionagem e violação de privacidade. Se tiver que abrir uma conta qualquer aqui pra comentar, não comento mais e fim.

Anônimo disse...

Quem já tem perfil no google mas não quer usá-lo, você teria que criar uma nova conta, sim. Mas não é nada demais. Crie uma conta com apelido e redirecione eventuais emails que você receber nela para sua conta de email particular, por exemplo.

Não abri conta no Google porque me foi solicitando um número de telefone celular para concluir o cadastro. Nem a pau, Juvenal!

Anônimo disse...

Se não acredita, faça um teste. Fale exatamente o que você sempre fala num blog ou fórum que você frequenta, trocando apenas o avatar, de feminino pra masculino ou vice versa ou algo mais neutro. E perceba como o tratamento muda)

Muda e muda MUITO. Sou mulher mas me "disfarço" de homem em fóruns de discussão para poder postar em paz.

Anônimo disse...

"No dia a dia as mulheres têm que saber se defender, têm que aprender a desconfiar, a não se exporem tanto (se expor não é usar roupa curta ou maquiagem). "

Não só as mulheres, como qualquer pessoa, homem, adulto, criança, idosos, freiras, padres...todos. Isso já não é uma questão de machismo/feminismo ou 'que absurdo a mulher não poder andar de boa por aí'. É um absurdo, mas não se enganem, não está restrito a mulheres. Claro que existe todo o peso (injusto) em cima da vítima do estupro, e que essa É SIM uma situação a ser mudada, porém, não são apenas as mulheres que têm que saber se defender, desconfiar e 'não se exporem tanto'. É uma questão de segurança, e direito à segurança vai bem além de gênero.

Diva disse...

A musiquinha anti-hater é sensacional.

"Waste of human skin" é o meu xingamento preferido a partir de agora.

Maria Helena disse...

Cara Lola, você pode instalar esse sistema de comentários (http://disqus.com/) que é gratuito e tem um painel de gerenciamento de spam, bloqueio de usuário, compartilhamento com redes sociais e outras funções.

Se precisar de ajuda, pode entrar em contato que ajudo a senhora a aplicar o sistema.

É bem simples e ainda importa os comentários atuais, e seria uma solução temporária enquanto a senhora não migra para o wordpress.

Abraço.

Joane Farias Nogueira disse...

Andar livre,leve e solta por aí? Não pode, mulherada. Façam seu trabalho para não serem estupradas. SÓ QUE NÃO!!
Ser mulher e querer ter o direito de ir e vir? Pode isso,produção?

"Mas as mulheres querem ficar livres e soltas achando que os outros é que têm obrigação de zelar pela segurança delas."

IP dedicado para SEO disse...

Exatamente o que procurava