domingo, 21 de março de 2010

GLOBO CORTA FILMAÇO EM PEDACINHOS

O pênis do Viggo não passa na TV.

Oi, gente querida! Aproveitando uma folguinha na minha agenda apertada, venho aqui dizer que ontem vi Senhores do Crime. Vocês viram? Passou na Globo. Geralmente a Globo só exibe porcaria nas noites de sábado, mas vi o comercial anunciando Senhores e na hora pensei: "Preciso aproveitar! Senhores é excelente, um dos melhores Cronenbergs!". Só que eu tinha certeza que o filme seria picotado. Mais que cortado mesmo, picotado. E foi o que aconteceu.
Eu ficava imaginando como a Globo faria para (não) mostrar a cena mais famosa de Senhores, aquela do Viggo Mortensen tatuado lutando nu numa sauna. Esta cena é uma das lutas corporais mais incríveis da história do cinema, e faz todo o sentido o Viggo estar nu. Afinal, ele tá numa sauna, e seria absurdo que ele lutasse com uma toalhinha. E é explicado que os mafiosos russos gostam de se encontrar em saunas porque assim eles podem ver no corpo, graças às tatuagens, toda a importância do sujeito. Viggo é enviado pra lá pelo chefão para ser morto no lugar do filho (Vincent Cassel, de Irreversível, talvez mais conhecido por ser marido da Monica Bellucci). Ele é alçado à categoria de capitão na noite anterior (quando é avaliado por vários mafiosos, entre eles o Michael Sarne. Quando vi o Michael ontem me lembrei do post que escrevi há dois anos. Ahn, é que na época eu e o maridão não sabíamos da existência do print screen pra copiar imagens do computador e captamos a aparição do Michael com a máquina digital mesmo. E acho que fotografamos outras coisinhas também, como um diagrama de visitas do SiteMeter. Daí o Pedrinho, aquele desalmado que me abandonou mas ainda se atreve a se auto-intitular "meu melhor fã", escreveu nos comentários: "Lolinha, por favor, diga que você não fotografou a tela do seu computador!". Foi um momento hilário, que rendeu um post espirituoso narrando os meus vastos conhecimentos cibernéticos). Depois desse parêntese imenso, é óbvio que me perdi. Onde é que eu estava mesmo? Ah, na sauna com o Viggo pelado. O filme não dá destaque ao bilau do Viggo, mas ele está lá, faz parte do cara. E a Globo decidiu castrá-lo. Pô, nem que o filme passe após a meia noite dá pra mostrar um nu masculino?! Não dá pra pelo menos seguir a cartilha de Hollywood? (A cartilha é: mostrar pênis em repouso, ganha classificação Rated R; mostrar pênis ereto, classificação Rated X, a mesma dada pros filmes pornôs, e aí o filme reduz seu público, menor de 18 anos não entra, a Blockbuster não compra, jornais não aceitam propaganda do filme - desastre financeiro total.) Pensei que a Globo cortaria a cena inteira, mas ela deixou uns pedaços. Agora, qual seria o grande problema em mostrar o Viggo nu? Eu já vi um pênis (faz tempo, mas já vi)! Juro que eu não me escandalizaria! Eu aguento! (sem falar que o Viggo nem tá bonito neste que é o melhor papel de sua carreira).
A Globo também cortou parte da cena em que o Viggo é forçado a transar com uma prostituta. E outra em que um rapaz com problemas mentais tem sua garganta cortada. Essa cena é tipicamente Cronenberg (diretor de A Mosca, Scanners, Gêmeos etc, e também
do veículo pro segundo melhor papel do Viggo, Marcas da Violência). Passam uma faca por cima da roupa, no pescoço do garoto. E, em seguida, o sangue jorra. Muito sangue. Bom, na Globo não sai nem um pinquinho.
Mas o mais chato é que eles escolheram todos os momentos errados pros intervalos comerciais. Tipo: uma cena-chave em Senhores é quando Viggo está no hospital, depois da luta na sauna. Até então achamos que ele é um psicopata como os outros. Só aí ele se revela (spoilers! Spoilers! Se vocês não viram o filme, deveriam ver. Pulem a frase seguinte): ele é um agente disfarçado, tal qual o Leo em Infiltrados. Que vida péssima essa gente tem, não? Enfim, bem nessa revelação fundamental, a Globo incluiu seu plim-plim. Como o maridão falou, "Eles devem ter aprendido com a Bandeirantes".
Mas querem ver uma
censura que não tem nenhuma explicação? Antes preciso explicar que faz tempo que não via Senhores, então, de repente, posso até estar enganada. Mas acho que não. Tenho quase certeza que não estou inventando. Numa das últimas cenas (não é exatamente um spoiler), o Vincent beija o Viggo na boca. O Vincent, afinal, interpreta um homossexual num dos piores lugares para ser gay (numa organização mafiosa. O segundo pior lugar deve ser no BBB 10, ao lado do Dourado). A atração que o Vincent sente pelo Viggo é palpável, mas ele não pode admitir, tem que continuar no armário pra sempre. Nesse momento de emoção intensa, ele confunde o carinho do Viggo por algo carnal, e o beija. E o Viggo delicadamente o afasta (não pode ser que eu esteja inventando tudo isso, pode?). Pois bem, como é que a Globo corta essa cena? Não tem violência, não tem nudez, não tem sexo. É só um homem beijando outro homem! E ficou de fora da TV. Em seguida, o Viggo beija a Naomi Watts, mas isso a Globo não corta, porque é o padrão heteronormativo, né? Pffff.
Meu recadinho pra Globo:
Ah, algum dia eu filmo o maridão imitando o Viggo nesse gesto de "tô de olho em você, e você corre risco de vida". Ele ainda inclui um movimento de garganta cortada e enforcamento, só pra reforçar a ameaça. É impagável. Quase melhor que um Viggo nu.

19 comentários:

Gabriela Martins disse...

Eu nem conto com filme na Globo por causa dos cortes, e pior que acho a maioria deles tão sem justificativa... Lembro que no ano passado eu estava à toa e começou a passar "10 coisas que eu odeio em você" na Sessão da Tarde. Filme bobinho do Heath Ledger, levemente inspirado na Megera Domada do Shakespeare...

Sei que num dado momento eles cortaram uma informação muito importante do filme: que a irmã mais velha já tinha transado com o garoto q a mais nova queria namorar. Ela só disse "namorei com ele e ninguém soube" ou algo assim. Censura boba, tirou um bom peso da cena e deixou uma piadinha a respeito do pinto do cara sem o menor sentido - ah, isso eles não cortaram.

Celia disse...

Pois é, e essa censura hipócrita atual não se resume só aos filmes. A novela "O Clone" está para ser reprisada há anos (ela é de 2001), e nunca a colocam no ar porque há uma trama que aborda as drogas. Segundo alegaram, para ela ir ao ar no horário da tarde, teriam que cortar toda a trama que se relacionasse a esse tema, o que seria impraticável (e absurdo!). Não sei da onde vem todo esse moralismo idiota, semana passada a Angélica no programa "Video Game" prefiriu falar "buzanfão", ao invés de bunda, porque segundo ela não poderia ir ao ar!!!

Veruska disse...

Tb vi, Lola, lamentável... No mais, saudades dominicais do Senna. Bjos #Senna50

Paola disse...

Olha, Lola, eles cortam até "Operação Cupido", eles conseguem fazer picadinho de qualquer filme, por razões variadas, mas o Dourado pode falar qualquer merda, que vai pro ar!
Não pode falar de drogas, mas na novela pode tudo!
É a padrão Globo de manipulação!

Vivien Morgato : disse...

Outro dia caí na besteira de assistir Malcom X na tv.
Depois de fazer um estardalhaço com Daniel, elogiando o filme e o livro, vi uma colcha de retalhos que não fez sentido nem pra mim
( note que eu já havia assistido algumas vezes, lido o livro, coisa e tal)
Se não dá pra passar, não coloca...mas retalhar é o fim da picada.
beijos.

aiaiai disse...

Inda bem que não estava vendo o filme. ia ficar muito p da vida se perdesse horas de sono para no final nem ver o pênis do cara...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mas taí um tema bom para ser melhor elaborado: por que pode mostrar tudo de mulher e não pode mostrar de homem?
e por que quando mostram de homem, não pode ser no seu "melhor momento"?

será que é para as minas não compararem kkkkkkkkkkkkkkkkkk e acharem os de seus digníssimos meio "insatisfatórios"?

ou será que é para não despertar desejos ocultos dos caras? kkkkkkk


agora, finalizando, beijo de homem com homem, eu não entendi porque cortaram. afinal tem até em novela, não tem? Ou eu to viajando também?

Carolina Pombo disse...

Oi Lola, eu tb não tenho certeza, mas acho que a cena do beijo não é mesmo explícita. Não vi ontem na globo, e sei que eles fazem uns cortes. Mas, não acho que eles cortariam um beijo entre homens num filme como este... Acho que tem coisas mais explícitas que eles não só mostram como fazem questão de associar a imagem de "politicamente corretos". Porque hoje, para nossa sorte, é muito mais reprovável a homofobia do que a homossexualidade na tv. Sei lá... é o que eu acho!

Fer disse...

Há, imagine se ela (TV globo) fosse passar "Velvet Goldmine"??? pica o filme todo então e...joga no lixo!

Bjos

Gaúcho disse...

Dia desses baixei o filme "A Vida De Brian" dublado no Emule (cinéfilos podem me odiar, mas eu prefiro filme dublado) e tive uma suspresa desagradável: o filme é retalhado, embora seja de uma gravação antiga, o que mostra que picotar filmes não é um costume novo da Globo. O que se devia fazer é um boicote geral, não assistir mais filmes na Globo enquanto ela continuar retalhando os filmes. (Só que eu não poderia participar, porque já não assisto TV desde o começo dessa década.)

Unknown disse...

Até comédia eles cortam. Domingo passado cortaram "Um Tira Muito Suspeito" a cena em que o Martin Lawrence flagra, escondido, um sujeito se masturbando. Logo depois aparece a cena em que ele é apresentado ao sujeito e ele se recusa a cumprimentá-lo. Devido ao corte da Globo, a engraçadíssima cena em que ele não quer cumprimentar o cara ficou sem sentido pra quem nunca viu o filme completo.

Felipe Guimarães disse...

Odeio assistir filmes na Globo por causa disso e pelas novelas que possuem homossexuais sem enhum beijo (teve duas novelas, um com homossexuais masculinos e femininos. Nada de beijo).
Lola, se a Globo nem se atreve a passar uma propaganda de uma velinha falando que é só para transar (aquela do Cauã Reymond), imagine um beijo homosseuxal. Alias, como eles fizeram pra passar Brokeback?

Mariana Costa Zattoni e Silva disse...

Gosto dos seus textos! Vou te seguir!

Giovanni Gouveia disse...

Censurar um beijo entre homens num filme ambientado na Rússia?

http://notasaocafe.files.wordpress.com/2009/03/kiss_29032009_21.jpg

huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuá

Patricia Scarpin disse...

Um dos filmes de que mais gosto na vida, Lola!
Viggo a cada dia se torna um ator mais maravilhoso - mal posso esperar por "The Road".

Leda disse...

bom dia,Lola...ontem assisti o filme"senhores do crime"(em dvd)não tinha visto na Globo ou lido antes seus comentários...não existe o beijo no final,só a cena do abraço e quase uma insinuação de beijo rápido...foi o que teu subconsciente captou...qto ao penis do Vigo,(não tem close,evidentemente),será que teria a globo recortado?a cena do degolamento é mesmo sangrenta e bem feita,vi nos extras... o Viggo passou um tempo na Rússia no submundo de lá para encarnar bem o russo,sotaque,falas,etc...
(escrevo de Caçador,oeste de Santa Catarina) abraço Leda

Ághata disse...

Ô, Victor, o cara tava mesmo se masturbando ou só colocando um remédio para aliviar alguma doença venérea...? Juro que quando assisti esta cena (tá, fazem muitos aninhos que assisti este filme), achava que ele tava só passando algum remédio ou coisa assim.... ^^'

Pedro disse...

Hahahaha Que legal, o seu fã mais amado sendo citado em um post que sua queixa principal é Onde esta o penis ? EHAUehuae Podia até fazer um livro a la Onde esta o Wally ?

Mas td bem... presumo que se vc fosse falar de chocolate provavelmente perderia a linha e ñ conseguiria citar seu fanzao, então resolveu falar do penis do Aragorn msm...

Agora não sei oq é mais trash vc reclamar dos cortes ou vc, Lolinha, amante do cinema, assistindo uma obra foda dessas com essas dublagens HEhe.

Quanto ao Print-Screen, eu fico emocionado, de verdade. Antes vc era uma porta de madeira, hj vc já ta uma porta daquelas de loja que abrem pelo sensor quando vc se aproxima... que evolução ;)

Bjo Lolinha

lola aronovich disse...

Ah Pedrinho, morri de rir com seu comentário. Vc precisa aparecer mais por aqui, seu ex-"meu melhor fã".
Saiba que me chamar de porta de madeira não é nenhuma ofensa, porque acho portas lindas. Já porta que se abre por sensor... Ahn...
Mas eu continuo gostando de vc apesar de vc ser de direita e provavelmente ser o ACM Neto disfarçado. Porque fala a verdade, tem mais alguém de direita em Salvador além do ACM Neto?

Anônimo disse...

Mas ninguém pensa em mostrar seios nos filmes, propagandas,parece até que é uma parte do corpo como o pé, a mão, as partes deles sempre escondidas, a gente não tem o direito de sentir atração por eles, só somos objetos deles...isso só aumenta a erotização sobre a mulher na mídia...