sábado, 17 de dezembro de 2011

NOTAS DE SC: BLOGUEIRO MORTO E TURISMO SEXUAL

Se me permitem, quero dar duas notinhas sobre Santa Catarina (estado onde morei durante quinze anos e que eu amo, apesar d'ele ser extremamente conservador). A primeira quem me informou foi a Bete, uma catarinense num congresso em Brasília. Ela escreveu sobre isso no seu blog: estava numa conferência quando sentiu-se constrangida com a bolsa distribuída no stand de SC. A bolsa mostra uma mulher de perfil, ou melhor, só um pedaço da mulher vestindo canga, só bunda, coxas e joelhos. A bolsa não tem alça –- o lugar pra segurá-la é embaixo da cintura. O slogan? “Descubra Santa Catarina”. Pode isso? Por favor, alguém avise a Santur que já tem no mínimo dez anos que o resto do Brasil decidiu parar de incentivar o turismo sexual.
A outra nota é sobre Amilton Alexandre, mais conhecido como Mosquito. Na terça, dia 13/12, o famoso blogueiro catarinense, autor do Tijoladas, foi encontrado morto em seu apartamento em Palhoça, grande Florianópolis. Seu último post, datado do dia 9, era um tanto amargo, mas poucos que conheciam a figura pensavam que ele poderia se enforcar. No post, ele se pergunta o que havia conseguido com o blog. Bom, em primeiro lugar, muita briga e vários processos na justiça. Corajoso, Mosquito desafiou um monte de gente poderosa de SC. Eu só ouvi falar nele na ocasião do estupro de uma menor de idade em Floripa. Os acusados eram também menores, um filho de um dos donos da RBS (grupo que monopoliza as comunicações no sul do Brasil); o outro, filho de delegado. Mosquito comprou esta briga, dando enorme destaque ao caso no seu blog. Mas, infelizmente, o fez sem preocupação com a lei, que determina que menores suspeitos de crime tenham sua identidade preservada (daí as antigas vendas nos olhos e as iniciais, quando se fala neles). Pior: Mosquito publicou não só várias fotos e o nome completo do filho do Sirotsky, mas também nome e fotos da vítima!
Pouco tempo depois, vi Mosquito in loco em SP, no Primeiro Encontro de Blogueiros Progressistas. O blogueiro, longe de ser um progressista, não conseguiu angariar a simpatia que queria de seus colegas. Depois desse encontro em agosto de 2010, nunca mais ouvi falar dele, até sua morte na terça. Eu e muita gente duvidamos um pouco da hipótese de suicídio. Mosquito era turrão demais pra se matar. Agora vamos aguardar as investigações (tem que ter, o caso é suspeito!). Mas claro que uma morte dessas faz qualquer blogueir@ tremer nas bases. Já vou avisando, pegando emprestadas as palavras da Maria Frô:

26 comentários:

Teresa Silva disse...

"O blogueiro, longe de ser um progressista, não conseguiu angariar a simpatia que queria de seus colegas."

Como assim, Lola? Por que ele não era um progressista?

E ainda tem gente que fala da "superioridade" do sul sobre o restante do país, dizendo que são mais limpos, mais educados, mais trabalhadores, etc.

Loja Moeggall disse...

hmmmm

Sara disse...

Coitados dos homens flasht são todos uns drogados rrsss.

Sara disse...

Ja tinha ouvido falar desse blogueiro no FB, estão fazendo essa denuncia.
Por tudo o que li a respeito era muito improvavel que ele tivesse perfil de suicida.
Talvez essa seja mais uma injustiça pra coleção enorme que estamos fazendo aqui no Brasil.
As vezes da até vontade de apoiar um pessoal tresloucado que eu vi postar aqui a favor de linchamentos.
Alguem tem uma saída melhor ??

Loja Moeggall disse...

Toda morte é um suicídio (na verdade, não existe morte, graças a deus).

R.I.P.

Maria O disse...

o estranho é que houve outra morte aqui em SC mas na região de Chapecó. não faz nem um mês do ocorrido.
o vereador morto também foi dado como suicida, sendo que ele denunciou corrupção na cidade...

e Teresa Silva, não seja patética.
esse papinho de superioridade não nos serve de nada, tendo em vista que nosso estado é super violento e conservador (redundância?). informe-se melhor.

Anônimo disse...

Maria O, vc precisa chamar a Teresa Silva de patetica??!! A troco de nada as pessoas se agridem aqui na caixa de comentarios...

Anônimo disse...

Eu, vc eh outra que gosta de atizar, hein? "Toda morte eh sum suicido..." a troco de q fazer um comentario assim diante do post que trata de tamanha seriedade?!

Isabel disse...

Maria O., acho que Teresa não disse que TODOS os sulistas se sentem superiores ao resto do país, mas sim que existe um papinho(mito, aparentemente pelo que vc fala) de que o Sul é mais civilizado e superior ao resto do Brasil. Aqui na Bahia já ouvi muuuito isso. Desnecessária essa sua agressão, hein.

Loja Moeggall disse...

Lisana, desculpe, amore, é um pouco de 'food for thought'. O mundo não é bem o que parece ser, né? Se for muito pesado prá vc, pode desconsiderar. :)

Bjs

Lord Anderson disse...

Caso estranho mesmo.

Precisa ser investigado sim, mas será que terá tratado seriamente?

Thays M. disse...

as investigações estão apontando suicídio, pelo que eu andei lendo (desculpem não postar a notícia, mas não achei mais). mas, enfim, o cara mexeu com filho de delegado e com a rbs... né? quem vai dizer que foi assassinato?

mais esquisito que o caso, só os comentários do post hoje... não entendi o estresse, rsrs

Isadora Rubim disse...

Acreditamos que tenha sido realmente um suicídio, a pesar de ser inevitável essa desconfiança já que ele foi ameaçado de morte inúmeras vezes. Ele vinha anunciando há dias a vontade de tirar a própria vida entre o círculo de amigos e ate carta de despedida deixou. No http://cangarubim.blogspot.com/, blog do meu pai e amigo dele você encontra mais informação.

Gabriele disse...

Não quero falar desse caso específico, que realmente parece merecer uma investigação beeeem aprofundada... mas isso de "perfil de suicida" não é tão simples quanto pode parecer. Nem todo mundo que tem ideação suicida deixa transparecer sua depressão. Com homens, que infelizmente sofrem uma pressão da cultura machista para não demonstrarem sua vulnerabilidade e pedir ajuda, isso acaba sendo ainda mais comum, de ninguém notar até que seja tarde demais. É uma coisa bem complicada.

Anônimo disse...

Eu, qdo vc diz que o mundo naun eh o que parecer ser, o que vc quer realmente dizer? O mundo eh pior do que parece ou o mundo naun eh taun ruim qto parece?

E naun eh assim facil desconsiderar o que se le qdo o que se le eh algo que naun encaixa no contexto da seriedade do assunto a que se refer o blog.

Anônimo disse...

e o vereador tb andou anunciando o proprio suicidio?

Anônimo disse...

o estresse alheio a gente naun precisa entender, basta respeitar...

Lord Anderson disse...

Gabriele.

Pois é, por isso o grau de suicidios entre policias é tão alto quando comparado a outras camadas da sociedade.

Eles vivem em situações de risco, submetidos a muito stress (policiais honestos em meio a grupos com muitos corruptos ou coniventes, então)numa intituição que prega fortemente o corporativismo e da pouca atenção aqueles com problemas.

É extremamente dificil policiais admitirem que precisam de ajuda psicologica, até pq aqueles que o fazem são mau visto e ficam com suas carreiras sob ameaça.

O resultado é tragico para eles e para a sociedade.

Lord Anderson disse...

Eu tive um colega de trabalho que cometeu suicidio.

Foi anos atraz e foi um choque pq no dia ele se demonstrava alegre, animado...

Só algumas vezes parecia um pouco mais quieto, mas dizia que eram problemas do dia a dia (dividas, namoro,correira, etc), aqueles que todos nós temos, e dai vem outra questão, não nunca sabemos oq vai levar a pessoa a isso.

Tem coisas que para a maioria das pessoas seria contornavel, um problema menor, ou mesmo maior, mas sem nunca levar em conta a ideia do suicidio. Mas para outros é algo insuportavel.

Deve ser um dos motivos pq o tema é tão tabu e desconfortavel para nossa sociedade.

Camila Fernandes disse...

Bom dia, Lola! Estive viajando e dei uma sumida daqui, li os últimos posts, mas não vou comentar em todos agora.

É um assunto delicado, mesmo. Como o pessoal já falou aqui, muita gente que está passando por uma depressão ou planeja um suicídio não pede ajuda. Entretanto, o caso é suspeito, sim. Para resolver, só mesmo uma investigação aprofundada e imparcial. Resta saber se vai ser assim, não é?

Quanto a essa (má) publicidade em SC, lamentável. É impressionante que algum publicitário tenha a coragem de vir com isso.

Anônimo disse...

a revista Time escreveu sobre o Socrates (jogador brasileiro) e sua morte... muito bacana o trabalho da Time! ateh citou que alem de medico, Socrates tb se doutorou em Filosofia e era uma voz pelos pobres... e tb o que Dilma falou sobre Socrates!

Anônimo disse...

eu tinha lido que Sohcrates (jogador brasileiro) morreu por complicazoes devido ao alcoolismo.

a revista TIME diz que ele morreu de ceptic shock/choque sehptico

ler aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Choque_s%C3%A9ptico

e sobre SEPSE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sepse

e pra quem le em ingles, a opzao da Wikipedia em English oferece um artigo bem mais esclarecedor... basta clicar em English, ao lado esquerdo da pagina da Wikipedia.

Anônimo disse...

ai, gente, me desculpe eu abordar sobre Socrates como o fiz... o assunto jah eh passado pra vcs, mas prah mim eh novo.. depois de postar meus comments fui dar uma busca em portugues e me dei conta de que estive comentando o Padre Nosso com o vigahrio... sorry... mas valeu compartilhar sobre a revista Time.

Anônimo disse...

foi morte encomendada...duvido que tenha se matado.
e aqueles muleques estupradores vão ficar soltos... pqp!

Unknown disse...

Que que é iso gente!!!!!!!????????????????????????????

Anônimo disse...

Me parece que a ideia da sacola é dar a impressão de que a pessoa carregando é que esteja de canga, na praia. Como aqueles copos com desenho de bico de tucano: vendo a pessoa bebendo, de perfil, parece que o bico é dela. Sabe?