quinta-feira, 3 de abril de 2008

O GRANDE DEVEDOR

Ano passado foi a primeira vez na História em que os Estados Unidos pagaram mais em juros da dívida do que investiram em educação e saúde. O quê, você achava que só o Brasil era devedor? Não, os EUA também. E, com as despesas da guerra, a dívida deles só aumenta. Vai ser um problema imenso pro planeta se algum dia os países que emprestam dinheiro pros americanos decidirem cobrar a dívida, ou pararem de emprestar mais dinheiro. Se você acha que a crise é séria agora, ainda não viu nada. Se países como a China pedirem a grana de volta, aí sim a crise será séria. E mundial.

4 comentários:

Suzana Elvas disse...

As manchetes dos principais jornais daqui só falam da declaração do Ben Bernanke (presidente do Fed) admitindo que os Estados Unidos podem sim, estar entrando num período de recessão.
Feia a coisa.

Anônimo disse...

Caso a crise americana vier, será péssimo para todos, mas também será bom. São em períodos de crise que se apresentam boas oportunidades de novos negócios.

lola aronovich disse...

Praticamente todos os economistas americanos são unânimes em dizer que os EUA já estão em recessão. A dúvida é apenas sobre o tamanho da recessão, e quanto tempo vai durar. Mas até agora ouvi poucas análises catastróficas. Ninguém diz que estamos indo pruma Grande Depressão. Hmm, Marcelo, não gosto muito de crise, não. Prefiro que apareçam novas oportunidades em tempos mais tranquilos. Mas, se a crise é inevitável, a gente tem que sobreviver, né?

Juliana disse...

Dá pra gente fugir pra Marte e voltar quando estiver tudo melhor?