quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

QUER PARAR DE SER CHAMADO DE HOMOFÓBICO? PERGUNTE-ME COMO

Qual é a dúvida? Será que ele é (homofóbico)? Para, né?

Ainda sobre o BBB 10, um dos comentários mais elucidativos que li no fórum de algum lugar (desculpe, esqueci aonde) reclamava que isso de héteros serem forçados a gostar de gays, a achar os gays o máximo, e do "fato" de os gays se fazerem de vítimas "estava fora de controle" e tinha que acabar djá. A torcida dourada é justamente isso: uma luta para ter o controle de volta. Controle pra quê, exatamente? Não pra dominar o mundo, que o mundo segue sendo tão hétero quanto sempre foi. Controle pra poder ser homofóbico em paz, oras, que homofóbico também tem sentimentos e não gosta de ser criticado ao expor suas opiniões.
Como não sou homossexual, não pensei direito em algumas coisas. Coisinhas que
não me passaram pela cabeça porque não fazem parte do meu cotidiano, já que sofro (modo de dizer) do privilégio hétero. Por exemplo, todo preconceituoso é ignorante? Acho que sim, mas até que ponto algo é preconceito, e algo é fruto da ignorância? O Dourado dizer que homem hétero não pega AIDS, isso é ignorância, preconceito, ou os dois? Pra mim, os dois. E please, gente, não é a mesma coisa da Angélica ter dito que lésbica não pega AIDS. Porque estatisticamente é bem, bem difícil lésbicas serem contaminadas pelo vírus da AIDS durante uma relação sexual. Enquanto homem hétero com AIDS tem de monte, né? Opa, não, não. Reza a lenda popular que, se um cara hétero pegou AIDS, é porque sem dúvida deve ter dado no mínimo uma puladinha de cerca e transado com um gay ou travesti. Ou seja, ele não era verdadeiramente hétero, não era um homem com H. Se fosse, já nasceria vacinado contra a AIDS (que, como todos sabem, apesar dos números desmentirem, é exclusivamente uma "peste negra gay"). (E as prostitutas que insistem no uso de camisinha só fazem isso por medo de engravidarem, imagino.) Lembra do Magic Johnson? O mito do basquete não era usuário de drogas, não tinha passado por transfusão de sangue, era casado com uma mulher, e ainda assim - por um milagre! - pegou AIDS. E agora tem que passar o resto da vida não só com uma doença incurável, mas também com a suspeita de que, hmm, ele deve ser um gay enrustido. Um sujeito como o Dourado definitivamente acredita nessas besteiras.
Então. O que vejo nessa história toda é gente hétero se queixando por ser chamada de homofóbica. Eles querem continuar a ostentar sua homofobia, como sempre fizeram, mas não querem ser criticados (e muito menos criminalizados) por isso. Dá licença: não
quer ser acusado de homofobia? Deixe de ser homofóbico, ué. É simples. Muitos héteros conseguem. Mas a torcida dourada inventa que seu representante-mór não é homofóbico porque, pra eles, homofobia é outra coisa. Homofóbico é quem sai na rua espancando e matando gays. Como Dourado não matou nem espancou nenhum dos três gays dentro da casa (apesar de ter ameaçado bater em Angélica se ela fosse homem), ele não é homofóbico. Lógica cristalina, certo? Só que, pô, tem que ser bem ignorantezinho pra reduzir homofobia a apenas isso. Homofobia é, sim, sair de uma pista de dança que está tocando um "hino gay". É colocar "pessoas normais" numa categoria, e gays em outra. É fazer careta quando um gay fala em sexo. Que eu saiba, Dourado já fez tudo isso e mais um pouco nesta edição do BBB.
Acho incrível quem não vê que Dourado é um textbook case, um
estereótipo do homem machista, homofóbico, violento. É um clichê mesmo, quase uma caricatura. Primeiro que machismo e homofobia raramente andam separados. Dourado representa o pacote inteiro. Seus gestos, sua postura, sua arrogância, sua forma de falar como se fosse o dono da verdade - tudo nele representa esse personagem tão conhecido. Quantos homens assim a gente não conhece? Eles se definem principalmente em relação ao outro. Pra provar que são homens, têm que provar a toda hora (provar pros outros héteros, lógico, não pros gays) que não são gays. E pra provar isso não é necessário sair matando gays, algo que é contra a lei. Dá pra provar fazendo piadinhas sobre gays. Dá pra provar olhando com desdém pra um gay. Ou lembrando que só gay pega AIDS. O engraçado é que a maior parte desses homens másculos começam suas frases com "não tenho nada contra os gays", seguidas por adendos como "mas se um gay der em cima de mim, eu encho de porrada", ou "mas prefiro que filho meu seja ladrão-estuprador que gay", ou "mas gay é um perigo pras criancinhas", ou "mas desde que fiquem longe de mim".
E óbvio que o "outro" que serve de contraponto, de oposição ao homem com H, não é apenas o gay, mas também a mulher. Mulher é definida como tudo que um homem másculo não deve/pode
ser. E, pra provar sua masculinidade, o homem másculo tem que ser o mais machista possível. Nessa linha Dourado também dá show. E ainda assim, mesmo sendo um exemplo tão bem acabado do brutamontismo homofóbico e machista, Dourado é visto por tanta gente como um cara legal, autêntico. E se ele tem falhas é porque todo mundo as tem, sabe? Sei não, eu conheço um montão de gente legal e autêntica. Mas eu olho prum Dourado, que tem um vocabulário um tanto limitado pra se expressar quando encontra membros da família e amigos ("C*ralho! C*ralho! C*ralho!"), e não consigo vê-lo como um cara legal. Eu o vejo como um pitboy meio passado da idade. Um sujeito que foi tão construído para viver nessa camisa de força da masculinidade que, sério, me dá até pena. Até pra expressar carinho ele se vale da agressividade. Novamente: quantos Dourados a gente não conhece no nosso dia a dia?
Mas, voltando ao tema da ignorância, a torcida dourada parte de um pressuposto altamente estúpido pra tentar provar que não é homofóbica. Inventa que quem sofre discriminação, hoje em dia, é o heterossexual. Que o mundo inteiro é gay. Que ser gay é considerado o suprassumo da civilização. Putz, em que mundo esses caras vivem? Porque eu queria ir pra lá. No meu mundo, menos cor de rosa, gay não pode se beijar no capítulo final da novela, porque o público acha nojento. Gay não é contratado pra trabalhar em algumas empresas ou pra ocupar certos cargos. Gay não pode andar de mão dada com a pessoa amada. Gay é morto a socos e pontapés por patrulhas de machos másculos que o pegam andando de mão dada com a pessoa amada.
Na boa,
eu não conheço uma só pessoa que se queixa de "heterofobia" que possa ser tida como inteligente. Porque é só pensar um pouquinho. Quantas vezes você foi discriminad@ por ser heterossexual? Você já foi criticad@ na rua por estar de mãos dadas com alguém do sexo oposto? Você já deixou de ser contratad@ pra um emprego por ser hétero? Você tem que ouvir muitas piadinhas tirando sarro de heterossexuais? Já descartaram o que você disse na base do "Isso só pode vir de um heterossexual"? Creio que essas situações não acontecem com um hétero nem que ele entre num bar gay. Nem que entre num bar gay vestindo camiseta de "Orgulho hétero"!
Agora, se você é mulher, pense em quantas vezes você já foi discriminada po
r ser mulher. Se é negr@, quantas vezes você já foi discriminad@ por ser negr@. Se for deficiente físico. Se for gord@. Se for ateu. Se for de uma religião mais fora do padrão. Inclua aí a minoria que você quiser, e pense no preconceito que enfrentou. E aí, faz algum sentido dizer que o verdadeiro discriminado é o homem branco hétero de classe média? O padrão por/de excelência?
Torcida dourada, de autêntica você não tem nada. Está apenas regurgitando v
elhos clichês. Mas mudar é possível: basta refletir um tiquinho sobre as asneiras que diz. Não dói. Ou até dói, mas depois passa, e você vira uma pessoa melhor. Não por "virar gay" (assim como se você deixar de ser racista, não vai virar negro). Mas por se tornar alguém que reconhece seus privilégios e decide combater preconceitos. Olha, vale a pena. Recomendo.

87 comentários:

Amanda disse...

Muito bom, Lola. São coisas tão obvias, mas que parece que tem gente que ainda não entendeu, né?

Neide disse...

Adorei seu poste Lola!

Vera Lúcia disse...

Post perfeito, Lola.
Em algum lugar alguém comentou que Dourado não é homofóbico, que ele apenas declara abertamente sua heterossexualidade. Engraçado, há outros homens héteros na casa do BBB que não precisam "declarar abertamente" sua macheza e não ficam rígidos de tensão quando conversam com os gays, como se o menor contato fosse contagioso ou desse margem a especulações. Mas justamente Dourado, que ficou pra morrer com a piadinha do Bial, que acha que só gay pega Aids, que outro dia dividiu as pessoas em "gays" e "normais" - justamente esse homem é eleito pelo público.
Creio que Dourado representa o pensamento do brasileiro médio, que acha a homossexualidade uma aberração, já que Deus fez homem e mulher, pênis e vagina, blá, blá, blá...

Eduardo Braga disse...

Calma Lola! Até o final do reality o Serginho já terá "catequisado" o Dourado!

Anônimo disse...

Poxa! Que legal seu blog! Adorei!
Encontrei por aí, entrei e me identifiquei na hora!
Vou acompanhar e repassa com certeza!

Até!

Elaíne

Bruno S disse...

Quando a frase começa com não "não tenho nada contra", ou suas variantes como "não sou preconceituoso", "não sou racista", podemos ter certeza que após o "mas" virá alguma atrocidade.

Afinal é difícil alguém se assumir preconceituoso.

Unknown disse...

Lola, pra mim, o ápice da homofobia do dourado foi quando a lia falou pra ele que ele era preconceituoso e não gostava de ser chamado de gay. E daí ele rebateu, dizendo que que não gostava ser chamado de gay, de ladrão e de nazista. Quer dizer, tudo num pacote só. A Elenita foi e desenhou pra ele, dizendo isso que eu acabei de dizer. Não precisa ter lido bakhtin nem entender de análise do discurso pra entender o que uma fala dessas significa, né? http://ow.ly/16wSp

E o problema de as pessoas não reconhecerem a homofobia no dourado me parece ser uma reação muito simples. Como elas não reconhecem a própria homofobia, fica difícil reconhecer no outro, ainda mais quando o outro é puro espelho. E, daí, claro que eles vão negar a homofobia do dourado, pq estão negando a própria.

A parte boa dessa discussão é que, ao menos, parece haver um desconforto em ser classificado como homofóbico. A parte ruim é que as pessoas ainda não se deram conta do que é homofobia. Ainda é preciso desenhar e muita gente ainda não entende ou faz questão de não entender.

Unknown disse...

Não acho que o Dourado seja homofóbico. Acima disso, ele é um grande ignorante. Sua ignorância é tamanha que o "pobre coitado" acaba passando por homofóbico, racista e machista.

O Elieser, por exemplo, não aceitou que a Cacau tivesse beijado outra mulher, considerou isso um absurdo e repensou o relacionamento. Deu pra ver que ele claramente esconde que é homofóbico, mas não é ignorante, não iria por tudo a perder. R$1,5 milhões é muito dinheiro.

E é assim que vive a homofobia no Brasil, convenientemente entrelinhas. Não acho justo pegarem o Dourado para Cristo.

Kenny Guilherme disse...

Parabéns pelo post, Lola. É incrível como os homofóbicos não reconhecem esse próprio defeito e como fazem questão de negá-lo.
Outro dia, conversando com um amigo (que é inteligente, pasmem) bem conservador, perguntei a ele: "e se vc tivesse um filho e percebesse que ele é gay, o que vc faria?" Ele: "pagaria uma prostituta para mostrar a ele que mulher é bom". Lamentável.

Marissa Rangel-Biddle disse...

Pitboy meio passado da idade foi otEmo!!! Bjs

Caio Ricardo disse...

Negão, estranho ler que você não considera o Dourado homofóbico apesar de todas as declarações e atos dele, e com o mínimo de "falta de jeito" da parte do Eliéser considera-lo homofóbico.

Amei seu post Lola, te invejo por escrever tão bem.

Ana Farias disse...

Oi, Lola! Cheguei no seu blog por indicação de uma leitora do meu, e tô adorando suas colocações. Vc escreve bem demais, virei fã!

Quanto ao que vc escreveu sobre o Dourado, não posso falar sobre ele pq não estou acompanhando essa edição do BBB (mas esse cara não me é estranho...Vou googlar). Falando em atitude, no entanto, eu acho muito impressionante como as pessoas conseguem levantar e defender bandeiras preconceituosas. Qualquer bandeira.

beijinho!

Anônimo disse...

Perfeito seu texto, abri agora por alguém que divulgou no twitter e vou repassar. Adorei a ironia no texto, pq é exatamente isso q estamos vendo,

Isadora disse...

adorei! realmente o 'pitboy meio passado da idade' define o moço!

Alexandre Rolim disse...

Oi Lola,

Vou mudar um pouco de assunto, apesar de ter gostado muito do post. Sou eu quem lhe escrevi há alguns posts atrás lhe contando que tinha passado no concurso de professor da UFC. Bom, gostaria de saber como está a sua documentação. Já entregou tudo? Eu entreguei minha documentação na segunda-feira e, pelo que me disseram, a posse vai ser na próxima semana. Você soube que alguns professores já tomaram posse terça-feira passada (anteontem)?

Bjos

Alexandre

Anônimo disse...

Adorei o post.
Gostaria de saber como funciona a seleção dos participantes desse Big Brother. É impressionante como é um participante pior que o outro.
Na edição atual, da nó na garganta a homofobia do Dourado e o jeitão "MACHO" do Eliézer com as mulheres (só com as mulheres, porque diante do Dourado, ele fica mansinho, mansinho).
Vanessa

Anônimo disse...

Ah!!!
Mais uma coisa a respeito do
Eliézer.
É impressionante como atitudes semelhantes às que ele teve com as mulheres fazem tanta parte da nossa sociedade que a maioria das pessoas nem percebe e muitas vezes até justificam. Não dá, Lola.
Vanessa

Unknown disse...

um blablabla contra dourado ''homofobico nazista e blablabla'' smepre a mesma conversa vai estudar povo ignorante

Unknown disse...

Vera lucia, na casa existem outros heteros que ao contrario de Dourado vem sim sendo chamados de gay, em varias comunidades gay, voce pode visualisar post, de gays falando que Michel, Cadu e Eleser estão a um passo para sair do armario, justamente por que não são como Dourado, Ou seja, eles não se posicionam com relação a sua sexualidade, e até dormem de coxinha com viados, tente frequenta mais comunidades homo que voce vai ver que oque falou é totalmente idiota.

Homem tem sim que ter e mostrar seu orgulho por ser homem!

ane disse...

Lola, faço parte da minoria. Sou mulher, evangélica,pobre e gorda. Mas algo que não sou é ignorante. Respeitar o próximo é o mínimo que devemos fazer.
Quero dizer com isso que: Amei seu post e asseguro que com a forma que vc descreveu abrirá ainda mais os olhos da população seja negra, feminina, gordinha, com necessidades especiais e todos que se sintam menosprezados de alguma forma.

PS: PARA NEGÃO INTERNAUTA

Eliézer é sem noção do que fala e se comporta. Abre a boca e só fala besteiras tentando agradar e se expressar. Mas Dourado é ainda pior, pq consegue enganar a todos, inclusive vc. Faz caras e bocas, diz o que quer e depois dá uma meia volta e pede desculpas.
Agora fica a pergunta: SE ELE DISSER QUE VC NÃO DEVERIA TER SAIDO DA SENZALA, VC TBM ACHARIA ISSO "NÃO PRECONCEITUOSO"?

Omar Talih disse...

Talvez por isso a Lei Maria da Penha tenha pouca validade e pouco uso no combate a violencia contra a mulher. Pelo menos quando há um Delegado "homem" no caso e também por ignorancias deste tipo que temos mais um virus da AIDS, o XDR,que é resistente a todo tipo de drogas. A disseminação é feita por 'machões' que acreditam que não precisam usar preservativos porque heteros não pegam AIDS. Mas a discussão é muito mais profunda: A ignorancia, o machismo a homofobia e outras fobias mais não são fáceis de se combater, pois há apoiadores até entre as vítimas, que muitas vezes trazem para si a culpa pela agressão física ou moral (duas vezes vítimas). Muito ainda passará até que possamos viver harmoniosamente como dizia Paul MacCartney:
"Ebony and ivory live togheter in perfect harmony side by side on my piano, oh Lord, why don't we?"

Anônimo disse...

Quando a frase começa com não "não tenho nada contra", ou suas variantes como "não sou preconceituoso", "não sou racista", podemos ter certeza que após o "mas" virá alguma atrocidade. [2]

- x -

Não tô assistindo, então nem tenho como falar.

Mas no post passado alguém comentou que a Globo só colocou homossexuais no programa para humilhar a todos em público. E acabo achando isso. Antes do programa começar eu disse que corria o grande risco dos homossexuais serem colocados em posição de promiscuidade e de vilões. Dito e feito. Acabou que não aconteceu nada de bom para o movimento GLBT.

Queria poder assistir para poder opinar de verdade, pois não gosto de ser injusta.

Klauss disse...

Kenny e porque você não respondeu pra ele que se realmente o filho fosse gay raramente ficaria com o "órgão" ereto diante de uma prostituta, teria "nojinho" da gelitália dela e ainda pediria para que ela pelo menos fizesse um "fio terra" nele! Ou seja, não adiantartia nada! Teria jogado dinheiro fora com a prostituta pro filho... rs

Rê_Ayla disse...

Hj em dia quem sofre discriminação é heterossexual??? Uhauhauuhauha, a galera q diz isso é muito doida mesmo. Preguiça desse povo ridículo. Quem convive demais com meio GLBT como eu sabe o preconceito q os não-heteros sofrem. Levanto a bandeira do arco-íris MESMO!!! (até nome do meu blog é homenagem aos meus amigos gays).

Mudando de assunto... peço por favor divulgarem este meu post: http://lifeisdrag.blogspot.com/2010/02/utilidade-publica.html
Quem quiser cópias do livro, é só pedir.

(e please ver do q se trata o post antes de falar mal ou apagar este meu comentário)

Gabriela Martins disse...

Não entendi o post do Negão: primeiro diz que o Dourado não é homofóbico, só ignorante. Mas aí fala de outro participante que ficou incomodado com duas meninas se beijando, mas disfarçou, e que esse seria homofóbico mas nada ignorante.

Então a conclusão é que o Dourado seria as duas coisas, não?! Quer dizer, se fosse ignorante só, não ia ter razão pra demonstrar incômodo de estar perto de gays.

Iseedeadpeople disse...

Eu acho graça disso: esta discussão ideológica toda por um programa de TV de quinta categoria (que eu, burra que sou, ainda perco meu tempo assistindo)!!!

Segundo: vcs fazem campanha p promover participante,pra eliminar participante, se estressam, saem da blogosfera, perdem tempo, e sabem o que acontece no fim das contas?

Eles NEM SABEM QUE VCS EXISTEM. E quem vai ter casa, comida,piscina, academia grátis são eles. Quem vai ganhar carro são vários deles. E quem vai ganhar 1,5 milhão será um deles.

Eu torço pro Dourado sim, mas sinceramente? Não tô nem aí se ele perder. Apenas defendo as injustiças que ele vem sofrendo por parte de pessoas que acham que entendem tudo de comportamento humano e podem sair por aí rotulando os outros. Isso é muito LIMITADO e LEVIANO.

ACORDA, MEU POVO: assim que o BBB acabar, no outro dia ninguém mais lembra. E um(a) vagabundo(a) ganhou uma fortuna às custas de nós, idiotas!!!!

Iseedeadpeople disse...

BBB enlouquece as pessoas. Quando os coloridos começaram com essa história de homofobia foi meio ridículo porque a coisa chegou num grau que arroto era considerado homofobia. Literalmente. Estava na cara que era carta na manga, tipo “se qualquer pessoa falar qualquer coisa pra mim eu vou dizer que é homofobia”. Não estou dizendo que todo gay faz isso, mas ali, naquele momento, no contexto do jogo, era isso que tava rolando.

O tempo passou e veio essa história da aids. Ainda vem o Dicesar pra aumentar a história e diz que o Dourado disse que todo gay tem aids. E nem foi isso que ele disse. É tipo pergunta de teste de Q.I. Toda cereja é vermelha. Alguns carros são vermelhos. Eu disse que todos os carros são cerejas?

E essa história era o que a galera queria, taí a prova, Dourado é homofóbico. Foda-se que a Angélica disse que só usaria camisinha se fosse ordinária e “vou colocar a camisinha onde? na boca?”. Daí pode. Ela só é desinformada. Dourado é PRECONCEITUOSO. Porque é isso que eu quero que ele seja.

Não estou defendendo nenhum deles, dois idiotas e na real quero mais é que se fodam porque não vou ver nem dez reais desse milhão e meio, mas seria bacana se as pessoas parassem de ENLOUQUECER e tentar dizer para quem eu devo ou não torcer em um PROGRAMA DE TV.

Por que no fundo é só isso que está em jogo: um programa de tv. Não é a HONRA ou a SEGURANÇA ou a DIGNIDADE de ninguém. Mas daí a pessoa vai e projeta um monte de loucura nesse programa e transforma tudo em uma coisa maior do que realmente é, tipo quem vai em estádio de futebol para brigar.

Posso torcer para quem eu quiser sem transformar um programa de tv numa parada IDEOLÓGICA? Obrigada.



Cortesia do TDUD
http://tedouumdado.virgula.uol.com.br/2010/02/22/bbbenlouquece/

Priscila disse...

vc sabe realmente quem é quem no BBB?

http://migre.me/lkiM

Júlio disse...

Acho engraçado também como os seguidores homofóbicos do Dourado (os homens) são os mesmos que se masturbam vendo filme pornô com sexo entre mulheres. Porque entre mulheres pode, né?

Apesar de tudo, eu ainda acho válido que programas como BBB proporcionem este tipo de discussão mesmo que seja pra confirmar que a maior parte da nossa sociedade ainda tenha uma mentalidade estúpida e idolatrem uma figura tão clichê do que há de mais repugnante no ser humano.

Iseedeadpeople disse...

A Fernanda pode dizer:

- que Uilliam "nem é tão preto assim"

- "aaai,acho nojento ver 2 homens se beijando"

- "que coisa de baiano"

Ou seja: ela é homofóbica, e de brinde ainda é racista e tem preconceito contra nordestinos e NINGUÉM DIZ NADA? Por que? Pq é mulher, doutorinha, loirinha e bonitinha?

Me poupem.

Der Hexenhammer disse...

"Homofobia é, sim, sair de uma pista de dança que está tocando um "hino gay"..."

Sem comentários quanto a isso, nunca vi comentário tão ignorante.
Agora pessoas que não gostam de algo são obrigadas a compartilhar espaços sob pena de serem Xfóbicas e irem pra cadeia?
Aposto que a autora é doente-contagiosofóbica, gente-que-não-toma-banhofóbica, gente-mal-educadofóbica, etc.
Indo mais além, deve haver homens loirofóbicos, morenofóbicos, baixofóbicos, altofóbicos ou qualquer outra asneira porque procuram mulheres de acordo com seu gosto, evitando alguns fenótipos...

Nem 8, nem 80, dona Lola. Discriminar, agredir, sim, pode ser considerado homofobia (embora eu não ententa a necessidade do termo e a segregação do grupo de vítimas, já que já existem os descritivos "discriminação" e "agressão"). Afastar-se de uma pista de dança porque começa a tocar uma música de que não se gosta com certeza não o é.

Bola fora.

Ou eu devo ser, entre todos os meus defeitos, pagodeirofóbico.

PS: Antes que algum ignorante com lapsos de interpretação de textos venha me acusar de algo, já cansei de fazer posts contra discriminação em meu blog, em especial contra a postura da Igreja Católica.

Anônimo disse...

Achei o post muito bom, uma crônica da realidade que vivemos no Brasil, há um bom tempo que não via tanta ignorância num programa de televisão que é passado em rede nacional e que 55% das pessoas que são milhares, assistem e podem pensar dessa forma como lidado no post.
Lola, Parabéns pela ótima escrita e síntese de nossa triste realidade, seja ela para heterossexuais, gays, negros, religiosos e todas as outras categorias da qual sofrem discriminação...
Queria muito sua autorização para replicar seu post no meu blog (claro com créditos e adendos merecidos).
Abraços
E já virei leitor...
Fabio Allves
http://allaboutt.wordpress.com

Veralucia disse...

Zelda:

"Homem tem sim que ter e mostrar seu orgulho por ser homem!"

Troca "homem" por "branco".

Veralucia disse...

Zelda:
"Homem tem sim que ter e mostrar seu orgulho por ser homem!"
Troque "homem" por "branco".

Isabela disse...

Clap, clap, clap... simplesmente perfeita, Lola...

Mirella Nogueira disse...

My gód! Nunca vi uma defesa tão ferrenha quanto a da "Iseedeadpeople". É lamentável ainda que ela seja mulher, ainda se diga feminista e sem preconceitos fociferar tantos absurdos desses. As pessoas cada vez me chocam mais...
Agora ainda sabendo que teve participante no BB África que estuprou uma mulher ao vivo e ainda ganhou o programa... ou ainda um sujeito que comete violencia doméstica com mulher ganhar a Fazenda, o que se pode esperar?? Aposto que essa "Iseedeadpeople" torceria e defenderia com unhas e dentes esses tipos tbm.
Será que ela não conhece pessoas melhores para se agarrar a uma defesa?

Chocante!

Mirella Nogueira disse...

E muito bom os textos Lola!

Iseedeadpeople disse...

Mirella:

Deixe de ser ignorante. Comparar um estuprador com o Douradoé forçar muito a barra. E odeio o Dado Dolabella.

O dia em que alguém provar que o Dourado estuprou alguém e/ou bateu numa mulher, eu paro imediatamente de torcer e faço todo o possível e impossível pra que ele seja punido!!!

Não julgue pelas aparências. Vc é tão vazia e limitada que acha que pode traçar um perfil psicológico de mim e de minhas atitudes apenas levando em conta pra quem eu torço num programa de TV?

Seu comentário foi leviano e ofensivo. Tenha modos, minha senhora.E aprenda a respeitar para ser respeitada.

Iseedeadpeople disse...

Alguém pode responder o que eu questionei sobre a Fernanda, por favor ??? Ou vcs só conseguem enxergar o Dourado no BBB?

Mirella Nogueira disse...

Nossa, a defesa está realmente tão ferrenha que ela está antenada aqui nos comentários 24horas por dia, como deve estar no pay-per-view tbm... hehehe.

Que resposta rápida! hahahaha

Volto a repetir tudo o que eu disse.

Será que ela ainda se acha realmente feminista e sem preconceitos?
Será que a "Iseedeadpeople" não conhece seres (pessoas ou animais) melhores para essa defesa ferrenha e até engraçada?

Pelo jeito não... e assim caminha a humanidade mesmo...

Por isso, prefiro os animais! =)

theo disse...

Lola, muito legal o texto. Infelizmente no Brasil as pessoas só se "educam" com leis. Assim foi com negros, mulheres e deficientes. Infelizmente ainda existem um monte de dourados por ai.

Iseedeadpeople disse...

Mirella:

Não tenho PPV e não ligo pra votar no BBB- nunca gastei 1 centavo sequer. Inclusive, torço tbm pro Cadu e pro Serginho.

E não me julgue,por favor. Vi que vc tem um blog de Libertação Animal. Eu sou protetora de animais e tbm os prefiro, em relação a seres humanos.

Apenas não tolero tanto maniqueísmo assim. Ser rotuladas de coisas que eu não sou , apenas pq torço pra determinado participante de programa televisivo.

Acho muito limitado de sua parte, e dou a discussão por encerrada. Vamos nós 2 cuidar dos animais que é o melhor a se fazer.

Abraços e paz.

Mirella Nogueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirella Nogueira disse...

Isso mesmo "Iseedeadpeople", vc faria muito bem a quem realmente merece de defesa se canalizasse toda a sua eloquencia, defesa e tempo, em defender animais.

Pq perder tempo com Dourado?? Um cara que é tão caricaturizado, que já falou tantas besteiras sobre gays e afins? Que possui SIM uma postura ultra machista.

Pra que isso me diz? Vc não vê que não está ganhando nada e tb não está defendendo uma pessoa íntegra nem nada? Vc o está defendendo e perdendo seu tempo para ele ganhar 1 milhões de reais?

Enxergue isso por favor!

PS: Só a título pra vc saber, já que disses que tb é ativista dos animais. Sabe o que o Dourado já falou no programa? e isso posso dizer que é verdade pq assisti. Ele já comentou que adora comer carne de caça (capivara), sendo que é proibido e ilegal e provamente deve ter estado junto em caçadas pois só se encontra esse tipo de carne em açougues ilegais e na própria caçada.
E esses dias atrás, comentando sobre uma borboleta que estávam vendo no jardim, disse que tem prazer em arrancar as asas desses bichos (mariposas, borboletas e outros insetos), e vê-los se debater.

Acha mesmo que ele merece sua defesa?

Pense a respeito!

Daniel Quaresma Dias disse...

Iseedeadpeople, não acredito que vc esteja defendendo um ser humano tão medonho como esse "dourado".
O cara é declaradamente homofóbico, machista e tambem especista. Eu já tinha ouvido falar (como a Mirella já comentou) dele falando bem da carne de capivara e que adora arrancar as asas de borboletas e qualquer outro pequeno animal voador só com o intuito de velos se debatendo. Vc falou láá em cima que as pessoas não poderiam julga-la somente pela sua opinião sobre quem deveria ganhar o "big esterco Brasil 10", mas vc tem que concordar comigo que, se vc acha que um cara tão nojento e preconceituoso como esse Dourado mereça ganhar que, de duas, UMA: ... ou vc é uma boa pessoa e só está sendo incoerente ou vc aprova todas essas merdas e subjugações que acontecem tanto com gays e mulheres e em muuuuitos maiores proporções, com os animais.

Thais Bueno disse...

De novo, vc escreveu tudo o que eu penso!

Eu acho uma sacanagem tremenda, uma falta de carater esse preconceito!
nao consigo entender POR QUAL MOTIVO odiar alguem q ama outra pessoa o mesmo sexo.


ninguém merece!

Unknown disse...

Eu nem paro mais pra assistir essa porcaria, Lola! Nem tava a par do troglodita dourado e suas idiotices preconceituosas!
As pessoas que o apoiam são tão ignorantes qnt ele e sofrem de uma cegueira crônica das brabas(pq querem), ou pq são realmente cegas( e não tenho dó de um ser desse calibre não; só lamento)! Ou na melhor das opiniões riu pra caramba!

Anônimo disse...

I see ...

Eu critico a fernanda e jamais torceria por ela. Não mencionei porque não era dela que estavamos falando. mas foi bem lembrado: ela fez sim algumas declarações racistas... logo, ela é racista.

Entao, meu querido, ou querida, se o dourado fez algumas declarações homofóbicas, ele é homofóbico correto?

Vitor Ferreira disse...

Lola, mudando de assunto, e o bolão? Vai rolar esse ano? Se precisar de ajuda, grita!

Unknown disse...

Lola, a parte ruim do de vc fazer esses posts polêmicos e seu blog ficar mais famoso é que os comments deixam de ser espaço de conforto.

Era tão bom abrir essa caixinha e ver espaço de discussão e não de agressão.

Saudade da época que só tinha o Oliveira pra gente aturar :~

Volta pros comments, Lolinha! Vem botar ordem nessa bagunça!

Roberta disse...

Realmente,de autentico esse cara não tem nada.Não sei como um cara preconceituoso e sem graça assim consegue a simpatia do publico,se fosse pra torcer eu preferiria torcer pra porta do que pra ele...
VAI PORTA!VAI!

Anônimo disse...

Vou pular a parte do BBB, do Ourado, pq não assisto e nem sei quem é o cara.rs. Mas de resto, seu texto está perfeito. parabens...
Me lembra os homens que dizem" não tenho nada contra gay, desde que ele não dê em cima de mim". E aí lembrei de um comentario de um cara que conheci há mtos anos, que disse" Como é que o gay vai descobrir se sou gay ou não , se ele não tentar dar em cima de mim? Coitado, ele tem o direito de tentar saber se sou gay e se correspondo tbem ne?Por isso, se um cara dá em cima de mim, simplesmente não esquento e digo que não sou da praia dele, e tudo fica na boa"... Faz mtos anos que não vejo esse conhecido meu, nem sei onde ele foi parar, mas a cabeça dele era mto legal nesse ponto...
beijão e continuo sua fã

Denise disse...

Concordo com quem comentou q pegaram o Dourado pra Cristo. Todo mundo queria q um gay ganhasse esse BBB, mas como os gays nao agradaram tanto (nao por serem gays, mas pelas atitudes) e Dourado cresceu no programa, as pessoas se revoltaram e começaram a atacar.
Chamar o Dourado de homofóbico pq ele nao deu certo com 1 dos 3 gays da casa é um absurdo. Ele conversa com Serginho, era BFF da Angélica, mas realmente, nao era o melhor amigo do Dimmy. Bastou isso pra Dicesar soltar a pérola na 1a semana: ele nao gosta de mim pq é homofóbico. E assim nasceu o mito.
O comentário da AIDS tb nao foi bem assim, aconselho achar o video e escutar com atençao. O q ele disse (e é verdade) é q gays e mulheres têm chances maiores de pegar AIDS pela relaçao sexual. Endossado por ELENITA nesse comentário.
Mas os anti-Dourado pegaram o fato, distorceram e divulgaram como quiserem pra fortalecer a causa.
Poderia escrever um texto gigante, mas nao vou. Acho q tá dado o recado. E tenho certeza q quem é contra ele e acha q ele é homofóbico nao muda nunca de opiniao. Nem com o gay da casa SERGINHO falando q o Dourado trata ele bem e q torcia pra ele. Se o gay q convive com ele nao acha ele homofóbico, a gente do lado de fora vai querer achar?

Vitor Ferreira disse...

Denise, me desculpe mas esse "mito" nasceu desde que ele participou do BBB há 6 anos atrás. E ele só é amigo de quem lhe é conveniente ali. Sergio é facilmente manipulado, e é presa fácil pra ele fazer de gato e sapato. Angélica era "amiga", mas qdo foi contra ele, e deu no que deu.

Oliveira disse...

Lola:

Em vez de você, uma DOUTORA, ficar comentando BBB 10, coisa de analfabetos,seria melhor explicar como, o seu Lula, o perfeito exemplo da esquerda para você, pode confraternizar com os Castros quando um adversário político dos mesmos é assassinado em uma grave de fome de 89 dias. O Lula, que se estivesse no seu papel dos idos da década de 70/80, deveria estar do lado do prisioneiro político.

O que aconteceu com o Lula? Se junta com o assassino do Irã; com os assassinos de Cuba!

Aonde o Lula vai chegar neste seu pragmatismo arrivista?

Bau disse...

Lola querida, como sempre tiro o chapéu para sua forma aberta, crítica e interessante de falar sobre a homofobia. Muitas vezes eu tenho problemas em falar sobre isso sem me colocar na posição de vítima. Beijos

Oliveira disse...

Sobre o BBB 10 prefiro o comentário do Tutty Vasques que segue abaixo entre aspas:

“Todo paredão do Big Brother é a mesma coisa:

O público elimina sempre o menos pior dos candidatos.

O que só reforça aquela velha tese: cadeia para a opinião pública!"


Por isso que eleição direta da no que da.
Se nos Estados Unidos a eleição se da por colégio eleitoral, deve ser por bom motivo.

Glauber Farias disse...

Imensamente reconfortante encontrar um texto como esse em meio a tanta ignorância. Parabéns!

Well Bernard disse...

Lola, eu te amo!

Eu não dou conta de escrever todo dia e tão bem como você, porque escrever é para mim algo muito passional.



Queria falar sobre a heterofobia e o Dourado, mas achei melhor falar mais sobre o gayzismo e lei da mordaça gay, que o Silas Malafaia diz existir no Brasil.E olha que coloquei no gatilho falar de um romance dos que me faz chorar.

O seu texto é simplesmente perfeito.

L. M. de Souza disse...

claps, claps! também andei pensando sobre isso (voltei a escrever no blogue, aparece la um dia desses) e me intriga esse fascínio do publico pelo dourado, acho que ele é um ícone pros reacionários. vc morou em sc, se nunca leu ou ouvir falar do luiz carlos prates vc devia, gostaria também que vc comentasse uma hora alguma coisa dele, se concorda ou discorda. acho um absurdo as coisas que ele diz no jornal do almoço e escreve no DC. parece o bastião da moralidade. nojento. abraço

Vivien Morgato : disse...

Eu gostava mais da sua caixa de comentários. Não sei se foi o tema, mas está meio mal frequentado...rs

**

Independetemente de se assistir ou não ao programa, é preciso saber que é importante discuti-lo: a comunicação de massa tem um peso exorbitante na sociedade e não dá pra ignorar isso.

Dourado é um exemplo claro da forma mais tosca de preconceito, machismo e homofobia, porque ele introjetou e naturalizou de tal forma esses conceitos, que não só ele acredita que não os tem: acredita que sua forma de agir é a mais máscula.

Essa masculinidade medrosa sempre me deixa pensando em insegurança sexual: ato contínuo, se alguém tenta sistematicamente provar que É algo, eu duvido que seja realmente.

O fato dele ter ganhado alguns torcedores - e parece que são muitos - só comprova a teoria da "arma nas costas". O Brasil é um país cheio de preconceitos, mas tudo isso feito de forma pretensamente velada, hipócrita.


Gostei muito do texto da Mary W., que vai ao encontro da sua argumentação aqui.


Pena que não vi muitos dos comentadores interessantes que sempre gosto de ler, a despeito de alguns que são comumentemente agressivos e histéricos.

beijos.

#foraDourado

Rita disse...

Querida Lola,

que saudades!

Olha, nem sei se você ainda vai passar por aqui (por esses comentários deste post), mas só agora tive tempo de parar pra ler e quero dizer que esse é um daqueles textos que fazem a gente lembrar "ah, foi por isso que eu fiquei tão viciada neste blog".

Assino embaixo de cada linha.

Abraços...
Rita

Anônimo disse...

O Dougado é uma bicha inrustida, ele não desaguenda, alokaaaaa!
Todo mundo tem uma diva dentlo de si, plonta pla floguescer!
Vcs são tudo besta, ficam discutindo estas besteigas e no fim das contas, quem vai ganhar o dinheigo selá um de nós e não vcs! Mogam de inveja, suas bibasssss!!!

Anônimo disse...

O Dougado é uma bicha inrustida, ele não desaguenda, alokaaaaa!
Todo mundo tem uma diva dentlo de si, plonta pla floguescer!
Vcs são tudo besta, ficam discutindo estas besteigas e no fim das contas, quem vai ganhar o dinheigo selá um de nós e não vcs! Mogam de inveja, suas bibasssss!!!

Dicesar

Priscilla "S" disse...

Uma vez uma prima minha viu um travesti e falou:"ai,esse tipo de gente é um perigo pra saúde pública.".

Fiquei passada.Pior coisa é quando usam argumentos de "higiene" pra discriminar as pessoas.

Aliás,não é assim que preconceituoso se denomina?"Higienico"?

Anônimo disse...

Lola,
eu sinceramente não consigo levar a sério um programinha desses! É aquela história, né, BBB é mais ou menos como a política: você até vota, mas no final das contas quem fica com a grana é sempre outro...
abraços
Mônica

Iseedeadpeople disse...

Alguém viu ontem que coisa desnecessária e preconceituosa, Bial discutindo a sexualidade de Serginho com os participantes? Achei podre.

Unknown disse...

uau, quanto comentário...
E isso pq o programa é de 5a, hahaha, imagina se fosse de 1a...
Mas até concordo com um dos comentários (nào lembro de quem foi, mas que falou que prefere quando os parte dos comentários seja mais confortável ou algo assim), prefiro outros posts que atraiam conversas menos agressivas entre as partes...
Bjoks
Paula
PS: Lola, mas como sempre vc escreve de um jeito muito gostoso de ler.

Eduardo Braga disse...

~

25/02/10 - 20h00 - Atualizado em 25/02/10 - 20h04 (site: GLOBO.COM/BBB)
'Já passei da minha fase de gostar de brinco', diz Dourado para Sérgio
Gaúcho diz que piercings e brincos atrapalham na hora da luta
Na varanda, Sérgio e Dourado conversam sobre piercing. O estudante pergunta se o lutador já teve brinco ou usou piercing. "Já passei da minha fase de gostar de brinco", afirma o gaúcho, mostrando para Sérgio aonde colocou brinco na orelha. O estudante pergunta se ele colocaria piercings no corpo. Dourado responde que teria na sobrancelha, mas que poderia sair com a luta.

Dourado defende Jean Wyllys

Na Xepa: Dourado, Serginho, Lia, Fernanda e Maroca.

Maroca gritando que mulher não ganha BBB, (Fernanda concordando) as que venceram eram feias e pobres, Dourado diz que o público mudou seus conceitos de lá pra cá, hoje vence quem sabe jogar com carisma e inteligência.

Dourado elogia Jean Wyllys e diz que Jean foi bacana no jogo e perseguido.
Serginho grita histericamente: Jean era aquela bichona??
Dourado o olha incrédulo, Serginho repete: Aquela bichona??
Dourado diz: Eu acho Jean inteligente, foi bem pra c*aralho no BBB5.
Dourado abre a porta da Xepa, olha pro Serginho e diz em voz baixa: Cara... se fosse eu que tecesse esse comentário, estaria ferrado... aprecio Jean de fato.”

Dourado diz que admira a personalidade de Serginho e dá conselhos ao jovem

O estudante de moda Serginho chega na varanda da casa, durante a conversa da turma da casa do luxo sobre Angélica. Ele pergunta a Dourado sobre o que houve entre ele e Morango, e o lutador reafirma que achou a mineira fofoqueira e dedo-duro. "Olha só quantas coisas mudaram desde o começo do jogo. Você por exemplo, é uma pessoa que eu aprendi a respeitar. Você tem uma personalidade forte, mas é humilde, tenta aprender, e não é falso", afirma.
O gaúcho diz que a vida de Serginho vai mudar muito depois do confinamento. "Você vai ver, vai conhecer cem pessoas em um dia. Muitos vão querer te prejudicar, levar para o mau caminho, mas muitos realmente vão se identificar com você e ter um carinho por você. Isso é muito legal. Apesar de você ser jovem você já tem uma vivência, trabalha na noite", diz.
Serginho concorda que há muita falsidade nesse meio. "Tem um monte de gente do meu círculo que eu sei que me odeia", diz. Dourado diz que após sua primeira participação no BBB todo tipo de gente ia falar com ele. "Vinha desde policial até bandido, tiozinho com criança, bicheiro, todos dizendo que se identificaram comigo", conta.

Porque ninguém fala nada contra os outros?

Michel sobre Morango para Serginho: - Se ele fala isso pra mim, viro a mão na cara dela na hora!

Eliézer e Claúdia várias vezes dizendo que "num é normal" sobre relacionamentos homosexuais.

Eliézer dizendo que quebraria o pescoço de Lia.

Eliézer gritando e peitando Lia e Maroca, enquanto na briga de Dourado com Lia, Dourado se afasta e fala: - Só vou conversar com vc quando vc estiver mais calma. Eu não grito com mulher.

Dourado dizendo milhões de vezes que com mulher num se grita e que nunca bateria em mulher.

Serginho descrevendo como bateu em mulheres que deram em cima de seus ex- namorados.

Cadú contando sobre as várias vezes que perdeu o controle e caiu na porrada na balada.

Eliézer p/ Cacau sobre conversa com Dimmy: - Você foi brincar sobre eu ser Gay logo com um "homosexual" !!!!

Dicésar e suas distorções de suas conversas com Dourado.

Se Dourado fosse nazista, não escolheria um judeu para o quarto surpresa que ele sabia que teria um dia inteiro de sorvete!! Ele tem tatuado um samurai com vários "madjis"! Simbolo parecido com a suástica nazista porém com outro significado na cultura oriental.

Conclusão: Será que podemos demonizar ou santificar tanto as pessoas assim??? Prefiro acreditar na capacidade humana de melhorar seus conceitos equivocados...

Anônimo disse...

Bom esse post Lola. Entrei aqui por indicação do Twitter e mesmo não assistindo o BBB achei importantes as coisas que vc falou.

A questão é que a idéia que os defensores dele, e a Globo tb, querem passar é: Como o Dourado é um heterosexual, macho e lutador devemos "entender" o seu desconforto com os gays.

Mas a linha que divide esse desconforto e homofobia é tênue e é aí que esta o perigo.

A Globo esta se beneficiando com isso mais do que nunca. Essa discussão esta faz semanas nas páginas prinicipais dos jornais e sites. E o Ibope vai para as alturas.

Cada vez mais o Boninho/Globo vão alimetar essa situação com edição e com a maniulação dos participantes.

E cada vez eles vão construir a imagem de Dourado de herói.

A Globo não esta preocupada com causas sociais ou em promover a igualdade - Não que eles queiram promover a homofobia tb - eles querem é ibope e é isso que criar uma situação de: Gays x Dourado proporciona pra eles.

O verdeiro movimento anti-dourado deveria ser desligar a TV na hora do BBB. Mas como isso seria impossível no Brasil, tendo em vista a repercurção que isso esta tendo o importante são posts como esse que pelo menos mostram os absurdos perpetuados pelo programa.

Eduardo Braga disse...

"Mas a linha que divide esse desconforto e homofobia é tênue e é aí que esta o perigo."

É tênue mas não se pode ter um veridito acusatório definitivo pois os outros membros também já manifestaram momentos de desconforto e nem por isto foram acusados de homofóbicos! O Marcelo têm chance de mudar seus conceitos e muitos momentos harmoniosos com a Angélica (antes da briga) e com o Serginho demostram isto! Apedrejar não seria a melhor forma de combater o preconceito...

Eduardo Braga disse...

Para exemplificar:

"Dourado elogia Jean Wyllys e diz que Jean foi bacana no jogo e perseguido.
Serginho grita histericamente: Jean era aquela bichona??
Dourado o olha incrédulo, Serginho repete: Aquela bichona??
Dourado diz: Eu acho Jean inteligente, foi bem pra c*aralho no BBB5.
Dourado abre a porta da Xepa, olha pro Serginho e diz em voz baixa: Cara... se fosse eu que tecesse esse comentário, estaria ferrado... aprecio Jean de fato.”

Admirar o Jean (ex-bbb homossexual assumido que ganhou a quinta edição) e ser homofóbico me parece incoerência!

Promoções na Internet disse...

nao foi o dourado que disse que 'hetero nao pega aids', ele citou isso, um medico teria dito isto a ele, e ele reproduziu. ele disse que se um homem transa com uma mulher com aids, ele nao pega aids.

Promoções na Internet disse...

isto me lembra uma piada que vi no 'todos odeiam cris', que ele dizia que estudava num colegio que só tinha 2 negros, ele e o zelador. e ele como toda criança, as vezes fazia coisas idiotas, qdo outra crianca branca fazia coisas idiotas, a turma caia na gozacao: ê idiota... mas com ele ngm chamava ele de idiota, pq ele era negro, tinham medo de achar que era preconceito. acho que tem muito disso, quem é hetero, tem medo e vive com medo de fazer alguma coisa que alguem ache que é preconceito/homofobia. e entao agora no bbb, elege o dourado pra ganhar o programa, pra se vingar do medo que sentem, talvez seja isto.

Promoções na Internet disse...

ah, tem uns textos legais sobre o dourado no chico barney http://vaitrabalhar.interbarney.com

Dáfni disse...

Sinceramente? Eu prefiro desligar a TV. 10 anos deste programa já é um fato para se envergonhar da humanidade. Não vou dar mais ibope pra Globo e fomentar a discussão que eles certamente querem que continue.

No entanto, parece que o alvo devia ser outro: o público deste programa. Qual é o objetivo de alguém que assiste a este programa, a não ser ficar julgando o tempo inteiro as pessoas? Julgando-as com relação às suas reações naquele ambiente hostil, que mais parece as jaulas de macacos dos zoológicos. Assim como os macacos nos zoológicos, as pessoas estão ali para fazerem gracinhas para quem vê - assim recebem "recompensa". E quanto mais chocante for a "gracinha", mais chances eles têm de ganhar a "recompensa". E é assim o jogo, nas suas 10 edições. E cada vez mais Ibope.

É lamentável que a humanidade páre 30 minutos do seu dia para ver isto, assim como é lamentável mantermos animais selvagens em cativeiro para ficarmos olhando as suas gracinhas. Mas enfim, não vou eu aqui julgar os motivos de cada um para ver o BBB. Certamente há milhares de razões, e seria leviano da minha parte julgar o telespectador sem conhecer a sua realidade.

Gostei do texto: muito bem escrito.

Anônimo disse...

Will you say that again, please?
---------------------------------------------------------
Signature:lipitor 10mg xqrwo
order lexapro pjftb

Ana Lígia disse...

ótimo tudo que vc escreveu sobre a conduta de dourado, que, assustadoramente, acabou representando a opinião de boa parte da nação brasileira.
há muitos dourados por aí, que são repletos de preconceitos, batem a mão na mesa, ameaçam qq um se a coisa não está do seu jeito.
o que eu tenho tentando fazer, por enquanto, é tirar esse cara da casa...um cara assim é um mal, com um milhão e meio então...
abraço.

Unknown disse...

Lola,

Eu nem sempre concordo com as suas opiniões - é por isso que eu volto, se concordasse sempre não teria graça - mas tenho que dizer que esse é um daqueles textos que merece ser linkado mil vezes e guardado nos favoritos do Reader.

Primeiro porque você usou um exemplo atual e público para expor um problema que enfrentamos diariamente (por nós, eu digo heterossexuais que convivem com homofóbicos diariamente); segundo porque mesmo para quem não assiste ao BBB, como eu, o exemplo não ficou obscuro, o comportamento do Dourado ficou bastante claro (ele tem torcida, com nome?); e terceiro porque você conseguiu desconstruir ponto por ponto como é tóxico e burro esse comportamento de "nada conta, mas seja gay longe de mim". Cada vez que ouço isso eu sou obrigada a contar até 10...

Acho que pela primeira vez na minha vida eu vou mandar um email-corrente (se você não se importar, claro).

Unknown disse...

ok, eu tenho que fazer um follow-up do meu comentário (como você lê tudo isso, Lola?)

Dois minutos depois que eu repassei o link do post por msn, uma amiga me chamou:

XX diz:
ah mentira que tu acha que o Dourado eh homofóbico
men=ti-ra
Holly diz:
eu nunca assisti BBB mulher,
mas o texto fala sobre homofóbicos
essa é parte importante dele
XX diz:
o texto eh total sem cabimento
eu li agora
e tipow, "dourado diz nao ser homofóbico apesar de ter dito q bateria na angelica se ela fosse homem"
gente, só pq eh sapata nao pode ter vontade de bate
juro, to pegando uma gana desses viados
(...)
poisé meo
eu entendi q ela tava citando ele como exemplo
só q tipo, o cara não é homofóbico
por isso to criticando ela a ter usado ele como exemplo
pq eu acho q respeitar gay nao implica em tu ter que ver eles roçarem a bunda em ti
entende
eu nao ia gostar tb
os gay do programa acham que o mundo eh colorido
mas, neh
deixa eles
senao daqui a pouco vao dizer q eu sou homofóbica


***

Eu acho que ela confirmou o objetivo do texto, mas enfim...

Diego Hatake disse...

Não tenho muito o que dizer, só parabéns pelo texto. Falou tudo o que penso.

Unknown disse...

Parabéns! Adorei o texto! Muito explicativo, coerente e esclarecedor.

Sil disse...

Muito bom o texto, você foi exatamente no X da questão. Parabéns.

Anomimo disse...

Ah tá, quer dizer que você então é uma pessoa melhor do que a maioria dos brasileiros.

Bem modesta.

Anomimo disse...

[Zelda:

"Homem tem sim que ter e mostrar seu orgulho por ser homem!"

Troca "homem" por "branco".]


Ok. "Branco tem sim que ter e mostrar seu orgulho por ser branco!"

Qual o problema?

Anônimo disse...

Fantastic post however I was wanting to know if you
could write a litte more on this subject? I'd be very thankful if you could elaborate a little bit further. Bless you!

Here is my weblog ... Thai Massage in Wiesbaden

Jorge Rafael disse...

Tentei ler este post até o fim, mas me deu preguiça de ler tanta bobagem junta!!!!!! rsrsrsrs